Saltar para o conteúdo

TVDE, a nova pastagem socialista

8 Julho, 2021

Em tudo o que seja inovação do mercado, os socialistas têm o hábito de meter o bedelho. Faz-lhes muita confusão que de forma espontânea a sociedade se organize e estabeleça relações de troca ou de trabalho. Para estas cabecinhas, a liberdade de contrato e o direito ao trabalho só podem existir se outorgadas pelo Estado e desde que seja produzida legislação que enquadre essas actividades da forma que os iluminados legisladores entendam ser virtuosa e não pelos critérios definidos entre as partes directamente interessadas.

E quando os membros do governo ou a maioria dos deputados se dá conta de que há clientes satisfeitos com serviços prestados por empresas privadas, são lestos a meter-se no caminho para defenderem as conveniências de grupos instalados, ao invés de salvaguardarem o interesse geral dos consumidores. É o que tem acontecido em reacção aos novos modelos de negócio das plataformas digitais como a Uber ou a Cabify.

Recentemente António Costa mandou produzir um “Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho”, um documento onde são vertidas vacuidades sobre as transformações do mercado de trabalho induzidas pelas mudanças tecnológicas, com textos de lero-lero para sinalização de virtude, mas que redunda apenas na proposta de introdução de mais regras, regulamentos, leis, restrições, taxas e taxinhas.

António Costa está convencido que o desemprego que se avizinha em consequência das medidas tomadas pelo governo a pretexto da covid19 se vai resolver com mais e nova legislação de trabalho. E assim, o primeiro-ministro chamou para a coordenação deste Livro Verde Guilherme Dray, ex-chefe de gabinete de José Sócrates e de Mário Lino. Guilherme Dray foi também “mediador” no caso da greve dos estivadores do Porto de Lisboa, contratado pela mulher do ministro Eduardo Cabrita e mais recentemente Pedro Nuno Santos recorreu de novo aos serviços deste advogado para apoio legal ao Ministério das Infraestruturas na gestão do dossier TAP.

Com base nas sugestões deste especialista cujo curriculum de serviço à causa pública ficou atrás bem evidenciado, o governo admite acabar com os operadores de TVDE para facilitar o reconhecimento de vínculo laboral directo dos trabalhadores às marcas das multinacionais como a Uber ou Cabify e não às empresas operadoras locais que são as entidades que neste momento fazem a mediação entre os motoristas e as plataformas.

O que sucede é que quando o intervencionismo estatal se substitui à gestão privada e ao estabelecimento voluntário e livre de relações laborais entre trabalhadores e empresas, ao contrário da propaganda do governo que se diz preocupado com a proteção social dos trabalhadores, o resultado inevitável será menos oportunidades de trabalho disponíveis.

Como sabemos, muitas pessoas encontraram nas plataformas TVDE a forma de dar a volta às suas vidas. Esta nova forma de emprego não tinha requisitos especiais de acesso para trabalhadores vindos de outros sectores e o processo de relacionamento laboral era simples e ágil.

Hoje, de novo, com crise económica que começará a ser mais visível após o Verão, as pessoas economicamente mais vulneráveis necessitariam de maior flexibilidade e menos espartilhos no mercado laboral para escaparem a um caminho de empobrecimento e desemprego.

Mas o governo do PS decide em sentido oposto.

O meu video de quarta-feira passada aqui:

50 comentários leave one →
  1. Weltenbummler permalink
    9 Julho, 2021 09:19

    Psicologia orgacional e do Trabalho
    Funcionamento por objectivos
    « investigação sobre a forma como elementos da Psicologia foram incorporados nas relações de produção durante o século XX e início do XXI através da chamada Psicologia Organizacional e do Trabalho
    travail, opium unique

    Gostar

  2. Expatriado permalink
    9 Julho, 2021 10:16

    Estas “aulas” para crianças de 5 anos em breve na disciplina de “cidadania” em Portugal. No Brasil já há.

    https://www.foxnews.com/media/ny-times-blasted-for-defending-pornography-literacy-for-first-graders-these-people-are-sick

    Gostar

  3. 9 Julho, 2021 11:09

    De um lado está um empregador a necessitar de contratar quem trabalhe para ele, do outro está um faminto que se não comer hoje morre amanhã.

