Saltar para o conteúdo

A falta de motivação e de senso

15 Outubro, 2018

Em conferência de imprensa as autoridades confirmam que os testes de álcool e drogas deram negativo mas o condutor está indiciado pelos crimes de condução perigosa, ofensa à integridade física e danos materiais. Autoridades concluem que o individuo não agiu com motivações de caráter terrorista.

Como é que ao fim de umas horas se conclui que “ o individuo não agiu com motivações de caráter terrorista.“? Ao contrário do que acontece com o alcool  e as drogas não existe um teste para as motivações de caráter terrorista.. Perguntaram ao senhor se ele tinha essa motivação e ele disse que não? Olharam para a cara dele e disseram “Não parece terrorista”?…

Em todos os outros actos de violência se procura apurar a motivação dos seus autores. Tudo demora muito tempo. Sejam as razões passionais, de interesse material… passam dias às vezes semanas até que se apresenta a motivação para o acontecido.Noutros casos como são os da violência dita de género  ou o racismo são as  autoridades que à partida apresentam a motivação. A excepção a tudo isto é o terrorismo. Nesse caso ao fim de poucas horas já se sabe que não houve motivação terrorista.
A pressa com que as autoridades dos países europeus declaram que os responsáveis por esfaqueamentos, abalroamentos, tiroteios e outros actos de violência não têm motivação terrorista é, na minha opinião, um dos factores que mais tem contribuído para o sentimento de insegurança e de proliferação de boatos.
Espero sinceramente que o camionista se tenha desorientado, adormecido ou qualquer coisa do género mas não acredito em verificações instantâneas de motivações muito menos das de terrorismo.
14 comentários leave one →
  1. Rão Arques permalink
    15 Outubro, 2018 17:49

    Para além do mais a pinga nem sempre é o maior problema. Costuma dizer-se em certas tertúlias que muitos condutores conduzem como bêbedos. O que pelas lamentáveis consequência não será assim tão diferente das motivações terroristas.

    Liked by 1 person

  2. Expatriado permalink
    15 Outubro, 2018 18:05

    A “Segurança Interna” foi alertada. Disse o polícia.

    Liked by 1 person

  3. Daniel Ferreira permalink
    15 Outubro, 2018 18:07

    Conclui-se que não é terrorismo por essa UE fora porque são todos FORTEMENTE subornados por aquele país governado por fariseus vestidos de Árabes que é a Arábia Saudita, financiadores nº 1, 2 e 3 das milhares de mesquitas que aparecem como cogumelos por essa ex-Europa fora. António “Judas” Costas incluído, como não podia deixar de ser.

    Make Al-Andalus Great Again!!

    Liked by 2 people

  4. Prova Indirecta permalink
    15 Outubro, 2018 18:20

    Uma coisa é certa , nao era um gajo da Juve Leo.

    Liked by 2 people

  5. Manuel permalink
    15 Outubro, 2018 18:40

    Penso que foi uma declaração de circunstância, no final diz a notícia que vão tentar compreender. Se houvesse jornalismo, começaria em paralelo uma investigação, pois a tese oficial começa a não ter qualquer credibilidade. Não esquecer a recuperação das armas e a versão divulgada na altura.

    Liked by 2 people

  6. licas permalink
    15 Outubro, 2018 21:02

    Incrível, mas que “barracada” !

    Liked by 1 person

  7. Buiça permalink
    15 Outubro, 2018 21:31

    Também acho bizarra a pressa (fora de alcochete) em assegurarem-nos que nao se trata de terrorismo. A menos que as regras locais imponham que no caso de ser terrorista seja obrigatório achar um país para bombardear…

    Liked by 2 people

  8. Arlindo da Costa permalink
    15 Outubro, 2018 21:45

    Se fosse muçulmano obviamente que estávamos na presença dum perigoso terrorista…
    E a esta hora uma chusma de paineleiros estavam a dissecar o assunto.
    Felizmente era um tuga com o juízo avariado.

    Gostar

  9. licas permalink
    15 Outubro, 2018 22:19

    O “sucessor” pode acontecer que seja efémero, por exemplo Portugal, 1970-1974

    Gostar

  10. procópio permalink
    15 Outubro, 2018 23:59

    A União Europeia nega a existência de terroristas no seu território.
    Quem pensar o contrário é terrorista, prontos!

    Liked by 1 person

  11. EMS permalink
    16 Outubro, 2018 10:55

    Se não é muçulmano é impossível ser terrorismo.

    Liked by 1 person

  12. Zé Manel Tonto permalink
    16 Outubro, 2018 11:03

    Se me mostrarem a fronha e disserem o nome eu digo, com 99% de certezas, se foi terrorismo ou não.

    Não posso revelar o meu método porque não é politicamente correcto.

    Gostar

  13. Velho do Restelo permalink
    17 Outubro, 2018 18:19

    Se foi a PSP que tirou essa conclusão, penso saber o motivo de tal ligeireza.
    A PSP está de greve há mais de 4 anos, mas ainda ninguém deu por isso.
    Um certo dia resolvi questionar dois agentes dessa respeitosa instituição (não confundir com os jogos de video), sobre o motivo que os levava a usar a “ronca” da viatura para chamar os prevaricadores para retirarem as viaturas estacionadas em local proibido.
    Note-se que fazem isso há mais de 4 anos, mesmo quando o estado estava falido, e qualquer centimo era bem vindo aos cofres do estado. Agora com o baby face nas finanças
    só interessam os milhões … Mas como ia dizendo, os tais agentes explicaram que foram instruídos no sentido de assumirem uma atitude (+) didática e (-) repressiva! Claro que o argumento não convenceu, até porque ao fim de 4 anos, cada vez há mais prevaricadores. Depois de bem “questionados”, lá admitiram que passar uma multa de estacionamento dá uma trabalheira enorme ! Imaginem a trabalheira que não seria fazer um relatório que de alguma forma insinuasse a possibilidade de acto terrorista ! O condutor não tinha uma AK-47, nem turbante, nem gritou “Allahu Akbar” !
    Pensando bem, onde é que a Helena Matos foi buscar tal ideia ? Desde quando é que os terroristas usam camiões com contentores de entulho ? Não consta que alguma vez tenha sido usada esse tipo de arma, e Portugal nunca é o primeiro em nada (excepto no futebol)!
    Conclusão : na psp roubaram uma pipa de pistolas e não aconteceu nada.
    No exército roubaram as munições para as tais pistolas da psp, e já caíu o ministro e o CEME ! Podiam cair mais uns quantos, mas talvez o efeito dominó não chegue lá!

    Gostar

Indigne-se aqui.