Saltar para o conteúdo

Já foi consultar os seus descontos na Segurança Social?

26 Abril, 2019

Recebi uma denúncia muito grave. Nada porém que me surpreendesse não fôssemos nós governados por um bando de salafrários peritos em aldrabice. Um cidadão descobriu acidentalmente que em 2018 foram subtraídos valores aos seus descontos. Ou seja, entre os valores reais das remunerações auferidas declaradas e os valores lançados na Segurança Social para cálculo de reforma, há uma diferença substancial que desapareceu misteriosamente. Está perplexo? Aqui vai a prova toda.

Contabilista de profissão, este cidadão por norma consulta a base de dados da Segurança Social para acompanhar os seus descontos. Mas alertado por uma notícia do Correio da Manhã, que denunciava  que estavam a “roubar” no cálculo das reformas,  resolveu consultar o seu conta-corrente tendo detectado imediatamente que algo de errado se passava: em 2018 o valor total  das remunerações era inferior ao real. Ligou para a Segurança Social Directa e a funcionária que o atendeu ficou toda escandalizada, porque as notícias do Correio da Manhã eram falsas, que o que havia era um atraso no lançamento das contribuições e assim sendo,  não havia erro nenhum apenas um “atraso” por falta de pessoal, uma vez que esses movimentos eram lançados… manualmente(??) – afirmou ela. No decurso da chamada a funcionária corrigiu os valores para os correctos e recomendou “sair” e “entrar” outra vez no site. Por “magia” ficou resolvido: o extracto de remunerações e o valor para cálculo da reforma ficaram iguais. Este suposto “lapso” representou um sumiço de 30% do valor acumulado para a reforma. Acontece que o argumento justificativo para esta situação é falso: a comunicação das remunerações é automática via internet.

Porém uma dúvida assombrou-o: “será que foi só comigo?”. Resolveu então verificar um a um todos os seus clientes. E foi aí que percebeu a dimensão do “erro”: todos eles sem excepção, tinham valores subtraídos de cerca de 30% nas remunerações de 2018. Todos. Para o comprovar, enviou-me só alguns casos de contribuintes lesados, identificados com as letras de A a G:

Beneficiario A NISS 1133….326

Beneficiario B NISS 1121….302

Beneficiario C NISS 1133….525

Beneficiario D NISS 1009….415

Beneficiario E NISS 1105….132

Beneficiario F NISS 1009….801

Beneficiario G NISS 1009….801

(Verifique também sua situação contributiva: entre no site da Segurança Social Directa e siga estes passos: pensões; consultar remunerações anuais declaradas por empregadores; simulador de pensões; simulação automática; obter os salários que contaram para esta simulação ou dirija-se pessoalmente à Segurança Social).

Como não poderia deixar de ser, fui também consultar o meu extracto na Segurança Social Directa e pasmem-se, também fui contemplada com este estranho sumiço em 2018: desapareceu-me 33% do valor de remunerações desse ano. Exactamente a mesma percentagem que todos os outros lesados. 

Ora se em 2018 éramos cerca de 5,2 milhões de contribuintes,  todos com subtracção de cerca de 30% do valor total das remunerações declaradas, vejam quanto dinheiro o Estado  “poupou” ilegalmente nas nossas futuras reformas sem o nosso conhecimento. 

Se juntarmos a isto o atraso significativo no pagamento de reformas como refere a Provedora de Justiça no Jornal Negócios: “O problema tem sido agudizado exponencialmente nos últimos tempos”, referindo-se, em particular, à concessão de pensões, com pessoas a esperarem mais de um ano pelas suas reformas, temos mais umas inovadoras cativações de Centeno, o mestre dos malabarismos contabilísticos, para impedir a saída, antes do final de ano, de dinheiros dos cofres do Estado e assim evitar estragar o défice que se prevê

“baixinho”. Pois, pudera, também eu faria um brilharete destes se deixasse de pagar minhas despesas obrigatórias todos os meses e ainda desviasse dinheiro.

Não estou nada surpreendida com esta descoberta. Nada. Estou isso sim preocupada com aquilo que ainda não sabemos e que por estar ainda escondido de nós,  cidadãos, podemos já ir tarde para os solucionar. 

Isto é um país governado por vigaristas. Foi esta a herança deixada por um 25 de Abril mal feito que permitiu esta corja penetrar  no Parlamento.