    Porque não estabelecer um contrato de trabalho de escravidão. O patrão paga os serviços prestados pelo escravo dando-lhe comida uma vez por dia e dormida num contentor.

    Esta é a sociedade ideal na ótica dos liberais !

    Gostar

    • The Mole permalink
      9 Julho, 2021 11:27

      Chama-se comunismo…

      Gostar

      • 9 Julho, 2021 11:29

        Exato; Liberalismo = Comunismo. Desprezo total pela condição humana de quem se vê obrigado a trabalhar por conta de outrem para não morrer.

        Gostar

      • Expatriado permalink
        9 Julho, 2021 11:41

        Se não quer trabalhar por conta de outrem, tem sempre a hipótese de trabalhar para si próprio. Não?

        Liked by 1 person

      • chipamanine permalink
        9 Julho, 2021 16:28

        Não Ex…eles preferem sempre ser funcionários públicos de preferência reformados..

        Liked by 1 person

      • 9 Julho, 2021 17:08

        A única diferença entre o comunista e o liberal, é que o primeiro é um maluquinho que em nome da liberdade quer ser um servo Estatal, e defende o monopolio e o totalitarismo do partido que controla o Estado. E o segundo é um maluquinho que em nome da liberdade quer ser um servo de corporações capitalistas, e defende o monopolio e o totalitarismo Oligarca.

        E assim ambos assistem alegremente à decadência destruição dos seus paises, da suas culturas, dos seus povos, desde que sejam os seus Senhores a fazerem-no, apontando o dedo da responsabilidade sempre aos outros. E com os livrinhos dos seus santos na mão

        Gostar

      • 9 Julho, 2021 17:33

        E com os livrinhos dos seus (((santos))) internacionalistas na mão.

        Está corrido o erro gramátical.

        Gostar

    • Alex.soares permalink
      9 Julho, 2021 11:32

      Não galvota, não morre amanhã porque vai comer a tua casa, e comer bem e beber do melhor em modo tudo aberto, que cá não há senhores nem escravos.
      Ok?

      Gostar

    • lucklucky permalink
      9 Julho, 2021 23:29

      Olhem a tática do Oavlag: tudo o que é livre (sem estado) é escravatura.

      Diz-me Oavlag um casamento é violação?

      Liked by 1 person

    • 10 Julho, 2021 00:56

      Oavlag pergunte ali ao lucky se quando os crocodilos tomam conta do charco, se o resto das criaturas têm de se casar com eles para puderem usufruir da água, e se por acaso não o fizerem, é porque as são invejosas e querem roubar aos crocodilos aquilo que não lhes pertence ?

      Gostar

      • chipamanine permalink
        10 Julho, 2021 06:12

        Quem é que lhe disse que os crocodilos tomam conta da água e obrigam os outros animais ? Só se foi nas aulas de cidadania que aprendeu essa zoologia.

        Liked by 1 person

  4. Andre Miguel permalink
    9 Julho, 2021 12:05

    Quando os governos deviam fazer todos os esforços para mitigar a crise económica em curso e fizeram tudo para a agravar, ficou à vista a sua verdadeira ideologia: totalitaristas.
    A crise não foi causada pelo covid, mas sim pelas decisões tomadas pelo governo. Quem não entender isto só tem o que merece. Bem vindos à Cuba da Europa.

    Liked by 1 person

    • 9 Julho, 2021 16:37

      E diga-me qual foi o crescimento económico de uma das regiões mais liberal e “anti-tolalitarista” da Europa, a Holanda em 2020 ?

      Gostar

    • chipamanine permalink
      9 Julho, 2021 19:46

      Afinal o tal “crescimento” não é mau?

      Gostar

  5. JgMenos permalink
    9 Julho, 2021 12:27

    A cena é essencialmente assim: são comunas totalitários que querem viver à tripa forra e precisam de tolerar quem saiba criar riqueza que lhes traga impostos.

