Saltar para o conteúdo

Covid19 – números que intrigam

25 Março, 2020
by

Xi-JinpingO Presidente Xi Jinping terá razões para sorrir, depois da luta árdua contra o corona vírus que, ao que parece, estará a regredir na China. O mesmo não se passa na Europa e nos Estados Unidos, ainda a braços com a sua expansão na fase exponencial.

Analisando o número de infectados por países e o seu ritmo de expansão, é muito provável que Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha e quiçá também a França, ultrapassem em breve os 81.000 casos que a China vem reportando como tendo já estabilizado. Qualquer um destes países tem sistemas de saúde no topo do ranking mundial e uma população que, no seu conjunto é apenas 40% da chinesa.

Como explicar tamanho número de infectados e sobretudo de mortes que, no caso de Itália e Espanha já ultrapassaram as ocorridas na China? A estrutura etária na Europa, a tender para a gerontocracia, explicará tudo?

Enfim números intrigantes, sobretudo os apresentados pela China, que me parece pecarem por (muito) escassos. O seu problema foi certamente (ou ainda será?) de uma dimensão muitíssimo maior. 

78 comentários leave one →
  1. MJRB permalink
    25 Março, 2020 14:00

    Continuo a não acreditar nas quantidades de infectados, recuperados e mortos na China.
    Presumo que o C-19 tem uma história com algumas sub-histórias ocultadas dentro e fora da China. Um dia se saberá quais.

    Liked by 1 person

    • 26 Março, 2020 10:49

      Nomeadamente porque é que os serviços secretos Ocidentais não avisaram os Governos para o eminente ataque biológico da China com o seu vírus. Típico de Imperador Chinês dar um tiro nos seus nos seus próprios servos para declarar guerra aos outros supostamente culpados. Procurem esta táctica na história que encontram.

      Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        26 Março, 2020 17:08

        Parem lá com essa teoria de ataque biológico.

        Quem quer fazer um ataque biológico não usa um vírus que mata menos de 1% da população em idade activa.

        Já li a teoria que o objectivo não é matar, mas incapacitar a economia.

        Sejamos frios na análise (há quem chame crueis, mas eu não faço análises com emoções à mistura): a economia ficou incapacitada porque a sociedade assim o quis. Se a sociedade disser, “não vamos destruir a economia, independentemente do número de idosos que morram”, a economia não para, e o ataque é um tiro de pólvora seca.

        Além disso, os chineses são pacientes. Para quê enviar um vírus que mata na sua maioria idosos, que estão a receber pensões da Segurança Social, que é um factor que limita a competitividade do Ocidente versus China? Mais vale esperar mais alguns anos, para a morte lenta das economias Ocidentais.

        Gostar

  2. sam permalink
    25 Março, 2020 14:07

    É mais que evidente que os números apresentados pelo governo chinês são martelados. Basta escutar os poucos testemunhos que conseguem furar a censura estatal ou ler os jornais de Hong Kong para perceber que a realidade está a ser mascarada. Nem se poderia esperar outra coisa de uma ditadura.

    O que não percebo é ver os media internacionais a apresentarem, dia após dia, tais números como se fossem simplesmente credíveis, e passíveis de comparação com os fornecidos, por exemplo, pelo governo italiano. Nem a desculpa de serem veiculados pela OMS serve, sabendo-se dos interesses muito pouco transparentes que têm pautado as relações entre essa instituição e a China.

    Para quem tenha dificuldades em compreender o quão relativo é o conceito de verdade em regimes ditatoriais, recomendo a série Chernobyl.

    Liked by 1 person

    • Carlos Rosa permalink
      25 Março, 2020 22:17

      Ou se calhar o Chinocas criou o vírus e a vacina, de seguida espalhou o vírus numa cidade chinesa para ninguém desconfiar, logo de seguida começou a tratar os seus infetados e o resto do mundo agora para se tratar tem que ir comprar o tratamento à China.
      Trata-se de uma arma biológica de ataque ao resto do mundo.
      É só um “se calhar”.

      Liked by 1 person

  3. LTR permalink
    25 Março, 2020 14:32

    Portugal passou de 24º para 14º em quatro dias e no domingo foi feriado.

    Gostar

    • Rogerio Alves permalink
      26 Março, 2020 09:28

      Mesmo que isto ultrapasse a situação de Itália e Espanha, o que é razoavelmente provável, face à desgovernação evidente, o nosso governo o que vai fazer é comparar os números finais em termos ABSOLUTOS para poder dizer que teve menos infectados e mortos do que, por exemplo, os USA do Trump (e olimpicamente ignorar que a população dos USA é 30x a nossa). (E os jornalistas aceitarão a coisa e ainda criticarão veemente o Trump enquanto elogiarão a governação decidida do Costa e Marcelo).

      Alguém aposta contra?

