Saltar para o conteúdo

A resistência da varanda

21 Outubro, 2017

Desde que começou a paródia da independência da Catalunha que esta varanda de um andar de Barcelona se tornou um símbolo dos catalães que não se revêem nas tacticas de Puidgemont e, não menos importante, dos catalães que não se conformam com o ridículo a que os radicais os conduziram.

 

56 comentários leave one →
  1. 21 Outubro, 2017 11:11

    A história vai fazendo o seu caminho . São sempre Os povos Que a conduzem . A república catalã será sempre o destino daquela região .

    Gostar

    • sam permalink
      21 Outubro, 2017 11:16

      E o muro de Berlim há-de cair.

      Liked by 2 people

      • licas permalink
        21 Outubro, 2017 14:12

        Sabe sam, tal como eu, o Muro de Berlim
        foi construído pela República Democrática
        para impedir a torrente de alemães da RFA
        ansiosos, sedentos, antecipadamente deliciados
        de usufruírem o privilégio único de viverem
        no paraíso construído à laia da URSS. . .

        Liked by 1 person

      • 21 Outubro, 2017 22:13

        Licas e Sam sabem, tal como eu, que os alemães da República “Democrática” que eram apanhados a sair do “paraíso construído à laia da URSS” eram abatidos a tiro devido à sua ingratidão relativamente ao papá-Estado-mamã que sabe sempre o que é melhor para os seus filhinh@s!

        Gostar

    • Luis permalink
      21 Outubro, 2017 12:00

      E destino desde a Idade Media… e dali nao passam nem passarao por razoes muito simples.

      Mas compreende-se o entusiasmo dos palermas comunas. A CUP, o Bloco de Esquerda la do sitio, ve no caos a oportunidade para nacionalizar a economia catala, fechar fronteiras, sair da UE, e fazer a experiencia cubana em Barcelona e arredores. Claro que com metade da populacao castelhana, na ruina economica e separados da familia, teriamos o cenario de uma Jugoslavia mesmo aqui ao lado.

      Voces sao psicopatas, sao os inquisidores do seculo XXI.

      Liked by 2 people

    • Luis permalink
      21 Outubro, 2017 12:03

      Os povos, os povos, os povos… sempre a falar em nome do povo… va enganar outro. Voces comunas nunca representaram o povo. Sao adeptos de ditaduras de “intelectuais” e de funcionalismo. Representam apenas o partido, e o aparelho de Estado. O vosso discurso do “povo” so engana os incautos. Aqui nao pega.

      Liked by 2 people

    • António C. Mendes permalink
      21 Outubro, 2017 12:33

      Bem, camarada Espartaco!!! Só para avisar, quando vieres cá para este lado, com os teus 0.05% de camaradas atrasados mentais, a pensar que são o povo, estás à cabeça enviado para a puta que te pariu (desculpas à Sr.ª, se a ofendo inultimente – pode ser uma mulher séria e, coitada, teve apenas um azar na vida).
      A primeira liberdade de que abusas e que que te deveria ser retirada é a de encheres a boca com o povo. A única coisa que representas é um monte de esterco que nada de bom fez a ninguém.
      Queres falar pelo povo, refere-te ao meio país do interior que foi deixado à sua sorte no último domingo e aos meios de combate e prevenção que os perigosos incompetentes a que dás guarida decidiram não ter ao dispor. Queres falar pelos teus vai para um Centro de Trabalho ou procura o Arrelindo e o Piscóiso para “desabafarem”!

      Liked by 1 person

    • LDM permalink
      21 Outubro, 2017 21:49

      A república popular da Catalunha, ex-região mais rica da Península.

      Liked by 1 person

  2. 21 Outubro, 2017 11:39

    … não me pareceu assim muito correcto nem muito legal. Mas enfim…Um pequeno grupo de jovens inconscientes (vê-se que não podem estar ali 2.400.000 votos…) faz isto assim de forma descarada e espera que as Nações Unidas os reconheçam? Tenham juízo, pá!… 😉

    Liked by 1 person

  3. Silva permalink
    21 Outubro, 2017 12:10

    Investiguem as direções comunistas que gerem as ipss deste país porque tratam os funcionário como lixo, atuam como ultra extrema direita e faze-se de santos quando falam ás pessoas. Mais aproveitam-se das ofertas para rechearem as suas casas, fazem dos edificios vivendas de fim de semana é uma pouca vergonha. PCP é mais corrupto do que se imagina. INVESTIGUE-SE…….

