Saltar para o conteúdo

O “segredo” de André Ventura

14 Outubro, 2019

 

72083652_10214087217991330_2396149292227100672_n

Não tem papas na língua. Não é politicamente correcto. Está-se pouco lixando para os Focus Group. É intuitivo. É assertivo. É contundente. Sabe comunicar.  Chega a todos. Não é elitista. Não tem medo da verdade. Defende rigorosamente suas convicções. Toca em todas as feridas do país sem receios. É determinado. É teimoso. É genuíno. Sabe liderar. Eis o segredo de André que personifica o CHEGA.

Não é por acaso que todos lhe têm medo. Uma pessoa assim, no Parlamento, de facto,  é assustador. Pior: abre as portas, caso seja bem sucedido, para que entre mais gente do mesmo calibre. O problema? Simples: vai ser o começo de uma oposição forte ao regime que nos desgovernou por mais de 44 anos. É a semente que vai germinar e reproduzir-se de tal modo que vai provocar a médio prazo a implosão do sistema que criou  políticas erráticas que conduziram à maior corrupção de que há memória neste país. Será o início do fim de uma era de hegemonia socialista que arruinou a nossa economia e que, como todos sabemos,  está apenas segura por pinças da UE ( não fosse isso já teríamos colapsado há muito tempo).

Eu sempre disse a quem me quis ouvir – inclusivamente a alguns  membros da Direcção do partido – que o CHEGA entraria no Parlamento pelo menos com um deputado. Há muito tempo que avisava quem o desdenhava que pusessem os olhos nele e seguissem seu exemplo em vez de o  achincalhar. Avisei que nunca se deve menosprezar os adversários mas antes, observá-los e analisá-los  com atenção para identificar o que fazem de bom e tentar superá-los. Mas, ninguém me quis ouvir. Na organização onde me encontrava, desde o Congresso até à minha saída, falei para a parede quando disse que  era urgente corrigir a trajectória  porque o abismo estava mesmo ali à espreita. Não adiantou de nada. E eu, mais uma vez acertei em cheio.

O problema dos intelectuais que andam na política é mesmo esse: não entendem o segredo por trás da popularidade. Todos pensam que tem a ver com palavras eruditas contidas num discurso pomposo (que quase só de dicionário ao lado e manuais sobre economia conseguem ser entendidos), politicamente correcto, que agrada a todos e quando não agrada, tem flexibilidade suficiente para se contorcer até agradar. E quando vêem alguém com uma  mensagem mais simples, mais transparente, mais assertiva, mais forte, mais abrangente, ficam atónitos e perguntam-se: como foi possível aquela pessoa tão “básica” chegar a tanta gente? Não percebem porque para se perceber tem-se de ser genuinamente do povo ou ter pelo menos vivido com ele ou perto dele.

O “fenómeno André” é o mesmo que o meu. Cronista no Blasfémias há pouco tempo, sou a que se mantém no pódio das mais lidas. Não é porque sou a melhor. É apenas porque sou a única que consegue chegar a TODA a população. Porquê? Porque os temas que escolho são os que preocupam a maioria dos portugueses; porque quando desenvolvo os temas não tenho medo de tocar nas feridas porque também são minhas; porque não tenho nenhum tema tabu; porque uso linguagem do povo e não há ninguém que, do mais formado até ao que tem menos instrução, que não me entenda; porque pertenço à maior classe do país – o povo – e por isso são milhões a identificarem-se com o meu dia-a-dia de dureza no trabalho, o meu percurso familiar e profissional, os meus fracassos e sucessos. E isto não se aprende na escola. Aprende-se com a vida aqui no fundo da pirâmide.

Por isso André chegou até aos comunistas (que nunca o foram apenas foram iludidos) porque mensagens fortes sobre a realidade escondida do país, faz abanar toda a gente.

