Saltar para o conteúdo

Antes PS no poder, do que Chega em minoria

25 Janeiro, 2023

Do processo eleitoral na Iniciativa Liberal, resulta claro que a liderança do partido não aceitará qualquer compromisso nem acordo com o Chega para promover uma eventual solução parlamentar ou governativa para tirar o PS do poder.

Ancorado em «linhas vermelhas» imaginadas por uma elite urbana bem-pensante, entre ser útil aos portugueses para os libertar do polvo do PS ou fazer proclamações de virtude inconsequentes, a Iniciativa Liberal não hesita em escolher a segunda hipótese.

Ora, tendo o Chega tido 400 mil votos e a Iniciativa Liberal 270 mil votos nas últimas legislativas, qualquer alternativa de governo ao PS terá de passar também pelo terceiro maior partido nacional, o Chega.

Em termos de representação da vontade popular à Direita, a Iniciativa Liberal é o mais pequeno dos partidos. Além disso, a soma de todo o eleitorado à Direita é escassa (se é que é mesmo suficiente) para um projecto de poder alternativo ao PS. Portanto, enquanto a parte mais fraca numa solução ou arranjo para tirar o PS do poleiro, a Iniciativa liberal terá de arranjar maneira de se entender com o PSD, mas também com o Chega. Caso contrário, estará a beneficiar o infractor – o PS – e a condenar os Portugueses a um aprofundar do caminho socialista para o empobrecimento.

É também ridículo e, diria até antidemocrático o desprezo e exacerbado sentido de superioridade que se sente nos dirigentes da Iniciativa Liberal em relação ao que eleitorado do Chega. Compreender-se-ia alguma animosidade para com André Ventura, que é na verdade um videirinho. Mas deplorar 400 mil portugueses não parece consistente com a doutrina liberal.

Até porque a maior parte dos votantes no Chega vem do PSD e não propriamente de catacumbas de trogloditas. A Iniciativa Liberal parece continuar a dar gás à prosápia infantil da cerca sanitária ao Chega. Parecem preferir o PS no poder ao Chega em minoria. A ênfase da nova liderança da Iniciativa Liberal é agora «romper com o bipartidarismo».

Pena é que não se dediquem a romper com o socialismo.

A minha crónica-vídeo de hoje, aqui:

31 comentários leave one →
  1. Augusto Faria permalink
    25 Janeiro, 2023 21:22

    Mas qual direita? A IL não é de esquerda nem de direita.
    Eu como membro n° 3093 da IL sou desses tais que preferem o PS no poder do que qualquer coligação com o Chega. E como eu há muitos. A maior parte.
    Vai pregar para outra freguesia Telmo. Por exemplo, para o CDS.

    Gostar

    • André Silva permalink
      26 Janeiro, 2023 11:00

      Olha, uma criança birrenta! Vai já para o canto da sala virado para a parede e cala-te antes que leves uns merecidos açoites.

      Gostar

      • Augusto Faria permalink
        26 Janeiro, 2023 11:08

        Viúva do CDS?

        Gostar

    • freakonaleash permalink
      26 Janeiro, 2023 15:49

      É assim que se fala, sem medo!
      Pois olhe eu prefiro o PS no poder do que uma coligação de direita sem o Chega. Por um prisma a IL não consegue ser de direita pois não defende outros valores para além dos do vil metal no bolso dos militantes. E assim torna-se uma acérrima defensora do crony capitalism e da agenda LGTVHD+ e wokismo barbárie da civilização!

      Gostar

    • Jorge permalink
      26 Janeiro, 2023 16:53

      Sim sim membro xpto….se nem cabeça tens quanto mais membro….

      Gostar

      • AUGUSTO FARIA permalink
        26 Janeiro, 2023 17:40

        Não baixes o nível, por favor

        Gostar

    • Hugo permalink
      26 Janeiro, 2023 23:20

      Está tudo dito quanto a si. Pelos vistos conhece bastante bem o chega e o PS para ter chegado a essa conclusão. Parabéns. Cada vez se percebe mais a IL.

      Gostar

      • AUGUSTO FARIA permalink
        26 Janeiro, 2023 23:24

        Conheço suficientemente bem o Chega e o PS. O PS é um partido decente. O Chega é um partido de extrema-direita. Não há diálogo possível com esse tipo de gente.

