Saltar para o conteúdo

Os 150 mil: de promessa por cumprir a fraude política

20 Fevereiro, 2008

A máquina de propaganda do governo quer transformar uma promessa política numa fraude política. Estou, claro, a falar da promessa política dos 150 mil empregos. Como é evidente, essa promessa não pode ser interpretado, nem é nunca interpretada pelos eleitores, como uma promessa de criar 150 mil empregos tendo em conta uma população activa maior do que aquela que existe quando a promessa é feita. Os eleitores interpretaram essa promessa como a promessa de criar 150 mil empregos para as pessoas então à procura de emprego. Isto é, para os que então desempregados. Prometer 150 mil empregos é prometer tirar do desemprego 150 mil pessoas. É isso que os eleitores entendem. Quando Sócrates alega que está prestes a cumprir a promessa dos 150 mil empregos apesar de o desemprego ter aumentado, está a reescrever a posteriori o que efectivamente prometeu e a defraudar os seus eleitores. Como é evidente, se no momento em que fez a promessa Sócrates tivesse dito que a criação de 150 mil empregos seria acompanhada pela criação de mais de 150 mil desempregados muitos não teriam votado nele. Sócrates está-se a tentar aproveitar e a tentar retirar mérito de um fenómeno natural em economia. Se o número de trabalhadores disponível expande é natural que o número de empregados aumente. Os novos trabalhadores criam a procura necessária para sustentar os novos empregos. Mas isso é irrelevante para os problemas estruturais de desemprego. Esses não se resolvem pela expansão do número de trabalhadores disponíveis.

119 comentários leave one →
  1. António Vilarigues's avatar
    20 Fevereiro, 2008 20:24

    Caro João Miranda,
    Haja algo em que, no essencial, estamos de acordo…
    Pode ver:
    aqui http://ocastendo.blogs.sapo.pt/42678.html,
    aqui http://ocastendo.blogs.sapo.pt/105229.html
    aqui http://ocastendo.blogs.sapo.pt/48003.html
    aqui http://ocastendo.blogs.sapo.pt/141968.html

    Lá vai encontrar os dados concretos que suportam a sua tese, mesmo que não concorde com o Eugénio Rosa. Para lhe poupar tempo são os estudos com a palavra emprego no título e sobre a mensagem de Natal de 2007 de Sócrates.

    Gostar

  2. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 20:34

    Acredita em Sócrates quem quer continuar idiota útil, quem, sendo idiota assume-se com QI, quem necessita apoiar o timoneiro por benesse já recebida ou a receber, ou por dever partidário.
    Creio que há mais idiotas úteis do que os outros.

    Gostar

  3. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 20:43

    As pessoas é que se colaram ao nº. dos 150 000 e nunca mais se calaram. Agora é melhor largar o nº. que já foram criados mais do que isso iliquidos.
    lol

    Gostar

  4. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 20:44

    Como diz, o nº de desempregados esta a aumentar, então como é que explica que a taxa de desemprego tenha vindo a baixar – ainda, ontem, ouvimos as explicaçõee e não vi nenhuma central sindical e felizmente há 2, ao contrario que alguns desejavam – a unicidade sindical,- a contestar a logica do raciocinio, leio, sim, é os teoricos – contudo, esquecem, que os defensores da crise e do desemprego são os que se sentam á mesa domorçaçemnto, ou seja os funcionarios publicos que levam as mrdomias enquanto que outros, os que criam riqueza levam refromas de miseria – á boa maneira do socialismo cientifico- ditadura- este é o estado, ainda, da nomenclatura – o JM não reconhece isso?

    Gostar

  5. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 20:45

    Já nao podem fazer cartazes com o nº. Oh que pena! Nem chamar mentiroso. Oh a desgraça.

    Deixem lá se ele se recandidatar para a próxima promete menos desempregados.

    Gostar

  6. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 20:56

    Falemos de coisas serias – tomemos como exemplo 2 serralheiros -1, trabalha para uma entidade privada, o outro trabalha num organismo do estado – conhecem, as regalias sociais de 1 e de outro? – sabem por exemplo que quem trabalha por conta de outrem, leva grosso modo 65% de reforma ao 65 anos, enquanto que o FP leva 100% ai fim 35 anos de trabalho – outro exemplo – o que trabalha por conta de outrem paga do seu bolso a aquisiçaõde oculos ou o tratamento da boca – o FP é o estado que paga, isto é os nossos impostos – nesta materia, nos anos 70, a Caixa de Prevendia da Industria dava-me 2 mil escudos de ajuda para a compre de oculos – e hoje? nada, «nem um centimo, contudo aos FP podem comprara 2 pares de oculos durante 3 anos – estamos a falar de que? – isto esta feito para os funcionarios publicos, o resto é conversa – estão preocupados com o desemprego de quem? dos meus filhos? passem bem ,que eles não precisam do vosso apoio para nada – o que eles querem e o que eu quero é que não haja portugueses de 1ª e portugueses de 2ª, nalguns casos de 3ª como no tempo da CP – que moral tem para falar de desemprego se aos 50 anos reformam-se com 100% com35 anos de trabalho, vejam o caso do Moita Flores, reformado com que direito?

    Gostar

  7. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 20:56

    Mr. João Miranda,

    sugiro-lhe que escreva aqui um post unicamente sobre A DIÁRIA E CRESCENTE QUANTIDADE DE DESEMPREGADOS e suas perspectivas de novo emprego, para que os apaniguados de Sócrates entendam que há ocasional aumento de novos empregados mas em contrapartida…

    Gostar

  8. Beirão, o Velho do Restelo's avatar
    Beirão, o Velho do Restelo permalink
    20 Fevereiro, 2008 21:10

    Mas afinal julgam que sem umas mentirinhas ( e aquele famoso concurso dos professores) alguém teria uma maioria absoluta?
    Reparem bem no que umas pequenas mentirinhas deram a ganhar a uns largos milhares…

    Gostar

  9. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 21:14

    A hipocrisia de muitos que “vanglorizavam” pelas cheias e a tragedia que isso acarretou para muita gente , em particular o concelho de loures que foi um feudo do Demetrio e do Severiano que nunca tiveram a ambição de fazer daquela terra ,uma terra de qualidade, qoe faziam era manter o eleitorado á base da cal para caiarem as suas casas – um concelho enorme gerida por mais de 20 anos pela incompetencia, mas bastou haver mortes apara se atirarem as polticas sociais de quem governa – isto é, serviram do alheio para lerem os “classicos” – hipocrisia chunga – mas esquecem-se, ou não querem que lhes lembre. que na terra do sol doirado, as estepes Russas, no socialismo cientifico e dos grandes classicos, enquanto a nomenclatura estudava ou se entretinahm a fazer jogos politicos de traições, milhões morriam á fome – milhões, como dizia o gato com bigode – que imposta que estejam cm 2 milhões se no outro lado estão a nascer 10 milhões – é vêr a miseria que grassa pela europa provocada pela queda do Muro e da Ganost – O Ceausescu, o pai do Socialismo e do sol na eira e agua no nabal, é ver os romenos em Portugal – miseria, parecem os portugueses dos anos 50 pelas imagens, claro – as romenas cagam e mijam na via publica, deve ser normal la na terra delas, ca tambem o fazem e ainda lhespagam para isso . mas isto é outra historia

    Gostar

  10. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 21:24

    Expliquem-me- ja deu estatistica ha mais de 25 anos, estou desfazado com os novos metodos de abordagem..

    Nota: estudei estatistica quando os Paises do Leste não pubicavam as suas internacionalmente, Porque? na Russia – telefone era 15 pessoas..15% em Portugal em igual periodo era de 60%…enfim, falem com o Carvalhas que ele sabe, tambem estudou pelas mesma sebentasou então o Rogerio Moreira, ou se quiserem esta aí ámão O Nuno T M Ramos de Almeida, u a Cristina..enfim , corda

    Se o INE diz.. que a taxa de desemprego baixou – O INE é tutelado por gente do PPD- então como é que o Miranda diz que o numero de desempregados baixou – eu vejo é muitos brasileiros e brasileiras a trabalhar isto quer dizer o que? e na Construção civil é quem?

