Saltar para o conteúdo

Este Governo é um lixo

27 Maio, 2018

É todos os dias isto. Notícias atrás de notícias a dar conta de mais trafulhices, de mais roubalheira, de mais corrupção. Um fartote de ilegalidades à descarada a que chamam depois de descobertos, “lapsos e percalços” (estão a gozar literalmente connosco) como se fossemos todos mentecaptos! Não há pachorra para tanto abuso de poder à luz do dia enquanto se movimentam como se tudo isto fosse perfeitamente normal num Estado de direito. Só numa semana (sem mencionar os casos acumulados durante os três anos de governação) foi uma catadupa de acontecimentos vergonhosos que nos coloca ao lado dos países mais subdesenvolvidos! É a indecência a governar como na Venezuela! Siza Vieira é agora o protagonista do “filme” (mais um) onde contracena com Ivo Rosa e António Costa . É isso mesmo. Um no MAI, outro na Justiça, outro como 1º Ministro. Que fantástico!

Esta semana foi a notícia de que António Costa fez especulação imobiliária (sim ouviu bem). Usando o seu status de 1º Ministro comprou a um casal de idosos uma casa no Rato por 55 mil, valor muito abaixo do preço de mercado, vendendo dali a 10 meses pelo dobro insinuando que era para a filha, coitadinha, que queria morar ali pertinho do café do irmão. Que ternura! Nada disto teria tido grande importância se não tivesse este mesmo condenado até à exaustão estas práticas nos privados (essa “raça” de gente que ele persegue). Vamos recordar o que foi dito por ele: “O PSD e CDS criaram uma lei das rendas injusta e desumana que nem os idosos poupa a especulação imobiliária”. Está a ver o carácter desta criatura? Pior: usou a confiança depositada pelo casal, que tinha melhor proposta, por ser o Ministro de Portugal. Abominável. Ora a transacção deveria ter sido comunicada ao TC em 60 dias. Só o foi passados 287 e a venda 71 dias depois. Costa alegou lapso. Pois está claro. Esse “senhor lapso” tem as costas largas. Nada de novo.

Seguiu-se outro artista, Siza Vieira, aquele advogado cuja Sociedade de Advogados, a Linklaters, assessorou o contrato do SIRESP assinado por Costa e Constança em 2006 e o transformou naquilo que é hoje: um negócio que iliba a empresa de qualquer responsabilidade em caso de catástrofe. Não é digno de génio? E que depois foi contratada de novo por Constança para dar um parecer sobre essa mesma cláusula!! Ou seja, contrataram a “raposa” para verificar a segurança do “galinheiro” cujo sistema foi implementado por essa mesma “raposa” e fazer assim uma análise “independente”. Veio agora a público que este camarada tinha constituído 24h antes de tomar posse como membro do governo de António Costa, uma sociedade imobiliária – que não possui desde então qualquer registo de actividade – vocacionada para a administração de bens próprios e alheios, assim como actividades de consultadoria, da qual se esqueceu de desvincular por ignorar as incompatibilidades. Assim como se esqueceu que um advogado não pode ser detentor de empresas de imobiliário. Sim porque há que lhe dar desconto. Não é por ser advogado que tem de ter a legislação toda na ponta da língua, não é? Pois. Soubemos ainda que se esqueceu de mencionar que também era presidente da Mesa da Assembleia Geral da Metro e Transportes do Sul S.A. enquanto ministro! Também se esqueceu, coitadito, que fez uma reunião com os chineses em particular antes da OPA, os mesmos que tinham sido seus clientes na Linklaters e pediu só mais tarde escusa do processo. Há 4 meses que o Parlamento espera por respostas a esta trapalhada toda onde se verificou para cúmulo que além dos “lapsos” por “ignorância”, actualizou o seu histórico de actos societários alterando datas. Olha só que interessante.

Outro lapso, precipitado por este, esta semana, foi o do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto que teve de ser alertado pela Assembleia da incompatibilidade do seu cargo com a empresa que possuía. Meu Deus é só gente ignorante!

