Saltar para o conteúdo

Será de concluir que os instrumentalizados ou são tontos ou cúmplices. Sejam eles uma coisa ou outra não podem continuar em cargos políticos, pois não?

14 Outubro, 2017

Escreve a TSF:A maioria das decisões que, segundo a acusação do Ministério Público, levaram José Sócrates a alegadamente receber 34 milhões de euros entre 2006 e 2015, sobretudo até 2011 quando liderou o governo, não dependiam diretamente do primeiro-ministro. No entanto, Sócrates é o único político entre os 28 acusados.

Parece um paradoxo, mas a acusação de 4 mil páginas, ainda a ser lida pela TSF, explica a determinada altura porquê. Ao falar sobre os favorecimentos do primeiro-ministro ao grupo Lena, o Ministério Público argumenta que Sócrates “instrumentalizou” vários ministros e secretários de Estado na área das obras públicas, mas também das finanças.

Entre eles são citados várias vezes os nomes dos ex-ministros Mário Lino e António Mendonça, mas também os secretários de Estado Ana Paula Vitorino e Carlos Fonseca.

Foi com estes argumentos que Sócrates terá, alegadamente, levado outros decisores a praticarem actos que favoreciam financeiramente, com milhões de euros, o grupo Lena.

Aliás, com frequência o primeiro-ministro “sobrepunha-se” aos poderes delegados nos ministros ou secretários de Estado, contactando administradores das empresas públicas RAVE e REFER ou membros do júri dos concursos.

Na prática, para o Ministério Público, José Sócrates era informado pelo amigo Carlos Santos Silva dos interesses do grupo Lena e depois instrumentalizava toda a hierarquia do Estado abaixo do primeiro-ministro.

No período crítico deste processo, em 2009, Sócrates fazia questão de saber como andava o concurso do TGV tendo chegado a forçar uma decisão do júri para que produzisse um relatório com “fundamento suficiente para suportar uma decisão de adjudicação”, apesar dos vários riscos para as contas públicas.

Uma pressão feita depois do alegado acordo secreto com o Grupo Lena, que acabou com uma adjudicação que o Ministério Público garante ser ilegal ao consórcio Elos, depois de uma “indicação” do chefe do governo aos ministros de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.

Depois disso, Sócrates voltou a alegadamente “instrumentalizar” o ministro e secretário de Estado das Obras Públicas para pressionarem o Tribunal de Contas a dar rapidamente, apesar das dúvidas levantadas, um visto favorável ao negócio.”

69 comentários leave one →
  1. Artista Português permalink
    14 Outubro, 2017 11:52

    Já agora que se estão a descobrir os esquemas, talvez fosse altura de averiguar como é que a herdade da Comporta foi totalmente liberta de constrangimentos de ordem ambiental ao ponto de recentemente – já com novo dono – até já terem surgido marcos no meio da praia. Mas aí não foi só o Sócrates, pois a Câmara responsável (e não só….pois os ambientalistas não piaram) deu uma ajudinha….e de que maneira! O presidente pirou-se logo com um tacho no Montepio e com o título de Dr…

    Gostar

  2. rão arques permalink
    14 Outubro, 2017 11:56

    PELA LIMPEZA DO PARDIEIRO
    É indispensável acentuar que uma das suas sementes e apoiante de sempre está agora no cargo da desgraça que patrocinou, exibindo os mesmos tiques do mestre.
    O histórico de Costa por ações e contradições deve ser denunciado e exposto publicamente.
    Revelar totalmente a nu a qualidade perversa deste nada recomendável personagem é além do mais uma ação com contornos patrióticos. Casos pessoais e politicos de que a comunicação social amiga tem feito sepulcral silêncio.
    Desde as chaves guardadas da associação de estudantes, até ao método rasteiro de assalto ao poder, passando entre outras pela Casa Pia, pela recusa não muito distante em engendrar a formação de governos no parlamento que mais tarde veio a praticar miseravelmente com jogo sujo preparatório no segredo de caves bafientas.
    Um impostor despudoradamente execrável não pode esbracejar livremente na impunidade.
    De um e outro, os mesmos de sempre que amparam e respiram agrupados na loja contaminada, ai jesus, que nunca de nada souberam e a nada conseguem responder e encavalitando-se no mesmo escorrega à desfilada juram que nunca viram uns aos outros levar no pacote as calças rotas.
    Lido: “Não havia Sócrates sem o PS”. Notável resumo.

