Saltar para o conteúdo

Preparados para a preparação do Governo?

28 Julho, 2020

A propósito das declarações da ministra Mariana Vieira da Silva sobre a preparação do país para enfrentar a pandemia – “estamos preparados – o Governo e o país – para responder a esta crise de forma diferente” –  Fernando Leal da Costa  fez um levantamento das declarações da Ministra da Saúde

Em janeiro – “Temos dispositivos que nos permitem responder a todas as necessidades”.

Em fevereiro – “Estamos preparados para que um cenário semelhante àquele que está a acontecer em Itália possa acontecer também no nosso país.

Em março – “Não estivemos parados e, contudo, como todos os outros, tememos não estar preparados porque não depende só de nós”.

Em julho – “Não estávamos preparados”.

E, ainda em julho, na conferência de imprensa do dia 6, o Dr Lacerda Salles confirma a evidência de que nunca o Governo mentiu –  “Nunca negámos que Portugal, como a generalidade dos países, não estava preparado para uma epidemia desta escala e com estas características.”

28 comentários leave one →
  1. grangeio permalink
    28 Julho, 2020 12:13

    Com a ajuda da Comunicação Social e da Censura, é possível dizer tudo e o seu contrário

    Liked by 2 people

  2. Manuel Assis Teixeira permalink
    28 Julho, 2020 12:49

    Como é que podemos estar preparados com um governo destes? Um governo na sua grande maioria de gente que nunca fez mais nada que não fosse estar no partido e nas jotas! Gente de muito pouca categoria que nào serviam sequer para chefes de repartição de um qualquer serviço publico! Ministros como a jovem Mariana cuja postura dá pena ou o tronituante Pedro que compensa com arrogância e verborreia a sua falta de experiência de vida! E há mais, muitos mais alguns que nem o nome sabemos tal é a notoriedade da sua acçào! Nào estamos preparados nem iremos estar! Preparação exige previsão, competência e trabalho muito trabalho! Nada disto existe ! Para nossa desgraça

    Liked by 3 people

    • Filipe Bastos permalink
      28 Julho, 2020 14:32

      Plenamente de acordo. Só se esqueceu de acrescentar que todos os governos são assim. Porque todos os partidos são assim: viveiros de chulos, tachistas e trafulhas. Todos.

      É que quem o leia pode ficar a pensar que é só este governo, ou só o PS, ou só a ‘esquerda’, caso sucateiros de Porsche e capachos de mamões fossem esquerda.

      Falando em jotinhas medíocres, basta lembrar um dos heróis cá da casa: São Passos, o Impoluto, que mamou na pulhítica até aos 35 anos, altura em que foi mamar nas empresas do Tio Ângelo como ‘gestor’. Ou o seu compincha Relvas, que nomeou ministro – o equivalente ao 44 nomear o Vara.

      Gostar

      • Manuel Assis Teixeira permalink
        28 Julho, 2020 15:50

        Eu estava a comentar se este governo estava preparado e não outro! Claro que ” jotinhas” houve em todos, mas parece-me bem que nunca vi um tào grande assalto a cargos governamentais ou correlacionados! Quanto a Passos Coelho também é verdade que veio das jotas e não tinha grande carreira profissional! Mas compará-lo com esta malta…

        Liked by 2 people

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      28 Julho, 2020 14:54

      A “menina” da JS, a filha do General Begonha… que foi eleita vergonhosamente. Apoiada por esse tal de Nuno, o terror-dos-banqueiros-alemães, um seu congénere no infortúnio vivencial de viver à custa dos papás e de subir na vida política à custa dos amigos. E aquele tal de Rui soares, lembram-se? Uma espécie de cão-de-fila do 44 que negociava em nome deste com a PRISA e outras? Bem se aplica o FBastos em nomear maus exemplos vindos de outros partidos… nunca conseguirá bater a péssima exemplaridade da teia socialista nos seus vários níveis.

      Liked by 1 person

    • Filipe Bastos permalink
      28 Julho, 2020 16:03

      Bem me aplico, corruptos, em mostrar que é tudo a mesma trampa. Porque é tudo a mesma trampa. Só muda a cor.

      V. e a restante claque blasfema têm uma cegueira selectiva. Só vêem do olho direito. Acordam, vivem, defecam e dormem a pensar numa só coisa: malhar na esquerda, ou naquilo a que chamam esquerda. Até aí tudo bem.

      O problema é que branqueiam a direita. Porque não são isentos. São carneiros. E é por isso que não saímos desta trampa, desta bandalheira chula e corrupta: por causa de carneiros como vocês. De esquerda e de direita.

