Saltar para o conteúdo

A fé é que nos salva

17 Fevereiro, 2020

Na minha ignóbil candura, imaginara termos atingido o ponto mais baixo da degradação pública da semana com o lamaçal de hubris juvenil, que, ao som de um inverosímil monólogo de uma personagem-cartão de Ayn Rand, se masturbava perante a aprovação do avanço civilizacional da eutanásia. Não. Hoje temos a ignomínia do racismo, com todas as bailarinas políticas en pointe para mostrarem a imensa virtude de quem melhor diz que o racismo é feio. O presidente da república já falou e, como de costume, nada disse além de “votem em mim” (parafraseando).

Vindos do Olimpo onde esta canalha que nunca se fez homem se move, inundam as redes sociais, esses colonatos de insanos em busca de shots de dopamina através de likes, cada um com uma nova versão de 10 mandamentos, prontos para se auto-proclamarem o messias. Parece que as sociedades estão menos civilizadas e que isso se nota no futebol. A sério? Eu noto isso sem grande esforço nas fileiras dos -ismos de diferentes cores e igual ausência de dúvida metafísica para o significado da vida que se atropelam para aparecerem com a nova fórmula de virtude.

Durante algum tempo achei que os protagonistas executavam um bailado degradante. Recentemente descobri, com o atraso lusitano, que a obscenidade está na audiência que assiste e incita à pornografia, não em quem a executa.

Uma semana de tiro ao velho, ao doente e a gritaria de racismo é uma altura apropriada para recolher ao mosteiro. Não a um daqueles centros new age, a um templo daqueles a sério, como os milhares de igrejas que em tempos áureos de humildade construímos antes que os Siza viessem destruir tudo. Nas igrejas, aceitam todos: santos e pecadores, vencedores e perdedores, crentes e descrentes. Se precisarem de mim sabem onde me encontrar, mas estou convencido que não precisarão.

6 comentários leave one →
  1. Filipe permalink
    17 Fevereiro, 2020 13:42

    “O presidente da república já falou e, como de costume, nada disse além de “votem em mim” (parafraseando)”

    🙂

    Liked by 3 people

  2. 17 Fevereiro, 2020 14:56

    “Vindos do Olimpo onde esta canalha que nunca se fez homem se move…”
    Já sei, está a falar dos nossos australopitecos robustus.

    Liked by 1 person

  3. JP PREVOT permalink
    17 Fevereiro, 2020 15:36

    O que mais me impressiona é a corja de adoradores do aborto que recusa a eutanásia …
    A minha mãe tinha a sorte de viver na Bélgica, aos 93 anos mal conseguia mexer, ficou surda e quando ficou cega, pediu eutanásia … Repito, com tinha a sorte de viver na Bélgica, morreu sem dores no conforto do lar com os filhos e netos à volta.
    Estou a favor da eutanásia, mas controlada, nunca à maneira do aborto livre, gratuito e sem regras, o que me parece complicado com os políticos que temos de momento.

    Gostar

  4. Bávaro permalink
    17 Fevereiro, 2020 16:00

    Bravo

    Gostar

  5. 17 Fevereiro, 2020 16:38

    É isso mesmo. Caricaturas de papelão do que no original já era manequim ready-made.

    Gostar

  6. pitosga permalink
    17 Fevereiro, 2020 21:17

    vitorcunha,
    a sua tristeza, desalento, ou similar, contagia.
    Ou eu já estava assim sem me aperceber.

    Gostar

Indigne-se aqui.