Saltar para o conteúdo

O código saiu pela culatra

1 Fevereiro, 2018

indi

 

Logo na sequência de abertura do filme Os Salteadores da Arca Perdida, Indiana Jones, depois de recuperar o ídolo de ouro das mãos do guia que o traíra, é perseguido por uma gigante bola de pedra da qual tem de fugir a toda a velocidade por forma a não ser implacavelmente esmagado. Havendo algum fundo de verdade nas abordagens psicanalíticas de Freud, Jung e outros, e eu julgo que há, é extremamente provável que, ultimamente, o ministro das finanças Mário Centeno ande a acordar a meio da noite, ensopado em suor, depois de ser assombrado por pesadelos que o colocam nessa correria febril à frente do monólito redondo, desempenhando o papel que, na fita, era de Harrison Ford.

Ser esmagado por uma bola, mesmo que de futebol, como é o caso que tem enchido as páginas dos jornais, não é um fenómeno raro no nosso país. Ainda há pouco tempo, por causa de uns jogos da Selecção Nacional no Campeonato da Europa, três secretários de Estado foram obrigados a arrumar a secretária e a mudar de vida, levando o Governo a, posteriormente, aprovar um código de conduta ligeiramente pueril e beatinho que proíbe os seus membros de aceitarem qualquer oferta de valor superior a 150 euros. Mas agora que Centeno, a estrela da companhia, teve a infeliz ideia de pedir uns bilhetes para ir ver o Benfica, o moralismo deixou de ser conveniente e de todo o lado surgem as mais divertidas interpretações do referido código.

De todas essas interpretações, a minha preferida, de longe, é a “teoria do não está à venda”. Como o ministro solicitou lugares na tribuna presidencial, que não são comercializados nas bilheteiras, dizem ser impossível fazer o enquadramento do limite dos 150 euros. Ficamos assim a saber que se a Gulbenkian oferecer ao secretário de Estado da Cultura um daqueles pósteres dos cães a jogar bilhar encaixilhado numa moldura bonita, este está tramado; no entanto, se no lugar dos simpáticos canídeos a Fundação lhe der um dos Amadeo de Souza-Cardoso da colecção, já não há qualquer problema, uma vez que as telas do famoso modernista não estão disponíveis no mercado.

Miguel Sousa Tavares, defendendo Mário Centeno no seu comentário televisivo, afirmou que, por causa deste tipo de exigências, qualquer dia ninguém quer governar Portugal. Não podia estar mais de acordo com o comentador. É uma observação tremendamente perspicaz e basta analisar o que se passou nas últimas legislativas para a confirmar. Neste país, o desapego ao poder é já tão grande, que foi preciso ir pedir encarecidamente ao 2º partido mais votado nas eleições que fizesse o sacrifício de assumir as funções executivas, sob pena de ficarmos para sempre numa situação de sede vacante. Felizmente para todos, António Costa, num bonito acto de abnegação, sacrificou a confortável reforma antecipada que o esperava, e acolheu as súplicas em prol da felicidade da nação. Assim sendo, é de toda a justiça que não o incomodemos muito com os aborrecidos diplomas legais que ele próprio elaborou.

 

36 comentários leave one →
  1. Manuel permalink
    1 Fevereiro, 2018 10:29

    Esse Sousa Tavares defende tudo o que é bandido. Sobre o Centeno, aguardemos o desenrolar do processo, mas a elite plutocrática tenta branquear o que se passou, o que aumenta as suspeitas.Não acredito que estejam em causa bilhetes para a bola.

    Gostar

    • 1 Fevereiro, 2018 11:44

      De facto é estranho que todo o maralhal político da extrema-esquerda à direita esteja a defender o MCenteno. Também no Parlamento Europeu todos (incluindo os euro tugas) o defendem.

      Liked by 1 person

      • 1 Fevereiro, 2018 11:48

        Ou seja, querem JÁ que uma investigação se lixe, a ética, a honorabilidade, o abuso de poder, a Lei penal (se necessária para o caso) vá às malvas.
        Logo à partida protegem-se uns aos outros !?

