Saltar para o conteúdo

Sai Marques Vidal, entra em cena Sócrates

28 Setembro, 2018

Foi interessante assistir à rentrée do desaparecido Sócrates exactamente depois de conhecida a saída da actual PGR. Coincidência? Nem um pouco. Era exactamente o momento esperado para iniciar novas “conferências” da treta,  já com peito mais cheio e mais confiante sobre aquilo que ele mais bem conhece e até é expert: a corrupção e  o Processo “Operação Marquês”. Reparam no ar de satisfação com que se referia à saída de Joana Marques Vidal? Reparam como ele insistiu  em salientar a  importância deste momento para a “democracia”? Pois bem. Se repararam é porque viram o inevitável: Sócrates sabe o quanto esta saída o vai beneficiar. Simples.

Ninguém ficaria feliz com uma substituição, ainda por cima por alguém de quem não se conhece ainda o trabalho, de quem não se sabe como vai conduzir todos os processos em que ele próprio está implicado, se não tivesse tido uma garantia que ela, a nova PGR, vinha para solucionar o imbróglio em que está metido. Ninguém! Como pode ele ter a certeza que isto lhe vai correr de feição para já estar a festejar! Ela até pode ser mais dura e inflexível que a Dra. Joana Marques Vidal, ou não?  Pois. É só reflectir um poucochinho…

Porque na verdade, teoricamente, não sabemos ainda como é a nova eleita. Nem fazemos ideia se ela será mais sagaz a capturar corruptos! Não sabemos! Ou será que só nós, cidadãos é que não sabemos o que vem aí?

Mas há mais: a ex-namorada não resistiu também em manifestar sua grande satisfação com esta substituição ao mandar um “tweet”. Porquê? O que traz de tão bom assim a nova PGR para todos se regozijarem desta maneira? Isto é normal?  Não me parece.

Não deixa de ser curioso também, ver estes dois a bater palmas à saída da ilustre PGR demissionária numa altura em que sai notícia sobre uma investigação da PJ à corrupção no Parque Escolar. Lembram-se do projecto megalómano de Sócrates onde havia dinheiro para tudo e um par de botas, sem transparência, com valores abismais, descontrolo total, com derrapagens colossais, obras sobrevalorizadas,  outras com luxos inimagináveis, outras que nem sequer viram investidos um parafuso numa porta? Pois é. Irá este caso como tantos outros em que o mestre Sócrates está envolvido por corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal qualificada, no quadro da Operação Marquês, acabar como o Freeport e todas as pessoas que o levaram a tribunal, silenciadas?

Será o futuro a responder a todas estas dúvidas. E nós não podemos deixar de estar atentos e exigir que a justiça, que não nos perdoa quando ficamos a dever uns míseros euros,  com penhoras e cadeia, deixe escapar quem lesou com milhões a Nação. Não podemos!

De que ri Sócrates? O tempo logo dirá.

51 comentários leave one →
  1. Rão Arques permalink
    28 Setembro, 2018 09:14

    O mais lamentável é ver Marcelo a apadrinhar indecorosa e incessante pantomina.
    Nem merece a repetição das arrochadas com que o tenho brindado sem descanso.

    Liked by 4 people

  2. LTR permalink
    28 Setembro, 2018 10:21

    Se calhar as pessoas pensaram mesmo que há meses o PS de repente tinha ficado todo contra o sócrates como se tal cambalhota pudesse aparecer do nada sem a mão de alguém. O que é interessante nisto tudo é que boa parte das táticas, movimentações e descaimentos radiofónicos de ministros ou satélites atlânticos aparecem como que por acaso na comunicação social quando o Dart Vader bonzinho está a viajar ou de férias. Aliás, ele mal aparece porque o presidente explica por ele e com as calças na mão os grandes feitos da governação. Para isto descer ao primitivismo do PT de Lula basta mandarem-nos o fricorífico para casa e já está.

    Liked by 1 person

  3. 28 Setembro, 2018 11:03

    Na sua aparição nas televisões, como foi interessante ver o Sr Eng Sócrates a atacar a Direita, esse bando de malfeitores que o que querem é sacrificá-lo porque não têm mais nenhum projeto para Portugal.
    De homens de Esquerda como o Sr Eng Sócrates é que Portugal precisa para se desenvolver.
    Força camarada Sócrates! Assim vamos lá.

