Saltar para o conteúdo

Ai agora? Agora é tarde

17 Outubro, 2017

Vejo algumas pessoas — não muitas, admito — admiradas com a postura de governantes perante uma tragédia que é, hoje e sempre, consequência directa das opções orçamentais e de organização do governo. Compreendo-os, mas não percebo onde querem chegar. É por terem morrido mais de 100 portugueses em incêndios por falta de evacuação atempada por parte de uma Protecção Civil que só serve para proteger a sua própria existência e consequente salariozinho mensal? É por surpresa que um governo que defende a barbaridade do regime venezuelano, onde já morreram bem mais de 100 por motivo idêntico — o de o regime não funcionar —, tenha como prioridade comprar eleições com aumentos salariais para o eleitor-alvo através do esvaziamento de orçamento para as áreas consensuais de acção do estado, como a segurança? É por os incêndios terem sido em regiões de pessoas que, coitadinhos, por viverem fora da corte merecem uma atençãozinha em forma de briochezinho? Ou será porque, ao indignarem-se, conseguem o milagre da ilusão de que o país ainda tem espaço para alguma decência e pode ser mais do que o feudo do Partido Socialista?

Apesar da imensa ternura da última hipótese, esta demonstra uma perspectiva ingénua. Devemos é dar graças ao deus laico pela fortuna que é podermos ser camponeses da Sagrada Igreja do Partido Socialista. Só aceitando o PS no nosso coração podemos livrar-nos do pecado original e de toda a culpa futura pelas pragas que ocorram, das bancarrotas aos mortos em incêndios. Engane-se quem pensa que o Céu é lá em cima e o Inferno lá em baixo: toda a gente de coração puro sabe que o Céu é do lado esquerdo e o Inferno do lado direito.

 

35 comentários leave one →
  1. Alain Bick permalink
    17 Outubro, 2017 09:12

    por muito menos sampaio demitiu Santana

    Gostar

  2. LTR permalink
    17 Outubro, 2017 09:15

    Portugal está entregue ao partido e à vontade do Querido Líder ser PM e depois PR. Tudo será feito para que o Querido Líder não saia chamuscado. Quando o MP chegar a conclusões sobre a proteção civil (pelo que se ouve e lê, é inevitável), vamos voltar ao assunto dos problemas de visão iguais ao do socratismo, que são os problemas de visão sobre tudo em que o PS esteja enterrado. É neste esterco que vivemos, atascados.

    Gostar

  3. 17 Outubro, 2017 09:46

    E´isso mesmo

    Gostar

  4. 17 Outubro, 2017 09:47

    Louvado seja o nosso querido líder. Amém

    Gostar

  5. Mauritano permalink
    17 Outubro, 2017 10:19

    Não entendo isto!
    Em Março, temos um alto responsável governativo a afirmar que este ano estávamos preparados para enfrentar a época dos incêndios em Portugal. Acto seguinte, resolve trocar a quase a totalidade do quadro dirigente da ANPC por gente da sua confiança (subentenda-se cor política e sem qualquer experiência no assunto).
    Chegamos a Outubro e temos um acumulado de mais de 100 mortes nos incêndios florestais em Portugal entre Junho e Outubro de 2017, e não só não há qualquer responsabilização política, como o povo continua sereno e a votar neles.
    Ponham os olhos na Galiza onde por 4 mortes ocorridas nos incêndios de Domingo, o povo saiu à rua a pedir a cabeça do Presidente da Comunidade Autónoma da Galiza.
    Até quando vamos tolerar que quem nos (des)governa continue apenas preocupado em sacar o dinheiro fruto do nosso trabalho para manter as suas mordomias e benesses aos sem espinha dorsal que vivem à custa do estado, sem a mínima preocupação de cumprir com a primeira função de qualquer governo que é a de garantir a segurança da sua população.
    Basta!

    Liked by 1 person

    • sam permalink
      17 Outubro, 2017 11:14

      A última vez que matámos um político (Sá Carneiro), saiu-nos caro.

      Gostar

      • Julio Rodrigues permalink
        17 Outubro, 2017 11:42

        Essa foi a penúltima – o último assassinato foi a Santana Lopes. A sorte dele é ser primo do Duncan MacLeod. A verdade é que também esse assassinato nos saiu bem caro!

