Saltar para o conteúdo

Negacionismos e verdades convenientes

19 Setembro, 2021

Esta semana no Observador escrevo sobre a palavra do momento: o negacionismo:

Esta pandemia trouxe uma reformulação do conceito de negacionismo. Este já não implica uma atitude activa “de negar ou não reconhecer como verdadeiro um facto ou um conceito que pode ser verificado empiricamente”. Negacionista é agora também aquele que não declara activamente a sua concordância face à verdade conveniente de cada momento no combate à pandemia.

A fulanização dos negacionistas tornou-se uma prova de vida das máquinas de debitar certezas em que muitas redacções estão transformadas. Não passa de um exercício de má fé transformar num grupo homogéneo movido por interesses obscuros, aqueles que de forma diversa e com razões diversas (e frequentemente também com falta delas) colocam em causa as medidas tomadas ao abrigo do combate à pandemia da Covid 19 ou questionam a seguranças das vacinas.

16 comentários leave one →
  1. Francisco Miguel Colaço permalink
    19 Setembro, 2021 14:31

    https://www.dailymail.co.uk/news/article-8248717/Bin-Laden-wanted-kill-Obama-thought-Joe-Biden-totally-unprepared-president.html

    “Bin Laden wanted to kill Obama because he thought Joe Biden was totally unprepared to be president and would ‘plunge the US into a crisis’, declassified documents show”

    Havendo aqui vários anacronismos, quem quer que estivesse a falar pelo Bin Laden deve estar a rir a bandeiras despregadas. Para quê aterrorizar a America se os americanos fazem isso sem arriscar qualquer operacional?

    Gostar

    • Ricardo Amaral permalink
      19 Setembro, 2021 17:59

      Exacto,mas em janeiro os EUA estavam salvos do maior perigo(esqueçam os islamicos extremistas,os chineses etc etc) lembram-se?Quem era?O Trump.

      Gostar

    • Francisco Miguel Colaço permalink
      19 Setembro, 2021 19:41

      O artigo é de 23 de Abril de 2020. Antes das eleições.

      Apesar de o Bin Laden estar morto desde 2002 (com direito a obituário em jornal egípcio e a última localização pela Surété francesa numa caverna do Afeganistão em grande crise hepática e sem equipamentos de hemodiálise), alguém se fazendo passar por ele disse pelos idos de 2010 que o Biden era um imbecil.

      E o Biden faz todo o possível por asseverar a razoabilidade dessa opinião.

      Quanto ao Trump, ele fez erros aqui e ali no meio da sua governação. O Biden acerta ali apenas no decurso da sua, e será um dia condecorado pelo Irão, pela China e pela Coreia do Norte.

      Gostar

  2. castanheira permalink
    19 Setembro, 2021 15:18

    De que têm medo , os negacionistas dos negacionistas ?
    Porque não os escutam?
    Porque é que os negacionistas dos negacionistas se não submetem ao contraditório e sómente , “cantam de galo” em todas as TVs , confortavelmente sem opositores?
    Porque é que “os protegidos (vacinados)” , necessitam protecção dos “não protegidos (não vacinados)” forçando estes a protegerem-se com vacinas que não protegeram os “protegidos” ?
    etc etc etc

    Gostar

  3. sam permalink
    19 Setembro, 2021 16:50

    De manhã: “Nós não somos negacionistas!”
    À tarde: “Assassinos!”

    Gostar

  4. Weltenbummler permalink
    19 Setembro, 2021 17:30

    Há uma verdade oficial de natureza social-fascista que não pode ser colocada em causa. A kumunicação xuxa exerce censura pondo em causa o direito à opinião.
    Sou UMA opinião. A geringonça é a OPINIÃO
    Querem que aceite toda a MERDA que fazem

    Gostar

  5. Ricardo Amaral permalink
    19 Setembro, 2021 17:54

    Esta coisa do negacionismo(e a constante e oportunista carga dos média regimentais) faz-me lembrar o pós 911,pois meteram no mesmo saco(estratégia previsivel digo eu) todos aqueles que denunciavam conspirações(que às vezes são teorias apenas) sobre os atentados de 2001,havia alguns que afirmavam que era tudo uma montagem e que não havia sequer aviões(no pentágono não se viu nenhum avião até hoje em nenhum dos videos apresentados é verdade) a bater nas torres.Ora isso afastou muita gente da pesquisa sobre o assunto pois logo todos aqueles que denunciavam factos(não discutidos sequer nos média) eram metidos no mesmo saco dos lunáticos “teoristas da conspiração”.Ora o que vemos e ouvimos nos últimos 18 meses?Alguns dizem que o vírus nem sequer existe e que é tudo uma montagem…estão a ver?

