Saltar para o conteúdo

Os narco estados

29 Outubro, 2019

Depois da Venezuela se ter tornado um narco estado o México está a dar passos nesse caminho: o cartel de Sinaloa obrigou o governo mexicano a libertar o filho do Chapo Guzmán. Estretanto na Bolívia e com a ajuda dos venezuelanos martelam-se os resultados eleitorais para que Morales se aguente e com ele os narcos contem com mais este porto seguro.

38 comentários leave one →
  1. Expatriado permalink
    29 Outubro, 2019 16:07

    É a Guiné-Bissau?

    Gostar

  2. Luis permalink
    29 Outubro, 2019 16:22

    Portanto tudo como era dantes. Quem foi sempre o é e sempre o será, diz o povo. Há 10 anos havia muita euforia com a América do Sul, especialmente com o Brasil, e dava-se a extrrema-unção à Europa e aos EUA. Afinal, tantos anos depois, a América Latina está estagnada, afogada em populismos e corrupção. As classes médias saem às ruas e exigem estados sociais de tipo europeu, mas não há riqueza que os suporte.

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      29 Outubro, 2019 21:49

      “As classes médias saem às ruas e exigem estados sociais de tipo europeu, mas não há riqueza que os suporte.”

      E aqui há, ou andamos a pedir emprestado?

      Liked by 1 person

    • André Miguel permalink
      30 Outubro, 2019 08:14

      Luis,
      a chave para esta situação está na energia. Pouca gente fala disto e suas consequências: os EUA já são o maior produtor de petróleo, estão quase a atingir a independência energética.
      Porque havia euforia com os “emergentes” da América do Sul, Africa e Ásia? Porque os americanos investiam biliões para extrair petróleo, contribuindo assim para o crescimento económico destes países.Tudo isso acabou nos últimos 5/6 anos com o fracking. É ver o resultado: a América do Sul outra vez em tumultos, África outra vez cheia de “shit holes” e o Médio Oriente a arder. Mas enquanto cresciam fartavam-se de morder a mão que os alimentava, agora que os imperialistas lhes fizeram a vontade e os deixaram em paz a coisa desmorona…

      Liked by 1 person

  3. Luís Lavoura permalink
    29 Outubro, 2019 16:24

    São Estados a favor do comércio livre. Comércio de drogas livre.

    Gostar

    • André Miguel permalink
      29 Outubro, 2019 18:12

      Ultimamente não acertas uma…
      E porque começam logo pelo livre comércio de drogas e não outros bens essenciais?
      Se calhar para ti é mais importante a linha de coca que fruta ou carne e isso talvez explique o teu estado mental.

      Liked by 1 person

  4. Expatriado permalink
    29 Outubro, 2019 16:30

    Voltando á vaca-fria de um assunto que foi, e está bem escondido, “esquecido” pelos comentadeiros da quinta.

    https://observador.pt/programas/contra-corrente/sera-que-a-nossa-bandeira-e-racista/

    Gostar

  5. MJRB permalink
    29 Outubro, 2019 17:01

    …Mais este Brasil do Bolsonaro, mais os resultados das presidenciais na Argentina, mais os (esquecidos pela comunicação social tuga ?) Panama Pappers…

    Helena,
    e em Portugal, o charco Estado também com a entrada no governo do Nuno Artur Silva.
    Não arranja um post sobre o Nuno, as Produções Fictícias e aqueles programas vendidos pelos directores NASilva e Daniel Deusdado à RTP ?

    Gostar

    • jppch permalink
      29 Outubro, 2019 17:38

      concordo…. mas embora os deteste e discorde da ideologia que os enformam, da “praxis” que eu combato, eles (penso eu e não tenho sustentadas razões para discordar) não estão associados ao narco tráfico…. e já agora…. uma palavrinha sobre a Guiné Bissau? Valeu a pena dar a independência àqueles indigentes, que não são capazes de administrar um território e melhorar as condições de vida duma população, impregnada de islamismo, miséria e excisões nas crianças? E, não deixa de ser curioso que a problemática duma estúpida e da bandeira, se sobreponha ao facto de onde ela ser oriunda… que vá fazer radicalismos políticos para a terra onde nasceu… e , que em vez de tentar rever a História de modo perverso e nada científico de quem a acolheu e permitiu estudar e ser livremente eleita deputada, que combata o narco tráfico e a islâmica miséria do seu país de origem