Por isso hoje, não se esqueça de usar a sua “liberdade conquistada”  para ir ao site da segurança social e verificar se também foi  “premiado” –  por ter aplaudido, apoiado e votado  nestes piratas que Abril nos deixou – com um sumiço misterioso nos valores declarados das suas remunerações para contagem de reforma.

Reclame já antes que seja tarde.

62 comentários leave one →
  1. Antonio Maria Lamas permalink
    26 Abril, 2019 11:14

    Gravíssimo.
    Tem que ser devidamente esclarecido e punido o responsável, mesmo que seja ministro.

    Liked by 1 person

    • LTR permalink
      26 Abril, 2019 12:18

      Cá para mim, andaram a fazer transvases nas contas públicas. E se um funcionário qualquer ao telefone pode fazer alterações então ainda acho mais aterrador porque eles não têm autoridade nenhuma nem para dar informação vinculativa, quanto mais debitar números na hora.

      Liked by 1 person

      • Antonio Maria Lamas permalink
        26 Abril, 2019 16:27

        Exactamente. Quem me garante que não fazem o mesmo noutros serviços?
        Então um cidadão telefone, reclama e o funcionário sem saber com que está a falar altera a informação?? Só num país de Monty Phyton.

        Liked by 1 person

  2. José Carlos Nunes permalink
    26 Abril, 2019 11:34

    Zé já leste este artigo?

    Temos de ir consultar os nossos descontos na SS

    Ao que chega a vigarice do FDP do Centeno se for verdade!!!!

    Liked by 2 people

    • Cristina Miranda permalink
      26 Abril, 2019 11:36

      pode fazer através da Segurança social directa seguindo os passos que dei no texto. Também pode pedir ao seu contabilista habitual do IRS para ver por si. è rápido e não precisa de ir para filas

      Gostar

      • Alberto Mendes permalink
        27 Abril, 2019 20:46

        Faltam os meus 30%. Confirmei ontem. Obrigado Cristina pelo serviço público.

        Liked by 1 person

    • LeitorRegistado permalink
      29 Abril, 2019 15:25

      os valores referentes ao 4ºtrimestre de 2018 ainda não estão carregados na simulação…apenas isso…não façam figuras tristes

      Liked by 1 person

  3. Manuel permalink
    26 Abril, 2019 11:42

    O problema não é de quem nos governa, deixemos de nos indignar com quem nos governa e indignemo-nos com quem vota neles. O povo adora quem o engana e rouba, não passamos de um projecto falhado de país.

    Liked by 2 people

  4. LTR permalink
    26 Abril, 2019 12:03

    Isto é o chamado Caso para a Polícia Judiciária.
    Isto não é para o parlamento.
    Isto não é política.

    Liked by 2 people

  5. João Magalhães permalink
    26 Abril, 2019 12:16

    Então e 2017, 2016 …

    Liked by 1 person

  6. Leunam permalink
    26 Abril, 2019 12:24

    O país entregue a escroques.

    E o Dr Oliveira Salazar é que era mau.
    Era mau porque reprimia a ladroagem e a comunagem que é da mesma família.

    Muito obrigado Cristina.

    Como sempre, está a prestar um serviço público de valor inestimável.

    Liked by 2 people

  7. 26 Abril, 2019 12:37

    Acabei de efectuar a simulação e confirmo que os valores batem certo, excepto, precisamente, para o ano de 2018. Isto é muito estranho… pois se eu consultar os valores das contribuições anuais aparece o valor correcto (penso eu, pois agora vou comparar com uma lista anterior), mas na simulação para cálculo da pensão aparece outro bastante inferior… para o ano de 2018… para os restantes anos parece bater certo… Muito estranho, mesmo…

    Liked by 1 person

    • Rui Cosga permalink
      26 Abril, 2019 14:30

      Estivemos a verificar aqui no escritório, e todos temos essa diferença. Da mesma forma descrita pela Amelia: os valores das contribuições estão corretos, mas na simulação para cálculo de pensão, o valor é bastante inferior (por volta das tais 30% referidos)

