Saltar para o conteúdo

Observado o Observador

28 Março, 2019

O Observador deu-se ao trabalho de ir observar se Cavaco Silva tinha faltado à verdade quando afirmou “fui verificar a composição dos meus três governos durante os dez anos em que fui primeiro-ministro e não detetei lá – espero não me ter enganado – nenhuma ligação familiar“. Claro que Cavaco estava enganado. Em dez anos – dez- descobriu o Observador quatro casos. Está-se a ver: os governos do Cavaco e do Costa é tudo a mesma coisa!?

Mas vamos aos quatro casos que na verdade são dois. Escreve o Observador: Leonor Beleza (…) delegou competências na sua mãe, Maria dos Prazeres Lançarote Couceiro da Costa Ora a mãe de Leonor Beleza era um quadro da administração pública. Não foi nomeada pela filha. Quando muito a filha é que poderia não ter sido ministra da Saúde. Agora a mãe não foi favorecida por ela.

Vamos ao segundo caso familiar detectado pelo Observador : no mesmo dia em que a governante [Leonor Beleza] deixa o ministério, a família Beleza continuará a estar representada na mesa do Conselho de Ministros pela mão do novo Ministros das Finanças [Miguel Beleza].  Nem sequer vou discutir o curriculum de ambos mas note-se que não foram ministros em simultâneo

Terceiro caso familiar detectado pelo Observador: Marques Mendes era Ministro-Adjunto quando a sua mulher foi nomeada pelo então Secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Amaro, para adjunta do seu gabinete. Exacto. Parece o caso Costa mas em pequenino.

Quarto caso: A 31 de Outubro de 1991,  Durão Barroso fica com Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. O seu tio Diamantino Durão tomou posse no mesmo dia como Ministro da Educação. Pois foi assim mesmo e todos se recordarão que o país ficou chocado, o PS exigia um banho de ética e o PCP denunciava os podres do cavaquismo.

17 comentários leave one →
  1. Nulo permalink
    28 Março, 2019 10:08

    O Observador sofre da tendência, bem implantada no país, de deixar fugir o pé para o chinelo, mesmo que, glamour oblige, seja by de luxe e afins. Não deixa de ser uma pecha, eventualmente necessária para a triagem valores, que, por isso mesmo, podia e devia ser out farmed para uma espécie de O Observador dos Pequeninos (eufemismo).

    Liked by 1 person

  2. Rão Arques permalink
    28 Março, 2019 10:15

    Mordendo em Cavaco, Marcelo diz que a essência continuou.
    Mas a indecência que lhe dobra a espinha e suja as mãos transbordou fétida.
    Não foi este figurão que disse não ser de boa índole atacar ex-presidentes?
    Agora como manajeiro obediente do matagal socialista bem pode apelar
    “Olhem mais para a saúde mental. É fundamental”.
    Principalmente os detentores de cargos públicos ao mais alto nível devem submeter-se a avaliação médica que determine com rigor a idade mental e o discernimento associado para um exercício adulto de funções.

    Gostar

  3. 28 Março, 2019 10:37

    Isso é uma falsa questão, porque o Marcelo estava-se a referir aos ministros que o Cavaco Silva nomeou como Presidente da República, não como primeiro-ministro.

    Gostar

    • LTR permalink
      28 Março, 2019 11:08

      Marcelo não tem nada que se referir a Cavaco Silva, que foi alvo de um artista manhoso que utilizou as restrições do últimos meses de mandato do PR para fazer o que fez, e que sabe muito bem que essas restrições existem precisamente para evitar abusos de poder. E esse é o problema de Marcelo: o país tem um elefante manhoso no meio da sala, mais perigoso que o próprio sócrates e continua com a mania da estabilidade e do faz-de-conta que não se passa nada de grave. E ainda por cima vai desancar uma pessoa aos calcanhares da qual nem chega.

      Liked by 1 person

      • 28 Março, 2019 15:24

        O LTR, optimista militante, diz que o problema de Marcelo é o país ter um elefante manhoso no meio da sala. Eu acho, pelo contrário, que o país tem DOIS elefantes manhosos no meio da sala e que Marcelo, o segundo desses elefantes, não tem obviamente qualquer problema nisso.

        Parece-me haver várias pessoas convictas de que Marcelo, ultrapassado por Costa, não consegue ser parte da solução. Eu acho, e sempre achei, e por isso não votei nele, que Marcelo, manhoso até às pupilas e canalha até à medula (basta ver a polémica que tentou agora inventar com Cavaco para desviar as atenções – por saber muito bem que, sempre que o desporto é “malhar no Cavaco”, terá o apoio incondicional da nossa imprensa escrita, falada e televisionada), não só nunca será solução como é, ele próprio, uma grande parte do nosso problema actual.

