Saltar para o conteúdo

Um governo liberalizante

5 Dezembro, 2019

Tiago Brandão Rodrigues e Marta Temido são, para todos os efeitos práticos, os ministros mais liberais deste governo. Com efeito, nunca na era moderna os ocupantes das pastas da educação e da saude fizeram trabalho tão meritório na promoção dos serviços privados de educação e saúde. Da “greve climática” à sexta-feira – influências CGTP: sempre à sexta, nunca à quarta-feira – à culpa dos resultados do PISA a todos desde D. Afonso III até Nuno Crato (e nem mais um dia após este); das listas de espera e urgências de especialidade fechadas à rejeição do curso de medicina da Universidade Católica pelo indivíduo comunista que lidera impunemente a badalhoquice que é a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior a pedido da anacrónica corporação fascizóide a que se chama Ordem dos Médicos, a promoção do serviço público por estes ministros tem originado o magnífico êxodo dos portugueses para serviços privados quando os conseguem pagar.

Aquando da transição do infantário para o primeiro ciclo de ensino do meu filho mais velho, zero crianças da sua turma foram matriculadas em colégios; agora, com a minha filha mais nova, serão pelo menos três da turma, para não mencionar os que o queriam fazer sem terem ainda concluído poderem encaixar mais uma mensalidade no orçamento familiar. Decerto que este relato pessoal pode ser repetido por vários leitores em circustâncias idênticas, pelo que não é puramente anedótico.

Dados Pordata

Parabéns então ao ministro da educação e à ministra da saúde dos pobres pelo enorme esforço na promoção das desigualdades. Já diziam os antigos: “Deus escreve direito por linhas tortas”.

22 comentários leave one →
  1. José Monteiro permalink
    5 Dezembro, 2019 09:25

    «os ministros mais liberais…»
    sob batuta de Mr António Costa, Costa Bond.
    Um ‘socialista’ que teve e tem dias.
    Da saga no MAI farto ou rico em estudos, euros & corporações (caso GNR),
    à veia ascética que o levou a decretar o fim da austeridade pós Passos & Tróika.
    Na anterior legislatura, por agora, mais dado dado a equilibrista acidental.
    A bem do Regime.

    Liked by 1 person

  2. sam permalink
    5 Dezembro, 2019 09:49

    Isto, para não falar da sacanice do fim dos contratos de associação que, a pretexto de combater enriquecimentos ilícitos (que os havia, é inegável), destruíram projectos educativos de indiscutível e reconhecido mérito. PQP estes xuxas!

    Liked by 3 people

    • Tiro ao Alvo permalink
      5 Dezembro, 2019 12:50

      Tem razão. Os colégios com contratos de associação – signifique isso o que significar – ainda eram uma oportunidade para alguns alunos oriundos de famílias menos afortunadas, mas estes governantes conseguiram acabar com essa “janela” e nivelar tudo por baixo – tudo menos os filhos dos políticos que ocupam lugares com salários chorudos, que bem suportam as mensalidades dos colégios privados.

      Liked by 2 people

      • Jornaleca permalink
        5 Dezembro, 2019 13:13

        Caro @Tiro ao Alvo,
        só se deixa nivelar quem querer, quem quiser.

        Devemos ser aqui rigorosos. A excelência verdadeira e gratuita continua a gritar na praça.

        Só quem quer ser burro, é que se deixa nivelar por essa canalha porca e profundamente putana.

        Para os bons e competentes Portugal é um paraíso. Não há concorrência nenhuma, practicamente.

        Liked by 1 person

      • Tiro ao Alvo permalink
        5 Dezembro, 2019 13:48

        Diz a jornaleca que “só se deixa nivelar (por baixo) quem quiser”, mas não é bem assim: é quem “quiser” e quem tiver esse “poder”. E os pobres não podem frequentar colégios privados, onde o ensino ´secundário é melhor e mais facilmente permite o acesso ao ensino superior.

        Liked by 2 people

      • Jornaleca permalink
        5 Dezembro, 2019 14:15

        Caro @Tiro ao Alvo,

        é mesmo assim.

        A verdadeira excelência anda pela praça, não nos colégios privados ou do estado, e passa pelos pobres. Não ignora nem um. Nem um!! Bons colégiios privados convidam a excelência e usam-a. Claro.

        Mas verdadeira excelência é gratuita e está ligada a um só livro, não custa um tostão é de borla, e tem de ver só com a vontade humana, de querer aprender.

