Stocks e especulação
Carlos Guimarães Pinto sobre a especulação e a acumulação de stocks de petróleo (Miguel Madeira já tinha colocado uma questão similar):
Porém esta teoria falha num ponto. Como a compra de petróleo como investimento financeiro implica que quem o compra não o consome, só estaríamos perante uma bolha especulativa se os stocks de petróleo estivessem a aumentar. Não estão. A subida do preço do petróleo deve-se à procura da economia real.
Todo o petróleo que existe está em stock. O que os países produtores fazem é gerir o stock. Alguns poderão estar a fazê-lo de forma intencional, outras como reacção aos preços e às suas necessidades políticas.
Quem compra futuros do petróleo está a comprar parte do stock que os árabes têm lá debaixo do deserto. Os especuladores que compram futuros fazem subir o preço do petróleo futuro. Se o preço do petróleo futuro sobe, os árabes têm um incentivo para adiar a extracção. Logo a oferta presente desce (ou desacelera) e o preço presente sobe até equilibrar o preço futuro. Isto não implica que estejamos perante uma bolha especulativa. Quer dizer apenas que a especulação que está a ser feita neste momento não afecta a procura presente mas sim a oferta presente.
Os especuladores não precisam de acumular stock próprio para fazer subir os preços no presente. Os especuladores constituem um stock virtual que resulta do abrandamento da produção presente e que fica fisicamente guardado nas próprias reservas dos países produtores. Pode-se considerar que parte da oferta actual está a ser desviada para esses stocks vituais.

JM,
Aleluia que alguém começou a perceber com isto funciona. Só uma correcção, os produtores nem precisam de abrandar a produção. Como o nível de compra (“futuro”) é consideravelmente superior à produção para a mesma data (ou período), basta continuarem a extrair o mesmo que extraíam.
GostarGostar
E como isso afecta o mundo inteiro, o melhor é intervir e acabar com o mercado de pitroleo na bolsa de valores.
GostarGostar
Até é engraçado. Quando alguém compra futuros, alguém tem que vender futuros. Se alguém o vende e eles não aparecem em stock, quer dizer que há muita gente, inlcusivé especualdores, que estão a apostar na queda do preço do pitroil.
Mas que há manipulação, isso há. 😉
GostarGostar
“E como isso afecta o mundo inteiro, o melhor é intervir e acabar com o mercado de pitroleo na bolsa de valores.”
Explique lá essa teoria, sff?
Leio cada coisa, hoje em dia…
GostarGostar
“Se o preço do petróleo futuro sobe, os árabes têm um incentivo para adiar a extracção.”
Não percebo uma coisa. Quando se compra um bem futuro não se está a contratar a compra desse bem ao preço contratado no presente? Ou compra-se a preço presente mas vende-se ao preço futuro? Se calhar isto é uma pergunta parva mas não percebo nada de economia.
GostarGostar
“Explique lá essa teoria, sff?”
É preciso explicar? É preciso acabar com os intermediários que compram pitroleo apenas interessados nas mais valias que vao fazer. O melhor era o pitrolex só ser negociado entre quem o produz, quem o refina e quem o utiliza. Finito para o mercado dos que compram e vendem papel, index, fundos e etc.
É preciso retirar o pitrolex do mercado fuinanceiro, e já agora as comodities.
GostarGostar
A´liás se nao fizerem alguma coisa, a bolsa tem os dias contados. Vai ser extinta.
GostarGostar
“É preciso acabar com os intermediários que compram pitroleo apenas interessados nas mais valias que vao fazer. O melhor era o pitrolex só ser negociado entre quem o produz, quem o refina e quem o utiliza.”
E como garantia a transparência dos preços, sem usar bolsas? Já pensou nisso? ehehheehheh
GostarGostar
Mas há alguma coisa de transparente na bolsa? Se fosse transparente estava toda a gente rica.
Mais vale um preço obscuro.
GostarGostar
É díficil a pergunta?
Como garantia a transparência da formação de preços? Pelo menos na bolsa eu sei quanto vale o oil. Sem ela, eu não o saberia e haveria muito mais penalização dos consumidores, haveria mais corrupção e até mais pobreza.
