Saltar para o conteúdo

As vacas socialistas nunca dormem. Podem é deixar de voar…

12 Abril, 2020

… emagrecer e passar a andar nas suas quatro patas.  Aqui ficam as quatro patinhas em que o socialismo vai andar nos próximos tempos:

*Nunca pronunciar a palavra austeridade.  As vacas que já estavam a emagrecer antes do Covid-19  vão ficar ainda mais magras. Mas é proibido falar de austeridade. A austeridade aplicada por um governo socialista não se chama austeridade, chama-se rigor ou, mais patrioticamente ainda, esforço de todos nós. Caso de todo em todo este rigor ou este esforço patriótico não se distingam da austeridade – e note-se que em Portugal só existe oficialmente austeridade quando a função pública é afectada – será chegado o momento de introduzir o factor Passos Coelho.

Teremos sempre um Trump. A Espanha com 47 milhões de habitantes tem 16.480 mortos por Covid-19. Os EUA contam 328 milhões de habitantes e 20.456 mortos. Conclusão: o Trump é uma besta.

Não vamos perder tempo com essas questões. Vão dizer-nos para nos centrarmos no que interessa. E o que interessa é o apresentar das políticas (no momento da apresentação resultam sempre), dos programas (provavelmente de relançamento do turismo de que se tinha tornado moda dizer mal) e das medidas (quiçá até de apoio ao alojamento local que há uns meses se perseguia).Tentar perceber em que falhámos é uma questão com que obviamente não vamos perder tempo.

*O que o governo não refere não existe. Este poder socialista de criar ou apagar a realidade leva a que no mesmo país que em 2011 e 2012 se vislumbravam esfomeados em cada esquina agora se mantenha um impressionante silêncio sobre as pessoas que ficaram subitamente sem rendimentos e que não cabem nos programas de ajuda anunciados. Como acontece, por exemplo, com a maioria dos comerciantes

54 comentários leave one →
  1. Ausente52 permalink
    12 Abril, 2020 12:22

    Para o sistema politico vigente, Trump, Bolsonaro, Duterte, o min. holandes o das putas e vinho verde e mesmo o actual, ou até o André, são aves a abater.
    Estão a infectar o sistema politico.

    Liked by 3 people

  2. lucklucky permalink
    12 Abril, 2020 12:29

    O Jornalismo em Portugal não se destingue muito do jornalismo de uma ditadura na sua monocultura e unanimismo.
    E com a cultura criada por esse unanimismo já estamos na prática numa.

    Censura do Jornalismo
    – Inverno de 2019-2020 : Um dos anos com maior queda de neve no Hemisfério Norte. Ouviram, leram?

    Liked by 2 people

    • Zé Manel Tonto permalink
      12 Abril, 2020 14:48

      Por acaso estive à conversa com um conhecido que vive na Escandinávia, e ele referiu isso, que houve recordes de neve neste Inverno.
      Da imprensa séria, de referência, nem uma palavra.

      Liked by 2 people

  3. Mario Figueiredo permalink
    12 Abril, 2020 12:47

    Temos aqui também pelo Blasfémias uns poucos aderentes do “Trump é uma besta”. Apoiam o Rui Rio e governos centrais, enquanto se desfazem em acusações ao governo Americano porque, enfim, Trump.

    Disfarçam o prato com molho de critica ao actual governo. Mas não haja dúvida alguma, desaparecerão de cena assim que o PSD ganhar as eleições.

    Liked by 1 person

    • Filipe Bastos permalink
      12 Abril, 2020 17:02

      Temos aqui também pelo Blasfémias uns poucos aderentes do “Trump é uma besta”.

      Normal. Aconteça o que acontecer, com ou sem covidas, o Trampa é realmente uma besta.

      Um egomaníaco arrogante e boçal, um palhaço porco e alarve, um mamão trafulha. E isto sem olhar a cores políticas: tanto faz ser republicano, democrata, comunista ou budista.

      Como pessoa é execrável, como político idem. Aliás, tem o tipo de personalidade manienta e odiosa que contamina tudo o que faça, da política a um jogo da bisca. Até os filhos saíram uns merdas.

      Gostar

      • Carlos Rosa permalink
        13 Abril, 2020 00:07

        Ri-te, ri-te.
        Quando souberes que é pró cú, até berras.

