Saltar para o conteúdo

Negacionismo colectivo

10 Fevereiro, 2021

A resposta da generalidade dos governos (não todos, mas a maior parte) à covid19 é a mais séria ameaça à liberdade individual das últimas décadas e a mais potente forma de destruir riqueza sem guerra convencional.

Muitos dos habituais e prolixos comentadores, analistas e opinadores que frequentam e influenciam através das redes socias e dos meios de comunicação social têm passado por entre os pingos de chuva sem nada de substancial dizerem a propósito de tudo isto. As instituições e organizações que normalmente promovem a discussão destes temas e divulgam informação e análises relevantes para que as pessoas possam tomar decisões de forma mais consciente, têm estado mudas. Não sei se estão também cegas e surdas…

Por isso, tenho diversas interrogações sobre este extraordinário negacionismo colectivo:
As pessoas não querem ser livres, querem ser aceites?
As pessoas não querem liberdade, querem conforto psicológico?
As pessoas não querem pensamento crítico, querem ter certezas?
As pessoas têm receio de divergir da norma, preferem caminhar juntas para o abismo?
As pessoas querem ser vistas como boas pelos outros e não julgadas por Deus ou pela sua consciência?

11 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    10 Fevereiro, 2021 10:32

    um grupo de ‘arrebentas’

    Gostar

  2. voza0db permalink
    10 Fevereiro, 2021 11:18

    Apenas o resultado expectável de décadas de Irresponsabilidade que é de resto ensinada desde que se entra na Formatação Colectiva – Escola!

    De resto a realidade Tuga (mas pelo que me tenho apercebido é igual por esses países fora) é simplesmente esta…

    assim sendo não sei o que raio é que o Telmo poderia esperar que não isso!

    Gostar

  3. voza0db permalink
    10 Fevereiro, 2021 11:23

    Pelo menos um pequeno rebanho da MANADA GERMÂNICA já está a começar a abrir os olhos e a começar a fazer FESTAS no lombo de: virologistas, jornalistas e políticos!

    Esperemos que continuem a fazer-lhes FESTAS e se preciso for uma boa TOSQUIA!

    Por cá a MANADA TUGA está MANSA… como é hábito!

    Liked by 1 person

  4. Andre Miguel permalink
    10 Fevereiro, 2021 11:36

    O tuga vive bem com o mal do vizinho, afinal os donos de bares e restaurantes são uns exploradores e como metade da população depende directa e indirectamente do Estado, então está tudo bem.
    Somos um país de merda, habitado por amebas e governado por pindericos. Temos o que merecemos.

    Liked by 2 people

    • Perigoso Neoliberal permalink
      11 Fevereiro, 2021 03:38

      Infelizmente isso aplica-se ao mundo praticamente todo. Não há muito para onde escapar. Talvez um ou outro estado norte-americano, Florida, South Dakota? Assim de repente não me ocorre mais nenhum. A Suécia não conta porque, apesar de ter a melhor resposta à pandemia, tem outros problemas sérios.

      Gostar

  5. The Mole permalink
    10 Fevereiro, 2021 12:11

    Respostas: SIM a todas as perguntas.

    Pelo facto de não se saber história, as pessoas esquecem-se que o totalitarismo sobretudo de esquerda que está a ser imposto é a maior e mais mortífera epidemia de toda a história…

    Liked by 3 people

  6. 10 Fevereiro, 2021 19:29

    Completamente de acordo… isto é tudo assustador… já tentei fazer ver o outro lado da coisa (vá, para não dizer a verdade, mas pronto) às pessoas à volta, colegas de trabalho, etc e fica tudo indignado… Eu acho que é isso mesmo: só quem “pode” ficar em casa em teletrabalho e tem o luxo de conseguir viver com isto, é que pode não ficar indignado! Mas caramba, mesmo que se viva financeiramente capaz perante isto tudo, não lhes choca ter esta falta de liberdade?? não entendo… juro que nao entendo.. realmente não me sinto identificada com os portugueses (e sou portuguesa!), sempre fui um bocado fora-da-caixa, mas isto é realmente de mais… Acho que realmente é falta de inteligência para conseguir questionar… procurar respostas, investigar e pensar por si próprios. Embora, falta d liberdade, sentir falta de liberdade, não tenha nda que ver com falta de inteligência, e seja algo completamente instintivo…!!

    Gostar

  7. 10 Fevereiro, 2021 19:35

    E atenção: eu tenho a “sorte” de poder ficar em teletrabalho… (por agora, pois aguardam-me reduções de salario e possivel despedimento não está fora do baralho, e é atirado frequentemente à laia de ameaça a todos nós…. “a quem calha… vê lá se queres ir parar à lista…”) – mas mesmo que não fosse… faz-me aflição a quantidade de negócios (pequenos negócios!!) e tantos outros, que vão abaixo!! que é isto??!!! e esta vontade de denunciar das pessoas do lado?? assustador!! e os jovens?? acusados de tudo “esses adolescentes malandros que querem conviver, como se atrevem??”… um horror.. uma falta de solidariedade e um egoísmo incrível…
    isto passava tudo se tivessemos que ser realmente “solidários” e descontarmos (os que ainda trabalhamos!) todos para os que deixaram de poder trabalhar… isso é que era tudo a querer desconfinar… mas como não calha a todos….

    Isto ainda vai dar guerra civil… se não aqui, em países vizinhos de certeza… o Macron já se “acobardou” de novo confinamento por ameaças de desobediência civil…

    Gostar

  8. 10 Fevereiro, 2021 19:40

    Já agora… porque é que não se pode comprar livros (nem roupa – e eu preciso comprar roupa para os meus filhos, que estão em crescimento!!), nem pedir um café (fechado, em caixa), por exemplo… mas se pode comprar.. bolos, por ex? e porque não há restrições nenhumas nas Farmácias (onde se vendem maquilhagem, produtos de beleza…?), e outras coisas que não são bens de 1ª necessidade??
    Enfim… lobbies…

    Gostar

  9. Amora de Bruegas permalink
    12 Fevereiro, 2021 23:20

    Bom artigo. Concordo plenamente!

    Gostar

Indigne-se aqui.