Saltar para o conteúdo

O fachadismo

8 Março, 2020

Os painéis são tão fotogénicos e geram notícias tão positivas! Há sempre um artista empenhado numa causa que vai para ali transmitir a sua mensagem, um residente que declara que agora até dá gosto viver no bairro, um jornalista sem perguntas sobre como vai ser a manutenção da pintura, ou sobre a humidade que se vislumbra nos outros pontos da fachada ou sobre a falta de isolamento térmico daqueles prédios…
Portugal é hoje uma destas empenas coloridas, invariavelmente apresentada como inovadora e progressista, obviamente para ver ao longe. Muito ao longe. Mas fica tão bem nas fotografias, não fica?

. Em 2011 foi preciso que o país falisse para que ruíssem as fachadas do universo de José Sócrates. Em 2020 o cenário é outro: António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa andaram anos a saltitar de fachada em fachada. Agora jogam às escondidas. Eles são nativos do fachadismo

16 comentários leave one →
  1. Mario Figueiredo permalink
    8 Março, 2020 14:13

    E também é feio e deprimente.

    Liked by 1 person

  2. joaquim permalink
    8 Março, 2020 15:35

    Na antiga URSS pintavam-se as árvores de verde e as fachadas das casas, para impressionar os convidados turistas que admiravam o paraíso na terra. Em Portugal o rei xuxa vai nú, mas a propaganda veste-o com roupas sumptuosas. O vírus socialista é mas mortífero que o corona vírus, mas o país ainda não arranjou um antidoto para o combater. Talvez quando o Costa imitar o Maduro e começar a pedir às portuguesas para terem 6 filhos, abram os olhos.

    Liked by 3 people

    • caampus permalink
      9 Março, 2020 11:01

      Não é preciso pedir, já tem 6 filhos…passe pela Amadora, Queluz ou Cacem.

      Gostar

  3. A. R permalink
    8 Março, 2020 15:43

    O Chavez também andou a plantar arroz -uns pedaços de plástico a simular plantas- e agora é fome suficiente para se contarem os ossinhos do esqueleto.

    O comunismo é uma fachada … uma lápide.

    Liked by 2 people

  4. Cacim Bado permalink
    8 Março, 2020 16:33

    Tapa misérias.

    Liked by 1 person

    • jppch permalink
      8 Março, 2020 20:41

      concordo consigo, mas precisa ser eficaz.tapam misérias nas fachadas… mas misérias socialistas…pqp esta esquerdalha… até o pobre do bloco de cimento javardam… as pessoas vivem melhor?

      Gostar

      • jppch permalink
        8 Março, 2020 20:48

        esqueci-me de dizer uma coisa… substantivamente a vida das pessoas melhorou? Com este fachadismo?

        Gostar

      • Cacim Bado permalink
        9 Março, 2020 07:18

        Em vez de tiro a tiro de rajada é tão evidente como eficaz.

        Gostar

  5. grangeio permalink
    8 Março, 2020 21:26

    É o país da fantasia, imaginado pelo Marcelo! O Marcelo imagina que se todos nos sentarmos à volta de uma grande fogueira, a cantar o kumbayá, tudo se resolve. Se a isso juntarmos muitas selfies, bondade nos discursos e não chatearmos quem governa, então todos podem ser reeleitos e muito felizes

    Liked by 1 person

  6. Arlindo da Costa permalink
    8 Março, 2020 22:10

    A Arte é o que nos distingue dos outros animais…

    Há quem ainda não saiu das cavernas. Temos pena…

    Gostar

  7. MJRB permalink
    8 Março, 2020 22:42

    “A meu ver”, uma das melhores pinturas em prédios, é aquela na zona de Chelas com o bitaiteiro-futeboleiro e adorado timoneiro. Quem diria, que os bairros ciganos não só comparticiparam com massaroca para a sua realização (e preservação), fizeram um lanche quando foi “destapada” e, adoram aquela carinha laroca e sedutora para eles virada !
    A Helena de certeza gostará daquilo.

    Há momentos do carago: ontem estava no grupo de amigos que em todos os primeiros sábados de cada mês tomamos o pequeno-almoço nas Docas, quando dois deles mandam calar o pessoal. “Que passasse” ? Resposta com voz baixa — “é ele. Escutem os passarinhos na árvore. É ele !, a comunicar connosco. É o nosso líder Ventura !”
    Porra, pensámos que estavam a brincar mas acreditam mesmo naquilo…

    Gostar

    • Carlos Rosa permalink
      8 Março, 2020 23:06

      Reacionário!
      A mim não me enganas tu.

      Gostar

      • MJRB permalink
        9 Março, 2020 01:05

        Mas eu quis enganar-te com a ironia, pá ? Acalma-te !
        Sim, sou reaccionário ao bitaiteiro-futeboleiro.
        Conheço pessoas de Direita e de Centro-direita que não se reveem, não seguem, esse queriducho, fatela oportunista — são “reaccionários” ?
        Repito, mal estaria a Direita se se entregasse ao primata “político”.

        Gostar

  8. Beirão - RC permalink
    9 Março, 2020 09:27

    É, de facto, só fachada. Com o bosta e o cuecas o sitio virou uma gigantesca piolheira mas, para tugas papalvos e totós idiotas, embrulhada em coloridos artefactos fachadistas para esconder misérias e lixo: na saúde, no ensino, na justiça, nas forças de segurança e nas forças armadas. O sítio está nas lonas e estes pandegos (perigosos) dão.se ao luxo de gozar com o pagode. Os merdias vendidos e marxistas batem palmas, moem.nos os miolos, endrominam a manada passiva e mansa com futebois, novelas e palhaçadas, e fazem.nos crer que vivemos num luxuriante e magnífico paraíso. Pulhas!

    Liked by 1 person

  9. 9 Março, 2020 18:39

    Mete jojo.

    Gostar

  10. 9 Março, 2020 18:39

    Mete nojo.

    Gostar

Indigne-se aqui.