Se não se perderem na sua identidade, nas próximas eleições legislativas serão um fenómeno igual ao VOX espanhol que já ultrapassou o Ciudadanos. Não tenho quaisquer dúvidas disso.

 

76 comentários leave one →
  1. Antonio Serpa permalink
    14 Outubro, 2019 12:04

    Gostaria de ver a Cristina no Chega, para poder ajudar o André nesta luta que não será fácil.

    Antonio Serpa

    Liked by 5 people

    • Viriato Viseu permalink
      14 Outubro, 2019 15:58

      Também eu gostaria de ver a Cristina a falar no Parlamento.
      Tenho a certeza que nas próximas eleições a Cristina se juntar ao CHEGA, será eleita!!!

      Até porque nas próximas o CHEGA….CHAGARÁ MUITO MAIS LONGE!!!

      Liked by 3 people

      • inp permalink
        16 Outubro, 2019 15:46

        Sem dúvida…. Tentei falar com essa senhora Cristina através do CM e desligou-me o telefone….

        Liked by 1 person

      • Cristina Miranda permalink
        16 Outubro, 2019 15:53

        Desculpe? Tentou falar comigo quando?

        Gostar

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      14 Outubro, 2019 23:34

      O mesmo digo! A Cristina Miranda tem de pensar nisso a sério! Temos de estar nas frentes em que o País precisa de nós! Parabéns por mais uma radiografia política certeira e sem mácula.

      Liked by 2 people

    • Vasco permalink
      15 Outubro, 2019 13:48

      Bem,

      O Mourinho tem um ego grande mas confesso que o da Cristina consegue suplanta-lo….

      Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        15 Outubro, 2019 14:34

        Ah! sim? Porquê? Porque disse q sou a q é mais lida a seguir à Helena Matos, aqui no Blasfémias? Eu provo.

        Gostar

      • Miguel Martel permalink
        29 Outubro, 2019 15:39

        Creio que o Vasco estava “provocando”. Além de que, algum eco, é bom sinal,,, de Brio, de Dignidade!

        Gostar

  2. Paula SAntos permalink
    14 Outubro, 2019 12:06

    Acertou em cheio, Cristina. Se ainda leio o Blasfémias é muito por sua causa. E eu, sendo do povo, não votei no André, não estou de acordo com algumas coisas que o Chega preconiza, mas fico muito satisfeita quando o ouço a colocar o dedo na ferida, sem papas na língua, a expressar exactamente o que sinto sobre muitas coisas que vão mal neste país. O mesmo que sinto quando a leio a si. Continue, por favor.

    Liked by 3 people

    • Viriato Viseu permalink
      14 Outubro, 2019 15:51

      Há bons cronistas no Blasfémias, mas a CRISTINA para mim, está no lugar cimeiro.

      Escreve tudo aquilo que eu penso!!!

      Sim, votei no CHEGA e nunca mais CHEGA a hora de ver o André Ventura falar no Parlamento, onde dará…CÁTEDRA!!!

      Liked by 3 people

  3. 14 Outubro, 2019 12:31

    “Está-se pouco lixando para os Focus Group.”

    Será que está? Ou será que tem o seu próprio focus group e a partir daí concluiu que a mensagem que muito eleitores querem é aquela?

    Gostar

    • 14 Outubro, 2019 16:23

      Isso é teoria Marxista de AgitProp miguelmadeira!!! Tentar tornar os outros tão merdosos como nós para fugir à condenação, só a esquerdalha usa isso!

      Liked by 6 people

  4. 14 Outubro, 2019 12:45

    Um excelente artigo de Cristina Miranda, à atenção dos responsáveis da Iniciativa Liberal.

    Liked by 3 people

  5. LTR permalink
    14 Outubro, 2019 13:40

    Se isto fosse um país normal, os assuntos Sexta às 9, Plano Inclinado e a questão dos votos dos emigrantes não seriam populistas. Seriam populares e uma questão de um estado de direito que é ou não é, cumprindo com os mínimos sobre a liberdade de imprensa. A nossa é do tipo faz-de-conta que é. Num sistema destes dá muito jeito ter o carimbo de “populismo” sempre à mão, para semear votos.