    Gostar

  11. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 21:39

    desempregados baixou – deve-se ler aumentou

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    20 Fevereiro, 2008 21:44

    Xiça

    Isto cheio de

    comissários

    HIC !

    Gostar

  13. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 21:59

    Miss Tina,

    V. brinca com coisas sérias ?!
    Também mete música para obstruir troca de opiniões das pessoas ?
    Como consegue justificar a sua musiquinha no meio destes comentários ?

    Gostar

  14. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:01

    acho muito bem, por mim, faço-lhe o convite a colocar a 1ª, é que os eruditos, os que leram os classicos, não gostam, o grande sonho da Zita, palpite meu, era ser a Pasionaria da Foz – leu os clsssicos, fez Ballet, o grande amor da sua vida nunca gostou da ideia, havia quem no comite central desmistificava o seu amor á causa do socialismo cientifico que não se compadecia com os chas na versailhes e com o champanhe do seu avó – foi espulsa, depois dela ja mais 3 mulheres foram patinar para acalçada da avª da liberdade – está a 5ª coluna da sueca e da bisca dos nove á frente dos classicos – so assim se explica que Saramago apoie Zapateiro e la chegara o dia em que dará o seu apoio, não é que goste, porque não gosto da sua arrogancia – a José Socrates – enquanto a brigada do reumatico do comite central emita um comunicado a chamar traidor ao Nobél – vai ser curioso – pago um rodada

    Gostar

  15. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:07

    um dado na balança de transações correntes e que o JM esconde – é que, dito pelo grande lider – o saldo de compras e vendas de tecnologis é favoravel a Portugal – isto é, vendeu-se mais e comprou-se menos, apesar das criticas quando o governo distribuia portateis pelos alunos do secundario.

    Outro dado escamoteado é que o crescimento das exportações, tende para o equilibrio.

    E isto é mau? quando e que se fez melhor?

    Gostar

  16. Piscoiso's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:11

    Caro MJRB,
    Vc não acredita em Sócrates.
    Eu não acredito em nenhum político.
    A diferença é que, como democrata, reconheço e respeito a legitimidade Sócrates, como respeitaria qualquer outro, mesmo Platão, que tivesse sido eleito pelo povo.
    A diferença é também, que vc não respeita o povo, a que chama povo-nada.
    Porque se ele votasse nos seus fantasmas, seria o povo-tudo, e fosse qual fosse o nome o nome do PM, mesmo sem nome de filósofo, seria o seu tudo.
    Bom proveito.

    Gostar

  17. josé Manuel Faria's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:21

    Um post de esquerda de João miranda, bem-vindo ao socialismo democrático.

    Gostar

  18. Desconhecida's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:28

    “bem-vindo ao socialismo democrático.”

    ahahaha, aposto que o João adorou esta!…

    Gostar

  19. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    20 Fevereiro, 2008 22:28

    Tina

    Agradecido!Isto hoje está tudo muito c1andestino.Arranje aí uma musiquinhas que o pessoa1 está desde ontem, como que em estado de choque.Eu tambem não percebo como aumentam os desempregados e o desemprego desce;como no BCP há fraudes e prejuízos e os gestores recebem mi1hões;como os mais ricos acumu1am fortunas e o país está mais justo;como a Justiça não funciona e agora,para nosso desassossego,a Somague e o PSD são apanhados;como os juriconsu1tos (até o nome é difici1)arranjam sempre parceres favoráveis a quem 1hes paga…

    Eu cá para mim acho que não vivo neste país!A1guem me exp1ica o fenómeno?

    PS: não dê troco ao que se autodomina seu ex.Fico com urticária.A Sofia anda a panegíricar uma re1es intrometida.Já estive mais fe1iz!Mr.MJRB não se importa de amaciar o Ouriço? E o casino?Deus meu não tenho sossego!

    Gostar

  20. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:33

    Caro Mr. Piscoiso,

    claro que V. nem ninguém tem a obrigação de memorizar o que eu aqui escrevo. Mas, cá vai:
    Não, não acredito em Sócrates — MAS GOSTARIA DE ACREDITAR NELE OU NUM OUTRO PM GALVANIZADOR, COMPETENTE, SÉRIO. NUM ESTADISTA, o que Sócrates não é.
    Apesar de tudo, quero continuar a dar o benefício da dúvida a alguns políticos e tenho até dado (raramente, é certo) o meu apoio público. Ainda acredito em algumas pessoas.
    Nunca coloquei em dúvida a legitimidade de José Sócrates governar — foi eleito p+ara tal e democraticamente.
    O povo-NADA existe ! Ora pesquise o meu caro, a quem me refiro…
    Que venha o povo-TUDO ! E quanto antes, para bem dele próprio, tão anestesiado tem andado com distrações propositadamente colocadas por sucessivos governos. E este, de Sócrates também sabe como distrair e enganar as pessoas.

    Caro Piscoiso, atente nisto sff:
    Há pessoas que se sentem muito mal por verem miséria humana à sua volta — eu sinto-me muito mal. E poderia estar permanentemente numa “concha” social estupenda, em vez de vir ao Blasfémias ou em vez de fazer outras coisas para os outros.
    Venho ao Blasfémias com todo o gosto nos meus momentos “livres”. É um “ócio” social.
    Nunca militei, não milito nem militarei em partido político algum — mas respeito quem o faz.
    V. conceda-me o direito a esta minha independência e compreenda de vez que de partidos ou de governos não tiro nem tirarei proveitos nem…proventos. Só tenho obtido não-proveitos e amargas consequências.

    O meu caro Piscoiso já perdeu o humor desde há uns tempos. Até as suas tias desapareceram. E está agressivo, mesmo para com quem por si tem simpatia. Sinais dos tempos de quem defende este governo que cada vez mais perde apoios…

    Gostar

  21. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    20 Fevereiro, 2008 22:36

    Aviso desde já que os comentários relacionados com musiquinhas vão todos ser apagados.

    Gostar

  22. rb's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:38

    É impressão minha ou o João Miranda está a criar um fetiche anti-sócrates.

    Será que alguém, no seu perfeito juízo, votou em Sócrates porque ele prometeu os tais 150.000 empregos a mais (que pelos vistos até vai conseguir)? Não me parece …

    Como toda a gente sabe, a maioria absoluta do PS foi graças ao PSD de Santana e ao PP de Portas.

    Mas vamos ao flagelo do desemprego. A culpa do aumento desemprego, para qualquer pessoa que não se limite a fazer demagogia barata, não é dos governos, que pouco ou nada podem fazer. O desemprego tem aumentado em flecha, não só em Portugal, como noutros países mais desenvolvidos da UE. E porquê? Toda a gente sabe. Até um industrial de calçado com a 4.ª classe sabe porque é que deixou de ter encomendas. Porque na China se fazem sapatos a um quíntuplo do custo de cá. Que pode fazer o governo contra a deslocalização das empresas e de capitais para os mercados da China e do leste europeu? Baixar o SMN para 100€?

    Gostar

  23. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:38

    Parece que estou a vêr os laranjinhas a cantar o hino de campanha, todos entusiasmados –

    sei quem ele é – ele é bom rapaz um pouco timido ate

    vai fazer furor Socrates que se cuide

    Gostar

  24. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:40

    JoaoMiranda Diz:
    20 Fevereiro, 2008 às 10:36 pm
    Aviso desde já que os comentários relacionados com musiquinhas vão todos ser apagados.

