Saltar para o conteúdo

Fact Checkers: a “Inquisição” moderna

21 Fevereiro, 2021

Somos manipulados a toda a hora sem nos darmos conta. Se por um lado as novas tecnologias vieram revolucionar o nosso modo de vida, melhorando-o, por outro, trouxe um perigo omnipresente: a formatação da mente humana.

Comecemos pelos motores de busca. O mais conhecido de todos, o Google, é usado pela maioria das pessoas que procuram informação. Mas, o que antes era uma ferramenta eficiente, transformou-se, hoje, numa rede de dados para vigilância global e engenharia social. E como tudo se processa?

É simples. O Google selecciona por si o que quer que você veja. Organiza os temas por forma a que tudo o que é dito oficialmente sobre um tema, esteja em primeiro plano, e só pesquisando muito aprofundadamente, consegue artigos que o contradizem (isto se não estiverem já apagados pela plataforma). Mais: se entretanto algum artigo ou reportagem foi polémica – por contrariar as narrativas oficiais -, vai primeiro mostrar todos os artigos de fact checking que “provam” que se trata de uma teoria da conspiração ou conteúdo “falso. Assim, desviam o indivíduo de todo o contraditório existente à narrativa oficial para que fique com a ilusão de que aquele artigo, documentário, investigação ou estudo, não são fidedignos. Se olharmos, por exemplo, para os estudos do uso de máscara facial ou distanciamento social, constatamos que os estudos que costumavam estar na pagina 1, 2, 3 do índice de busca, não existem mais. O que aparece no início da pesquisa são estudos que apoiam a narrativa comum.

O Google já é mais poderoso, em termos de controlo na vida das pessoas, que qualquer Governo no Planeta. Tem mais poder de influenciar, por exemplo, umas eleições, do que qualquer nação estrangeira. Questionado no Senado, Dr. Robert Epstein afirmou: “Os métodos que estão a ser usados (pelo Google) são invisíveis, subliminares e com efeitos mais poderosos do que já tinha visto nas ciências comportamentais e estou nas ciências do comportamento há quase 40 anos”. Zach Vorhies, um delator do Google, declarou:” Eu, como engenheiro, fiz uma pesquisa no motor de busca interno do Google e adivinhe? eu vi que tinha na “lista negra” termos de pesquisa como “curas para cancro”. Por que razão o Google decide o que as pessoas podem ou não podem pesquisar?”.

E quem são esses, donos da verdade absoluta (que o Google financia) que classificam os conteúdos, designados por Fact Checking? São “empresas” com ligações às Big Tech, Big Pharma, organizações de filantropia bilionárias com agendas várias e mass media ou seja, gente em claro conflito de interesses. Analisemos de seguida, algumas das mais famosas e “prestigiadas”:

SNOPES:

  • Pertence ao casal David e Barbara Mikkelson que o fundaram em 1995 sem qualquer formação em jornalismo.
  • Construíram um império a partir da verificação de conteúdos usando como principal fonte o Google.
  • Declara ser o local na internet para ir “à fonte” sobre o que é verdadeiro ou falso, mas numa análise feita ao seu “fact checking”, verificamos que: quando a Dra. Mikovits afirmou que ela fora presa sem mandado de captura nem acusação, este “fact checker” classificou de falso esta declaração; se tivessem investigado os documentos de detenção teriam obtido a prova que não havia, de facto, mandado de captura nem assinaturas para oficializar uma acusação; facto confirmado com prova documental pela equipa jurídica da Dra. Mikovits. Ou seja, não havia mandado de captura, nem nunca fora acusada em inquérito por nenhum crime.
  • Não falta informação quanto à “ética e idoneidade” do fundador (leia aqui, e aqui e também aqui).

POLITIFACT:

  • É o braço de verificação do Facebook.
  • Recebe doações do Facebook, Tik Tok, Google, Democracy Fund, Bill & Melinda Gates Foundation.
  • É propriedade do POYNTER INSTITUTE cujos financiadores são aliados do Big Pharma, Google e Fundação Bill e Melinda Gates.
  • Tem histórico a enganar o público: no final de Janeiro de 2019 em conjunto com a SNOPES e FACTCHECK ORG., uniram-se para criar a ilusão de que o corona e os seus tratamentos não foram patenteados, revisando APENAS 3 das 4452 patentes disponíveis publicamente e que demonstravam que, na realidade, a detecção e tratamento do SARS Cov2 foram amplamente patenteados pelo sector público e privado (por demonstração das restantes 4452 patentes não consideradas pelo Fact Checker).

POYNTER INSTITUTE:

  • É uma rede internacional de fact-checkers que certifica o Poligrafo e o Observador.
  • É financiada por : Facebook, Open Society Fundations de Soros, Silicon Valley Community Foundation, Tides Foundation (Google.org) e outras organizações bilionárias.
  • Intitula- se como independente e defensor da verdade na luta contra a desinformação.

