Saltar para o conteúdo

A farsa do ano

31 Dezembro, 2020

O Euromomo é um sistema de monitorização da mortalidade em diferentes países europeus com o objetivo de detectar e medir, em tempo real, o número em excesso de mortes relacionadas com a gripe, pandemias e quaisquer outras possíveis ameaças à saúde pública.

A monitorização da mortalidade (e suas variações) é uma ferramenta básica fundamental para gestão de saúde pública e tida como a forma mais robusta de avaliar a progressão da pandemia e o seu impacto na saúde das populações, dotando os decisores e autoridades de cada país dos dados necessários para formular estimativas e estabelecer prioridades de resposta dos serviços de saúde.

Na imagem abaixo apresentam-se os Z-Scores que são parâmetros de desvio-padrão que permitem a comparação da mortalidade entre diferentes populações e períodos de tempo. Ou seja, na ilustração, algum registo que esteja acima da linha tracejada a vermelho é considerado um evento com significado estatístico, sendo tudo o resto “normal”.

Assim, com base no que está acima, identifica-se algum padrão ou correlação relevante entre as medidas e/ou recomendações das diferentes autoridades locais, nomeadamente no que respeita a confinamento/não-confinamento; máscaras/não-máscaras; restrições adoptadas cedo/restrições adoptadas tarde; viagens/não-viagens; ajuntamentos/não-ajuntamentos?

Chegados a 31 de Dezembro concluo que as “acções” dos governos são largamente ineficazes no suposto controlo da covid19. Negar esta evidência, é não reconhecer que esta ineficácia foi a maior farsa de 2020!

22 comentários leave one →
  1. Expatriado permalink
    31 Dezembro, 2020 17:09

    Um novo, e muito mais letal, vírus também vai chegar a Portugal e não só…

    https://www.foxnews.com/us/teen-arrested-in-nyc-attack-on-suv-in-broad-daylight

    Gostar

    • jppch permalink
      31 Dezembro, 2020 18:05

      e depois duma regressão matemática sobre os dados que ainda ninguém tem vê-se que o novo vírus, não difere muito do “velho” e o resto é imbecibilidade … e não é a fox news que me vai iluminar sobre o assunto… não é a fox que me vai ensinar econometria, como não são os asnos que nos (vos) governam… continuem a postar a fox… e esqueçam-se dos velhos que em lares que estão regularizados (IPSS e Misericórdias) e nos que não estão em lares regulamentados (são pessoas na mesma)… ainda não estão vacinados… e a cair que nem tordos são um óptimo negócio para o estado (o “e” minúculo é propositado)… continuem a mandar para aqui a foxnews que a gente vê e esquece o que está aqui ao lado

      Liked by 1 person

      • jppch permalink
        31 Dezembro, 2020 18:15

        a título de conclusão… “expatriado” não é com notícias da fox news que você salva os seniores que estão abandonados, encaixotados nos lares , legais ou não (que têm filhos, netos e afectos), mas que morrem que nem tordos (talvez pior quem em Torre Bela) e que são um negócio e a sua inexistência uma mais valia para a SS e o Estado… e qual o orgão de comunicação social que observa isso? vem-me agora com a merda da fox news… ela vem ao interior? vai a Trás os Montes e Alto Douro, vem à Guarda?… com toda a liberdade que lhe é devida enquanto cidadão, só lhe peço BOM SENSO

        Gostar

      • Expatriado permalink
        1 Janeiro, 2021 01:25

        O jppch não leu/viu a reportagem da Fox… daí espalhar-se na direção errada. É pena.

        Liked by 1 person

    • jppch permalink
      31 Dezembro, 2020 18:48

      Você deve respirar fake news seja na fox, na CNN, na CBS, na RTP, SIC e TVI… já agora na CMTV… é um óptimo prato de “news” para um fim do ano que Maecelo, Costa & C.ª, lda proporcionam para o povão

      Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      31 Dezembro, 2020 19:57

      O engraçado sobre essa notícia é que não se pode divulgar o nome do delinquente, porque é menor, mas o nome da vítima pode ser divulgado.

      Daí até se obter uma foto e morada é um passo, e os amigos do delinquente poderão fazer uma visita à vítima, para ter a certeza que não aparece para testemunhar.

      Liked by 1 person

      • lucklucky permalink
        31 Dezembro, 2020 23:34

        Eu também notei que o “jornalista” escreveu “posh BMW”

        Gostar

    • Duarte de Aviz permalink
      1 Janeiro, 2021 06:29

      O virus anda à solta em NY desde a eleição do Mayor progressista Bill de Blasio.
      Eu, por acaso, até nem acho mal que, quem o elegeu, prove o resultado das políticas progressistas, BML, anti-polícia do Mayor.
      NY já foi uma das cidades com mais criminalidade dos US,
      Pode sempre voltar à casa partida…

      Liked by 2 people

  2. 31 Dezembro, 2020 17:23

    Ou seja, em Chipre, Dinamarca, Alemanha, Estonia, Finlândia, Hungria, Israel, Luxemburgo, Malta e Noruega (e até certo ponto Grécia) parece ter tudo corrido bem; na Aústria, Bélgica, França, Holanda, Portugal, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suiça e Reino Unido, não (sobretudo, Bélgica, Espanha e Reino Unido são umas desgraças).
    Mas acho que para tirarmos qualquer conclusão disto seria necessário comparar com as políticas seguidas em cada um desses países, para ver se fizeram diferença; só pelo gráfico duvido que se consiga tirar alguma conclusão sobre se as politicas tiveram efeito ou não.