    Ok chefe

    Gostar

  25. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 22:40

    Após ganhar em 2009, Sócrates irá criar 300.000 empregos. Parte de uma base maior, logo será sempre a subir ::) Se ganhar muitos mandatos, virtualmente todos os portugueses conseguirão um novo emprego. Eu cá voto lúcido, voto Sócrates!
    E podem ficar com esta musiquinha, pouco passada de moda.
    (ai, a roupas estão a matar!):

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:42

    Uau, o João está mesmo zangado!… Nunca o tinha visto assim tão anti-liberal, então agora já não se pode ouvir uma musiquinha no Blasfémias? Faz parte das novas regras da casa, é?…

    Gostar

  27. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:43

    Mr. Luís Moreira,

    o Ouriço é maior na idade. Tal como Miss Tina.
    Colocarão nas conversas os espinhos que quiserem, para as prejudicar, nos momentos certos.
    Não creio que haja censura no Blasfémias, por tal…
    Mas podem, esses comentadores “censurar” melodiosamente… Truques, quiçá reminiscências de Salazar e especialmente de Caetano…

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 22:44

    ooopsss , não vi o red alert, das musiquinhas, sorry!

    Gostar

  29. Desconhecida's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:45

    E eu ainda não percebi porque é que se está a falar em desemprego logo agora que o desemprego baixou. Isto chama-se dar armas ao inimigo que eu saiba.

    Gostar

  30. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    20 Fevereiro, 2008 22:47

    JM

    O meu toca ao de 1eve em musiquinhas mas é uma peça de grande va1or 1iterário
    e corresponde a um momento de intensa vivência pessoa1!

    Ao menos deixe a Tina e a Sofia apreciarem a prosa em todo o seu exp1endor.É feio ser invejoso!

    Gostar

  31. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:49

    Tina, JM acaba por reconhecer que meteu os pes pelas mãos, amanhã, todos acharão piada o rufar do tambor

    Gostar

  32. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    20 Fevereiro, 2008 22:50

    ««Uau, o João está mesmo zangado!… Nunca o tinha visto assim tão anti-liberal, então agora já não se pode ouvir uma musiquinha no Blasfémias? Faz parte das novas regras da casa, é?…»»

    A regra é: não usar musiquinhas para boicotar a discussão. É um desrespeito pelos autores dos posts e pelos outros leitores.

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:51

    Então, Sócrates chega ao governo com o desemprego a subir desde 2001. Dois anos depois observa-se pela primeira vez uma inversão na tendência. Qual é o problema afinal?

    Gostar

  34. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:51

    muito interessante – ja agora veja se encontra Fernando Tordo em Tourada

    Gostar

  35. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:52

    RB,

    …que pode o governo fazer contra a deslocalização de empresas e contra o desemprego ?
    Ora, V. não soube ou não se lembra duma solução tipo Manuel Pinho — “em Portugal a mão-de-obra é barata ! Invistam !”
    Que tal ? Apelativa frase após raciocínio atormentado de quem ministra a economia… Fantástico !

    Quantos patrões têm encerrado empresas para ficarem com todos os lucros e deixando dum dia para o outro, milhares de desempregados nas ruas ? Tem acontecido não só desde 2005, mas, que raio tem feito Sócrates e Vieira da Silva para indagarem A SÉRIO tais prevaricações ?

    Gostar

  36. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    20 Fevereiro, 2008 22:54

    Tem razão! As música pode ser entendido como “dar música”

    Ouriço e Tina fazem favor!

    Gostar

  37. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:55

    Não é nada disso JM, tu é que vistes que metestes os pes pelas mãos e como tal assumistes o teu lugar de Comandante de Castela com o chefe da Purria por perto – o que é que tem as musiquinha? – depois de ter aqui iniciado “Quando o Telefone Toca” ate o Zé das Iscas mete musiquinhas não há cão nem gato que não tenha musiquinhas – demos (alguns) lições como deve ser um blog – consegues falar de pintura.. de VanGog?

    Gostar

  38. Piscoiso's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:57

    Caro MJRB, vc insiste heroicamentente em certos desígnios personalizados, que no anonimato da net, não passam de tias como as minhas: virtuais, inacessíveis, incríveis e irreais.
    Para mim isto é só poeira de um exercício lúdico.
    Ter este exercício entre fanáticos, manipuladores, escroques e malfeitores, é deveras interessante.
    Depois, o verbo tapa tudo.
    A minha tia Carolina manda-lhe um beijo.

    Gostar

  39. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 22:59

    eu perguntei ao autor da posta JM isto:-

    Se o nivel de desempregados esta a baixar, como pode a taxa de desemprego subir? explique-me

    o Que respondeu o JM? – não quero aqui musiquinhas, isto, com cara de chateado, esta a desvirtuar o meu pensamento..enfim

    Ok Chefe

    Gostar

  40. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    20 Fevereiro, 2008 23:00

    ««Se o nivel de desempregados esta a baixar, como pode a taxa de desemprego subir?»»

    O número de desempregados subiu nos últimos 3 anos. A taxa de desemprego idem.

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:02

    Solidariedade com a Tina e o Ouriço:
    “Sem música a vida seria um erro” – Friedrich Nietzsche, filósofo alemão.

    Gostar

  42. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:03

    Ao fim de tanta musiquinha, o JM respondeu á questão – e se diz, tudo o que disse, “cetirus paribus”, então, não ha mais nada a discutir, o campo musical devia ser reaberto

    Gostar

  43. ouriço caixeiro's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:06

    Friedrich Nietzsche, filósofo alemão

    Tem aqui sido muito badalado,

    Acho-o muito confuso e nada pratico, mas se disse o que disse, então devo-lhe essa

    Vou-me

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:07

    Não sei quem é mais petulante, se MRJB ou o Piscoiso. Mas que estão bem um para o outro, lá isso estão.

    Gostar

  45. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:09

    Caros

    Vou ver a quadratura do círcu1o a ver se descubro como é que o Sócrates fez a quadratura do desemprego!Há mais desempregados mas menos desemprego?!

    Xiça! O homem é mesmo bom!

    Gostar

  46. Desconhecida's avatar
    olé permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:10

    O desemprego tem subido, apenas abrandou no ultimo trimestre do ano passado! A pedido:http://www.dailymotion.com/relevance/search/fernando%2Btordo/video/xbgvy_1973-portugal-fernando-tordo_music

    Gostar

  47. Piscoiso's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:11

    Sobre o tema,
    criar “x” empregos, não é incompatível com o aumento do desemprego.
    O Comissário Miranda é um animador de pista, tipo palhaço-rico.

    Gostar

  48. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:12

    Caro Mr. Piscoiso,

    V. é que personalizou, em mim, as questões.
    V. tem o direito de defender José Sócrates ! Eu alguma vez lhe disse que o rejeitava como co-comentador, por o defender ? Ao invés, V. anda a estilhaçar afectos só porque não apoio, e outras pessoas não apoiam este governo.
    É estranho, em si.
    A sua tia Criolina não tem categoria para me mandar um beijo nem tem a potência sufuciente para lavar seja o que fôr.

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:17

    A maior anedota é que muita gente parece ter percebido que existiam pobres e problemas graves no país, só depois de Socrates. E ainda por cima acham que está pior.

    Gostar

  50. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:19

    Nem vendo as estatisticas que mesmo assim sao mentirosas como é obvio e só dao uma aproximaçao, que mostram que a pobreza e os indices melhoram, há certas pessoas que parecem ter estado completamente out e alucinadas acerca do assunto antes de 2005… lol

    Gostar

  51. cão tribuinte's avatar
    cão tribuinte permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:20

    o sô zé no país das maravilhas dá mau exemplo aos alunos portugueses com os seus exames dominicais, a sua estética de aldeão. o pobre homenzinho pensa que somos todos estúpidos e ignorantes. só assim poderiamos seguir os seus brilhantes raciocínios.
    “tou-me cagando” nos politicos. o conde drácula do fisco perdeu o sorriso, a “sinistra ministra” idem.PQP

    Gostar

  52. Piscoiso's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:20

    Error.
    Não estou a defender Sócrates, como a sua nebulosa lhe diz.
    Estou a defender a democracia e o respeito que lhe é devido.
    Discordar de políticas é uma coisa. Ataques pessoais é outra.
    Percebeu ?

