Saltar para o conteúdo

O termo correcto é chantagem e não negociação

30 Junho, 2020

TAP será nacionalizada se privados não aceitarem proposta do Estado.As negociações têm sido muito difíceis, marcadas por uma enorme divergência entre o Governo e os accionistas privados

19 comentários leave one →
  1. Manuel Assis Teixeira permalink
    30 Junho, 2020 15:37

    Mas como é que se quer que haja negociação quando o interlocutor é o Sr. Santos essa figura sinistra que mais parece um regedor de pau na mão a decidir um conflito de àguas em S. João da Madeira! Tomem juizo e coloquem lá alguem com bom senso!
    P.S. tem sido interessante assistir à queda do Sr. Santos ao invés da subida do seu grande rival Medina cada vez mais galo e com mais protagonismo! Os delfins degladiam-se!!

    Gostar

  2. chipamanine permalink
    30 Junho, 2020 16:04

    A chantagem só é possivel desde que o Kosta Chamuças e o Ronaldo das Finanças fizeram o favor ao PCP e ao BE de ficarem com 50% da TAP, o que não permitiu ajudar com um emprestimo bancário a longo prazo como a maioria das companhias europeias. Se tivesse maioria privada só se poderia ajudar a empresa com esse tipo de emprestimo caucionado.
    Portanto quem apoiou o Kosta Chamuças e o Ronaldo das Finanças devia ser concomitantemente obrigado a descontar para a TAP libertando os outros de tais encargos.
    O mesmo devia ter acontecido com a “grande solução ” encontrada para o BES e NB
    Quem quer socialismos que os pague

    Liked by 1 person

  3. 30 Junho, 2020 16:15

    O sôr. Santos é o maior! É aquele que punha as perninhas dos banqueiros alemães a tremer com a “ameaça” (lol) de não pagar a dívida e agora espera ajoelhado pelos tostões da UE (depois de ajudar a aumentar a dívida, TAP incluída). Sabem que mais: tive sorte! Vivi 37 anos da minha vida governado de forma dura, mas honesta. Os outros 45 têm sido uma expiação dos pecados e ingenuidades políticas desses 37 (afinal apenas 12, porque até aos 25 devia ser proibido ter opinião política – só sai asneira. Os gregos é que sabiam…). Toda esta gente nova que discute muito academicamente as ideias que lhes meteram na cabeça na escola (ou, pior ainda, na Universidade) devia passar por um PREC para saber como é a vida a sério.

    Liked by 1 person

  4. Filipe Bastos permalink
    30 Junho, 2020 16:21

    Só para perceber a lógica da D. Helena: então os privados querem batatinhas e esmolas do Estado, mas este não pode impor as regras?

    Mas já quando são os sacrossantos ‘mercados’, a máfia da Banca e outros benevolentes ‘credores’ a chular países inteiros, aí já é lógico, natural e até moral que imponham condições, punições e juros extorsivos, pois quem empresta é que sabe e tem sempre razão?

    Liked by 1 person

    • Zé Manel Tonto permalink
      30 Junho, 2020 18:18

      Vejo-me obrigado a concordar com a generalidade do comentário do Filipe (o que revela uma situação completamente escandalosa).

      Apenas um reparo: se o que estivesse em cima da mesa fosse que os privados aceitam as condições, ou vão à falência, tudo bem. Quando é, aceitam as condições ou são expropriados, difere ligeiramente das condições impostas pela banca aos países.

      Gostar

    • Pedro Dias permalink
      1 Julho, 2020 08:50

      Por aqui se vê que o Bastos e o Tonto são grandes ex-tadistas.
      Tadinhos…

      Gostar

    • Filipe Bastos permalink
      1 Julho, 2020 14:33

      Ó Pedro, por quem é: indique-nos o erro, corrija-nos a tontice.

      Não nos deixe assim, apenas com pena, como um emplastro que mostra a cabeça só por mostrar e pira-se sem nos iluminar…

      Gostar

  5. LTR permalink
    30 Junho, 2020 16:34

    Quem achava que Sócates tinha dado um prejuízo colossal ao país com a PT, que se vá preparando, porque este vai-lhe passar à frente.

    Este problema existe exclusivamente porque António Costa tinha de ser PM e para o ser teve de vender o destino do país ao BE e ao PC como moeda de troca, o que para ele não é difícil porque o PS está pejado de alojados comunistas envergonhados que não lhe dão resistência, a que acrescem os mansinhos para quem basta estar no poder para logo se disponibilizarem a tudo até o país estourar – momento após o qual se chegarão à frente para a tradicional procissão do sacudir dos capotes.

    O nível e a boçalidade deste ministro dos transportes escolhido a dedo, à mistura com o infatiloidismo e com a exponenciação do Princípio de Peter é de um calibre inacreditável. Estamos a um passo de começar o descalabro definitivo de um país cuja ajuda da UE vai entrar por uma porta e logo nos primeiros meses uma parte substancial vai ser completamente estourada na TAP. E eles ainda estão na fase em que os tavares, nas suas missas sagradas na TV, se esquecem dos contribuintes e dos aviões que também não conseguirão pagar e que vêm atrás, tipo vacina, em doses, para alimentar o esquecimento que o tempo sempre traz a um povo manso e amante dos F’s.

    Esta gente faz de conta que não consegue perceber os saneamentos dos anos 70 e 80 da TAP e da CP, quando se prometeu então que o mundo que vinha a seguir seria radiante. O tipo vai ao ponto de alegar a faturação como se um negócio não fosse tanto pior quanto maior fosse a faturação de uma empresa deficitária.

