Saltar para o conteúdo

António Costa vai pedir ou não desculpa a Mação?

23 Julho, 2019

Costa refere que autarcas são “primeiros responsáveis pela proteção civil em cada concelho” – Claro, aqui é fácil falar. Mas lá está calor, muito calor. Não há gente. São ruas e ruas de casas fechadas. Quando há alguém é velho.
E sim, muitos deles pagaram a limpeza dos terrenos que aqui em Lisboa, os comentadores, sentados nos estúdios de televisão, com os seus ares condicionados a funcionar, dizem com ar furioso que têm de ser limpos. Pois têm mas sabem quanto custa essa limpeza? Tẽm noção que aquilo aque chamam floresta – e enfatizam a palavra como quem está a ver um documentário em que as aŕvores estão todas no sítio certo – não passa muitas vezes de uma sucessão de mato e árvores sem valor comercial? Sabem por quanto se vende um pinheiro, caso este sobreviva à doença e aos fogos?
O que queria dizer António Costa com esta baboseira? Que cada autarquia vai dotar-se dos meios necessários para combater os incêndios? Então vamos ter um meio aéreo por concelho? Terá mesmo noção do que disse?
Após o incêndio de 2017, O município de Mação foi excluído do acesso ao Fundo da União Europeia que deveria financiar a 100% os prejuízos daquela catástrofe. Porquê? Alguém consegue explicar, porquê?
E agora em 2019 depois da vergonha que foi a actuação do poder central durante o combate ao incêndio em 2017, depois ainda do escândalo da exclusão do municipio de Mação do o acesso ao Fundo da União Europeia (em que o governo foi derrotado em tribunal), vem o primeiro-ministro sacudir culpar os autarcas? Ou será que o cerco tanbém já se aperta em torno dos autarcarcas não socialistas?

Resposta de Vasco Estrela, presidente da câmara de Mação, a António Costa

31 comentários leave one →
  1. 23 Julho, 2019 10:08

    “Após o incêndio de 2017, O município de Mação foi excluído do acesso ao Fundo da União Europeia que deveria financiar a 100% os prejuízos daquela catástrofe. Porquê? Alguém consegue explicar, porquê?”

    Eu consigo dar uma explicação: Mação não é do PS.

    Liked by 4 people

  2. LTR permalink
    23 Julho, 2019 10:09

    É estranho o Costa não estar na TV a colher os louros da reforma da floresta que fez para substituir o desastre da que ele mesmo já tinha feito. E logo ele, que é daqueles que se chegam logo à frente para amplificar inertes. Às tantas há qualquer coisa que está a correr mal. Mas não tem de se queixar porque o sistema putélico está em marcha. Como há várias semanas já tinha ardido o dobro da área de 2018 e isto está a ficar cada vez mais parecido com a Venezuela do querido líder reaparecido na forma de passarinho, já temos jornalistas na TV a fazer de Costa: a área ardida em 2019 está quase a atingir a média dos últimos 10 anos. Eles informam, com as suas “peças”. Como dizia o ceguinho, a gente vai andando e vai vendo.

    Liked by 1 person

  3. Jornaleco permalink
    23 Julho, 2019 10:28

    Citação: “[…] mas sabem quanto custa essa limpeza? […]”

    Esses porcos nada sabem, nada.

    É por isso, que eu gostaria com muito bom gosto partir os cornos a esse Costa e a Lda toa a seguir, esse esterco malvado em Lisboa.

    Só filhos da puta e asnos perfeitos e malvados no governo da esquerda fascista.

    Todos os fogos são postos, por alguém. Todos!! Algumas excepções nunca levariam a esta situação. Nunca!!

    Obrigar a fazer limpeza é aumentar o prejuízo do proprietário, ano a ano. O dinheiro nasce nas árvores, desde quando?

    Porque é que não obrigam os prisioneiros a limpar as matas, por exemplo? Ou os funcionários públicos por mi já pagos? Todos têm cinco horas cada semana tempo, para o fazer, não é?