WIKIPEDIA:

  • É apoiada pela Fundação Wikimédia (empresa mãe da Wikipedia), sem fins lucrativos e com um longo historial de financiadores com ligações políticas, outras instituições bilionárias de renome e anónimos.
  • Não se sabe o que recebe o doador em troca da sua “generosidade” mas parece óbvio o conflito de interesses.
  • O que começou com uma plataforma de código aberto, imparcial, é agora uma arma para minar o trabalho e reputação de qualquer pessoa considerada uma “ameaça” às partes interessadas, porque uma vez difamado, bloqueiam a vítima de fazer correcções à sua própria biografia.

POLÍGRAFO:

  • O Director Fernando Esteves tem problemas de ética e deontologia jornalística. Num artigo do Sol é dito: “(…) recebeu do Santa Maria uma verba para fazer livros e pouco depois publicou naquele site uma notícia favorável ao hospital. Além disso, é acusado pelo MP de ter relações profissionais promíscuas com Lalanda e Castro, arguido no processo da Mafia do Sangue, omitindo também a responsabilidade do empresário no livro que escreveu sobre a Operação Marquês” (notícia do Sol)
  • O Director Adjunto Gustavo Sampaio é expert em manipular a verificação de conteúdos (veja aqui e também aqui).
  • Pertence à  Emerald Group propriedade do advogado  N’gunu Tiny, sediada no Dubai, (30%); à  B. creative media (21%); e Fernando Esteves (49%).
  • Tem uma parceria com a SIC (uma avençada do Governo de Costa que a financia em muitos milhões)
  • É campeão na manipulação da verificação de conteúdos (veja aqui e aqui e também aqui, só alguns exemplos).

A maioria dos “verificadores independentes” não são independentes nem factuais (ao contrário do que dizem), simplesmente, estão ao serviço de quem lhes paga. Decidem que há uma narrativa aprovada e oficial. Se estiver alinhado com os organismos que defendem essas narrativas (OMS, CDC, DGS, Governos), presumem que seja “correcto”, mesmo que comprovadamente não o sejam. O que os Fact Checkers fazem é procurar artigos publicados pelos media do mainstream que afirmam o que se quer confirmar como verdadeiro. Acontece que todos os media do mainstream plantam agora evidências (a mando desses organismos) e fazem depois “copy paste, entre eles, dos artigos de outros órgãos de comunicação. Não investigam. Não fazem contraditório. Repetem a narrativa que convém ao sistema de que fazem parte e são bem pagos para isso. (só em Portugal, o financiamento aos media do mainstream, pelo Governo, já ultrapassou os 15 milhões).

No entanto, basta relembrar que Centro de Controlo de Doenças nos EUA, por exemplo, era aquele que dizia que se devia utilizar DDT no uso doméstico, que usado correctamente era inofensivo para humanos e animais. Mais tarde, alguns cientistas vieram confirmar que os pesticidas podiam representar uma grave ameaça para a Humanidade. Outro caso com o CDC foi em 1976, o ano em que o governo dos EUA disse que a gripe suína era fatal. Decidiu que todos deveriam ser vacinados para prevenir o surto. Foram vacinadas 46 milhões de pessoas. David Spencer, o Director do CDC em 66/77, quando questionado se sabia da possibilidade de danos neurológicos dessa imunização em massa e se alguém o tinha alertado sobre isso, respondeu que não. Porém, foi desmentido pelo Dr. Michael Hattwick, da sua equipa de vigilância da gripe suína, no CDC. Esta equipa tinha elaborado um relatório onde listaram complicações neurológicas como uma possibilidade. Mas ele escondeu isso do público. Este Director do CDC também ajudou a criar publicidade para levar o público a tomar a vacina. Agora, os americanos cobram ao Estado o valor de 3 biliões e meio de dólares por danos neurológicos e mortes. Este é o mesmo CDC em que numa notícia se dava conta que, pela 3 vez num mês, reconheceu que patogénicos mortais foram tratados incorrectamente nos laboratórios do governo (veja aqui). Relembrar também, que a OMS e a nossa DGS, afirmaram que o vírus da moda não se transmitia a humanos, que as máscaras davam falsa sensação de segurança, e que podíamos visitar os nossos velhinhos. E são estas as organizações que “zelam pela nossa saúde”. Venha o diabo e escolha.

Desde a invenção do jornal impresso que há uma batalha para controlar a informação. No início do século XIX, o magnata do petróleo, John D. Rockfeller, assumiu o controlo de cada jornal e editor de notícias da sua época. Ele tornou-se o 1º bilionário dos EUA que trilhou o caminho para quem tem a fome de poder abrindo a corrida ao recurso mais precioso do mundo moderno: a narrativa.

Durante uma investigação do Comité do Senado, foi revelado que a CIA estava a conduzir uma operação secreta para se infiltrar e controlar os media: operação “Mockinbird”. Mais de 3000 operacionais da CIA foram colocados em posições chave dentro dos media, actuando como jornalistas e editores. Neste trecho de vídeo (veja aqui), pergunta um jornalista ao ex-agente, John Stockwell: “Com que frequência a CIA manipula os media desta forma?” Resposta: “Isso vai além da sua imaginação mais selvagem”. Questionado o presidente da CBS News (1951-1961), com a pergunta: “Você diria que isso continua a acontecer hoje?” Este respondeu: ” Sim, como repórter, eu diria que provavelmente continua por causa de todas essas revelações. Acho que você tem de ter muito mais cuidado com isso”.