    Liked by 1 person

    • 21 Outubro, 2017 12:23

      Não ha um comunista nas ipss. És muito ignorante . Os comunistas não são adeptos da caridadezinha.

      Gostar

      • Expatriado permalink
        21 Outubro, 2017 13:13

        Caridade é deixarem um cachorro debitar aqui!!

        Liked by 1 person

      • Tiradentes permalink
        21 Outubro, 2017 20:14

        os comunistas são adeptos da solidariedadezinha, de fuzilar todos os amigos que não concordem com eles…e tão solidáros são que lhe acabam com o sofrimento de viver no paraíso comunista

        Gostar

  4. 21 Outubro, 2017 12:44

    O pesetero e corrupto Franco Rajoy , elemento da lista dos que recebiam propinas e monárquico, nacionalista e beato ficará na história como um medíocre político de direita que tentou impedir a república catalã . Ele e o palhaço do rei . Depois vira o grande país basco e a incorporação da Galiza em Portugal. Assim se respeitará a civilização , a cultura e os povos .

    Gostar

    • José da Costa permalink
      21 Outubro, 2017 13:25

      O que tu queres é o cú cheio!

      Liked by 1 person

    • alex.soares permalink
      21 Outubro, 2017 15:37

      Volta afonso 0 e traz tua espada grande pois cabeças para cortar há muito mais agora, e além de conspurcarem o ambiente comem muitas batatas.
      Arre burros.

      Gostar

    • LDM permalink
      21 Outubro, 2017 21:53

      Os Galegos estão mesmo mortinhos por se incorporarem em Portugal …

      Liked by 1 person

    • Luis permalink
      22 Outubro, 2017 04:49

      Portugal e mais pobre que Espanha, mais regulado, os impostos sao mais altos, inumeros bens e servicos sao mais caros, o mercado interno e mais pequeno e com menor poder de compra… mais depressa Portugal se junta a Espanha para sobreviver que a Galiza a nos.

      Gostar

    • The Mole permalink
      23 Outubro, 2017 18:00

      As incongruências habituais da esquerda:

      O mesmo pateta que aqui acima chama o Rajoy de “nacionalista” (como sendo um insulto) acha que o nacionalismo catalão é do melhor que há!

      Os mesmos que há uns anos berravam porque a Alemanha “tinha” que pagar todas as nossas irresponsabilidades financeiras, agora apoiam a independência da Catalunha que não quer contribuir para as outras regiões do mesmo país!

      Pois, já sabemos, o que interessa é “avançar a causa”! Coerência, lógica, seriedade, bom-senso, verdade não são para aqui chamadas.

      Gostar

  5. 21 Outubro, 2017 13:01

    Malta car bomb kills Panama Papers journalist
    Daphne Caruana Galizia, a blogger whose investigations focused on corruption, was described as a ‘one-woman

    Champanhe , Malta ?

    Gostar

    • 21 Outubro, 2017 13:54

      Abel vai pró caralho.

      Liked by 1 person

    • Tiradentes permalink
      21 Outubro, 2017 20:15

      Panamá papers…..Petróleos da Venezuela?

      Liked by 1 person

    • Tiradentes permalink
      22 Outubro, 2017 07:57

      Deve ter sido uma bomba do Maduro para ela não desvendar os 8 mil milhões que ele sacou de Portugal, com o amigo Ricardo Salgado para o Panamá aquela offshore que o 44 em 2010 tornou não offshore

