Saltar para o conteúdo

Ena tantos leaks e likes!

27 Janeiro, 2020

EXPRESSO: O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, em parceria com o Expresso, mostra-lhe rede global de empresas de fachada utilizadas por Isabel dos Santos e pelo seu marido, Sindika Dokolo, para guardarem dinheiro, comprarem imóveis e participações em bancos, empresas de telecomunicações, de energia e muito mais

EXPRESSO: Rui Pinto, o whistleblower dos Football Leaks, foi nomeado como a fonte por detrás dos Luanda Leaks, uma exposição global sobre o saque da riqueza de Angola pela mulher mais rica de África e pela sua família.

17 comentários leave one →
  1. 27 Janeiro, 2020 16:35

    palhaçada balsemão.

    Gostar

  2. MJRB permalink
    27 Janeiro, 2020 18:23

    A Helena está mais incomodada com “a deriva” do Expresso, do que com as “ligações” tugas –ena tantas !, da esquerda à direita !!– com a moça-das-covinhas-sorridentes ?

    E sobre o muito estimável trabalho do Rui Pinto não há um post ?

    Gostar

    • Mario Figueiredo permalink
      27 Janeiro, 2020 19:29

      Também não percebi muito bem este post da Helena.

      Já sobre o “inestimável trabalho de Rui Pinto”, tenho as minhas dúvidas. O, ou os verdadeiros whistleblowers que compilaram a informação para o menino Rui Hacker servir de fachada é que a PPLAAF não revela. E nem sabe.

      E também não fica muito bem explicado porque é que esta organização decide revelar o nome do whistleblower num processo que nem sequer chegou a julgamento e cujas pessoas acusadas se encontram todas livres, de boa saúde, com telemóveis na mão e chorudas contas bancárias.

      Jornalismo de investigação este…

      Gostar

      • 27 Janeiro, 2020 20:10

        Follow the money.

        Who is selling cheap as dirt?

        Who is buying?

        Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        27 Janeiro, 2020 20:11

        O muito estimável trabalho do Rui Pinto, porque nunca apoiei nem defenderei vigaristas, estejam onde estiverem.
        …Estratégias, Mário Figueiredo, do RP e da sua equipe de advogados. Neste momento e caso Luanda Leaks, não tinham outra alternativa, enfrentaram e repisaram a besta.
        Muitíssimo mal estará –está, sabe-se– a justiça tuga e o país político-judicial, se condenar o RP e não investigar as suas preciosas denúncias.
        Mas, óbvio, neste país cuja maioria da populaça até admira e inveja coruptos e pratica o favorzinho até à corrupção, que bajula vígaros instalados nos partidos, na justiça, no futebol, o RP é um alvo a atingir — um “malandro” que destapou a fossa !… Tantos preocupantes e outros tranquilizantes telefonemas (sem escuta), tantos encontros ou sinais de fumo terão já acontecido entre mega-vígaros e os poderes e vice-versa…

        Liked by 1 person

      • Mario Figueiredo permalink
        27 Janeiro, 2020 23:00

        Ó amigo, hacking de computadores é ilegal em qualquer lado, independentemente dos resultados. E este senhor do Rui não o fez porque é um bom samaritano. Mas porque é pago para fazer estas coisas. Como foi pago para receber um monte de papelada de Luanda (que ele nunca em momento algum fez hacking) e mandar seguir para a PPLAAF (que ele nunca tinha ouvido falar até ao dia em que foi pago).

        Portanto deixe-se lá de criar heróis onde eles não os há. Porque se for bem pago ele também fazer ao seu computador MJRB. Isto não é nenhum Robin dos Bosques.

        Investigue-se lá o que é preciso investigar, acho muito bem. Mas nem a Helena deve esquecer os casos que vieram ao de cima, nem você se deve esquecer que este malandreco é um criminoso. Isto aqui não é o da Joana. Era só o que faltava!

        Gostar

      • MJRB permalink
        28 Janeiro, 2020 02:33

        Mário Figueiredo,
        Nunca eu absolvi o Rui Pinto por ter “entrado” em sites, facebooks e mais de organizações privadas, sejam no futebol, nos negócios ou jurídicas. Terá de responder por isso, é inevitável.
        O que eu prevejo é que as “autoridades” tugas vão puni-lo custe o que custar (para salvarem máfias e partidos) e não estão nadinha interessadas em investigar. Ou seja, parece-me, cometem um crime !

        Gostar

  3. Filipe Bastos permalink
    27 Janeiro, 2020 19:58

    O Mário Figueiredo deixa boas questões.