Hoje, um punhado de impérios corporativos controlam a maioria de tudo o que se lê, escuta ou assiste: estúdios de cinema, televisão, rádio, jornais, revistas, além do vasto universo de notícias na internet e sites de entretenimento. É uma industria que é paga para perseguir, desacreditar, arruinar, destruir, ou difamar quem ousa questionar, alterando a nossa percepção da realidade com imagens e narrativas alinhadas com o sistema.

As personalidades mediáticas não são os únicos intervenientes bem pagos para servir a máquina de propaganda. A maioria dos programas de “talk show” são propriedade dos mesmos senhores corporativos, e que usam o humor para fazer chacota, começando com comentários absurdos que não estão relacionados, como por exemplo, os defensores do “terraplanismo”, “negacionistas do clima” etc. (uma técnica padrão usada por propagandistas) para que tudo o que seja dito, a seguir, sobre essas pessoas, pareça absurdo por comparação.

Estamos na era do jornalismo de “copy paste” que multiplica artigos/notícias dando a ideia de que são todas de fontes diferentes. Mas, na realidade, não o são. Os “Fact Checkers” estão todos intimamente ligados à comunicação social do mainstream, exactamente aquela que planta evidências, encomenda estudos, faz “copy paste” de outros media para validar narrativas. É um grande processo de lavagem cerebral para mudar a percepção da realidade de forma tão intensa para que ninguém seja apto a tirar conclusões por si próprio. É uma táctica.

À conta deste “Fact Checking, cientistas, médicos, políticos, jornalistas, escritores, cronistas, investigadores e até cidadãos comuns, são perseguidos, banidos, ridicularizados, ameaçados, presos, e perdem empregos. São acusados de tudo sem direito a defenderem-se (não existe nas suas plataformas um espaço público para contestação dos autores, à avaliação por eles feita, como é seu dever, de acordo com a deontologia jornalística).

Em suma, as vítimas ficam com as suas vidas totalmente destruídas por esta “Inquisição” da era moderna. Só não os queimam na praça. Por enquanto.

51 comentários leave one →
  1. Zé Manel Tonto permalink
    21 Fevereiro, 2021 12:44

    Fact checkers só se tornaram necessários quando a verdade começou a saltar cá para fora.

    Liked by 6 people

  2. Expatriado permalink
    21 Fevereiro, 2021 12:51

    Aposto que os “fact checkers” vão “certificar” que as alegações desta professora são… “falsas “…

    https://www.foxnews.com/politics/veteran-bronx-educator-claims-she-was-fired-after-refusing-black-panther-salute

    Liked by 1 person

  3. Zé Manel Tonto permalink
    21 Fevereiro, 2021 13:25

    Quanto à Wikipedia, leiam a página sobre Elliot Page, ou Gabbi Tuft.
    Dá para rir um bocado.

    A Wikipedia é boa para coisas factuais (geografia física), artigos sobre ciência establecida, como matemática ou física (esqueçam alterações climáticas, e covids), ou para temas Históricos pouco controversos.

    Tudo o que toquem empolítica, ou sociedade, são woke que até mete medo.

    Liked by 4 people

    • 21 Fevereiro, 2021 14:15

      Tudo o que lhes interessa manipular acaba por estar ligado à política, por mais remota que essa ligação pareça. O problema é que hoje, tudo o que pode ser politizado e alvo de regulações e cobrança de imposto o está a ser. E esto é uma tendência que veio antes das tecnologias da informação.
      Hoje em dia, TUDO é alvo de política e regulação estatal, e cada vez menos coisas são consideradas puramente privadas. As big tech apenas vieram ajudar à festa.

      Liked by 3 people

  4. Fonseca permalink
    21 Fevereiro, 2021 13:52

    Aqui há uns anos era a gripe A: evitava-se tocar em maçanetas e manípulos, havia instruções de como lavar as mãos nos WC… O laboratório que fazia a vacina pertencia a alguém da administração Bush. Na altura não pegou mas agora!

    Liked by 2 people

    • Zé Manel Tonto permalink
      21 Fevereiro, 2021 14:36

      Na altura o povinho não estava ainda estupidificado que chegue.
      Nesses tempos dizerem que 0,5% da população iria morrer, quase todos de idade avançada e com problemas de saúde, não causaria alarme.

      Mas mais 15 anos de gerações mais bem preparadas de sempre, que cresceram com redes sociais, e nem questionam.

      Liked by 3 people

    • Horácio Gentil permalink
      21 Fevereiro, 2021 17:49

      Acredito que essa teia de interesses existe. Mas existem várias teias de interesses e de vários lados da verdade.
      Também acho que sempre existiram e existirão.
      Por isso, cada vez estou mais ligado à “vida real” e menos às notícias e redes sociais – já não tenho paciência para os fact checkers e para os seus oposicionistas também não.

      Liked by 2 people

  5. jppch permalink
    21 Fevereiro, 2021 13:55

    Cristina

    Aprecio os seus artigos que aqui põe à discussão e que penso recfletem o seu modo de pensar, que eu respeito e que muitas vezes (na maioria) subscrevo.