É isso que quer? ahahhahahahah
Se for díficil a pergunta, diga. Eu faço uma mais fácil. Como se chama a namorada do Cristiano Ronaldo? (Não vale copiar. ;-))
GostarGostar
“Sem ela, eu não o saberia e haveria”
Olhe sabia por sms. Perguntava o preço a quem vende e este dizia-lhe.
GostarGostar
Como é que é feito o preço da água?
GostarGostar
Metam a água na bolsa e vejam o que acontece. Ia ser girissimo.
GostarGostar
“Metam a água na bolsa e vejam o que acontece. Ia ser girissimo.”
A água já é mais cara que o pitroil e ainda não está cotada nos mercados. Mas será uma questão de tempo até que ela o seja.
Eu não sei como é formado o preço da água que pago. Existe um monopólio e combram-me o que querem e lhes apetece. E ninguém protesta. Gosta mais assim? Pagar mais pela água que pelo pitroil?
GostarGostar
O que eu gosto mais é que o preço da água nao aumente todos os meses. É que quando uma coisa aumenta todos os meses nao dá para fazer planos financeiros que se sustentem.
Apesar de a mim o preço do pitrolex só me afectar indirectamente visto eu ser um raro especime que nunca conduziu um automóvel por opçao. Nem sequer tenho carta. Nem preciso nem quero. Mas tenho a perfeita noçao que se o pitrolex aumenta todos os meses, todos os outros produtos todos os meses ficam à nora.
GostarGostar
anti-comuna
E sabe lá como é que é formado o preço do pitrolex. Sabe lá quem é compra e vende. Nao seja básico.
GostarGostar
“O que eu gosto mais é que o preço da água nao aumente todos os meses. É que quando uma coisa aumenta todos os meses nao dá para fazer planos financeiros que se sustentem.”
E quando os preços caiem todos os meses? Vc. não fica chateado, pois não?
Durante anos e anos os preços das matérias-primas caiu e nunca vi tanta preocupação com os especuladores e as bolsas e a volatilidade do preço das mercadorias.
É díficil viver sob uma economia de mercado? É díficil viver sob o risco?
Agora a sério. Como se chama a namorada do Cristiano Ronaldo? Dou-lhe uma dica. Começa por N. 😉
GostarGostar
“E sabe lá como é que é formado o preço do pitrolex. Sabe lá quem é compra e vende. Nao seja básico.”
Sei. Através da compra e vende, na tal curva engraçada, que se ensina nas escolinhas.
E nem preciso de saber quem compra e quem vende. Eu também gosto de privacidade. Vc. não gosta?
GostarGostar
“E quando os preços caiem todos os meses? Vc. não fica chateado, pois não?”
É evidente. Mas há quem fique chateado com isso. Quem produz.
ATé podiam manter uma bolsa mas em vez de de mercado contínuo ser por exemplo anual ou melhor de 5 em 5 anos.
“Como se chama a namorada do Cristiano Ronaldo?”
Mas quero lá saber quem é a namorada do Cristiano Ronaldo. Mas que básico!
GostarGostar
“ATé podiam manter uma bolsa mas em vez de de mercado contínuo ser por exemplo anual ou melhor de 5 em 5 anos.”
De 5 em 5 anos?
Vc. de que planeta é? Diga-me que eu também quero emigrar praí! 😉
GostarGostar
“É díficil viver sob uma economia de mercado? É díficil viver sob o risco?”
É estupido. E a humanidade tem a mania que é inteligente. Logo se a coisa nao funciona a bem da humanidade é mudar antes que andem todos à bulha.
GostarGostar
É conveniente ir lendo aquilo que comentadores têm respondido anteriormente.
Relatório do Senado americano:
“Although it is difficult to quantify the effect of speculation on prices, there is substantial
evidence supporting the conclusion that the large amount of speculation in the current market has significantly increased prices; several analysts have estimated that speculative purchases of oil futures have added as much as $20-$25 per barrel to the current price of crude oil.
Additionally, by purchasing large numbers of futures contracts, and thereby pushing up futures prices to even higher levels than current prices, speculators have provided a financial incentive for oil companies to buy even more oil and place it in storage. A refiner will purchase extra oil today, even if it costs $70 per barrel, if the futures price is even higher.