    É o cheiro a esturro do costume. Anos e anos de silêncio sobre a máfia angolana; de repente cai o mundo. A táctica é sempre a mesma.

    Durante uns dias os merdia só falam disto. Ao almoço, ao lanche e ao jantar só dá Isabel, Isabel, Isabel, Angola, Angola, Angola.

    Depois largam discretamente o osso e passam para o seguinte – o Benfica, os fogos, as cheias, o que calhar. O tema desaparece por completo.

    É como se tivesse sido tudo nossa imaginação, como se a Isabel fosse um mito urbano e Angola fosse noutro planeta.

    Ninguém investigará o que passou, como ficou, quem ganhou com isto. E nada, rigorosamente nada de relevante mudará um milímetro. Os trafulhas e mamões continuarão alegremente à solta, a trafulhar e a mamar.

    Enquanto faz zapping entre comentadeiros pulhíticos e futeboleiros, entre o telejornal e o Masterchef, a carneirada suspira de alívio: graça a deus temos jornalistas corajosos que nos contam toda a verdade!

    Liked by 2 people

  4. MJRB permalink
    27 Janeiro, 2020 20:20

    Entretanto neste país maravilhante, o caso Vitorino passou por entre os pingos da chuva. Certo putedo editor de notícias e komentadores associados, assim quis.

    Liked by 1 person

    • JMS permalink
      27 Janeiro, 2020 23:01

      Nem mais MJRB, nem mais. E dá jeito a algumas pessoas esse providencial “radio silence”.

      Gostar

      • MJRB permalink
        28 Janeiro, 2020 02:50

        Não será só “jeito”, mas sim salvação.
        Estava bem enraízado e confortado o gajo quando avisou “habituem-se !”
        PC, BE, Livre, Verdes, PAN, Chega, CDS, PSD, e obviamente P”S”, de nada sabem, não os incomoda as andanças da videirinha dona constança almofadada num cargo da ONU e embalada para o sono tranquilo, pelo P”S”.

        Gostar

  5. 27 Janeiro, 2020 21:16

    O Bigbrother está sempre à espreita. Sabe tudo o que se passa na internet, nos sms, nas chamadas de voz. E sabe quem viaja daqui para ali, em que hotel fica, e quem mais estava nesse hotel. Ele, Bigbrother, deixa o marfim correr até ao dia que lhe convém dizer; “alto e para o baile!”.
    É nesse dia que um miúdo super-dotado descobre por acaso uma data de informação que compromete aqueles que o Bigbrother quer empurrar para fora da carroça.
    O resto já nós sabemos…
    A Huawei tem as sua próprias portas para espiões e talvez tenha um chino-bigbrother só dela. Por isso Trump anda tão arreliado com a marca…

    Gostar

  6. LTR permalink
    27 Janeiro, 2020 21:33

    Com o Panamá era tudo “nós” e depois foi tudo nada.

    Gostar

  7. Chopin permalink
    27 Janeiro, 2020 22:26

    O Rui Pinto não tinha também umas novidades sobre grandes escritórios de advogados?
    Vou aguardar que o tal consórcio de jornalistas nos elucide.

    Gostar

    • Filipe Bastos permalink
      28 Janeiro, 2020 00:44

      Aguarde, aguarde. Será tudo esclarecido em breve. O Júdice e o Proença de Carvalho vão comentar. O Mamão Xavier canta e dança.

      Gostar

    • JPT permalink
      28 Janeiro, 2020 09:40

      Então mas onde é que acha que ele encontrou o material sobre Isabel dos Santos? Credo…

      Gostar

  8. 28 Janeiro, 2020 20:14

    A Justiça está a agir com o Rui Pinto como aquele cabo da GNR que insistiu em prender para levar a tribunal o larapiozito que entrou numa propriedade para roubar um fardo de palha, se deparou com um depósito de carros de coleção roubados e denunciou a coisa no posto da guarda da terreola próxima.
    O pobre, coitado!, ficou preso por invasão e roubo de propriedade.
    O valente e expedito cabo Isidoro não foi cá de modas:
    – Não tinha nada que ter entrado na propriedade e ainda tinha menos que ir lá roubar palha. Homessa!
    E pronto.

    Cá para nós, no fim das contas, parece que a verdade é que ninguém se pode meter com o ‘Benfas’, nem com a rapaziada da p’litka, nem com a malta das ppps…
    O resto… o resto perguntem ao Vale e Azevedo.
    E quanto a isto o que vaz o espetacular Ventura?
    – Nada.

    Um gato morto pelas tr—-a! Isso sim.

    Gostar

Indigne-se aqui.