Saltar para o conteúdo

Racionamento na versão socialista: evitar acumulação e garantir maior acesso

11 Maio, 2019

Graças ao Gonçalo Graça Moura cheguei a este texto sobre a falta de alimentos em Cuba. A retórica cubana para explicar o seu falhanço é algo que ouvimos todos os dias por aqui aplicada aos sectores que a esquerda controla entre nós, como a saúde,  a educação, a fiscalidade… Mas quando o assunto são os  ovos, a pasta de dentes e o arroz matérias que, por enquanto, os nossos queridos esquerdistas  têm deixado nas mãos dos merceeiros, a demagogia torna-se evidente

«Após vários meses de desabastecimento de produtos no mercado local, as autoridades cubanas anunciaram nesta sexta-feira a venda racionada de vários deles, principalmente alimentos, para evitar acumulação e garantir maior acesso, afirmou o governo.»

UM GOVERNO DE ESQUERDA NUNCA MAS NUNCA SE CONFRONTA COM OS SEUS FALHANÇOS. UM GOVERNO DE ESQUERDA INTERVÉM SEMPRE PARA RESOLVER OS DEFEITOS INTRÍNSECOS AO CAPITALISMO: EVITAR ACUMULAÇÃO E GARANTIR MAIOR ACESSO. MESMO QUANDO NÃO HÁ NADA PARA ACUMULAR NEM COISA ALGUMA PARA ACEDER HÁ QUE REGULAR A ACUMULAÇÃO E GARANTIR O ACESSO

Regular o produto é vender quantidades limitadas, que permitam (…) que haja uma equidade na distribuição, que (…) maior quantidade de pessoas possa ter acesso ao produto, e também para evitar a acumulação, que é um flagelo com o qual estamos convivendo”, disse a ministra de Comércio Interior, Betsy Díaz, à emissora local.

O FLAGELO NÃO É O FALHANÇO DELES GOVERNO MAS SIM QUE AS PESSOAS PROCUREM CONTORNAR ESSE FALHANÇO NO CASO ACUMULANDO ALIMENTOS SEJA ESSA ACUMULAÇÃO O QUE SEJA EM TAL QUADRO DE PENÚRIA

«Autoridades explicaram a situação de desabastecimento após uma crise na liquidez financeira do país, que acumulou uma dívida comercial de 1,5 bilhão de dólares com fornecedores no final do ano passado, bem como o agravamento do embargo norte-americano que complica as operações comerciais

EM QUALQUER TEXTO SOBRE CUBA A QUESTÃO DO EMBARGO VEM AO CASO MESMO QUADO O CASO O DESMENTE: PORTANTO CUBA TEM UM DÍVIDA COMERCIAL CRESCENTE, NÃO TEM DINHEIRO PARA FAZER FACE ÀS NECESSIDADES ALIMENTARES DA POPULAÇÃO E O PROBLEMA ESTÁ NO EMBARGO NORTE-AMERICANO? COMO SE VÊ PELA DÍVIDA COMERCIAL CUBANA  NÃO FALTA QUEM VENDA A CUBA O QUE CUBA PRECISA. O QUE TEM O EMBARGO A VER COM ISTO?

«Produtos como ovo, óleo, frango congelado, arroz, feijão, linguiça e ervilha, além de sabonetes, detergentes e creme dental, serão afetados por essa medida, já em vigor em várias localidades do país.»

VOLTA BAPTISTA QUE ESTÁS PERDOADO!

Ps. Não completamente a despropósito, qual foi o impacto para Cuba do fim do programa dos médicos cubanos no Brasil? É que após a avalanche de textos sobre as desgraças anunciadas para o Brasil quando o programa foi cancelado por Bolsonaro seria interessante saber-se qual o impacto em Cuba do fim desse programa. Nomeadamente nas finanças cubanas. E de caminho pode aplicar-se o mesmo com os técnicos cubanos colocados na Venezuela.

29 comentários leave one →
  1. Artista Português permalink
    11 Maio, 2019 11:34

    A culpa é do capitalismo! Já na extinta URSS aquelas alminhas nunca conseguiram em 70 anos regularizar o abastecimento de salami!!! Do salami! A culpa era do capitalismo. Agora há salami para quem o queira comprar. E seguramente em Cuba quando aquilo cair – não de podre porque podre já está há muito – passa a haver frango, arroz, papel higiénico, e todas essas coisas que o capitalismo controla.