    Gostar

  53. Desconhecida's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:23

    ai,ai,ai que as comadres se estão a zangar. E que tal uma musiquinha para desanuviar?

    Gostar

  54. JoaoMiranda's avatar
    JoaoMiranda permalink*
    20 Fevereiro, 2008 23:24

    ««o campo musical devia ser reaberto»»

    Utilize este post:

    Historia tragica com final feliz

    Gostar

  55. rb's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:24

    “em Portugal a mão-de-obra é barata ! Invistam !”

    MRJB,

    Não me diga que foi por causa desta frase, porventura infeliz, dum ministro, porventura infeliz, também, que se deu a falada “FRAUDE POLÍTICA”.
    Insisto: o que pode fazer o governo, além do que tem feito, para combater este nosso desemprego, que é, além de tudo, estrutural?

    “mas, que raio tem feito Sócrates e Vieira da Silva para indagarem A SÉRIO tais prevaricações?”

    Talvez, mesmo que os outros.

    Gostar

  56. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:26

    Lobo Xaveir diz que o ambiente geral é pior que há uns anos atrás… lol
    Dantes é que nao se falava nisso. Se calhar só ciam futebol e liam a bola.

    Agora é todos os dias o mesmo tema , a todos as horas do dia e exageram. Nem as noticias que vai melhorar passam, porque insistem que tudo está mal.
    Mas é que nao está. E as pessoas vao descobrir isso.

    E que vergonha. Lobo Xavier quer mesmo perguntar se foi Socrates que fez os desenhos com compasso. Oh que gente triste!

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:42

    A quadratura do circulo sao duas velhas comadres tristes e deprimentes da sic noticias. Deviam servir ali um chá e uns bolinhos.

    Gostar

  58. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:43

    Caro Mr. Piscoiso,

    V. insiste, desde há algum tempo, que não se pode atacar Sócrates (desde as suas promessas eleitorais não cumpridas e desvirtuadas até às casas por ele assinadas e passando pelo caso universitário), porque se está a atacar quem foi eleito democraticamente !?
    Homessa !
    Sócrates é alguma virgem imaculada antes de se tornar Secretário Geral do PS e desde que é OPM ?
    Quem “ataca” o PM ataca a Democracia ?
    Eu e V. e todos, em qualquer país, temos o direito de saber de que “massa” é feita quem nos governa, ou não ?
    Alguém que questione um PM sobre o seu passado (OCULTADO) ou sobre as promessas não cumpridas, ou sobre as suas habilidades como propagandista (e aqui não estou a culpar só Sócrates), está a desrespeitá-lo ? E um PM que não cumpre e mente, e omite, e, e… não desrespeita os seus concidadãos ?
    Caro Piscoiso, creia, que eu não o desconsidero pelo facto de defender Sócrates e este governo.
    V. é que, desculpe a franqueza, anda algo irritado, nervoso, arisco.

    Gostar

  59. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:44

    RB,

    leia com atenção o que escrevi, sff. Grato.

    Gostar

  60. Piscoiso's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:46

    Em 1984, até já eu programava em Lisp para o AutoCad, sem necessidade de réguas, esquadros e compassos.

    Gostar

  61. MJRB's avatar
    20 Fevereiro, 2008 23:46

    Anónimo das 11h42,

    para V., Jorge Coelho é que é a “inteligência” da Quadratura do Círculo” ?

    Gostar

  62. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:47

    Ó MRJB já reparou que no caso das casas está a atacar um jovem de 23 e tal anos recem-licenciado que nem pensava ser primeiro ministro? lol
    E que porventura nem cometeu nenhum crime. Santa anedota. E que já disse que os projectos eram da sua autoria. Se foi outro que fez alguns rabiscos nos projectos nao deixou de ser ele.

    Gostar

  63. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    20 Fevereiro, 2008 23:53

    Por amor da santa. Ver na quadratura do circulo velhas rabugentas a quererem cobrar de um jovem de vinte e tal anos por causa que se passaram há vinte e tal anos atrás. É que nao há pachorra. E aind apor cima já desmentido. Piores que pidescos. lol

    Gostar

  64. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:03

    O que eu tenho reparado desde que Sócrates demitiu os ministros da saúde e da cultura, é que está mais parcimonioso para com os cidadãos. E até afirmou que “entende” as sua aflições… (Cretinice pura e descarada.)
    O que eu também entendo é que os acérrimos defensores de Sócrates (e ao invés do líder, talvez porque pressintam “tachos” em risco), estão desde há cerca de 2 meses mais ariscos, nervosos, intempestivos, desesperados.
    Mas estejam descansados, porque com umas valentes propagandas e com a continuação de Menezes, Sócrates vai continuar.
    Continuem a fazer bom proveito da malga.

    Tenho, mas tenho mesmo muita complacência para com um jovem de “23 e tal anos” que assinou aqueles atentados ao urbanismo… Coitado, não sabia o que fazia e de repente, passados X anos, despertou, o QI estoirou positivamente (partidariamente, entenda-se) e hoje é PM !
    E hoje até tem “bom gosto” porque bem residente na capital…

    Gostar

  65. rb's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:05

    MJRB,

    Pronto.

    Gostar

  66. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:11

    V. é que, desculpe a franqueza, anda algo irritado, nervoso, arisco.”
    MJRB

    E o que é vc tem com isso ?
    hihih

    Gostar

  67. Desconhecida's avatar
    André Verneuil permalink
    21 Fevereiro, 2008 00:13

    “A máquina de propaganda do governo quer transformar uma promessa política numa fraude política”. Não é bem isso, trata-se apenas de mentira compulsiva, nada mais. Mente em qualquer aspecto da vida corrente. Ele e o seu irmão gémeo sabem bem que com os 20% de analfabetos e 60% de iletrados as patranhas do primeiro e as poses do segundo compensam. Ganharão as eleições respectivas, enquanto colocam paulatinamenteo país na cauda da europa. Os 80% (20+60) nada perdem com isso, os 0,5% sortudos também não. Ficam mais ou menos 19,5% a aguentar o barco, muitos a meter cunhas para conseguirem emprego e até alguns a blogar, não vá dar-se o caso da casa cair. O país atingiu uma fase triste em que, o que tem que correr mal, corre mesmo. Já está a correr todos os dias, só não ver quem não quer.

    Gostar

  68. Luis Moreira's avatar
    Luis Moreira permalink
    21 Fevereiro, 2008 00:14

    Caros (a ver se aca1mo o ambiente, o que é difíci1 com este ministro)

    Já viram que o nosso primeiro o que fez na vida foram aque1es projectos? Andou nas jotas todo este tempo e espera-se agora que perceba a rea1idade
    do dia a dia.É um po1itico para quem a estatística tem as 1eituras básicas
    a que nos (e se) habituou.Se a1guem 1he perguntar como exp1ica que o país sob a batuta de um governo ( que se diz) socia1ista se tornou mais injusto,com enorme acumu1ação de fortunas por uns quantos, responderá (já respondeu na AR) que é ganância!Não 1he ocorre nem por um momento que a ganância só é possíve1 porque a c1asse a que pertence potenciou as condições para que ta1 aconteça!

    Este homem bem 1á no fundo sabe que e1e e nós estamos capturados por um Estado fraco perante os interesses dos poderosos e forte, muito forte,com quem que não passa de um desgraçado.

    Desgraçadamente nem e1e nem nós podemos fazer mais do que o habitua1!Esperar o D. Sebastião que há-de aparecer em cava1o a1ado!