      Liked by 1 person

  4. Weltenbummler permalink
    25 Março, 2020 14:32

    as tvs apresentam as habituais estatisticas à largo dos ratos
    deviam mostrar em % da população
    assim é como se a CH tivesse os mesmos habitantes dos EUA

    Liked by 1 person

  5. Maria José Melo permalink
    25 Março, 2020 14:50

    Claro! Ou então foi uma encenação…
    Fizeram-se de vítimas, mas vão ser os beneficiários, no aspecto das vendas e da propaganda.
    Qual terá sido a verdadeira origem e a intenção do vírus SARS-COV2?
    Teoria da conspiração???

    Liked by 1 person

    • MJRB permalink
      25 Março, 2020 15:11

      Certo, Wuhan e região parou, foi sitiada, praticamente ninguém saíu de casa. Antes deste confinamento obrigatório e da construção em tempo record (duas semanas e pouco mais) do vastíssimo hospital, mais o seu apetrechamento, já outros hospitais recebiam, tratavam e certamente registavam falecidos…desde Dezembro. As quantidades oficialmente conhecidas são questionáveis.

      Gostar

      • Rogerio Alves permalink
        26 Março, 2020 09:31

        Parece-me impossível, de qualquer forma, que o resto da China ficasse imune à contaminação vinda de dentro (Wuhan) e todo o mundo restante (até à Islândia ou mais além) tenha ficado infectado…

        Gostar

    • 26 Março, 2020 11:05

      Maria José de Melo:
      A China percebeu no Verão passado que não conseguiria bater Trump em contexto normal, nem em guerra económica, nem em guerra comercial, nem mesmo em guerra ponto, logo precisava de um contexto diferente e escolheu este.
      Limpa os mais idosos internos sem contestação, testa o intestável sobre a poluição atmosférica e daí talvez tire uma nova arma para o futuro, enfraquece aleatoriamente toda a economia mundial gerando no pós “peste” confusões económico e sociais tão violentas no Ocidente que a sua ajuda vai parecer “miraculosa”.
      Aos países que forem totós ao ponto de aceitar a ajuda deles põe-lhes o pé no pescoço com a “Nova Rota da Seda”, que era um tanque disfarçado de “camião do leite” com o canhão de fora e agora será o preço a pagar pela ajuda.
      Por último ao entrarmos todos em medidas de excepção totalitárias, quebra a ideia Europeia muito falsa de que nas “democracias socialistas Bruxeleanas” é impossível a suspensão de direitos, igualando pela base todos os regimes.
      Se beber um colherzinha de vinagre antes do sumo de limão custa muito menos …. sério experimente.
      Por mim, antes ter de ir caçar todos os dias para o monte do que deixá-los desembarcar nas nossas costas.
      Viva a Pátria!

      Gostar

      • Expatriado permalink
        26 Março, 2020 11:16

        Vai-se confirmar o velho ditado: “Não há almoços grátis”.

        Gostar

  6. MJRB permalink
    25 Março, 2020 15:39

    Para o empecilho e irresponsável Bolsonaro, o C-19 é, entre outras coisas, “uma fantasia”. Tudo indica que vai mandar reabrir escolas, comércio e decretar o fim do isolamento em alguns estados, como São Paulo.
    Hoje, o RRio reagiu correctamente: “se isso vier a acontecer, nós temos de nos proteger de forma redobrada e de imediato, relativamente aos voos vindos do Brasil”.

    Gostar

  7. Expatriado permalink
    25 Março, 2020 15:41

    Os noticiários das TVs comparam números de infectados/mortes entre EUA e Itália, França, Espanha, Alemanha , enfim países europeus, para “mostrar” que aqueles são uns azelhas no controle da pandemia. Claro que o Trump é mesmo do piorio… Não é essa a impressão com que os ouvintes/espectadores ficam? Com certeza que ficam e é essa a intenção!

    Os EUA são uma federação de Estados e têm a dimensão geográfica de um grande continente (muito maior que a Europa).

    O que eu queria ouvir e ver é a comparação dos números entre os EUA e os do Continente Europeu como um todo. Façam lá as continhas…

    Não é que a crise não esteja a afectar os americanos. Está e vai ficar pior com o decorrer do tempo mas vamos ser justos nas comparações com um pais, os EUA, que tem uma população de 330 milhões de seres, sem contar com os ilegais.

    Não será?

    Gostar

    • lucklucky permalink
      25 Março, 2020 16:45

      Expatriado

      COVID-19 Cases by Country, normalized by country population

      http://www.91-divoc.com/pages/covid-visualization/

      Gostar

      • 25 Março, 2020 17:15

        Acho mais interessante este, com a distribuição em função da temperatura e da humidade.

        Liked by 1 person

      • Expatriado permalink
        25 Março, 2020 18:37

        Obrigado Lucklucky e Zazie. Deram-me algo para me entreter durante o meu isolamento obrigatório para os >70. Vou ver os dados.

        Gostar

      • 25 Março, 2020 18:55

        Eheh
        Não ligue apenas às estatísticas.
        Mesmo agora tive conhecimento de uma médica na casa dos 40 que está infectada. Com filhos pequenos, marido, tudo em casa.
        Não teve sequer febre nem tosse. Teve vómitos.