    Gostar

  6. LTR permalink
    9 Julho, 2021 12:29

    O governo do PS não existe. É o resultado do que estiver a passar e das condições do dia pelo PCP ou BE. Andamos desde 2015 a ser governados por uma solução para o dr.Costa, não para o país, e depois queremos soluções e análises como se houvesse governo.

    Gostar

  7. 9 Julho, 2021 14:27

    Isso mais TVDE a ser explorado por corporações parasitas internacionais que promovem a imigração em massa e o desmantelamento soberano das nações ocidendais.
    E depois queixem-se que isto está-se a tornar numa Odemira, tudo invadido por, paquistaneses, indianos e mafias de imigração clandestina em massa. Com todas as consequências que já estamos a ver por toda essa europa liberal, e que já começa a se sentir por aqui também. E depois continuem a berrar de que a culpa de tudo isto é do “”marxismo”” patati patata…

    Gostar

    • 9 Julho, 2021 17:03

      Claro que não se queixam, pois posicionam-se sempre do lado de quem contrata os paquistaneses. Os donos das estufas dão-lhes uns trocos para virem para as redes sociais fazer arruaça. Vivem disso.

      Gostar

    • Atento permalink
      9 Julho, 2021 18:12

      Nem mais.

      Mas nem todos serão avençados como sugere o Oavlag: não vejo como alguém pode pagar a tristes como o Andre Miguel, o Expatriado, o chupaminha e outros que aqui bolsam a mesma propaganda direitalha dia após dia.

      Ou quem lhes paga é parvo, e os mamões raramente o são, ou estes infelizes correm mesmo por gosto; acreditam mesmo nas tretas que debitam; são mesmo carneiros.

      Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        9 Julho, 2021 22:09

        Estou triste. O Atento não se lembrou de mim.

        Terei que me esforçar mais no futuro.

        Gostar

  8. balio permalink
    9 Julho, 2021 15:47

    o estabelecimento voluntário e livre de relações laborais entre trabalhadores e empresas

    Liberdade de treta. O trabalhador, coitado, para ganhar a vida é forçado a assinar aonde lhe mandam.

    Na verdade, o que parece é haver uma sub-contratação, em que o verdadeiro contratador (a Uber, etc) se esconde através de um sub-contratador local, por forma a desresponsabilizar-se.

    Gostar

    • lucklucky permalink
      10 Julho, 2021 14:26

      Parece que houve liberdade para criar a Uber. Coisa estranha segundo o balio.

      Gostar

    • lucklucky permalink
      10 Julho, 2021 14:27

      Diz-me balio as empresas devem ter direito a clientes?

      Gostar

  9. 9 Julho, 2021 20:13

    Passam de mota
    Ultrapassando pela direita
    Gingando pelo trânsito
    Comida vão entregar
    Pizzas hambúrgueres
    Tudo o que vale a pena
    Arriscar
    Por uma nota
    De cinco euros
    Aceleram a mota
    Verdadeiros kamikaze
    Do capitalismo
    É isto que o mercado global tem para oferecer?
    Que bom para a revolução!
    Se há gente de mota a arriscar a vida por uma nota?
    Quantos não darão a vida por uma revolução?

    Gostar

  10. Jorge MR permalink
    9 Julho, 2021 22:33

    Em suma, é assim que o Costa faz favorzitos ao PC (interesses instalados), para garantir os orçamentos.

    Gostar

  11. lucklucky permalink
    9 Julho, 2021 23:26

    Um socialista é um invejoso. Mas não é só do que os outros possuem: casa, carro, dinheiro é dos outros humano poderem pensar e agir sem ele..
    O socialista quer acabar com a auto determinação do humano.

    Liked by 1 person

    • 10 Julho, 2021 13:39

      O que há mais por aqui é invejosos. Todos dizem-se não socialistas!

      Invejam os funcionários públicos porque dizem ganharem muito e trabalharem pouco. Assim que surge uma vaga, candidatam-se.

      Invejam o Costa porque ganhou as eleições e governa encostado a Merkel. Se pudessem ganhavam as eleições que era para puderem também eles encostar-se à Merkel.