    Gostar

  4. Jorge permalink
    28 Setembro, 2018 11:48

    Estas sábias opiniões permitem deduzir que só JMV tem capacidade e perfil para o lugar. Pobre País que está entregue a esta gente, basta ver que o Passinhos e o Cavaco já estão a pôr a cabeça de fora….

    Gostar

    • becas permalink
      28 Setembro, 2018 16:07

      Jorge “passinhos e cavaco com a cabeça de fora ” A REAÇÃONÃOPASSARÁ

      Gostar

  5. 28 Setembro, 2018 12:00

    Cristina Miranda,
    caras e caros comentadores,

    Eu tinha-me prometido que se Joana Marques Vidal não fosse reconduzida (sinal de que o país estaria de facto caótico, irremediavelmente manietado não só na justiça e refém de rumos preocupantes), afastar-me-ia de quase tudo o que acontece no país, inclusivé colocar no Blas (e só no Blas escrevi) uns bitaites.
    Assim, porque já antevi o que e quem desprezarei (PR incluído), é a vossa vez de malharem sem piedade em quem não respeita o comum concidadão.
    Este país precisa urgentemente de drásticas rupturas.
    Esgotou-se-me a paciência, mas atento.
    Abraços, tchausinho (já sei, “vai e não voltes”).

    Gostar

    • santos permalink
      28 Setembro, 2018 15:00

      Neste Pais está tudo doido . A JMV teve culpas nas adopções da IURD . Permitiu durante anos a permanente violação do segredo de justiça relativamente a socrates ; mas o ridículo de mandar prender um curioso funcionário judicial que foi bisbilhotar um processo do benfica ; JMV não investigou , não julgou , não condenou , apenas perseguição e vingança . O MP é um centro de corrupção ? Aqui muito haveria a dizer ….E o mais gritante foi o caso dos submarinos … Passos vem sua defesa (pudera já esqueceram a Tecniforma? Cavaco vem em sua defesa (pudera já esqueceram BPN/SLN ?) . A dinastia JMV foi o período onde o Estado de Direito mais se degradou . E o Povão foi estupidamente na conversa da propaganda de ataque aos poderosos , e bem pode ir juntando uns tostões para pagarmos umas chorudas indeminizações

      Gostar

    • 29 Setembro, 2018 10:50

      Vå ficando. Sei que discordamos mais do que concordamos, mas inteligência é sempre inteligência. Boas opiniões de outros ajuda a formar a minha.

      Gostar

  6. CASTANHEIRA permalink
    28 Setembro, 2018 12:23

    A mafia social-estatista descaradamente a capturar novamente a justiça?
    É legítimo assim pensar dadas as ligações do poder actual a acusados , indiciados e outros em perspectivas disso. Isto seria o suficiente para num PAÍS DEMOCRATICO haver enorme escandalo e consequências .Por cá , quem tem o poder decide mal com argumentos falaciosos mas os JORNALEIROS de serviço nos “meadia” fazem a lavagem , fazendo crer que nada se passou.

    Gostar

  7. JPO permalink
    28 Setembro, 2018 12:28

    Já aqui escrevi que o PS não suportava a ideia de ter um secretário geral condenado a prisão. Para além de defender qualquer membro da seita, o PS investiu muito em Sócrates. Recorde-se que Jorge Sampaio, então PR, só dissolveu a Assembleia da República e despediu Santana Lopes do governo quando José Sócrates estava em condições de disputar as eleições legislativas de 2005, quase com garantia de as vencer. Como venceu.

    Liked by 1 person

    • LTR permalink
      28 Setembro, 2018 12:46

      E com a ajuda de quem?:

      “E Marcelo bem soube capitalizar o seu papel de arauto da liberdade, encenando, nessa altura, uma ida ao Palácio de Belém, depois de um pedido de audiência ao então Presidente Jorge Sampaio, para se queixar do atentado à liberdade de expressão.”

      Deu muito jeito o telefonema de Rui Gomes da Silva. Na altura a estabilidade não interessava! É espantoso este homem! Sobre os comentários que eram alvo de Silva, como ao comentário-resposta a Cavaco Silva de ontem sobre o estranhíssimo caso da PGR, esquivas e caneladas rasteirinhas. O problema é que quando Cavaco fala, já conhece o filme.