        Isto é muito mais complicado que gráficos.

        A quantidade de exposição aos vírus também faz efeito na contaminação.
        Agora aquela família e todos os contactos à tabela, terão de ser testados.

        E continuam em casa, com a infectada, segundo me disseram.

        Gostar

  8. Procópio permalink
    25 Março, 2020 16:39

    Vamos lá falar a sério. Em Novembro de 2015 publicava-se isto:
    https://www.nature.com/articles/nm.3985
    Significa que tanto os americanos como os chineses já sabiam de sobra sobre o vírus e do efeito que ele podia causar no caso de uma fuga acidental ou programada.
    Diz-se muito mal do bicho, mas esquecem-se das suas “vantagens” para ambos.

    A SARS-like cluster of circulating bat coronaviruses shows potential for human emergence
    Vineet D Menachery, Boyd L Yount Jr, Kari Debbink, Sudhakar Agnihothram, Lisa E Gralinski, Jessica A Plante, Rachel L Graham, Trevor Scobey, Xing-Yi Ge, Eric F Donaldson, Scott H Randell, Antonio Lanzavecchia, Wayne A Marasco, Zhengli-Li Shi & Ralph S Baric

    Os autores são de North Carolina, mas há um de Wuhan-Zhengli-Li Shi
    Onde trabalha ele?
    Key Laboratory of Special Pathogens and Biosafety, Wuhan Institute of Virology, Chinese Academy of Sciences, Wuhan, China

    Claro que a China não tem luminárias como a dona Graça, Sales, ministras mal acabadas, sem tinos e muito menos grandes líderes como o kosta, assessorado pelo outro.
    Azar o deles.
    “Esperam” obter uma parte ínfima dos meios necessários para combater o descalabro, debitam números imaginários, estatísticas falsas, dizia e bem a dona Graça que o único número que estava certo era o dos óbitos…nunca se ouviu verdade tamanha.
    Peritos na “meia bola e força”, na falta de protecção de médicos, enfermeiros, assistentes operacionais, bombeiros, polícias e guardas da repúbliqueta.
    É bom que Xi Jinping se convença. Nunca chegarão aos nossos calcanhares.

    Georges! anda ver meu país de romarias
    E procissões!
    A. Nobre

    Gostar

  9. lucklucky permalink
    25 Março, 2020 16:42

    A idade médio das primeiras 2000 mortes na Itália é de 79.5 anos.
    Mais com mais de 90 anos do que os com menos de 60 anos.

    A idade média das infecções 63 anos

    Gostar

    • 25 Março, 2020 17:11

      Sim, isso é óbvio. Morrem mais por serem mais velhos. Mas isso contando com todas as outras doenças que se agravam e, em particular, num caos hospitalar.

      Agora casos de 20 anos que dão logo o berro ou de médica nos 59 que morreu em casa em Espanha, é outra coisa. E em Inglaterra a média de idades dos contaminados não é a dos velhinhos de que se fala, em geral.

      Gostar

  10. 25 Março, 2020 16:52

    penso que sim , tem tudo a ver com a estrutura etária . na china , para os homens , a esperança média de vida é de 74 anos. tendo em conta a mortalidade em espanha e itália ,66% são maiores de 80 anos , até morreu muito chinês. fraca saúde.

    Gostar

  11. 25 Março, 2020 16:59

    ó : “In particolare, la maggior parte dei decessi 42.2% si è avuta nella fascia di età tra 80 e 89 anni, mentre 32.4% erano tra 70 e 79, 8.4% tra 60 e 69, 2.8% tra 50 e 59 e 14.1% sopra i 90 anni. Le donne decedute dopo aver contratto infezione da Covid-19 hanno un’età più alta rispetto agli uomini (età mediana donne 83.4 – età mediana uomini 79.9).”

    Gostar

    • 25 Março, 2020 17:06

      E em Inglaterra gente saudável e nova, na casa dos 20 anos que morre.

      Eu não sei se te dás conta de que militas mesmo pela eugenia. E isso é particularmente desagradável em situações normais e demasiado bera nesta em particular.

      Qual é o regozijo?

      Hoje, um preto, no supermercado, aproximou-se demasiado de mim. Fiz gesto para se afastar. Não se mexeu, e começou a rir e gozar que era saudável e que os velhos é que andavam a contagiar meio mundo.
      Depois já ia entrar a falar de “brancos” e desandei.

      Gostar

      • lucklucky permalink
        25 Março, 2020 22:22

        Não vejo nenhum regozijo. mas tentativa de resposta ao post do LR.

        Gostar

      • 26 Março, 2020 09:03

        Não me dirigi a ti.

        Gostar

    • 25 Março, 2020 17:09

      Mas sim, acho bom que haja quem diga que não tem absolutamente medo nenhum e que é uma paranóia. O Arroja está nessa também. O Henrique Pereira dos Santos é um tanto mais idiota e aplica a teoria floresta de “imunidade de grupo” sem saber do que fala.