    Gostar

  3. 14 Outubro, 2017 12:02

    Sócrates era o maior. Ministros, secretários de estado, tribunal de contas, júris de concursos, administradores de empresas , tudo manipulado e instrumentalizado pelo socas.
    Não conseguem perceber que tanto exagero é ridículo? Que tanto devaneio na ânsia de o culpar o benificia ?

    Gostar

    • 14 Outubro, 2017 12:03

      Beneficia , ckaro

      Gostar

    • licas permalink
      14 Outubro, 2017 16:02

      . . . e Abel detesta que Sócrates seja beneficiado, NÃO É ASSIM???

      Gostar

      • 14 Outubro, 2017 23:58

        Sempre votei contra ele . Ao contrário o PSD pela abstenção deixou passar muitos Dos seus pecs . Não embarco é na narrativa neoliberal.

        Gostar

  4. carlos alberto ilharco permalink
    14 Outubro, 2017 12:14

    Se é com estes argumentos que pensam derrotar o seboso do advogado e convencer o jurí, podem já ir tirando o cavalinha da chuva.
    O que interessa é a movimentação do dinheiro.

    Liked by 1 person

    • 14 Outubro, 2017 17:58

      É esse o eixo, o principal fio condutor para chegar aos estremos dos “31”: circulação dos milhões, quando, por quem e para quem, como, onde gastos e aonde estão os restantes.
      O Sócrates até treme quando lhe colocam o caso “milhões”.

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      14 Outubro, 2017 20:01

      a circulação do dinheiro também o benificia? ou somos todos burros?

      Gostar

      • carlos alberto ilharco permalink
        14 Outubro, 2017 22:27

        O colectivo de juízes não se vai comover com “parece-me” “palpita-me” julgo que” e outras coisinhas deste género a invocar pelo MP.
        Querem provas.
        Ontem o inepto do locutor terminou como devia ter começado, “Como é que o senhor faz vida de milionário não o sendo?”
        É aqui que a acusação tem que martelar.
        Perguntar a um corrupto se o é, só na delirante imaginação do fulano que ontem o entrevistou.
        Perguntem-me a mim (e talvez a ele) se alguma vez vimos um penalty bem assinalado contra o Benfica.
        Reparem que foi a pergunta que lhe fez saltar o verniz.
        Não estava no guião.

        Gostar

  5. LTR permalink
    14 Outubro, 2017 12:29

    O partido dos fundadores da democracia (como gostam de se apelidar) assistiu impávido e sereno, para não dizer criminosamente, à destruição objectiva da liberdade de imprensa na TVI, tentada contra vários jornais. Ex-presidentes desapareceram! Assistiu à quase destruição da CGD e ao que se passou no BCP. Assistiu à destruição da PT, às ameaças públicas de um PM que no exercício do cargo explicava que muita gente iria rastejar e acabar na sarjeta. Para mim são mais responsáveis e mais perigosos que o próprio. Encobriram-no, apoiaram-o, protegeram-o e em em alguns casos participaram no ataque violentíssimo à justiça, que só agora amaina porque o processo é de tal ordem escandaloso que já não é possível tapar. Esta gente de democrata tem tanto como de vergonha na cara. No fim, quem tinha razão eram os pasquins que imprimiam papel, que pouparam o país às mãos de um tipo com ares de tarado e disposto a tudo, pela simples razão de que primeio o partido e depois Portugal. Ao fim de vários dias, ainda nenhum se chegou à frente e já preparam a sequência: esperemos pela instrução, para depois esperarmos pelo julgamento, depois pela sentença, e depois pelo trânsito em julgado, para no fim dizerem que já passou e que a justiça fez o seu papel.