As a result, over the past two years crude oil inventories have been steadily growing,
resulting in U.S. crude oil inventories that are now higher than at any time in the previous eight years. The last time crude oil inventories were this high, in May 1998 – at about 347 million barrels – the price of crude oil was about $15 per barrel. By contrast, the price of crude oil today is about $70 per barrel. The large influx of speculative investment into oil futures has led to a situation where we have both high supplies of crude oil and high crude oil prices.
(…)
Because supplies have been rising along with demand, commercial crude oil inventories have been rising as well. As can be seen in Figure 5, the amount of crude oil in U.S. commercial inventories is higher today than at any other time in the current decade. The EIA forecasts that U.S. inventories will increase again in 2006.”
Note-se que os “Comercial Inventories” também são reservas/stock directamente guardados pelas petrolíferas.
O consumo diário americano ronda os 20.687.000 barris. O que representa uma queda de 8,8 milhões nas reservas como refere o artigo do Público?
GostarGostar
“É estupido. E a humanidade tem a mania que é inteligente. ”
Claro, claro. Diga-me como é que funciona aí no seu planeta. É que nós aqui, na Terra, não conhecemos melhor sistema que a economia de mercado. É como a Democracia.
Como não sabemos, habituamo-nos a viver com o melhor que sabemos.
Mas se aí no seu planeta já inventaram sistema melhor, diga-nos, que estamos sempre prontos a evoluir e a optar por sistema melhor.
Por falar na namorada do Cristiano Ronaldo. Não acha que ela é mesmo um bom pedaço? É imprescendível conhecer a moçoila, não é?
Olhe para isto:
É um bocadinho pró gordinho. Mas também é por pouco tempo, né? 😉
GostarGostar
Mocótós atacam a blogosfera.
Seria de esperar outra coisa?
http://criticademusica.blogspot.com/
GostarGostar
anti-comuna
Quando o preço do petroleo no mercado de valores está acima e muito acima daquele que os proprios produtores dizem que deve ser e que venderiam, é porque o mercado nao está a funcionar bem. Ainda nao entendeu?
O mercado está a prejudicar o preço. Assim acabe-se com o mercado.
GostarGostar
“Quando se compra um bem futuro não se está a contratar a compra desse bem ao preço contratado no presente?”
Tanto quanto sei, compra-se um bem que vai ser produzido e fornecido no futuro a um preço que resulta das antecipações dos agentes economicos sobre a evolução e a situação futura do mercado. Por isso, o preço actual (para fornecimentos a curto prazo) e os preços futuros são normalmente diferentes. O fornecimento e o pagamento fazem-se apenas no momento futuro a que se refere. No entanto, os contratos de futuros podem servir de garantias mercantis a financiamentos presentes. Esta pode ser uma das motivações dos vendedores em futuros. Mas existem outras. Por exemplo, um vendedor pode preferir garantir desde ja um preço que considera suficientemente elevado. Neste acaso não exclui que o preço efectivo na altura da produção e fornecimento do bem (no “futuro”, portanto) possa ser inferior ao preço futuro que é actualmente negociado. Um comprador, pode fazer a aposta contraria preferindo garantir desde ja um preço que considera suficientemente baixo. Tanto o vendedor como o comprador “especulam”. Mas também podem pura e simplesmente preferir ter ja garantidos volumes e valores relativos a exercicios futuros. O que lhes permite fazer calculos, previsões, e tomar antecipadamente decisões de investimento, de gestão e até, de orientação estratégica. O negocio em futuros não é apenas, nem principalmente, uma operação meramente especulativa. Também é, e cada vez mais, uma gestão com um tempo mais longo do que um simples exercicio anual. Tudo isto acaba naturalmente por influenciar as procuras e as ofertas do presente e dos sucessivos momentos futuros. Tudo isto torna mais complexas as racionalidades dos agentes economicos e as condições de funcionamento dos mercados.
GostarGostar
“Quando o preço do petroleo no mercado de valores está acima e muito acima daquele que os proprios produtores dizem que deve ser e que venderiam, é porque o mercado nao está a funcionar bem. Ainda nao entendeu?”
O mercado até pode estar a funcionar bem mas se fosse assim a produção aumentava e eles vendiam o pitroil todo a um preço ainda mais alto do que desejam.
Mas Vc. acredita no que eles dizem?