      Só pergunto como aproveitam toda essa ligeireza em prol da sociedade.

      São voluntários de alguma coisa ou falam assim do sofá?

      Liked by 1 person

      • 25 Março, 2020 17:40

        não milito por nada ,isso aí são números . não me importo de morrer para que viva um novo , só isso., acho que é o normal.

        Gostar

      • 25 Março, 2020 17:49

        Mas que raio de ideia é essa que é preciso alguém morrer para nascer ou viver outrem?

        Nunca entendi isso a não ser na ideologia da eugenia.

        Nada disto é normal. Se fosse normal era recorrente em curtos períodos de tempo.
        Também não é normal comer toda a bicharada. Os vírus sempre existiram mas não é suposto falta de critério naquilo que escolhe para comer.

        Começou com a Revolução do Mao, só por coisas. E a bicharada exótica tornou-se petisco de elite.

        Gostar

      • 25 Março, 2020 17:53

        alguém te enganou com os números na UK…olha lá , igualzinho ao resto da Europa.

        https://www.bbc.com/news/health-51674743

        Gostar

      • 25 Março, 2020 17:54

        Este vírus, por agora, está a ter este comportamento de modo de infiltração, por entrar nos pulmões e os mais velhos fabricarem mais células por onde eles mais facilmente entram.

        Mas os vírus são mutantes. As pragas também. Não entendo como se pensa que isto nada tem a ver com os anteriores e que está resolvida a questão.

        Não está. O principal seria mesmo estudar os que supostamente estão auto-imunes. Nem acerca disso se sabe grande coisa.

        A seguir à pneumónica também veio a tuberculose. Lembro-me bem da minha mãe e da minha tia contarem como até foi assim que, muito novas, perderam namorados que acabaram nos sanatórios.
        Um era médico pediatra muito novo que até testou tratamento nele próprio.

        Não havia grande poluição nem moda vegan.

        Gostar

      • 25 Março, 2020 17:56

        Não falei em números mais em casos específicos. Se se olhar apenas para a floresta tem-se estatísticas e as estatísticas são um modo de fé e mentira, como dizia o Mark Twain.
        Estamos mesmo a viver isso:
        As mentiras
        As mentiras sagradas (ideológicas, no caso)
        E as Estatísticas.

        Gostar

      • 25 Março, 2020 18:01

        Os vírus não são lemmings. Nem propriamente malthusianos.

        Em lhes abrindo a tampa multiplicam-se e aproveitam tudo.

        Incluindo as temperaturas mais amenas, como no caso deste.
        Tendem tanto para o conforto quanto nós.
        E a vida deseja vida.
        o problema é que estes micro são parasitas danados. Não os temos cá dentro à nascença. Nem estamos preparados de fabrico para os suportar.

        A medicina o mais que consegue é ir criando tampões e prevenções. Nunca exterminou nada da Natureza.

        Liked by 1 person

  12. Zé Manel Tonto permalink
    25 Março, 2020 17:05

    Ninguém acredita nos números da China.
    Na Europa a malta gosta muito de fronteiras abertas. A liberdade de circulação (de estrangeiros!) é o valor mais importante. Não se fechou logo a fronteira com a China. Se estavam preocupados, não pareceu. Agora acham que o corona é um perigo? Quando foi tempo de fazer alguma coisa, não podia ser, porque parecia racista (este argumento foi usado…).
    Nos USA fecharam a fronteira com a China logo em Janeiro, tiveram muito poucos casos até Março. Demoraram a fechar com a Europa, estão como estão.
    Os números da França estão completamente martelados. Com base no número de testes per capita realizados até 13 de Março, estavam a testar a uma taxa 4,5 vezes inferior ao UK.
    Duvido muito do número de mortos da Alemanha. ~2%, com uma das populações mais envelhecidas da Europa??

    Hei de me lembrar de mais bitaites, mas por agora chegam estes.

    Liked by 2 people

    • 25 Março, 2020 18:23

      Da Alemanha também não entendo.

      Gostar

    • 25 Março, 2020 21:31

      na Alemanha : “Muitos nem chegam a apresentar sintomas. Na Alemanha, mais de 70% das pessoas identificadas com o vírus têm entre 20 e 50 anos”

      por isso não morrem.

      https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52006158

      Gostar

      • 25 Março, 2020 21:56

        Então e os velhos também não?

        Gostar

      • 25 Março, 2020 21:57

        É muito estranha esta distribuição. Porque na China também começou por mais novos.
        E cá, idem. Os que andavam em viagem.

        Gostar

      • 25 Março, 2020 23:24

        Os velhos só serviam de “bandeira” para a luta anti-eutanásia !
        Agora que perderam a batalha são para deitar fora, sempre se poupa algum no fundo de pensões e na SS em geral.
        Isto está cheio de cínicos, hipócritas e imbecis …

        Liked by 2 people

      • Zé Manel Tonto permalink
        26 Março, 2020 17:20

        Também me estava a querer parecer que o único motivo plausível para a Alemanha ter uma percentagem de mortos tão baixa era estarem a testar muito mais que os outros.