      Liked by 1 person

      • jppch permalink
        29 Outubro, 2019 17:54

        Só uma mais pequena questão…. independentemente de nos associarmos, gostarmos ou não, o sistema político do Estado Novo (que pessoalmente não perfilho) permitiu a Amílcar Cabral em 1945 ingressar no Instituto Superior de Agronomia e, em 1950 depois licenciado ir para Santarém trabalhar na Estação Agrária de Santarém… posteriormente com as guerras, fundamentadas nas ideologias marxistas e na LIBERTAÇÃO dos POVOS… a Guiné em 1975 consegue a independência…. debaixo de que estrutura ou infraestrutura sociológica… Desculpem o desabafo, mas a bandalheira deu um narco estado…

        Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        29 Outubro, 2019 18:21

        Seria impossível dar a Independência a Cabo Verde sem a dar à Guiné-Bissau. Cabo Verde tem sido um bom exemplo de pequeno país africano (sem grandes recursos naturais e outros), bem administrado, governado.
        Também na Guiné, a guerra colonial estava perdida pelos tugas antes do 25 de Abril.
        O que tem acontecido na Guiné-Bissau a nível de golpes de estado, tráficos, roubos, ambiente social, abusos, etc., lamenta-se, são independentes…e não atingem (nem podem atingir, claro) proporções do que tem manietado, prejudicado Portugal sobretudo na corrupção, tráficos, golpadas…
        Obviamente contesto o que a “joio” (note-se, “amparada” por um tuga, o Tavares…), e outros, têm dito e praticado.
        Amílcar Cabral (goste-se ou não da sua ideologia), tinha nível, classe, se comparado com… Portugal permitiu-lhe isso e a Guiné-de-Cabral permitiu a Portugal também benesses.

        Gostar

    • Jornaleca permalink
      29 Outubro, 2019 17:53

      @MJRB

      a. Explique-me, o que é que tem contra Bolsonaro? Em que mundo é que vive?

      b. O Bolsonaro vai obrigar as escolas primárias, no Brasil, a ensinar, que existem só homem e mulher, e mais nada.

      Vai limpar as escolar primárias do crime, da porcaria da esquerda totalitária, que está ensinar as crianças, que nasceram na pele errada, e que há mais do que mulher e homem. E assim impedir o abuso das crianças.

      E só por isto, a canalha da droga, toda a esquerda fuma e defende a droga, já se quere atirar sobre ele, e matar o mesmo. se calhar.

      Sabia?

      c. O Bolsonaro deu um pontapé no cu à malta do eco-fascismo, e bofetadas na cara: connosco não!! Uma decisão muito inteligente.

      E o seu PSD, esses corruptos e cobardes? Nada fazem. Nadinha. Pelo contrário, este PSD apoia toda esta porcaria e crime da esquerda. O CDS liderado por aquela gaja, foi igual.

      Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        29 Outubro, 2019 18:06

        Registo o sentido de humor da cara/o jornaleca acerca do Bolsonaro.

        Mais uma vez informo-o disto: o PSD não é “meu”, não milito em nenhum partido. Votei nesse partido — algum mal veio ao mundo por isso ?

        Liked by 1 person

    • Expatriado permalink
      29 Outubro, 2019 20:56

      MJRB. Explique lá o que quer dizer com “o Brasil de Bolsonaro” num artigo acerca de “narco estados”…

      Gostar

      • Jornaleca permalink
        29 Outubro, 2019 21:18

        O PSD do MJRB é tal igual a este PeeeeSSee. Defende o pior do pior, e o MJRB vota nele.

        O Bolsonaro resolve todos os problemas, que o MJRB quer ver resolvidos, e o MJRB não “gosta” do Bolsonaro.

        Isto é doente. Completamente.

        Assim Portugal nunca sairá do sítio malvado, deste veneno socialista.

        Gostar

      • MJRB permalink
        30 Outubro, 2019 00:43

        O humor é saudável. Continuem.

        Gostar

  6. LTR permalink
    29 Outubro, 2019 18:18

    O que está a dar são as informações sobre uma vaia ao Trump. De resto tanto faz que seja da Kampuchea ou do Campo Pequeno. É tudo malta para o democrata sereno. Aquilo até é do lado de lá do atlântico, não interessa.