      Liked by 1 person

  8. M Maculusso permalink
    26 Abril, 2019 13:06

    1.Sim é verdade que a base de dados não tem registados os valores referentes ao último trimestre dos exercício fiscais desde 2015.
    Este facto é do conhecimento dos próprios funcionários do Ministério bem como dos contribuintes mais zelosos, há já pelo menos 3 anos.
    2. As desculpas para o facto são mentirosas mesmo quando postas por escrito.
    3. A Segurança Social Directa aparentemente suspendeu a apresentação do Mapa Declarativo das Contribuições anuais, esta manhã do dia 26 de Abril de 2019 ( a ter sido ordenada a suspensão estamos perante um acto de censura, acto anti democrático, bem como cobarde – pois os responsáveis não assumem os factos ! )
    4. O que se me torna incompreensível é que os valores ausentes são apenas referentes ao ultimo trimestre do triénio 2015 – 2018. Será que o carregamento da Base de Dados é manual ? Não será suposto ser automático ?
    5. Um empregado do ” Privado ” é tratado por um qualquer funcionário ” Público ” como pertencente a uma Casta Inferior ( ladrão ou rico e consequentemente não merecedor de nada mas apenas beneficiário daquilo que os representantes do Público lhe quiserem disponibilizar ) recebendo pensões com meses de atraso e de valor errado ( veja – se o caso dos pescadores, recentemente divulgado ).
    6. Atrasos ou cálculos errados são inimaginários acontecer a um qualquer Funcionário Público !

    Liked by 1 person

    • LTR permalink
      26 Abril, 2019 15:45

      “A Segurança Social Directa aparentemente suspendeu a apresentação do Mapa Declarativo das Contribuições anuais, esta manhã do dia 26 de Abril de 2019 ”

      Já é o terceiro problema com dados em poucos dias, para não falar num documento sobre Tancos que afinal tinha mesmo chegado a um gabinete. Aposto que amanhã vão aparecer direitinhos numa folha de Excel ou vai dar problema de corrupção na base de dados e nos backups. Ou “nos computadores”.

      Liked by 1 person

      • Expatriado permalink
        26 Abril, 2019 20:34

        Jovem Cristina. Faça chegar isto ao Camilo Lourenço para ele analisar e comentar no programa diário “A Cor do Dinheiro” no Facebook. Tem uma vasta audiência em directo e muitos milhares a ver em diferido.

        Liked by 1 person

  9. 26 Abril, 2019 14:04

    também reparei nisso, pensei que lançariam mais tarde e até fui ver os descontos mês a mês em 2018 ( estão todos lá), o estranho é que 2019 está lançado normalmente. obrigado pelo aviso.

    Liked by 1 person

  10. João Marau permalink
    26 Abril, 2019 14:22

    Confirmo. Os tais 30%.

    Liked by 1 person

  11. 26 Abril, 2019 16:05

    Há um par de anos, uma cliente minha estava a tratar um cancro. Apesar da agressividade dos tratamentos, ela continuou a trabalhar normalmente e tinha decidido pedir baixa apenas para o mês em que fosse à cirurgia. Certo dia, telefonou-me: queria pedir-me que a ajudasse a perceber porque é que a baixa não lhe tinha sido concedida por supostos “pagamentos em atraso” – já tentara contactar os serviços da SS mas não obteve resposta. Ela não compreendia o que poderia ser, pois ainda há poucos meses tinha ido a uma repartição da Segurança Social para confirmar se tinha tudo em dia: lá disseram-lhe que havia apenas um par de prestações por pagar, deram-lhe o total e ela pagou na hora.

    Liguei-me remotamente ao computador dela. Ela entrou no portal da Segurança Social. Andámos para trás e para diante, a tentar associar os pagamentos aos meses (a organização daquelas listagens não facilitava – talvez até assim seja de propósito). Não parecia haver nenhuma mensalidade pendente.

    “Só há aqui uma coisa”, disse-lhe eu, “que pode explicar a recusa deles, mas nem quero acreditar que seja por isto. Há aqui uma parcela de juros de mora, no valor de 1,50€, cujo pagamento não encontro em lado algum. Mas, repito-lhe, nem quero acreditar que seja por isto.”

    E era. A minha cliente foi a uma repartição, pagou o euro e meio, e já lhe concederam a baixa.

    1,50€!

    Pulhas!

