Saltar para o conteúdo

E agora essas cartas seguem para a Fundação Mário Soares?

14 Março, 2021

Cavaco Silva doa à Presidência da República100 cartas trocadas com Mário Soares

Quando Soares tudo podia quando resolveu criar uma fundação com o seu nome. Sem que se ouvissem protestos a parte dos arquivos da Presidência da República que tinham material de Soares enquanto PR foi transferida para a fundação que passou a ser paga por isso. Fazia bem ao ego de Soares e às contas da fundação. Como era óbvio a Fundação Mário Soares entrou em declínio e deficit após a morte do seu fundador. O historial da fundação é um exemplo do socialismo em Portugal: no início são só boas notícias – a comunicação social aquando da criação da Fundação Mário Soares parecia estar a relatar o nascimento de uma nova Gulbenkian – muita megalomania e dinheiro a rodos. Depois vem o acerto das contas e percebe-se que o dinheiro vai todo para os custos de funcionamento.

Entretanto nós vivemos este paradoxo: uma parte dos arquivos da PR está na Fundação Mário Soares e a Fundação Mário Soares precisa de os manter lá para poder funcionar.

Portanto e voltando ao título deste artigo, as cartas que Cavaco Silva agora entregou ao arquivo da PR vão ser depositadas onde?

6 comentários leave one →
  1. João Sousa permalink
    14 Março, 2021 13:43

    Hoje em dia, a principal tarefa da Fundação Mário Soares é armazenar nas suas caves os caixotes do livro de Rui Mateus que os fiéis soaristas foram, na altura, arrebanhar às livrarias.

    A Fundação sempre foi uma inutilidade. Entre outras coisas, tem há anos esta pérola de ignorância no seu site: “Sherlock Holmes, pseudónimo de Conan Doyle, edita (25.000 exemplares) o seu romance policial “O cão dos Baskerville” (…)” (http://www.fmsoares.pt/aeb/crono/id?id=00155)

    Gostar

  2. bavaro permalink
    14 Março, 2021 14:59

    Sra. D Helena: não sou caçador mas gostava de ter a sua pontaria

    Gostar

  3. 14 Março, 2021 15:03

    O que é que nós, pobre plebe, temos que ver com as missivas do Duque do Rato ou do Marquês do Possolo? Isso passa-se tudo muito acima da ralé (a que pertencemos) embora todos os custos saiam da nossa esfarrapada carcela. Curvem-se e reverenciem perante a Nobreza do Sistema que o nosso voto criou. É para isso que o “povo” serve…

    Liked by 1 person

  4. Weltenbummler permalink
    14 Março, 2021 17:40

    «só se deve dar o tiro quando assenta a poeira»

    Gostar

  5. FreakOnALeash permalink
    15 Março, 2021 11:39

    Se bem percebi a fundação Mário Soares guarda arquivo da República de Portugal!? Porque carga de água!?

    Gostar

Indigne-se aqui.