    Gostar

  69. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:21

    Mr. Piscoiso,

    nada, absolutamente nada tenho a ver com o seu estado irritadiço e sem humor.
    Só o constato, porque V. está a personalizar casos em mim. Só em mim. O que é bom sinal.

    Gostar

  70. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2008 00:22

    MRJB

    Acha mesmo que é preciso ir buscar o passado de Socrates e principalmente essas coisinhas, para que Socrates nao ganhe as próximas eleiçoes?!
    Antes pelo contrário, isso se tiver alguma importancia é para o favorecer, porque irrita tamanha perseguiçao.

    Para ganhar basta que os candidatos concorrentes sejam melhores.

    Gostar

  71. Anonimo's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:22

    .
    Apreciado JM, o crescimento é de 1,9%, a inflação 2,9%, crescimento real -1%, recessão, matemáticamente a explicação do aumento do Desemprego: poderia desenvolver este tema ?

    Gostar

  72. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:23

    Com tais homílias, para papalvos, não há hipótese.

    Gostar

  73. Joaquim Castilho's avatar
    Joaquim Castilho permalink
    21 Fevereiro, 2008 00:25

    O Zé explica aritmética à Zita “e ao João Miranda”

    “(…) Era como se uma empresa com 100 trabalhadores, despede 90, admite 10, e o Senhor Primeiro-ministro diz muito contente: — Criei 10 postos de trabalho. Isto é tentar enganar os portugueses (…).”

    Zita Seabra, comentando para a SIC a entrevista de Sócrates na segunda-feira

    O Zé, esse mesmo, ficou conhecido por ser íntimo de Durão Barroso, e, por isso, ganhou uma certa afeição por Zita Seabra, uma indefectível apoiante de todos os líderes do PSD. Quando a viu a fazer aquela triste figura na televisão, o Zé enviou-lhe lá da aldeia uma carta para a ajudar a aplicar as operações básicas:

    “Companheira Zita,

    Vi-a na TV e folgo em saber que parece cada vez mais jovem. A fuga do cativeiro, como a daquela moça da Áustria e a da outra do Brasil, fez-lhe bem. Pareceu-me no entanto algo angustiada com a minha situação e a dos outros Zés. Agradeço-lhe que aí em Lisboa zele por nós, mas, embora a situação seja de facto difícil, não é caso para estar tão angustiada.

    Faça comigo as contas, Companheira Zita, e verá que há uns sinais de que a situação pode estar a melhorar. Olhe lá para isto devagarinho:

    Aqui a nossa aldeia tinha, em 2006, 100 pessoas em condições de trabalhar (acho que vocês aí lhes chamam activos). Desses, cinco (5) estavam desempregados.

    Façamos a primeira conta: a taxa de desemprego é de cinco por cento (5%). Companheira Zita, chega lá através de duas operações básicas: divide 5 por 100 e, depois, multiplica o resultado por 100. Está a acompanhar o raciocínio?

    No ano seguinte (2007, o saudoso ano do referendo), não morreu ninguém cá na terra, felizmente. Mas houve várias circunstâncias que contribuíram para alterar o número de pessoas dispostas a trabalhar:

    • Houve 10 jovens que acabaram o 12.º ano e começaram a procurar emprego;
    • Fechou uma empresa (que resolveu mudar-se para a Roménia, sem que a Companheira Zita tivesse procurado fechar as fronteiras para a impedir de zarpar), atirando para o desemprego seis (6) pessoas, que, por acaso, são família chegada cá do Zé;
    • Nem tudo é mau, porque outras 14 pessoas cá da terra conseguiram emprego numa fábrica que foi inaugurada em 2007.

    Está preparada, Companheira Zita, para fazer mais umas contas? Vamos a isso, então, passo a passo:

    Se se recorda, havia 5 desempregados em 2006. A estes, há que juntar os 10 jovens que concluíram os estudos e estão à procura de emprego, bem como as 6 pessoas que trabalhavam na empresa que foi “deslocalizada”. A fazer fé no Prof. Ambrósio, que me ensinou as quatro operações básicas, teremos 7 pessoas desempregadas.

    Já estou a ver a Companheira Zita a empertigar-se e, esticando o dedo, questionar: — Como assim, ó Zé?

    Ai Companheira Zita, e então os 14 trabalhadores, que, entretanto, arranjaram emprego na fábrica que abriu, não são gente? Veja lá a conta: 5+10+6-14 = 7.

    É claro que a taxa de desemprego aumentou para 6,4 por cento [Companheira Zita, já sabe: divide 7 por 110 e, depois, multiplica o resultado por 100].

    Mas a verdade é que foram criados 8 postos de trabalho, porque inicialmente estavam empregadas 95 pessoas (100-5) e agora têm trabalho 103 pessoas (110-7).

    Ou seja, foram criados 8 postos de trabalho em termos líquidos (perderam-se 6, mas ganharam-se 14). É este o fenómeno de que dá conta o INE. Não há contradição entre aumento de taxa de desemprego e aumento do emprego líquido.

    Companheira Zita, quando tiver dúvidas, se não quiser esclarecer-se com os companheiros Menezes, Santana ou Ribau, não hesite em emailar cá para o Zé. Agora já cá temos a banda larga, como sabe.

    Ao seu dispor,

    O Zé”

    PS — Sugere-se a leitura do post Coisas que convém saber de João Pinto e Castro, que sintetiza o que está em causa na questão do (des)emprego.

    Do bolog CÂMARA CORPORATIVA

    Gostar

  74. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:26

    Mr. Luís Moreira,

    É tudo isso e mais alguma coisa o que V. escreveu.
    Sócrates, quer queiram ou não, sai todos os dias de casa com a lição bem estudada. Mais as cábulas. É um político que governa a curto prazo, sem estatuto de Estadista.
    Mas vai continuar para além de 2009. Faz e diz o que quer, porque sabe o povo que tem, cabeça baixa, sem o olhar olhos-nos-olhos.

    Gostar

  75. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:29

    Anónimo das 12h22

    mas é óbvio que não são as “casas made in Sócrates” que vão pesar na ausência de voto nele em 2009 ! O que pode pesar (alguma coisa) é a política anti-social para os mais desprotegidos….
    Menezes, assim actuando, não conta.

    Gostar

  76. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:32

    Mr. Piscoiso,

    Não, não gosto, nunca gostei de catequeses nem de catequistas.
    Penso livremente pela minha cabeça — umas vezes bem, outras por certo menos bem e outras mal.
    Mas não me deixo embalar. E se quisesse usufruir de indevidas benesses, oh, meu caro, por certo não estava aqui no Blasfémias a esta hora…. Mas faço-o com gosto, repito.

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2008 00:33

    “política anti-social para os mais desprotegidos….”
    isso nao é verdade..lol

    Gostar

  78. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:34

    Ó MJRB, já foi dito por aí, e é verdade, “Piscoiso” é um nick colectivo.
    Ao personalizar o nick num personagem, está a construir uma imagem virtual, que não condiz com a realidade.
    O seu conceito de “Piscoiso” é apenas seu, donde os atributos de irritadiço, defensor socrático, e tudo o mais que quiser, são construções da sua mente, baseadas em registos diversificados que por aqui aparecem.
    Mas percebe-se o seu esforço de identificação, porventura sintoma de carência afectiva.
    É o diagnóstico que me foi sussurrado ao ouvido pelo House.

    Gostar

  79. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:43

    Mr. Piscoiso,

    se o Dr. House, o grande House (está mais gordo, ou mais magro ?) assim me diagnosticou, é porque corresponde à verdade. Muita carência afectiva eu necessito…
    Curioso é que V. , porque anda “nisto”, na net e nos blogs desde há muitos anos (eu sou um novato não-militante), consultou o seu habitual reduto House. Caso contrário, como chegaria ao House ?

