Saltar para o conteúdo

A culpa da minha avó não ter rodas e assim ser um camião é dos meus bisavós

19 Abril, 2021

Dizem que não há gripe este ano, pelo que só posso ter acordado com covid. Serve isto para dizer que perdi mais tempo que o costume a olhar para títulos de jornal, motivo pelo qual encontrei umas declarações de Marques Mendes. O comentador atribui a Sócrates alguma culpa pelo “crescimento da extrema-direita”. Como mais vale aceitar desde já que “extrema-direita” é a expressão usada para designar o Chega em vez de argumentar, vencido, sobre a inadequação do termo, siga a marinha e discuta-se a ideia.

Toda a gente e o seu gato tem uma teoria sobre o crescimento do Chega baseada em culpa. Cresce porque houve um mau qualquer que criou a necessidade de um partido de protesto; cresce porque a justiça é uma porcaria, logo decresceria se fizéssemos a 28ª reforma trimestral do sistema; cresce porque alguém falha em apresentar soluções para estes eleitores tresmalhados. Ninguém se lembra de que no catolicismo há perdão dos pecados e, como tal, estes não são causa para nada, pois a absolvição remove-os. Ninguém se lembra, então, que o Chega existe simplesmente porque deve existir, preenchendo uma vaga que sempre esteve lá presente. Ninguém se lembra que as coisas simplesmente acontecem, “that’s all they ever do”, como diz a canção.

A ideia de ilegalizar o Chega é de uma estupidez tão gritante que só poderia vir de gente que acha que varrendo algo para debaixo do tapete a coisa desaparece. Dizem que ontem houve uma manifestação com centenas de pessoas. A mim pareceram-me milhares, mas não as contei. Cada vez mais se torna evidente que o “medo da extrema-direita” tem duas origens: a da esquerda, que achava que teria para sempre a exclusividade da rua e a da direita, que achava que esta só servia para se juntar à esquerda nas causas mais estapafúrdias de sempre como o “direito a ser feliz”.

Eles estão aí. Não gosta, deixe na borda do prato.

14 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    19 Abril, 2021 09:37

    atribui-se a culpa a D. Afonso I, divulgador da violência doméstica ao bater na Mãe

    Gostar

  2. Beirão permalink
    19 Abril, 2021 09:49

    O pavor dos esquerdalhos pelo sustentado crescimento do Chega diz bem da premente falta que este partido estava fazendo desde o 24/4.

    Liked by 3 people

  3. Regina Nabais permalink
    19 Abril, 2021 10:18

    Pois é, estes partidos bafientos são tal e qual como eu que não reúno condições mínimas para o teatro, vejo defeitos em todas as outras representações e, por mim, fechava todas as casas de espectáculos.
    Azares do camandro, nem todos nascemos para a “coisa”.

    Liked by 2 people

  4. FreakOnALeash permalink
    19 Abril, 2021 10:19

    A corrente sanitária à volta do Chega vai custar caro à direita instalada e ao IL do politicamente correto. Mas não julguem o castigo pelo que possa advir das eleições autárquicas pois nestas a malta costuma votar mais pelos que conhecem e pela obra que é ou não é feita nas localidade onde habitam e menos pelas cores, pelo que não vejo uma grande afirmação autárquica do Chega.

    A urgência em ilegalizar o Chega pelos instalados BE,PCP,PSD e CDS advém do medo que este governo caia a meio do mandato e na nova aferição de forças resultantes de eventuais eleições legislativas que irão certamente conferir um número de deputados considerável do Chega ainda por cima neste momento quente pós 09/04/2021.

    Ao PS e a AC e famiglia (i)limitada deve ser a quem menos convém que o Chega seja ilegalizado, pois é o garante que BE, PCP, PSD têm de continuar a engolir sapos para evitarem serem abocanhados pelo Chega numas legislativas.

    Liked by 3 people

  5. Anabela permalink
    19 Abril, 2021 12:36

    Super 👏👏👏
    Confesso que sei a importância da política na minha vido e por isso cá em casa vê se mais a artv do que a TVI ou SIC
    Sou de direita e muito desiludida com o PSD e com o lavar roupa suja do CDS, sigo todos os partidos de perto… Até para poder falar e criticar
    Sinto simpatia pelo Chega e pela IL
    e este é o primeiro artigo que leio realmente imparcial e democrático
    Os meus parabéns…. Louva no seu artigo a democracia e refere o bem que faz ao país ter várias representações políticas com todos os quadrantes
    Parabéns 👏👏

    Gostar

  6. Expatriado permalink
    19 Abril, 2021 12:53

    Retrato que, com humor, diz bem como se fizeram, e fazem, as “coisas”… no condomínio.

    https://observador.pt/opiniao/o-grande-amor-entre-o-jose-e-o-antonio/

    Gostar

  7. Leunam permalink
    19 Abril, 2021 13:04

    Alguém tem de pôr ordem na casa.

    Alguém que corte a direito e não tenha medo de rasgar leis que, com inúmeros alçapões nelas postos propositadamente, têm servido para safar os atrevidos.

    Estamos fartos do regabofe da esquerdalha que, há quase meio século, não se preocupa verdadeiramente com o País mas, tão somente, com a boa vidinha que vai garantindo enquanto colocada à mesa do orçamento.

    Precisamos de gente bem formada, que olhe com olhos de ver para o País, com vontade de trabalhar para o bem comum e para a prosperidade geral.

    Alguém que seja impoluto, competente pela teoria mas sobretudo pela prática e que, em vez de andar a correr todas as semanas para Bruxelas e diariamente a aparecer nas pantalhas das televisões, corra sim por todo o País, ausculte as pessoas e decida pelo bem de todos.

    Alguém que não se deixe vender aos interesses instalados.

    Se alguém me convencer de que está à altura do que acima exponho terá, garantidamente, o meu voto.

    Liked by 1 person

  8. sam permalink
    19 Abril, 2021 16:58

    Numa rádio francesa:
    Éramos até agora um país impermeável à extrema-direita…
    Ah, ah, ah, ah, ah.

    Gostar

  9. 19 Abril, 2021 17:48

    As televisões dizem que a manifestação do Chega tinha centenas de manifestante. Qualquer rápido olhar podia ver que eram muitos milhares. É a esta miséria de informação que estamos entregues

    Liked by 3 people

  10. Chopin permalink
    20 Abril, 2021 00:51

    A direita portuguesa tem sido o preservativo da esquerda nestes 47 anos de enganos.

    Liked by 1 person

  11. voza0db permalink
    20 Abril, 2021 22:01

    Não ligues é para a linha 24 caso contrário prisão domiciliária

    Liked by 1 person

  12. Guilherme Antonio Morgado permalink
    21 Abril, 2021 18:33

    Seria interessante o AV informar, mui respeitosamente, a Comissão de Organização da Manifestação do 25 de Abril que pretenderia desfilar na Avenida da Liberdade, tal como o fez o IL. Iria tudo junto e seria então sim, uma verdadeira festa Nacional, Patriótica, abrangente e de amplas liberdades democráticas! Será que a minha ideia tem fundamento? Serei eu um pouco näife, sonhador?

    Liked by 1 person

Indigne-se aqui.