    Deste modo, muitas vezes (a maioria) concordo, com outros discordo, parcialmente, mas de qualquer modo tenho um profundo e sentido respeito.

    No que concerne especificamente a este, eu concordo. Contudo as pessoas têm instrumentos dentro da net para ultrapassar os constrangimentos que uma busca no Google lhe impõe face à informação disponível.

    Esses instrumentos, permitem aceder a um artigo científico, por exemplo, que ou não está, ou está condicionado por um preço absurdo numa base de dados científica… e você consegue aceder a ele, porque dentro da net há instrumentos que lhe permitem aceder.

    De igual modo, pode aceder a opiniões, artigos e demais, que não se circunscrevem às normas impostas pela Google e outros similares.

    Não me peça, para aqui no Blasfémias dizer como se faz… com um bocadinho de trabalho chega-se lá… e toda a informação sobre o tema em questão aparece liberta dos condicionalismos impostos.

    Cumprimentos

    JPPCH

    Liked by 1 person

    • Cristina Miranda permalink
      21 Fevereiro, 2021 14:02

      Sim. Eu sei. Acontece que a maioria das pessoas, não. Este texto pretende explicar o q são e para q servem os fact checkers. É um alerta.

      Liked by 3 people

      • jppch permalink
        21 Fevereiro, 2021 14:27

        Ok… Compreendo e respeito… mais.., agradeço a pertinência da comunicação na perspectiva que é também um alerta.

        Liked by 2 people

    • Zé Manel Tonto permalink
      21 Fevereiro, 2021 14:46

      É verdade.
      Mas é como alegou o queixoso, há muitos anos, num processo contra a Microsoft, por trazer o Internet Explorer já instalado em todos os computadores que eram vendidos com o Windows: mesmo que outros browsers fossem de borla, a maioria das pessoas não ia instalar um browser se já tivesse um instalado.

      Eu, o jppch, e muitos outros comentadores aqui, podemos ir arranjar as nossas informações a outro lado, mas se >90% do povinho não sabe da existência de alternativas, e a única que conhecem lhes diz que o que não corresponde à narrativa oficial é mentira, temos o Governo Costa com 40% de intenções de voto, o povinho a pensar que o Brexit is aser o fim do mundo, e os acéfalos a acreditar em todas as inventonas que se lembraram contra o trump.

      Liked by 6 people

    • 25 Fevereiro, 2021 00:01

      Cara Cristina e meus caros amigos: e se usássemos a máxima de “em vez de dar o peixe, ensinássemos 90% da população a pescar?”
      Coisas simples e práticas como usar a Rede Tor, explicar que a Deep Web é tão lugar de malfeitores como a Surface Web … ou não usassem todos os desGovernos Marxistas a Surfce Web = Simplesmente a Internet ?
      Que acham, sério digam?

      Gostar

  6. Viriato Viseu permalink
    21 Fevereiro, 2021 14:12

    O pulhigrafo não passa de um pau mandado por quem lhes põe a comida na manjedoura. São aqui esmiuçados os interesses de quem lhes comanda a caneta e a voz.

    Estão explicadas as ausências prolongadas da Cristina aqui neste Blogue que sigo desde há anos.
    Normalmente quando escreve, não escreve por escrever, a Cristina estuda e aprofunda em todas as “catacumbas” por mais escuras e ratazanas que lá hajam, a Cátedra que nos quer ministrar!!!

    Toneladas de pimenta na língua naquela escória

    Liked by 5 people

  7. ASA permalink
    21 Fevereiro, 2021 17:22

    Participação no capital LUSA

    Accionistas Nº Acções % Euros
    Capital Social 2.130.000 100,00 5.325.000,00
    Estado Português 1.068.000 50.14 2.670.000,00
    Global Media Group 497.420 23.36 1.243.550,00
    Impresa – Sociedade 476.064 22.35 1.190.160,00
    NP-Notícias de Portugal, CRL 58.000 2.72 145.000,00
    Público-Comunicação Social, S.A. 29.307 1.38 73.267,50
    Radio e Televisão de Portugal, S.A. 674 0.03 1.685,50

    O maior problema das fake news é a LUSA.

    Como é o povo não se indigna?

    Liked by 3 people

    • Expatriado permalink
      21 Fevereiro, 2021 18:04

      Enquanto os 10 euritos de aumento nas pensões forem caindo na conta do banco… (melhor que nada, dizem)

      Liked by 2 people

  8. 21 Fevereiro, 2021 18:21

    O facebook e o twitter baniram-me e Tv portuguesa já quase nem vejo, a manipulação é descarada. Não preciso de melhores e mais provas.

    Liked by 3 people

  9. lucklucky permalink
    21 Fevereiro, 2021 20:21

    Entretanto. Lembrem-se quando forem pedir uma bebida.

    “Coca Cola has forced employees to take a mandatory course on LinkedIn to learn how to be “less white,” leaked images from a whistleblower reveal.”

    Liked by 3 people

    • FreakOnALeash permalink
      22 Fevereiro, 2021 08:48

      Bem, hoje o JMF falava na sua habitual crónica de rádio que já se fazem palestras a demonstrar como os Mais de Eça de Queirós é um livro racista…portanto o céu é o limite!

