Saltar para o conteúdo

Cabotinas bojardas

24 Agosto, 2022

António Costa está de férias. E ainda bem porque quanto mais afastado estiver do governo menos decisões toma que possam afectar as nossas vidas.

Com o país a assistir ao desaparecimento da Serra da Estrela com os incêndios florestais, o primeiro-ministro deixou em funções em Lisboa o seu capacho político – Marcelo Rebelo de Sousa – a servir de manipulador dos órgãos de comunicação social. E Costa colocou a lacaia socialista Mariana Vieira da Silva como comandante-em-chefe dos patuscos ministros do seu governo.

Esta serventuária dos reles desmandos de Costa presta-se, alegremente e sem vergonha na cara, às mais cabotinas bojardas, como esta (ver vídeo aos 51s).

Segundo a filha do ex-ministro de José Sócrates, não há, portanto, nenhuma responsabilidade do executivo nem dos socialistas por, ao longo de dezenas de anos no governo, terem adoptado políticas de incúria e desincentivo a uma boa gestão dos espaços florestais. O imperador Nero mandou atear um incêndio à cidade de Roma para se inspirar poeticamente e enquanto o fogo consumia a cidade, contemplava o cenário tocando a sua lira. Nos dias de hoje parece que Mariana e o governo de Costa encontram virtude na devastação da Serra da Estrela para que os socialistas possam desenhar a régua e esquadro um plano que torne o Parque Natural melhor do que aquele que conhecíamos.

A intrujice é ainda mais nauseabunda porquanto a primeiro-ministro em exercício tem ainda o desplante de ensaiar a desculpa das “alterações climáticas” (ver vídeo aos 2m29s).

Alguém perguntava se, caso o governo se incendiasse, também ficaríamos melhor do que antes. Mas logo um céptico desmancha-prazeres respondeu que muito provavelmente, com quase 50 anos de regime, o sistema já está suficientemente depurado para garantir que os que chegam ao topo são os piores.

Dificilmente algum outro governo excederá o de António Costa em maldade, podridão e perversão.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

21 comentários leave one →
  1. 25 Agosto, 2022 00:06

    Caro Telmo, não são 50 anos, são 48 … logo está na hora de uma Revolução que termine o que ficou suspenso em 25 de Novembro de 1975: A destruição (não apenas a prisão!) da Corja Marxista e de toda a Esquerdalha!

    Gostar

    • carlos rosa permalink
      25 Agosto, 2022 23:56

      Eu diria antes que não são 50 anos, mas sim uns 54, porque foi o fala-barato Marcelo Caetano que abriu caminho à esquerdalhada.

      Liked by 1 person

      • Mário Marques permalink
        27 Agosto, 2022 14:41

        O declínio de Portugal enquanto nação, começou por aí.

        Com a frouxidão das medidas de segurança tomadas pelo implementadas pelo Salazar, o Marcelo quis passar por “bonzinho” aos olhos dos países ocidentais, ora isto num clima de guerra fria em que as super-potências tentavam “abocanhar” o máximo de países do terceiro mundo, foi um suicídio, não só de Portugal, como das colónias, e de alguns países Africanos civilizados, que caíram em seguida nas mãos dos movimentos controlados por moscovo e pequim.

        Depois passamos nós a ser colonizados por africanos, sul-americanos, asiáticos e outros povos, mas isso não é colonialismo branco, que isso é que era mau.

        Liked by 1 person

      • Mário Marques permalink
        27 Agosto, 2022 14:43

        Digo: “das medidas de segurança implementadas pelo Salazar”.

        Liked by 1 person

  2. RC - beirão permalink
    25 Agosto, 2022 09:54

    Bela crônica; bela e verdadeira e o suficientemente contundente para alertar os idiotas, os anjinhos e os parvinhos de todo que Costa e o seu governo não são flores que se cheirem, e que as malfeitorias que fazem ao país são qualquer coisa de pôr a um santo os cabelos em pé…
    Mas o pior de tudo é o facto de o papagaio gaiteiro de Belém lhe aparar os golpes e com Costa e companhia estar em afável sintonia.
    Que Deus se apiede de nós

    Q

    Liked by 1 person

  3. 25 Agosto, 2022 12:35

    Sem dúvida que o governo de António Costa – não apenas a actual «versão» mas sim desde que aquele se tornou, ilegitimamente, primeiro-ministro – é caracterizado, na sua actuação, por «maldade, podridão e perversão», por uma generalizada incompetência e um desavergonhado nepotismo. Porém, há que nunca esquecer que os principais (ir)responsáveis pela existência do dito cujo sãos todos aqueles que vota(ra)m no PS, em especial nas mais recentes eleições legislativas, que proporcionaram aos «súcia-listas» (mais) uma maioria absoluta.

    Liked by 1 person

  4. LTR permalink
    25 Agosto, 2022 13:30

    Esta ministra foi muito empenhada em criar um sistema de vigilância extra-judicial que versaria sobre a opinião alheia “na Internet”. E por que não “na rede telefónica”, pergunto eu?