      Liked by 1 person

  8. Procópio permalink
    28 Setembro, 2018 12:56

    MJRB, nem mais. Atentos. Apesar de tudo, poderá haver males que vêm por bem.
    A persistência no escândalo, a certeza da impunidade, a cobertura dos aventais e a força do dinheiro roubado nem sempre fazem milagres.

    Gostar

    • 29 Setembro, 2018 02:48

      Procópio,

      Atentos e com a culatra (cívica) puxada atrás.
      Foi um prazer lê-lo.

      Gostar

  9. mg42 permalink
    28 Setembro, 2018 13:03

    Se existe algum culpado pelo que está a acontecer e pelo facto de hoje terem uma gerigonça no poder com o PS no leme, só podem agradecer ao Passos Coelho e ao PSD naquilo que fizeram em 2010.

    Gostar

    • Mario Figueiredo permalink
      28 Setembro, 2018 15:42

      Que foi? Explique lá…

      Liked by 1 person

    • mg42 permalink
      28 Setembro, 2018 18:12

      O ps e o regime, agradecerá para sempre o sacrifício do cordeiro(ou do coelho), que lhes veio livrar do pagamento dos seus pecados .

      “2010” ,assim mais precisamente em 2011…

      Gostar

      • Chopin permalink
        28 Setembro, 2018 18:46

        Não posso deixar de concordar. Se não quebram o ciclo, não se podem queixar.
        Mas, o PSD e CDS são na essência parte da mesma esquerda, o amortecedor do regime, estrategicamente apelidados de direita para armadilhar a criação de qualquer partido conservador.

        Gostar

      • Mario Figueiredo permalink
        28 Setembro, 2018 20:32

        Tem saudades do Sócrates, não é? Você lembra-se do PEC IV? Lembra-se do que lá dizia e que conseguia ser bem pior do que depois foi assinado com a Troika? A ajuda externa era necessária. Sem ela os impostos tinham disparado. veja em que estado ficaram mesmo com ajuda externa. Agora imagine a loucura que era se o PEC tivesse sido aprovado. Aquele governo de Sócrates tinha de cair. Ponto!

        A sua desonestidade só serve para enganar o otário de fraca memória; esse povo maioritariamente impedido de pensar e ensinado ignorar o país em que vive e que se centra na sua vidinha, celebrando como um campeonato da Europa quando a pensão sobe 10 euros.

        E por isso o mg42 não precisa de se esforçar. Conta as suas mentiras, porque sabe que a memória é fraca. Afinal só foram precisos 4 anos para voltar a pôr lá os mesmos que nos arrastaram para a sarjeta.

        É por isso que o mg42 passa a vida aqui entretido a tentar mostrar inconsistências no pensamento da proclamada direita portuguesa, sem nunca dedicar um segundo do seu tempo a fazer o mesmo exercício à esquerda. Porque será? Ora, porque você é apenas mais um troll que vem aqui ocupar um espaço que não lhe pertence. E que nem consegue perceber que aqui nem dá porra nenhuma por PSD, CDS. E que se existe alguma consideração por Pedro Passos Coelho, ela deve-se ao seu inestimável contributo para a recuperação deste país e não pela porcaria do partido que ele representa.

        Defender o PEC IV torna você essencialmente um gatuno, um malandro e uma pessoa perigosa para a nossa sociedade. Torna você um elemento dessa mesma família socialista que naquela data tudo fazia para tomar absoluto controlo do estado. Hoje o mg42 trouxe a sua camisola.

        Gostar

      • 28 Setembro, 2018 22:24

        O PSD chumbou o PEC 4? car(v)alho pá!!! Já havia maioria da geringonça no parlamento nessa altura. Porque é que não aprovaram?

        Gostar

      • mg42 permalink
        29 Setembro, 2018 00:51

        Ao contrário da sua camarada indignada figueiredo, eu não votei no Sócas muito menos da segunda vez, nem também no Marcelino. Portanto parece-me que o seu estrebucho está mal direccionado.
        E olhe, eu não levo sério as acusações maomistas de supostos conservo-liberais inteligentinhos de internet, que armam tenda nos comentários de blogs e os declaram sua propriedade como é o seu caso figueiredo. Pois normalmente não passam de presunçosos cobardolas, que perdem o pio assim que são confrontados cara a cara.