    Será que eles lá também perdem as actas?
    Ou andarão a traficar máquinas de fazer tirinhas?

    Liked by 1 person

    • MJRB permalink
      29 Outubro, 2019 18:29

      “Lá”, não faltam “actas perdidas” e o mais que se sabe, desde há muitas décadas e…actualmente.
      Em Portugal começou ontem a lavagem “registada em acta rosa” dos marqueses — para se salvarem e deixarem o regime a controlar e explorar quase tudo e praticamente todos.
      Ah, grande ivo, carago !

      Liked by 2 people

      • jppch permalink
        29 Outubro, 2019 18:54

        lava mais branco… lava mais rosa,,, antigamente dizia-se “mudam as moscas mas a me**da é a mesma…. agora lava mais rosa…. e enquanto eu você comunicamos aqui… a rosa vai lavando….

        Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        29 Outubro, 2019 20:04

        A vasta maioria dos tugas não se apercebe e se intui ou sabe de corrupções, está-se cagando para isso. Muitos, certamente danados por não terem entrado e usufruido de mundos à margem da Lei, da honestidade, da decência, e invejosos dos “famosos” mediáticos, dos amigos, dos conhecidos que têm massaroca e bens com origem duvidosa e comprovadamente ilícitos.
        Julgam-se “europeus evoluídos”, mas não passam de pilantras que gastam 8 euros/semana em revistas do jet 3,5 tuga e outros quando têm 10 euros para umas bejecas entram triunfalmente no bar e pagam uma rodada para todos.
        Impressiona a passividade dos tugas perante o descalabro seu, das instituições para as quais contribui com impostos, e do sítio.
        Assim se vai destruindo diariamente uma sociedade, uma economia, um país, com rosas sem espinhos para o mega-banditismo no Estado, na finança, nos futebóis, nos negócios, nas influências/lobbys, na justiça continuarem.
        O ADN tuga é manso-malífico.

        Liked by 1 person

      • Luis permalink
        30 Outubro, 2019 01:44

        Saíram mais de 3 milhões de pessoas em três séculos e meio. Foram-se os melhores genes. Os mais dinâmicos, activos, inteligentes, fugiam. Ficaram os mais passivos, acomodados, manhosos. 80% dos que saíram eram homens. Portugal é cada vez mais um caso perdido.

        Gostar

      • Luis permalink
        30 Outubro, 2019 01:48

        O português quando está insatisfeito foge. Emigra. Está-se nas tintas. Veja o que tem acontecido na Grécia, Espanha, Itállia, França, Brasil. Posso não concordar com tudo o que vão exigir para as ruas mas ao menos saem, lutam. Em França e na Grécia por muito, muito menos, o Partido Socialista desapareceu. Em Itália os partidos do sistema desapareceram. Em Espanha vingaram o Ciudadanos e o VOX. Na Áustria o centro-direita renovou-se. Em Portugal está tudo igual. Este PS é o mesmo que anda por cá há décadas. Se não são as mesmas pessoas, são as mesmas ideias. Passou por três bancarrotas e dezenas de escândalos. No pasa nada! Se calhar os portugueses votam neles… porque lá no fundo parte da canalha é igual!

        Gostar

  7. Jornaleca permalink
    29 Outubro, 2019 18:53

    Lembram-se, faz muito pouco tempo?
    Na Bolívia ardeu a mata, e muita. Quem deu as ordens para incendiar? O porco fascista Evo Morales!!

    Qual foi a reacção dos asnos e fascistas da esquerda totalitária? Calaram-se. (A esquerda nunca critica a esquerda??)

    E no Brasil, ao mesmo tempo? Os hipócritas queriam matar Bolsonaro e acusaram-o de coisas que le não fez, impossível.

    Fumar droga nunca faz bem. Eles merecem levar pontapés no cu. Temos que defender o direito contra essa escumalha da esquerda, que dão cabo de tudo e espetar-lhes a revolução no focinho. Não há coisa mais falsa e mentirosa e cobarde e puta, do que toda a esquerda.