        Liked by 1 person

      • LTR permalink
        28 Março, 2019 16:48

        Desculpe, mas é que eu não tinha reparado que o primeiro elefante trazia outro ao colo 🙂

        Liked by 1 person

  4. LTR permalink
    28 Março, 2019 10:58

    Costa e a sua seita atlântica não jogam nem são adeptos do Marques Vidal Futebol Clube, nem no Souto de Moura Futebol Clube, e o Marcelo também não, embora tente fazer de conta que pertence aos clubes todos para que a pança de méritos que tem no cérebro se possa alimentar do que o mantém vivo. A podridão do bitaite e das falinhas mansas trazidas por pinças em substituição da ação forte e indubitável, pela dignidade e pela nação, já tomou conta disto tudo. Já não nos enganamos nem sequer a nós próprios. Quando muito, trataremos de nos imbecilizar a nós mesmos realçando selectivamente as nossas qualidades enquanto nos tentamos camuflar para inglês ver e dançar ao som da nossa própria música, convencidos da sua natureza celestial e cristalina. A explicação de Arnaldo Matos para algumas coisas estava no fundo errada: ela aplica-se a quase tudo o que existe e mexe em Portugal. Somos uma aberração sem emenda, sem dignidade e sem tomates.

    Liked by 1 person

  5. Oscar Maximo permalink
    28 Março, 2019 11:29

    Quanto ao facto de Cavaco se enganar é lendário: ponho as mãos no fogo por Dias Loureiro. No tempo do Império Romano, as consequências seriam graves.

    Gostar

  6. 28 Março, 2019 11:52

    Havia tantas coisas mais importantes para observar sobre observador dona Helena. Sendo uma delas o facto de que todas as suas fontes de noticias deste jornal da “direita” serem promotoras das a agendas da novilingua. Mas aquilo que realmente lhe fez estalar o verniz, foi eles irem pisarem os calos ao Cavaco…

    Gostar

  7. BandoDeCorruptos permalink
    28 Março, 2019 13:14

    O observador é aquele jornal em que o PEDÓFILO JAIME GAMA, VIOLADOR DE CRIANÇAS NA CASA PIA é comentador, certo???

    Liked by 1 person

  8. 28 Março, 2019 15:06

    Quatro! Foram quatro (aceitemos, apenas para argumentação, que são os quatro válidos) os casos que o pressuroso Observador encontrou nos dez anos de governação de Cavaco Silva! Uma média de um por cada dois anos e meio! Ou uma média de 1,3 por cada governo! Infâmia!

    Façamos de conta que nos esquecemos de que só a família César deve superar em muito esses quatro…

    Liked by 1 person

  9. André Miguel permalink
    28 Março, 2019 15:10

    Cara Helena,

    Não quer mostrar estas noticias aos colegas do Observador, bem como outros jornais?

    https://www.dailymaverick.co.za/article/2019-03-27-fearful-foreign-nationals-hide-indoors-after-two-looters-shot-dead-during-xenophobic-attacks-in-durban/

    https://www.iol.co.za/mercury/news/truck-drivers-protest-sparked-attacks-on-foreigners-in-durban-20132255

    Aproveite e envie ao Ba com um convite para visitar Durban nos dias de hoje.