    Sei lá se “piscoiso” é um nick colectivo !? V. surge aqui em foto e o seu blog não tem dinâmica própria para um “colectivo”…

    Piscoiso-nick colectivo, ou Mr. Piscoiso,
    V. está implicativo para comigo. Há mais comentadores por aqui e noutros blogs que dizem bem pior de Sócrates e do seu governo…

    Gostar

  80. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 00:57

    Terá de aprender que a net é um mar de mentiras, onde se pescam verdades.
    Muitas horas de surf são necessárias para se apanhar a onda.

    Gostar

  81. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:06

    O que V. diz, é mais apropriado para o mundo e submundo dos políticos !…
    Quanto à internet, não concordo completamente, porque há bem mais verdades e assuntos de real interesse do que mentiras.
    Excepto se V. reduz a sua incursão na net a blogs e pouco msis. Não acredito que vá só ao seu estimado, confidente e consultor House.
    E mesmo nestes blogs, diz-se muitas verdades, que arranham e por vezes sangram.
    Oh homem, não se irrite comigo…. Não se fixe só em mim…. Que raio de caminho tão estreito !

    Gostar

  82. Desconhecida's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:08

    Foi Sócrates que construiu uns mamarrachos, em aldeias atrás do sol-posto, só acessíveis a quem escorregar por uma tábua e beber água da cisterna; mas não foi Sócrates que construiu os Gulags, tão queridos dos esquerdalhos que por aqui tão profusamente bufam a vodka marado; nem foi Sócrates que construiu Auschwitz, que embevece a chusma de aprendizes de nazi, que por aqui pululam e estridulam, arrotando a Dom Pérignon “made in Marrocos”.

    Gostar

  83. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:12

    MR. PISCOISO:

    GARANTO-LHE QUE ESTE POST DAS 1H09 NÃO É MEU !
    POSSO DISCORDAR DE SI, MAS NUNCA O INSULTARIA. NEM A NINGUÉM !!

    Gostar

  84. From Whitehall...'s avatar
    From Whitehall... permalink
    21 Fevereiro, 2008 01:14

    This is not your finest hour…

    Sincerely yours,
    Winston

    Gostar

  85. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:15

    Quem colocou aquele insulto como se fosse meu, não passa dum verme !!!

    Passem bem nos blogs, se é isto que querem.
    Comigo, para estas traições assim sujeito, não contam mais !

    Gostar

  86. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    21 Fevereiro, 2008 01:17

    Deviam ir dormir, não?
    A libelinha anónima das 1:09 bateu no fundo. Cobarde!

    Gostar

  87. Paulo's avatar
    Paulo permalink
    21 Fevereiro, 2008 01:19

    Devia ignorar MJRB…

    Gostar

  88. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    21 Fevereiro, 2008 01:25

    Sócrates: “vamos atingir a meta dos 150.000”.
    Ministro da Segurança Social a propósito de um fecho: “não é o estado que cria emprego; são as empresas”.
    Grande nó!

    Gostar

  89. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:32

    É-me indiferente se quem escreveu a mandar-me para o carvalho, é quem diz que estou irritado. São ambas uma forma de bulling, pressão psicológica. Que só é eficaz com jovens ou adultos ingénuos.
    Tretas.
    Ou nem tanto. A vaga de assassínios nos estabelecimentos de ensino nos EUA, é sabido dever-se ao bulling, para além do fácil acesso a armas.

    Gostar

  90. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:35

    “bullying” leva Y

    Gostar

  91. Desconhecida's avatar
    J.Sócrates,engºhidráulico permalink
    21 Fevereiro, 2008 01:36

    Já agora tambem mando o Piscoiso pró…isso.O gajo é um sabujo e um lambéconas.Compromete-me muito.

    Gostar

  92. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:41

    Mr. Piscoiso,

    é-lhe indiferente quem o insultou ?
    Conclui que fui eu ?
    Não acredita em mim ?

    Gostar

  93. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:46

    Sentir-me-ia insultado, se estivesse identificado. Como não sou Piscoiso, como poderei sentir-me insultado?

    Gostar

  94. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:48

    A foto nem sequer sou eu !

    Gostar

  95. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 01:57

    Mr. Piscoiso,

    V. não é um “fantasma”, certo ? Eu, também não, certo ? Os anónimos , idem, certo ?

    Somos pessoas !
    Você e não uma “coisa qualquer” pensa, escreve e mesmo sob o pseudónimo “Piscoiso” assina ! Assina a sua personalidade, a sua honra, a sua cidadania.
    E se um dia, por circunstâncias várias um e outro viermos a saber quem somos ? V. não reagiria por alegadamente eu o ter ofendido ?

    Bem, mas se é este o terreno para os comentadores desvirtuarem diálogos, afectos, livres opiniões, deixo-o livre.

    Mr. Piscoiso,
    mais uma vez vou ser sincero –como sempre– para consigo: esperava de si a compreensão, expressa em escrita, que não fui eu que o insultei.

    A partir deste momento, V. tem o território do Blasfémias ao seu dispôr para passar a embirrar com outro que não eu.

    Gostar

  96. Desconhecida's avatar
    21 Fevereiro, 2008 02:16

    Sr.MJRB:não insista,o Piscoiso,além de não ir pró…(ele é muito teimoso),é também muito desconfiado.O Sr.nunca mais o vai convencer que não foi você.

    Gostar

  97. Desconhecida's avatar
    21 Fevereiro, 2008 02:20

    A caligrafia é a mesma.

    Gostar

  98. MJRB's avatar
    21 Fevereiro, 2008 02:34

    EU,

    A sério: a partir deste momento acabaram os meus comentários no Blasfémias ou em qualquer outro blog.

    Não tenho necessidade de me sujeitar a estes momentos e não-reacções de quem sabe que eu nunca o insultaria. Nem a ninguém eu o faria.
    Comentei no Blasfémias com civismo e com o direito de discordar. E com a obrigação de entender quem de mim discordou — o que fiz.
    E como Mr. Piscoiso para além de ter desleixado nesta noite a sua até então interessante intervenção e pseudónimo, já tem apoiantes neste caso, deixo o terreno livre para se deleitarem à-vontade.

    Mas continuarei a ler os posts do Blasfémias.

    Gostar

  99. Desconhecida's avatar
    Cochicho permalink
    21 Fevereiro, 2008 02:59

    Não percebo este cagarim todo por causa de um gajo ter feito um comentário usando o nome de outro.Convenhamos que não é bonito,mas todos os dias o Piscoiso faz comentários renomando-se Ouriço Caixeiro(ou vice-versa)e ninguem se escandaliza.

    Gostar

  100. Desconhecida's avatar
    João das Regras permalink
    21 Fevereiro, 2008 03:23

    Caro MJRB:não se vá embora porque a sua opinião faz falta.Você é um homem sério,inteligente,informado e de boa fé,ao contrário de outros que por aí campeiam.Depois,nada impede que qualquer tipo mal intencionado(o Piscoiso é menino para isso,ainda por cima com o pó com que lhe ficou)passe a usar o seu pseudónimo,fazendo-o,supostamente, “dizer” barbaridades.Por tudo,peço-lhe que fique.

    Gostar

  101. Desconhecida's avatar
    Doe, J permalink
    21 Fevereiro, 2008 04:32

    ouriço caixeiro Diz:
    20 Fevereiro, 2008 às 10:59 pm

    “Se o nivel de desempregados esta a baixar, como pode a taxa de desemprego subir? explique-me”

    Com o NetEmprego?…
    Não! Não é esse!
    É o verdadeiro… 🙂

    http://europa.eu.int/eures/main.jsp?lang=en&acro=job&catId=482&parentCategory=482
    Search for a job
    Today, 7 617 Job Vacancies are waiting for you.

    Gostar

  102. Desconhecida's avatar
    André Verneuil permalink
    21 Fevereiro, 2008 10:11

    O Dr. House não pode ajudar o picoiso/ouriço, nunca o vi abordar casos de narcisismo. O picoiso anda nisto para defender uma clique, já no tempo da outra senhora havia tipos que se misturavam com pessoas de bem para as atrapalhar ou denunciar. Andavam nos cafés, nos empregos, agora frequentam blogs.
    Nada que vá alterar a caminhada para o abismo.