    Outra questão interessante é o abandalhamento intelectual pelos avençados do sistema que ora transformam os programas de humor em programas políticos de classe C, ora transformam os rentáveis programas de comentário político em palcos para comentários engraçadinhos que não servem senão para afastar da política aqueles que ainda têm um mínimo de discernimento para perceber que isto se transformou já no reino da boçalidade.

    O silêncio em volta da questão do voto dos emigrantes é daqueles temas que diz tudo sobre este país, sobre a presidência da república, sobre o governo, sobre a CNE em modo 24 horas selectivo e sobre os alicerces em que esta coisa a que chamam país assenta.

    Ao visado basta-lhe pegar em meia dúzia destes temas para multiplicar o número de deputados. E este nem de fake news ou de agentes precisa.

    Agora, se tiver um familiar que é amigo de uma prima de um cunhado de um assaltante de Tancos, aí sim, tem uma vida negra pela frente.

    Liked by 2 people

  6. Ausente52 permalink
    14 Outubro, 2019 13:46

    Não votei no AV nem em qualquer outro porque vivo nos Antípodas. Todavia, não me causará espanto algum que o sistema comece a malhar no AV, do mesmo modo que o sistema mundial malha diáriamente no Trump.
    Chamo a este malhar, democracia direcionada.

    Liked by 2 people

  7. Emparedado permalink
    14 Outubro, 2019 13:49

    A sério. Quem está por detrás do CHEGA?

    Gostar

    • Viriato Viseu permalink
      14 Outubro, 2019 15:54

      Também gostaria de saber…PARA OS APLAUDIR!!!

      Liked by 4 people

    • 14 Outubro, 2019 16:25

      Montes de gente portuguesa farta da partidocracia e da esquerdalha!

      Liked by 5 people

    • Diogo Pacheco de Amorim permalink
      15 Outubro, 2019 00:08

      Eu revelo: gente decente que conseguiu levar um partido com cinco meses à AR à frente dos pequenos partidos tendo gasto na campanha eleitoral pouco mais de 13.000 €. Gastos apenas dm outdoors e Flyers, tudo o mais foi por conta dos militantes. Leu bem, 13.000 €. As contas são públicas e severamente fiscalizadas e auditadas. Vá ver quanto gastaram os outros pequenos partidos.

      Liked by 4 people

      • 16 Outubro, 2019 22:38

        O Lelinho também não gastou nada, nem o Marinho e Pinto. Também tinham um palco.Até a ignorante da Cristina Ferreira pensa em concorrer a Presidente, isso diz bem do poder da tv

        Gostar

  8. 14 Outubro, 2019 15:02

    Conheci uma pessoa assim, mas foi aniquilada pela CS e acabou destituído pelos seus! Gostava de acreditar que Portugal e a sua gente será melhor, mais racional e perspicaz, mas infelizmente já não acredito!

    Liked by 1 person

  9. PORTUGA permalink
    14 Outubro, 2019 15:17

    Muito bem, Cristina

    Liked by 3 people

  10. 14 Outubro, 2019 16:26

    Força Cristina Miranda!!! Apoio a sua candidatura!

    Liked by 4 people

  11. 14 Outubro, 2019 16:28

    Já temos o CHEGA , agora só nos falta o AFASTA…

    Gostar

  12. paulo ferreira permalink
    14 Outubro, 2019 16:45

    Eu conheço este AV de comentador desportivo e era o mais desonesto intelectualmente que alguma vez vi. As ideias dele agora não acho que sejam genuínas apenas oportunistas não do programa mas do que deixa subentender. Super inteligente viu uma maneira de se evidenciar num espaço politico por ocupar em Portugal.

