Saltar para o conteúdo

O fim da democracia liberal?

19 Fevereiro, 2021

A maior vítima do confinamento não serão os bares, restaurantes e lojas fechadas nem as companhias aéreas paralisadas. Não será a nossa cultura musical, teatral e desportiva outrora florescente. Não será nem mesmo o desastre da nossa economia. Essas são coisas terríveis de se observar. Mas a maior vítima de todas será a democracia liberal.

A democracia liberal é uma conquista notável, mas frágil. É uma tentativa de enfrentar o desafio de tornar os governos responsáveis perante o povo, enquanto protege a liberdade pessoal. Isso é difícil de fazer. As pessoas anseiam por segurança e esperam que o Estado a providencie. Para fazer isso, o Estado precisa de amplos poderes sobre seus cidadãos. É por isso que, nas democracias de todo o mundo, o poder do Estado tem aumentado continuamente. É também por isso que a democracia liberal é a excepção e não a regra. As democracias são facilmente subvertidas e frequentemente falham.

O que nos torna uma sociedade livre é que, embora o Estado tenha vastos poderes, existem limites convencionais sobre o que pode fazer com eles. Os limites são convencionais porque não dependem das nossas leis, mas das nossas atitudes. Existem “ilhas” de vida humana que são nossas, um espaço pessoal no qual o Estado não se deve intrometer sem alguma justificação absolutamente excepcional.

A democracia liberal desmorona quando as maiorias assustadas exigem coerção em massa sobre os seus concidadãos e exigem que os nossos espaços pessoais sejam invadidos. Essas exigências são invariavelmente baseadas no que as pessoas concebem como um bem público. Todos eles afirmam que o despotismo é do interesse público.

Não podemos entrar e sair do totalitarismo à vontade. Porque uma sociedade livre é uma questão de atitude, ela morre quando a atitude muda.”

Acima, excertos de um texto de Lord Sumption publicado no Telegraph há dias com tradução livre minha e que vale a pena ler na íntegra e no original.


10 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    19 Fevereiro, 2021 15:22

    estamos numa nova urss há 5 anos
    o que digo é delito de opinião

    Liked by 4 people

  2. 19 Fevereiro, 2021 17:00

    Se for Ditadura ao menos que seja de Direita Tradicionalista e Nacionalista. Era tudo tão confortável e prospero antes da Abrilada …

    Liked by 1 person

  3. Zé Manel Tonto permalink
    19 Fevereiro, 2021 17:43

    O facto de ser democracia com sufrágio universal é imediatamente uma machadada na liberdade. Se dois vizinhos meus podem votar que eu, por ganhar mais, tenho que pagar mais impostos, mas eles, por serem dois contra um, decidem em que é que o dinheiro é gasto, a coisa vai sempre acabar mal.

    Aparte disso, nada a dizer.

    Liked by 3 people

    • carlos rosa permalink
      20 Fevereiro, 2021 11:44

      Bem visto.
      As grandes teorias têm que ter uma base sólida. Ligação à terra.
      Na vida real é que se comprovam as teorias e as ideologias.
      E é na vida real que se tem que desmontar a ideologia de Esquerda.
      Os de Esquerda apregoam os amanhãs que cantam; os direitos, os direitos, a igualdade, os pobrezinhos coitadinhos, os privados, esses malandros….. Mas eles não arregaçam as mangas para trabalhar; não fazem nada que contribua para o progresso da sociedade, nem a nível económico, nem cultural. Quanto ao económico não produzem nada; quanto ao cultural incentivam ao ódio e à anarquia.
      Vejam os exemplos de um Sérgio Godinho ou de um Vitorino. Qualquer deles com boa voz para cantar. De resto uns malandrões, uns burguesolas. Que utilizaram as cantigas quase sempre para agitar as massas, como eles próprios dizem. Fizeram da cantiga uma arma que contribuiu para roubar terras e empresas aos legítimos proprietários que as construíram e criaram os postos de trabalho, e a seguir as destruíram ou levaram à falência.
      Mas haja esperança. Os tempos estão a mudar. A vida real está a desgastar os comunistas, bloquistas, Paneleitos e afins.
      A formação dos governos de Portugal e Espanha com os socialistas apoiados pelos mais esquerdistas, porque sozinhos já não conseguem formar governo, é um sinal da mudança que se aproxima. E o delírio daquele desgraçado chamado Hasél apoiado também aqui por Capicuas e afins é mais um sinal do nervosismo que os atinge porque sentem que a sua basófia tem os dias contados.