Onde já se viu um vendedor queixar-se dos preços altos que vende? ahahahhahah
GostarGostar
Caro Fernando, altamente. 🙂
E os custos com as taxas de juro? E os custos de armazaneamento? Não contam aí nessa fantástica descrição do que é um Futuro? 😉
GostarGostar
Para os que se queixam do preço das mercadorias meditarem:
Got oil? Drink milk!
GostarGostar
“Não percebo uma coisa. Quando se compra um bem futuro não se está a contratar a compra desse bem ao preço contratado no presente? Ou compra-se a preço presente mas vende-se ao preço futuro? Se calhar isto é uma pergunta parva mas não percebo nada de economia.”
Certo. Você tem de capital disponível para investir 10.000 USD. Vai ao mercado de futuros e “combina” com um vendedor que daqui a 3 meses (imaginemos) vai comprar 1.000 barris de crude a 125 USD, ou seja, daqui a 3 meses desenbolsa 125.000 USD. De forma a poder “entrar no mercado”, tem de pagar um parte de imediato (no NYMEX, são 6% do valor do contrato, salvo erro) como garantia. Então você paga já 7.500 USD, ficando com 2.500 USD disponíveis mais um “stock virtual” de 1.000 barris de crude a um valor “actual” de 125.000 USD.
Daqui a três meses, quando vence o contrato, o petróleo está, digamos, a 150 USD (em SPOT, i.e., para compra imediata). Você, “especulador” e não refinador, VENDE o seu “papel” a dizer que possui 1.000 barris a um refinador que esteja a comprar em spot a 150 USD por um total de 150.000. Ganhou 25.000 USD, ficando com um capital de 32.500 USD.
Vamos imaginar que a coisa dá para o torto….
Daqui a três meses, quando vence o contrato, o petróleo está, digamos, a 100 USD (em SPOT, i.e., para compra imediata). Quem lhe vendeu o petróleo exige que lhe pague os remanescentes 117.500 USD. Você vai ao mercado e arranja quem lhe compre por 100.000 USD. Que remédio. Fica com 102.500 USD e tem de pagar 117.500 USD. Ou seja, acabou de levar um “rombo” de 15.000 USD. Se o negócio não lhe interessar e se fez as coisas bem feitas, manda tudo bugiar, perde os restantes 2.500 USD e ALGUÉM que se aguente ao rombo dos 15.000 USD.
GostarGostar
Diz a minha tia Elvira que um senhor que ganha a vida a especular é um parasita.
GostarGostar
Mais uma fantástica descrição de como se especula no mercado de futuros do Nymex!
Caros Carlos Duarte, não quer trabalhar para mim? Eu forneço o capital e o amigo especula. Pago-lhe 20% dos ganhos. 😉
Mas gostei especialmente disto:
“Que remédio. Fica com 102.500 USD e tem de pagar 117.500 USD. Ou seja, acabou de levar um “rombo” de 15.000 USD. Se o negócio não lhe interessar e se fez as coisas bem feitas, manda tudo bugiar, perde os restantes 2.500 USD e ALGUÉM que se aguente ao rombo dos 15.000 USD.”
ehehehehehh
GostarGostar
A propósito do momentoso assunto do custo dos combustíveis, está outra vez na berra o tele-trabalho como um dos meios para eliminar deslocações desnecessárias.
Esse assunto foi abordado, há anos, numa pequena história, intitulada «Redução de Custos», onde se pode ver como nem sempre essas coisas são tão fáceis como parecem – especialmente num país como o nosso, onde o mais difícil de mudar são as mentalidades. Ver [aqui]
.
GostarGostar
Caro Anti-Comuna,
Então “explique” lá…
GostarGostar
Enviaram-me este pequeno texto, que é uma satira a quem vota. Ao ler alguns comentários lembrei-me logo dele. 😉
“QUEM ELEGE OS NOSSOS POLÍTICOS?
Um amigo meu comprou um frigorífico novo e para se livrar do velho, colocou-o em frente do prédio, no passeio, com o aviso:
Grátis e a funcionar. Se quiser, pode levar.
O frigorífico ficou três dias no passeio sem receber um olhar dos passantes.
Ele chegou à conclusão que as pessoas não acreditavam na oferta. Parecia bom de mais para ser verdade e mudou o aviso:
Frigorífico à venda por 50,00 €. No dia seguinte, tinha sido roubado!