      Liked by 1 person

    • chipamanine permalink
      22 Fevereiro, 2021 11:06

      Além disso lucklucky a maioria dessas “globais” anda com a campanha de “O amor não tem idade”. Sabe o que pretendem não é? Se à primeira vista para os inocentes que pensam em dois maiores de idade que façam o que quiserem do seu “amor” subliminarmente está-se a passar a mensagem que a idade não importa para todas as idades. Um convite à aceitação da pedofilia.

      Liked by 2 people

      • FreakOnALeash permalink
        22 Fevereiro, 2021 15:05

        Acho que nunca vão conseguir “despenalizar” a pedofilia…mas tenho reparado que andam a ver se mudam os poste à baliza, lá nisso tem-se esforçado imenso.

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        22 Fevereiro, 2021 17:52

        Acho piada haver gays que se sentem incomodados com os pedófilos se juntarem ao movimento da libertação das tendências sexuais.

        Eu, que sou bruto até dizer chega, digo-lhes: “Quando os LGB deixaram os T meter-se ao barulho, era questão de tempo até os P se juntarem ao movimento”.

        Gostar

    • 25 Fevereiro, 2021 00:04

      Vinho verde e maduro Nacional: mesmo o bom é mais barato do que Coca Cola!!! Verifiquem o preço ao litro!

      Gostar

  10. FreakOnALeash permalink
    22 Fevereiro, 2021 08:54

    Pesquisas corriqueiras Google, pesquisas sérias DuckDuckGo…como alguém disse a Wikipédia é segura para temas não politizados e se for para temas politizados dá para ficar com uma ideia.
    O grande problema da veracidade dos factos é que do outro lado da barricada também há media especializados em fazer uma tempestade num copo de água por tudo e por nada, por exemplo RT.
    E por isto às vezes o melhor é mesmo ver Star Trek dos anos 60 e desligar da “realidade” noticiada. Quando preciso mesmo de saber alguma coisa vou à procura, não sou audiência para “telejornais”.

    Liked by 3 people

  11. Anónimo permalink
    22 Fevereiro, 2021 18:31

    Mais um excelente e oportuno texto com a Marca prestigiada (label) Cristina Miranda.
    Um dia destes também lhe cortam o pio aqui no Blasfémias. Ou iniciam um ataque pessoal, via os usuais temas picantes, que nada teriam a ver com o que escreve. As usuais invenções, para tentar destruir carácter e poder de opinião. É que o pessoal que vota socialismo, para ter saúde de borla -mas morre nas ambulâncias e nos corredores dos H.- vai acreditar. O fito, como sempre, será destruir o mensageiro pois a mensagem, forte e verdadeira, incomoda os “power-that-be”.
    Entretanto decerto já reparou que até mesmo nos EUA -o país da livre empresa, do self-made men- o “socialismo”, numa geração (professores e alunos das Escolas, High-schools, Universidades) chegou a uma maioria do eleitorado?. Bem diiza o PR Russo Nikita Khrushchev: “um dia deste os EUA serão uma República socialista”. Demorou, mas os movimentos pendulares não perdoam, são assim.
    Portugal já o é, de pedra e cal vai para os usuais 40/50 anos, e as novas (2ªs) gerações não têm memória, nem tacho (neste arremedo de sistema político/ económico, entenda-se). Até agora sempre houve uma significativa faixa do eleitorado que vota de acordo. Curioso é o actual pânico em relação ao Chega (uma assumida direita) nos meios do poder establecido. O pêndulo a oscilar?. Desejos também de bom confinamento.

    Liked by 2 people

  12. Artista Português permalink
    22 Fevereiro, 2021 18:38

    Muito bem Cristina! Se lhe quisesse dar um título, sugeria: “GOEBELS NO SEU MELHOR”

    Liked by 3 people

  13. ATAV permalink
    23 Fevereiro, 2021 11:26

    Ohh que surpresa! A negacionista do clima também é antivaxxer e antimáscaras. Para além disso, vieram também as habituais teorias da conspiração do Bill Gates e CIA.

    Mas, estou algo desapontado… Não seria possível encaixar o 5G, o Soros, os chemtrails e Roswell?

    EX: “os chemtrails dispersam pela atmosfera um agente químico que nos tornará mais receptivos às sondas anais dos aliens que aterraram em Roswell. Depois o 5G, que é financiado pelo Soros, irá finalizar a conversão da população toda em terroristas muçulmanos gays adoradores do marxismo cultural.”

    Gostar

    • Cristina Miranda permalink
      23 Fevereiro, 2021 12:30

      ATAV acaba de CONFIRMAR o que é dito neste texto. A táctica dos fact checkers é exactamente igual à q usou aqui: inventar coisas absurdas QUE EU NÃO DISSE nem defendi em tempo algum, usando o enviesamento e a MENTIRA, colando-as a teorias ABSURDAS para desacreditar o mensageiro. OBRIGADA! VOCÊ acaba de demonstrar que nada do que disse aqui é MENTIRA. Grata.

      Liked by 2 people

      • ATAV permalink
        23 Fevereiro, 2021 13:08

        De nada!

