Saltar para o conteúdo

Como vai ser a manutenção?

15 Outubro, 2019

72537260_2725942907425642_4760455907375054848_n

Em várias estruturas e empenas de prédios de habitação social têm sido desenvolvidas pinturas deste género. Sem dúvida que a coisa ficar com um ar festivo mas pergunto-me sempre: como vai ser a manutenção deste tipo de intervenções? A esta pergunta junto uma questão de fundo: é mesmo isto que estes edifícios precisam? Por exemplo, a maior parte deles têm péssimos isolamentos térmicos. Uma intervenção menos espalhafatosa mas mais estrutural talvez contribuísse mais para a qualidade de vida dos residentes.

25 comentários leave one →
  1. MJRB permalink
    15 Outubro, 2019 15:15

    Helena,

    Presumo que viver num bairro social como o da foto não deve ser pera doce. Também concluo que aquela (boa) pintura, talvez a mais adequada ao local, pode ocasionalmente “alegrar” os seus habitantes. Nenhum mal vem ao mundo por causa disso.
    Sobre a manutenção: Habitualmente uma pintura numa parede exposta a desgastante chuva e sol é revestida por um produto próprio para preservar as cores. Pode durar, sem “manutenção”, oito a dez anos — não sei se no caso há esse revestimento.

    Gostar

  2. Castrol permalink
    15 Outubro, 2019 15:36

    Presumo que seja num “bairro social” do Xuxalistão, gerido pelo iluminado “Merdina”.

    Só pode. Iniciativas destas são típicas de mentes canhotas, que se preocupam mais com o aspeto do que com a essência, mais com folclore do que em resolver os problemas reais das pessoas.

    Multiplicam e mantêm os pobres para assegurarem vassalagem e o voto nas urnas…

    Liked by 1 person

  3. Artista português permalink
    15 Outubro, 2019 15:41

    Não é preciso que seja! O que importa é que pareça: que pareça que as casas são de qualidade, que as pessoas ali vivem felizes, que o Estado se preocupa com os necessitados, etc etc etc….Vivemos no país do Faz-de-Conta.

    Liked by 1 person

  4. 15 Outubro, 2019 16:25

    Como em tudo, é uma questão de prioridades. A aposta na arte urbana pretende por um lado combater a poluição visual dos taggs e graffitis por outro a valorização do espaço. Se podiam investir no isolamento térmico? Podiam, mas custa em média 35€/m²…

    Gostar

  5. Expatriado permalink
    15 Outubro, 2019 19:11

    Maningue xunguila. Mesungo é manparra mas sabe entreter o indígena. Pois…

    Gostar

  6. MJRB permalink
    15 Outubro, 2019 19:39

    O que eu tenho quase a certeza é que hoje vão saltar rolhas de garrafas de champagne entre salgados e socratianos — o Ministério da Justiça continuará suave para uns e duro para outros, dirigido pela sra. Van Dunen. Uma vida tuga Rosa, rosácea com ivos.
    A novel Ministra da Agricultura também promete…pelo seu entendimento da “matéria”.
    Mas há mais.

    Gostar

  7. 15 Outubro, 2019 21:14

    Um asco

    Gostar

  8. Jornaleca permalink
    15 Outubro, 2019 21:20

    A pintura super-cara só prova, que em Portugal não há pobreza, que mereça o nome.

    Quem paga pinturas super-caras dessas, não sabe valorizar o trabalho de quem é obrigado a pagar impostos. É fazer escárnio.

    O PCP é o partido mais rico de Portugal e é contra o pagamento do IMI. Uma parte dos portugueses estão muito doentes. Muito. Os partidos não pagam IMI e eu tenho que pagar. Mesmo sobre coisas que não dão rendimento NENHUM!! NENHUMMMMMMMMM!!

    Liked by 1 person

  9. Mario Figueiredo permalink
    15 Outubro, 2019 22:36

    Respondendo à sua pergunta, Helena, não vai. Intervenções como esta servem apenas para esconder a falta de manutenção (técnica e social) e a má qualidade da construção. Tenho uma amiga de longa data que vive na habitação social há mais de 20 anos. As suas duas filhas lá nasceram e cresceram e hoje estão umas mulheres. Frequento a sua casa e bem vejo o que ela sofre.

    Sofre com o completo abandono que as empresas gestoras destas habitações sociais dão aos prédios, apesar de todos pagaram a sua mensalidade.
    Sofre com a constante mudança de vizinhos que alternam entre os ajuizados e os anti-sociais que colocam música em altos berros num prédio sem qualquer isolamento de som até às 6 da manhã do dia seguinte quando a festa acaba.
    Sofre com o medo de reclamar e a atitude violenta de quem não lhe é imposto qualquer medida punitiva por não ter sequer os mínimos preceitos de higiene e convivência entre vizinhos.

    Estas pinturas são para esconder tudo isso. E a droga e os outros crimes que são praticados debaixo dos olhos bem abertos de um estado que se diz social mas que não quer assumir os custos dessa decisão.