      Invejam os pobres porque recebem Rendimento Social de Inserção. Querem que esse dinheiro lhes seja encaminhado, não se sabe bem como isso será possível. Os pobres que vão gamar para a estrada para que a polícia possa fazer tiro ao alvo em fogo real.

      Em contrapartida não invejam Ricardo Salgado, Berardo, Luís Filipe Vieira, etc. Esses são seus grandes ídolos! Souberam aldrabar o Fisco, os depositantes, os empregados, etc. esses são os maiores!

      Gostar

      • chipamanine permalink
        10 Julho, 2021 17:18

        Não podem invejar o Ricardo Salgado , Berardo , Luis Filipe Vieira porque esses são todos socialistas tidos mantidos e manteúdos do poder socialista.
        Só para os três exemplos:
        Ricardo Salgado, “repatriado” por Mário Só-ares, financiado por mon amie Miterrand e promovido a DDT por Sócrates.
        Berardo- Lançamento feito por Sócrates como o grande capitalista elançado no ataque aos BCP e depois na PT com o dinheiro da CGD entregue pelo homem de mão na banca de nome Vara
        LFV- A integração da lista de apoiantes na sua candidatura diria quase tudo na actualidade (Costa/Medina) mas a desbunda dele é muito anterior e as dívidas do “grande empresário” já vem do mesmo tempo do socialismo socratino.
        Aliás são o expoente do socialismo capitalista escravizante em Portugal, muito mais do que qualquer TVDE

        Liked by 1 person

      • Atento permalink
        11 Julho, 2021 01:00

        Está a ver, Oavlag? Mamão Salgado, Berardo, Vieira, Bezos, Gates… todos socialistas!

        A Banca, ‘mercados’ e offshores, Google, Facebook, Uber… eis o socialismo em acção.

        Nada, nadica a ver com capitalismo, com a ganância sem limites da canalha americana e outros mamões. Tudo socialismo. Palavra de chupaminha.

        Gostar

      • 11 Julho, 2021 01:02

        Por essa ordem de ideias, devo ser excepção, quando comecei candidatei-me à informática do Min. da Justiça, fui seleccionado, mas tinha de esperar pelo desenrolar do processo. O salário 60 c! Enquanto esperava, procurei alternativa na privada, e comecei no mês seguinte com 120 c, e quando fui contactado pelo MJ 6M depois contei-lhes a história!
        Tive uma carreira mais curta ? Sim tive, mas foi muito mais aliciante e proveitosa!

        Gostar

  12. 10 Julho, 2021 00:20

    Vamos nos rir um pouco com estes lolberts, alguém que pergunte ali ao lucky, numa #sociedade “livre” e “sem estado”, quem é que lhe garante a ele o direito à propriedade ?

    E por falar em inveja e controle sobre a autonomia do ser humano, o “livre mercado” e do quanto ele é “livre”. Se ele por caso se lembra dum caso recente envolvendo a Gamestop, a aplicação financeira Robinwood, WallStreet, e a plebe. E como a malta do “livre mercado” de WallStreet foi a correr em histeria a queixar-se ao Governo federal Americano, pondo toda a máquina de propaganda afuncionar, a exigir que o Governo intervisse em sua defesa, porque a plebe na oportunidade de poder aceder ao mesmo jogo o manhoso que eles praticavam e praticam, estavam a levá-los à falência com enormes prejuizos. E não falemos da crise financeira de 2008 e do esbulho aos contribuintes para salvar o direito à propriedade da malta do “livre mercado” . E os empregos e ordenados dos funcionarios públicos de que ele faz parte.

    Gostar

    • lucklucky permalink
      10 Julho, 2021 14:36

      Típico do Pravda. quem disse sem estado?

      Gostar

      • Atento permalink
        11 Julho, 2021 01:17

        Lucky, pelo visto ainda não conhecem a sua definição de ‘Estado’:
        — um governo para beneficiar mamões;
        — uma polícia para defender mamões;
        — tribunais para impor as leis dos mamões;
        — cadeias para quem ameaçar os mamões;
        — escapou-me alguma coisa?