    Foi uma pena os jornalistas e os deputados não lhe terem perguntado se ele acha que os tais 50% de turistas que diz chegarem a Portugal todos os anos pela TAP não chegariam ou se chegariam por outras companhias, mas esta malta do sistema não dá para mais. Tanto dizem sabiamente que as outras companhias querem abocanhar a TAP como logo a seguir dão a entender que não haveria oferta. É brutal! E a declaração sobre a Iniciativa Liberal é de um atrasado mental cheio de minhocas na tola, que nem ideia faz de como a Europa se transformou naquilo que é hoje, como aliás já tinha sido evidente aquando da outra sobre as pernas dos banqueiros alemães a tremer.

    Quem tiver memória que memorize: estes tipos vão dar cabo do programa de recuperação do COVID em dois tempos.

    Liked by 1 person

    • marão permalink
      1 Julho, 2020 07:15

      Tinha de ser. No momento xis para não continuar a sobrevivência como cadáver politico.

      Gostar

  6. Maria José Melo permalink
    30 Junho, 2020 16:43

    Voltamos ao prejuízo… Paga contribuinte!

    Gostar

  7. Luís Lavoura permalink
    30 Junho, 2020 16:54

    Resta saber quem é que está a fazer chantagem, se o Estado, se os privados.

    É que os privados podem estar a fazer-se caros porque sabem que, se o Estado quiser nacionalizar, terá que lhes pagar uma data de massa.

    Sabendo que o Estado está disposto a não deixar cair a empresa, os privados fazem-se difíceis porque sabem que o Estado terá que em última análise nacionalizar, pagando umas brutas indemnizações aos privados.

    Gostar

    • Pedro Dias permalink
      1 Julho, 2020 09:00

      Olha, outro grande ex-tadista, o ministro da lavoura aérea.

      Gostar

  8. carlos rosa permalink
    30 Junho, 2020 17:07

    O Pedro Nuno Santos há que vai gerir a TAP bem.
    O que a TAP precisa é de um socialista de voz grossa.
    Os aviões até vão parecer foguetões.

    Liked by 1 person

  9. Chopin permalink
    30 Junho, 2020 17:45

    Quando chegou a hora de pagar, o sr António Pedro Vasconcelos, que queria ter uma companhia aérea, meteu o rabinho entre as pernas e saiu de cena 🙂

    Gostar

  10. carlos rosa permalink
    30 Junho, 2020 19:11

    Será a aviação que vai vencer o Costa?
    Para grandes males,
    grandes remédios!

    Gostar

  11. Jornaleca permalink
    30 Junho, 2020 23:02

    a.
    Desde o 25 de Abril, fazendo as contas, quanto lucro é que produziu a TAP até hoje? (Acumulação)

    O PS e o PCP proibiram à TAP sempre de fazer lucros. Como ambos partidos são autênticos burros e ladrões, não sabem governar, obrigaram ao povo a pagar o lucro da TAP.

    Quantas vezes, desde 1974, o lucro da TAP ultrapassou zero Escudos ou zero Euros?

    E o PSD tardeiro, não foi muito melhor, porque a canalha da esquerda, nunca permitiu uma boa gestão da TAP. A TAP foi sempre boa para arranjar empregos para os amigos da esquerda fascista.

    b.
    E com a CP foi ainda muito pior.

    c.
    A EDP segue a política mafiosa dos comunistas verdes: encarecer a todo o custo o preço da energia para o consumidor. Estabelecer projectos cujo risco nenhum agente privado alguma vez aceitava, e obrigando o estado, a nós, a garantir projectos, com valores negativos (rentabilidade negativa), claramente. A canalha gosta agora muito do ambiente, porque o estado garante aquilo tudo, durante vinte anos e assim para a frente. Com juros artificiais muito altos: um outro crime.

    Mas isto só funciona, enquanto o estado tiver dinheiro. Os ricos enriquecem claramente à custa dos mais pobres. A coisa não vai durar sempre. Impossível. E depois vai doer.

    Gostar

  12. castanheira permalink
    30 Junho, 2020 23:02

    Ainda dizem que vivemos em capitalismo!?
    Que eu saiba , no capitalismo as empresas não lucrativas falecem dando lugar a outras que sejam lucrativas ;
    Tributar os contribuintes escravizando-os para salvar empresas zombies onde se empregam altas patentes dos partidos do regime, não é capitalismo é socialismo/comunismo .
    Quem quer Taps , Novobancos, CGd, rtp etc deveria paga-las como diz o colega acima :
    Os socialistas se fossem honestos deveriam ser eles proprios a pagar o socialismo.

    Liked by 1 person

    • Filipe Bastos permalink
      1 Julho, 2020 14:56

      “Tributar os contribuintes escravizando-os para salvar empresas zombies onde se empregam altas patentes dos partidos do regime, não é capitalismo é socialismo/comunismo”

      Há-de contar onde leu essa definição.

      A habitual hipocrisia da direita: se o capitalismo não é absoluta e impossivelmente ‘puro’, não é capitalismo. Já o socialismo pode ser deturpado, aldrabado e até negado à vontade, que é sempre o ‘verdadeiro socialismo’.

      Já é altura de perceber que é isto o ‘verdadeiro capitalismo’: chular países, saquear economias, mamar também no Estado.

      O castanheira nem deve saber o que é capitalismo de Estado. Isso explicava muita coisa.

      Gostar

  13. A. R permalink
    1 Julho, 2020 14:12

    Depois querem investimento estrangeiro em Portugal. Só os lorpas

    Gostar

Indigne-se aqui.