Saltar para o conteúdo

O financiamento da oligarquia

8 Fevereiro, 2019

O presidente Marcelo, em mais uma das suas tiradas típicas de uma adolescência retardada, veio ajudar à narrativa recente contra o “crowdfunding”.

Não basta o Estado desvirtuar e subverter aquilo que é a verdadeira caridade, desresponsabilizando e esvaziando os indivíduos das suas opções morais de practicarem o bem e a solidariedade para com o próximo, transformando-a num instrumento ideológico e numa ferramenta de roubo, conhecida pelo nome de “estado social”.

É preciso também que todos os generosos donativos dos particulares sejam geridos, regulados e controlados pelo Estado.

A este propósito sugiro novamente nestas páginas que coloquem o volume do vosso computador ou telemóvel bem alto para ouvirem onze segundos de Daniel Bessa clickando no link abaixo:

17 comentários leave one →
  1. caampus permalink
    8 Fevereiro, 2019 12:08

    Portugal no seu melhor… com o melhor presidente e o melhor 1º ministro.

    Liked by 1 person

  2. Velho do Restelo permalink
    8 Fevereiro, 2019 12:43

    Ora aí está um tema que me fez lembrar uma espinha que tenho atravessada!
    Logo no início do caso “Pedrógão”, alguém que me é próximo, resolveu comparticipar c/ 2k€ para o fundo de apoio via conta CGD.
    Eu só soube à posteriori, caso contrário teria recomendado alguma prudência … mas enfim, como era a CGD (na altura ainda com alguma credibilidade …), no entusiasmo do momento, a pessoa ficou com a ideia que estaria a ajudar as pessoas necessitadas.
    Mas depois a CGD resolve transferir a gestão da conta para a F.Gulbenkian, e quando foi a fazer a declaração de IRS nem sequer beneficiou desse contributo, pois seria necessário “pedir” à FG uma declaração !
    Mais tarde, começam os rumores sobre a “boa” utilização do dinheiro pelos autarcas e seus funcionários, e aí ainda pensei se haveria alguma forma de exigir a massa de volta !
    Finalmente o presidente da CM de Pedrogão foi chamado à justiça!
    Pois eu não me esqueci duma entrevista onde a criatura manifestava surpresa por a jornalista ter mais informação sobre os alertas da PC que ele pp!
    A PC enviava os alertas por email, mas o tosco não os lia … espero que o MP tenha isso em conta na acusação!
    Será que a incompetência é motivo suficiente para perda de mandato ?

    Gostar

    • Rogerio Alves permalink
      8 Fevereiro, 2019 15:07

      Pelo que se vê neste país, a incompetência é motivo necessário para ser mandatado!

      Gostar

  3. LTR permalink
    8 Fevereiro, 2019 13:22

    Daniel Bessa e Luís Campos e Cunha são exemplos de como a máquina do PS trata dos mais capazes para fazer vir à tona o que de pior por houver. Até podiam ter Henrique Neto como presidente, que seria certamente muito melhor do que o pascácio populista emproado, mas não lhes interessa. Complica-lhes a vida. Tranformou-se numa casa venezuelana onde as ameaças de tremedeira dirigidas às pernas dos alemães levam qualquer um ao estrelato.

    Liked by 2 people

    • 8 Fevereiro, 2019 15:01

      A propósito da futura “fraternidade” e “sentido de estado” (com a evidente e anunciada bênção do MCThomaz) entre o RRio e o AC-DC, sugiro que leiam a opinião do Rui Ramos no Observador.

      Gostar

  4. 8 Fevereiro, 2019 14:56

    Hoje, numa cerimónia com directos das TV’s e rádios (e amanhã na imprensa), a TAP apresentou um novo avião com o nome “Zé Pedro” com o símbolo dos Xutos ao lado. Maior propaganda para mais contratos de espectáculos, não pode haver desde que os saltitantes MarceloCarmonaThomaz, AC-DC e Ferro homenagearam o músico, bom tipo mas músico e compositor pouco mais do que normal.
    Para os ignorantes e estarolas que decidem homenagens dessas, não há neste país, por exemplo na música clássica compositores e intérpretes notabilizáveis…
    Mais uma vez o próximo futuro do país espelhado na exaltação popularucha via decisões político-administrativas populistas e culturalmente alarves e irresponsáveis. A fatelice tuga no seu esplendor.
    Estou elucidadíssimo sobre o que está reservado para este país.

    Gostar

  5. Ana Vasconcelos permalink
    8 Fevereiro, 2019 15:01

    Não podemos saber quem são os devedores da Caixa mas os politicos querem saber quem financia a greve dos enfermeiros

    Liked by 1 person

    • 8 Fevereiro, 2019 15:06

      E também não podemos saber quem (se declara) e com quanto financia campanhas eleitorais dos partidos e dos candidatos às câmaras, ao PEuropeu, às legislativas e às presidenciais… E quem entre esses faz posteriores e especialmente privilegiados negócios com as autarquias e o Estado…

      Liked by 1 person

  6. Rogerio Alves permalink
    8 Fevereiro, 2019 15:05

    A táctica é conhecida. Aproveitam-se de uma greve (que, como todas as greves, é impactante e, portanto, com razões para ser impopular) para atacar algo que lhes estava no sapato…o crowdfunding, algo que permite colectar dinheiro de quem quer voluntariamente contribuir sem ser para o Estado.

    Entretanto, esclareço que sou contra esta greve (e fui e serei contra praticamente todas as greves) e que nunca contribuiria para tal crowdfunding e – opinião pessoal -acho estranho ver particulares a contribuirem, mas isso não tem nada a ver com a vontade de, na prática, tentar acabar com o crowdfunding em Portugal, que é o que parece estar a acontecer…

    Gostar

    • JPT permalink
      8 Fevereiro, 2019 15:54

      Para lá dos próprios enfermeiros, no activo e reformados, ainda há os respectivos parentes e amigos. Parece-me um universo bastante vasto de potenciais contribuintes.

      Gostar

      • Rogerio Alves permalink
        8 Fevereiro, 2019 15:57

        É bem possível, não contesto. Aliás, os professores acabaram por fazer coisas parecidas ao fazerem vaquinhas para pagar o grevista escolhido para o dia…

        Gostar

  7. weltenbummler permalink
    8 Fevereiro, 2019 15:07

    estes maduros são o símbolo da verdadeira pepineira

    Gostar

    • 8 Fevereiro, 2019 15:17

      Fatídico destino (certamente até 2023) deste país, com políticos desta “categoria”.
      Depois do esforço para recuperar duma quase bancarrota, tinham de surgir o P”S” e o MCThomaz… É a praga dos judeus…?

      Gostar

  8. Velho do Restelo permalink
    8 Fevereiro, 2019 15:35

    A bastonária dos grevistas, contra-atacou insinuando que o Casto (foi de propósito), também usou o crowdfunding na campanha para a CM de Lisboa. A ser verdade, vai ser preciso muito jogo de cintura para explicar a diferença de legitimidade .

    Gostar

  9. André Silva permalink
    8 Fevereiro, 2019 18:32

    Quem raio é que é esse presidente Marcelo de que tanto falam???

    Gostar

  10. Luis Lavoura permalink
    9 Fevereiro, 2019 15:40

    o Estado desvirtuar e subverter aquilo que é a verdadeira caridade

    Quem faz isso são as empresas de crowdfunding que se oferecem para servir um empreendimento que, longe de ser caridoso, prejudica gravemente a sociedade.

    São elas quem vão ser castigadas pela sua aleivosia.

    Gostar

Indigne-se aqui.