    Liked by 1 person

  2. Narciso Miranda permalink
    11 Maio, 2019 11:54

    O artigo não foca outro ponto que pode ser importante, a forte diminuição do apoio financeiro da Venezuela, um dos principais aliados de Cuba. Em especial, o programa de envio de petróleo por troca de apoio, sobretudo militar, e que tem vindo a ser cortado tanto pela situação precária da Venezuela como pelo crescente embargo à livre movimentação de algumas pessoas e empresas chave na actual situação venezuelana, imposto pelos EUA.

    Gostar

    • André Miguel permalink
      11 Maio, 2019 13:13

      E Angola. Desde o inicio da crise do petroleo em 2014 houve uma debandada de medicos cubanos no país.

      Gostar

  3. licas permalink
    11 Maio, 2019 13:34

    MASOQUISMO…
    Emigrar, quando se proporciona, do paraíso Socialista para o inferno Capitalista…

    Liked by 1 person

    • A. R permalink
      11 Maio, 2019 21:31

      Mais vale ser pobre e livre num país capitalista do que miserável e reprimido num país comunista.

      Gostar

  4. Viriato Viseu permalink
    11 Maio, 2019 14:49

    Os médicos Cubanos que estavam no Brasil (muitos nem médicos eram) apenas ganhavam 30% do salário que era entre 10/12 mil Reais, o resto, ou seja os 70% iam directamente para os bolsos dos Castros.
    Bolsonaro garante aos médicos que ficaram, que se façam acompanhar das suas famílias e o seu salário irá todo para o bolso do médico.

    O negócio Cubano deve ser igual na Venezuela.
    Vergonha! Mas há quem ache aquilo normal.

    Liked by 3 people

  5. Carlos Rosa permalink
    11 Maio, 2019 15:16

    Fiquem sabendo que o governo do Costa segue a mesma política do Maduro ou dos Castro. As circunstâncias é que são outras.
    A Esquerda é parasita por natureza. Quer o poder para distribuir pelos camaradas o que os empresários desenvolveram e que os trabalhadores produziram antes, no regime capitalista.
    E quando gastaram o que havia começa a miséria generalizada do povo sujeito à ditadura feroz dos esquerdistas agarrados ao poder, que só largam às más.
    Lembram-se do Chavez? Estava sempre a rir-se como o seu comparsa Costa.
    O governo Costa não se formou para resolver os problemas dos portugueses. Isso é um engano até para os que votam no PS.
    O governo Costa formou-se para malhar na Direita, para enfraquecer os empresários e comprar os votos do povo enquanto houver dinheiro para isso.
    Portugal precisa de pegar pelos cornos a Esquerda enganadora que devora a riqueza nacional.
    Chega de direitas à PSD ou à CDS que só têm servido para ajudar a Esquerda a ter dinheiro para gastos à custa das forças trabalhadoras da Nação Portuguesa.
    Veja-se a oposição que esses partidos fazem nos municípios governados por socialistas ou comunistas. Nenhuma! Deixam andar os esquerdas a tratar os cidadãos abaixo de cão. No Alentejo isso é flagrante na maioria dos municípios em que os funcionários têm que ser da mesma cor política e praticam horários escandalosos de 4 horas por dia, 2 de manhã e 2 à tarde; a maior parte das vezes a fazer e a desfazer coisas mal feitas. Um escândalo!
    Eu já não vou votar mais nesses partidos ditos de direita que são coniventes com a degradação da nossa terra e da nossa sociedade.
    Vou estar atento a outras ideias e partidos.

    Liked by 3 people

  6. licas permalink
    11 Maio, 2019 16:45

    Betsy Díaz: o Salazar também combatia os chamados “açambarcadores”
    E esta hein? As Ditaduras têm imaginação curta.

    Gostar

    • Jornaleco permalink
      11 Maio, 2019 20:13

      @licas, seu idiota, esqueceu que você não é deus e um burro.

      Salazar nunca foi um ditador, seu grande fascista, ao contrário de si. So burros da esquerda fascista é que titulam um homem honesto e correcto como o doutor Salazar como tal.

      Quem do seu clube de burros é que lhe meteu tal mentira na cabeça, seu burro e fascista e ditador?