      Gostar

  6. Aventino permalink
    21 Outubro, 2017 14:09

    esquerdistas; essas almas tristes sofocadas…

    Liked by 1 person

  7. Procópio permalink
    21 Outubro, 2017 15:29

    Los anarquistas tienen un catálogo más amplio que los abertzales. En él se incluye la resistencia pasiva mezclada con la provocación a la policía con el fin de que esta pierda la paciencia y cargue contra un grupo de personas inocentes”.
    Puigdemont ahora, y Artur Mas antes que él, han abierto la caja de los truenos, dando manga ancha a los antisistema.
    Casas ocupadas, integrismo islámico y radicales
    Queda otro aspecto que abordar: la logística que todo ese movimiento de insurrección tiene ya en las numerosas casas y edificios ocupados por los colectivos radicales y las asociaciones que les dan cobijo social e incluso económico.
    Y los yihadistas –recuerdo que Cataluña es el lugar de toda Europa con más mezquitas salafistas operando, mezquitas a las que los gobiernos secesionistas han pedido siempre respetar, porque no son peligrosas, dicen-, ¿colaborarían con ese clima de terror social? Pues claro.
    ¿Quién sale ganando con esto? Es sencillo: los que desean que el país salte por los aires, porque cuanto peor vayan las cosas, mejor para sus ansias revolucionarias”
    Los que desean que el país salte por los aires, porque cuanto peor vayan las cosas, mejor para sus ansias revolucionarias; los que desean la destrucción de Europa y sus valores para implantar los suyos propios, totalitarios y contrarios a los Derechos Humanos; los que sirven a determinadas potencias extranjeras, interesadas en fomentar la crisis occidental; los millonarios, que alguno hay, que pretenden hacerse aún más ricos si ganan los suyos; es decir, esta gentuza.
    Ahora pongan ustedes las siglas, nombres de países o rostros de políticos o personas que deseen lo anteriormente dicho y sabrán quién saldría ganando ante una escalada de violencia en tierras catalanas.

    La Fundación Open Society Initiative for Europe de George Soros financió con 27.049 dólares diversas actividades del “Consell per la Diplomàcia Pública de Catalunya”, el Diplocat, la agencia ‘paradiplomática’ catalana, tal y como han señalado desde el diario La Vanguardia.

    Gostar

  8. Procópio permalink
    21 Outubro, 2017 15:35

    El presidente ruso, Vladímir Putin, puso este jueves la situación en Cataluña como ejemplo de la “frágil estabilidad” en “países prósperos y formados” como España y la esgrimió para acusar a Europa y Occidente de mantener un doble rasero en los casos de Kosovo, Crimea,Cataluña, en Europa, y también, de Kurdistán, en Asia.
    En el foro Valdái, Sochi.

    Gostar

  9. Procópio permalink
    21 Outubro, 2017 16:19

    Na Catalunha os espanhóis enfrentam um tipo de golpe de estado com laivos de 25 A, com cravos e tudo. O modelo funcionou com analfabetos, não vai resultar em Espanha.
    Um passo de dança sem custos humanos e que tornava os tugas felizes para sempre.
    Recordam-se do que aconteceu à situação económica após o 25A?
    Procura-se criar uma situação feérica em que a realidade se omite, o que conta são as imagens. À cena poética, segue-se a realidade bruta. Os poetas são os “bons”, os brutos são os que lhes vão pôr o açaime. Está a tornar-se clássico. Na Catalunha pode dar bota.
    Atrás do palco está o p(h)odemos, o berloque seu irmãozinho engeitado observa.
    São movimientos aberta, descarada, explícita fascistas financiados por organizações encabeçadas por um antigo nazi que conseguju safar-se da Hungria com passaporte falso. Comunistas só na aparência, tanto quanto o 44 é socialista.
    Tanto quanto nos momentos de relax, a lígia pudesse ter sucesso sem a sandra.

    Gostar

    • Luis permalink
      22 Outubro, 2017 04:52

      A CUP acha que vai enganar o Puidgemont e companhia, ja o Puidgemont e companhia acham que se vao ver livres da CUP. A CUP quer uma experiencia cubana, o Puidgemont e companhia quer que parte das elites metam a mao ao pote dos impostos e fujam a justica de Madrid. Tudo boa gente…

      Liked by 1 person

  10. A. R permalink
    21 Outubro, 2017 16:25

    Não esquecer que aquela tralha nacionalista, racista e xenófoba foi a mesma que foi guiada pela URSS para a uma “independência” no meio de anarquismo, socialismo. comunismo e outras coisas nos anos 30.