    Liked by 2 people

    • Mario Figueiredo permalink
      15 Outubro, 2019 22:44

      Aliás, porque haveria de o querer? A pobreza e os fracos níveis de educação são onde o socialismo vai buscar a sua força. E o crime que gravita à sua volta é consequência directa dessa pobreza e baixos níveis de educação e também o seu impulsionador. O crime num estado socialista que deseja se preservar não se combate. Mantêm-se controlado. Como tudo o resto.

      Liked by 2 people

    • Jornaleca permalink
      15 Outubro, 2019 22:53

      O culpado, é sempre o outro. Liberalismo, na sua perfeição?

      Generalizar é perigoso e não leva a nenhum lado.

      O Estado de hoje é falso, ladrão, cobarde, mentiroso e apoia e defende o criminoso. Eu pessoalmente consigo testemunhar isso mesmo.

      A solução? Ser mais forte do que o criminoso, compreender como ele funciona e armar-se contra ele, e contar com o pior. A única linguagem que o criminoso compreende é a força, a violência. Eu não estou a dizer, para bater em alguém, mas é assim que os gajos funcionam. Evitar esse pessoal a todo o custo.

      O Costa Cordalis e o Antóno Vitorino querem por ano convidar 100.000 desses bárbaros para vir viver para Portugal. Sere humanos sem qualquer cultura. E sem pedir autorização ao povo, que ordena.

      Portugal é o país das mentiras e da vigarice. É isso o que o 25 de Abril nos trouxe.

      Liked by 1 person

    • Beirao permalink
      16 Outubro, 2019 09:29

      Conheço situações análogas. O inferno na Terra com música aos berros até alta madrugada, drogas, gente do piorio, dos cadastrados expulsos da América aos parasitas do rendimento mínimo, que na vida nada nunca fizeram de útil, nem estudar nem trabalhar. Há gente desesperada, que vivia nestes prédios há muitos anos e agora, sem que ninguém queira ouvir as duas angústias, tem de levar com parasitas sociais sem o mínimo de educação e de vivência social. Gente essa muito útil ao PS, pois presta-lhe vassalagem e é sua base eleitoral garantida para o eternizar no poder.

      Liked by 3 people

  10. Procópio permalink
    15 Outubro, 2019 23:02

    Para já há dinheiro para a pintura, depois logo se verá.
    Atenção, o rol de aldrabices não é infindável.
    A casa cai aos bocados, à vista de quem quer ver.
    E depois vão chegar mais notícias.
    https://gnseconomics.com/en_US/2019/02/17/the-failing-engines-of-global-growth/

    Liked by 1 person

    • Jornaleca permalink
      15 Outubro, 2019 23:24

      Nada disso. Esses gajos que fazem essas páginas percebem nada de economia, que mereça o nome.

      Sabe quantos postos de emprego muito bem remunerados já foram destruídos pela esquerda totalitária, os asnos fascistas do ambiente?

      Conhece os planos nas gavetas dos amantes e amigos da homosexualidade e perversidade em Bruxelas (Paris, Berlim) para a destruição completa do motor à base da gasolina e gasóleo?

      O problema aqui não é o motor do crescimento global. Longe disso. É uma elite podre, que faz tudo, mas tudo, para parar os motores de qualquer sistema.

      Esta Bruxelas alimenta o Costa Cordalis. Costa é um escravo podre de Bruxelas. Bruxelas quer perverter tudo do bom, que fez esta Europa o que é.

      25 por cento dos que enchem muito bem os bolsos no parlamento europeu são perversos, seres humanos com práticas sexuais anormais e podres.

      A UE está a transformar-se num regime totalitário. Dão armas ao Hitler turco, para matar e destabilizar o Médio Oriente e para depois trazer para cá bárbaros, que nos querem humilhar e roubar a nossa paz.

      Há muito mais a dizer.

      Mas o problema dessas páginas macro-económicas, é que os gajos nada percebem da realidade e confundem a causa com o efeito.

      Mas o problema aqui, nesta UE, é o pensamento completamente podre e decadente. Eles preferem ir ao cu ao ambiente, do que defender o bem do ser humano. E isto vai, e já está a ter implicações muito graves. Só que os mentirosos em Portugal protegem o povo da realidade.

      Tantos jovens na Europa do Sul que não tem emprego, e/ou não querem trabalhar. Um crime. E a Alemanha é culpada disto tudo. Paris também. Etc.

      Liked by 1 person

  11. Procópio permalink
    15 Outubro, 2019 23:34

    Não são só as habitações sociais. O publicuzinho desconhece a noção de edifício doente. No entanto existe uma percentagem elevada de habitações, até de luxo muito envidraçados, com problemas não detetados. O Edifício Doente (SED) causa um conjunto de doenças desencadeadas pela proliferação de microorganismos infecciosos e partículas químicas em prédios com deficiente ventilação. Custa aos executivos norte-americanos acima de US$ 100 biliões por ano devido ao absenteísmo, perda de produtividade e despesas com internamentos. Como dizia o celinho ao trump, lá em nossa casa é outra coisa…
    Por cá só aparecem de vez em quando umas notícias sobre a legionela, mas são muitos os fungos, bactérias, agentes químicos e físicos que causam dor de cabeça, fadiga, sinusite e muitas mais maleitas que o sns em coma não detecta. A marta de incompetência é farta.

