Saltar para o conteúdo

Hoje, quinta-feira, é dia de falar sobre as grandes obras à beira rio. Amanhã, sexta, alertamos para a subida do nível das águas do mar e estuários.

19 Setembro, 2019

Pelo cálculos da “Natureza zangada” do engenheiro Guterres quantos anos demoram o  aeroporto do Montijo e a cidade da água de Almada a ficarem submersos?

21 comentários leave one →
  1. 19 Setembro, 2019 11:01

    Isto só prova como eles sabem que de facto há alterações climáticas, mas não há NENHUMA EMERGÊNCIA CILMÁTICA. Ou acham que os Donos dos nossos pulhiticos iam meter tais somas de dinheiro em algo que estaria debaixo de água a 30 anos no caso de edifícios e 50 a 100 anos no caso do aeroporto?? … ACORDEM!!!

    Liked by 3 people

  2. Oscar Maximo permalink
    19 Setembro, 2019 12:44

    Eu aposto que o que vai sair dali é so propaganda tal como “os ambientalistas não nos deixam fazer a obra”.

    Gostar

  3. Tiro ao Alvo permalink
    19 Setembro, 2019 14:56

    “Pelos cálculos (…) do engenheiro Guterres quantos anos demoram o aeroporto do Montijo e a cidade da água de Almada a ficarem submersos?”
    Pelo que li hoje nos jornais, 800 anos. Isto é, quando grande parte de Lisboa e das terras da margem sul já não existirem, isto se as piores profecias desta gente se verificarem, o que está muito longe de estar garantido.
    Eu acho que o eng. Guterres está a ficar um bonacheirão, para não dizer gordo.

    Liked by 2 people

    • 19 Setembro, 2019 15:04

      800 anos … mais depressa até 3 tremores de Terra como o de 1755 apagam Lx definitivamente do maps … LOL

      Gostar

    • Luis permalink
      19 Setembro, 2019 18:24

      Na realidade a tendência do Tejo é para se ir assoreando. Logo o aeroporto do Montijo dificilmente corre algum risco de inundação. Daqui a centenas ou milhares de anos o mar da Palha será uma enorme planície de sapais devido ao assoreamento.

      Liked by 1 person

    • caampus permalink
      20 Setembro, 2019 10:06

      Ora 800 anos a dividir por cada geração…dá…, bom é melhor fazerem as contas.!!

      Gostar

  4. Weltenbummler permalink
    19 Setembro, 2019 15:23

    El País
    La OCDE rebaja el crecimiento mundial al nivel “más débil” desde la crisis financiera
    La amenaza de un Brexit duro, la guerra comercial entre EE UU y China y la debilidad de Alemania agravan la ralentización global
    ‘nós por cá todos bem’

    Gostar

  5. Weltenbummler permalink
    19 Setembro, 2019 15:37

    Net
    A Mata Atlântica é um bioma[nota 1] de floresta tropical que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, leste do Paraguai e a província de Misiones, na Argentina. Seus processos ecológicos evoluíram a partir do Eoceno, quando os continentes já estavam relativamente dispostos como estão hoje. A região é ocupada por seres humanos há mais de 10 000 anos.[1][2] A partir da colonização europeia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 20% da cobertura vegetal original.

    outro pulmão com enfisema

    Gostar

  6. Weltenbummler permalink
    19 Setembro, 2019 15:46

    Net
    « No início da década de 1970, durante a intensa atividade seringueira na Amazônia, o empresário Ariosto da Riva adquiriu uma grande área no norte de Mato Grosso, com a intenção de instalar um novo projeto de colonização.
    Abrir caminhos no meio da floresta tropical foi uma árdua missão, porém, em um processo arrojado e com a força e determinação de famílias vindas em sua maioria do sul do País, no dia 19 de maio de 1976 fundou-se a município de Alta Floresta com o propósito de ter uma economia baseada na agricultura. A emancipação político-administrativa se deu em 18 de dezembro de 1979. O nome “Alta Floresta” foi escolhido por um concurso realizado por uma emissora de rádio da capital, “A Voz do Oeste” e jornais cuiabanos

    outro pulmão brasileiro
    por cá com o monhé vivemos na serra pêláda

    Gostar

  7. Luis permalink
    19 Setembro, 2019 18:21

    A conversa da «emergência climática» começou porque os meios de comunicação social anglo-saxónicos, alemães e franceses começaram a dar grande destaque a jovens universitários e do Secundário e à Greta há uns meses. As elites portugueses sempre foram muito provincianas. abraçam tudo o que é moda que vem de fora. E normalmente estas modas são cinicamente aproveitadas para justificar impostos, cortes, regulamentações, proibições, enfim, o que for mais conveniente à oligarquia no momento. Aposto que os iluminados portugueses que andam agora com a «emergência climática» na boca não fazem reciclagem em casa e não andam de transporte público. É tudo «para inglês ver». Antes de se preocuparem com o planeta, deveria preocupar-se com a própria casa, afinal Portugal é campeão dos incêndios no Sul da Europa e há 20 ou 30 anos que ninguém resolve o problema. Por isso, quando criticam o Bolsonaro por causa da Amazónia, é caso para dizer, «fala o roto ao nu».

    Liked by 1 person

    • 19 Setembro, 2019 19:06

      Apoiado!

      Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      19 Setembro, 2019 19:15

      Concordo consigo. As nossas elites em vez de se preocuparem em reciclar o que é reciclável – papel, plástico, vidro, etc. – passam o tempo a assustar as pessoas, sobretudo as citadinas, que facilmente emprenham pelos ouvidos. Porque será que não se estabelecem multas para quem não faz a selecção dos lixos, de acordo com as orientações das autoridades? Será muito difícil castigar quem junta lixo degradável e facilmente transformável em adubo orgânico, com plásticos, vidro, etc.? Porque é que não multam as pessoas que colocam nos contentores destinados a resíduos vegetais, vidros, pedras, plásticos e tudo o que não devem? Porque é que preferem proibir e taxar?

      Liked by 1 person

      • alex.soares permalink
        19 Setembro, 2019 22:33

        Alvo no tiro, muito bem, estás contratado para fiscal dos lixos.
        Parabéns.

        Gostar

      • 20 Setembro, 2019 00:42

        Para dar engorda às empresas de reciclagem que assim só tem vidro, papel e plástico à medida que lhes dá jeito …

        Gostar

  8. Luis Lavoura permalink
    20 Setembro, 2019 07:43

    A Helena, em vez de fazer estes alertas, faria bem em ir aos locais e medir, nem que fosse a olho, a que altitude eles estao.
    Eu no outro dia fiz isso na Barra, perto de Aveiro, que esta cheia de casas, e conclui que antes do fim deste seculo tudo aquilo estara submerso, pois esta apenas cerca de meio metro acima da linha da mare cheia.
    Creio que Cacilhas esta bem mais elevado que isso. Talvez uns dois metros acima da mare cheia. Pelo que, nao sera ainda neste seculo que ficara inundado.

    Gostar

    • 20 Setembro, 2019 11:10

      Olhe Luis Lavoura … eu nasci em Aveiro, conheço a Ria como a minhas mãos, e se pensa que é a “crise climática” (falsa) que vai inundar aquilo tenho a contar-lhe que, há 60 anos o cordão dunar entre a Barra e a Costa Nova ia abaixo todos os Invernos e já nos princípio do século XX ia , OK? Se lá está hoje foi pelas obras de consolidação feitas com várias dragagens na Ria antes e para a construção da ponte nova (para mim nesse tempo era uma de madeira entre a barra e o Jardim Oudinot). Mais ainda, a costa era em Ílhavo há 500 anos e formou-se por assoreamento, donde: não fale de marés quando não existe se não variabilidade natural da costa desde Ovar a Mira.

      Gostar

  9. Beirao permalink
    20 Setembro, 2019 09:08

    Esta seita malvada é um nojo.

    Liked by 1 person

  10. Expatriado permalink
    20 Setembro, 2019 11:38

    Este formulário é para o Luis Lavoura preencher:

    https://comeroraramarserfeliz.blogspot.com/2018/03/dada-necessidade-coninhas-report-ou.html

    Gostar

  11. JCA permalink
    22 Setembro, 2019 23:37

    ,
    No tema, e quando a Torre de Belém estava numa ilhota no Tejo ? os livros academicos confirmam: como é ?
    Carbono ? Carne de Vaca ? Ação humana ? Culpa dos Cidadãos ? Atirar as culpas para o Povo ? Para os Eleitores ?
    .
    E quando o Egipto era um jardim nos tempos dos faraós ?
    Carbono ? Carne de Vaca ? Ação humana ? Culpa dos Cidadãos ? Atirar as culpas para o Povo ? Para os Eleitores ?
    .
    etc etc. Passaram-se só pode. Tanta ingenuidade oratoria e narrativa causadora de tanta repulsa e ridiculo publico como se sente e ouvce por todos os becos e avenidas.
    .
    Claro que o clima do planeta não é fixo ha milhoes e milhoes de anos. Muda, talvez ciclos. Leis do Universo que a ciencia humana e os ‘craques’ estão a anos luz de perceber, saber ou compreender.
    .
    Usar isto para narrativas para outros fins ou para fugir às responsabilidades dos Estados se anteciparem na proteção fisica das populaçºoes, da economia etc …. sugere que não saberiam ou seriam incompetentes ou mentiriam mesmo, vaidades pessoais são ‘superiores’ :)))
    .
    .
    (exatamente o mesmo que anteciparem-se ou o tão facil passarmos pelos intervalos da chuva na crise economica e financeira anunciada; e é simples se as vistas não forem curtas ou ceguetas; mas não o que tem surgido bota-abaixo e o ‘não sabiamos’; mas no café a malta já entrou na do ‘pois, entendi-te’)
    .
    .

    .

    Liked by 1 person

  12. JCA permalink
    23 Setembro, 2019 00:09

    .
    (sendo as bitcoins informaticas o mesmo que o padrao ouro sem mineral, nada de novo politico, inovação zero em termos de riqueza e poder de compra dos cidadãos, não adiantam nem atrasam, não resolvem nada: o mesmo embrulhado com imagem diferente)
    .
    este anunciou há uns meses:
    .
    THE DECAY AND DECLINE OF THE WHOLE CAPITALIST SYSTEM
    https://goldswitzerland.com/the-decay-and-decline-of-the-whole-capitalist-system/
    .
    Ainda não chegou à nossa campanha eleitoral, só Costa deu uns toques nuito pela rama, o resto ‘não ha crise’ até serve para desculpa para não cumprirmos as prpmressas eleitorais, depois bota abaixo para cima das empresas e empregados não estatais, inpostos e perseguição fiscal para cima do lombo
    .

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.