      Liked by 2 people

    • Artista Português permalink
      12 Maio, 2019 12:49

      Só durante da II guerra mundial houve escassez de bens alimentares e portanto açambarcadores. Em Cuba, na ex-URSS e noutros paraísos é que é rotina…

      Gostar

  7. 11 Maio, 2019 21:08

    As maravilhas do socialismo, Cuba importa entre 60 a 80% do que consome, por ex a Coca Cola vem do Mexico o frango do Brasil. Consegue-se andar centenas de kms entre Havana e Varadero sem ver nada semeado ou plantado, os terrenos todos abandonados porque ninguem produz nada! Mas essa do embargo tem piada, porque a primeira coisa que eu pergunto numa discussao acerca de tal coisa…Os milhares de autocarros e automoveis Chineses que circulam em Cuba foram la parar como? Sim porque os meios de transporte Russo estoiraram todos. nao sabem nem fazer uma trotinete. So nos Portugueses continuamos a comprar Kamovs proibidos de voar em toda a Europa

    Liked by 1 person

    • Jornaleco permalink
      11 Maio, 2019 21:46

      E como é que os fascistas cubanos pagam todas essas importações? Turismo e prostituição? Cigarros?

      Gostar

  8. A. R permalink
    11 Maio, 2019 21:35

    Que se passa em Cuba? Pura e simplesmente falta a mama venezuelana que definitivamente secou. Os 100 000 barris por dia já não chegam a Havana e manter uma ingerência de um exército de 30 000 cubanos em Venezuela para controlar os militares, torturar opositores e dirigir a polícia política custa muito.

    Liked by 1 person

  9. licas permalink
    11 Maio, 2019 21:50

    Jornaleco PERMALINK
    11 Maio, 2019 20:13
    Tanto assim Ditador que manteve a Polícia Política PIDE/DGS
    a qual assassinou milhares de Democratas sem que se permitisse
    serem julgados pelos Tribunais os seus membros,

    Gostar

    • Jornaleco permalink
      11 Maio, 2019 21:59

      @licas, ditador licas.

      Mentiroso. Todos “Democratas” mereciam a prisão, querido fascista e ditador licas.

      O termo por si usado “Democratas” é perverso e indica, que você talvez também vai ao cu dos outros esquerdistas. Esses idiotas não eram democratas nenhuns.

      Você mente. Lógico.

      E não sabe o que é um ditador, porque é burro.
      Toda a esquerda ama ditadores, seu grande burro. Já só por este facto, Salazar não pode ter sido um. Porque a esquerda odeia a ele. Mas por outras razões, seu racista e fascista licas.

      Liked by 1 person

  10. licas permalink
    11 Maio, 2019 21:58

    … pois ele, Salazar, tinha por guia : quem não é por mim, é contra mim . . .

    Gostar

    • Carlos Rosa permalink
      12 Maio, 2019 00:19

      Sr licas, eu não lhe chamo fascista porque não sei se é.
      Mas digo-lhe que talvez tenha algum trauma de infância relativamente ao regime do Salazar. Penso que está muito enganado sobre o que foi o Regime salazarista. É que no pós 25 de Abril Salazar foi o bobo da festa e muita gente nova que não viveu aquele tempo só ouviu as vozes de Esquerda, facciosas. Não disseram nem dizem o que de bem fez Salazar a Portugal e aos portugueses. Só lhe digo que pela sua visão inteligente de estadista nos livrou de entrar na 2ª Guerra Mundial.
      Procure informar-se acerca de Salazar por outras fontes mais credíveis e imparciais que as dos homens de Esquerda.

      Liked by 1 person

  11. Chopin permalink
    11 Maio, 2019 23:42

    Longe de mim discutir o Salazar imaginário que anima as tarde de tédio de alguns filhos, pais e primos do Abril.
    Gostava era de consultar as fontes de onde saiu a informação de que a Pide assassinou milhares de pessoas .
    Isto já entrou no domínio da escrita criativa :).

    Liked by 2 people

    • licas permalink
      12 Maio, 2019 10:56

      Pois “imaginário” : Tudo, mas mesmo tudo, que tenho contado sobre o
      tempo Salazarista, factos indesmentíveis que vivi durante QUARENTA ANOS,
      O tirano nunca admitiu explicitamente simpatia pelo Fascismo porque sabia
      ao ousar fazê-lo lhe cairia em cima o Carmo a Trindade. Mas tal nem tem
      importância para a Ciência Histórica que se baseia nas características dos
      regimes em vez de episódios ao acaso, Salazar junto a ser sequioso do
      poder absoluto e ininterrupto era de uma hipocrisia ímpar.
      Portanto Chopin , escrita criativa A TUA TIA…

      Gostar

      • Jornaleco permalink
        12 Maio, 2019 11:36

        Vá dormir, seu mentiroso. Não há nada pior do que um burro e mentiroso como você. Nem se apercebe como aqui cai e porquê. Triste Portugal.