    Gostar

  103. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 10:15

    MJRB
    Vamos lá pôr os pontos nos “is”.
    De certo já ouviu falar en “netiquês”, uma espécie de código de conduta ou de educação da net.
    É algo diferente dessa ética romântiva de cavalheiros com que aparece, e que na vida real cai bem.
    Por aqui, não aceito paternalismos ou exigências seja lá do que for, porque sou livre de me exprimir.
    Quando solicita que eu escreva isto ou aquilo, por mais nobres que sejam as suas intenções, está a imiscuir-se na minha liberdade de escrita. Como de caridade não precisará… convinha no entanto balizar o fluxo afectivo, por assim dizer, que na net é tão fluido como uma nuvem. O resto, cuja aparência poderá desiludi-lo, quanto a nobres palavras como “companheirismo” e outras, há uma coisa que tem de estar sempre presente numa pessoa minimamente informada, num meio como a net: Segurança. Como não sabemos quem somos, tudo o que possamos dizer de pessoal pode ser mentira. Como tal, qualquer abordagem de carácter pessoal, é tão inútil como ridícula.
    Claro que a net tem espaços onde esse tipo de relacionamento que lhe é tão caro, e próximo da vida real, é até estimulado. Mas é feito na segurança de um registo de acesso, que aqui não existe.
    Habitue-se, como diz o outro.
    😉

    Gostar

  104. Desconhecida's avatar
    calisto permalink
    21 Fevereiro, 2008 13:44

    Este piscoiso é exímio a meter os pés pelos pés.Quem é que percebe este animal armado em psicólogo?Com sacristães destes a ajudar à missa,o sócrates está feito.

    Gostar

  105. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    21 Fevereiro, 2008 13:54

    Cada vez que leio as alarvidades do picoiso, o tal perito do cad desde 18 e tal fico com o intestino inquieto e normalmente acabo por ter de ir à casa de banho.

    Gostar

  106. Desconhecida's avatar
    André Verneuil permalink
    21 Fevereiro, 2008 13:57

    Os sinais:
    Setúbal, reconstrução do prédio onde ocorreu explosão «está emperrada». O emperrar como verbo major da sociedade em queda.

    Gostar

  107. Piscoiso's avatar
    21 Fevereiro, 2008 14:29

    Quando Calisto e Ourição, com a sua verve explícita, tentam bullying a piscoiso, é propaganda Benetton que dispenso.

    Gostar

  108. macxdream's avatar
    macxdream permalink
    21 Fevereiro, 2008 16:37

    Tanta conversa da treta que já chateia!!!!!!
    Só queria saber se a HONESTIDADE MORAL não conta para ser PM???????????
    o homem tem um passado académico mais turvo que as aguas do Trancoso, assina projectos que nem conhece, cada vez que é vaiado em público desvaloriza dizendo que são da oposição não há problema(quem não votou sócrates não é Português), vai dando tachos a todos os que se curvam perante sua excelência, etc…e ainda há “TOINOS” que acham que sim esta tudo bem!!!!
    Para mim é importante saber quem é e qual o passado do chefe de governo, eu pago impostos e o estado nunca me deu nada de borla, por isso tenho o direito de questionar a HONESTIDADE MORAL de quem gere o meu, e o vosso, dinheiro!!!!!!será que estou errado?????

    Gostar

  109. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    21 Fevereiro, 2008 16:40

    O problema, não está em não ser capaz de criar 150.000 postos de trabalho, mas sim no desaforo, com que vem para a televisão dizer o contrario da realidade! è assim que foram postos em causa os seus cursos, as suas assinaturas etc. Haja decoro……

    Gostar

  110. Desconhecida's avatar
    André Verneuil permalink
    21 Fevereiro, 2008 22:58

    Mais bullying para o Picoiso:

    O mercado dos pareceres e dos estudos e a corrupção (Carlos Antunes)

    No Orçamento de Estado para 2008, se a regra ao nível da despesa com o pessoal é de alguma contenção, já o montante previsto para a prestação de serviços de consultadoria provenientes do exterior dispara, revelando uma subida surpreendente.

    Efectivamente, para o ano de 2008, no subsector Estado e nos serviços e fundos autónomos o governo decidiu reservar 190,3 milhões de euros para a rubrica «estudos, pareceres, projectos e consultadoria» ou «outros trabalhos especializados», valor que representa um acréscimo face ao orçamentado em 2007 de 63,5%, aumento que se eleva para 76,1% se nos ativermos apenas aos serviços sem autonomia financeira.

    A este propósito, será conveniente relembrar a recente notícia de que o governo remeteu nada menos do que cinco (!) pareceres subscritos por professores de Direito Económico/ Fiscal ao Tribunal Constitucional, que tinha sido chamado a pronunciar-se sobre a constitucionalidade da Lei de Finanças Locais, aprovada pelo Parlamento e que o presidente da República; submeteu à apreciação do Tribunal Constitucional antes da sua promulgação, vindo posteriormente a saber-se que cada um desses pareceres custou 30.000,00 euros ao erário público (isto é, aos cidadãos contribuintes), sendo que numa das últimas edições da revista «Visão» esta realçava quão profícua é a actividade dos pareceres jurídicos, cuja remuneração unitária se situa entre 10.000 e os 75.000 euros, ao ponto de um ilustre fiscalista (Saldanha Sanches) ser acusado de que o seu chumbo nas provas para professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa se devia ao interesse de alguns membros do júri de, por essa via, tentarem impedir o seu acesso ao «mercado dos pareceres».

    Afinal, o que são e para que servem os pareceres e os estudos?

    A localização do novo aeroporto serve de exemplo perfeito para ilustrar a irrelevância dos mesmos – discute-se a necessidade de uma nova infra-estrutura aeroportuária há mais de 30 anos, mas é nas vésperas da «decisão política» que os estudos de universitários e técnicos, antes calados vá-se lá saber por quê, encontraram novo fôlego e dinheiro para, num par de meses, descobrirem e aparecerem a defender milagrosas soluções que em mais de três décadas nunca ninguém descortinou. O que nos ensinaram estes novos estudos sobre a localização do novo aeroporto? Estamos mais bem informados? Claramente que não. Em vez de darem respostas, enchem-nos de dúvidas, tentando em primeiro lugar destruir os outros estudos, impossibilitando que a decisão final seja tomada de forma minimamente racional e consensual.

    A importância de tais estudos e pareceres resulta, assim, apenas de terem conseguido gerar um «mercado original, não de criação de valor, mas de mera troca de dinheiros públicos» que influencia decisivamente as relações entre governantes e dos autores de tais estudos, funcionando num primeiro momento como defesa das tomadas de decisão dos políticos no exercício de funções governamentais e, por outro, na respectiva derresponsabilização quando as opções se revelem erradas.

    Ou seja, a decisão governamental que se tem por eminentemente «política» e não é, por isso mesmo, «neutra» (por alguma razão a legitimidade dos governantes assenta no voto em eleições) passa a subordinar-se a meros critérios de pretensas tecnicidade, imparcialidade e independência.