        Gostar

  6. 17 Outubro, 2017 11:37

    Chega a ser doentio este ódio ao governo e à maioria . Desta forma branqueia se a rede criminosa responsável por 500 ignições num so dia. 500 ignições num dia ? obra e graça do Espírito Santo?

    Gostar

    • 17 Outubro, 2017 11:37

      ALTO!

      Temos conspiração! Alguém viu o Passos Coelho no Domingo? Ah, pois é.

      Liked by 1 person

      • 17 Outubro, 2017 11:50

        O cartel de empresas que operam em actividades de combate aos fogos florestais tinha um “coordenador” em Portugal, segundo o jornal espanhol El Mundo, que teve acesso aos interrogatórios que estão a decorrer no país vizinho.

        O chamado “cartel de fogo” combinava preços para concorrer e influenciar o resultado dos procedimentos e contava com uma rede de colaboradores em Espanha, França, Portugal e Itália para obter informação confidencial acerca dos concursos.

        No centro do furacão está a empresa Avialsa, depois de um seu ex-trabalhador, Franciso Alandí, ter denunciado o caso às autoridades espanholas em finais de 2014. Um esquema internacional, organizado e hierarquizado que só em Espanha acumulou mais de 100 milhões de euros combinando preços.

        A testemunha declarou que o empresário responsável pela Avialsa, Vicente Huerta, tinha “assalariados” que conseguiam informação confidencial em Espanha e falou mesmo em “espionagem em Itália”. Em Portugal, durante anos as empresas de Huerta concorreram em consórcios. “Às vezes apresentava-se uma dessas empresas e acordavam com o resto dos empresários o aluguer de uns aviões”, disse Alandí. Mais tarde, as receitas eram divididas.

        O denunciante do esquema disse depois que o cartel tinha, em Portugal, um “coordenador de influência” pago por Huerta. Esse coordenador tinha uma rede de contactos com “as instituições de Portugal”, para assegurar as adjudicações. Alandí falou de emails que davam conta de reuniões com operadores em Portugal “para chegar a acordos”. O “coordenador de influência” é que se encarregava de manter reuniões com responsáveis por quem adjudicava estes serviços para que as ofertas estivessem próximas dos preços de licitação. E com isso tinham benefícios. O Estado português gastou 3,8 milhões de euros na adjudicação de contratos com a empresa.

        Gostar

      • sam permalink
        17 Outubro, 2017 13:58

        É, Abelito, o Costa deve conhecer bem a Avialsa, dos tempos em que era MAI.
        A ver se os comunas questionam o Costa sobre isso…

        Liked by 1 person

    • A.lopes permalink
      17 Outubro, 2017 18:29

      não há dúvida, abelito, que para seres parvo só te faltam as penas!

      Gostar

  7. 17 Outubro, 2017 12:55

    Apesar de tudo o que estes trafulhas e incompetentes fizeram e continuarão a fazer, se não surgir uma hecatombe política e partidária que os atinja, preparemo-nos para uma legislatura 2019-2023 sob a sua governança.
    Nem precisarão de nova geringonça, o dinheiro dos contribuintes já compram votos, facto evidente e em curso para o qual tenho chamado a atenção.
    Duvido que o estremoso padrinho do querido afilhado AC-DC contribua para abrir os olhos à populaça-NADA. “Ambos os dois” quem paz e poder com uns arrufos leves para fazerem prova de vida “divergente”.
    Está instalado o “quero, posso e mando”.
    A próxima intervenção pública e política do MCThomaz sobre as consequências dos incêndios indiciará o futuro do governo até 2019.

    Gostar

  8. piscoiso permalink
    17 Outubro, 2017 13:59

    Isto só deve acontecer por no governo estar uma maioria de esquerda.
    “Terrorismo incendiário” é o que os espanhóis lhe chamam.
    É a direita que anda a pôr fogo-posto? Não sei, mas a avaliar por alguns comentários, É.

    Gostar

    • sam permalink
      17 Outubro, 2017 14:01

      A avaliar pelos teus comentários, Pisco, és um aldrabão de meia-tigela.

      Gostar

    • 17 Outubro, 2017 14:03

      Alguém viu o Passos Coelho no Domingo? Pois é.

