Saltar para o conteúdo

Da Praça do Comércio a Reguengos de Monsaraz…

19 Agosto, 2020

… nunca há responsabilidade política.

17 comentários leave one →
  1. Luís Lavoura permalink
    19 Agosto, 2020 11:58

    Mas que responsabilidade política quereria o Telmo que houvesse por aquilo que ocorreu em Reguengos de Monsaraz?
    Entendamo-nos: em Portugal há centenas de lares de idosos que funcionam em condições muitíssimo precárias, mas que mesmo assim são muitíssimo caros para quem os utiliza e nos quais é muitíssimo difícil de obter uma vaga. Se o governo resolvesse pôr mão dura sobre esses lares, tornar-se-ia ainda mais caro e mais difícil para a população albergar os seus idosos. Que sugere o Telmo que se faça? Ou julga o Telmo que nos restantes países civilizados do mundo a situação é muito melhor do que em Portugal? Tome tento, Telmo, por toda a Europa a grande maior parte das mortes por covid-19 ocorreu em lares de idosos – tal e qual como em Portugal e em Reguengos de Monsaraz.

    Liked by 1 person

    • 19 Agosto, 2020 12:39

      Pois foi.
      Tem razão. E quanto mais civilizados pior.
      Para isso mesmo vs. criaram a boa da eutanásia.

      Porque é verdade. Os lares são trampa, mesmo que sejam caríssimos.
      O que acabou foi a família.
      Nos casos extremos em que não existe família, tinha de haver humanidade e não ser uma merda de inimputáveis que, quando não é para o lucro, é para o deixa-andar que ninguém vê e ninguém sabe.

      Gostar

    • jppch permalink
      19 Agosto, 2020 14:24

      Bolas Luís Lavoura… tenho-o como uma pessoa inteligente… claro que acabou a família alargada, claro que a família nuclear está em crise profunda…. está claro isto tudo… mas o que o ocorreu é fruto de uma política de diversos governos de centro direita e esquerda que empurraram com a barriga a questão dos idosos… quer nas IPSS quer nos privados… quantas pessoas com formação específica tem ? quantos médicos e enfermeiros? e esta gente com 70. 80 ou 90 anos não são gente… contribuíram para a sociedade da qual mal ou bem você usufrui… já pensou que daqui a uns anos você se não tiver em Reguengos estará noutra instituição, com outras maleitas quaisquer, e não tem ninguém digno e com formação para o acompanhar? e depois disto tem peito para dizer que isto não é uma questão política? Claro que é… é e muito e já devia ter sido… Só lhe desejo do coração (embora não o conheça) que quando chegar à velhice não sofra deste contexto adulterado… por enquanto, que a saúde nos dá, vamos beber uns copos, assumir a moda urbano de vegans, etc e outras parvoíces de quem não tem tempo para contemplar e pensar a actualidade… é que esta é mais complexa e obriga a mais trabalho… não a comentários (cuja liberdade de os por eu defendo) mas que estão desfasados da actualidade.

      Liked by 1 person

      • jppch permalink
        19 Agosto, 2020 14:40

        Só mais uma questão… quando essa gente tão “fashion” de 30, 40 e 50 anos o prazo de validade acabar (com quem tão você socializa)… para onde vão e quem se vai lembrar delas? dou como resposta a sua comunicação das 11.58… e então reafirmo que nada é uma questão política porque em Portugal há centenas de lares de idosos que funcionam em condições precárias….e então acrescento… não é uma questão política… é uma questão de formação, de educação de ter atenção e respeito pelo outro, é uma questão de afecto… afecto quer é algo que você desconhece

        Liked by 2 people

    • Weltenbummler permalink
      19 Agosto, 2020 14:51

      este anda na lavoura com enxada e mãos calosas

      Liked by 1 person

    • jppch permalink
      19 Agosto, 2020 14:53

      Para terminar espero bem (e sem qualquer hipocrisia), Luís Lavoura , que não tenha alguém do seu sangue objecto dos tratamentos efectuados por estas instituições..ou que não tenha de se preocupar e que quanto a este aspecto durma descansado… há muita gente inquieta— cumprimentos respeitosos JPPCH

      Gostar

  2. 19 Agosto, 2020 12:00

    Onde não há política que exceda o interesse da matilha, a responsabilidade é talhada nessa exata medida.