    Liked by 1 person

  5. JgMenos permalink
    25 Agosto, 2022 15:33

    Pela mão de imbecis, governar está transformado na arte de justificar desastres e formular promessas.

    Liked by 1 person

  6. Atento permalink
    26 Agosto, 2022 17:31

    Tudo muito certo, mas as “políticas de incúria e desincentivo a uma boa gestão dos espaços florestais” não foram só do Partido Sucateiro: os governo PSD/CDS fizeram igual ou parecido. Todos são responsáveis.

    E muitos proprietários, convenhamos, são co-responsáveis: sobretudo todos que andaram a chupar BMWs com as esmolas europeias, enquanto se marimbavam para os fogos – isto quando não os causavam deliberadamente.

    De resto, isto dos fogos já não rende: o que está a dar é os preços da energia. E disso os direitinhas não falam. Continua a ser tabu dizer aos mamões – a EDP, a Galp, a Banca, os donos disto tudo – que não podem mamar tanto.

    Aliás, nem deviam mamar nada: só na fantasia neoliberal cabe esta aberração de a energia ser privada e não pública. Só no culto do ‘mercado’ o lucro é sagrado e infinito. Só nos cornos dum direitalha temos de submeter tudo a mamões.

    Gostar

    • André Silva permalink
      26 Agosto, 2022 19:28

      Blá blá blá mamões, blá blá blá mamões, blá blá blá mamões…

      Gostar

    • 27 Agosto, 2022 17:41

      Que desAtento! Claro que num pais pequeno onde em serviços fundamentais como a energia, a água, os esgotos e as telecom, nunca na vida alguém de Direita a sério admite outra coisa que não o monopólio natural. Estude! Não confunda Direita com Liberais, Democratas Cristãos e Socias Democratas, nada disso é Direita!Falta-lhes o Nacionalismo e o Tradicionalismo!

      Liked by 1 person

    • Zé Manel Tonto permalink
      28 Agosto, 2022 13:47

      A Saude não pode ser privada. A Educação também não. Energia também não.

      Qualquer sector, se empresa crescer, não pode ser privada, porque a riqueza tem que ser limitada.

      Mas o Atento diz que não é comuna…

      Gostar

      • André Silva permalink
        28 Agosto, 2022 15:12

        Ora, ele também diz que não é b u r r o, idi0ta, ignorante e acé fa lo, mas todos sabemos a realidade

        Liked by 1 person

  7. Azeitona de Moura permalink
    29 Agosto, 2022 22:06

    o da costa está de férias, diz e diz muito bem…. ainda bem !!!!
    … sempre de férias está o marteladas ..
    Pena tenho eu que ambos e dois não fiquem por lá para sempre

    Liked by 1 person

  8. carlos rosa permalink
    29 Agosto, 2022 23:55

    Parece que não tem nada a ver…………
    Mas…………….
    Com respeito à invasão da Ucrânia…………
    Será que o Viktor Orbán leu Salazar?
    Se leu soube interpretar.

    Liked by 1 person

  9. carlos rosa permalink
    30 Agosto, 2022 18:40

    Quer-se dizer que a Maluquinha de Arroios foi apeada.
    Armou-se em parva, coisa que nunca deixou de ser, foi embrulhada no Congresso do Pêiesse, gritou de punho cerrado,
    “só de punho erguido,
    a canção terá sentido”

    Chamem o Lacerda,
    ah, ah, ah.
    Chamem o Lacerda.

    E porque não,
    se o critério nº1 é não ter papas na língua?

    Que bem que ficava o Costa engatado a uma carroça.

    Liked by 1 person

  10. carlos rosa permalink
    30 Agosto, 2022 19:22

    Já tinha morrido muita gente por falhas no SNS.
    Foi preciso morrer uma indiana para o monhé fazer alguma coisa.
    Quem é racista, quem é?

    Liked by 1 person

    • Chopin permalink
      30 Agosto, 2022 23:34

      O regime chegou a um ponto que os eleitos nem se preocupam porque estão a morrer portugueses a um ritmo acima da média. Talvez porque implique encontrar respostas e responsabilidades. Durante a fraudemia, imensas doenças mortais deixaram de ser diagnosticadas ou atendidas. O governo ficou muito satisfeito por ver diminuir a afluência aos hospitais. Isso permitiu ao sr Kosta aldrabar o pagode, escondendo as insuficiências da desorçamentação real SNS e a falência dos serviços.
      Na Venezuela comem-se gatos e cães. Na Argentina os frigoríficos já estão vazios. Em Portugal a miséria vai sendo atenuada pelas enxurradas de dinheiro das esmolas da UE.
      O socialismo é igual em toda a parte.

      Liked by 1 person

  11. Maria permalink
    6 Setembro, 2022 19:18

    Excelentes crónicas, cada uma melhor do que a anterior, que Telmo Azevedo Fernandes tem vindo a deixar aqui. Não comento mas leio todas. Há semanas deixei inadvertidamente um elogio que enviei para o canal/blogo dele, mas o propósito era o mesmo. Keep them coming!

    Gostar

Indigne-se aqui.