Saltar para o conteúdo

be careful what you wish for, it might just come true

24 Abril, 2020
by

Medida após medida, orçamento após orçamento, o governo de António Costa perseguiu os investidores imobiliários, sobretudo os mais pequenos, aqueles que apostaram no Alojamento Local e no turismo como complemento dos seus rendimentos, ou mesmo como rendimento principal. O resultado está aqui, e é bom que se tenha bem presente que estes números nada têm a ver com a pandemia do corona, para que, mais tarde, não se procurem confundir as coisas, e quando a bronca estoirar não se atire ainda mais areia para os olhos das pessoas. O resultado – apenas relativo à Baixa da cidade do Porto – foi de que, somente no 2º semestre de 2019, o investimento imobiliário desceu 27% em relação ao semestre anterior. Porquê? Por causa das medidas do governo contra o sector, anunciadas para o orçamento de 2020, que, naturalmente, afugentaram os investidores.

O potencial destruidor dessa política era, há muito, previsível. Nós mesmo o escrevemos aqui e noutros lugares, chamando a atenção para o óbvio: que fora graças à liberalização do imobiliário que o país tinha, em boa parte, conseguido sair da crise de 2011-14, que as cidades recuperaram os seus centros históricos devastados por décadas de políticas tresloucadas, que o turismo cresceu e teve milhares e milhares de leitos para ser bem acolhido e bem tratado, a preços reduzidos face à concorrência europeia, e que, em consequência de tudo isso, aumentou exponencialmente o emprego. Os governantes socialistas, com o raciocínio manhoso que os caracteriza, pensaram doutro modo: “o grosso do investimento está feito, vamos, agora, sacar impostos e obrigar os investidores a colocarem os seus imóveis no arrendamento de longa duração, a preços baixos, para ganharmos uns votos”. “Vamos corrigir o mercado”, como eles arrogantemente tanto gostam de pensar que podem fazer.

Pois bem: esquecem-se, ou ignoram, que a economia é um processo, e não um momento parado no tempo. Que os investidores contraíram, na grande maioria, empréstimos bancários para adquirirem os seus imóveis e criarem os seus negócios. Que os bancos estão – como estiveram em 2008 – pendurados no crédito imobiliário. Que o turismo alimentou o país nos últimos dez anos e que muito dele utilizava os serviços deste sector. Que o emprego cresceu graças a ele. Que, em torno destas duas actividades conexas – imobiliário e turismo -, se desenvolveram a restauração, a hotelaria, a construção civil e múltiplas pequenas e médias empresas de toda a espécie de serviços. Enfim, que o país estancou a crise devido a quem se dispôs a investir num momento arriscado e não graças ao Estado, que estava completamente falido para poder sonhar em fazer quaisquer investimentos. Hoje, já depois da quebra do 2º semestre de 2019, o investimento imobiliário não estará a zero, mas não andará muito longe disso. Aliado à quebra do turismo – o que certamente alegrará os inúmeros patetas que achavam que as nossas cidades estavam a ser sequestradas por invasores alienígenas – temos uma combinação explosiva para a nossa rudimentar economia.

Preparem-se, pois, porque aquilo que sempre desejaram vai acontecer: o investimento imobiliário vai parar e os turistas desaparecerão por muito tempo. Depois, quando vierem queixar-se da “austeridade”, a tal que o chefe Costa das “cativações” diz que jamais aplicará (até podia ter falado em francês…), lembrem-se do que andaram a pedir para a actividade que vos deu de comer.

14 comentários leave one →
  1. Expatriado permalink
    24 Abril, 2020 11:40

    Vejam, principalmente os mais novos (<60 anos), e reflitam sobre o que aconteceu a Portugal nos últimos 46 anos. Falou quem viveu todos os acontecimentos desde então e formou uma opinião alicerçada em evidências que muitos querem negar, vá-se lá saber porquê… Ficarão a saber porque Portugal está como está.

    A grandolização do condomínio

    Gostar

    • Expatriado permalink
      24 Abril, 2020 11:47

      Nesse debate/entrevista fica claríssimo quem são e o que os motiva Costa, Marcelo, Ferro Rodrigues, Rui Rio e outros personagens para além da interrogação sobre o comportamento das “elites” face às desgraças que o País tem enfrentado nas últimas quase 5 décadas.

      Fica aqui a sugestão.