    Liked by 2 people

  12. 26 Abril, 2019 16:21

    Dona Cristina , não importa se lhe “roubaram” os 30% dos descontos que fez em 2018. A Cristina e todos os outros de uma maneira ou de outra não os vão receber na mesma quando chegar a sua vez. Ou então só vão poder reformar-se após descontarem por mais 30% da idade dos que se reformam hoje.

    Liked by 1 person

  13. 26 Abril, 2019 16:52

    Isto tudo vai acabar muito mal um dia destes, estão a destruir o legado do 25 de Abril dia após dia, depois que não se surpreendam se um “strongman” apareça com o apoio de parte dos militares e faça algo que não iremos gostar.

    Um dia a paciência esgota-se, até num povo manso como este, pode demorar 10-20 anos mais, mas um dia isto implode.

    É demasiado,não se pode tolerar algo assim.

    Liked by 1 person

    • Artista português permalink
      26 Abril, 2019 17:14

      JJ, desculpe. Eles não “estão a destruir o legado do 25 de Abril”. O legado do 25 de Abril é precisamente este. Ladroagem pura. O que eles destruíram foi o legado do antes do 25 de Abril. Nessa altura as contas batiam sempre certas. Depois desmantelaram as leis que controlavam as contas públicas e começaram os assaltos. O seu a seu dono.

      Liked by 3 people

      • 26 Abril, 2019 17:42

        Exacto!

        Gostar

      • LTR permalink
        26 Abril, 2019 17:50

        Antes do 25 de Abril um polícia passava uma multa e o visado no fim pedia-lhe desculpa. Hoje insulta-o, vai fazer queixa dele ou avisa-o de que é amigo do presidente da câmara da qual ele é polícia municipal. E deixa o carro onde estava enquanto fuma um cigarro.

        Liked by 2 people

  14. Velho do Restelo permalink
    26 Abril, 2019 17:27

    Nada que não se possa resolver com uma “nova aplicação”!
    Foi assim nas listas de espera do SNS, e vai continuar a ser.Quando muito, acusa-se um informático (ou até o computador), mas depois o Ivo faz uns “cortes” na acusação, e fica tudo na mesma como a lesma.
    O povo (ainda) é sereno, e o Costa artista aproveita-se bem disso.

    Liked by 2 people

  15. xico permalink
    26 Abril, 2019 19:18

    Apresentou queixa?

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      26 Abril, 2019 19:23

      Tirei screenshot e mandei mail a exigir a reposição dos valores

      Gostar

  16. JMS permalink
    26 Abril, 2019 19:40

    Cristina,

    Já pensou em pôr este post em forma de artigo no Observador?

    Iria chegar a muito mais gente e levantar a questão que, a ser verdade, é gravíssima, como todos sabemos.

    Só aqui (Blasfémias) não chega. O país tem que saber as vigarices desta corja que nos calhou em sorte.

    Liked by 3 people

    • Cristina Miranda permalink
      26 Abril, 2019 21:53

      Vou propor ao Observador. Falta saber se o publicam. A ver.

      Gostar

  17. Expatriado permalink
    26 Abril, 2019 20:37

    Jovem Cristina. Faça chegar isto ao Camilo Lourenço para ele analisar e comentar no programa diário “A Cor do Dinheiro” no Facebook. Tem uma vasta audiência em directo e muitos milhares a ver em diferido.

    Liked by 2 people

  18. Dudu permalink
    26 Abril, 2019 21:49

    Sou um dos que meteu os papéis da pensão de velhice em Outubro para iniciar em Dezembro 2018.
    Como o simulador dava em Setembro a data de início sem penalização em Janeiro de 2018, fiz o requerimento nesse sentido, não sem antes ter perguntado no serviço local da SS a data correcta, confirmando Janeiro.
    Alertado por pessoa amiga de que o simulador estava errado, sugeriram-me que pedisse a anulação do pedido feito, me dirigisse aos serviços centrais e fizesse novo requerimento.
    Assim fiz.
    Como nunca mais diziam nada, fiz reclamação para o atendimento da SS directa, responderam passada uma semana de que iriam responder logo que possível.
    Como nada acontecia, resolvi fazer reclamação e marquei consulta nos serviços centrais na Av. Berna.
    No princípio de Abril fui esclarecido que alguém tinha anulado o 2° em vez do 1° pedido, razão porque estava tudo parado.
    Pediram desculpa, disseram que tinham apresentado o caso á chefia e continuo a espera.