    A perseguição aos cristãos foi tenebrosa e os curtos 6 meses de independência de Companys deu mais de 8000 fuzilamentos muitos sem qualquer julgamento e outros julgados depois.

    Gostar

  11. licas permalink
    21 Outubro, 2017 16:27

    . . . Putin fala do que sabe bem fazer
    Aprecie-se como ele “estabilizou” a Chechénia insurrecta . . .

    Gostar

  12. Procópio permalink
    21 Outubro, 2017 17:45

    E já agora…
    Subject to the receipt of further information, I will be allowing, as President, the long blocked and classified JFK FILES to be opened.
    — Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 21 de octubre de 2017

    Gostar

  13. licas permalink
    21 Outubro, 2017 17:52

    V. Putin /continuação)
    Acusado de “abusaror da Democracia”, não gostar de críticas, reprimir o exercício da livre expressão devida aos concidadãos. E para maior semelhanaça com o 44, tem um amigo de infancia, Sergei Roldugin, um “Papeis de Panamá”, violinista profissional e riquíssimo, padrinho da filha mais velha do Grande Líder.

    São qualidades que o tornam simpático a muitos de nós, gente pundonorosa e amiga
    dos seus amigos.

    Gostar

  14. Democrata com larga experiência — Vende-se permalink
    21 Outubro, 2017 18:56

    Cara Helena — perdoe-me se a ofendo ao tratá-la pelo nome próprio — não posso deixar passar em claro a vulgaridade exibida nas respostas ao comentador Abel.

    E não posso ignorar o teor de algumas dessas respostas porque as acho fenomenais, hilariantes e, sobretudo, adequadas. Realmente, para patetices encomendadas a única forma de lidar com esta gente — mesmo sabendo que se tratam de provocações — é enviá-los carinhosamente para o cesto da gávea.

    Numa afirmação ele acertou,

    »A história vai fazendo o seu caminho«.

    Basta conferir o que tem acontecido aos regimes comunistas nas últimas décadas.

    Gostar

    • Monti permalink
      21 Outubro, 2017 19:11

      E fazendo, aliás obrigando, o Sol a brilhar para todos, eh eh.

      Gostar

  15. Procópio permalink
    21 Outubro, 2017 19:38

    Os abeis são precisos aqui. Demonstram a vacuidade.
    Os abeis ajudam a compreender como existem pessoas despidas da compreensão mais elementar do mundo onde vivem. Os arlindos, passinho acima, desorganizados mentais, frustrados, culpabilizantes. Os picoisos é outra fauna, mais elaborada, irónicos até poderem, coléricos quando encostados à parede.
    Entendamos, são muitos e votam. Nunca se absteem.
    Gente semiescrava do Estado, vendem-se por um mísero prato de comida, endoidecem quando recebem mais 10 euros na pensão, esfregam as mãos quando vêm os outros suportar impostos que lhe levam 50% do labor. Convivem com uma corrupção alimentada pelos donos disto tudo, espertos são eles , se eu pudesse fazia o mesmo…batem palmas a oportunistas da província, a descarados sem topete, a manhosos de falas mansas.
    Engolem o ridículo sem vomitar, ignoram perversidades, adoram a calúnia.
    Fingem não ver os truques, embebedam-se à farta com a demagogia. Empertigados mas sem norte. E não é que à vezes os filosufus até vêm ajudá-los! Os jornalistas sempre.
    São a expressão um povo senil e masoquista, sentem prazer em sofrer nas mãos dos sádicos de palavra, ora melífua, ora tonitruante, a controlá-los e manipulá-los com astúcia.
    Assim se traçam décadas malditas com a inveja como pano de fundo e se cavam poços de onde é difícil sair.

    Liked by 1 person

    • 21 Outubro, 2017 21:59

      Comentário perfeito.

      o AB
      costuma mandar o bellindocoiso “pró caralho!”. É precisamente o que o panasca três em um quer…
      E hoje, no Terreiro do Paço, tinha de surgir um bellindocoiso para provocar com um cartaz. Levaram uns valentes encontrões, para avisar.