      Liked by 2 people

  4. 19 Fevereiro, 2021 20:49

    As redes sociais, os “comentários” às notícias na net, vieram pôr a descoberto o lado negro da democracia, tal como ela é hoje percebida. Vieram revelar que o voto universal foi dado ao insulto, ao abandalhamento da opinião e à ignorância – ou, pior ainda, à iliteracia alfabetizada, de quem julga que sabe e não sabe nada. O voto universal serve para pôr no poder quem for mais demagogo e melhor souber manipular, sobretudo via TV, a ignorância de quem vota. O autor receia totalitarismos. O totalitarismo já cá está – e disfarçado de “democracia”. E não estou a falar particularmente deste sítio onde moramos: isto é verdade para todo o espaço a que chamamos “civilização ocidental”. Como é que isto vai acabar? Leiam História, leiam sobre o fim dos Impérios e as Invasões dos diversos bárbaros e terão uma ideia.
    (P.S. Recomendo “Da Alvorada à Decadência” de Jacques Barzun, edição da Gradiva. Se já sabe tudo não vale a pena ler.)

    Liked by 2 people

  5. voza0db permalink
    19 Fevereiro, 2021 21:53

    democracia liberal, nunca tendo existido será difícil ter chegado ao FIM.

    Mas os escravos continuam felizes a votar mas agora com o açaime no focinho!

    Liked by 3 people

  6. Oscar Maximo permalink
    19 Fevereiro, 2021 23:24

    A regra é muito simples, e como tal, não deixa margem para solução. À medida que vai aparecendo o excesso de população, concentrado nas cidades, essa democracia deixa de poder funcionar.

    Liked by 3 people

    • voza0db permalink
      20 Fevereiro, 2021 12:06

      O exemplo mais divertido dessa regra é espelhado pela Propriedade Horizontal!

      Como já habitei em diferentes tipos falo por experiência!

      Nos edifícios com poucas fracções vão praticamente todos os proprietários às assembleias e decidem após discussão o que é melhor fazer. (mais de 12 fracções e a coisa começa a ir-se!)

      Nos edifícios com muitas fracções as assembleias contam com um pequeno número de proprietários. Onde vivo actualmente existem mais de 230 fracções e vão às assembleias cerca de 30! Alguns vão munidos de dezenas de procurações para se conseguir obter quórum. Ou seja mais de 200 escravos nem sequer se preocupam com a sua própria propriedade e delegam noutros o seu “voto”!

      Por isso é de facto um regra que quando mais gado concentrado existir pior a coisa!

      Liked by 5 people

  7. castanheira permalink
    20 Fevereiro, 2021 12:53

    A escravatura moderna está disfarçada , camuflada , debaixo de um manto de falácias como “bem comum ” , “interesse público” ,” igualdade “, “solidaridade” ,”coesão social”, SNS” etc etc sustentado por engenheiros sociais esquerdistas, com assento diario nas TVs ( meio mais potente de dominio dos escravos) .
    Domonstra-se esta condição de escravos , fazendo contas pois a matemática não engana .
    Dos 800 € que um pobre ganha por mês , quanto desse dinheiro subrecticiamente entra nos cofres do estado ( SS ,irs,iva,ipp,imi,taxas diversas ) para o Sr costa ou outro aldrabão qualquer gastar a seu belo prazer? Andará muito proximo dos 80% .
    O “estado” , nestas condições é dono das pessoas pois suga-lhes a maioria do produto do seu trabalho.
    Isto não é democracia nenhuma !

    Liked by 4 people

    • voza0db permalink
      20 Fevereiro, 2021 14:38

      Qualquer escravo que escreva sobre a REALIDADE é sempre positivo… Pelos vistos a manada de escravos boçais tuga ADORA A ESCRAVATURA moderna de ta forma que nem sequer a reconhecem.

      Gostar

Indigne-se aqui.