    Gostar

    • Jornaleca permalink
      16 Outubro, 2019 00:15

      Okay.

      Mas todos (!) os dias (!) falecem, morrem 200.000 (duzentas mil) pessoas em todo o mundo.

      E alguma razão tem que haver, não é? Eles morrem, e depois o ateu encontra uma culpa.

      Outra vez a confusão com a causa e o efeito.

      A religião do ateu é a tal ciência, que mente muito. E o ateu nunca pede provas, acredita tudo que vier em nome da ciência (corrupta e incompetente).

      Gostar

  12. MJRB permalink
    16 Outubro, 2019 00:29

    O reincidente PM promete mais uma legislatura engraçada e… acumulada. Hoje afirmou que “o governo vai acumular com a presidência da Comissão Europeia”. “Da Comissão ” ?

    Gostar

    • Jornaleca permalink
      16 Outubro, 2019 00:37

      Ouvi dizer, de fontes de confiança, que um canal de televisão portuguesa foi ao Brasil entrevistar um criminoso: Lula da Silva, que é muito amiguinho do vigarista Sócrates.

      E hoje mostraram aquela vergonha na televisão.

      Lula também gosta muito do cu do Costa Cordalis.

      Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        16 Outubro, 2019 03:32

        Sobre o Lula, a Dilma, o Moro, o Temer, o Bolsonaro, não preciso ouvi-los ou vê-los. Já tenho conclusões suficientes.
        Não vi a entrevista na RTP, unicamente passou-me pelos ouvidos pela manhã, um anúncio da mesma na qual o Lula reclamava inocência, dizia-se amigo do (outro inocente Sócrates), etc e tal.
        Foi mais um servicinho da priminha do AC-DC ao regime “socialista”-socrático para amainar inquietações tugas e entusiasmar os brasileiros lulistas residentes no sítio geringonço. E…quiçá, influenciar o serviçal ivo.

        Gostar

      • Tiradentes permalink
        16 Outubro, 2019 07:10

        E só poderia ter sido feita por aquele “grande jornalista” porque via em cada soldado israelita um judeu sionista chamando ao exército de exército judeu. Sintomáticamente não via nos palestinianos nenhuma ligação religiosa ainda que remota. É o mesmo “grande jornalista” que depois de convidado a sair de Israel por essas e por outras, aterrou em França no tempo da eleição do Sarkosy e que andava pelas ruas e nunca…mas nunca mesmo encontrou um único franciu que dissesse que votaria nele, chegando à brilhante conclusão de que os franceses sabiam bem “o que não queriam”……e o Sarkosy foi eleito. O senhor Dentinho sempre teve esta inclinação e atracção por ladrões de preferência se forem bêbados, genocidas ou outra qualidade qualquer do mesmo estilo.

        Liked by 1 person

      • Jornaleca permalink
        16 Outubro, 2019 07:13

        A prima corrupta do Costa Cordalis. Ninguém, nenhum partido no parlamento, exige que essa vergonha, essa criminosa seja posta na rua, com ou sem pontapé no cu, sem perder tempo?

        Eu sou contra isso. A RTP é um ninho de vigaristas, que eu sou obrigado a alimentar?

        Eu nunca aceitei, que nem sequer o PSD exigisse a demissão da direcção da RTP por estar sempre, mas sempre, a apoiar ladrões da esquerda totalitária e corrupta e a sempre a prejudicar o PSD e o CDS.

        O Bolsonaro é a salvação para o Brasil e Portugal precisa muito mais pessoal desse aqui, senão qualquer dias, a RTP estará cheia de primas do Costa Cordalis. Não caia nas mentiras da esquerda fascista.

        Liked by 1 person

  13. Jornaleca permalink
    16 Outubro, 2019 01:32

    Nigéria, quarto da tortura encontrado, em escola muçulmana. 300 (trezentos) alunos com correntes, encadeados e abusados (sexualmente, por seres humanos com práticas perversas, doentes, podres, do pior que se pode imaginar).

    A seita que já matou 300 milhões de seres humanos, desde o século 7.

    E a esquerda totalitária vai também ao cu do muçulmano.
    O liberal também. Tal igual.

    O abuso sexual de menores é maior na subcultura dos homosexuais e das lésbicas. Em todo o mundo é assim. E a esquerda porca cala-se e vai ao cu dessa porcaria.

    A esquerda traiu os valores todos que diziam defender, faz muito tempo.

    Gostar

  14. Beirao permalink
    16 Outubro, 2019 09:02

    Espalhafato, aldrabice, omissões, patranhas é o forte desta gente do partido da mãozinha. O manhoso Kosta é nisto absolutamente imbatível.

    Gostar

Indigne-se aqui.