      Gostar

    • 21 Outubro, 2017 22:09

      Levanta-te do chão, pôe-te de pé !

      Gostar

      • 22 Outubro, 2017 00:21

        abellindocoiso,

        Nunca tive nem terei medo da minha sombra.

        Gostar

  16. Arlindo da Costa permalink
    21 Outubro, 2017 23:16

    Os catalães dão uma lição de vida e de amor à sua terra. Ao contrário de muitos portugueses que preferem andar de gatinhas em vez de cabeça erguida.

    É triste ver tugas com este baixo calibre.

    Gostar

    • 21 Outubro, 2017 23:51

      “portugueses que preferem andar de gatinhas em vez de cabeça erguida.”

      Infelizmente mais de 100 Portugueses já não podem gatinhar porque foram queimados vivos pela incompetência, incúria e desleixo de um “governo” não eleito!

      Liked by 1 person

  17. Expatriado permalink
    21 Outubro, 2017 23:51

    Os abelhas levaram nos cornos, mas não o suficiente.

    https://www.rtp.pt/noticias/pais/cartaz-motiva-violencia-em-manifestacao-contra-os-incendios_v1035443

    Gostar

  18. Procópio permalink
    22 Outubro, 2017 00:43

    “Fora da União Europeia, a única hipótese seria Puigdemont ligar a Trump, Putin e Xi Jinping. Mas, mesmo que consiga o número de telefone, não parece que estes lhe devolvam a chamada”!. Jorge Pereira da Silva. U. Católica. Uma opinião autorizada.
    O trump não falou, e se os outros já se deram ao trabalho?
    A procissão ainda vai no adro. Não são tão tolo como parece.
    Previram os contras que são muitos e também conhecem os prós.
    Sabem com quem pode contar no futuro. Sabem de certeza.
    Os euros fogem do bolso dos catalães, mas financiamento, vão ver, não faltará aos líderes da generalitat. Quantas mais dificuldades, melhor. Anima a malta e um dia os cravos vão para o lixo. Fica a litigância. A UE está tíbia e há outros focos a despontar.
    A culpa já está nos “franquistas” mesmo que já estejam há muito no cemitério.
    A história está cheia de surpresas.
    Para a Costa Brava não vou em 2018. Vai estar mesmo brava.

    Gostar

    • 22 Outubro, 2017 01:49

      Exacto, nunca se deve subestimar o adversário.

      Gostar

    • Luis permalink
      22 Outubro, 2017 05:06

      Por razoes de ordem historica, ha muito ressentimento contra Espanha por esse mundo fora.

      Ainda recentemente a National Geographic de la publicou uma reportagem sobre os mouriscos, que foram expulsos nos seculos XVI e XVII. No Magrebe ainda ha muita gente que se diz descendente dos mouros expulsos e que sonham com o regresso… depois ha ainda o ressentimento dos judeus, expulsos pelos reis catolicos…

      Falem com pescadores algarvios que tenham estado em Marrocos e contactado com locais. Ainda se diz que “um dia, ainda sera novamente nosso” por aquelas bandas.

      Algum pais do Norte de Africa ou Medio Oriente apoiara os nacionalistas da Catalunha?

      Gostar

  19. Arlindo da Costa permalink
    22 Outubro, 2017 02:08

    Ler estes nacos de prosa contra um chefe de governo (Carles Puigdemont), eleito democraticamente, e que tem o apoio de milhões dos seus concidadãos, dá vontade de vomitar.

    Há quem nasceu para viver abaixo de cão. E mais não digo…

    Gostar

    • 22 Outubro, 2017 03:08

      Porra, assiste-se à declaração do AC-DC acerca das “medidas” ontem aprovadas por causa das tragédias que ele tardiamente e a ferros entendeu qb e deparamo-nos com caras que por vários motivos (incluindo a idiotice) não nos garantem tranquilidade: Capoulas, Azeredo, AC-DC e Cabrita. Friso m’ai lindo não há…

      Liked by 1 person

    • 22 Outubro, 2017 03:14

      ó bellindocoiso,

      e não te deu vontade de vomitar quando PPCoelho ELEITO DEMOCRATICAMENTE COM APOIO DE MILHÕES DE CONCIDADÃOS (em maiúsculas para entenderes) foi afastado de exercer o cargo de Primeiro Ministro por causa duma golpada parlamentar da geringonça ?