    Liked by 2 people

  19. MJRB permalink
    26 Abril, 2019 22:48

    Excepcionalmente porque entendo que não vale nada colocar bitaites (a “coisa” precisa de muito mais caos para surgirem reacções outras, tipo 25 de Novembro…?), lido o post da Cristina,
    apetece-me perguntar
    ao ilusionista e hipnotizador MCThomaz
    se sabe deste caso,
    como vai reagir ?
    E a oposição (mais ou menos mansa, consoante…), cala-se ?

    Está “escrito nas estrelas”, AC-DC + subserviente RRio futuros PM e vice-PM “a bem da nação” ?

    Liked by 1 person

  20. MJRB permalink
    26 Abril, 2019 23:04

    Cristina,

    sugiro-lhe que envie este seu post-alerta para o ilusionista PR
    e para os deputados do PSD e do CDS-PP.
    (Será que vão calar-se ?).

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      27 Abril, 2019 00:56

      Já mandei pra deputados do PSD e CDS. Falta o PR.

      Gostar

      • JMS permalink
        27 Abril, 2019 01:26

        Esqueça o PR, Cristina. Tal como o vigarista Costa, não está cá pelo país, está cá para salvar a própria pele dentro do PS, para salvar o Sócrates e o Salgado. Isto, o Costa.

        O Marcelo está cá para salvar o Ricardo Salgado. Eu também já estive numa das ilhas de Angra dos Reis e entendo perfeitamente as saudades de Marcelo.

        Não sou é político. Sou um português normal que passo 11 meses a acordar às 06:30 da manhã para conseguir comer. Pois. Mas isso não intetessa nada.

        O que interessa às televisões e media em geral é uma seita religiosa chamada PCP e uma companhia de circo chamada BE. Isso é que é importante.

        Liked by 2 people

  21. E.G. permalink
    26 Abril, 2019 23:51

    Inacreditável!!! Obrigada, Cristina por mais uma informação que, pelos vistos, passou despercebida a toda a gente! Como é possível que este país tenha tais governantes?
    Ou seja, como foi possível que se mantenham?

    Liked by 1 person

  22. 26 Abril, 2019 23:57

    Inacreditável!!! Obrigada, Cristina por mais uma informação que, pelos vistos, passou despercebida! Como é possível que este pobre país tenha tais governantes? Ou seja, como é possível que se mantenham?

    Liked by 1 person

  23. Beirao permalink
    27 Abril, 2019 09:11

    Obrigado Cristina, pelos seus oportunos avisos.
    A corja desavergonhada de ladrões de estrada tudo faz para depenar a carteira…
    Obrigatório ir-lhes as trombas!8

    Liked by 1 person

  24. Prova Indirecta permalink
    27 Abril, 2019 12:27

    Desculpem me lá a minha ingenuidade : isto nao é suposto ser um caso de polícia ?

    Liked by 1 person

  25. Prova Indirecta permalink
    27 Abril, 2019 12:28

    Desculpem lá a minha ingenuidade : isto nao é suposto ser um caso de polícia ?

    Liked by 1 person

  26. Jorge Afonso permalink
    27 Abril, 2019 13:29

    Eu sou um dos 60.700 que esperam (há um ano) a atribuição e pagamento da pensão de velhice. Se compararmos com Janeiro19 (56.000) os serviços do vesgo continuam a degradar-se a olhos vistos!
    Alertado por um tweet que remetia para este blog, fui verificar a conta corrente de minha mulher e, na realidade, também lhe faltam salários. Acresce que ela se reformará dentro de 5 meses, o que não augura nada de bom.
    Obrigado pelo alerta.

    Liked by 1 person

  27. LTR permalink
    27 Abril, 2019 21:13

    Quando a proposta do voto electrónico chegar lembrem-se disto.