        Os maus viram todos as costas a ela. Todos!!

        Hoje muitas universidades produzem só burros. Burros a eito. A excelência já de lá desapareceu, faz muito, muito tempo.

        Gostar

    • jppch permalink
      5 Dezembro, 2019 17:54

      concordo inteiramente

      Gostar

  3. 5 Dezembro, 2019 10:07

    Era de esperar que, com a melhoria do desempenho económico do país, os salários a subir e o desemprego a descer, houvesse mais pessoas a pôr os filhos no privado ou a optarem por hospitais privados.
    Entretanto, na televisão, os políticos da direita digladiam-se num espetáculo deplorável…
    Aqui, no blasfémias, a culpa é dos socialistas…

    Gostar

    • 5 Dezembro, 2019 10:08

      Eheheheheheheh! Seria de esperar que unicórnios deixassem de aparecer a adultos, e, no entanto…

      Liked by 4 people

    • Jornaleca permalink
      5 Dezembro, 2019 10:47

      Mas que percebe você de economia e de finanças @Manuel Vicente Galvão?

      Um corno, não percebe um corno e vem aqui fingir que o quê?

      Salários a subir? LOL!
      Melhoria do desempenho económico do país? LOL.

      A esquerda não tem um único homem competente nessa área. Nenhum!!

      Os únicos ordenados a subir são aqueles dos gatunos da UE. A cretina da Ursula von der Leyen e os macacos dela, vão ganhar mais, não o merecem, mas subiram os ordenados deles: 33.400 EUR por mês para a maior criminosa e palhaça, que nos vai poder conduzir nos próximos anos para o abismo.

      O culto da morte quer gastar pelo menos um bilião de Euros para atirar Europa para a pobreza em massa.

      Você é um incompetente e um mentiroso, Manuel!!

      Esses de direita, se o fossem, a sua canalha já não estava no poder, essa cambada de ladrões e assassinos.

      Liked by 1 person

  4. 5 Dezembro, 2019 12:40

    Mas uma coisa temos que reconhecer, o país está mais rico!
    A AT descobriu mais 920 fortunas “escondidas”, o que vem duplicar o nº de ricos tugas!
    Parece que afinal não foi só o marquês bem vestido que descobriu um cofre atrás do armário da cozinha … há por aí muitos mais, e nem todos serão “amigos” do marquês 🙂

    Gostar

    • The Mole permalink
      5 Dezembro, 2019 16:25

      Infelizmente, o país ter mais “ricos” não é o mesmo que o país ESTAR mais rico… (digo “ricos”, pois entregues a esta comunada, qualquer dia eu – que não posso por os meus filhos no particular – também já sou considerado “rico”: tenho casa e nem sequer passo fome…)

      Liked by 2 people

      • 5 Dezembro, 2019 17:43

        Pode ser que seja como diz, mas também pode ser que quando todas essas fortunas “escondidas” pagarem os impostos a que estão sujeitos (como a restante plebe), haja espaço para uma redução da carga fiscal que actualmente é suportada pela “classe média”, e se assim for, pode-se dizer que ao pagarmos menos, ficamos mais ricos !
        Eu sei que é sacrilégio defender aqui o pagamento de impostos, mas como ainda não percebi bem a diferença entre o “sacrilégio” e a “blasfémia”, vou continuando a “pecar” 🙂

        Gostar

      • The Mole permalink
        5 Dezembro, 2019 18:28

        Ingénuo! Vê-se, pela história recente do nosso país, que quanto mais dinheiro o estado tem, mais gasta e mais se endivida, levando a estoiros cada vez maiores…
        Não conte com baixas de impostos para as próximas décadas. Há MUITA dívida por pagar ainda (e a crescer…)

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        6 Dezembro, 2019 21:55

        Velho do Restelo,

        “mas também pode ser que quando todas essas fortunas “escondidas” pagarem os impostos”

        Ainda acredita nessa de que, se todos pagarem, todos pagamos menos? O Estado português cada vez é mais eficaz a ir buscar essas fortunas “escondidas”, e ao mesmo tempo os impostos não param de subir.

        Se “esses que não pagam” passarem a pagar, o Velho vai continuar a pagar tanto ou mais que o que já paga, e os Antónios Costa desta vida distribuem mais algum pela maralha que os rodeia.

        Nunca devemos defender que outros paguem mais impostos.

        Em primeiro lugar, porque nós somos os outros para os outros.