        Você é um perverso, um doido. Chama bom ao mal e mal ao bom.

        Você também merecia a prisão.

        Gostar

      • Jornaleco permalink
        12 Maio, 2019 11:45

        @licas, você não apresentou aqui uma única prova. Nenhuma. Só ataques ad hominem, seu grande burro.

        E de tudo o que você aqui até hoje defendeu, é muito pior, do que o excelente prof. Salazar fez.

        Você é um tonto, que merece a prisão. Mentir é um crime.

        Você merecia uma porrada nesse corpo, porque está cheio de maldade.

        Liked by 1 person

      • Artista Português permalink
        12 Maio, 2019 12:53

        Boa! Quer-me parecer de que tu és um grande Pane-licas…

        Gostar

  12. Arlindo da Costa permalink
    12 Maio, 2019 04:41

    Em Cuba come-se bem. Já lá estive várias vezes e nunca me faltou nada. Inclusive champanhe francês. E o povo lá anda muito mais feliz do que o povo aqui ou na restante Europa.
    Se alguém tiver dúvidas vá lá e depois diga como foi…

    Gostar

    • André Miguel permalink
      12 Maio, 2019 09:08

      E mesmo assim não ficou por lá??? É preciso azar…

      Liked by 1 person

    • Jornaleco permalink
      12 Maio, 2019 09:59

      Por isso, o fascista @Arlindo muito feio, é considerado o homem mais inteligente desta terra, pá.

      Obrigado por essa prova, Arlindo feio. Muito obrigado.

      Olhe, eu não sei onde Cuba fica. Nem sequer sei ler um mapa. Estou muito, muito longe da sua cultura.

      Em Cuba devem saber dar porrada a quem mente e meter esses gajos na prisão. Mas a fascistas como você o é, sem dúvida nenhuma, nada sucede. Os fascistas como o Arlindo muito feio dizem sempre a verdade. Não é?

      Seria bom apresentar você aos Cubanos do outro lado e depois ver o que eles fazem consigo, uma pessoa e um fascista tão honesto.

      Gostar

  13. licas permalink
    12 Maio, 2019 20:23

    Carlos Rosa PERMALINK
    12 Maio, 2019 00:19

    Não disseram nem dizem o que de bem fez Salazar a Portugal e aos portugueses. Só lhe digo que pela sua visão inteligente de estadista nos livrou de entrar na 2ª Guerra Mundial.

    Se fosse medianamente inteligente nem teria iniciado a Guerra de África:
    Toda a gente o avisou como terminaria, para vergonha do Regime.
    O manter-se no Poder foi mais forte do que a Razão e a Justiça…

    Gostar

  14. Chopin permalink
    13 Maio, 2019 00:04

    Um comunista meu vizinho dizia numa entrevista a um jornal progressista, há uns anos, que a PIDE o perseguia desde os bancos da primária.
    Não dou para esse peditório.
    Diga, por favor, onde posso consultar essa informação dos milhares que a PIDE matou.

    Liked by 1 person

    • Jornaleco permalink
      13 Maio, 2019 10:37

      @Chopin
      Essa informação não existe.
      Eles odeiam a PIDE porque ela impedia com sucesso o anvanço do socialismo, do comunismo, da perversidade. De todos esses, que hoje estão a dar cabo do país, a roubar o mesmo e a menosprezar a nossa liberdade.

      Toda a esquerda trabalha com a mentira, a arma da mentira.

      E mesmo que lhe entreguem uma lista, isso nada prova. Listas podem manipular-se, listas fazem-se como sabão.

      A esquerda não merece confiança nenhuma. A carroça à frente dos bois não funciona. Nunca funcionou e nunca vai funcionar.

      Três bancarrotas, nenhuma justiça, aumentos de impostos para eles viverem bem à nossa custa. O islão também é assim. Ele está a bater à porta e estes burros aqui da esquerda fascista têm a tendência de deixar entrar mais um ladrão: o muçulmano.

      A esquerda mente como quer. Por enquanto.

      Liked by 1 person

  15. 13 Maio, 2019 17:49

    Jornaleco permalink
    13 Maio, 2019 10:37

    Quem ama a PIDE/DGS pode até recomendar que outros
    concidadãos mereçam ser presos, sujeitos a serem assassinados:
    está-lhes no DNA. Não são pessoas, mas bestas.

    Gostar

Indigne-se aqui.