    Gostar

    • 14 Outubro, 2019 17:05

      Mas isso era no futebol, agora a politica é uma coisa nobre e limpa…
      Além do mais, você é do sporting. Portantos…

      Gostar

    • Viriato Viseu permalink
      14 Outubro, 2019 17:10

      André Ventura visto desportivamente pelos androides e sapoides é mesmo isso.
      Mas já li em algum lado um lagarto a dizer que votou nele.
      Note que eu não comungo a mesma hóstia do André em relação ao Vieira…nesse interin até sou do contra.
      Mas, uma coisa é uma coisa…e outra coisa é outra coisa, ok?

      Nunca mais CHEGA o dia dele falar na AR….estou em pulgas!!!

      Liked by 2 people

      • 15 Outubro, 2019 00:53

        Eu também e sou FCP desde sempre, isto é, desde o tempo anterior ao Imperatur!

        Gostar

    • 15 Outubro, 2019 00:55

      Só depois de provado …. até lá tem o benefício da dúvida.

      Gostar

      • Ausente52 permalink
        15 Outubro, 2019 08:21

        É isso mesmo Jorgecramos. Não misturar a trampa do futebol (sujo e corrupto) com o desempenho politico que AV possa desenvolver na AR. Há que dar o beneficio da dúvida. E só depois podemos “recuar para trás ou avançar para a frente”.

        Liked by 1 person

  13. caampus permalink
    14 Outubro, 2019 17:19

    Adoro a caricatura…Chega-lhes

    Liked by 2 people

  14. 14 Outubro, 2019 17:46

    Percebo o fenómeno, faz-me lembrar o efeito Bruno Carvalho no Sporting, não sei se terá o destino semelhante, mas que tem uma grande margem de crescimento lá isso tem,

    Liked by 1 person

  15. Artista português permalink
    14 Outubro, 2019 19:23

    Muito bem Cristina. Passe a modéstia do seu comentário, fica-lhe muito bem aquilo que diz – e diz sem subterfúgios, o que é raro. Como você é muito nova vou recordar-lhe uma coisa. Em 1975, em vésperas da eleição para a Assembleia Constituinte, o Conselho da Revolução resolveu proibir a participação de quatro ou cinco partidos nessa eleição. (estava-se sob a tutela do PC a quem eleições livres não convinham) Claro está que a democracia nunca poderia ser plena. Daí até hoje, temos estado a viver sob a tutela de uma Constituição nascida de forma não-democrática (recordo também que parte dessa Constituição foi redigida sob pressão da rua) e o regime tem sempre vivido “salvaguardado” daquilo que se convencionou chamar forças tenebrosas. O Chega veio pôr termo a essa aberração. Finalmente! Só agora a promessa de verdadeira democracia pode´considerar-se cumprida. Não há dúvida que tardou…

    Liked by 3 people

    • Viriato Viseu permalink
      14 Outubro, 2019 22:45

      Nessa “manhosa” Constituição feita pelos esquerdalhos e extrema-esquerdalhos, ainda lá consta a escarradela do ” RUMO AO SOCIALISMO”.

      E nós que nos riamos do Solnado quando dizia; “meu filho quer queiras, quer não queiras, tens que ser Bombeiro Voluntário”….pensávamos que era uma piada humorística…afinal…

      Liked by 2 people

    • 15 Outubro, 2019 00:52

      Democracia só quando a extrema esquerda for proibida na Constituição do Novo Estado!

      Liked by 1 person

      • Maria permalink
        18 Outubro, 2019 20:13

        Apoiadíssimo, jorgercramos. Aliás estou sempre d’acordo com todos os seus comentários. E ainda por cima é do Sporting! Que bom gosto, o seu. Mais que não fora, outra razão para apreciar o que escreve.
        Maria

        Gostar

  16. 14 Outubro, 2019 19:37

    Republicou isto em Palhota-da-Malamala.