    Liked by 2 people

  4. Castrol permalink
    23 Julho, 2019 10:28

    Quem se mete com os Socialistas leva!

    Atitudes e afirmações como esta do Costa, confirmam que estamos a viver uma ditadura disfarçada. Num futuro próximo, caso o PS alcance a maioria nas próximas Legislativas, o nepotismo e a arrogância do discurso vão piorar de forma significativa. Quem não for do PS dificilmente terá direito a usufruir da gamela do orçamento…

    Liked by 4 people

    • Jornaleco permalink
      23 Julho, 2019 10:36

      Quem se mete com as putas dos socialistas leva o quê?

      De mim esses cabrões fogem todos. Todos!!

      Os socialistas só pensam em foder e roubar, mais nada.

      Liked by 1 person

  5. CASTANHEIRA permalink
    23 Julho, 2019 10:43

    As ditaduras socialistas são mais dificeis de combater , porque nestas a censura não é exercida apenas por uma pessoa com um lapis azul , mas por milhares de censores espalhados pelos merdia .
    Quanto aos fogos , era previsível aquilo que se está a passar , porque a única medida que estes incompetentes do governo socialista tomaram foi a imposição das limpezas das matas , com pesadas multas caso o não fizessem, quando as populações normalmente idosas não têm condições para o fazer , quer porque não têm rentabilidade nem condições fisicas para isso.É preferível um fogo que lhes limpe as matas .
    Será que as verbas gastas no combate aos fogos não chegariam para espalhar pelo territorio mini centrais electricas capazes de limpar e utilizar os detritos vegetais ?

    Liked by 3 people

    • Jornaleco permalink
      23 Julho, 2019 10:58

      Quantos idosos têm um computador para entregar o IRS?

      Quem é que continua impune a pôr os fogos?

      Lisboa precisa alguém que lhe parte os cornos.

      Qual censura? É não o permitir.

      Eles que se fodam todos. Quem guerra quer, guerra terá.

      Gostar

  6. Manuel Assis Teixeira permalink
    23 Julho, 2019 11:18

    A grande questão é que o Costa e os Pedros Nunos que o rodeiam podem dizer as maiores alarvidades e dizem mas não vão ser punidos nas urnas. Antes pelo contrário! Vão ganhar as eleições sem oposiçao…

    Liked by 3 people

  7. MJRB permalink
    23 Julho, 2019 12:19

    Por o que o presidente da Câmara de Mação disse em 2018, pela decisão do tribunal que puniu o governo a favor do município, por o que ontem VEstrela denunciou e ainda por ser um executivo camarário do PSD, eis a sacanice do AC-DC e do governo: Não vai pedir desculpa (em 2017 não pediu desculpa na Assembleia da República pelas tragédias, não o fará nestes dias), responderá com cobarde e irresponsável indiferença e com uma retaliação sacana — como lhe é habitual.
    Tudo, sob a bênção do seu padrinho e tutor MCThomaz, encolher de ombros da populaça, da ausência deste PSD do RRio em férias, rumo à maioria absoluta.

    Acima, Castrol lembra e bem: “quem se mete com o PS leva !” É-lhes genético.

    Liked by 2 people

  8. 23 Julho, 2019 12:22

    … na ânsia do clássico passa-culpas do Costa, esqueceu-se que quem tutela a Protecção Civil é o MAI e o PM… http://www.prociv.pt/pt-pt/PROTECAOCIVIL/SISTEMAPROTECAOCIVIL/COMISSAONACIONALPROTECAOCIVIL/Paginas/default.aspx

    Liked by 1 person

    • MJRB permalink
      23 Julho, 2019 13:26

      O AC-DC diz e faz o que quer porque não tem oposição com nível e avassaladora, a populaça quer é festança mais umas bejecas, e o MCThomaz desculpa-o, promove-o, amamenta-o quotidianamente.
      Repito pela enésima vez, é facílimo governar o sítio e a maioria dos tugas.