    Liked by 2 people

  28. Arlindo da Costa permalink
    28 Abril, 2019 01:54

    As vossas aplicações estão desactualizadas. Usem um outro broswer.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      28 Abril, 2019 08:51

      Oh Arlindo! Faça -me um grande favor: quando não tiver nada de jeito para dizer, remeta-se ao silêncio. Não admito que BRINQUE com coisas sérias. Pelo feedback q tenho recebido, TODAS AS PESSOAS que foram consultar online, CONFIRMARAM o desaparecimento de 30% dos seus descontos. Eu sei q para si que nunca descontou na vida não é tragédia. Por isso faz estes comentários típicos dos parasitas sociais

      Liked by 2 people

      • Arlindo da Costa permalink
        29 Abril, 2019 02:50

        Antes da Drª Cristina ter dado por essa divergência eu já tinha dado por ela em Janeiro de 2019. Isso é uma falha informática. O que vale é que as remunerações estão lá todas creditadas. E claro que o cálculo das pensões incidirá sobre a massa salarial declarada pelas entidades patronais.
        Agora pode é dizer aos deputados da AR, especialmente os da “oposição” que peçam explicações ao Sr. Ministro da tutela.
        Claro que ninguém lhe vai sonegar os seus descontos. Fique sossegada. Vivemos num Estado de Direito.

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        29 Abril, 2019 09:42

        hummmmm… o ar-lindo parece muito bem informado… também fez parte dos funcionários que foram coniventes com este sumiço? Como sabe que já foram TODOS creditados? Foi por isso que houve um apagão no site que não permitie ninguém verificar online desde q publiquei este artigo? Não criatura de deus, não foi falha nenhuma informática. Tal como não foi com o sorteio do juiz Ivo. Vá fazer de palerma outros! NINGUÉM vao sonegar descontos meus ou de outros portugueses, não porque vivemos num Estado de direito mas porque ESTAMOS TODOS ATENTOS a estes vígaros, ouviu??? Não fosse esta denúncia(há mais que breve serão divulgadas) JAMAIS estes desgraçados que agora se preparam para pedir suas pensões, dariam pelo roubo. Não brinque com coisas sérias!

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        29 Abril, 2019 10:20

        Vim aqui num instantinho só pra lhe chamar de mentiroso. Acabo de consultar minha situação contributiva e o roubo mantém-se

        Gostar

  29. LTR permalink
    29 Abril, 2019 10:21

    Qualquer dia desaparece Portugal

    Ele são as armas desaparecidas de Tancos.
    O histórico da tramitação do processo Marquês no Citius.
    Os doentes em espera a la Temido.
    A eleição de um super-juiz à quarta tentativa.
    Os problemas na SS.
    Já começa a ser aborrecido. Qualquer dia há eleições e perdem-se dados.

    O que é engraçado é que a malta das fake news nem pia.

    Mas o que é mesmo extraordinário é que depois de certas famílias estaram embutidas em tudo que são instituições de vivos e mortos, depois alega-se que os problemas com os pagamentos são causados por “falta de pessoal”. Se calhar a família chegou ao fim.

    Liked by 1 person

  30. LeitorRegistado permalink
    29 Abril, 2019 15:14

    um pouco mais de honestidade…telefonem para a SS…eu telefonei….a explicação é simples…os valores da simulação ainda não contemplam, por atraso de base de dados, os valores relativos ao 4º trimeste de 2018!

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      29 Abril, 2019 15:45

      Caro amigo, você é daqueles que engole patranhas de qualquer um. O sistema é automático. Deus nos livre nos tempos de hoje haver lançamentos manuais. E digo-lhe mais: além de automáticos, são cruzados automaticamente também com o fisco.

      Gostar

      • LeitorRegistado permalink
        29 Abril, 2019 15:58

        cara amiga, desafio-a a voltar a este tema daqui a um mês!

        Gostar

  31. LeitorRegistado permalink
    29 Abril, 2019 16:00

    Cara amiga, desafio-a a voltar a este tema daqui a um mês.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      29 Abril, 2019 16:43

      Sim, claro, como se depois das denúncias de todos quantos alertaram sobre isto não fosse surtir efeitos. Isto já chegou ao Parlamento meu caro. Enviado por mim aos deputados que me seguem. Não brinco em serviço.

      Gostar

      • LeitorRegistado permalink
        29 Abril, 2019 18:06

        Parece-me que engoliu uma patranha de um amigo “contabilista”, quis vender um artigo e agarra-se à sua realidade. É infantil demais querer pensar que os servicos da SS têm instruções para retirar 30% dos valores de 2018.Sim, porque todos os outros valores utilizados na simulação estao corretos…todos os anos…desde o inicio da vida contributiva…até ao mais pequeno centimo! Este governo tem mais de mil razoes para ser criticado, o roubo das retenções na fonte durante 2018 é uma delas. Mas insistir nestas criticas é perder credibilidade ou, entao, tentar atingir apenas os mais distraídos.