        Se se concluir que a taxa de mortalidade é próxima da alemã (neste momento está abaixo de 0,6%), como sugere a hipótese avançada por um grupo de pesquisa de Oxford, que sustenta que a maioria da população já está infectada, e sem sintomas, quem é que vai assumir as responsabilidades do desastre económico que aí vem?

        Liked by 1 person

  13. Ana Vasconcelos permalink
    25 Março, 2020 17:25

    Pois eu acredito nos chineses. O que nós europeus não conseguimos ver é que a China é hoje a segunda se não a primeira potencia mundial. E se desenvolveu muito. Um estado ditatorial tem mais facilidade em impor medidas draconianas, um estado rico tem dinheiro para pagar os meios necessários para combater epidemias, sendo a fábrica do mundo tem a estrutura instalada. A população também é esforçada e disciplinada. Se não acreditam na China deveriam acreditar na Coreia do Sul, no Japão e em Singapura. Todos têm o mesmo tipo de sociedade e o mesmo tipo de resultado. A Europa caminha cada vez mais para se tornar o terceiro mundo, esta epidemia só tornou isso claro.

    Liked by 2 people

    • Mario Figueiredo permalink
      25 Março, 2020 20:05

      Vamos lá ver se nos entendemos. Já cansa o discurso que ditaduras são melhores a lidar com este tipo de problemas. Um vírus não vota, nem se submete a ditaduras.

      Em primeiro lugar é insensato acreditar em números obtidos por estados ditatoriais. É simples senso comum. Uma ditadura não tem de responder em eleições gerais sobre as suas acções. E pouco importa que ao abrigo da cordialidade, boas relações e de forma a garantir um processo, uma instituição internacional decida publicar dados da China, quando por detrás de portas fechadas sabe muito bem que não se pode fiar nesses dados.

      Em segundo lugar, os dados do vírus na Europa e América do Norte são completamente contrários aos dados que vêm da China. As coisas têm que bater certo e não batem. Não vale a pena vir com argumentos de uma sociedade organizada e de uma província inteira em lockdown. Só mesmo quem nunca viveu na China, ou apenas se passeia por lá, acredita nessa miragem de uma sociedade inteiramente robotizada. A verdade é bem pior, vídeos de policias a bater em pessoas, videos de gente a gritar das janelas que não têm apoio nenhum e se montou uma imagem falsa da realidade, etc.

      Vive-se exactamente a mesma situação na Rússia ou na Índia. O completo absurdo dos números destes dois países, tal como a China, nada nos pode dizer sobre este vírus. Apenas sobre o que os seus governos não andam a fazer. Se não acredita, fale com epidemiologistas e sociólogos, que não tendo nenhuma agenda política, lhe poderão explicar porque é que as curvas europeias fazem todo o sentido e as da China não.

      Liked by 1 person

    • Velho do Restelo permalink
      25 Março, 2020 20:58

      Basta ver a eficácia dum simples polícia de trânsito de Macau no que toca a aplicar multas de estacionamento !
      – Basta um tablet. Fotografa o infractor, e envia para a central. Não precisa de mais que 1 minuto.
      – Aqui, já não via um PSP passar multas de estacionamento há meses! Vi um há poucos dias, já depois de declarado o estado de emergência, e demoram em média cerca de 15 a 30 minutos por cada multa !

      Liked by 1 person

      • 29 Março, 2020 11:51

        Não foi na Coreia do Sul foi em Macau, que agora é China!
        Talvez um dia alguém faça as contas ao prejuízo (€ e vidas) que essa coisa da CNPD causa ao país !

        Liked by 1 person

    • 26 Março, 2020 22:17

      Não confunda a perigosa e comunista China com a Coreia do Sul, um país que é o segundo no Extremo Oriente logo a seguir ao Japão.

      Gostar

  14. MJRB permalink
    25 Março, 2020 18:01

    O que também me tem intrigado desde há muitos anos é o não surgimento de um potente vírus made in Índia, consabida a situação social, habitacional e cultural do país.

    Gostar

    • 25 Março, 2020 18:06

      Se calhar porque têm aqueles temperos fortíssimos, precisamente para contrabalançarem isso.
      E não viajam tanto. As pestes sempre vieram da Ásia e na China, estranhamente, até na Idade Média tiveram origem na mesma província.

      Liked by 1 person

      • MJRB permalink
        25 Março, 2020 19:51

        Mesmo considerando a hipótese temperos e não tantas as viagens, tem sido um “milagre”.
        De facto a China é uma “exportadora” regular.

        Gostar

      • 26 Março, 2020 09:22

        Ou então é do metano da b0sta das vacas sagradas … deve ser um bom desinfectante (perguntem ao Costa) !