    Liked by 2 people

  17. 14 Outubro, 2019 20:11

    PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA, CADA UM TOMA A QUE QUER…. humildade é preciso Cristina!

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      14 Outubro, 2019 20:53

      Eu sou.

      Liked by 2 people

      • Viriato Viseu permalink
        14 Outubro, 2019 22:50

        Penso que a Cristina peca na humildade por excesso…

        Vá em frente. Parta a loiça toda.

        Força nessa caneta!!!!!!!!!

        Liked by 3 people

      • Cristina Miranda permalink
        15 Outubro, 2019 07:18

        Sobre mim só disse a verdade: nas estatísticas anuais do Blasfémias, estou no pódio, no segundo lugar, a seguir a Helena Matos q escreve também no Observador. Provo isso a qualquer momento.

        Gostar

      • 15 Outubro, 2019 00:49

        Mas não deve ser! Sobretudo quando falam vómitos como o Tripeiro que deve estar bem Preocupado porque a pele dele está prestes a arder.

        Liked by 1 person

    • 15 Outubro, 2019 00:50

      Cala-se seu vomito! Nem tripeiro deve ser! Deve ser apenas uns bofes de carneiro!

      Liked by 1 person

  18. André Miguel permalink
    14 Outubro, 2019 20:41

    Eça de Queiróz já tinha mostrado n’ Os Maias que “este país só suporta hortas e arraiais”, mas os políticos são uns pindericos inebriados com as cenas “chique a valer” do eixo Chiado – Príncipe Real. Para ganhar este país basta desmascarar os pindéricos. Tardou mas chegou.

    Liked by 2 people

  19. Diogo Pacheco de Amorim permalink
    14 Outubro, 2019 21:03

    Parabéns Cristina! Haja quem tenha coragem de desalinhar desse coro de castrati onde contam, em uníssono, jornalistas, fazedores de opinião, politiqueiros é demais servfntuários do sistema. Tinha por si respeito e está, tenho agora por do muito respeito e muita estima. Deus a guarde e lhe mantenha a voz ou, melhor dizendo, a coragem dessa voz.

    Liked by 3 people

  20. Mario Figueiredo permalink
    14 Outubro, 2019 21:17

    Bem haja, Cristina! Nunca perco um dito seu.

    Liked by 3 people

  21. Tex permalink
    14 Outubro, 2019 21:46

    O sistema político nos últimos 45 anos fez muitas obras mas ainda não fizeram a melhor… Presideos novos e muito amplos para hóspedes de longa duração….

    Liked by 2 people

    • 15 Outubro, 2019 00:47

      Presidios para manter os actuais politicos todos lá dentro! Ou devemos metê-los, como queria o Otelo meter-nos a nós, no Campo Pequeno?

      Liked by 1 person

  22. Rui permalink
    14 Outubro, 2019 22:44

    100% certo !!! E DOS QUASE 50% QUE NÃO VOTARAM MUITOS IRÃO VOTAR CHEGA MAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, POIS SE REVEEM NESTE PARTIDO !!!

    Liked by 3 people

  23. Leunam permalink
    15 Outubro, 2019 01:09

    Cristina

    Magistral, sem papas na língua, este seu trabalho ora aqui exposto. Parabéns.

    Leio os comentários supra e fico contente porque sinto entusiasmo e vontade de mudar o que tem de ser mudado.

    Mas atenção!

    Nós os Portugueses continuamos sebastianistas; sempre que aparece alguém que diz que “o rei vai nu” acreditamos logo que “finalmente chegou aquele que nos vai salvar e guiar”.

    Não esqueçamos que o Português é muito “fogo na palha”.

    Entusiasma-se, arregaça as mangas, fala alto, mas depressa sossega e cai num estupor que o imobiliza e tudo volta ao marasmo.

    O individualismo, o medo e sobretudo a incultura não nos deixam progredir.