Mas a semana teve seu “momento alto” quando todos assistimos incrédulos às movimentações das “peças do tabuleiro político” do juiz Ivo Rosa que nos fez relembrar os “saudosos” Pinto Monteiro e Noronha do Nascimento. Primeiro com o levantamento do estatuto de arguido a Manuel Pinho, depois com a ordem de destruição de e-mails e por fim o impedimento ao MP de acesso a dados bancários e fiscais de Mexia! Ora digam lá se isto não vos lembra nada? Eu ajudo: a limpeza de provas com os casos de corrupção que envolviam Sócrates.

A juntar a isto, que já é muito, tivemos de ouvir Costa no Congresso do PS afirmar com todos os dentes que tem na boca (e falta de vergonha também) que provaram que era possivel “sair da austeriade” sem sair do euro mesmo com dez subidas consecutivas de combustiveis – e mais uma a caminho – e as cativações escandalosas. Que o PS está na linha da frente no combate à corrupção mesmo com todos os casos de corruptos políticos do PS revelados agora como não há memória em Portugal (a menos claro, que se esteja a referir ao “combate” na eliminação de provas). Que o PS é o partido que melhor governa as finanças públicas mesmo com três bancarrotas no currículo e mais uma a caminho, onde aproveitou para aplaudir Sócrates o pai de uma delas.

Este governo é um lixo. Um bando de gente que se julga acima do poder, imune à justiça, fazendo os maiores atropelos possíveis às leis com um sorriso cínico de quem sabe que ninguém os vai punir, enquanto se mantiverem no poder, por mentirem, aldrabarem, enganarem toda uma Nação. Parafraseando Moita Flores: “A curto prazo a principal organização criminosa de um país será o próprio Estado.” Confirma-se. 

18 comentários leave one →
  1. Juromenha permalink
    27 Maio, 2018 16:04

    Permita-me : Este “governo” é um lixo.
    Cpmts.

    Liked by 2 people

  2. Manuel permalink
    27 Maio, 2018 16:16

    Excelente!

    Liked by 2 people

  3. 27 Maio, 2018 16:18

    pistáchiogate!
    depois admiram-se de cair no ridículo !
    A ver vamos quando formos a votos.

    O povo psdsds é sereno, votou em Oeiras em quem se provou que tinha metido a mão na caixa das bolachas, votará em portas dos submarinos ou casaco da coelha aonde quer que se candidatem. Esses sim, são gente de confiança.

    Em pistachios é que nunca! não vá o produtor invadir a Assembleia da República com toneladas de aperitivos e ficar rico… à custa do povo!

    Liked by 1 person

  4. Vitor permalink
    27 Maio, 2018 16:18

    Ivo Rosa. O resto são fait divers.

    Gostar

  5. pitos permalink
    27 Maio, 2018 17:05

    Só para lembrar: «lapso» em latim — a sua origem — quer dizer «caído»

    Gostar

  6. procópio permalink
    27 Maio, 2018 17:16

    Lixo tóxico.
    Vitor, os fait divers vão ser os preferidos dos merdia.
    Há quem esteja na linha da frente do branqueamento.
    Embora os tugas não se impressionar com actuações do tipo do noronha, do ex pgr, mais a candidinha e actual M. Justiça, convirá seguir o enredo e relacionar com os offshores.

    Liked by 1 person

  7. 27 Maio, 2018 17:44

    Muito bem, Cristina !

    Este governo, estes políticos de terceira categoria, o abuso de poder como se todo o país fosse deles, a falta de estatura moral, causa-me náuseas, literalmente náuseas !

    Há pouco ouvi o cada vez mais MarceloCarmonaThomaz na Feira do Livro. Segunda ida ao certame. Não para comprar livros, mas para passear e provocar (!) cumprimentos, selfies (sintomático o nível das frases que recebe e retribui). O que disse de essencial e propositadamente o MCThomaz às TV’s e aos tugas ? Tudo fará para manter a paz no país, a geringonça !, mais o seu amado AC-DC/P”S” no poder.
    País muito pobrete a todos os níveis…

    Um partido-governo que em pleno congresso interrompe “os trabalhos” para assistir a um jogo de futebol, devia fazer reflectir a maioria dos tugas, no mínimo, raio de gente é essa que supostamente esteve no conclave a decidir políticas para o país ? Mas os tugas precisam, respiram futebol…

    Liked by 2 people

  8. 27 Maio, 2018 17:55

    Certas “coisas” intrigam-me neste país. Por exemplo, o P”S”, partido endividado em muitos milhões, com sedes regionais e locais falidas (e devedoras de rendas, luz), faz o congresso que acabou hoje com um caríssimo aparato visual e farta logística não menos dispendiosa… Terá nova árvore das patacas no seu jardim da sede no Rato ?