        Em segundo lugar porque os impostos começam “para os ricos”, porque é assim o sufrágio universal, é fácil convencer a maioria a chular a minoria. Depois de estabelecidos os impostos sobre os ricos, o conceito de rico alarga até atingir todos.

        Quando o IRS foi estabelecido nos EUA a taxa máxima era ~7% para quem ganhava mais de 11 milhões de dólares (ajustado à inflação). Hoje em dia, é 37,6% para quem ganha 470 mil dólares. Hoje em dia um rico paga uma taxa cerca de 5 vezes maior, e tem 20 vezes menos rendimento.

        Gostar

      • Jornaleca permalink
        6 Dezembro, 2019 23:58

        @Zé Manel Inteligente

        Por isso, uma estratégia boa seria, vestir-se de pela de lobo ou de ovelha e entrar no partido socialista, para o destruir por dentro, mais depressa.

        Infiltrar o PeeeeeSSee, jogar o jogo falso deles, e aplicar as armas da guerra fria. Porque há tantos escândalos a descobrir, tantos incompetentes a receber ordenados, que nunca na vida merecem.

        Esta RTP porca merece a pena de morte. Porque, só a RTP, se houvesse jornalistas honestos e imparciais e justos, com colhões, davam cabo de tudo este governo podre e ladrão, com muitas perguntas inteligentes, teimosas, inquietantes, com os mesmos critérios para todos, TODOS!!

        Mas nṍs sabemos, a RTP e Lda são cúmplices porcos do mesmo jogo.

        Sabe quanto é que é o ordenado médio (!), médio, na tal “RTP”, no sistema “RTP alemão”? Acima de 9.000 por mês. Nove mil euros. E nenhum dessas putas, que lá trabalham, são honestos, todos corruptos, quase todos.

        E assim, o PeeeeeSSee alemão pode continuar a destruir o país.

        Coisa que passa despercebido, praticamente, em Portugal. Mas vai ter graves consequências. Claro.

        Escrevam à câmara de Coimbra, a essas putas incompetentes, e perguntem pela rentabilidade das camionetas eléctricas. Heheheeh. Das duas uma, ou vão mentir sem vergonha na cara ou não vão responder. Mas qualquer engenheiro inteligente e imparcial já conhece a verdade.

        Gostar

  5. Vasco permalink
    7 Dezembro, 2019 18:51

    Realmente passar de 10 para 13% em 18 anos é uma exodo em massa.

    Valha-me Deus que ja nem ler um grafico sabe.

    Gostar

    • 7 Dezembro, 2019 18:55

      Não é um êxodo em massa. Finalmente, alguém que reconhece que 18 anos não chegam para que mais possam pagar colégios.

      (Ah, não quero ser desagradável, pelo sugiro apenas que se vá foder em vez de fazer figuras de urso).

      Liked by 1 person

      • Vasco permalink
        7 Dezembro, 2019 20:11

        Sempre a argumentação de fino recorte…
        A Direita anda mesmo nervosa

        Oh Home, largue a pinga e tome um Lexotan

        Gostar

      • 7 Dezembro, 2019 20:13

        Não é a primeira vez que me chamam “a Direita”.

        Liked by 1 person

  6. Vasco permalink
    7 Dezembro, 2019 18:54

    Bem, por outro lado sempre se pode dizer que foi um aumento de 30%.
    Para o publico alvo do Chega deve ser suficiente…

    Gostar

    • Jornaleca permalink
      7 Dezembro, 2019 20:32

      @Vasco
      A sua falta de honestidade é mais que evidente. E o seu nível intelectual é um horror.

      Os EUA graças às políticas só de Trump!!

      266.000 empregos creados, só em Novembro de 2019.
      (America Created 266,000 Jobs in November)

      Expectativas arrebentadas
      (Expectations Smashed)

      Setembro, Outubro revisto em cima
      (Sept, Oct Revised Up)

      Ordenados sobem mais que esperado
      (Wages Rise More than Expected)

      Desemprego cai para níveis nunca vistos em 50 anos
      (Unemployment Drops to Lowest in 50 Years)

      Isto é que é excelência!!

      Claro que a esquerda fascista mente e odeia Trump.
      Mentir é um crime grande, Vasco.

      Mudar para um colégio privado é um passo importante, mas a sapiência anda por onde quer.

      Agora, no Largo do Rato, é que ela nunca passou.

      Os gatos estão a chamar você, Vasco. Siga os seus instintos, vá lá. Só manda em si, e em mais ninguém.

      Gostar

Indigne-se aqui.