    Liked by 1 person

    • jppch permalink
      29 Outubro, 2019 19:18

      olhe Jornaleca com todo respeito… se olhasse e compreendesse tudo o que se passa no Interior…. é que aqui não tenho fdp de Morales nem de fdp de Bolsonaros… tenho pessoas, no Interior, com formações diversas …. e não tenho imbecilidades sobre narcotráfico…. e quanto à esquerda .pqp… mas não os tenho como solução para os problemas…. que aqui sentimos… mas também não tenho os seus extremismos… perdoe-me a questão: Vive em Lisboa? Eu não, e fiz todo o meu percurso fora desse contexto

      Gostar

    • Jornaleca permalink
      29 Outubro, 2019 19:28

      @jppch

      a. Eu não vejo bem, qual a sua mensagem.
      b. Eu não sou extremista.

      c. Eu gostaria de viver em Lisboa, mas não vivo lá. E a esquerda não sabe governar em nenhum lado.

      d. De Los Angeles até Berlim, a esquerda só sabe destruir e roubar. E eu estou farto desses asnos e criminosos. Eles não têm direito nenhum poder governar, porque nunca respeitam a vontade do próximo. Nunca!!

      O único lugar da esquerda é a prisão. Mais nada. Discutir com burross, para quê?

      Tem a mínimia ideia o que a esquerda já destruiu nos últimos dez anos em toda a Europa? Em valores, em riqueza?

      Os únicos extremistas estão na esquerda.

      E eu não me deixo vender gato por lebre.

      Liked by 1 person

      • jppch permalink
        29 Outubro, 2019 19:54

        eu concordo consigo na generalidade…. .queria isso bem distinto…. pese embora algumas vezes deixe dúvidas…. por exemplo… com tantos problemas aqui… vir com morales e bolsonaros?… atire com Costas (e pq ao fim de 40 anos há Costas) e pelos problemas daqui…. e uma gaga…. não ser gaga mas utilizar a gaguez…? percebe… e permita-me q diga: pqp este sistema

        Gostar

      • Jornaleca permalink
        29 Outubro, 2019 20:16

        Caro @jppch

        A Bolívia foi mencionada por mim, porque em cima também foi falada.

        Os nossos problemas aqui, devem-se ao mesmo pensamento malvado, que terroriza lá fora.

        O nosso país tem a sorte de não ser tão violento como os outros. Eu gostaria muito que ficasse assim.

        Eu nunca fiz mal a ninguém, mas sinto, que o meu adversário da esquerda quer guerra. E eu não vou fugir dela.

        O nosso povo é algo especial. Coisa que esta esquerda, tele-comandada quer destruir. A esquerda é em todo o mundo igual. A minha experiência, pelo menos, salvo erro.

        Gostar

  8. jppch permalink
    29 Outubro, 2019 20:30

    Jornaleca… deixo-lhe aqui algo que leio e admiro… ” Somos, socialmente, uma colectividade pacífica de revoltados”…. Miguel Torga

    Gostar

  9. MJRB permalink
    29 Outubro, 2019 20:37

    Recentes notícias tugas mais ou menos lavadas pela comunicação social:
    Papelada das negociatas e negócios do Sócrates com o Chávez foram perdidas pelo Estado, informou o Ministério da Economia ao juiz Ivo Rosa — in ECO;
    Sérgio Figueiredo e a TVI acusados por um tribunal por terem contribuído com uma notícia para o descalabro, “afundamento”, do BANIF. Em poucas horas foram levantados mais de 900 milhões — ouvido há pouco na RTP2.
    Esperam por uma reacção da populaça, quando ontem no Pragal mulheres histéricas correram para os braços e beijinhos do habilidoso AC-DC ?, para TV’s, ainda hoje emitirem essa porcaria, não por acaso acontecida no primeiro dia em que o amigo Sócrates vai a tribunal cumprimentar rosas ?

    Liked by 1 person

  10. Procópio permalink
    30 Outubro, 2019 00:29

    MJRB faz a leitura correta da aberração do tuga e da palhaçada à nossa volta
    Isto só muda quando o QE for abaixo, a rotativa emperrar.
    Então veremos os juros trepar. Os tugas imersos em dívidas vão acordar zangados.
    Pagamentos adiados, já está a acontecer, salários e reformas reduzidos drasticamente como na Grécia. Eles sabem bem disso e há muito tomaram as suas cautelas.Só 50 biliões voaram para offshores recentemente. Pode demorar mais algum tempo, ainda há bastante para roubar, minérios, lítio e principalmente a vasta área marítima.