        “Se olharmos, por exemplo, para os estudos do uso de máscara facial ou distanciamento social, constatamos que os estudos que costumavam estar na pagina 1, 2, 3 do índice de busca, não existem mais. O que aparece no início da pesquisa são estudos que apoiam a narrativa comum.”

        Propaganda antimáscara e distanciamento social

        “Outro caso com o CDC foi em 1976, o ano em que o governo dos EUA disse que a gripe suína era fatal. Decidiu que todos deveriam ser vacinados para prevenir o surto. Foram vacinadas 46 milhões de pessoas. David Spencer, o Director do CDC em 66/77, quando questionado se sabia da possibilidade de danos neurológicos dessa imunização em massa e se alguém o tinha alertado sobre isso, respondeu que não. Porém, foi desmentido pelo Dr. Michael Hattwick, da sua equipa de vigilância da gripe suína, no CDC. Esta equipa tinha elaborado um relatório onde listaram complicações neurológicas como uma possibilidade. Mas ele escondeu isso do público. Este Director do CDC também ajudou a criar publicidade para levar o público a tomar a vacina. Agora, os americanos cobram ao Estado o valor de 3 biliões e meio de dólares por danos neurológicos e mortes.”

        Propaganda antivaxxer (pegam num caso em que houve efeitos secundários em 400 pessoas em 45 milhões de vacinas para atacar a vacinação no geral)

        “conduzir uma operação secreta para se infiltrar e controlar os media: operação “Mockinbird”. Mais de 3000 operacionais da CIA foram colocados em posições chave dentro dos media, actuando como jornalistas e editores. Neste trecho de vídeo (veja aqui), pergunta um jornalista ao ex-agente, John Stockwell: “Com que frequência a CIA manipula os media desta forma?” Resposta: “Isso vai além da sua imaginação mais selvagem”. Questionado o presidente da CBS News (1951-1961), com a pergunta: “Você diria que isso continua a acontecer hoje?” Este respondeu: ” Sim, como repórter, eu diria que provavelmente continua por causa de todas essas revelações. Acho que você tem de ter muito mais cuidado com isso”.”

        Teoria da conspiração envolvendo a CIA. Ignora que isto ocorreu nos anos 70 e que era direcionado contra os protestos do Vietname e para o beneficio de Nixon. Aquele marxista cultural!!

        “E quem são esses, donos da verdade absoluta (que o Google financia) que classificam os conteúdos, designados por Fact Checking? São “empresas” com ligações às Big Tech, Big Pharma, organizações de filantropia bilionárias com agendas várias e mass media ou seja, gente em claro conflito de interesses. Analisemos de seguida, algumas das mais famosas e “prestigiadas”:” “Recebe doações do Facebook, Tik Tok, Google, Democracy Fund, Bill & Melinda Gates Foundation.”

        Eis Bill Gates nas sombras a controlar o mundo. Desconhece-se se está sentado num cadeirão com um fato creme e a afagar um gato branco enquanto o faz, mas eu gosto de pensar que sim.

        E basta uma procura no blasfémias para encontra alguns exemplos de negacionismo do clima vindos de si!

        Desmontar propaganda é fácil quando o propagandista deixa tudo à vista.

        NOTA: tanta conversa sobre bilionários, fake news e propaganda e não encontro uma referência ao Rupert Murdoch, Fox News, Breitbart, Infowars, OANN e quejandos. Deve ter sido um esquecimento…

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        23 Fevereiro, 2021 16:12

        ATAV, continuamos com o enviesamento, distorção, manipulação daquilo que escrevo, certo? Boa! Veio em boa altura. É que todo o texto fala de pessoas como você. Primeiro: chamar NEGACIONISTAS a quem levanta questões pertinentes é Táctica para impedir que se veja a verdade. NINGUÉM é negacionista só por questionar e fazer contraditório às narrativas oficiais. Mas dá jeito a quem não quer que se ponha em causa que é dito pela comunicação social do mainstream. Pela teoria do camarada, os alunos, os cientistas, os investigadores de todo o Planeta são NEGACIONISTAS só porque colocam dúvidas, questionam. NADA do q é dito no texto NEGA nem máscaras, nem vacinas, nem coisa nenhuma. QUESTIONA. Entretanto, mostre onde nego alterações climáticas. Vá.

        Liked by 2 people

      • ATAV permalink
        23 Fevereiro, 2021 21:16

        Bem temos o texto “A falsa “emergência” climática” publicado aqui em 14/06/2019, depois há o “Querida Greta, esta é a minha mensagem para ti…” que está no Observador e finalmente temos o “Resposta aberta ao debate sobre alterações climáticas na TVI24” aqui no Blasfémias onde fez “double down” aos disparates do seu texto do Observador.

        Poderá haverá mais, mas creio que estes bastam.

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        23 Fevereiro, 2021 21:58

        ATAV, camarada, onde é que esses textos NEGAM as alterações climáticas. Vá. Estou à espera.

        Liked by 3 people

      • ATAV permalink
        23 Fevereiro, 2021 23:26

        Santo Deus! Um deles começa logo no titulo.