        Liked by 1 person

      • Amora de Bruegas permalink
        13 Abril, 2020 21:14

        Está a confundir com MSoares…, essa besta que com a criminosa descolonização desgraçou a vida a dezenas de milhão de africanos…um genuíno socialista! E temos a incompetência governativa, falências, bancarrotas….etc……………

        Liked by 1 person

    • 12 Abril, 2020 17:43

      Gostar

  4. Expatriado permalink
    12 Abril, 2020 12:48

    …e muito mais ficou por dizer!!

    Liked by 1 person

  5. Procópio permalink
    12 Abril, 2020 12:53

    Proezas do jornalismo.
    False claim: Photo shows coffins of coronavirus victims in Italy

    Each shared well over 100 times on Facebook as of March 28, 2020, two social media posts show a photograph of three long rows of coffins (here and here), along with the message that people should stay home. As such, the caption suggests this image is related to the ongoing coronavirus crisis and the need to follow social distancing guidelines. This link is misleading, as the image is actually from 2013.

    A migrant shipwreck occurred on October 3, 2013 when a ship carrying African migrants sank off the coast of Lampedusa, an Italian island off the coast of Tunisia, (here) with a reported final death toll of over 360 (here). The photo was taken in a hangar at Lampedusa Airport on October 5, 2013 by Agence France-Presse photographer Alberto Pizzoli (here).

    As Italy’s death toll from the coronavirus grows, images from March 2020 do similarly show long rows of coffins holding people who have died from Covid-19. Photographs from a Reuters photographer, published here and here capture the devastating impact of the virus in some Italian towns.

    “O que o governo não refere não existe”. Refere a Helena. Tem sido assim.
    Desta vez talvez não

    Gostar

    • 12 Abril, 2020 18:01

      O prócopo precisa de se decidir se a perigosidade deste virus é apenas uma farsa para “controlo social em massa”, ou se pelo contrário, é realmente muito perigoso e está a matar muita gente e por isso a China tem responsabilidades pela supressão da informação, e os governos pela omissão e manipulação dos dados reais.

      Andar a proselitar as duas proposições contraditórias, é coisa de esquizofrenia mental, sindrome de senilidade de Biden, ou engano de aplicação no uso do alcool etílico de 96%.

      Liked by 2 people

  6. 12 Abril, 2020 13:05

    Notaram a hesitação do Kosta antes de prenunciar as “vacas gordas” na frase :
    {…ficaria muito desiludido se só pudesse contar com Bloco e PCP em tempo de “vacas gordas”} ?

    Liked by 1 person

    • Albano Silva permalink
      12 Abril, 2020 19:28

      O problema é que “as vacas” nunca estiveram gordas como tentavam fazer crer — como reitera Catarina Martins –, o que ajuda a gravar imenso, agora, a dieta forçada de quaisquer vacas magríssimas que restam. A Catarina vai ficar fula.

      Liked by 2 people

    • Carlos Rosa permalink
      13 Abril, 2020 00:24

      O problema do repugnante ao hesitar dizer “vacas gordas” foi por temer que as pessoas percebessem que as vacas gordas a que ele se referia eram o resultado do governo do Passos Coelho que deixou Portugal preparado para um repugnante destes se vir instalar com a ajuda dos outros repugnantes de Esquerda.
      Percebido?
      Este António Costa é um canalha ao serviço do PS( partido de xupistas) que vai deixar Portugal outra vez na penúria.
      Espero que os patriotas percebam que o povo tem de sofrer na pele por se deixar enganar pela Esquerda.
      O povo português não tem o que merece mas tem o que elegeu. Sofra pois até abrir os olhos. Infelizmente só abre os olhos com muita porrada no lombo.

      Liked by 3 people

    • 13 Abril, 2020 00:42

      Acho que ele pensou em dizer “Vacas Voadoras” … Vai ter um breve enterro com ou sem virus Chinês!

      Gostar

  7. Manuel Assis Teixeira permalink
    12 Abril, 2020 13:56

    Muito bom texto! Dá gosto ler! Verdades como punhais que a nossa imprensa falada e escrita, mansinha, mansinha e temerosa não pergunta e deixa o Costa dizer tudo com uma sem vergonha do tamanho do mundo! O n 2 dos governos de Socrates dos PECs! Um dia será desmascarado! Não há imprensa docil, agencia de comunicação, ou mesmo Marcelo que o proteja! Aliás este vai ser o primeiro a espetar a faca…

    Liked by 1 person

  8. Joaquim permalink
    12 Abril, 2020 14:00

    Muito correcto este texto da HM.