    Liked by 2 people

    • 14 Outubro, 2017 17:47

      Óptimo !

      Gostar

    • 14 Outubro, 2017 19:17

      Eactamente!A mesma corja que afastou Seguro(pois parece que ia ganhar por poucochinho)para meter Costa no “poleiro”.Quem se lembra de uma reunião de comensais socialistas(Soares lá estava pois) para preparar a “jogada”?

      Liked by 1 person

      • 14 Outubro, 2017 20:14

        Quando o AJSeguro afirmou que também o P”S” tem telhados de vidro por causa de favores e corrupção, pensei imediatamente: “vão-te apear, estás lixado, tramado”.

        Gostar

  6. LTR permalink
    14 Outubro, 2017 12:40

    O caldeirão de medo na comunicação social, induzido pelas máfias instaladas (que também não têm conta aberta no banco em nome próprio) e pela total dependência direta ou indireta dos poderes do Estado e das máquinas ligadas ao Estado, a que acresce a manada de pseudo-militantes do PSD e os independentes vermelhos e rosa que encharcam as televisões com opiniões produzidas sem qualquer tipo de contraditório, são um dos maiores entraves à saída deste país do estado miserável em que se encontra. Se julgam que Portugal vai alguma vez evoluir em termos relativos, desenganem-se porque os sinais são todos em sentido contrário.

    Liked by 1 person

    • 14 Outubro, 2017 17:54

      Correcto: “o caldeirão de medo na comunicação social” e não só.

      A vida tuga está, em todos os patamares e áreas de actividade quase toda perturbada, desatinada, conspurcada, espatifada. E a interesseira, imberbe e idiota populaça-NADA (detentora da maioria dos votos) de nada desconfia e até inveja “quem se safa”.
      Sobre a hipotética evolução do sítio, amén.

      Gostar

      • André Miguel permalink
        14 Outubro, 2017 19:06

        O sítio só muda o dia que o povo perceber o cancro que são os aventais.

        Liked by 1 person

  7. Aventino permalink
    14 Outubro, 2017 13:17

    Onde param os defensores dos trabalhadores?
    Não se prenunciam, não se revoltam, não saem para as ruas, não pintam paredes?
    Os verdadeiros trabalhadores não merecem que este lixo utilize o seu nome para sua defesa. Ou merecem ?

    Gostar

  8. piscoiso permalink
    14 Outubro, 2017 13:32

    Esse termo “instrumentalizão” é uma anedota.
    Será crime instrumentalizar?
    Será que todos os ministros de um qualquer governo não são instrumentalizados pelo chefe do governo?
    Não há mais nada para além disso?

    Gostar

    • 14 Outubro, 2017 17:33

      Mais uma conveniente e oportuna “ingenuidade” a sua para tentar instrumentalizar, formatar conclusões do maralhal. Tempo perdido.

      Liked by 1 person

      • piscoiso permalink
        14 Outubro, 2017 18:15

        Ó Maria Joaquina, vai chamar ingénuo ao teu gajo e larga-me a braguilha.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        14 Outubro, 2017 20:03

        MJRB…será que o Sócrates estava numa passadeira? aquilo pode ser apenas um atropelamento e fuga ás contas bancárias que circulavam entre as offshores

        Gostar

  9. licas permalink
    14 Outubro, 2017 16:50

    Há, mais um “pormaior” instrumentalizar para obter benefícios monetários. . .
    ( e “isto” é crime)

    Liked by 1 person

    • piscoiso permalink
      14 Outubro, 2017 17:28

      Não basta afirmá-lo, é preciso prová-lo.

      Gostar

    • piscoiso permalink
      14 Outubro, 2017 18:08

      E é claro que o número de páginas só prova que é muito papel.

      Gostar

      • 14 Outubro, 2017 18:33

        Perdes toda a razão, manifestas falta de argumentos quando recorres a uma espécie de insulto como única resposta. Maria Joaquina é o teu pai, pá !

        Onde a novidade de 4000 páginas “serem” muito papel ? Mas 4000 num processo judicial assustam qualquer arguido, carago ! Foi o que se concluíu das respostas dos desatinados “ambos os dois” advogados e ontem do dito cujo.