        Gostar

    • 10 Julho, 2021 20:43

      Uma HK45!

      Gostar

    • 10 Julho, 2021 20:52

      Oh MG hoje tomaste as pílulas, e até dizes algo que faz sentido!
      Mas porquê ir aos USA buscar exemplos ?
      Então e os “Lesados do BES” ?
      Alguma vez se queixaram enquanto aquilo deu juros acima do mercado ?
      Alguém se preocupou se aquilo era dinheiro limpo ou branqueamento de coca ?
      Claro que a “escola” está nos USA, e esta malta vai lá buscar o knowhow!
      Tem aqui menino no BLAS que andou a ter lições com o Madoff, e só está à espera da poeira pousar para as por em prática!

      Gostar

    • 10 Julho, 2021 20:59

      Já ninguém se lembra, mas o BES tinha uma política de crédito exótica :
      – Um cliente que não cumprisse os compromissos assumidos num crédito, ia a tribunal !
      – Era acusado de incumpridor, blá , blá ..
      – E o cliente visado, saca dum cartão de crédito dourado do BES e mostra ao Juíz :
      – Sr. Doutor recebi-o ontem !

      Gostar

  13. castanheira permalink
    10 Julho, 2021 20:15

    Que grande confusão vai na cabeça deste mg.
    A crise de 2008 é precisamente causada pelo intervencionismo estatal , com a baixa artificial da taxa de juros decretada pela reserva federal . O mesmo se passa , hoje em dia , e que levará á proxima grande crise , para a qual os socialistas e grandes tecnologicas , se preparam desde já , com censuras e captura da liberdade das pessoas .
    O preço do dinheiro , caro mg ,é aqui o principal alvo de manipulação , da qual socialistas e bilionarios benificiam pois uns e outros estão cada vez mais ricos e a maioria mais pobre .Depois queixam-se que aumentou a desigualdade! Hipócritas!

    Gostar

    • Atento permalink
      11 Julho, 2021 01:14

      Que grande confusão vai na cabeça de quem coloca no mesmo saco “socialistas e bilionários”.

      A crise de 2008, a do dinheiro criado do ar pela máfia da Banca e pelos seus casinos financeiros, os sacrossantos ‘mercados’, foi causada… pelo Estado. Claro.

      O problema não é a rédea solta desta canalha, a sua influência desmedida sobre governos e leis, o seu saque de países inteiros, a sua desregulação e recorrente impunidade: não; o problema é o Estado intervir de mais! Claro.

      O problema não é o capitalismo que manda e sempre mandou no mundo: é o ‘socialismo’. Claro.

      Gostar

      • 11 Julho, 2021 09:56

        Tipico xuxa, atira m3rd4 para o ar e depois olha para o vizinho e acusa-o de cheirar mal!
        Sim grande confusão mesmo : estado / governo são coisas diferentes!
        Estado = USA, sempre no centro das grandes crises!
        Governo = Bill Clinton (1993-2001) Crise da “Bolha .com” (1994 – 2000) [democrata, maçon DeMolay] sortudo, apanhou um período favorável de crescimento da economia (internet).
        Governo = George W. Bush (2001-2009) [republicano, maçon Skull & Bones] na tentativa de consertar a coisa, aqueceu a economia ao ponto de provocar outra crise ainda maior : Sub-Prime(2007..2008) (caso típico de remédio pior que a doença).
        Governo = Barack Obama [democrata, tentaram liga-lo à maçonaria mas até agora s/ sucesso] levou com as consequências dos disparates anteriores!

        Gostar

      • Atento permalink
        11 Julho, 2021 18:50

        Xuxa será a sua tiazinha: já malhei mais no Partido da Sucata do que provavelmente v. e a sua família toda.

        Estado e governo são de facto coisas diferentes, mas o que o típico carneiro costuma fazer é culpar apenas os governos de que não gosta e branquear os outros. Assim v. faz com os democratas, a que só junta o débil mental Bush por algum pudor ou antipatia pessoal.

        Na verdade, democratas e republicanos é tudo a mesma merda: tudo no bolso de lobbies e mamões, todos 100% privados e 0% socialistas.