    Liked by 1 person

  9. Weltenbummler permalink
    12 Abril, 2020 14:09

    quem não morrer do virus, morre da crise
    a caridadezinha governamental do grande führer, e do seu suporte be, é so para funcionários públicos: os responsáveis pelo desenvolvimento económico
    EUA 333 milhões

    Liked by 2 people

  10. LTR permalink
    12 Abril, 2020 14:09

    O sem-vergonha vai arrastar-se todo para conseguir NOVAMENTE arrastar o PSD para dentro das medidas de emergência. Espero que o Rui Rio pelo menos desta vez perceba com quem lida, e que tenha memória de que como ele e a máquina socrática (que é a mesma a fazer de conta que não) de que é chefe tratam os outros quando deles já se serviram, ao ponto de tentarem reescrever a história.

    Gostar

  11. JgMenos permalink
    12 Abril, 2020 14:51

    Por aí se vê a qualidade da p* da charneira que nos calhou em sorte e dos ‘patriotas’ que a não denunciam!

    Liked by 1 person

  12. Albino manuel permalink
    12 Abril, 2020 15:51

    Sonhos molhados. Ainda é muito cedo para o burro viúvo se passear por Jerusalém rodeado de palmas e aleluias. Já lhe conhecem as ferraduras.

    Gostar

  13. 12 Abril, 2020 16:25

    Será o próximo orçamento, um “orçamento de salvação nacional” apoiado por Rio? A austeridade/rigor/vacas magras só terão o apoio do BE e do PCP se as suas clientelas não forem atingidas? O cenário de eleições antecipadas também não é descabido, o PS até ao momento sai ileso desta crise…

    Gostar

  14. Miguel Santos permalink
    12 Abril, 2020 16:31

    A austeridade já começou, embora na realidade nunca tenha acabado porque a carga fiscal não parou de aumentar.

    Basta comparar a evolução do preço do petróleo depois da pandemia com do preço dos combustíveis que, por exemplo, na Galp não baixaram de 1.20 €. Noutros países, governados por pessoas abomináveis, como os EUA, estão a menos de 20 cêntimos.

    Esta descida dos combustíveis foi óptima para a propagande socialista porque, apesar de estarem mais baratos, camuflou o que na prática foi mais um aumento do ISP, já que a taxa adicional é aplicada por litro e não em percentagem.

    Liked by 2 people

    • Filipe Bastos permalink
      12 Abril, 2020 16:48

      Verdade, mas além da chulice xuxa nunca esqueçamos a mama das gasolineiras, da refinação e dos insaciáveis ‘mercados’.

      Por exemplo, na Golpe tanto faz o preço subir ou descer, a mama deles é sagrada. Os grandes mamões são assim.

      Gostar

      • lucklucky permalink
        12 Abril, 2020 16:59

        Tss, sem Petróleo não há euros teu socialismo Filipe. Nem euros tens para as armas e pagar os esbirros que precisas para obrigar todos a serem como tu.

        Gostar

      • Filipe Bastos permalink
        12 Abril, 2020 17:10

        Sabe que é verdade, lucky. Somos saqueados a dobrar: por mamões como a Golpe ou a Banca, e pelos governos que estes controlam, sejam xuxas ou laranjas.

        Então o Vorph sempre lhe mandou o vídeo a depilar as costas? Passou o dia a vê-lo, né seu lambão?

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        12 Abril, 2020 19:27

        que haja “mamões” em muitas áreas, nem me vou dar ao trabalho de discutir.

        mas nos combustíveis, em que 2/3 do preço são impostos, o mamão é a empresa que vende? Ou é quem fica com 2/3 do valor da venda, tendo sido o interveniente que menos contribuiu para a transacção?

        Liked by 2 people

      • Filipe Bastos permalink
        12 Abril, 2020 20:46

        Ambos, Zé Tonto. Daí ter falado na “chulice xuxa”… escapou-lhe essa parte?

        Uma nota. Os chulos tendem a ser mais de esquerda e os mamões mais de direita – grandes empresas e assim.