Cuidado! Este tipo de gente vota!
Ao visitar uma casa para alugar, o meu irmão perguntou à agente imobiliá ria para que lado era o Norte, porque não queria que o sol o acordasse todas as manhãs. A agente perguntou: ‘O sol nasce no Norte?’ Quando o meu irmão lhe explicou que o sol nasce a Nascente (aliás, daí o nome e que há muito tempo que isso acontece!) ela disse: ‘Eu não estou actualizada a respeito destes assuntos’.
Ela também vota!
Trabalhei uns anos num centro de atendimento a clientes em Ponta Delgada – Açores. Um dia, recebi um telefonema de um sujeito que perguntou em que horário o centro de atendimento estava aberto.
Eu respondi: ‘O número que o senhor discou está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.’
Ele então perguntou: ‘Pelo horário de Lisboa ou pelo horário de Ponta Delgada?’
Para acabar logo com o assunto, respondi: ‘Horário do Brasil.’
Ele vota!
Um colega e eu estávamos a almoçar no self-service da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falar a respeito das queimaduras de sol que ela tinha, por ter ido de carro para o litoral. Estava num descapotável, por isso, não pensou que ficasse queimada, pois o carro estava em movimento.’
Ela também vota!
A minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, para cortar o cinto de segurança, se ela ficar presa nele. Ela guarda a ferramenta no porta-bagagens!
A minha cunhada também vota!
Uns amigos e eu fomos comprar cerveja para uma festa e notámos que as grades tinham desconto de 10%. Como era uma festa grande, comprámos 2 grades. O caixa multiplicou 10% por 2 e fez-nos um desconto de 20%.
Ele também vota!
Saí com um amigo e vimos uma mulher com uma argola no nariz, ligada a um brinco, por meio de uma corrente. O meu amigo disse: ‘Será que a corrente não dá um puxão cada vez que ela vira a cabeça?’ Expliquei-lhe que o nariz e a orelha de uma pessoa permanecem à mesma distância, independentemente da pessoa virar a cabeça ou não.
O meu amigo também vota!
Ao chegar de avião, as minhas malas nunca mais apareciam na área de recolha da bagagem. Fui então ao sector da bagagem extraviada e disse à mulher q ue as minhas malas não tinham aparecido. Ela sorriu e disse-me para nã o me preocupar, porque ela era uma profissional treinada e eu estava em b oas mãos.’Agora diga-me, perguntou ela… o seu avião já chegou?’
Ela também vota!
À espera de ser atendido numa pizzaria observei um homem a pedir uma pizza para levar. Ele estava sozinho e o empregado perguntou se ele preferia que a pizza fosse cortada em 4 pedaços ou em 6. Ele pensou algum tempo, antes de responder: ‘Corte em 4 pedaços; acho que não estou com fome suficiente para comer 6 pedaços.’
Isso mesmo, ele também vota!
Agora já sabem QUEM elege os políticos!”
GostarGostar
A chatice do tele-trabalho, é não ter muitas hipóteses de exibir o carrinho.
GostarGostar
“Então “explique” lá…”
Não preciso de explicar. Vc. fez uma descrição fantástica! Especialmente a arte de fugir. ehheheheh
GostarGostar
Caro Anti-Comuna,
“E os custos com as taxas de juro? E os custos de armazaneamento? Não contam aí nessa fantástica descrição do que é um Futuro? ;-)”
Claro que contam. Como outros aspectos de que não falei. Até porque não se pode falar de tudo de cada vez que se fala de algo. E como muitos e muitos outros aspectos que ignoro ou não domino. Porque não sou especialista na matéria nem tenho a pretenção de esgotar um assunto que, no minimo, é complexo e muito técnico (pelo menos para mim). Apenas me abalancei a tentar dar uma pequena e modesta achega ao que poderia ser uma resposta mais completa e avisada a uma pergunta feita acima pelo RV.
Mas talvez o Anti-Comuna possa falar aqui concretamente desses e de outros aspectos. Pelo meu lado, agradeço !
GostarGostar
“Mas talvez o Anti-Comuna possa falar aqui concretamente desses e de outros aspectos. Pelo meu lado, agradeço !”