        Gostar

      • piscoiso permalink
        14 Outubro, 2017 18:49

        Ó menina o que interessa é o conteúdo das páginas e não o seu número, ou não sabes que qualidade é diferente de quantidade?

        Gostar

      • Democrata com larga experiência — Vende-se permalink
        15 Outubro, 2017 06:50

        Caro piscoiso,

        »… ou não sabes que qualidade é diferente de quantidade?«

        Como se demonstra pela profusão dos seus comentários carregados de desconchavos.

        Gostar

  10. 14 Outubro, 2017 17:36

    Ontem, quase imediatamente a entrevista do “menino de ouro do P’S'” (isto significa muito para os “socialistas”…) na RTP3, festejámos. E concluímos, “estás fodido, pá !”

    Gostar

    • piscoiso permalink
      14 Outubro, 2017 18:31

      Tu é que estás fodida Maria Joaquina, quando alguém resolver levar-te a tribunal pelas difamações constantes nos teus comentários.

      Gostar

  11. LTR permalink
    14 Outubro, 2017 18:18

    O discurso de hoje de António Costa no PS é uma cópia fiel dos discursos de José Sócrates, até no estilo. Fala e dá lições sobre dívida como se a tivesse baixado e como se não tivesse entrado para o governo em 1995 e participado na festa.

    Noutra tirada fantástica, dá por mortas as eleições legislativas:

    “O líder socialista, António Costa, afirmou, em Coimbra, que o PS é hoje “o único partido político em Portugal que tem uma representação verdadeiramente nacional”, destacando o resultado “histórico” nas autárquicas.”

    E esta então é típica de gente rasteira:

    “Costa diz que os portugueses não querem demissão da ministra”

    Eu diria que António Costa deve ser o primeiro PM na história da humanidade que vai passar férias enquanto o país vive um drama como o de Pedrógão.

    Não sei se Portugal pode ter políticos ainda mais miseráveis, mas a avaliar pela capacidade daquela máquina os produzir, deve poder.

    Liked by 1 person

    • 14 Outubro, 2017 18:39

      Esse tipo é reles. Quem lhe teria metido no pequeno cerebelo que “os portugueses não querem a demissão da ministra” ? Pensa que todo o maralhal é parvo…

      Liked by 1 person

      • 14 Outubro, 2017 18:43

        Mais este pormenor: o MCThomaz pediu hoje em Pedrógão que o caso seja todo ele explicado ao país e que haja responsáveis penalizados, inclusivé a nível jurídico. Então, o AC-DC responde que a ministra não será demitida…

        Gostar

    • André Miguel permalink
      14 Outubro, 2017 19:10

      O vómito não é provocado por políticos miseráveis, mas por saber que temos um povo que os tolera.

      Liked by 1 person

      • 14 Outubro, 2017 19:22

        Surgem-me de quando em quando náuseas por causa de muitos merdosos e perturbantes políticos e pela apatia da populaça-NADA, que é mais interesseira e invejosa de trafulhas-mor do que se pensa.
        Quando a base é constituída por alicerces ocos…

        Gostar

      • 14 Outubro, 2017 19:38

        André Miguel,
        respondendo ao seu comentário acima, “o povo” não sabe que aventais são esses, portanto não reagirá. “O povo” tuga até gosta de mistérios…

        Gostar

      • André Miguel permalink
        14 Outubro, 2017 22:28

        Tem razão, por isso não nos podemos calar, é um imperativo moral denunciar a podridão vigente.

        Gostar

  12. licas permalink
    14 Outubro, 2017 18:42

    Há, aí acima, um “gajo” que só aceita culpa perante a existência um documento assinado e comprovado por notário como segue:
    Eu, Eleutério da Cunha Parvo, detentor do cartrão de cidadão vvvvhhhhftttt, para todos os efeitos judiciais declaro por minha honra que sou corrupto.

    Quando um arguido, declara que os seus únicos réditos são os correspondentes à mensalidade proveniente da sua qualidade de PM e gasta repetidamente várias vezes mais, resulta, como prova indirecta, que é corrupto.