        É uma questão de escala, de poder e de atitude. Claro que há também chulos na direita e mamões na esquerda; mas é menos comum.

        Gostar

  15. 12 Abril, 2020 16:37

    Uns alimentam suas vacas, e outros os seus carneiros. Mas no final todos vocês comem palha e lambem os cus uns aos outros.

    Gostar

  16. Emparedado permalink
    12 Abril, 2020 17:04

    Aumento de vencimentos da Função Pública, o rastilho que irá incendiar a sociedade tuga.

    Gostar

  17. Olympus Mons permalink
    12 Abril, 2020 17:18

    António Costa: “Podem estar seguros que não adotarei a austeridade de 2011”

    Continuamos a não perceber a esquerdalhada. – Neurologicamente um Esquerdoide dissocia completamente aquilo que faz daquilo que diz.
    Por isso desde que diga que não é austeridade, e vai continuar a repeti-lo nos próximos anos, pode aplicar todas as medidas de austeridade que quiser e ainda se vai dar ao luxo de ficar indignado por o estarem a acusar de praticar austeridade.

    O mais curioso é que o único que vai dizer que o rei vai nu, o único que vai evidenciar a hipocrisia será o André Ventura. Todos os outros serão muito alinhadinhos, muito respeitadores e em sintonia.

    Liked by 3 people

  18. Tiro ao Alvo permalink
    12 Abril, 2020 17:25

    Notícia de finais de 2010, matéria para ser aplicada, como foi, entre 2011 e 2013:
    “Função pública, o primeiro alvo dos cortes anunciados.
    Pensões congeladas, cortes na ADSE e redução das contratações. IVA a 23%. À terceira, foi de vez: o Governo quer cortar os salários da função pública em 5% já no próximo ano (2011)”
    Quem era o chefe do governo naquela altura: José Sócrates, acolitado até Maio de 2007 por António Costa, na qualidade de ministro de Estado, ou seja, número dois do governo e seu braço direito.
    Quem assinou o acordo com a Troica, quando estávamos a cair na bancarrota? O PMinistro Sócrates, secretário-geral do Partido Socialista.
    Quem foi que inventou a austeridade, quem foi?

    Gostar

  19. Olympus Mons permalink
    12 Abril, 2020 17:31

    Ir lembrando, porque facts matter.

    Sim…O presidente americano que se perfila para ser o presidente americano menos mortífero da história moderna, o homem que acabou em 8 meses com o estado islâmico que á data da sua tomada de posse detinha 23 mil KM2 de território, o presidente que correu com os falcões todos da casa branca, o homem que meteu a economia americana a crescer acima dos 3% que Obama dizia só com varinha mágica e os magos do NYTimes juravam que era algo que já não voltava a acontecer nos EUA, o presidente que aumentou os rendimentos ao americano médio de mais de 5.000 anualmente, em dois anos, e que Obama em oito anos só acrescentou 1.200, o presidente americano que tem o desemprego negro mais baixo de toda a história americana, o mais baixo desemprego de latinos dos últimos 80 anos, etc, etc.

    ….O presidente Americano que teve a melhor resposta ao Covid-19 de todos os outros (melhor só na cabecinha da esquerdalhada pateta).

    O Trump.
    -A 29 de janeiro impôs travel ban da china (racista e xenófobo).
    -A 15 de fevereiro ficava furioso porque tinham permitido americanos com covid desembarcar (Nyt chamou-lhe tudo e alguma coisa).
    – A 20 de fevereiro deu ordens para se começar encomendar e armazenar (stock up) medical supplies.
    -A 1 de Março já preparava a Defense Production Act que lhe permitia activar poderes de guerra sobre as empresas americanas.
    – A 10 de março Travel ban para voos de e para Europa.

    Em Portugal (e socorrendo-me do JM Judice na TV) que são os bons!

    -A 15 janeiro — DGS duvidava que fosse transmissível pessoas para pessoas.
    -A 25 fevereiro – Marcelo rebelo de sousa dizia ser impossível fechar fronteiras (bandido do Andre Ventura) e que de qualquer das formas não era solução.
    -A 8 de março – António Costa dava uma mega entrevista ao Expresso, de 8 páginas e não fala do COVID-19 uma única vez.
    -A 11 de março Directora DGS zangada porque escola da neta foi fechada por causa de um caso.
    -A 11 de Março conselho saúde publica recomendava que as escolas não deviam ser fechadas.