    Gostar

  10. Maria da Luz Moutinho permalink
    28 Março, 2019 15:33

    O Observador é jornal financiado por quem tem dor!
    Cavaco além da família …criou o seu banco familiar BPN e ganhou muito com ele!
    Estas caçarolas contabilísticas são apanágio dos 2 partidos de alternância!
    Já sabemos que o Costa é discípulo de Sócrates …vem da sua escola!
    Temos um governo que é uma monarquia sucessória de sucessores directos …já sabemos que funciona assim todos querem ir para o trono para depois lucrar com os dividendos…
    Tudo acontece em Lisboa …ainda andam eles a brincar com a regionalização…As “Políticas de gabinetes” são sempre um estorvo para nossas vidas…
    Isto é uma vergonha …mas esta quando passou à portas dos 2 partidos de alternância + o da coligação com o CDS que meteu lá a mão…ficou na soleira da porta!!
    E se há coisas que se têm ou não, são inatas… Será sex-appeal? será carisma? será empatia? E o Zé ainda se preocupa só com as aparências, mesmo que sejam mentiras, gosta que lhe dêem música para os ouvidos… Talvez os surdos consigam votar melhor. Tentem fazer a experiência de tirar o som a quem está a falar, ou a representar. Ficam com uma ideia diferente…
    A “ociosidade é a mãe de todos os vícios”. Por um lado será mais uma forma de passar uma “atestado de inépcia” à inteligência e exercício mental.
    Corre tudo, e freneticamente, atrás da lebre…Se não fosse assim, se não houvesse este atractivo bónus inerente aos cargos de poder…quem é que os ocuparia? Quem é que se sentiria motivado para largar o seu emprego e ir dar uma perninha ao país??
    Um governo roda até ao tutano!
    Ora, imaginamos uma história …ex: com três gatinhos e dois poleiros e que alguém vai distribuir alguns gatinhos por um dos poleiros e alguns gatinhos pelo outro… Quantas maneiras arranjam de o fazer? descobrir experimentando e contando todas as possibilidades… Ou poderão descobrir raciocinando da seguinte maneira: o primeiro gatinho pode ir para o poleiro direito ou para o esquerdo, o que dá duas maneiras de começar…cada uma destas maneiras pode ser continuada pondo o segundo gatinho no poleiro direito ou no poleiro esquerdo, o que faz duas vezes duas ou quatro maneiras de realizar a tarefa dos poleiros… por último, o terceiro gatinho pode ir para o poleiro direito ou esquerdo, o que dará um total de quatro vezes duas ou oito maneiras de distribuir os gatinhos pelos poleiros…. Neste caso, descobre-se quantas maneiras têm de distribuir os gatinhos sem recorrer a indícios empíricos… sabemos a verdade previamente a qualquer indício empírico… Se tiveste dificuldade em entender este exemplo, podes simplesmente pensar num exercício de aritmética elementar como somar 85 a 23… Caso se resolva o exercício apenas pelo pensamento, dispensando o recurso a uma máquina de calcular… também neste caso sabemos desde tempos não muito remotos a verdade previamente a qualquer indício empírico… Diz-se por isso que estes conhecimentos de poleiros no governo, nas instituições publicas e afins…são a priori: a sua origem que está na razão…deste país se encontrar como se encontra são uns lapas …Isto já faz parte do ADN grosseiro dos partidos que ironicamente seguiram as pegadas do modelo Partido Comunista…e isto o que significa?
    Os partidos fechados… leninistas, nada além do partido e a Nação vem por acréscimo!

    Gostar

  11. Jornaleco permalink
    28 Março, 2019 16:36

    Então mas vamos lá ver uma coisa.

    O jornal Observador defende o Costa. Correcto?
    Para provar que o Costa é um gajo maravilhoso, foram controlar o Cavaco.
    O Cavaco não fez, nunca na vida, igual ao Costa. Nunca com o mesmo pensamento, com a mesma intenção.
    A cara autora Helena provou isso mesmo.

    Qual a reacção, do jornal Observador?
    Eles encontraram manchas na camisa do Cavaco. Correcto?

    Mas as manchas não são nenhumas. Porque o jornal Observador gosta muito do Costa e o que o Costa faz, está sempre bem, é sempre bom.

    E se o Cavaco fez um pouquinho, mesmo um pouquinho, e por outras razões, como o Costa, o Cavaco só mostrou, os elegios que o Costa merece.

    Cavaco está salvo. Se o Cavaco o fez, nunca pelas mesmas razões, como o Costa.

    Mas se o jornal Observador elogiar o Costa, tem que também elogiar um pouquinho o Cavaco.

    O esquerda fascista prega para foder a mulher do vizinho.
    Se o esquerdista o faz, tudo bem. Boa obra.
    Mas se um não-esquerdista é apanhado na mesma situação, deitam fogo sobre ele? Já não é bom?

    A hipocrisia é sempre da esquerda fascista.
    Vêem o cisco no olho do próximo, mas […].

    A autora Helena é inocente.

    E o Cavaco quis morder, muito bem, sobre (a incompetência d)o Costa.
    E Cavaco ganhou.

    O Cavaco tem duas pernas. O Costa nem ler e escrever sabe, esse fascista perverso, que vai ao cu da esquerda toda e arruinar mais este belo país.

    A esquerda gosta de “nos” foder, mas depois apanhados, não querem ser castigados. E isso não vai funcionar. Impossível.

    Gostar

  12. 28 Março, 2019 18:17

    Não tarda estás a pedir o dízimo.

    Gostar

  13. Leunam permalink
    29 Março, 2019 01:06

    A Porca da Política continua a alimentar os seus bacorinhos como sempre.
    Honra seja feita ao insigne Bordalo Pinheiro que tão claramente ilustrou esta cena tão terna e imutável.

    Gostar

  14. Artista Português permalink
    29 Março, 2019 09:57

    O Costa que se cuide. Assim que o artista dos afectos tiver a reeleição no bolso, vai ser igualzinho ao Soares, Sampaio & Cª. Vai-lhe fazer a vida negra. São todos iguais e do seu longo CV não há motivos para optimismos.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.