    Sabe-se como tudo isto funciona – o governante, porque tem total liberdade de escolha (não é certamente por acaso que o novo bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, veio defender «a realização de concursos públicos para a contratação pelo Estado de serviços de advocacia» como forma de pôr cobro a «situações de promiscuidade entre o poder político e alguns escritórios de advogados» – entrevista ao «Público» de 09.12.07), começa por comprar a imparcialidade, a independência e a tecnicidade de um ou mais «juristas, economistas ou engenheiros ilustres» (sim, tudo isto, tecnicidade, imparcialidade e independência também estão à venda, como se pode comprovar pelo estudo da Confederação da Indústria Portuguesa, CIP, sobre a localização do novo aeroporto, que defende que toda a população de Cascais, de Sintra, de Lisboa e da margem direita do Tejo atravesse o rio para chegar ao aeroporto, ter tido como um dos financiadores a empresa que detém o monopólio das pontes sobre esse rio). Esses «juristas, economistas ou engenheiros ilustres», a troco dos elevados montantes auferidos, predispõem-se a receber os recados daqueles e a estudar e a apresentar a solução formatada à decisão já pré-determinada (paradigmático do que acabo de afirmar é o caso do estudo de sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde, SNS, encomendado pelo actual titular da pasta da Saúde que, entre outras medidas, propôs o fim da ADSE, e cujo presidente da comissão de peritos autora do referido estudo, quando questionado sobre o fim da ADSE trazer para o SNS 1,3 milhões de portugueses, o que deixaria debilitado o sector privado dependente de convenções, e sobre se o SNS teria capacidade para dar resposta ao acréscimo destes utentes, teve a suprema lata de responder «nós não estudamos até ao fim todas as consequências das medidas, nomeadamente das implicações financeiras, que sugerimos»).

    Por fim, o último elo da cadeia deste mercado funciona quando os governantes deixam o exercício das respectivas funções, ao encontrarem de imediato emprego nas sociedades de advogados, gabinetes de engenharia e empresas a quem anteriormente adjudicaram tais estudos e pareceres.

    Os governantes começam por ser eleitos pelo voto dos cidadãos em eleições suportadas financeiramente por estes, posteriormente os mesmos cidadãos enquanto contribuintes pagam os estudos e pareceres que sustentam a decisão política dos ditos governantes, para finalmente estes, através do «abuso de poder», do «compadrio» e do «tráfico de influências» transferirem, por via desse mercado, dinheiros públicos para a órbita dos privados, sem qualquer poder de escrutínio por parte dos cidadãos-contribuintes. Se isto não é «corrupção no sentido de subtracção de dinheiros do Estado em favor de privados», então já não sei o que é corrupção.

    A questão é que em Portugal não existe um Estado independente do bloco central da governação (PS e PSD) e muito menos dos negócios que o apoiam e sustentam: da banca, da energia e da construção civil às grandes empresas de consultoria e gestão, de engenharia e projectos, e às sociedades de advogados.

    Gostar

  111. RV's avatar
    21 Fevereiro, 2008 23:49

    Creio que alguém pediu explicações sobre os números, esses tais que dizem que o desemprego diminuiu. As explicações estão no 4R:
    http://quartarepublica.blogspot.com/2008/02/os-pontos-nos-iis-sobre-o-emprego.html

    Gostar

  112. Desconhecida's avatar
    ourição permalink
    21 Fevereiro, 2008 23:59

    A democracia é um modelo de organização social em que diversos instrumentos de poder de alguma forma se contrariam limitando reciprocamente interesses ilegítimos, evitando abusos.
    O instrumento principal com que se deveria contar num estado civilizado é suposto ser o sistema judicial. Tal não acontece, o poder excessivo está a ser usado de forma abusiva na conquista de interesses inconfessáveis. O far west instalou-se e veio para ficar, não pela força dos votos certamente.

    Gostar

  113. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    22 Fevereiro, 2008 16:58

    Se fosse esta a unica fraude deste governo, eramos um país feliz……………………..

    Gostar

  114. el s's avatar
    el s permalink
    22 Fevereiro, 2008 18:19

    Concordo com o mail no seu total, excepto que toca num assunto sério por defeito.
    De facto não há só um fenómeno natural de expansão da população activa que cria os seus próprios empregos, como também temos a forma do que é contabilizado.
    Em primeiro lugar Sócrates contabiliza apenas os empregos por conta de outrém e não os por conta própria e não há razão para isso, todos são emprego e o desaparecimento dos segundos deve contar na contabilização liquída. Aqui estão os números da variação entre o 2º trimestre de 2005 e o terceiro de 2007:

    Trabalhadores total: +68300 (…)
    Trabalhadores por conta de outrém: Crescimento +108100 (…)
    Trabalhadores por conta própria: -39800 (…)

    Ou seja há cada vez menos negócios próprios, mostrando que muitas microempresas estão a fechar.
    Mas não ficamos por aqui, vejamos os próximos números:

    Contratos a prazo: +124100(…)
    Contratos sem prazo(fixos): -45800 (…)

    Mais precaridade, mas até podia ser bomm se….

    Duração semanal do trabalho:

    até 10 horas: + 531200
    de 11 a 30: -103200
    de 31 a 35: -354400
    de 36 a 40: +51800
    Mais de 41: -80200

    A criação liquída deu-se na transferência de pessoas que trabalhavam de 31 a 35 horas para menos de 10 horas. Bem, 35 horas é o horário de um FP e em muitos escritórios, menos de 10 horas é um biscate.
    Logo existiu nestes anos uma degradação do tipo de emprego. Se considerarmos o número de horas por semana em que se trabalha em Portugal temos uma redução abismal de trabalho.

    PS: Os números relativamente ao 4T do INE ainda não estão disponíveis com tanto detalhe, mas da previsão rápida o INE disse (para além da descida marginal do desemprego) que houve uma descida no número de pessoas com emprego (-0.3%).

    Gostar

  115. el s's avatar
    el s permalink
    22 Fevereiro, 2008 18:30

    Ao Joaquim Castilho. As suas contas estão certas, contudo em economia o que conta são as taxas e não os números absolutos.
    Na sua economia de 100 com 5 desempregados passou para 110 com 7 desempregados.
    Se continuar assim, por cada dez que entram cria 8 postos de trabalho quando a sua aldeia tiver mil pessoas, terá:
    Empregados: 805
    Desempregados: 195
    Taxa de desemprego 19,5%

    A prazo é isso que acontece.

    Gostar

  116. el s's avatar
    el s permalink
    22 Fevereiro, 2008 18:43

    E já agora só para ver como se pode usar a propaganda, a entrada 114 tem um pequeno problema técnico, vejam lá se advinham…
    (Coloquei-o na entrada de email que não é vísivel)

    Gostar

  117. abrasivo's avatar
    22 Fevereiro, 2008 22:40

    A mentira de tanto ser repetida acaba por ser aceite como verdade.
    O comentário de João Miranda até poderia fazer sentido se Sócrates, pelo menos desta vez, falasse verdade.
    Só que o número de 150 000 empregos criados, ou a criar, nada tem a ver com a realidade. É por isso que o desemprego tem aumentado. Porque Sócrates não tem criado os empregos que diz. Só que todos acreditam ver aquilo que nem um cego consegue ver. Sócrates fala, e ninguém questiona a verdade mesmo que aos olhos de todos pareça que é mentira.
    Segundo o INE, que Sócrates tanto gosta de citar, os números da população empregada são estes:
    2004, 5123 mil
    2005, 5123 mil
    2006, 5160 mil
    2007, 5170 mil
    Esta é arealidade. Não é ficção. É só fazer as contas. O resto, +106 000,
    +150 000 ou +94 000 do que em 2004, ou no princípio de 2005, não passa de um sonho.
    Sonhar é fácil!… Basta imaginar.
    E claro que, no final de 2007, havia quase meio milhão de desempregados. Mas isso resulta da diferença para a população activa que, no último trimestre até diminuiu. Só por isso, Sócrates pôde orgulhar-se de ter reduzido o desemprego na extraordinária marca de 5000. Mas isso é fácil de conseguir com uma adequada política de Saúde, ou arranjando maneira da malta desatar toda a fugir. Para o estrangeiro. Claro.

    Gostar

Trackbacks

  1. Aventar » Hoje é dia 1 de Abril! Vamos ao Trabalho!
  2. Hoje é dia 1 de Abril! Vamos ao Trabalho! « Aventar

Indigne-se aqui.