Saltar para o conteúdo

Mais um dia na grande mistela “eu é que não sou de direita”

26 Maio, 2021

Está a decorrer a 3ª convenção do MEL – Movimento Europa e Liberdade, commumente designada como a “convenção das direitas”. É sempre positivo quando pessoas de diferentes áreas se juntam para discutirem o país, o seu passado e soluções para o futuro. Tirando a própria designação do movimento – Europa – e o seu manifesto1, até simpatizo com o movimento: é bom meter as pessoas a falar em bailes de debutantes para que possamos ir conhecendo as caras daqueles com quem acabaremos por casar quando for necessário conceder umas férias de governo ao PS. O que acho estranho é que, para “convenção das direitas”, insistam em convidar Rui Rio e a Iniciativa Liberal, ambos ferozes defensores das suas imagens como centrista – no primeiro caso – e membros do eixo dos números imaginários – no caso da Iniciativa Liberal.

No caso da Iniciativa Liberal é ainda mais bizarro, pois pelas repetidas afirmações de ortodoxia urbano-mata-fradista2, incluindo a proferida na própria convenção – “nunca apoiaremos visões não liberais da sociedade” abstendo-se, como de costume, de definir o que seria então uma “visão liberal de sociedade” – não seria com este partido que se poderia encontrar um entendimento para um compromisso de governação. Já com a visível obsessão das linhas vermelhas tão veementemente repetidas em torno de André Ventura, líder do Chega, que a organização poderia ter optado por convidar apenas aqueles que têm realmente algo a contribuir para a solução, não para a sua força de bloqueio. Quer dizer, não convidam o PAN, convidam o Iniciativa Liberal? Não se percebe. Até porque, convenhamos, da Palestina ao feminismo, da eutanásia ao hábito de moldar a modernidade a uma resposta pavloviana em torno do termo “liberal”, seria numa convenção do Bloco de Esquerda que o Iniciativa Liberal poderia encontrar o entendimento necessário para a valorização eleitoral do eixo imaginário que tanto defende.


1 “A participação no processo de formação e desenvolvimento da União Europeia é uma parte necessária e configuradora do horizonte estratégico de Portugal, que precisa dessa partilha de soberania numa escala superior para poder exercer a sua soberania no seu espaço nacional” – in Manifesto Europa e Liberdade.

2 O Iniciativa Liberal define-se como o partido que mais veementemente se oponha a qualquer coisa que cheire a um dos verbetes do lema “Deus, Pátria e Família”.

26 comentários leave one →
  1. 26 Maio, 2021 10:04

    Deus, Pátria e Família! Esse o único bom lema!
    Abaixo todo e qualquer tipo de Marxismo!

    Gostar

  2. Leunam permalink
    26 Maio, 2021 10:25

    Apoiado.
    Acrescento:
    “Deus, Pátria, Propriedade e Família” como vi escrito em Aquilino Ribeiro (“Quando os Lobos Uivam”)..

    Liked by 2 people

    • 26 Maio, 2021 10:45

      Ia agora, volvidos 80 anos, os Lobos que uivam somos nós! Somos a Força da Natureza prontos a devorar não os rebanhos, mas os Pastores Marxistas!

      Liked by 1 person

  3. Artista Português permalink
    26 Maio, 2021 10:38

    Não foi a IL que amuou por não a deixarem desfilar com o PC e BE na Av. da Liberdade?

    Liked by 3 people

  4. JPT permalink
    26 Maio, 2021 10:46

    Como em 85 só tinha 16 anos, não pude votar no PRD (que correspondia ao meu apreço por gente decente, de fora do sistema, e que tem asco pelos herdeiros do Afonso Costa – mas, que, afinal, veio-se a ver que não passava de uma tropa fandanga). Convenço-me, agora, que creio que supri essa minha lacuna votando na IL.

    Gostar

    • Artista Português permalink
      27 Maio, 2021 10:34

      “Veio-se”!? Sim, mas foi ejaculação precoce…

      Gostar

      • JPT permalink
        27 Maio, 2021 14:46

        De facto! Saiu tudo antes do momento certo, e quando precisaram, já não tinham. Errando, acertei, como o Cristóvão Colombo!