        Gostar

      • Hugo permalink
        27 Janeiro, 2023 02:07

        Após a sua resposta ao meu comentário, acho que está tudo dito.

        Gostar

      • freakonaleash permalink
        27 Janeiro, 2023 08:32

        Explique lá faz favor onde vê a extrema direita nas premissas do programa político do Chega ou, até mesmo, nas declarações do Ventura!

        Gostar

      • André Silva permalink
        27 Janeiro, 2023 12:44

        AUGUSTO FARIA dixit: “O PS é um partido decente.”
        HAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHHAHAHHAHAHHAHAHAHHAHAHA

        Gostar

      • Zé Manel Tonto permalink
        28 Janeiro, 2023 11:55

        “O PS é um partido decente. O Chega é um partido de extrema-direita.”

        Se te queres fazer passar por membro da Iniciativa Liberal talvez fosse bom não usares palavras de ordem do Bloco.

        Só dás munições a quem defende que são os dois quase a mesma coisa.

        Gostar

      • AUGUSTO FARIA permalink
        28 Janeiro, 2023 15:47

        E o Bloco também é um partido decente. O Chega é execrável. Cordão sanitário ao Chega!

        Gostar

  2. lucklucky permalink
    26 Janeiro, 2023 01:15

    Por favor não chamem a Iniciativa de Liberal. De Liberal ela não tem nada quando os seus membro apoiam quotas raciais, sexuais…ou pior.

    A Iniciativa é outro clube progressivo e narciso que apenas para se diferenciar diz que quer impostos mais baixos.

    Mas basta um aviso da extrema esquerda de que sandalias com meias parece mal e baixam logo a bola. Não há espiríto ali que alguma vez resista à extrema esquerda tal o número de espelhos.

    Liked by 1 person

    • ctrocado permalink
      26 Janeiro, 2023 10:01

      … não sabem dar um nó de gravata, usam jeans e não sabem o que é uma camisa de viyella.
      … ideologicamente híbridos pairam na discussão de pessoas e partidos, sem cuidarem que todos os partidos deveriam ter uma ala ou tendência liberal.
      … não há liberalismo puro, a não ser em Locke, Montesquieu e Adam Smith, como não há socialismo ou comunismo puros a não ser em Marx e Engels.
      … a confusão de um partido de qualquer matriz filosófica esbarra sempre no carácter social das democracias modernas pós Ancien Regime: +/- estado.
      … ora isso é incompatível com o discurso liberal posto que impostos e assistencialismo são o ácido gástrico da segurança e equilíbrio social.

      Gostar

  3. Desalinhado permalink
    26 Janeiro, 2023 07:54

    A IL só existiu enquanto existiu Cotrim de Figueiredo como deputado único.
    O que era uma novidade terá suscitado nalguns eleitores, regra geral deambulantes e muito pouco fidedignos, a curiosidade dos seus votos, da qual resultaria o consequente aumento da bancada parlamentar liberal.
    Este crescimento ilusório não será, na prática política, mais sustentável no tempo, dir-se-ia mesmo que foi um ar que lhes deu, e já nas próximas eleições vão conhecer o tom amargo do apagão e do esvaziamento do pensamento desta elite urbana, que será novamente remetida à sua irrelevância existencial.
    Estes inúteis líricos, até para reforçar e acompanhar as iniciais da sigla do partido, apregoam a baixa de impostos com a mesma convicção com que anunciam a subida aos 15% dos votos, não especificando como vão conseguir um e outro.
    Moral da história: os queques, afinal, guincham, e os sapos, incham, e todos acabarão por rebentar.

    Liked by 1 person

    • Zé Manel Tonto permalink
      26 Janeiro, 2023 12:37

      15% dos votos é o máximo teórico que a Iniciativa Liberal poderá atingir, se tudo correr de forma perfeita. São os 15% de agregados familiares que pagam 85% do IRS.

      Mas nem isso vão conseguir, pois há gente que verdadeiramente valoriza a liberdade, e que depois do Cotrim não votar contra a lei da censura online, perceberam que estes tipos são apenas uns bloquistas que querem impostos baixos, mas que teem o mesmo desprezo por tudo o que não são as verdades oficiais.