        “Com efeito, a descoberta não podia ter sido mais chocante. As milhares de mensagens e documentos anexos não deixavam dúvidas: para justificar um aquecimento global inexistente, foram manipulados dados climáticos; houve obstrução ao acesso por outros cientistas aos dados e pesquisas que serviam de base para a “teoria” do aquecimento; houve redefinição do processo de revisão científica a fim de manter diferentes pontos de vista fora da literatura científica; houve discussão para afastar um investigador céptico, da sua posição de editor num importante jornal científico; houve preocupação em esconder as divergências entre temperaturas observadas com as fictícias; houve abordagem sobre uma completa falta de aquecimento na última década.”

        “Depois deste escândalo ficou claro que a “teoria” do aquecimento global não passava de uma farsa levado a cabo por um grupo minúsculo mas coeso de cientistas em promiscuidade com os governos e ONU. Assim sendo porque se continuou a alimentar a farsa? A resposta é tão simples: dinheiro. Biliões, triliões dele.”

        “Sabe-se já isto tudo cientificamente provado mas não basta para abalar uma simples “teoria” que não passa de mera hipótese de uns míseros burocratas que nada mais querem senão triplicar os fundos para esta causa por uma questão de sobrevivência própria; que querem continuar a manter o 3 mundo pobre por não poder explorar seus recursos naturais em carvão e petróleo e impedir de desenvolver-se como se pode constatar nos documentos vazados na Cimeira de Copenhaga”

        “Quando me pergunta se o planeta está mesmo a aquecer respondo que segundo os dados existentes a tal curvatura do aquecimento que provocou alarmismo, não existe, foi forjada; os registos desde 1880 demonstram estabilidade nas temperaturas o que obrigou à falsificação de dados pelo IPCC para servir as agendas políticas.”

        “Se em vez de explorarem a tua inocência te ensinassem a questionar o modo de vida dos alarmistas – que não são mais do que eco-oportunistas – e a seguir o rasto do dinheiro em “nome das EMERGÊNCIAS climáticas” para eliminar o que alimenta os interesses económicos e políticos nessa agenda do clima, acredita que em pouco tempo nenhum deles iria querer saber do planeta para nada e o alarme acabava.”

        Ah! Nunca votei em comunistas nem pretendo vir a fazê-lo. Portanto pode-se deixar com essa sonsice do “camarada” como forma de insinuar a minha militância no comunismo.

        Gostar

      • voza0db permalink
        23 Fevereiro, 2021 23:37

        Os PODERES instalados passaram a usar o slogan “Alterações Climáticas” deitando fora o anterior “AQUECIMENTO GLOBAL” porque é impossível negar “alterações climáticas”!

        O que é possível refutar é o slogan “Alterações Climáticas Antropogénicas”

        Por isso quando se fala destes entreténs há que usar os slogans correctos!

        Liked by 2 people

      • ATAV permalink
        23 Fevereiro, 2021 23:52

        “O que é possível refutar é o slogan “Alterações Climáticas Antropogénicas””

        Pronto! Mais um negacionista do clima! Nesta casa é cada tiro, cada melro.

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        24 Fevereiro, 2021 09:11

        Naaaaaaaaah isso queria você. Seu tendencioso, manipulador de factos. O que é QUESTIONADO por mim (com fundamentação factual) é q NÃO está provada q as alterações climáticas são por acção do Homem. Mais: isso foi DENUNCIADO por cientistas depois do vazamento de mails que CO PROVARAM que o IPCC tinha FORJADO dados (o célebre Hockey Stick q serviu de base a essa TEORIA não existe). São factos. Nada fazer. APESAR do Google ter eliminado informação sobre isso, ela continua disponível noutras plataformas. São DOCUMENTOS. Há também já uma condenação em tribunal à conta dessa FARSA. Portanto, estamos na ESTACA ZERO para comprovar q o clima por acção do Homem. Outra coisa: nunca pensou em candidatar-se a avençado do Polígrafo ou qualquer outro fact checkers? É que você preenche perfeitamente os requisitos necessários: mente, manipula, enviesa, deturpa informação.

        Liked by 1 person

      • ATAV permalink
        24 Fevereiro, 2021 20:49

        Bem, a Cristina terá que compreender que colocar ALGUMAS palavras em MAIUSCULAS enquanto debita teorias da conspiração não as transforma em FACTOS! Citar fontes da mesma MANEIRA também não significa que passem a ser CREDÍVEIS!

        Seja como este texto demasiado EXTENSO pode ser reduzido apenas a UMA frase:

        “Eu acho que tenho o direito a debitar teorias da conspiração ideológicas sem ser ser descredibilizada por pessoas que respeitam os factos e a realidade”

        Gostar

      • Cristina Miranda permalink
        25 Fevereiro, 2021 12:14

        ATAV (isso é nome de gente 🤔?) continua com insinuações. Continua a aludir pseudo “teorias da conspiração”. Continua a mentir. Continua a manipular o que digo. Em suma, você é desonesto, tal como os fact checkers q aqui defende. Você é a prova viva de tudo o q mencionei neste texto. Qualquer pessoa q o tenha lido sabe que está fundamentado não em “achamos” (como insinua) mas em factos que são apresentados em links. É só abrir. Por muito contorcionismo q faça, não altera a realidade. Aqui os leitores não são estúpidos. Por isso, aproveite essa habilidade preciosa q tem para se candidatar a avençado do Polígrafo. Pode e deve, na sua candidatura, anexar estes seus comentários o meu texto. Tenho a certeza que será admitido na hora. Quanto ao destaque q sou às palavras: VÁ TOMAR UM CAFÉ que isso passa. Tenha uma excelente semana.