Nem é preciso:
http://www.google.com/
http://www.wikipedia.org/
😉
GostarGostar
Alguns comentários sobre este post:
– Já disso isto neste blog mas volto a repetir. Quem compra futuros não se interessa pelo petróleo enquanto activo, apenas aposta na direcção do preço de forma a lucrar, portanto “Quem compra futuros do petróleo está a comprar parte do stock que os árabes têm lá debaixo do deserto.” não se aplica.
– “os especuladores que compram futuros fazem subir o preço do petróleo futuro” Esta frase aplica-se mas não se pode esquecer que é preciso investidores apostando no sentido contrário. Por exemplo, se um investidor aposta na subida do preço e compra contractos, obrigatoriamente, uma ou mais operações tem de ser accionadas. Questão: Será que os que abrem essas posições inversas também são especuladores? A reposta é óbvia: Claro que sim!!
– “…especulação que está a ser feita neste momento não afecta a procura presente mas sim a oferta presente.” Bem, isso não é tão linear. Uma coisa implica a outra, pois no momento em que a oferta muda a procura ajusta-se automaticamente. É um dos príncipios básicos da Lei da Oferta-Procura que estás a violar. Sendo que os países têm de controlar os seus stocks, devido a este preço elevado muitos países irão optar por adiar os aumentos do seu stock. Isso, parece-me que afecta a procura presente de uma forma inequívoca.
– Para concluir, quando falas em stocks virtuais que estão a aumentar devido à actuação de especuladores. Bem, como sabes a OPEP tem os seus limites diários de Produção e só pondera alterar-los durante as suas reuniões que acontecem de tempos a tempos. O que quero dizer é, não há acumulação de “Stocks Virtuais” por parte dos produtores, estes podem muito bem produzir ao ritmo que lhes apetece pois irão sempre escoar a sua produção e até já nem é importante para eles maximizar as vendas pois se fosse esse o objectivo, aumentavam a produção!
GostarGostar
“Nem é preciso”
De facto !… 😉
GostarGostar
Caro Anti-Comuna,
Eu percebi a “piada”, mas fiz uma descrição abreviada da coisa… Sim, eu sei que o contracto é actualizado de acordo com a cotação diária e contas de margem. Mas para explicar como fica o preço no fim, dá na mesma (a valorização / desvalorização é idêntica). Quanto ao fugir, E SE AS COISAS FOREM BEM FEITAS, vocês foge… digamos que “abre falência” e que “alguém” ficar a arder por si… sei lá, pessoal que comprou derivados do seu investimento…
GostarGostar
“Quem compra futuros não se interessa pelo petróleo enquanto activo, apenas aposta na direcção do preço de forma a lucrar, portanto “Quem compra futuros do petróleo está a comprar parte do stock que os árabes têm lá debaixo do deserto.” não se aplica.”
Tem a certeza?
Por exemplo, se eu fosse operador do mercado de refinação e comercialização sem upstream, compro futuros porque me interessa o activo.
Se eu fosse gestor de risco de uma empresa de transportes comprava crude ou gasoleo no mercado de futuros para me proteger dos contratos assinados com os meus clientes.
Se fosse um grande armador de pesca, provava futuros para me proteger, para as próximas épocas de faina.
And so long.
O mercado de futuros não foi feito para apenas especular. Foi para cobertura de riscos da chamada economia real.
Certo?
GostarGostar
“Quanto ao fugir, E SE AS COISAS FOREM BEM FEITAS, vocês foge… ”
Não foge. Só se a volatilidade estoirar num dia negro é que Vc. foge. 😉
Mas quando não sabemos, estamos calados. Eu mesmo o que julgo saber digo tantos disparates, imagine meter-me em assuntos que não percebo nada? Tá a ver? 😉
GostarGostar
“Quando o preço do petroleo no mercado de valores está acima e muito acima daquele que os proprios produtores dizem que deve ser e que venderiam, é porque o mercado nao está a funcionar bem. Ainda nao entendeu?
O mercado está a prejudicar o preço. Assim acabe-se com o mercado.”
GostarGostar
è curioso porque eu ouvi exactamente o contrário. Que o pitroil estava a ser transaccionado a valores inferiores ao seu valor residual.