    Gostar

  6. jose valeriano permalink
    19 Setembro, 2021 18:31

    NEGACIONISTAS: aqueles que negam os factos penso eu.
    Assim e perante tantos factos por que razão a CS não chama ou apelida a Diretora Geral de Saúde e Ministra da Saúde de negacionistas pois estas também negam os factos quando afirmam no Tribunal que não têm em sua posse Documentos Científicos que comprovem o que fizeram durante todo este tempo.
    Estão assim a agir só de boca e a tomar decisões também só de boca, que é uma vergonha.
    Qual será a diferença entre estas duas pessoas e os que não querem levar a vacina?
    É fácil são os donos da verdade e donos disto tudo.

    Gostar

  7. Chopin permalink
    19 Setembro, 2021 19:57

    Galileu, hoje seria considerado um negacionista e vigiado de perto pela PSP. Se abrisse a boca, a GNR “tomaria conta da ocorrência”.
    Quando as pessoas perdem direito a expor uma opinião e têm todas que acertar o passo com a pauta do governo ou da classe dominante, nem vale a pena discutir se têm razão ou não. Isto vem sobretudo de gente que se exalta a si mesma por ter sido contestatária na sua juventude, colocando em causa instituições políticas, religiosas, etc. Eram revolucionários. Colocavam bombas, espancavam estudantes e opositores e alguns espalhavam propaganda subversiva a soldo de uma potência estrangeira.
    As novas gerações vão herdar o manicómio em autogestão.

    Gostar

  8. Expatriado permalink
    19 Setembro, 2021 23:02

    Informação importante para o assunto covid-19 vacinas. Será que a DGS e a Temida têm conhecimento disto?

    https://www.foxnews.com/health/fda-panel-pfizer-covid-19-vaccine-booster?test=29e1003b56839cb539184cdc14cfa931

    Gostar

    • sam permalink
      20 Setembro, 2021 06:29

      A Fox? Aquela que tem todos os trabalhadores vacinados e continua a difundir informação anti-vacinas? Haja paciência.

      Gostar

      • chipamanine permalink
        20 Setembro, 2021 07:11

        A Fox? que tem lutado contra os lobies das farmaceuticas capitalistas muitas dominadas por judeus (sionistas?) que fazem biliões à conta da desgraça dos povos doentes? Haja paciência

        Gostar

    • chipamanine permalink
      20 Setembro, 2021 07:15

      Ou será o negacionista da terceira dose dos lobies das farmaceuticas e que agora já se alcandorou a virulogista farmaco-cientista , imunologista que foi dar a sua “opinião” à Fox?
      É preciso ter uma paciência de Jó com esta gente.

      Gostar

  9. sam permalink
    20 Setembro, 2021 06:39

    Não passa de um exercício de má fé transformar num grupo homogéneo movido por interesses obscuros, aqueles que de forma diversa e com razões diversas (e frequentemente também com falta delas) defendem as medidas tomadas ao abrigo do combate à pandemia da Covid 19 ou afirmam a segurança das vacinas.

    Pronto, d. Helena Matos. Não é assim tão difícil ter uma visão equilibrada da situação. Inteligentes e doidos, há-os dos dois lados. Uns viverão mais do que os outros. Quem souber quais, aproveite o dom e jogue na lotaria.

    Gostar

  10. marão permalink
    20 Setembro, 2021 07:21

    NÃO HAJA ILUSÃO, SEJA POR PRÉMIO OU CASTIGO, TEREMOS SEMPRE AQUILO QUE MERECEMOS, COMO POVO E COMO NAÇÃO

    Liked by 1 person

  11. 20 Setembro, 2021 11:33

    Há um ano escrevia assim:

    ‘Negacionista’

    Gostar

Indigne-se aqui.