        Gostar

    • BandoDeCorruptos permalink
      1 Fevereiro, 2018 16:28

      MST o cocainómano das orgias aventaladas?! Aquele que diz o que lhe mandam dizer? Como o Jorge bêbado ex-pr que está gagá e nem as horas é capaz de dizer, mas dá entrevistas no expresso do bolsanamão cocainómano do bilderberg?!

      Liked by 1 person

  2. Procópio permalink
    1 Fevereiro, 2018 11:04

    Parabéns pela palavra abnegação. A matilha todos os dias a demonstra e muito se sacrifica. Basta ver e ouvir os pressititutos e as pressitutas diariamente na têvê. É natural que no dia do voto surja a recompensa.
    O semtino trabalha incessantemente com os números para tornar óbvia esta realidade.
    Cativa inspirando-se quiçá em Malaquias – “abrirá as comportas dos céus e realmente despejará sobre nós uma bênção até que não haja mais necessidade”. — Malaquias 3:10
    A dedicação altruísta em servir-nos oculta a tal bola gigante que o persegue.
    Não há-de ser nada. Se a coisa correr mal também temos bons hotéis, pois então!

    https://www.dinheirovivo.pt/internacional/galeria/a-prisao-de-luxo-onde-estiveram-11-principes-sauditas/

    Para já, que se lixem os ingratos. Não entendem como “o amor genuíno está longe de procurar os seus próprios interesses”. — 1 Coríntios 13:5.

    Gostar

  3. Procópio permalink
    1 Fevereiro, 2018 11:07

    Eu sei, eu sei, querem saber quem são os príncipes. Por favor, abram os olhos.

    Gostar

  4. weltenbummler permalink
    1 Fevereiro, 2018 11:14

    do Palito Métrico
    ‘in oculum descansum est’

    Gostar

  5. LTR permalink
    1 Fevereiro, 2018 11:31

    Ontem foram prender um tipo ao aeroporto e como já não era o sócrates, passa. As frases são recorrentes: isto é ridículo, não há acusação nenhuma; não há lá nada; é um processo politico; a acusação não tem nada; isto não se admite; há que tirar conclusões (arranjar um caso conveniente para depois justificar o despedimento da procuradora e sonhar com o retorno do trio abafador). O artigo 375º não existe na cabeça do Tavares – está reservado para enfeitar um gajo qualquer “de direita” quando for necessário. Curioso é que quando se trata do Trump, Relvas e Passos até os códigos morais e éticos se aplicam. Temos um bom retrato da miséria humana.

    Gostar

  6. 1 Fevereiro, 2018 11:42

    SérgioBCosta,
    acutilante post.
    O caso não são os dois bilhetes para o camarote, mas esse “piqueno” à vontade com que o poder político se relaciona com certa gente…
    Depois dos bilhetes o que houve antes e terá havido depois ?
    Tenho esta conclusão: muito mau e débil seria um governante se se deixasse subornar com dois convites. Se houve algum favorecimento, este não teria sido pedido por um intermediário superior ao ministro ?
    O futebol e a clubite descontrolada por vezes leva pessoas à irracionalidade…

    Gostar

    • Manuel permalink
      1 Fevereiro, 2018 11:45

      O homem que fala de tudo e um par de botas, está em silêncio, acredito que seja da convalescença.

      Gostar

  7. Mario Figueiredo permalink
    1 Fevereiro, 2018 11:45

    No fundo, tratou-se nos corredores da política e junto dos meios de comunicação social o caso Centeno como mais uma cabala. Num país onde metade da população é inocente e a outra metade faz cabalas, não há lugar para culpados. Mas acima de tudo não há lugar para o regular e normal funcionamento das instituições judiciais e do Ministério Público. Não é de admirar. Desde quando o Socialismo alguma vez se deu bem com Separação de Poderes, quando esse termo é o perfeito oposto da sua ideologia.