      Liked by 1 person

      • piscoiso permalink
        17 Outubro, 2017 14:16

        Pelo Passos Coelho ponho as mãos no lume.

        Gostar

      • 17 Outubro, 2017 14:18

        Faz bem. Pelo Costa é o corpinho todo.

        Gostar

      • piscoiso permalink
        17 Outubro, 2017 14:20

        Nem pelo Costa nem por nenhum político, capito?

        Gostar

      • 17 Outubro, 2017 14:21

        Uma pessoa diz o que for preciso para se convencer.

        Gostar

      • piscoiso permalink
        17 Outubro, 2017 14:24

        Fale por si.

        Gostar

      • 17 Outubro, 2017 14:27

        Normalmente faço isso, mas você insiste em aparecer.

        Gostar

      • 17 Outubro, 2017 14:28

        Agora que o PPCoelho anunciou a sua saída como líder do PSD, passou a ser para alguns hipócritas, um bom político, honesto, etc…

        No Domingo PPCoelho esteve a fazer ski na nevadíssima Serra D’Ossa.

        Liked by 1 person

      • Expatriado permalink
        17 Outubro, 2017 14:30

        Pelo mote o coiso põe-se de quatro e pede desculpa por “estar de costas”.

        Gostar

      • piscoiso permalink
        17 Outubro, 2017 14:35

        Ó Vitinho, eu apareço nos sítios onde a entrada é livre, como no Blasfas.
        Essa trupe bovina que me insulta, jamais o conseguirão.
        São os putos do bullying que ignoro ou respondo a preceito.

        Gostar

      • 17 Outubro, 2017 14:36

        A entrada é livre? Espere aí que vou fechar a porta. Quando quiser entrar limpe os pés.

        Gostar

    • A.lopes permalink
      17 Outubro, 2017 18:30

      Este piscoiso é mesmo um filho de cadela!

      Gostar

  9. 17 Outubro, 2017 14:17

    Ontem alvitrei que o PSD e o PP apresentassem uma Moção de Censura na ARepública. Claro que não tive mínima influência, mas acabo de saber que o PP vai apresentá-la.

    Gostar

  10. JP Ribeiro permalink
    17 Outubro, 2017 18:02

    Não pode haver surpresa em ver um incompetente como o Costa, com um curriculo de merda, estar rodeado de incompetentes. 100 mortos até é pouco se os aceitarmos como danos colaterais a pagar por termos esta gente não só a governar como sobretudo a comprar votos com o nosso dinheiro.

    Gostar

  11. 17 Outubro, 2017 18:27

    Na Galiza o problema é o mesmo . A direita em Portugal ao exigir a demissão da ministra não quer discutir o verdadeiro problema e a causa dos incêndios em Portugal e Espanha

    “Ante a total incompetencia da Xunta de Galiza fronte os lumes que estan queimando os nosos montes durante esta fin de semana, chegando ata a poboación en boa parte da comarca de Vigo e provocando evacuacións de urxencia nelas.

    As razóns destes lumes son puramente económicas, pois ao modelo forestal de eucaliptización que defende o PP en connivencia con ENCE interésalle eliminar toda a diversidade do monte galego e enfocalo unicamente a un monocultivo de eucalipto, unha especie pirófila que non sufre apenas danos ao arder, a diferenza das árbores autóctonas do noso país.

    As políticas de prevención dos incencios forestais por parte da Xunta foron practicamente inexistentes ao longo do ano, téndose recortado dunha maneira moi importante o orzamento para estas cuestións dende que chegou o PP ao goberno, polo que cada ano son unha constante as vagas de lumes no noso país.

    É por iso que se convocan concentracións de urxencia nas principais vilas do país, e irán confirmándose máis nas próximas horas. Por unhas verdadeiras políticas de prevención, na defensa do noso monte.”

    Gostar

    • sam permalink
      17 Outubro, 2017 20:39

      A esquerdalha a mobilizar-se para o protesto… contra os mortos.
      O sangue das vítimas recairá sobre vós, cabrões.

      Gostar

  12. Arlindo da Costa permalink
    17 Outubro, 2017 19:02

    Sinalética celestial….isto está cada vez mais piroso.

    Gostar

Indigne-se aqui.