      Gostar

    • lucklucky permalink
      26 Janeiro, 2023 14:06

      Dado o mau estado do pais – e dos partidos originais do regime – estou convencido que a Iniciativa tem potencial para chegar aos +20%. Mas para isso é preciso o trabalho de explicar e mudar a narrativa.
      Não o fazem porque verdadeiramente são um partido apenas do presente.
      A Iniciativa pouco combate e até consegue a obra de assustar Liberais com o seu comportamento como no COVID, anti autodefesa da propriedade e das pessoas, leis da censura- bem lembrado Zé Manel, quotas.

      Qual foi a ultima vez que alguém da Iniciativa falou de Liberdade?

      Gostar

      • André Miguel permalink
        27 Janeiro, 2023 12:08

        Não se esqueçam que Cotrim prefere Biden a Trump. Querer impostos baixos não basta para ser liberal.

        Gostar

  4. Pedro Dias permalink
    26 Janeiro, 2023 08:50

    A IL é um grupelho de FABIANOS mas com costela marxista. Só isso.

    Liked by 1 person

    • Augusto Faria permalink
      26 Janeiro, 2023 11:09

      Andaste anos e anos a votar CDS, não foi?

      Gostar

      • André Silva permalink
        26 Janeiro, 2023 15:38

        Pareces o outro idi0ta que por aqui pulula, sempre a balbuciar o mesmo blá bá blá. O outro é “blá blá blá mamões”, tu és “blá blá blá CDS”. O tico e o teco não dão para mais? E é assim que nos pretendem convencer que a IL é que é bom?

        Gostar

    • 28 Janeiro, 2023 11:29

      O Poirot devia-se ficar pelas suas retardadas piadolas, porque quando pretende nos dar azo da sua perspicácia intelectual não se consegue encontrar diferença. LOL

      Gostar

  5. André Silva permalink
    26 Janeiro, 2023 10:59

    Portugal e os Portugueses têm exactamente aquilo que querem, pedem e merecem. E por isso só espero e desejo que isto ainda fique muito pior.

    Gostar

  6. RC - beirão permalink
    26 Janeiro, 2023 12:07

    Este pessoal armado em chicoespertismo da il sempre me cheirou mal. Não passam de uns quequezitos de meia tigela a armar aos cucos… Está.se mesmo a ver que com a saída do maioral da liderança e com a charanga a entrar em fase de autofagia pelo poder, aquilo não pode ter outra sorte que não seja a do defunto cds. IL uma agremiação de parolos a armar ao fino…

    Gostar

  7. Rocco permalink
    26 Janeiro, 2023 17:49

    Já votei na IL, no PSD, no CDS e no André Ventura. Por mim, podem “juntar os trapinhos” para correr com a xuxaria.

    Gostar

    • AUGUSTO FARIA permalink
      26 Janeiro, 2023 18:37

      Ahahahah. És muito abrangente. No PNR nunca votaste. E na CDU? Parece que uma boa parte dos eleitores do Chega vieram da CDU

      Gostar

  8. Alexandre N. permalink
    26 Janeiro, 2023 19:32

    A IL pode ser de direita de esquerda e donde bem lhe apetecer, mas não passa de um partido de nicho e como tal, mais dia menos dia vai se desintegrar tal e qual como o que adveio do BE, porque ambos os integrantes têm muito em comum.
    Por isso a preferência ao PS e o desdém do Chega.

    Gostar

  9. Joao Lopes permalink
    26 Janeiro, 2023 20:53

    A IL é apenas um country club de gente fina, desligada de boa parte da realidade. Nunca votarei IL; na minha opinião é uma agremiação que pouco interessa ao país.

    Gostar

  10. Chopin permalink
    26 Janeiro, 2023 22:43

    A IL parece correr para a irrelevância. Até conseguiu umas esganiçadas, tipo BE.
    Vi a intervenção do sr António Guterres em Davos e fiquei comovido com a sua investida contra a liberdade de expressão nas redes sociais. A camuflagem cai e o discurso fica pantanoso sempre que abre a boca. Fico cada vez mais convicto de que nada se aproveita na toca da rataria do Largo.

    Gostar

  11. carlos rosa permalink
    28 Janeiro, 2023 23:12

    Não me importa o que digam,
    digam bem ou digam mal,
    queremos o André Ventura,
    a mandar em Portugal.

    Gostar

Indigne-se aqui.