    Liked by 1 person

    • jppch permalink
      31 Dezembro, 2020 18:43

      Obviamente pelos gráficos apresentados não se tirem qualquer informação sustentada

      Gostar

  3. Joao Paulo Carvalho Correia permalink
    31 Dezembro, 2020 17:29

    Acreditar que as acções dos governos visam o controle de uma pandemia que sabem não existir releva da credulidade acéfala nos OCS.
    Curiosamente, a Alemanha quando impôs os testes inúteis do Dr. Drosten, credibilizados pela OMS de Tedros, colocou-se de novo na vanguarda dos crimes contra a Humanidade. Desta vez tem mais cúmplices que da última. Esperemos que acabe do mesmo modo.

    Gostar

  4. jppch permalink
    31 Dezembro, 2020 17:51

    Não sendo eu, pelo contrário apoiante do sistema , e profundamente crítico, vem-me o Telmo com esta merda de informação estatística… carece de analise de dados, econométrica de onde se tirem as devidas ilações… não é assim atirar palha para burro comer… respeito… Bom ano Novo para todos

    Liked by 1 person

    • 31 Dezembro, 2020 17:53

      É mentira. Está tudo errado.
      Caraças. Até a irmã do virologista florestal, consegue ser mais inteligente e informada e isenta que esta cambada de idiotas de circo.

      Gostar

  5. 31 Dezembro, 2020 17:52

    Pare de escrever barbaridades e fazer passar mentiras!

    O Euromomo só é actualizado 1 ano depois. E a causa de morte em Portugal de 2019 está por ser feita!

    Essa merda é pura demagogia e mentira. Não sei como não leva com um pano enxarcado na cara. Pq isso é cópia das mentiras à André Dias!

    É tudo falso. Esses números só servem para v defender que a melhor maneira de se evitar a tal grpezinha do tal vírus que inventaram, é fazer como na Venezuela no funeral do Maradona- tudo a molho e sem máscaras que a percentagem de contágios diminui logo!

    Palhaçada para palhações.

    Liked by 1 person

    • 31 Dezembro, 2020 17:54

      encharcado.

      Eu vou deixar de ler estas anormalidades porque loucos e fanáticos nunca mudarão e terão sempre outros tantos atrás deles.

      Gostar

    • rogerio alves permalink
      31 Dezembro, 2020 22:51

      Os gráficos do euromomo apresentados mostram unicamente todas as mortes dirárias, não as do covid (ou qualquer outro tipo de causa). Esses números tem a vantagem de não poderem (espero eu) ser escamoteados nem catalogados conforme convier. E é por isso, suponho, que o Telmo Azevedo Fernandes os apresentou.

      Gostar

    • lucklucky permalink
      31 Dezembro, 2020 23:39

      “O Euromomo só é actualizado 1 ano depois. E a causa de morte em Portugal de 2019 está por ser feita!”

      !? causas de mortes são irrelvantes para o euromomo, são só os totais de óbitos.

      Gostar

      • 1 Janeiro, 2021 13:17

        E esses mesmos estão desactualizados em toda a parte. Vão sendo colocados à posteriori e corrigidos pq a contagem é complicada, tendo em conta onde se morre.

        Para o caso nem isso importa. Em Portugal só se pode fazer a distinção entre causas de morte no ano posterior. Nem as de 2019 estão apuradas.

        E mortes acrescentam-se a mortes, por mais contágios, não se substituem. Só se subsituem os contágios por gripe e até Covid fruto do uso de máscaras.

        As consequências para a saúde pública não se medem em mortes mas no protelar de tratamentos, operações, rastreios e assistência médica, bem como vagas de contágios de Covid nos próprios hospitais públicos.

        A economia é outro efeito e politicamente a China devia ser considerada como tendo praticado um acto contra a Humanidade e colocada em tribunal. E era isso que o Trump defendia e bem.

        Os negacionistas são colaboracionitas e querem mais. Querem pior, e com impunidade, muito turismo e muitos maus hábitos alimentares a espalharem as consequências de forma internacionalista que é de internacionalismos ideológicos que comunistas e neontos vivem

        Gostar

  6. 31 Dezembro, 2020 17:58

    Eu nem sei quem é este tipo ou o que lhe pagam para fazer na vida.
    Nem estou interessada em saber.

    Mas dá para ver como um retardado mental desde que pertença a um clube consegue logo que lhe paguem a merda de umas croniquetas nos jornais.

    E vai à tv. É assim que se fazem os políticos. Quanto mais besta, melhor. Quanto mais truques na manga e malabarismos para aldrabar palermas, mais visibilidade.

    E por aqui, a única pessoa com juízo, passou a ser exclusivamente a Helena Matos.

    Quem me havia de ler a dizer isto. Mas é verdade. Mudou para melhor e não faz onda besta como estes palermas neotontos.

    O mais caricato é que este até é crentinho. Na volta é mais outro do silício que aquilo dá tacho, para equilibrar os tachos maçons.

    Liked by 1 person

  7. lucklucky permalink
    31 Dezembro, 2020 23:37

    O pior é que ninguém parece querer saber a razão das diferenças. Porque é que a Espanha parece similar à Inglaterra.

    Gostar

  8. Martelo permalink
    1 Janeiro, 2021 16:48

    A conclusão do autor só demonstra que não percebe patavina de estatística – normalidade das distribuições, sazonalidade, etc. Por conseguinte, devia abster-se de fazer perguntas totalmente desconexas dos gráficos apresentados e de tirar conclusões que de forma alguma se podem extrair dos mesmos.

    Gostar

  9. Paulo Valente permalink
    1 Janeiro, 2021 23:03

    O CEO da sua empresa unipessoal vem aqui mostrar-nos mais uma vez quão fraca é a formação científica dos ditos “gestores”.

    Gostar

Indigne-se aqui.