Saltar para o conteúdo

Não à Apatia Geral

14 Março, 2021
by

mais do que o despotismo ou a anarquia, o que importa combater é a apatia”, Alexis de Tocqueville.

O Blasfémias há muito me acompanha. Ao longo dos anos os “blasfemos” contribuíram significativamente para o meu conhecimento sobre o Liberalismo, e importância das ideias liberais. Em especial, muito fizeram pela partilha de ideias e reflexão liberal em Portugal, um país com um Estado sobredimensionado.

O Blasfémias, junto com outros honrosos blogs, foi precursor de um importante movimento liberal que hoje encontra representação, entre outros, na política com a Iniciativa Liberal, e no estudo, com o think tank +Liberdade.

É assim com especial prazer que me junto a esta Loja, não para salvar o mundo, que este já tem muitos salvadores, mas para dar o meu contributo. Para que sejam cada vez mais os que acreditam no direito à liberdade e à busca da felicidade, para si, suas famílias e comunidades, sem limitações impostas por quem lhes pretenda coartar direitos, liberdades e garantias.

Se são ainda poucos os que em Portugal prezam a liberdade, são hoje mais que ontem, e amanhã serão muitos mais. Sempre valeu a pena, e hoje vale-o certamente, lutar contra a apatia em que Portugal parece mergulhado. O Estado, importante em qualquer sociedade, nas funções que lhe cabe desempenhar, é infelizmente cada vez mais omnipresente em Portugal. Não age subsidiariamente aos seus cidadãos e organizações, mas cada vez mais os substitui, quando não mesmo os impede de desenvolverem os seus negócios e aspirações. E cresce, desmesuradamente, sugando recursos e capacidades ao país, sem os quais este não consegue florescer. O resultado são 20 anos de estagnação, e um sentimento de resignação que se entranha na população. Se tal era já um facto, e um fardo, após um ano de pandemia sentimos o país “derrotado” e a sua população cada vez mais indefesa e dividida entre os que mantêm uma situação confortável e os que perderam ou perderão muito, quando não tudo porque tanto lutaram. Tudo isto num perigoso estado de apatia geral, cujo resultado será o crescimento de perigosos populismos – outros, para além dos há muito existentes.

Para muitos a vida já hoje é má. Para todos pode um dia ser bem pior.

Urge assim combater a apatia geral!

11 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    14 Março, 2021 10:06

    « No ano de 2013 completaram-se 500 anos sobre a data em que 9
    Maquiavel escreveu Il Principe, obra de referência da Ciência Política.
    E obra que, juntamente com outras, em especial os Discorsi Sopra la
    Prima Deca di Tito Livio e L’Arte della Guerra, haveria de marcar para
    sempre a Ciência Política. Com efeito, é relativamente consensual que
    Maquiavel provocou uma autêntica revolução ao reconduzir a política à
    esfera do humano, laicizando-a, secularizando-a. Subtraindo-a à moral
    e à religião»
    não saimos da bosta

    Liked by 1 person

  2. Mario Figueiredo permalink
    14 Março, 2021 11:36

    Pois! Liberalismo. Mas que tipo de liberalismo se sente orgulhoso em representar?

    O liberalismo irresponsável-social, que defende o aborto sem se questionar sobre o direito à vida? O mesmo que vota a favor da eutanásia sem apresentar definições claras de “sofrimento”? O tal que defende que um menor e dependente mude de sexo ignorando a gravidade da decisão e os efeitos psicológicos a que o arrependimento futuro pode levar? Ou seja, você representa o liberalismo revolucionário?

    Ou o liberalismo politico e económico, que defende a eliminação do da representação do estado na economia, redução do peso fiscal nas sociedades e moderação na regulação dos mercados livres?

    Porque hoje falar de liberalismo quer dizer muita coisa. E se você se revê tanto assim no IL, temo que seja apenas mais um desses revolucionário que querem destruir a tradição judaico-cristã. Em nome de uma tal de Liberdade (os Comunistas também usam esta palavra), querem limpar a Cultura Europeia com a lixivia do liberalismo até que não nos reste qualquer identidade.

    Liberalismo, sim. Mas conservador!

    Liked by 3 people

    • Mario Figueiredo permalink
      14 Março, 2021 11:42

      E já agora — porque não me apetece que nada fique por dizer — a mesma pretensão a um estado elevado de superioridade moral da esquerdas revolucionária.

      Liked by 2 people

  3. Mario Figueiredo permalink
    14 Março, 2021 12:03

    Urge assim combater a apatia geral!

    Ai sim?
    Fico à espera do que a IL vai fazer para travar o atropelo à constituição da República que o António Costa se prepara para iniciar no dia 1 de Abril.

    Liked by 3 people

  4. Gabriel Silva permalink*
    14 Março, 2021 12:15

    Bem-vindo caro Ricardo

    Gostar

  5. Expatriado permalink
    14 Março, 2021 13:28

    Quanto à liberdade, que tal começar por exigir que o povoléu possa ter acesso a diferentes pontos de vista aos múltiplos assuntos com que são confrontados todos os dias? A apatia também é causada quando se acha que não há remédio para a situação que se vive. Entra-se em modo de sobrevivência, sem “fazer ondas “.
    Um exemplo de controle de massas é o impedimento de acesso à informação que os regimes consideram contrária/perigosa aos seus desígnios ideológicos. Notaram que a MEO iluminou o canal 208 (FOX NEWS) da sua grelha de programas? Isto enquanto mantém a CNN, Aljazeera, Cuba TV e semelhantes? A MEO diz que foi a FOX que saiu mas isto é desmentido pela FOX. O polvo mexe em tudo.

    Querem acabar com a apatia? Comecem por combater os quatro pontos identificados aqui.
    https://video.foxnews.com/v/6240129238001#sp=show-clips

    Liked by 1 person

  6. rui a. permalink*
    14 Março, 2021 16:22

    Força, Ricardo!

    Gostar

  7. Perigoso Neoliberal permalink
    15 Março, 2021 04:49

    Ena! Um gajo novo! Porreiro, pá! Sangue novo é sempre bem vindo, vamos lá ver o que ele diz…

    “O Estado, importante em qualquer sociedade…”
    Porra, mais um socialista… haja paciência.

    …”20 anos de estagnação”
    20? Então a choldra até ao ano 2000 até ia andando, não? …está bem abelha. Vá além dos números do PIB e verá que não são 20 de estagnação, são 40 e tal de estagnação e retrocesso.

    Sobre a piada da IL já o Telmo disse o que muitos pensam, mas nunca se deve perder uma oportunidade para bater nesse prego: a IL está para o liberalismo como uma pizza de atum está para a gastronomia italiana, com uma diferença importante: a pizza de atum não tem pretensões de representar a gastronomia italiana.

    Liked by 1 person

  8. FreakOnALeash permalink
    15 Março, 2021 11:35

    Liberalismo politicamente correcto com cerca sanitária ao Chega, não tenho interesse! Mais do que a liberdade económica e um Estado pequeno preocupa-me a liberdade de me exprimir e de pensar!

    Liked by 1 person

  9. 15 Março, 2021 19:28

    Abriram a porta da loja? Enquanto estiveram enclausurados aqui a coisa ia rolando, agora à solta a invasão é clara e a pornografia tornou-se descarada. Os “liberais”(?) melhor dizendo “taxistais” astuciosamente já aqui andam aos beijos e às claras. Deste modo e a continuar assim é desta que o Blasfémias morre! Já faltou mais…

    Gostar

Indigne-se aqui.