        Liked by 1 person

      • 26 Março, 2020 22:21

        Todas as Pestes medievais, a do século XIX e a “Espanhola” de 1818 vieram da China pela Rota da Seda geralmente a “cavalo” de ratos negros, excepto a “Espanhola” que veio provavelmente de barco e provavelmente na mesma espécie de ratos … aliás a infecção desses ratos em Portugal continua até hoje no Largo dos Ratos tendo-se estendido a S. Bento e atacado duas vezes Belém por períodos de 10 anos … já podíamos estar imunizados.
        Virus Chinês é sempre o pior!

        Liked by 1 person

    • 26 Março, 2020 12:04

      Concordo mas o principal inimigo da India é a China sobretudo a prazo, contudo é uma arma perigosa com o “encosto” territorial entre os dois e se um virus não respeita fronteiras um “tiro” desses tão há queima roupa pode e fará “backfire”.

      Gostar

  15. A. R permalink
    25 Março, 2020 18:22

    Há um dado intrigante: nestes últimos 3 meses perderam-se 10 milhões de assinaturas de telemóvel na China.

    Liked by 1 person

    • Zé Manel Tonto permalink
      25 Março, 2020 21:20

      Isso quer dizer pouco. Eu tenho um telemóvel pessoal e um profissional. Se for despedido, e a empresa não contratar ninguém para o meu lugar, desaparece uma assinatura, mas ninguém morreu.

      Gostar

    • 26 Março, 2020 12:05

      A.R conte-me fontes, fiquei interessado.

      Gostar

  16. Tiro ao Alvo permalink
    25 Março, 2020 18:59

    Quando os media referem o número de infectados, devemos entender como sendo o número de indivíduos cujo teste deu positivo. O número de infectados na realidade é muito maior e nos países que mais testes fazem, maior é esse número. Ao contrário, nos países que fazem poucos testes, poucos são os indivíduos dados como infectados.
    Percentualmente, em relação à população total, os países que fazem mais testes, podem apresentar valores muito mais elevados do que outros, mas sem que daí se possa concluir grande coisa.
    Por outro lado o número de mortes reportado como sendo o número de vítimas do vírus, deve ser lido com cautela: muita outra gente pode ter morrido infectada com o vírus sem se saber e muitos dos que entraram na conta podem ter morrido por outras doenças, muito embora também tenham sido infectados pelo vírus.
    Tudo isto para dizer que não me parece ainda razoável fazer comparações das mortes e das curas entre países, sobretudo entre os que escolheram caminhos diferentes para combater a praga,
    Mas uma coisa me parece certa: a China está a aproveitar.se da epidemia para fazer propaganda, mostrando-se como sendo um país poderoso (construção de hospitais em semanas) , que tem uma forma de governo eficaz (debelaram a epidemia em tempo record) e agora até se dá ao luxo de se mostrar um povo generoso, que põe técnicos e materiais à disposição de países ditos desenvolvidos. Isto depois de se ter sido incapaz de deter a praga quando ela se manifestou no seu território e depois de ter perseguidos os seus técnicos que queriam dar o alarme e os jornalistas chineses que queriam pôr o mundo de sobreaviso.
    E também me parece que o número de 81.000 de chineses infectado está muitíssimo longe da realidade que será n vezes superior.

    Liked by 2 people

  17. Velho do Restelo permalink
    25 Março, 2020 21:01

    Dados pouco precisos até é natural, dado o caos que se gera quando os sistemas entram em rotura.
    Aconteceu na China e está a acontecer cá.
    Apesar do tempo que supostamente a UE teve para se preparar (e que a China não teve),
    apesar do conhecimento entretanto obtido e divulgado pela China, que permitiu fabricar o teste (e que a China não teve no início),
    a situação na UE e USA pode ser mais caótica do que foi na China. Porquê ?
    Porque este vírus expõe as fragilidades da cultura ocidental.
    Na China (Macau incluído), o governo manda e as pessoas obedecem sem protestar.
    No ocidente tudo tem que ser muito bem discutido, e há uma enorme variedade de pontos de vista, uns mais idiotas que outros.
    Mesmo sendo clara a necessidade de cumprir, há sempre quem desobedeça porque é chic!
    Basta ver o que ainda hoje acontece em Itália, pessoas que se recusam a ficar em casa.
    Basta ver os argumentos que alguns frequentadores deste blog usavam há 2 semanas, para se oporem ao estado de emergência.
    Depois temos os cromos do costume :
    – O Boris que começou por apostar na imunidade de grupo, e quando se apercebeu do erro já era tarde …
    – O Bolsonaro que ainda se arrisca a ser responsabilizado por muitas mortes !
    – Para não falar na nulidade que dirige a OMS …
    Este vírus aproveita-se essencialmente da estupidez.
    Basta um estúpido para ele avançar no espaço e no tempo.
    Bastavam 15 dias de contenção e ele extinguia-se!

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      25 Março, 2020 21:23

      “O Boris que começou por apostar na imunidade de grupo, e quando se apercebeu do erro já era tarde …”

      Qual erro? Limitou-se a ceder à carneirada votante.