    (Olha “espertalhão, vai à merda…)

    Gostar

    • 14 Outubro, 2017 18:49

      E ainda por cima “ambos os dois”-em-um ameaça com tribunal opiniões doutrem contra o mundo do Sócrates…
      O gajo anda por aqui para ser dalator junto da Central ? Ai que medo eu tenho de “socialistas”… Especialmente de “socialistas” oriundos do Rato…

      Gostar

  13. Filipe Costa permalink
    14 Outubro, 2017 18:46

    Sócrates é culpado e os outros do governo? Eram como os 3 macaquinhos? Sim, eram e abotoaram-se, o Jamais ate fez o que jamais faria.

    Liked by 1 person

    • piscoiso permalink
      14 Outubro, 2017 18:50

      Ainda não há culpados.
      Há acusados.

      Gostar

      • 14 Outubro, 2017 18:57

        ó pá,
        queres insinuar que das 4000 páginas por exemplo 500 não têm qualquer conteúdo incriminatório, e que as restantes 3500 são só para impressionar a populaça ?

        Gostar

      • LDM permalink
        14 Outubro, 2017 23:06

        Mais um que acredita na inocência do Sócrates.

        Gostar

    • 14 Outubro, 2017 18:53

      Nas 4000 páginas-dos-31 estão lá mais do que só 3 macaquinhos da época.

      Gostar

    • Tiradentes permalink
      14 Outubro, 2017 20:05

      O Sócrates é inocente..o Ricardo salgado é que é culpado…está bom de ver

      Gostar

      • 14 Outubro, 2017 20:22

        Tiradentes,

        O Sócrates passeou-se (ACOMPANHADO) numa passadeira cor de rosa, pensando cada vez mais convicto, que no país, todo o país (incluindo negócios, banca, judicial, política, populaça, etc.) era o mais inteligente, esperto, sagaz e perfeito oportunista. E esquivo, ninguém lhe tocaria: O PEC IV iria salvá-lo, nenhum PM seria interrogado pelo MP e muito menos preso.
        Etc., etc.

        Gostar

  14. Prova Indirecta permalink
    14 Outubro, 2017 18:55

    “Quando um arguido, declara que os seus únicos réditos são os correspondentes à mensalidade proveniente da sua qualidade de PM e gasta repetidamente várias vezes mais, resulta, como prova indirecta, que é corrupto.”

    O raciocínio é cristalino . Assino por baixo.

    Gostar

    • 14 Outubro, 2017 19:01

      Raciocínio cristalino acerca dum mundo cinzentão e convenientemente enevoado…

      Gostar

    • piscoiso permalink
      14 Outubro, 2017 19:03

      O Código de Processo Civil enumera como meios de prova o depoimento pessoal (Art. 342 a 347), a exibição de documentos ou coisa (Art. 355 a 363), a prova documental (Art. 364 a 399), a confissão (Art. 348 a 354), a prova testemunhal (Art. 400 a 419), a inspeção judicial (Art. 440 a 443) e a prova pericial (Art. 420 a 439).
      Prova Indirecta é o nick de um comentador do Blasfas.

      Gostar

      • 14 Outubro, 2017 19:17

        Isso, para os “31”, consta resultados da “exibição de documentos ou coisa; a prova documental; a prova testemunhal; a inspeção judicial e…a prova pericial”. E o “depoimento pessoal” do dito quando foi interrogado naquelas noites e dias.

        Gostar

  15. 14 Outubro, 2017 19:18

    O Código de Processo Civl vale para o processo civil. O de Processo Penal para o Penal. Aqui a questão é penal, logo…

    Por outro lado, há prova e provas e agora as indirectas são uma chatice. Parece que ainda há muita gente que não entendeu isto:

    “As provas indirectas são as que permitem a apreensão dos factos probandos a partir de deduções e induções objectiváveis a partir de factos indiciários, segundo as regras gerais da experiência. “- de um acórdão do juiz Santos Cabral.