    Pois… trump teve uma performance mesma má!

    Liked by 5 people

    • 12 Abril, 2020 19:12

      Suspeito que esta seja apenas uma lista de “facts” bastante reduzida e muito resumida, daquela que você configurou arduamente durante largas horas, com um chapéu vermelho na cabeça, e numa secretária cheia de molduras com o portfólio fotográfico do seu ídolo favorito, de que um dia sonha poder limpar-lhe as retretes .

      Gostar

      • Olympus Mons permalink
        12 Abril, 2020 22:39

        Dói, não dói?!

        Liked by 3 people

      • 13 Abril, 2020 01:09

        Só no rídiculo de o ver como um maluquinho bajulador . Você é daqueles emplastros que até embaraçaria os próprios apoiadores sérios com tanta bajulice ridicula. E que fariam questão de não se verem perto de si. Isto é se você fosse realmente um americano e a contasse pra alguma coisa. Mas não, você é apenas não um retardado larper tuga, orfão de figura paternal, armado em edgy vaporwave.

        Gostar

    • Filipe Bastos permalink
      12 Abril, 2020 19:35

      A escolha selectiva de facts, o fanatismo ideológico, a visão tribal do mundo, o maniqueísmo direitalha, enfim, é tudo infelizmente comum nestes tempos.

      Mais curioso, como constatou o mg, é o constante grovelling aos pés do Trampa e outros mamões. O Olympus até se diz todo orgulhoso e tal; não tem vergonha?

      O que leva tantos Olympus a lamber o cu, de forma tão pública, a alguém tão obviamente boçal, ignorante e alarve como o Trampa? É o dinheiro? O poder?

      A ironia da coisa é que, tivessem nascido na URSS de há 80 ou 90 anos, seriam provavelmente os mais fanáticos apoiantes do tio Stalin. Já os imagino a denunciar os vizinhos que ousassem criticar o Grande Líder.

      Gostar

      • Olympus Mons permalink
        12 Abril, 2020 22:41

        Filipe, quando leio estas suas respostas lembro-me sempre que serás ….poucochinho , invejoso e complexado. É a vida.

        Liked by 1 person

  20. Procópio permalink
    12 Abril, 2020 20:05

    As opções da geringonça relativamente ao Covirus 19 estão erradas desde o início.
    A seu tempo e não vai demorar muito sofreremos as gravíssimas consequências,
    Do confinamento excessivo.
    Da não utilização de máscaras desde o início,
    Da falsa contagem de casos sem ter em atenção a baixa sensibilidade dos testes,
    Do partir do princípio errado que todas as mortes suspeitas são devidas ao covirus,
    Da atitude típica da avestruz perante o desemprego galopante,
    Dos suicídios previsíveis e do arrastar da economia para níveis desastrosos,
    Estes são alguns dos factores que demonstrarão a incapacidade política generalizada.

    A coragem e a competência dos profissionais de saúde
    A relativa precaução com que a população encarou a pandemia
    A reorganização embora apressada dos serviços
    São factores que têm obstado a um verdadeiro cataclismo

    A questão que se põe perante a posição do OMS e do Tedros é a seguinte.
    Até que ponto as consequências fatídicas não poderão servir propósitos inconfessáveis?

    “They said it’s not a pandemic. Then it was a pandemic. They said closing borders doesn’t work. Then they closed the borders. They said wearing a mask doesn’t work. Now they say to wear masks. They said its not transmitted through the air. Then it is transmitted through the air. You cant make this up
    The WHO and CDC are incompetent. They way this played out is a shining example of why you need to use your own common sense and not depend on an organization or your government to save you”.

    Liked by 1 person

    • Filipe Bastos permalink
      12 Abril, 2020 20:39

      Mau, Procópio, já estou como o mg… afinal o covidas é:

      1) uma perigosa pandemia e a resposta xuxa foi insuficiente;

      2) uma grande conspiração e fraude mundial, em que a resposta xuxa – e a de quase todos os países, a ser assim – foi excessiva?

      Em que ficamos?

      Gostar

  21. Sérgio Gonçalves permalink
    12 Abril, 2020 20:26

    Fiquei na dúvida, as vacas Socialistas a que texto se refere são as esganiçadas que o Jerónimo tão bem catalogou?