    Liked by 2 people

  3. LTR permalink
    19 Agosto, 2020 12:20

    Não há responsabilidade política porque desde logo ninguém sabia, nem de Tancos, nem de Reguengos. Eles conhecem papéis é sobre construção de SCUTS, aeroportos e fábricas de lítio. Tal como também ninguém sabia daqueles quartéis de bombeiros para onde se telefona e o senhor está sozinho a dormir, e quando recebe a chamada para o coitado que está a morrer com um enfarte pergunta “é para ir lá? mas eu estou sozinho!”. Mas atenção, porque na alocução o dr.Costa pareceu fazer uma espécie de ameaça com aquela frase tipo “eu também podia dizer aqui umas coisas”.

    Isto no fundo é como os Panamá Papers que o Expresso vai publicar na semana que vem – já sabem o que lá vem escrito e portanto abafam.

    Liked by 2 people

  4. Mario Figueiredo permalink
    19 Agosto, 2020 13:05

    Eu gostava que me explicassem que responsabilidade politica querem que o governo tenha. As palavras da Ministra são inqualificáveis e este borrego que nos governo já lhe deu a mão aos mesmo tempo que ameaça porrada aos cidadãos que o confrontam. Nada disto me suscita dúvidas.

    Mas, que responsabilidade politica querem que o governo tenha? Eu não quero que o governo tenha responsabilidade politica pela forma deplorável como uma instituição privada tratava os seus velhos e os deixou morrer. Vocês querem!? É porque essa responsabilidade politica, para se ter, tem de vir acompanhada com toda a restante bagagem que tem permitido aos sucessivos governos (socialistas e sociais democratas) ter o controlo quase absoluto sobre a iniciativa privada neste país.

    Já alguém se perguntou onde estavam as famílias destes idosos? Qual a responsabilidade pessoal deles? Qual a responsabilidade das pessoas que foram contratadas para tomar destes idosos? E os donos do lar? É o o governo apenas? Estes não? E qual a responsabilidade da policia e da Justiça em proceder a uma investigação rigorosa e a uma acusação que resulte em penas?

    Eu não quero o governo responsabilizado pelo ocorrido no lar. E, confiem em mim, vocês também não.

    Liked by 3 people

    • 19 Agosto, 2020 13:11

      “Eu não quero o governo responsabilizado pelo ocorrido no lar. E, confiem em mim, vocês também não.”

      Muito bem dito!

      Pois não querem. Porque apenas querem usar como arma de arremesso por tribalismo político.
      A ver se não se juntam ao Poder na aprovação da eutanásia, para ajudar resolver um pouco estas chatices

      Liked by 1 person

  5. Emparedado permalink
    19 Agosto, 2020 14:13

    “É mintira, é mintira. Fui de férias logo a seguir à tragédia, ó velhote!! Marimbei-me para as vitimas.”

    Gostar

    • jppch permalink
      19 Agosto, 2020 15:19

      E mintira (não mentira?) Há de haver gente a marimbar para si… depois das férias… é mintira … há-de haver gente a marimbar para si

      Gostar

      • Emparedado permalink
        20 Agosto, 2020 19:05

        “É mintira” assim se ouve o Costa, de peito feito para o velhote, Ou é mentira?
        Ó filha/o, gente a marimbar-se para mim… é mato! Xuxa é que não sou.

        Gostar

  6. 19 Agosto, 2020 17:51

    Todos a Évora no dia 18 Setembro para responsabilizar esta canalhada!!

    Liked by 1 person

  7. marão permalink
    19 Agosto, 2020 17:56

    Com Passos e Seguro é que era!

    Gostar

  8. Albino manuel permalink
    19 Agosto, 2020 21:24

    Digam lá ao Henrique Pereira dos Santos que já não há paciência. Desde o dia 1 de Março deve ter colocado para aí 120 posts, cento e vinte, sobre o covid no Corta-Fitas. Se houvesse paciência para ler tanto não seria seguramente o que ele escreve. Deve ser hobby ou fastio.

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.