    ” IV — A prova nem sempre é directa, de percepção imediata, muitas vezes é baseada em indícios.
    V — Indícios são as circunstâncias conhecidas e provadas a partir das quais, mediante um raciocínio lógico, pelo método indutivo, se obtém a conclusão, firme, segura e sólida de outro facto; a indução parte do particular para o geral e, apesar de ser prova indirecta, tem a mesma força que a testemunhal, a documental ou outra.
    VI — A prova indiciária é suficiente para determinar a participação no facto punível se da sentença constarem os factos-base (requisito de ordem formal) e se os indícios estiverem completamente demonstrados por prova directa (requisito de ordem material), os quais devem ser de natureza inequivocamente acusatória, plurais, contemporâneos do facto a provar e, sendo vários, estar inter-relacionados de modo a que reforcem o juízo de inferência.
    VII — O juízo de inferência deve ser razoável, não arbitrário, absurdo ou infundado, e respeitar a lógica da experiência e da vida; dos factos-base há-de derivar o elemento que se pretende provar, existindo entre ambos um nexo preciso, directo, segundo as regras da experiência.”

    De um estudo do juiz Santos Cabral.

    Para se entender melhor o que é prova indirecta:

    ver aqui

    Liked by 3 people

    • 14 Outubro, 2017 19:30

      Muita gente (também por aqui) não quer perceber, irrita-se com isso ou hipoteticamente sabendo-o (CPC), pretende esfumá-lo com comentários inócuos e supondo-os divertidos.

      Gostar

  16. Filipe Costa permalink
    14 Outubro, 2017 19:29

    Sócrates não é culpado, coitado, é uma vitima, não sei lá porquê quem paga sou eu, estranho mundo este.

    Gostar

    • 14 Outubro, 2017 19:34

      Ontem ao ouvir e ver as reações faciais do dito durante a entrevista, também me ocorreu isso, “estranho mundo este…”.

      Gostar

  17. licas permalink
    14 Outubro, 2017 20:11

    MJRB

    Estou bastante curioso em ver até que ponto o Partido Socialista
    ãguenta um processo judicial como o Marquês sem interferir
    para ilibar o 44 o que dar-nos-á a medida em que ele ainda
    “está potencialmente” candidato a PR (por exemplo).

    Gostar

    • 14 Outubro, 2017 20:45

      licas,

      Resumidamente:
      1) Tenho a certeza que os maiorais do P”S” já sabem tudo o que o JSócrates fez indevidamente (indevidamente, para ser ténue, não vá o piscoiso meter-me em tribunal..). Concluiram, estão bastante preocupados (poucos com o Sócrates) com o furacão político e sobretudo partidário que surgirá quando o dito for condenado e preso. Note, enquanto o pau judicial vai e vem sobre o caso, fazem mais uma legislatura, 2019-2023.
      2) O mesmo P”S” está preocupadíssimo também porque antes de 2019 o Sócrates e todos os outros arguidos na Operação Marquês podem, se apertados e em desespero para livrarem a pele social, “dar com a língua nos dentes”. Basta um do topo ou da base das trafulhices iniciarem delação e…
      3) Também já no Blas e não só, questionei o que fará o P”S” quando –ou se– o Sócrates for preso. Pedirão desculpa a TODOS os portugueses, incluindo –e é importante– os que estão na diáspora ? Vão expulsá-lo imediatamente de militante ou… o JS, em tempo oportuno conforme o processo inquisitorial decorrer pedirá renúncia à militância ?
      Como é que o P”S” reescreverá a sua História ?
      4) O JS politica e partidariamente está out. Mas porque a populaça-NADA tem tendência para a comiseração e carpideirice, não ficarei surpreendido se depois de preso (e “esquecido-absolvido” pelo P”S”, não se sabe quem será então o líder…) votar nele para PR ou numas legislativas.

      Gostar

  18. António C. Mendes permalink
    14 Outubro, 2017 21:19

    Isto está bonito! O Piscoiso já ameaça no Blas com processos judiciais! Fosca-se, não à duvida, estão acossados. É bom sinal!

    Gostar

  19. licas permalink
    14 Outubro, 2017 21:24

    Exactamente. . .