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        29 Abril, 2019 18:28

        Bom, vou repetir: o procedimento é AUTOMÁTICO. Qual é a parte do AUTOMÁTICO q não entende ou não quer entender? Amigo, não há lançamento manual.

        Gostar

  32. David Silva permalink
    30 Abril, 2019 09:55

    Bom dia, confirmo os 30% existe outro problema maior, na simulação para a reforma os valores dos anos que ainda faltam para a idade legal são extrapolados tendo em conta o valor do último ano ou seja, o calculo é feito por um valor mais baixo e assim está justificada a a sustentabilidade da reformas.

    Liked by 1 person

  33. Paula permalink
    30 Abril, 2019 17:30

    Isto assusta-me um bocado.
    Acabei de ir verificar e a diferença confirma-se.
    Mas só não compreendo uma coisa: quando consulto apenas o ano de 2018 (Pensões/Consultar remuneraçõs anuais declaradas por empregadores/colocar 2018 nos dois campos) aparecem certinhos os meus valores de 2018.
    Se é automático, como é que no outro lado me aparecem cerca de menos 30%?
    Já fui verificar e o que está em falta são mesmo os valores do último trimestre.

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      1 Maio, 2019 11:19

      Isto só confirma a manipulação dos valores para efeito de cálculo de pensões. Qualquer bom informático terá resposta para isto.

      Gostar

  34. Maria do Carmo permalink
    1 Maio, 2019 11:43

    E há pior. Ontem entreguei a declaração trimestral, sou trabalhadora independente e passo recibos verdes. Eis que surge a soma da SS que aplica mais 140 euros ao valor que declarei e por isso, as somas de contribuições são sobre esse valor e não sobre o valor real que declarei. É “só” uma diferença de 13 euros a mais que tenho de pagar sobre o que não recebo da entidade para a qual presto serviços…
    Constestei, mas já se sabe o que vai acontecer.

    Liked by 1 person

  35. Maria Amelia Sebastião permalink
    6 Maio, 2019 14:12

    Meus caros, estamos a 6 de maio… e a tal diferença para 2018 mantém-se.. Quando é que que esta “falha informática” é mesmo resolvida? Alguém sabe? Será que é durante 2019? Agora vou estar mais atenta e daqui a um ano… cá estarei para informar se a falha mantém-se ou não….

    Liked by 1 person

  36. Filipa permalink
    22 Setembro, 2019 19:34

    Boa tarde,

    Eu sei que o tema é outro, mas de qualquer forma, não deixa de me causar indignação…

    Comecei um curso do IEFP que me pediu um extrato das remunerações por causa da bolsa de formação.
    Qual não é o meu espanto, quando dou por mim a constatar que na segurança social, no extrato por eles impresso, assinado e carimbado, diz que no ano de 2018, recebi 360€ por mês, a mais de subsídio de desemprego, que NUNCA recebi!

    Os valores dos 3 primeiros meses de 2019 também não estão corretos, mas a diferença é de 70€.
    É o ano de 2018 que me preocupa pois um documento oficial impresso à minha frente, alega que eu recebi mais de 4.000€ que eu não recebi!

    Resta referir que na segurança social direta os valores que aparecem, são os que efectivamente recebi.

    Portanto pergunto: existem duas bases de dados? Como podem aparecer valores diferentes na mesma entidade?

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      23 Setembro, 2019 11:19

      Boa pergunta Filipa. De facto há coisas estranhas na segurança social. Este meu texto denunciou uma delas que acabou por ser corrigida. Felizmente mas tem os todos de continuar atentos. Sobre o seu caso, é mais um que comprova que há dois registos: um pra inglês ver no portal outro pra efeitos de pedidos de bolsa, desemprego, reforma e por aí fora, percebe? Tem de fazer uma reclamação e comprovar através de extractos bancários QUE NÃO RECEBEU NADA. Não quero desanimá-la mas eles são lentos. Muito lentos. Mas faça já isso.

      Gostar

Indigne-se aqui.