        Gostar

  5. Weltenbummler permalink
    26 Maio, 2021 11:29

    não há portugueses de 3ª

    Gostar

  6. 26 Maio, 2021 11:35

    O PSD vai dar outro tiro no pé se aceitar que Passos volte a ser candidato a primeiro ministro. Os funcionários públicos, os reformados e pensionistas estão vacinados contra aquela criatura. Nunca lhe perdoarão as promessas eleitorais não cumpridas que lhes foram ao bolso. Ninguém que beneficie algo do estado social acreditará nas promessas desse coiso…

    Liked by 1 person

    • 26 Maio, 2021 12:20

      Será o momento desses votarem no Chega. Porque, repare, esses são os votantes do estatismo Marxista em vigor, votarão Xuxa …

      Liked by 1 person

    • FreakOnALeash permalink
      26 Maio, 2021 13:24

      A troika veio pela mão de que 1º ministro?
      Quem assinou o memorando de entendimento com a Troika?
      Cada vez mais mentalizo-me que foi uma enorme tragédia para o futuro deste país o PS não ter ganho as eleições de 2011!

      Liked by 1 person

    • The Mole permalink
      26 Maio, 2021 14:32

      E no entanto ele ganhou as eleições…

      Gostar

    • Zé Manel Tonto permalink
      26 Maio, 2021 19:23

      “Os funcionários públicos, os reformados e pensionistas”

      Vivem dos impostos do privado.
      Recebem muito mais que o que contribuem.

      Enquanto estes grupos poderem votar, nada feito. Nunca vão votar para controlar a despesa do Estado porque eles são o grosso da despesa do Estado.

      Liked by 2 people

  7. Andre Miguel permalink
    26 Maio, 2021 13:14

    Em Portugal nao existe direita, metam isso na cabeça de uma vez por todas. Este país vai a passo acelerado em direcçao a Cuba com o aplauso da plebe imbecil e estupida, com o apoio da classe jornaleira mais nojenta e com os politiqueiros mais incompetentes da Europa.

    Liked by 1 person

    • lucklucky permalink
      26 Maio, 2021 15:00

      Na verdade é o complexo jornalista-politico o responsável por este estado de coisa. Veja-se aliás a proximidade: Marcelo jornalista desde sempre, Costa com o irmão como importante membro da nomenklatura de um grupo de “referencia” do jornal do regime.

      Liked by 2 people

      • Zé Manel Tonto permalink
        26 Maio, 2021 19:28

        Discordo que a culpa seja de jornaleiros e políticos.

        Os jornaleiros vendem o que o povo compra.

        A politicagem reflecte a qualidade do povo.
        O povo Português não é um povo trabalhador, honesto, poupado, e cheio de virtudes mas, por um azar incrível, os escassos milhares de marmelos na politica activa são sacanas, desonestos, e gastadores.
        Os politicos são maus porque o povo é mau.

        Gostar

  8. Weltenbummler permalink
    26 Maio, 2021 15:04

    como anarca e Pedreiro-livre considero insultuosas as palavras ESQUERDA e DIREITA

    Gostar

  9. lucklucky permalink
    26 Maio, 2021 15:05

    Na verdade é o complexo jornalista-politico o responsável por este estado de coisa. Veja-se aliás a proximidade: Marcelo jornalista desde sempre, Costa com o irmão como importante membro da nomenklatura de um grupo de “referencia” do jornal do regime.

    Liked by 1 person

  10. Arlindo da Costa permalink
    27 Maio, 2021 03:47

    Uns MELgas esses participantes nesse congresso.
    Vocês vêm ali alguém com doutrina, experiência, trabalho, dedicação, honestidade, civismo, cultura e vistas largas?
    Se virem alguém daquela gente digam-me pois habilitam-se a uma caixa de cervejas Carlrsberg.

    Gostar

    • FreakOnALeash permalink
      27 Maio, 2021 08:30

      Do outro lado é fossa a céu aberto, dali pode ser que saia alguma coisa, nem que seja atirar uns pedregulhos à fossa a ver se o conteúdo transborda e assim acordar quem ficar com a cara suja.

      Gostar

    • Ze Manel Tonto permalink
      27 Maio, 2021 09:20

      Desta vez concordo com o Arlindo. Impossivel encontrar alguem naquele grupo com essas caracteristicas, porque aquilo nao passa de um bando de socialistas.

      Gostar

Indigne-se aqui.