    Gostar

  20. António C. Mendes permalink
    14 Outubro, 2017 21:33

    E o de Maçada pelos vistos tem um novo livro que, desta vez, foi mesmo ele que escreveu (com a verdade nos enganarias – mas já não vais a tempo, experimenta com o Piscoiso)! Continua é muito indignado, com a duvida relativa às fontes de rendimento com que subsiste! Mais que legitimas, no caso de um suspeito do seu calibre!

    Gostar

    • 14 Outubro, 2017 22:46

      Apesar de tudo e afinal da falta de arcaboiço do piscoiso para entender e refutar opiniões divergentes (já não é o piscoiso que às vezes tinha piada pela ironia), não quero acreditar que seja um bufo, um traste, um agente delator que por aqui anda à caça de alguém para que fulano A ou B leve a tribunal. Se precisam de dinheiro fácil via condenação, estão muitíssimo enganados na porta.
      “Acho” que a ameaça foi causada por nervoso miudinho.

      Gostar

      • António C. Mendes permalink
        14 Outubro, 2017 23:11

        Concordo. Mas o regresso do messias pô-lo em brasa. Por amor ou por obrigação, mas pôs!!

        Gostar

  21. 15 Outubro, 2017 00:03

    Há provas ou não há provas . Essa da prova indirecta é preguiça .

    Gostar

    • 15 Outubro, 2017 01:38

      Os crimes de colarinho branco nunca se conseguem provar directamente, e a prova indirecta é exactamente o oposto de preguiça.
      – o objecto de valor pode ser uma decisão
      – o valor pago pela decisão nunca será pago a quem a toma
      – os criminosos estão dentro do sistema ou controlam o sistema
      – o processo de ocultação começa antes do crime
      O Sr. A precisa de um favor do Sr. B. Esse favor vale milhares de milhões para o S. A, e o Sr. A promete ao Sr. B umas boas dezenas de milhões. Quer o Sr. A quer o Sr. B sabem que a quantia não pode ser simplesmente transferida da conta do Sr. A para a conta do Sr. B, por isso montam préviamente um esquema em que o valor passa por vários cúmplices, instituições, países, e formas de valor, até chegar ao Sr. B. E chega efectivamente ao Sr. B.
      E é aqui que termina a preguiça.
      Se o Sr. A fôr, hipotéticamente, um banqueiro, e o Sr. B, hipotéticamente, um primeiro-ministro, controlam o sistema financeiro e político, conhecem as suas fraquezas e buracos, são os mais capazes de branquear milhões.
      O rasto do dinheiro será forçosamente ténue e confuso – mas há algo que nunca muda, o dinheiro sai das mãos do Sr. A e tem de chegar às mãos do Sr. B. Agora, os investigadores têm que andar para trás e ver de onde veio o dinheiro do Sr. B.
      Se o Sr. B se limitasse a receber do Sr. A e esperasse uns anos, talvez nunca se descobrisse.
      O problema é quando o Sr. B percebe que pode usar os seus favores e receber também dos Srs. C, D, E. E o Sr. A, por seu lado, também precisa dos favores dos Srs. X, Y e Z.
      O problema que exaspera o Sr. A é que o Sr. B começa a viver muitíssimo acima dos seus rendimentos, demasiado cedo, e chama as atenções, primeiro dos media, e depois da justiça. Por causa dos favores vendidos pelo Sr. B ao Sr. E, o esquema entre o Sr. A e o Sr. B pode ser descoberto. E por arrasto os esquemas entre o Sr. A e os Srs. X, Y, e Z.
      Se toda essa gente, A, B, C, D, E, X, Y, Z, tiverem os seus próprios esquemas com outros, 4000 páginas não chegam.
      Eu espero ansiosamente que vão todos presos, e depois quero ler o livro sobre a investigação, que deve ser fascinante.

      Gostar

  22. Prova Indirecta permalink
    15 Outubro, 2017 01:04

    Chama-me preguiçoso , chama….