    Liked by 2 people

  9. 27 Maio, 2018 18:00

    Ontem e hoje ao ouvir ocasionalmente certa gentinha sno congresso sobre corrupção, mais náuseas me provocaram. Não têm vergonha alguma nas trombas e só eles&elas sabem a esperança numa mão negra e outra amarela que livre o amado “menino de ouro” das barras dos tribunais… Muuiiiiiiita dessa e outra gentalha indevidamente usufruíu do regime Sócrates…

    Liked by 2 people

  10. 27 Maio, 2018 18:44

    Republicou isto em Palhota-da-Malamala.

    Gostar

  11. procópio permalink
    27 Maio, 2018 18:52

    O lixo cheira mal. Como desejariam governar.
    O pedrito nunes sem santos arrotou no congresso a máxima célebre:
    “de cada um segundo as suas capacidades, a cada um conforme suas necessidades e desejos”. O kosta também aprendeu em menino, embora ultimamente não faça uso. Ele não quer deixar de passear pela europa.
    A máxima aponta para o paraíso na Terra, não condicionar o consumo à medida do trabalho realizado.
    Que acontece nos países onde foi aplicado? Em 75 vimos só um pouquinho, o meu avô, preso pelo copcon, “por lapso”, diz que foi pena não termos visto mais.
    Esta filosofia completamente ultrapassada leva entre outras medidas avariadas a nacionalizar os meios de produção e a planificar à sua maneira. Ninguém está a dizer que algumas empresas chave não devam ser controladas pelo Estado.
    Quando o processo não resulta a bem, tentam a mal. Resolvem o quê?
    Suprimem a exploração? Antes pelo contrário.
    Podem abater os patrões, mas não resolvem problema nenhum e acabam por criar o caos. Há sempre alguém para culpar. O caso de António Champalimaud é paradigmático.
    Quem passa a dirigir a produção, e como o fará? Os predestinados.
    Quando essa nova categoria de indivíduos assume a gestão começa a criar privilégios para si mesma, aumenta e consolida pressurosamente estes privilégios. O nepotismo do césar impoluto, um menino tosco à beira do pedrito e outros abencerragens, é uma amostra.
    Assim reforçam o monopólio das funções de direcção em termos totalitários e asseguram a transmissão destes privilégios a amigos e descendentes.

    “Os olhos que só enxergam a mentira quando percebem a verdade, cegam.” Lutero.

    Liked by 2 people

  12. 27 Maio, 2018 19:17

    Brilhante texto Cristina Miranda, é de louvar pessoas (poucas) como a Senhora que ainda tem força e coragem para assinalar desta forma os defeitos do regime. O polvo é sólido e prolixo e a luta não tem equidade…até um dia!

    Liked by 2 people

  13. LTR permalink
    27 Maio, 2018 19:24

    O desplante do tipo a tentar comprar o voto dos madeirenses com promessas de milhões é surrealista e ao mesmo tempo de uma infantilidade protozoária.

    Liked by 1 person

  14. Arlindo da Costa permalink
    27 Maio, 2018 20:28

    Que falta de patriotismo.

    E a oposição? É ouro? e a Drª Cristina é um diamante?

    Mais ponderação e lucidez, exige-se….

    Gostar

  15. Rocco permalink
    28 Maio, 2018 00:44

    O (des)governo é uma meeeeeeerdaaaa!!!!

    Liked by 1 person

  16. 28 Maio, 2018 08:24

    A Cristina escreve “sem papas na língua”. Isto sim é oposição. Os partidos da oposição podiam vir aqui buscar os seus posts. Parabéns!

    Gostar

  17. 28 Maio, 2018 08:52

    Uma fatia considerável da sociedade portuguesa quer lá saber das “trafulhices” sejam do Costa. Siza, Vara, Zenal, Salgado, Sócrates, Ruy Rangel, Galante e mais uma longa lista de personalidades ligadas a trafulhices.
    O futebol è que comanda as mentes.

    Liked by 1 person

Trackbacks

  1. Este Governo é um Lixo – PortugalGate

Indigne-se aqui.