    Gostar

    • Luis permalink
      30 Outubro, 2019 01:41

      Os prejuízos na TAP continuam. Então e como estará a SATA? Quanto ao Montepio, nem uma palavra. O número de funcionário públicos vai aumentando novamente. O peso das pensões em percentagem do PIB não desce. O salário mínimo vai-se aproximando do salário médio. Proliferam novas taxas a taxinhas. Mas não é só cá. O PSOE também está a estoirar a Espanha.

      Liked by 1 person

  11. Procópio permalink
    30 Outubro, 2019 00:35

    Os sinais
    Cerca de 20 médicos internistas entregaram, na passada quinta-feira, uma declaração de indisponibilidade para fazer horas suplementares às previstas no seu contrato de trabalho. As mesmas fontes hospitalares adiantam que os internistas do Garcia de Orta estão a fazer “no mínimo 440 horas extraordinárias por ano“, o que ultrapassa largamente o limite anual de horas extraordinárias — 150 horas — e põe em causa a segurança dos doentes.

    A ADSE, esqueçam.Leiam as notícias enquanto podem.

    Liked by 1 person

    • MJRB permalink
      30 Outubro, 2019 00:58

      Exacto, Procópio.
      Mas duvido que com nova e se fosse maior hecatombe económica e financeira que caísse nas vidas dos indigentes tugas, reagiriam violentamente. O maralhal quer é deitar-se e acordar em paz, sem espelhos. Só de vez em quando resmunga, estrebucha, pensa.

      O Hospital Garcia da Horta ali tão perto do Pragal onde o habilidoso acompanhado da espécie de actriz (outra, habilidosa) de Almada foi “por promessa durante a campanha, se ganhasse” (grande tarefa…) beber café com histéricas, e não houve uma gaja ou um gajo inteligente, sagaz, corajoso, para aproveitando as tv’s e rádios em directo acusar o afilhado do hipnotizador de Belém do que está a acontecer naquele e noutros hospitais !

      Liked by 1 person

  12. Procópio permalink
    30 Outubro, 2019 00:37

    Nos últimos quatro anos pouco ou nada foi feito para repor a sustentabilidade financeira da ADSE. E se nada for feito agora, o subsistema de saúde da função pública entrará em défice já no próximo ano. Estes são dois dos principais alertas de uma auditoria de acompanhamento ao sistema de proteção da saúde dos funcionários e reformados do Estado, que concluiu, entre outras, que as “recomendações do Tribunal de Contas, feitas em 2015 e 2016, que visavam a sustentabilidade financeira da ADSE não foram implementadas”. O documento aponta o dedo ao ministério das Finanças, mas também ao da Saúde, que passou a ter tutela conjunta da ADSE em 2016.
    Serão vozes da reação?

    Gostar

    • Tiro ao Alvo permalink
      30 Outubro, 2019 08:51

      Se a ADSE for deficitária o prejuízo vai para a dívida pública ou sai dos nossos impostos – é assim que pensam os nossos actuais governantes.

      Liked by 2 people

    • Jornaleca permalink
      30 Outubro, 2019 10:40

      Uma pergunta simples.

      As más línguas dizem:

      A tal ADSE não é uma coisa só para corruptos privilegiados?
      Que eu estou proibido em usar, mas sou obrigado a pagar?

      Correcto?

      Gostar

  13. hajapachorra permalink
    30 Outubro, 2019 02:53

    Foro de São Paulo, foro de São Paulo.

    Liked by 1 person

  14. Jornaleca permalink
    30 Outubro, 2019 08:41

    @Luis, mais uns pormenores, para completar o quadro.

    a. O governo assassino francês matou quantos coletes amarelos? Quantos ficaram feridos gravemente, que vão sofrer para o resto da vida?

    b. Quantos polícias cometem suicídio em França? Por muitas razões?

    c. Os coletes amarelos, dizem, destruiram mais ou menos 75 por cento das câmaras de vigilância em França. Como reagiu o governo criminoso francês? Instalou ainda melhores: quatro metros de altura. Quem andar sem cinto, pimba, ou a telefonar, pimba. A câmara apanha mais de trinta carros ao mesmo tempo, dizem. E lá, dizem, não há tolerância nenhuma. Um quilómetro a mais e já mandam cartas para casa. Tudo automatizado. A filha da puta do avanço tecnológico está a transformar-se num inferno, devido à maldade humana socialista. É só roubar e castigar. Os piores que castigam, que gostam de castigar são os socialistas. Eles fazem o por maldade. Não é por amor. Eles não sabem o que é verdadeiro amor.