      Liked by 2 people

    • LTR permalink
      23 Julho, 2019 19:38

      Tutelam se correr bem. Se correr mal, descentraliza-se a culpa.

      Liked by 2 people

  9. MJRB permalink
    23 Julho, 2019 12:24

    Mais um enorme problema na Europa que inevitavelmente também atingirá Portugal: o desatinado, estouvado Boris vai ser PM.

    Liked by 1 person

    • André Miguel permalink
      23 Julho, 2019 12:33

      Nós também precisamos de um estouvado e desatinado. Fartos de pseudo-betos labregos deslumbrados com o novo riquismo do eixo chiado-príncipe real estamos nós.

      Gostar

      • MJRB permalink
        23 Julho, 2019 13:02

        Concordo com o seu segundo parágrafo.
        Mas prefiro para governar Portugal um político não estouvado e atinado. E com óptimo sentido de humor — louvo o Boris pelo seu humor british.

        Gostar

    • Jornaleco permalink
      23 Julho, 2019 13:30

      Caro @MJRB,
      você não deseja que a Grã-Bretanha saia da UE?

      Repare por favor que, os jornais da esquerda fascista desenham um retrato não-objectivo dele.

      Gostar

    • alex.soares permalink
      23 Julho, 2019 13:52

      Senhor mjrpp , se diz isso por causa do penteado, devo pois concluir que o ilustre gosta é de carecas. Será isso?
      Mas não se apoquente, há por aí muitas e muitos que é do que gostam mais.
      Toca a sambar e cuidados com o calor na moleirinha.

      Gostar

      • MJRB permalink
        23 Julho, 2019 14:45

        Jornaleco e alex,
        não terei constrangimento algum se tiver de reconhecer que o Boris e os conservadores estiveram certos ao provocar a saída da UEuropeia. Por enquanto duvido do Boris e dos seus, que, mais este pormaior, muito mentiram na campanha anti-UE.
        alex,
        nada tive a ver com o mrpp, e estou-me marimbando para carecas ou cabeludos, tá ? Quanto ao “calor na moleirinha”, nunca por necessidade alguma enfiei barretes.

        Gostar

  10. Procópio permalink
    23 Julho, 2019 18:19

    Nada de novo, com o pêésse, quando as coisas correm mal e vão correr muitas coisas mal, a culpa é sempre dos outros. Se chegassem à maioria absoluta reeditariam a ditadura cubana em dois tempos. Tirando os que fugiram da ilha e mais alguns danadinhos por isso, a maior parte está acomodada com a miséria. Admitamos que ser livre dá uma grande trabalheira e se houver sol e praia, telenovelas picantes e bola, não se passa mal.
    É simples, faço-me sócio dos que ganham, herói me torno. Posso ser um merdas, gatuno como os grandes, irresponsável, bato no puto quando me chateia, quero lá saber, sou um ganhador, até me invejam!
    Há momentos maus? Há, vem nervoseira, com os copos começo a ver tudo nublado, então engulo aquelas pílulas da felicidade. Os mais novos usam produtos baris que lhes assam a mioleira. Que interessa? Há que viver o momento. Os professores que os aturem.
    Falando a sério: o problema é ter que viver com esta gente. Pode ser que um dia cada um ocupe o seu espaço próprio, quem sabe?

    Liked by 1 person

  11. 23 Julho, 2019 18:21

    António Costa não vai pedir desculpas por coisíssima nenhuma – ele está é à espera que a realidade lhe peça desculpas por lhe causar estas inconveniências.

    Gostar

    • MJRB permalink
      23 Julho, 2019 19:34

      Essa, é uma hipótese, esperar desculpas da realidade. E, como retaliação, mandá-la à merda em privado e cortar-lhe…residuais apoios.