    Veja!

    Passaram mais de 45 anos de péssimos governos; em quase todos se viram pessoas incompetentes para os cargos que assumiram, outras sem escrúpulos e criminosos houve até!

    Ora o Povo, como muito bem o caracterizou Mestre Bordalo Pinheiro, continua, por atavismo, a ser a “besta de carga” que suporta tudo quanto lhe puserem em cima da albarda!
    Pacificamente, sem um grito, sem uma sacudidela do rabo, sem uma valente parelha de coices!
    “Ai aguenta, aguenta!” dizia publicamente um banqueiro, ainda não há muitos anos!

    Concordando com quase tudo o que AV discursa, faço votos para que ele seja a voz dos que têm fome de justiça, dos explorados e dos ignorados que somos quase todos nós.

    Que ele não seja mais um dos muitos aventureiros que têm passado pelo palco da AR sem deixarem mais do que o nome nas listas das folhas de pagamento…

    Esperemos para ver e, com provas dadas, terá o meu voto certamente.

    Liked by 4 people

  24. islander78 permalink
    15 Outubro, 2019 11:55

    Sabe liderar? A sério?🙄
    Realmente quando ele faltou a um debate para ficar na reputada CMTV fiquei com um calor de liderança a percorrer o corpo todo…

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      15 Outubro, 2019 14:32

      Alguém lhe explicou porque não pôde estar presente ou só está vá repetir o q ouviu? Bom, eu ao contrário de si, fui saber junto das pessoas com conhecimento de causa e eis a resposta: o debate foi marcado para o dia em q Ventura tinha compromisso com o programa. Como sabe, estas presenças têm contrato com cláusulas que penalizam em caso de ausência. Tentou a Direção do partido a todo o custo mudar a data do debate explicando a razão. A RTP negou o pedido. Deram então como alternativa a SUBSTITUIÇÃO do Ventura por outro membro da direção do partido. FOI-LHES NEGADO. Agora q já sabemos o q se passou com o programa Sexta às 9, há dúvidas q a PRIMA DO COSTA intencionalmente boicotou a presença do Ventura? Sejamos sérios. Agora, o q mais né diverte no meio disto tudo é que nem com boicotes e insultos conseguiram travar o CHEGA! Princeless.

      Liked by 2 people

      • mape permalink
        16 Outubro, 2019 00:32

        priceless.

        Liked by 1 person

      • Cristina Miranda permalink
        16 Outubro, 2019 11:18

        Sim. Tinha um erro. Obrigada.

        Gostar

      • 16 Outubro, 2019 08:47

        Não sei o que será pior: achar que quem não comunga do seu ponto de vista “precisa de explicações” ou achar que os debates politicos devem ser agendados para quando der jeito a um dos candidatos….seja como for é indicativo da substância de ambos….

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        16 Outubro, 2019 11:17

        É assim que faz o contraditório? Oh Balhamedeus. Nada tenho a acrescentar. Vocês parecem minhocas de tanto q se contorcem pra justificar o injustificável. Vou lhe deixar aqui mais detalhes:. Leia tudo: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2489951674426106&id=100002338947980

        Liked by 1 person

  25. Weltenbummler permalink
    15 Outubro, 2019 14:06

    como se dizia no meu tempo de Coimbra (inicio 50)
    ” porrada neles
    força na verga ”

    Liked by 2 people

  26. José Gonçalves permalink
    15 Outubro, 2019 21:47

    Um blog muito democrático. Dois comentários a este texto desaparecidos em combate. Parabéns.

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      16 Outubro, 2019 11:19

      Desaparecidos? Onde?

      Gostar

      • José Gonçalves permalink
        16 Outubro, 2019 20:13

        Boa pergunta? Mas não há problema. Palavras leva-as o vento.