        Gostar

      • Mario Figueiredo permalink
        29 Setembro, 2018 09:22

        Mas você não votou o què? Cale-se mentiroso. Votou e votou mesmo.
        Vem para aqui todos os dias vestido de rosa e vermelho dizer que não vota no partido e acha que a mentira cola?. Isso é truque velho de quem é infantil o suficiente para pensar dá força ao seu ataque escondendo a sua verdadeira motivação. Você aqui não engana ninguém, só você próprio.

        Um gajo que passa a vida neste blog a repontar os erros à chamada direita portuguesa, que segue discurso socialista de que existe uma direita portuguesa, que insiste que as pessoas deste blog são simpatizantes de PSD ou CDS, que não tem uma palavra para o estado calamitoso em que o país se encontra, que não tem uma coisa que seja para dizer da forma como estamos a ser governados, e agora vem para aqui armado em beto? Cale-se!

        Gostar

      • 29 Setembro, 2018 10:55

        É a teoria dos patos: se ele anda como um pato e grasna como um pato, então está a tentar fazer de nós todos patos.

        Gostar

      • mg42 permalink
        29 Setembro, 2018 14:40

        “Mas você não votou o què? Cale-se mentiroso. Votou e votou mesmo.
        Vem para aqui todos os dias vestido de rosa e vermelho dizer que não vota no partido e acha que a mentira cola?.”

        O cobardolas fariseu hipócrita, aponta o dedo com acusações maomistas esganiçadas enquanto bate no peito com a outra mão indignado com o socialismo e o estado do país e preza o ministro responsavel por entregar parte do país ao regime comunista chinés e ao regime comunista angolano. …

        Já o Francisco é um “pato” servo de uma seita corporativa lunática internacionalista e autoritária de poligamistas pedófilos e servos militantes, com o seu edificio politburo em utah carregado de simbolos maçonicos mas que nos quer fazer querer que é “cristão” e um liberal.

        Gostar

  10. Manuel Peleteiro permalink
    28 Setembro, 2018 13:21

    Não tenha ilusões, o Sr Socrates ainda vai ser generosamente indmenizado. Eu não tenho qualquer ilusão. Mas sejamos justos, este é o governo que o povão quer e deseja. O povão não é enganado nem é ignorante, é cúmplice a troco de mais 5€ no fim do mês.

    Liked by 1 person

  11. mg42 permalink
    28 Setembro, 2018 13:22

    Pra não falar no joguinho politico\judiciário que fizeram quando decidiram oportunisticamente lançar o sistema judiciário atrás do Sócas nas vésperas das eleições, para obviamente propósitos politicos. Andaram à brincar e agora sentem-se muito indignados que os outros que voltaram a capturar a cadeira do poder graças ao Passos também brinquem como lhes apetece.

    Mas como a obsessão militante não vos permite sair do enredo da telenovela mexicana, vocês vão continuar a ser aquilo que sempre foram, a bengala do PS.

    Gostar

  12. santos permalink
    28 Setembro, 2018 14:24

    … a ser verdade o que se diz que socrates fez e também se diz que foi o que tantos fizeram (indicar um milhão não cabe aqui – de a de anibal , d de Duarte , l de loureiro , m de montenegro , p de portas , r de relvas , ) isto não é justiça é politica suja …

    Gostar

  13. LTR permalink
    28 Setembro, 2018 15:05

    Lembram-se do sócrates a enrugar as sobrancelhas quando confrontado com evidências? Então vejam na SIC o dr.Costa a dizer ao jornalista que o comandante da unidade já esclareceu tudo sobre as munições perdidas na estrada e encontradas por um cidadão.

    Liked by 1 person

  14. JgMenos permalink
    28 Setembro, 2018 16:35

    O puteiro socialista acabará inevitavelmente por se revelar.

    Liked by 1 person

    • 29 Setembro, 2018 11:03

      Meninas da vida e com todas as DST: doenças sociais trafulhantes.

      É tanto bicho pelo PS que em breve merecerá a atenção legislativa do Partido das Bestas.