      Abaixo de cão é a submissão do PC e do BE ao P”S” e vice-versa…

      Gostar

    • Luis permalink
      22 Outubro, 2017 05:01

      O dito sujeito nao respeita nem a Constituicao nem as leis do seu pais. Se o Alberto Joao Jardim fizesse o mesmo na Madeira, que diria?

      Gostar

    • A. R permalink
      22 Outubro, 2017 10:40

      Olhe, olhe que não …a maioria dos catalães não querem independência: sabem bem que terão uma Venezuela para aturar. E ser governado por alguém que nem um curso superior soube tirar de pois de mais de 10 anos a estudar, gastou e esturrou a herança dos pais não é um bom prognóstico.

      Gostar

  20. Luis permalink
    22 Outubro, 2017 04:59

    A Catalunha tem uma divida autonomica brutal e um estado regional sobredimensionado, alem de impostos e taxas que nao existem em regioes mais pobres de Espanha. A festa tem um fim e agora querem fugir as responsabilidades. A festa da comilanca do pote dos impostos acabou, e muita deste gente independentista tem a Justica em cima… e como ja nao tem nada a perder estao a lancar-se para uma especie de “tudo ou nada” atirando massas para as ruas. Para isso contam com a Educacao, dominada por professores e directores nacionalistas e da CUP, e com a comunicacao social regional, que como se viu no referendo e especialista em “fake news”. A unica solucao e muita coragem politica e limpar tudo com o artigo 155, acabando por exemplo com a doutrinacao nas escolas, mas Rajoy e brando, ao contrario do PSOE antigo, que por muito menos pos as Canarias na linha nos tempos do Gonzales. O PSOE antigo nao se misturava com radicais, o novo PSOE vai atras do Podemos…

    Gostar

  21. Luis permalink
    22 Outubro, 2017 05:10

    Os espanhois foram uns valentes nabos.

    No seculo XIX deram proteccionismo a Barcelona; as elites burguesas poderam assim vender os seus produtos sem concorrencia externa, enquanto o resto do pais pagava um preco mais alto do que pagaria com abertura do mercado. E assim se acumulou por la riqueza. O Franco promoveu a industrializacao da Catalunha, enquanto regioes como a Extremadura ou a Galiza ficavam para tras…

    Os catalaes nao sao mais ricos por “superioridade genetica”, como alguns julgam. E com golpada da extrema-esquerda, tudo desaparece em pouco tempo. Veja-se o que sucedeu com o PREC em Portugal… em 1974 o pais crescia e praticamente nao tinha divida externa, em tres tempos tinha o FMI a porta e a elite burguesa destruida.

    Gostar

    • Luis permalink
      22 Outubro, 2017 05:12

      Alem do mais ficando restritos a um mercado interno de 7 milhoes, mais pequeno que o portugues, e automaticamente excluidos da UE, la e ira o PIB pela fossa abaixo…

      Liked by 1 person

    • Arlindo da Costa permalink
      22 Outubro, 2017 21:43

      Os catalães são mais ricos porque são mais produtivos, trabalhadores e empreendedores. Não passam o tempo em touradas e música cigana.

      Gostar

  22. Luis permalink
    22 Outubro, 2017 05:15

    A gaja da CUP, a Anna Gabriel, ate defende que as criancas devem nao devem ser criadas pelas familias, mas sim por “todos”, como nas tribos. Se lhes derem trela com o tempo acabam por obrigar toda a gente a viver em “comunas” como fizeram em Moscovo, onde ate partilhavam as mulheres uns com os outros… mas as novas “comunas” serao mais “modernas”… e certamente havera partilha de homens com outros homens e mulheres com outras mulheres…

    Gostar

Indigne-se aqui.