      Entre uma posição de princípio pela liberdade, ou dar ao povo o Estado Policial que este implorou, deu-lhes o que pediram.

      Liked by 2 people

      • Velho do Restelo permalink
        25 Março, 2020 23:42

        Afinal são todos iguais !
        O Kosta também só mexeu o traseiro quando foi pressionado !
        Até o autarca de Ovar reagiu antes dele.
        Houve mesmo idiotas aqui no Blas a questionar a “legalidade” da iniciativa …
        Há 1 mês atrás não se podia fechar fronteiras, não valia a pena controlar temperaturas no aeroporto, a quarentena forçada era inconstitucional …
        Agora “… estamos a aprender muito com este vírus…” !

        Liked by 2 people

      • Velho do Restelo permalink
        28 Março, 2020 10:35

        Não sei se foi pressionado pela “carneirada” britânica, ou se sentiu na pele o efeito do bicho coronado !
        Quanto a ser erro ou não ele o dirá dentro de dias … se não bater a bota entretanto …
        Agora só faltam o Bolsonaro e o Trump !

        Liked by 1 person

    • 25 Março, 2020 22:54

      Mas qual “principio da liberdade” tontinho ? Eu se soubesse que tu andavas na rua com uma doença contagiante letal, a tossir para cima de mim e dos meus dava-te uma mocada nos cornos por legitima defesa e defesa da minha “liberdade” de não ser contaminado por um libertário leproso otário como tu. Aí irias ver se não eras tu a ir pedir proteção ao “estado policial” . Isso é claro se tivesses a sorte de te conseguires levantar mais alguma vez.

      Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        26 Março, 2020 17:42

        És um valente do teclado.

        É uma “doença contagiante letal” para quem está nos grupos de risco. Para os restantes, é gripe, ou nem isso. Países como a Alemanha, que fizeram testes em massa (o link está num comentário mais para cima), concluem que 80% dos infectados têm sintomas ligeiros, ou nem isso.

        Se tu e os teus estão nos grupos de risco, o que é que estão a fazer na rua?

        Antes de andares a exigir aos governos que retirem as liberdades dos outros (que a tua é, para ti, irrelevante), lembra-te que os governos não costumam abdicar de poder. Quando o têm, é preciso sangue nas ruas para o largarem.

        Lê História, e ficas a saber que as medidas excepcionais têm a tendência a tornarem-se definitivas.

        O IRS no Reino Unido foi introduzido numa situação excepcional. Era preciso lutar a guerra contra o Napoleão. Waterloo foi em 1815, mas ainda se paga IRS.

        Na Irlanda, na segunda metade do século passado, os cidadãos que tinham pistolas tiveram que as entregar ao Estado. Diziam que era para evitar que alguns proprietários de armas menos escrupulosos as passassem aos terroristas do IRA. O Acordo de paz foi em 1998, mas as pistolas nunca foram devolvidas.

        A próxima vez que vires as imagens de um golpe de Estado em África, com os militares a dispersarem as pessoas nas ruas, negócios obrigados a fechar, direitos suspensos, recolher obrigatório, e pensares “que bom que eu vivo na Europa. Isto aqui não acontecia”, lembra-te disto: já aconteceu, e tu aplaudiste os tiranos.

        Nos tempos normais todos valorizam a liberdade. Nos tempos difíceis é que se vê quem aprecia a liberdade e quem abdica dela.

        Liked by 1 person

    • 26 Março, 2020 23:17

      Deixa de ser mais um patetinha da direitêlha oh tonto, e deixa de emprenhar pelos ouvidos como emprenham e papagueam o gado do outro lado da cerca escardalha

      Devem ser estas as tuas fontes de informação…

      Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        27 Março, 2020 05:56

        Eu não vejo televisão. Eu não tenho facebook.

        Talvez seja esse o motivo que leva a que não esteja em pânico, como tu.

        Desliga a televisão e o smartphone, e vais ver que relaxas.

        Liked by 1 person

      • Expatriado permalink
        28 Março, 2020 11:54

        Faz lembrar a diretora da DGS, a ministra da saúde, o secretário da saúde, as TVs e seus “comentadores” no inicio da “coisa” cá no sítio mal frequentado. Ai senhores…

        Gostar

    • 28 Março, 2020 19:32

      Velho … daqui a 1 ano discutimos as vantagens da HI contra SD … não me parece tão liquido como isso, estatisticamente falando com os dados que há disponíveis. A SD parece-me tão a calhar para a China e Russia e o Trump tão gloriosamente a dar a volta por cima … é que não esqueçamos que há duas vagas de vírus e um tsunami económico … tipo ébola … até ao “Renascimento”

      Gostar

      • Velho do Restelo permalink
        29 Março, 2020 12:36

        Diz muito bem “…com os dados disponíveis”! E quando não há dados que consigam quantificar o impacto de cada uma das alternativas, funcionam as soluções do bom senso, e sobretudo as mais facilmente justificáveis perante o eleitorado, ou mesmo perante um eventual tribunal.
        Concordo que a médio prazo (e à posteriori) a HI poderá vir a ser considerada a melhor opção, mas a SD é a mais sensata com os dados disponíveis.
        Na 2ª-feira todos acertam o totobola 🙂
        Por falar em bola, consta que o foco italiano (Bérgamo), foi acelerado pelo jogo Atlanta – Valência, mas só pode ser uma fake-new (para os doentes do futebol claro).