      Gostar

  15. SRG permalink
    28 Setembro, 2018 16:51

    A frase mais ridícula da semana: “Cavaco Silva não tem postura de Estado”. MRS dixit. Gosto de ver palhaços no circo, mas chamar palhaço a este presidente, é um insulto a todos os profissionais circenses.

    Gostar

  16. Prova Indirecta permalink
    28 Setembro, 2018 17:10

    Alberto Costa , Pinto Monteiro , Noronha de Nascimento 2011
    Van Dunen , Lucilia Gago , Ivo Rosa 2018

    Liked by 2 people

  17. 28 Setembro, 2018 17:29

    Sócrates ria-se porque já imaginava que, depois de Joana Marques Vidal afastada, lhe ia sair na rifa o juiz Ivo Rosa. E não é que saiu? E não é que os advogados de Sócrates já se estão a congratular pelo facto? Esta gente já nem se preocupa em parecer…

    Liked by 2 people

  18. Procópio permalink
    28 Setembro, 2018 19:14

    Um sítio cujo destino depende de três falhas do sistema informático, seguidas de uma quarta falha a ver se passamos todos por parvos. Lugar inquinado, futuro traçado?

    Liked by 1 person

    • Isabel permalink
      28 Setembro, 2018 22:20

      A dimensão da fraude só é imaginável numa “republica das bananas”. Custou-nos a independência do país: nas maioria das decisões tomadas a ordem passou a vir de Bruxelas. Ainda hoje vem.
      Espanta-me que sejam tão discutidos os factos e ninguém se pergunte porque razão este tipo de situações se repetem em Portugal ( 3 falências do estado – e a 4ª não deve estar longe – em menos de 40 anos ) e não se conhecem outros países com igual numero de recursos ao FMI.
      O nosso sistema politico é simplesmente uma ditadura. Dos partidos, claro. Digam-me um país da Europa onde o espectro partidário não tenha tido alterações significativas de há 40 anos para cá. As pessoas votam mas não têm voto na matéria. Algum deputado representa alguém sem ser, na data das eleições, o líder do partido que o designou ? Vota-se num conceito abstracto que é o partido, sendo certo que quer o seu líder nessa data quer os deputados que nomeia podem ser substituídos ao longo do mandato.
      Todos os abusos a que assistimos por parte dos políticos decorre do poder que a lei eleitoral que temos lhes dá. Para quê criar mecanismos de controlo das despesas, ter um parlamento com real poder para fiscalizar as acções do governo e para criar um ordenamento legal independente daquele que convém ao transitório chefe do executivo? Falam muito de estabilidade mas não se importam nada com as frequentes alterações de enquadramentos legais que decidem nas várias áreas de actividade económica/social, porque isso lhes convém embora não convenha ao país.
      As várias tentativas que tem havido para mudar a lei eleitoral têm sempre sido abafadas. Se nada for feito, a sério, nesse sentido e no da reforma profunda da organização política do país, vale mais prepararmos-nos para, mais cedo ou mais tarde, outra vinda do FMI, da Troika ou de uma entidade estrangeira qualquer que nos colonizará por mais uns anos.

      Gostar

      • 29 Setembro, 2018 11:11

        Isabel,

        Nada nos impede de criar um novo partido e propormo-nos a eleições. A democracia tira a desculpa, pois a maioria do povo, ou um número suficiente de votos expressos — e contados como tal — substitui quem por lá anda a tomar decisões.

        Tal como num casamento, a queixa leva à amargura e à depressão. Se há mecanismos para pacífica e legalmente cambiar para melhor, deixa de haver desculpa para a queixa.

        Gostar

      • Isabel permalink
        30 Setembro, 2018 10:30

        Um novo partido não se consegue implantar se não tiver acesso continuado aos media, nos programas e horas de maior audiência. Vá ver a lista dos partidos que não conseguiram eleger um único deputado nas eleições e encontrará o nome de alguns de que nunca se ouviu falar.
        Por outro lado, investigue a quantidade de petições que já houve no sentido de alterar regras do regime politico, assinadas por personalidades bem conhecidas, e averigue se tiveram alguma divulgação mediática ou se os temas abordados alguma vez foram debatidos na CS.
        Não, aqui só se debatem temas compatíveis com o status quo e mesmo esses são tratados pela rama. Ouça ou leia os debates que animam os media ( e a internet ) de outros países da Europa e ficará a saber do que falo.
        Por exemplo, porque nunca se menciona o facto de que só cerca de 45% dos eleitores votaram nos partidos que estão na AR e nunca se debate o tema da abstenção?
        A democracia pressupõe cidadãos informados.