      Gostar

      • Os corruptos que se cuidem permalink
        28 Julho, 2020 17:05

        Tem de se seguir a filosofia da Medicina: escolher o menor de 2 males. Transposto para esta discussão, isso traduz-se em malhar mais e mais forte no mal mais pernicioso. Qual é o mal que nos governa há mais tempo? E não é malhar naquilo a que chamamos esquerda, mas sim naquilo que se tem intitulado como esquerda. Ninguém perde pela demora, nem há cá cegueiras selectivas nenhumas. Há ponderação crítica do malefícios.

        Gostar

    • 29 Julho, 2020 02:49

      Filipe, o ‘tu quoque’, o ‘Whatboutismo’ e as ‘falsas equivalências’ que insistentemente pratica aqui neste blogue são uma forma de expressão e um direito que lhe assiste, duvido, no entanto, que esta monótona, repetitiva, cansativa e monocórdica forma de luta lhe sirva para alguma coisa… Aos russos do KGB, que criaram e desenvolveram algumas destas estratégias de combate político, de pouco serviram.

      Adiante.Num país de gente normal, num país em que o bem da Pátria esteja acima dos interesses mesquinhos, num país que considere e respeite verdadeiramente as vidas dos seus nacionais o importante seria considerar a criação de estratégias e a elaboração de um plano que nos permita, enquanto país, resolver ou, pelo menos, mitigar à séria o problema dos incêndios de verão deste desgraçado país.

      Revoltam-me as lágrimas de crocodilo de quem chora a morte de um jovem bombeiro. Uma morte que verdadeiramente ninguém se preocupou em evitar.

      Parece-me que o desapego afetivo da esquerda e dos liberais face à propriedade fundiária poderia estar na base se um verdadeira reestruturação da propriedade florestal em Portugal.

      É urgente que se reestruture a propriedade florestal, se incentive a sua exploração comercial e a sua sustentabilidade. São muitos os exemplos de legislação adequada para este problema por essa Europa fora (poderíamos ficar-nos pelo estudo da legislação francesa…).

      (É verdade que é ainda mais urgente que, antes de mais, se atualizem os registos e os inventários das florestas e matas nacionais.)

      À laia de bibliografia a propósito do ‘Tu quoque’:
      https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism
      https://en.wikipedia.org/wiki/False_equivalence

      A propósito da legislação francesa destaco a redação do artigo L- 123-4 do ‘Código rural e da pesca marítima’
      Chaque propriétaire doit recevoir, par la nouvelle distribution, une superficie globale équivalente, en valeur de productivité réelle, à celle des terrains qu’il a apportés, déduction faite de la surface nécessaire aux ouvrages collectifs mentionnés à l’article L. 123-8 et compte tenu des servitudes maintenues ou créées

      Não nego a tradição centralista e reformista francesa na gestão do seu espaço rural… mas devo constatar que a direitista classe política francesa consegue continuar a legislar arrepiando as convicções dos mais conservadores dos proprietários rurais, espanta-me que o mesmo não seja possível num país que vota (vá lá saber-se porquê…) à esquerda.

      Gostar

      • chipamanine permalink
        29 Julho, 2020 05:10

        18 dos últimos 25 anos de governação efectiva em Portugal são dos socialistas (partido) e dos para-socialistas (sociais-democratas). Estes que só o saloio tuga insiste em chamar “de direita”.
        Por acaso , mas mesmo por acaso, (sem ironia) e por mérito da troyka o último destes, “apenas” tirou o país da falência e do controlo internacional a que estava sujeito por obra e graça do socialismo.
        Juntar de forma arrivista, comum no activismo dialéctico, a merda com a vontade de comer, é uma das técnicas mais usadas por quem usa o mesmo orifício para cagar como se fosse a boca de onde só sai merda.
        Isto não é defesa nem ataque de nenhum deles. Apenas uma constatação de facto.

        Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        29 Julho, 2020 07:34

        Portanto o todos, todos todos……são aqueles 18 anos e se tirarmos os anos da troyka em que fomos governados por ela ficam 3 para serem “todos”.
        Chama-se a isto estatística descritiva dialéctica.
        3 em 25 são “todos”

        Liked by 1 person

    • Filipe Bastos permalink
      29 Julho, 2020 14:06

      Raposo, não é whataboutism: é very much on point. A malta insiste em branquear a direita, ou o que cá passa por direita.

      É como entrar num fórum de benfiquistas sempre a malhar no Porto (PS) e no Sporting (comunas). A ordem dos clubes é irrelevante, poderia ser ao contrário.

      Além do facciosismo, o que mais repugna é o carneirismo: só importa que o clube deles ganhe. Se o Benfica, ou no caso o PSD, ou o Chega, se a ‘direita’ ganhar tudo estará bem. Ou melhor: se a ‘esquerda’ perder tudo estará bem.