        Gostar

  27. Jose Gonçalves permalink
    15 Outubro, 2019 22:13

    a

    Gostar

  28. 16 Outubro, 2019 12:15

    Cristina, quanto às estatísticas referidas acima, em que faz a comparação Cristina / Helena penso que está em causa uma métrica do tipo “Nº de posts/mês” ou “Nº de linhas escritas/mês”, ou será o “Nº de comentários/mês” ?
    Se assim for, é natural que esteja em 2º, mas se a métrica for “(Nº de comentários/Nº posts)/mês”, nesse caso penso que a Cristina fica em 1º!
    Em suma, a diferença entre os dois indicadores está na quantidade vs qualidade.

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      16 Outubro, 2019 15:56

      A métrica é por número de visualizações das crónicas. Ela claramente bate todos os recordes pois também escreve no Observador.

      Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      16 Outubro, 2019 15:57

      Helena Matos tem muita qualidade.

      Liked by 2 people

  29. Maria permalink
    18 Outubro, 2019 20:30

    Cristina,
    Estou desde o dia 14, dia deste seu brilhante e corajoso testemunho, para lhe dar mais uma vez parabéns, como se tal fosse sequer necessário. Todos os seus textos são de louvar e os elogios a tecer-lhes pecarão sempre por defeito. Este é mais um fora de série. Parabéns renovados.
    Maria

    Liked by 2 people

  30. Edgar Piçarra permalink
    21 Outubro, 2019 15:12

    A maioria dos portugueses pensam da mesma forma de André Ventura mas não tiveram “toma… ” para dar o passo precioso e mostrar a cara.

    Liked by 2 people

  31. Francisco Gaspar Noné permalink
    26 Outubro, 2019 23:16

    Força, Cristina! Força, Edgar! Isto é mesmo um país de cobardes: pensam exatamente como o André, simplesmente não os têm no sítio. Ou se os têm, devem ser bem pequeninos, tal a hipocrisia medíocre e o atroz cinismo pseudo-politicamente correto por aí reinante. Veja-se o que ganhou eleitoralmente o CDS ao retirar, por pura cobardia e reles oportunismo político o seu apoio ao André,depois dele ter dito exatamente o que todos pensam sobre “aquele assunto”, mas que, até ao presente, só ele teve coragem e tom….tes para o afirmar alto e bom som.Seria curioso tentar perceber donde vieram aqueles 66.000 votos…Grande André! E não sou do Benfica!

    Liked by 2 people

  32. Miguel Martel permalink
    28 Outubro, 2019 17:58

    Parabéns…, excelente texto. De facto, se não fosse a UE, este regime já teria caído de podre!

    Liked by 1 person

  33. Francisco G. Noné permalink
    8 Fevereiro, 2021 21:54

    Finalmente uma voz lúcida, Cristina, além de quase divinatória e o verdadeiro problema é que os pseudo-intelectuais da pseudo-esquerda, mais conhecida na gíria pela “esquerda caviar”, é que não conhecem a verdadeira realidade no âmago do chamado Portugal profundo da imensa miséria, do mar de esfomeados e excluídos a que – brutalmente, embora!- chegámos tantos anos depois duma “revolução” que deixou- esta é que é a verdade nua e crua!- os ricos mais ricos e os pobres mais pobres- e depois admiram-se do sucesso de Ventura e do seu Chega?
    Surpreendente seria se isso não tivesse acontecido.
    E estamos apenas no princípio…
    E mais não digo!

    Liked by 1 person

    • Amora de Bruegas permalink
      8 Fevereiro, 2021 23:44

      Sr. Francisco, falta referir que o CHEGA, chega com mais de 40 anos de atraso, pois a miséria que refere e que é uma gravíssima realidade que o comuna-vírus veio agravar e destacar, é uma das faces desta cleptocracia!

      Liked by 1 person

Trackbacks

  1. O “segredo” de André Ventura – PortugalGate
  2. A diferença entre “escol” e “classe política” | Escólios

Indigne-se aqui.