    Liked by 3 people

  22. Miguel Santos permalink
    12 Abril, 2020 21:56

    “As vacas socialistas nunca dormem”

    Quando li este título, por momentos, pensei que a Helena ia falar outra vez da Fernanda Câncio.

    Gostar

  23. Filipe Bastos permalink
    12 Abril, 2020 22:42

    Há pouco ouvi o pulhazito do M. Mendes, mamador veterano da CGD, na sua homilia semanal, a tentar branquear a máfia da Banca.

    Isto sim, repugnante. De vómitos.

    Liked by 1 person

  24. Procópio permalink
    12 Abril, 2020 23:52

    Há sempre a possibilidade de tirar vantagens de catástrofes, por muito que nos custe admitir. Os exemplos não faltam.
    De um golpe genocida a China aparece como a benfeitora universal, mesmo oferecendo e vendendo produtos de qualidade duvidosa. Por cá também já se esboça a tentativa de ganhar com a Covid-19. Curiosas notícias de certas agências vão atribuindo à geringonça grandes feitos no combate à pandemia, em contradição com a realidade vivida todos os dias. Usam com à vontade dados falsificados como argumento inocente.
    Entretanto vão-se desenhando medidas que permitem aos governos saber a localização de cada pessoa a cada instante. Saber quem estava naquele momento a fazer o quê? Saber o trajecto de cada um, dando como pretexto estar contribuir para a sua segurança? Onde é que já vimos isto?
    Um vírus é um problema grave mas temporário. Em contrapartida a destruição dos nossos direitos e da nossa privacidade pode ser muito duradoura.
    O covid 19 poderá tornar-se forma de pôr a tecnologia ao serviço da repressão.

    Liked by 2 people

    • 13 Abril, 2020 12:28

      É contra o controlo Xuxalista que temos de nos levantar desde já. Mais perigoso da situação é que o PSD deu em apoiante deste remonte do corte de liberdade individual. Estamos como no Verão Quente de 75: é nós ou eles. Em 75 o eles era a comunada, agora eles é tudo quanto está à esquerda do CDS. A IL que se deixe de joguinhos pois eles individualmente também são do nosso lado.

      Gostar

  25. Procópio permalink
    13 Abril, 2020 01:13

    Outro reparo sobre as vacas socialistas. Consta que os médicos do sns, tal como aos da restante iberia,. têm normas para seleccionar quem sobrevive nos casos de covid 19 em face das restrições de material. Quer isto dizer que pessoas para cima dos 70 terão necessariamente que recorrer a serviços privados para sobreviverem. Será por isso que alguns políticos desejam ver fechadas essas instituições?

    Liked by 3 people

  26. José Reis permalink
    13 Abril, 2020 07:53

    Sem dúvida: quem escapar do vírus não vai escapar da crise.
    Porque será que a lésbica ministra da cultura não se lembrou de convidar todos os desempregados deste país a organizar uma espécie de Fest para atribuir a cada desgraçado um subsídio de 5.000 euros?
    O problema dos desempregados é que não sabem pedinchar e chorar a subsídio-dependência, porque aí, realmente, os cantores sabem a música e a letra de cor.
    Os tal classe de parasitas que se diz sempre solidária, até nesta situação de crise, não tinha o menor despudor de ir cobrar uns milhares de euros. Vergonha nacional!
    A todos os músicos e cantores aconselho-os a ir a trabalhar para a agricultura e a fazer alguma coisa de útil pelo país, porque só com uma enxada nas unhas todo o dia é que aprendiam a cantar o refrão do que custa a vida. Vão trabalhar, mamões!

    Liked by 4 people

  27. Miguel Santos permalink
    13 Abril, 2020 15:05

    Não Helena, agora é que as vacas vão voar. Basta a pandemia prolongar-se mais uns meses que as vacas ficam tão magras que à mínima rajada de vento até voam.
    É claro que daqui a um ano a propaganda socialista, tão avessa a números, vai aproveitar para dizer que em 2020 a redução dos índices de poluição ou da sinistralidade rodoviária, se deveram às políticas do governo. Até o Medina vai dizer que entraram menos uns milhões de carros em Lisboa devido ao passe Navegante.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.