      O que venho lembrar não é apenas que o Benfica é trampa; é que todo o futebol é trampa. No caso, todos os partidos fedem, toda a pulhítica fede, toda esta farsa democrática fede.

      Daí lembrar a trampa que foi Passos, ou a Múmia Cavaca, ou seja o que for que aqui é branqueado. Não muda nada? Pois não, mas nada do que aqui digamos muda.

      Perdoe a diatribe. Quanto à reforma florestal deve ter razão, mas tudo parte desse inventário inicial. Boa parte está ao abandono ou ninguém sabe de quem é.

      Conheço um sistema tenta organizar e catalogar tudo isso, é do Brasil, mas suspeito que esbarrou na ‘vontade política’ – tanto central como cacique-local. E cá voltamos ao nosso fedorento problema nº 1.

      Gostar

      • 29 Julho, 2020 15:53

        Filipe, se quem ‘governa’ é o Costa, se é a esquerda quem tem maioria no Parlamento, de que me adianta dizer: ‘Costa, pá! andas a gozar c’a malta! Não fazes népia!’; e dizer a seguir: ‘Já os tipos do PPD eram a mesma coisa!’?
        Acha que um discurso destes leva a que se invertam as coisas? Pessoalmente, parece-me que este é o melhor caminho para que este país não saia da cepa torta…

        Gostar

      • Filipe Bastos permalink
        29 Julho, 2020 18:36

        Raposo, cepa torta é manter tudo na mesma, não será?

        O que é melhor: fingir que a ‘alternância democrática’, esta máfia rotativa que chula e desgoverna o país à vez, resolve alguma coisa?

        Ou admitir que andamos nisto há 40 anos e a única forma é mudar esta partidocracia?

        Gostar

  3. Prova Indirecta permalink
    28 Julho, 2020 13:51

    “Escusamos de estar descansados” …

    Gostar

  4. LTR permalink
    28 Julho, 2020 13:57

    Transcrição do que se passou a AR:

    Ventura: “…onde é que estão os 1150 ventiladores que comprámos à china?”

    Ministra: “Eu de facto estou bastante feliz com a minha directora geral de saúde e com o meu PM. Estamos cá para trabalhar, estamos cá para ser transparentes,
    estamos cá para falar das dificuldades e sobretudo para continuar a lutar para as ultrapassar.”

    E deitou rapidamente a mão ao microfone, desligando-o, para que tudo ficasse ainda mais transparente. Isto cheira muito a queimado.

    Liked by 3 people

    • João Brandão permalink
      28 Julho, 2020 14:13

      Resposta de ‘regateira da praça’ de nível rasca!

      E é gentuça desta que vai para o governo …

      Liked by 2 people

    • Os corruptos que se cuidem permalink
      28 Julho, 2020 14:56

      Provavelmente nunca foram comprados à China, nem a ninguém e o dinheiro ficou algures nuns bolsos “amigos”, com comissão para o partido.

      Liked by 1 person

      • Os corruptos que se cuidem permalink
        28 Julho, 2020 17:07

        Acusando a minha ignorância: alguém viu nalgum lado o contrato de compra ou a referência ao ajuste directo, etc., para a compra dos ditos ventiladores? Quem os encomendou?

        Gostar

  5. jppch permalink
    28 Julho, 2020 14:15

    Nicolae Ceaușescu não responderia melhor… a seguir um fuzilamento da praxe… ou um desaparecimento conveniente… ou ambos

    Liked by 2 people

  6. LTR permalink
    28 Julho, 2020 15:46

    Mais tarde ou mais cedo alguém há-de calcular o rácio entre o somatório das dívidas da TAP, da SATA, dos transportes metropolitanos e do fundo de resolução, relativamente ao total das ajudas que vamos receber nos próximos anos. Pode ser que alguém perceba que com mais umas migalhas já está quase tudo gasto sem se ter ainda gasto nada, e que vamos viver de ar, vento e palavrinhas ora mansas ora agressivas saídas da boca do dr.Costa, a quem as habilidades e o carácter trouxeram a fava e o Diabo. Está na hora de vender o país ao BE ou fugir ofendido como um coitadinho na primeira oportunidade.

    E a carta ao MP que pelos vistos só saiu depois de Rio falar no parlamento! Meu Deus, que PM! Que raça! Isto é que é ter os Tancos no sítio!

    Liked by 1 person

  7. LTR permalink
    28 Julho, 2020 17:43

    Já está em marcha o desfile na comunicação social de uma série de pessoas que não sabem de onde vieram os termos de 2017 que regulam a venda do Novo Banco, nem se lembram da frase de Centeno: “nem um euro público será gasto no Novo Banco”. E os entrevistadores vão engolir quase todos de boca aberta como passarinhos no ninho.