        Liked by 1 person

      • voza0db permalink
        25 Fevereiro, 2021 22:24

        ATAV… o típico boçal tuga incapaz de pensar criticamente. Até aposto que é dos que anda de açaime/viseira/luvas na rua, e em casa!

        Liked by 1 person

      • ATAV permalink
        26 Fevereiro, 2021 07:39

        voza0db

        “Até aposto que é dos que anda de açaime/viseira/luvas na rua, e em casa!”

        Açaime… Pois, não haja dúvidas que, quem se sai com esta preciosidade, tem muito a acrescentar a esta discussão.

        Gostar

    • 25 Fevereiro, 2021 00:11

      Não há negacionistas do clima se não nos Activistas Climáticos. O clima muda sempre mudou, toda actividade Humana ainda não conseguiu passar de uma mera fracção de todos os outros factores em causa na subida dos últimos 20 anos da temperatura.
      Se assim não fosse onde anda o activismo de gritar: Horror tivemos em pleno efeito Joy Stick (ou Pau da Alegria … resta saber em qual “hole”) o Inverno mais frio dos últimos 20 anos … pois é … lá vai a tese para o galheiro, mas a Natureza encarregar-se-á de vos calar a todos ATAV … será: À TAva aVariado!

      Liked by 1 person

    • ATAV permalink
      25 Fevereiro, 2021 21:30

      Cristina

      Li algures que toda a gente tem direito a ter a sua opinião mas não a ter os seus factos.

      A Cristina discorda, daí a sua jihad contra fact-checking e esta diatribe contra o polígrafo, polifact e afins. Quer espalhar a sua propaganda, mas eles não a deixam. Temos pena mas a coisa rssume-se a isto…

      Gostar

      • 26 Fevereiro, 2021 08:26

        Fact checking is indeed distortion bending!

        Liked by 1 person

      • Cristina Miranda permalink
        26 Fevereiro, 2021 10:14

        Meu caro ATAV, uma opinião NÃO É um ataque (de desacreditacao da pessoa que a emite) disfarçado de opinião. Quando uma “opinião” tem mentiras, manipulação, insultos, tentativas de desacreditacao com narrativas construídas com bases falsas, isso é um ataque cobarde para diminuir intelectualmente alguém. Uma opinião é algo que é dado com respeito fundamentado em factos de acordo com o nosso ponto de vista. Eu aqui deixou que opinem sem qualquer problema desde q o façam com respeito e seriedade. Por isso vá fazer-se de vítima para longe. E só mais isto: PROPAGANDA é o q os seus amigos AVENÇADOS do Costa fazem. Todos os dias. E quer saber mais? Têm os dias contados. E sabe porquê? Porque a sociedade civil ESTÁ A ACORDAR. Graças a esses idiotas dos Polígrafos e seus manos, ficou EXPOSTO os JORNALIXOS. Portanto, ou o Costa se mantém no poder para lhes dar mama pra não falirem ou assim q o país mudar de mãos, vai tudo de vela e com responsabilidade civil por estarem atropelar a deontologia jornalística. Está a ver o filme? Quanto ao Polígrafo mais concretamente, fique a saber q esses melros, depois da minha queixa feita a ERC, andam com os cornitos mais baixos. Mas não fui a única. Há imensas queixas e muitas delas já seguiram para tribunais. Em suma, quem vai pensar duas vezes antes de fazer propaganda e perseguição às pessoas só por ideologia, serão os Polígrafos. Temos pena.

        Gostar

      • 27 Fevereiro, 2021 23:17

        Espero que seja de vez que o expulsem daqui seu parvalhão ATAVico!

        Nota: não acredito na Democracia … azarito foram 47 anos de “merda” democrática que me formaram … LOL

        Gostar

  14. Expatriado permalink
    23 Fevereiro, 2021 21:23

    Sobre o mentifrago da SIC…

    https://fb.watch/3Raxbd1Efs/

    Gostar

  15. voza0db permalink
    23 Fevereiro, 2021 22:30

    Liked by 2 people

    • 25 Fevereiro, 2021 00:15

      Delicioso VozaoDB, mas mais não passava nos aviões porque as pessoas estão sempre a olhar em frente (autor: a mesma desGraça).
      Quando compramos comida num Drive In só pode havr virús nas bebidas, mesmo que seja na água!
      Os livros, aí os Livros, cheios de virus estejam onde estiverem …
      Palermices de gente sem Força e Coragem. Quando se tem medo da morte, tem-se medo de tudo. Civilização de Medrosos só pode ser desGovernada por Merdosos!

      Liked by 2 people

  16. voza0db permalink
    23 Fevereiro, 2021 22:33

    Liked by 1 person

  17. voza0db permalink
    23 Fevereiro, 2021 22:35

    Só não os queimam na praça. Por enquanto.

    Se calhar o ideal é começarmos desde já a fazer contra-fogo!

    Liked by 2 people

Indigne-se aqui.