        Gostar

      • Velho do Restelo permalink
        29 Março, 2020 12:43

        Mas (há sempre um mas), as aparentes inconsistências no combate por parte dos responsáveis europeus (e em particular o badoche), podem ser explicadas por um “nim” !
        Ou seja, digo que sigo a estratégia do SD para não ser penalizado, mas à surrelfa vou adoptando umas medidas pró-HI (ou não seja um artista)!
        Em termos de totobola seria um X .

        Gostar

  18. 26 Março, 2020 08:51

    não confio nos números da Rússia também

    Liked by 1 person

    • Rogerio Alves permalink
      26 Março, 2020 10:18

      Pelo que parece, os russos tem uma preparação excepcional no combate ao coronavírus, mas tiveram azar pois a pneumonia matou mais 40% este ano… não é preciso muito para ler nas entrelinhas!

      Gostar

  19. Velho do Restelo permalink
    26 Março, 2020 09:36

    Tudo se resume a um grande deficit de inteligência à escala mundial.
    Se a OMS actua com diligência, as pandemias são controladas, e os países que tomaram medidas e se livraram da pandemia acusam a OMS de ter sido alarmista e ter prejudicado a economia sem necessidade.
    Se a OMS se atrasa, é o pandemónio ! Sofre a economia e morrem pessoas sem necessidade !
    Vejam se aprendem qualquer coisa e se não se esquecem até à próxima …

    Liked by 1 person

  20. 26 Março, 2020 10:37

    será a partir de agora , que a China sabe o que é o vírus e quem afecta , porque de inicio não sabia nada de nada e apavorou.se , que os dados da China vão deixar de ser fiáveis , era capaz de apostar que vai deixar o combate.

    Gostar

  21. beirão permalink
    26 Março, 2020 11:50

    Na China, uma ditadura comunista, as leis são para cumprir à risca, e se, porventura, alguém ousar pisar o risco vai de cana. É para ficar em casa, e a ordem é rigorosamente acatada. Daí o aparente sucesso chinês. Coisa idêntica sucede nos países de governos mais musculados, como nos países da Europa de leste.
    Neste lastimável laxismo desta Europa tonta e sem tomates, onde impera a irresponsabilidade e a bebedice intelectual, onde os direitos individuais se sobrepõem aos direitos colectivos, em que cada idiota faz o que lhe dá na real gana pondo em risco a saúde e a vida de muitos, em que, um exemplo, em Espanha o (des)governo esquerdista e irresponsável do PS.de braço dado com aquela espécie de tropa fandanga do perigosíssimo Podemos promoveram manifestações femi-nazistas em pleno período de epidemia covid 19, de que saiu inefctado um membro desse (des)governo, precisamente a mulher do primeiro-ministro, e muitos outros casos de risco de comportamentos e relações sociais particularmente graves e outro tanto de irresponsabilidade e incompetência política aqui podiam ser trazidos à liça, que outra coisa podemos nós, pacatos cidadãos, fazer que não seja rezar e ficar à espera que a má sorte não nos venha bater à porta?

    Liked by 2 people

    • 26 Março, 2020 11:59

      Podemos criar movimentos que levem à Revolução Nacionalista, ou já perdeu a fibra dos antepassados de antes quebrar que torcer que fizeram Portugal, Aljubarrota, os Descobrimentos obrigando China e India a negociar connosco, e ainda, a Restauração de 1640, resistiram ao terramoto de 1755 e hão-de acabar com esta III República!

      Liked by 1 person

  22. José Reis permalink
    26 Março, 2020 12:30

    Até porque na China, não existe o hábito de se cumprimentarem com abraços e beijinhos, à moda de Marcelo, Merkel, Macron ou de outro palhaço líder europeu, mas apenas com vénias, que é aquilo que todos os países do mundo estarão condenados a fazer ao poder crescente do país de Xi Jinping!
    Criar um vírus em laboratório, ter nas mãos todo o fabrico de material cirúrgico ao seu combate, e ter a patente da vacina que o vai eliminar, é aquilo a que se pode chamar de um negócio da China.

    Liked by 1 person

  23. FreakOnALeash permalink
    26 Março, 2020 13:32

    Da China nem bons ventos nem bons casamentos…como costumo dizer. A malta que se prepare para aprender ou reaprender mandarim (como é o meu caso) que eles são cada vez mais os DDT e neste momento só o Trump é que lhes tenta, declaradamente, fazer frente.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.