      Liked by 1 person

  2. Filipe Bastos permalink
    24 Abril, 2020 12:03

    “…perseguiu os investidores imobiliários, sobretudo os mais pequenos, aqueles que apostaram no Alojamento Local e no turismo como complemento dos seus rendimentos, ou mesmo como rendimento principal.”

    Óptimo. É mesmo de perseguir. Se não pelas razões chulas e oportunistas do governo sucateiro do Costa, certamente por outras. A habitação é uma necessidade básica, não é um mero investimento. Viver de rendas é chulice.

    Só é mau que seja sobretudo os mais pequenos, mas isso é a hipocrisia xuxa que os direitalhas confundem com “socialismo”: ao contrário deste, xuxas não estão interessados em redistribuir nada.

    Os xuxas só querem sacar e mamar – tal como, ironicamente, os “investidores” tão incensados pelo autor e pela direita.

    O turismo deu de mamar a muita gente, lá isso deu, a começar pelos Airbnbs, imobiliárias, senhorios e especuladores. Até há pouco, nem impostos pagavam; os Airbnbs ainda não os pagam.

    Por arrasto também trouxe muita massa à economia e criou empregos, mas nem tudo são rosas. Basta ver os preços absurdos das casas e das rendas. Sobretudo em Lisboa e Porte, tem sido mama e ganância em roda livre.

    Gostar

    • lucklucky permalink
      24 Abril, 2020 21:22

      Existe maior chulo e mamão do que aquele que quer mandar no preço do que os outros fazem e oferecem?

      As tuas acusações são o teu espelho Filipe Bastos.

      Gostar

  3. Weltenbummler permalink
    24 Abril, 2020 12:09

    kosta e suas menistras e menistros são os salvadores do socialismo

    Liked by 1 person

  4. Telmo Pestana permalink
    24 Abril, 2020 12:43

    Vao haver sempre compradores para os imoveis no centro das cidades.

    Nao ser atractivo para investimento nao implica que nao seja atractivo para aquisicao para usufruto proprio.

    Gostar

  5. Andre Miguel permalink
    24 Abril, 2020 14:01

    Rui,
    Veja a coisa pelo lado positivo: o turismo era uma bolha prestes a explodir, a geringonça só pôs agua na fervura. Portugal aos portugueses! Fora com os turistas! :)))))

    Só se esqueçaram que agora não há turistas e os portugueses continuam falidos para comprar esses imóveis. Portugal no seu melhor. Temos o que merecemos.

    Liked by 1 person

  6. Luís Lavoura permalink
    24 Abril, 2020 15:12

    Pura especulação do Rui A.
    A partir de um dado estatístico, ele especula que 1) o investimento que caiu foi em alojamento local (e não noutra parte qualquer do setor imobiliário), e que 2) o investimento caiu por causa de temos dos empresários face à “política” do governo (se é que o governo tem uma “política” para este setor), e não por outro motivo qualquer.

    Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      24 Abril, 2020 21:59

      “o investimento que caiu foi em alojamento local (e não noutra parte qualquer do setor imobiliário)”

      Os aumentos de impostos foram anunciados para esse sector.
      O Luís tem que compreender, impostos a subir afastam investidores.

      Gostar

  7. Prova Indirecta permalink
    24 Abril, 2020 16:25

    ” Viver de rendas é chulice ”

    🙂

    Gostar

  8. Emparedado permalink
    24 Abril, 2020 18:48

    Lúcido e certeiro.
    Parabéns

    Liked by 1 person

  9. JgMenos permalink
    24 Abril, 2020 20:06

    Estado socialista e Estado vigarista são sinónimos.

    Há um pormenor: o alojamento local nos centros históricos ocorreu em inúmeros espaços sem licenciamento possível para habitação ( por tal não ser exigido) num tempo em que o pequeno escritório praticamente não tem mercado.
    Para esses investidores, que nem podem alugar para habitação, é puro saque.

    Gostar

  10. Ana Castro permalink
    25 Abril, 2020 00:19

    Não aprendem nada. Infelizmente.

    Gostar

  11. Artista Português permalink
    25 Abril, 2020 00:45

    Como é que esta gente tem lata de dizer que a austeridade já acabou e que de futuro não volta a haver e ainda mantém 23% de IVA na electricidade? Modas da troika são para manter?

    Gostar

Indigne-se aqui.