        Liked by 1 person

  19. João Samorinha permalink
    28 Setembro, 2018 19:43

    Marcelo deve ter o rabo preso… quando estão em causa os interesses do PS, marcelo dá uma “empinadinha”!

    Liked by 1 person

    • 29 Setembro, 2018 11:14

      Tudo me leva a crer que quando o Marcelo toma banho, a população dos ratos de esgoto sofre uma severa diminuição.

      Apetece-me dizer qualquer coisa sobre mudança bianual de pele, mas deixo esse exercício para os leitores.

      Gostar

  20. Procópio permalink
    28 Setembro, 2018 21:50

    Investiguem o que a sua companheira andava a fazer no bes, s.f.f.

    Gostar

    • 29 Setembro, 2018 11:17

      Andava a treinar o seu relacionamento conjugal, praticando virtual e simbolicamente o acto nos depositantes, nos investidores e nos contribuintes.

      Deveria ter casado com uma mulher que trabalhasse no BES. Estaria muitíssimo bem treinada, e era uma impossível instalar-se a monotonia ou o tédio.

      Gostar

  21. Leunam permalink
    29 Setembro, 2018 02:03

    O Estado Novo foi o “canto do cisne” de Portugal.

    Portugal morreu em 25 de Abril de 1974 e o seu cadáver ficou à mercê dos abutres que o dilaceraram pouco a pouco.

    Ao fim de 44 anos, restam apenas alguns dos ossos da carcaça, um tremendo cheiro a podridão e a enorme desolação dos que assistiram impotentes ao seu passamento e subsequente aniquilação.

    Os quebra-ossos andam na sua tarefa final de quebrar os ditos ossos que ainda restam, para lhes aproveitar o tutano.

    Os portugueses assim quiseram e permitiram, ignorantes da sua longa história, feitos e conquistas, individualistas, ambiciosos, mesquinhos, ingratos e, sobretudo, traidores por acção ou omissão.

    Resta-lhes a escravatura para os seus filhos e netos até à consumação dos séculos.

    Gostar

  22. licas permalink
    29 Setembro, 2018 11:17

    Gostavá-nps que indicasse explicitamente quais são
    os “traidores por acção ou omissão”.

    Gostar

    • André Miguel permalink
      29 Setembro, 2018 13:24

      Todos os portugueses sem excepção.
      Somos os únicos responsáveis pelo estado a que chegámos. Não vale a pena tentar encontrar outros culpados. E enquanto não interiorizarmos isto, não sairemos da cepa torta.

      Liked by 1 person

  23. colono permalink
    29 Setembro, 2018 14:31

    Tudo preparado ao pormenor:

    Sai Vidal sai Alexandre.. ARQUIVE- POR FALTA DE PROVAS!

    Liked by 1 person

  24. Leunam permalink
    29 Setembro, 2018 15:36

    Colono:

    O avental tudo pode.
    Acredite que fiquei gago quando vi dar mais uma rosa aos rosinhas.
    Apre! já chega de rosa!

    Gostar

    • André Miguel permalink
      30 Setembro, 2018 15:26

      Aos poucos começam a entender que os aventais são o maior cancro de Portugal… mais vale tarde que nunca.

      Liked by 1 person

  25. Arlindo da Costa permalink
    30 Setembro, 2018 01:24

    Que binómio estapafúrdio. Haja decência nas análises. O que é que uma coisa tem a ver com outra? Há pessoas que perderam o discernimento e o raciocínio lógico. Estão erradas e fazem disso uma vantagem 🙂

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      30 Setembro, 2018 10:57

      Eu sei q seu forte nunca foi usar o cérebro pra pensar daí o facto de não perceber a relação. Nada de novo.

      Gostar

  26. Fernando Vieira Antonio permalink
    17 Outubro, 2018 19:49

    Esse senhor que é conhecido por o nome Sr. Engº José Sócrates, deveria ser conhecido por o nome SÓCRATERAS, pois esse traste, por onde passa só deixa buracos

    Gostar

Indigne-se aqui.