      Gostar

  12. MJRB permalink
    23 Julho, 2019 19:26

    Mais uma vez, muito eu me ri do ministro kuala-sonso ao ouvi-lo há minutos numa TV colocando as culpas para as autarquias, garantindo que “tudo foi feito, nada faltou” para combater os incêndios e a anunciar um protocolo (chegado hoje às 12h00 a Mação !…) com a Câmara local. Atrás do sonso, o presidente da câmara de Mação sorria qb e pensei: vai cair em cima daquela espécie de ministro. Assim aconteceu — desmascarou-o !
    Ouvir este ministro (o tom de voz é repugnante, de betinho lambe-botas), ou ouvir um qualquer mandado a ler uma cartilha, um recado, é a mesma coisa. É o tal que em Maio garantiu que tudo está preparado para combater os incêndios.

    Gostar

  13. Procópio permalink
    23 Julho, 2019 19:41

    Pouco conta os votos dos desgraçados.

    Gostar

  14. MJRB permalink
    23 Julho, 2019 19:43

    Vai para dois anos, mais ou menos na hora de almoço de um domingo, estava eu na bicha de um hiper-mercado para pagar, ouvi atrás de mim isto: “eu estava primeiro !”. Virei-me, era o deputado sonso com a mulher. Pensei: “oh pá ! Olha quem é…vais levar resposta !”. Foi, bem dura. A criatura voltou à carga: “vá lá então, passe lá !” Fitei-o novamente e levou com esta: “vá lá então o quê ? Pensa que é quem, que está a fazer-me algum favor ? O seu lugar é aí !”
    (Foi mais ou menos isto, não fixei tudo na memória).

    Gostar

  15. José Monteiro permalink
    23 Julho, 2019 20:55

    Congratulations ao criador da EMA. Aviões de combate a fogos florestais, em PPP.
    O Duo maravilha Sócrates & Costa, na linha do futuro.
    Se a FA tem dois F-16 em prontidão de meia-hora,
    qual a prontidão dos aéreos de Mr Costa?
    Ou tal compete ao autarca da zona?

    Gostar

  16. Jorge MRA permalink
    23 Julho, 2019 22:07

    Claro que o Costa está todo inchado com as sondagens e vai de disparatar a toda a hora, pois sabe que faça o que fizer, tem o povão com ele. E o autarca de Mação que se cuide, pois quem se mete com os xuxas, leva!!!!!

    Gostar

  17. Arlindo da Costa permalink
    23 Julho, 2019 23:25

    O presidente de Mação é que devia pedir desculpa aos seus munícipes e se fosse um homem com H grande pedia a sua demissão. Parece um estorninho da maldição!

    Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      24 Julho, 2019 08:32

      Cala-te burro. Quanto ganhas por andares por aqui a defender dega e estupidamente o governo? E a atacar estupidamente que não é da tua cor? Se só vives disso, não mereces o pão que comes.

      Gostar

  18. Rão Arques permalink
    24 Julho, 2019 09:18

    Depois das declarações de Costa, das tristes aparições de Cabrita que ainda MAI, e das opiniões e avaliação conhecida do arquiteto Henrique Pereira dos Santos, a sociedade deve levantar-se em peso para exigir um debate televisionado e direto que ponha frente a frente o presidente da CM de Mação, O Sr. arquiteto referido, o ministro Cabrita e o ainda intratável habilidoso Costa. Se temos direito à transparência que tanto se reclama, devemos exigir saber quem não tem tomates para se expor ao contraditório onde até podem vir à tona velhos pecados. Assim limito-me a dizer que ninguém pode suportar sem uma explicação quando um responsável politico afirma que as autarquias são as primeiras responsáveis pela prevenção. Se o pato bravo da politica está a iludir deve ser-lhe explicado que a prevenção de riscos começa em primeiro lugar na prancheta das leis da republica e nas decisões governamentais.

    Gostar

Indigne-se aqui.