        Olhe, encontrei uma boa ilustração de todos os direitalhas que não são ricos:

        Gostar

      • 13 Julho, 2021 01:15

        Sim fiquei esclarecido, “…Na verdade, democratas e republicanos é tudo a mesma merda: tudo no bolso de lobbies e mamões, todos 100% privados e 0% socialistas.”
        Mas que p0rra, então não sobra nada ! Ou seja só sobras tu O BOM, O ÙNICO CONFIÁVEL, SÉRIO QUE NEM UMA VÍBORA!
        “…o que o típico carneiro costuma fazer é culpar apenas os governos de que não gosta e branquear os outros.”
        Agora flipei, afinal também és carneiro ? Será uma víbora com cornos ?
        Já viste que também culpas os que não gostas, e branqueias os teus (ainda que não os identifiques, porque na volta és só tu) ?
        Afinal o que te distingue dos “outros”?
        Para quê tanta animosidade se és igual ?
        Ai Filipe Bastos, continuas nabo, mesmo que te intitules Atento!

        Gostar

    • 11 Julho, 2021 02:01

      A castanha apesar de já não ser novita, parece que ainda nunca saiu da casca.
      Mal ela sabe que a reserva federal americana não é uma instituição estatal, mas sim um consorcio de bancos americanos, ou melhor um cartel bancário com a benção do fantoche congresso americano.
      E foi só por uma extremissima “coincidência” depois de experiencias anteriores no financiamento da guerra civil americana, que 6 meses após a sua fundação rebentaria a primeira guerra mundial na europa. E digo apena uma (((coincidência))) .

      Gostar

  14. 11 Julho, 2021 01:10

    Um primo da tribo dos kosher-pravdas, tipicamente em projeção psicológica….

    Um velho demente, que de vez em quando parece uma gaja destrambelhada com o período, mandar-me tomar pílulas…

    E uma castanha tola anjinha a papaguear a treta lolbertiana, como se quem domina as agendas do congresso americano e a grande maioria das “democracias” não fosse os grandes Lobbies dos negócios do Capita…l, perdão do “sossialismo” do “sossialismo” . Como dizia o ex ministro da economia do primeiro ministro “socialista” PassosC , o Alvaro Santos Pastel de Nata: “abriram-se garrafas de champagne na sede da Edp com a minha saida”

    Gostar

    • 11 Julho, 2021 10:09

      Vá lá, não te deprimas, eu quando tinha a tua idade também dizia muitos disparates, mas pensava que sabia mais que os outros. Vais ver que quando chegares à minha ainda me consegues bater aos pontos na demência, só tenho pena de já cá não estar para ver a tua triste figura!
      Nunca ouviste dizer :
      – Se mijas enquanto caminhas, vira-te de costas!
      – Não cuspas contra o vento!
      Espero que a coca te tenha deixado neurónios suficientes para perceber a dica …

      Gostar

      • 11 Julho, 2021 10:16

        Tão jovem e já não consegues ler direito!
        Onde é que eu “te mandei tomar pílulas” ?
        Foi uma imagem para ilustrar a minha surpresa por teres conseguido redigir algo ! Comparado com o que costumava ler da tua “pena” é quase uma obra de arte … p0rra pá, era um elogio !
        Fiz uma sugestão de melhoria, sim! Sou um adepto dos sistemas da qualidade, quero deixar um mundo melhor do que encontrei, tens algo contra ?
        Vê lá o que é que andas a tomar, que isso tá a dar-te cabo da mona !

        Gostar

    • 11 Julho, 2021 19:40

      Senhor idoso do restelo, Estes comentários seus deveriam ter sido uma refutação ao que escrevi si, e não uma inequivoca confirmação .

      E assim sem mais a crescentar, encerro o meu caso.

      Gostar

      • 13 Julho, 2021 01:26

        Cada qual usa a técnica que mais jeito lhe dá!
        Para quê contrariar, opor, contestar ?
        Aguarraz no traseiro e é vê-lo cavar 🙂

        Gostar

Indigne-se aqui.