    Liked by 1 person

  8. 1 Fevereiro, 2018 12:04

    João Palma, ex-presidente do Sindicato dos Procuradores, afirmou –denunciou– hoje que a fase mais negra da justiça tuga foi durante o governo do JSócrates em conluio com o PMonteiro.
    …Entretanto, o actual governo do P”S” + bengalas do PC e do BE vai RETIRAR Joana MVidal da PGRepública, pois claro, que abuso esse por mexer na justiça ?

    Liked by 1 person

  9. 1 Fevereiro, 2018 12:08

    No próximo jogo na Luz entre o SLB e o SCP ou no SLB-FCP, veremos novamente o AC-DC e o MCenteno a ladearem o Vieira ?

    Gostar

  10. Francisco permalink
    1 Fevereiro, 2018 12:09

    O que eu acho tremendamente hipocrita é condenarem uma pessoa esquecendo todas as outras que fazem o mesmo. Foi o Centeno que foi a um jogo de futebol com bilhetes oferecidos para a tribuna presidencial?

    Gostar

    • LTR permalink
      1 Fevereiro, 2018 12:30

      Quando eu pratiquei o meu segundo assalto a um banco, também aleguei com a ocorrência do primeiro, mas o procurador e o juiz não gostaram do redondo da argumentação e mandaram-me ir passar umas férias à cadeia.

      Gostar

      • 1 Fevereiro, 2018 12:33

        ó Francisco,

        vc. é ingénuo ou quer fazer dos outros parvos ?

        Gostar

    • carlos alberto ilharco permalink
      1 Fevereiro, 2018 23:18

      Pela milésima vez, esclareço que os bilhetes não foram oferecidos, foram pedidos.
      Parece igual,mas não é.

      Gostar

  11. licas permalink
    1 Fevereiro, 2018 12:19

    Chego a pensar nos meues momentos de angústia (deve ser dos fármacos de que tenho de depender) que a grande invenção, a necessária e sempre recorrente pelos ESQUERDOS, é precisamente a DIREITA. . . Sem esta como ela se descartaria do seu completo, profundo, constante Estado de Graça quando pretende justificar os constantes erros e aberrações, pergunto.

    Gostar

    • 1 Fevereiro, 2018 12:35

      Certa Esquerda está actualmente mais atenta, interesseira e lambona pelo Centro — não confundir Centro lambido num local com pentelhos.

      Gostar

  12. licas permalink
    1 Fevereiro, 2018 12:39

    MJRB PERMALINK
    1 Fevereiro, 2018 12:04

    Ele, o P.S., sabe quão lhe é desfavorável um Poder Judicial
    independente do Parlamento,
    Et pour cause. . .

    Gostar

    • 1 Fevereiro, 2018 14:47

      licas,

      .”mas não há corrupção em Portugal !” — Cândida Almeida, procurado da república. Se ela o diz… Né ?

      Gostar

  13. licas permalink
    1 Fevereiro, 2018 14:41

    O Karl está completamente desatualizado: luta de classes, uma ova. Ouvi Evo Morales:a liberdade de expressão é uma concessão do Estado. [entendendo-se que pode atribuível ao Povo] , Por conseguinte a Esquerda, desde que se veja ameaçada no seu Impérium, . . Aliás é o que se tem visto sistematicamente em todos os Governos de Esquerda: quém mais ordena não é de certeza o Povo.
    Exemplos adicionais : Rafael Corrêa Delgado (Equador), Fidel e Raúl Castro (Cuba).
    Caso curioso o da Venezuela, mas percebe-se bem. As Forças Armadas completamente comprometidas com o Govêrno Maduro ainda permitem alguma liberdade de imprensa, os que protestam nas ruas, esses, são mortas a tiro, e se enclausuradas ou “desaparecem” ou morrem nas celas “suicidando-se” após tortura.

    Liked by 1 person

  14. FGCosta permalink
    1 Fevereiro, 2018 15:09

    O que o tudólogo Miguel S Tavares disse foi que “qualquer dia, não há ninguém, no seu perfeito juízo, que queira governar Portugal“
    Ora isso já acontece. Há que reconhecer que o homem, de vez em quando, acerta…

    Gostar

  15. Arlindo da Costa permalink
    1 Fevereiro, 2018 16:19

    Lendo este texto ficamos a saber de como é feito o crânio de muitos portugueses!