    Só falta o habitual selo branco da presidência!

    Liked by 2 people

  8. chipamanine permalink
    28 Julho, 2020 18:13

    Uma das “técnicas” da dialéctica daqueles que se julgam ter um sistema de valores superiores é quando, escancarados esses valores e as suas práticas, englobar tudo no mesmo saco. O saco onde quase inadvertidamente e conscientemente põem todos os que não professam a sua “religião”. Querem assim demonstrar e fazer crer aos mais incautos que se mantém eles próprios numa “nuvem” de princípios muito acima e com isso a aprovação dos outros. Logo tal “raciocínio” cai por terra quando logo a seguir classifica os outros como sendo vesgos e logo ele que sendo estrábico só vê com o olho esquerdo.
    A mesma técnica é utilizada com o passado. Se o passado for esquerdoide , onde as maiores atrocidades foram cometidas, eles que estavam vesgos o tempo todo e nunca se insurgiram contra elas e até, pelo contrário, colaboraram no enaltecimento das mentiras deles, a primeira coisa que dizem é que tudo isso “já era”. Que “agora” é que temos de “combater” as “injustiças”.
    No caso tuga, três falências e o agravamento das diferenças sociais foram de autoria “canhota”, a última das quais com a roubalheira dos mamões do BES, do mamão empregado do comité central chinês, na electrica, os mamões da PT Bava e Granadeiro e os empreiteiros amigos . Quem saiu “culpado” no olhar e repetitivo discurso do vesgo?
    A resposta já vem na pergunta pois o vesgo apesar de disfarçar e apesar de não sabermos fisicamente para onde está a olhar, apenas o seu olho esquerdo funciona.
    No caso americano por exemplo apesar dos 1.000 km de muro do Clinton, “isso é passado”..esqueçam agora é que “semos todos contra os muros” “semos pelas pontes” . No caso do afro-presidente guerreiro que destruiu o norte de África levou a guerra a mais 5 países do que o “fássista” do anterior …esqueçam que isso é “passado”, agora o que está a dar é o racismo.
    O mesmo se pode aplicar para o caso brasileiro. Esqueçam o bêbado ladrão e os triliões roubados mais a destrembelhada mental que nem uma frase conseguia construir.
    Assim o vesgo do olho esquerdo faz por esquecer o olho direito de Cuba da Venezuela , da Nicarágua ….só para dar três exemplos.
    Velho como o acto de cagar. Mas continua a feder essa forma de comportamento.

    Liked by 2 people

  9. chipamanine permalink
    28 Julho, 2020 19:54

    O caso BES/NB é outra dessas situações.
    O Ronaldinho da Finanças mais o vendedor de flores disseram que nenhum tuga iria por um tostão na resolução do mesmo.
    Não esquecendo que era o banco do regime , mas do regime socialista e que foi com ele que os grandes negócios socialistas foram todos feitos, chegando a chamar o Ricardo como DDT.
    Cumpre agora pedir contas aos já mais de 11 mil milhões entre o banco mau e quem o governo escolheu para entregar o banco e onde já meteu quase 3 mil milhões que os contribuintes vão pagar.
    A venda do património imobiliário feito em 2018 que a “empressa” engajada não quis saber e quis esconder a todo custo é…..por mais estranho que pareça perfeitamente legal. O Vendedor de flores mais o ronaldinho assinaram o contrato com essa possibilidade legal. Os amigos das off-shores (vai que são eles mesmo) acabaram por “comprar” por metade do preço.
    Este ronaldinho mete mais golos na carteira dos contribuintes do que o Gaspar em falência meteu alguma vez.
    Para finalizar é só dizer que isto é um jogo de mamões. Mamões socialistas cheios de valores superiores que depois de roubarem e levarem à falência o país ainda compram a massa falida a metade do preço para facturarem o dobro.
    Os tais valores superiores acabam por ser mesmo superiores mas material e financeiramente e nunca no sistema ético ou moral……..já que esse se esvaiu no materialismo dialéctico “científico”
    Quem se mete comum verdadeiro socialista leva,

    Liked by 1 person

  10. A. R permalink
    29 Julho, 2020 00:28

    Temos uma classe politica marxista que diz o que é conveniente – uma coisa e o seu contrário- a cada instante para safar o canastro. São aquilo a que se chama entre o canastrão, o cobarde, o vigarista e o hipócrita.

    A esquerdalha vive disto por falta de vergonha: uma qualidade que lhe é inerente (além das anteriores).

    Gostar

  11. A. R permalink
    29 Julho, 2020 09:55

    Já não se via uma comissão de utentes vai para uns 6 anos! Pensavam que estavam extintas.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.