    Gostar

  23. Prova Indirecta permalink
    15 Outubro, 2017 01:06

    ( quando descobrires que a vaselina tem areia … )

    Gostar

  24. JCA permalink
    15 Outubro, 2017 07:40

    .
    Humor sobre o tema:
    .
    as sismicidades cerebrais versus vulcanismos;
    .
    -Vulcanismo ativo:
    .
    The Ring of Fire is exploding right now: 32 volcanoes erupting, 33 showing minor activity, and several strong earthquakes
    http://strangesounds.org/2017/10/the-ring-of-fire-is-exploding-right-now-32-volcanoes-erupting-33-showing-minor-activity-and-several-strong-earthquakes.html
    .
    -Vulcanosmo adormecido:
    .
    -The Catalan Chain Reaction
    http://www.zerohedge.com/news/2017-10-05/catalan-chain-reaction
    .

    Gostar

  25. JCA permalink
    15 Outubro, 2017 16:16

    .Ou seja dermos como bom que o debaixo é igiual ao de cima, entao
    .
    a recuda do federalismo por Madrid relativamente à Catalunha e demais ‘estados autonomos’ espanhois é o similar ao da Alemanha em relação aos estados autonomos ‘socios’ na Uniao Europeia :))
    .
    (segundo estes), enquadramento da coisa:
    .
    -German ‘Catalonia’? Prospects of Independence Referendum Scenario in Bavaria
    https://sputniknews.com/europe/201710061058006062-german-catalonia-independence-bavaria/
    .
    -7 Independence Movements That Could Destroy The EU
    http://www.zerohedge.com/news/2017-10-05/7-independence-movements-could-destroy-eu
    .
    Ora se a Uniao Europeia não avança para um estado Federal porque os alemães, mesmo os franceses e os ingleses, não aceitam repartir a sua riqueza com os demais ‘perceiros-socios’ da Uniao Europeia afinal os debaixo (Catalunh(Boches, etc) não são exatamente iguais aos de cima (boches, beefs, rãs etc) ?
    .
    Ah pois, está bonito …. bla, bla, bla, bla; e se continuando o bla bla a União Europeia desmantela-se, e depois os Europeus retalhados em Estados daqui e dacolá concorrem p’lanetariamente com quem ? Com o vento ? Coma Xina ? Com os EUA ? Com a Russia ? Com o Canada ? Com o Brasil ? etc
    .
    Nao ha qualquer problema com os ‘DEBAIXO’ a Catalunha, Asturias, Andaluzia, Flandres, Escocia, Corsega, Lombardia e Venetto etc; o grande problema são os de ‘CIMA’ que são contra os debaixo mas são iguais;
    .
    Republica Federal da Europa quando ? Os Estados mais ricos proíbem dividir a riqueza com os Estados mais pobres ? Os menos ricos proíbem que os mais ricos não dovidam a riqueza com os mais pobres ?
    .
    Tudo isto é muito simples, mas as acobracias da União Europeia remetem para a queda da grande nave Europa ou então para borregar a aterragem; e adeus nave Europa .. )
    .
    (Uma das fonts de suporte: -The Catalan Chain Reaction
    http://www.zerohedge.com/news/2017-10-05/catalan-chain-reaction
    .
    em termos da vida de cada Português o caso Socrates ou deste ou daquele ou mesmo do Regime surge como conversas de politiqueiros ou filosofos e academicos, quiça mesmo de Partidos.
    .
    Para o Cidadão dito comum (ou bovino…) o que interessa é a carteira para pôr comer na mesa para os filhos, escola para os miudos, um carrito para passear a patroa e os miudos, umas ferias, uma casa para ter telhado, umas roupitas novas, uns eletrodomesticos, uns telemoveis, uns netfixes e mais umas tretas par andar ‘feliz’ e prontos vao votar. É a paz podre …. E eu que ador a Democracia, a Liberdade e a Fraternidade … :((
    .
    Concluindo à portuguesa ‘politicamente correta’: desemerdem-se mandantes e inteletuais da União Europeia. Resta tão pouco tempo como sugere ..
    .

    .

    .

    Gostar

Indigne-se aqui.