    d. A tonta da Greta tem x adeptos não sei aonde. Os que são contra a Greta abriram também uma página para defender os interesses deles, no livro da cara (Facebook). Em poucos dias bateram todos os recordes. O gajo que abriu a página depois certamente foi ameaçado e fechou-a outra vez, debaixo de um pretexto ridículo, que não pod ser verdadeiro.

    e. Na Alemanha houve eleições, este fim de semana, em Thüringen. Uma antiga região da Alemanha Comunista que foi à bancarrota, com cerca dois milhões de habitantes. Quem ganhou? 30 por cento para aqueles que arruinaram a Antiga Alemanha Comunista (esquerda fascista). O segundo partido mais votado foi o novo CHEGA alemão com cerca de quase 24 por cento, salvo erro. O PSD alemão (CDU) perdeu mais de 10 por cento, em relação à última eleição. O PS alemão (SPD) cai para níveis históricos, só 8 por cento, os comunistas verdes, que estão aterrorizar toda a Alemanha, só com 5 por cento. Os liberais perversos, que já não merecem esse nome, voltaram a entrar no parlamento com cinco por cento. E o maior partido foi a abstenção, também ali.

    A abstenção é também o maior “partido” em Portugal.

    Vivemos em tempos “perversos”, doidos. Governam contra a maioria, e não dão voz à mesma.

    f. Em Itália, o CHEGA italiano (Lega) conquistou em eleições regionais uma zona, que era dominada pele esquerda fascista. Vejam lá. O partido de Salvini ganhou lá!!

    g. Já são cinco milhões os portugueses lá fora. O que pode ser a nossa salvação, um dia.

    h. A esquerda não quer dar poder de voto a esses que vivem lá fora. Se o CHEGA abordasse este problema, seria muito bom.

    Não tudo é negativo. E este governo socialista está a ser alimentado por Berlim e Berlim quer moldar esta Europa num inferno multicultural que nunca na vida pode funcionar, e é contra tudo o que o ser humano sabe: é um crime.

    Mas esta Alemanha está a destruir-se a si própria, o que os jornais em Portugal não escrevem, porque não o sabem e não tem olhos para ver e nem sequer inteligência e visão.

    O maior partido da oposição em Berlim, a AfD, que ficou em segundo lugar em Thüringen, é ignorade e discriminado da pior maneira, e com muita violência pela esquerda fascista.

    Agora, o PSD alemão (podre e corrupto, que traiu todos os valores antigos) não quer formar governo com a AfD. Prefere governar com criminosos, os comunistas velhos, que arruinaram a Antiga Alemanha Comunista.

    A AfD representa tudo o que era de bom, do antigo PSD alemão. Quem reler o programa do PSD alemão de quinze anos para trás, encontra o programa eleitoral da AfD. Isto é doido, não é? Perverso!!

    E agora tratam em toda a Alemanha a AfD como fosse esterco. E tentam dizer, que eles são da “extrema direita”.

    É provado, que os crimes da esquerda fascista, são ilegalmente atribuidos à AfD. Quer dizer, o meu vizinho comete claros crimes e a polícia diz, que fui eu que os cometi. Fixe, não é?

    A esquerda está a destruir-se a si própria. Mais uma vez. Porque tudo o que a esquerda faz, não funciona, nunca pode funcionar. A esquerda não copreende o ser humano. A esquerda nem sequer percebe algo de ciência.

    Etc.

    Ter calma tem vantagens. É uma virtude. É melhor que andar a destruir e perder o controlo e a matar. Muito melhor.

    P.S.:
    No Chile já se estão a revoltar contra a esquerda fascista. O povo levantou-se contra essa porcaria do ambiente e do aumento dos preços em nome do ambiente.

    Não foi só, como eu fui mal informado, a intromissão da Venezuela e de Cuba. não!

    E o que é perverso, é que é também um governo do PSD chileno, que vai na cantiga podre da esquerda totalitária, que diz, que o ambiente é mais importante do que o ser humano.

    Mas a quantidade de seres humanos que ficam sem voz vai continuar a subir, por causa desta esquerda altamente criminosa. E isto vai ter consequências.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.