    Gostar

    • LTR permalink
      1 Fevereiro, 2018 16:30

      É quase só osso. Por isso é que as pessoas normais se preocupam mais com o cérebro do que com o capacete 🙂

      Gostar

  16. 1 Fevereiro, 2018 17:12

    O Ministrio Público arquivou hoje o caso Centeno.
    Conclusão: aqueles dois convites “não podiam ser vendidos”, por isso o ministro “fez muito bem” (AC-DC dixit) em ir à bola.
    E siga o baile.
    Com o que está a acontecer desde Terça-feira, o AC-DC e o Centeno voltarão a ladear o Vieira no camarote ?

    Gostar

  17. José Domingos permalink
    1 Fevereiro, 2018 17:14

    Historicamente o ps dá-se mal, com o chamado estado de direito. Só se for a versão deles. Poderemos começar pelo ouro saído do BdP, ainda os cravos não tinham murchado, depois o livro do Dr. Rui Mateus, que foi censurado, e que entretanto o dito deve estar com dores de barriga, de tanto rir com o circo da naçãozinha, depois vem o freepoort, depois a casa pia, muito mal explicado e muito enevoado, e que custou a carreira ao juiz Rui Teixeira, não ficou fácil de saber quem é quem, agora o marquês, que está em banho maria. Os submarinos estão no fundo e silenciosos, no pasa nada, um pequeno da forrestal foi julgado e preso em seis meses, num país atrasado.
    Agora esta situação da “justiça”, onde o cidadão pagante e temente da AT, tem finalmente a certeza que vive num país da treta.
    Dos processos chamados grandes, pode-se duvidar quem “julgou o quê, a troco de”, é vergonhosa a atitude da classe politica, que mais não faz que tratar da vidinha dela.
    Talvez não fosse má ideia, dar uma volta por estes processos antigos, e saber quem são as damas e os cavalheiros.
    Os julgamentos agora, fazem lembrar aqueles tribunais dos filmes de cowboys spaghetti dos anos setenta, onde o juiz negociava no tribunal a sentença a quem pagasse melhor.
    A novela promete, a barraca abana e bem, agora batemos no fundo, no século xxi, um esgoto a céu aberto, na Europa.
    Um Juiz, deverá ser por opção de vida, um Homem impoluto. A escolha foi dele e como tudo na vida tem custos.

    Gostar

  18. licas permalink
    1 Fevereiro, 2018 19:38

    Marcelo acaba de pronunciar-se (SIC) acerca das “borlas” na Luz ao Centeno & Filho: tem seguido o caso desde o princípio e aprova o arquivamento porque não vê ilícito. . .
    (Coerentemente deve estar a lembra-se de uma final da Taça da EuropaEm que wateve envolvido um avião das FFAA)
    E uma dúvida: os bilhetes foram “paga” de que favores do Centeno aos “rubros”?
    Porventura haverá um “Gang da Bola” sem nós sabermos?

    Gostar

  19. licas permalink
    1 Fevereiro, 2018 20:44

    O Centeno chegou-se ao Primeiro e disse
    Ponho o meu lugar à disposição de V. EXcia
    Retorquiu o Gajo (assentando-lhe a mão aberta na banda do casaco):
    Porquê? Por causa dos bilhetes da bola?Tás és maluco, pá!
    (então eu ia prescindir do Ronaldo das Contas, apenas por isso!, never, jamé!

    Gostar

  20. Francisco permalink
    2 Fevereiro, 2018 12:36

    O verdadeiro julgamento é aqui. A justiça não serve para nada. Fechem-se os tribunais porque a internet é que é a verdade.

    Gostar

  21. 3 Fevereiro, 2018 10:21

    Grau zero. Ridiculos aos olhos dos portugueses, são o seguro de vida de Costa

    Gostar

Indigne-se aqui.