GostarGostar
“Não foge. Só se a volatilidade estoirar num dia negro é que Vc. foge. ;-)”
Sim, porque os (ex-)executivos da Bear Stearns (p.ex.) estão pobrezinhos, coitados… Se o dinheiro NÃO É SEU, claro que foge.
GostarGostar
Caro Carlos Duarte, já viu as mamocas da namorada do Cristiano Ronaldo?
Acha que é de comprar futuros daquilo? 😉
GostarGostar
Obrigado pelos esclarecimentos.
Para o criativo anti-comuna, aqui vai uma história para o seu cardápio 🙂
O Joãozinho, miúdo traquina, foi comprar ovos à lojinha da esquina e pediu uma dúzia de ovos dos mais velhos que o comerciante tivesse. Este, foi desmontando a pilha de caixas, pondo de lado as mais recentes até chegar à mais velha. Então o menino Joãozinho pegou na primeira que o comerciante colocou de lado, pagou e foi-se embora com os ovos mais frescos da loja.
O menino Joãozinho ainda não vota.
GostarGostar
“O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, disse hoje que o preço de US$ 115 por barril de petróleo não é justo e deve aumentar, informou a agência iraniana “Mehr”.
“O preço de US$ 115 por barril de petróleo nos mercados internacionais é um número enganoso, este produto é um bem estratégico e deve alcançar o seu valor verdadeiro”, declarou Ahmadinejad.
Claro que este senhor não é de todo dono do bom senso, se é que alguém o é, de facto, mas não deixa de ser um fornecedor.
GostarGostar
Pois não vota. Quando ele votar vai-se estragar. Ou vender os ovos. 😉
GostarGostar
Caro anti-comuna,
Depende do valor e duração dos mesmos, do valor actual e da qualidade do silicone… Se for assim a 2 ou 3 anos ainda pode ser que seja. A 30 não me parece bom investimento. :p
GostarGostar
“Se for assim a 2 ou 3 anos ainda pode ser que seja. A 30 não me parece bom investimento.”
Totalmente de acordo. A moça já revela nas pernas sintomas de deteoração. 😉
GostarGostar
É pá, sempre se pode comprar agora, esperar que as revistas do “sôcial” publiquem mais umas fotos e vender as opções daqui a uma semanita… mas o rapaz parece que está a estragar o negócio.
GostarGostar
“mas o rapaz parece que está a estragar o negócio.”
Acho que não. Ele valoriza o produto. Além disso, ela já vem com um mercedes e um apartamento acoplado. Quer melhor? 😉
GostarGostar
Eu percebo pouco destas coisas, mas verifico que esta subida vertiginosa começou com fuga dos capitais da área de negócios afectada pelo subprime para os combustíveis e comodities, pondo em causa a estabilidade social. Há analistas que dizem que a crise resulta do excesso de liquidez e de práticas especulativas e, sobre estes dois factores parece não haver dúvidas. Depois, dadó o mercado petrolífero andar próximo do equilíbrio entre a oferta e aprocura, qualquer perturbação (acção terrorista, tensão regional, etc.) o que pode levar-nos a concluir que algumas destas acções perturbadoras sejam deliberadamente provocadas. Por exemplo: é conhecido que o petróleo está próximo da exaustão; mas porque subiram simultâneamente os produtos agícolas, que durante anos estiveram pelas horas da morte, e muito para além do aumento dos factores de produção provocado pela alta do petróleo? Conclusão: o mundo global é de difícil gestão e os governos estão condicionados por mandantes altamente cotados que os utilizam. Mas esta situação, gerida no fio da navalha, como está a ser, é extremamente perigosa, porque a fome não é boa conselheira.
GostarGostar
Você não está par do mercado. Parece que o rapaz vai se livrar dos activos. Assim a janela para a venda diminui (suponho que o produto desvalorizará quando deixar de ser comentado nos círculos da especialidade).
GostarGostar
Caro Carlos Duarte, essa não sabia. Mas continuo convencido que ela ainda se valorizará nos próximos tempos.
Temos é que descobrir a próxima pérola que o CR7 vai escolher. É ganho garantido e chorudo! 😉
GostarGostar
Onde é que raio está a foto ?
Ou é só especulação ?
GostarGostar
Vê lá se a sua Tia Ermelinda o apanha com os olhos na botija. 😉
http://musvn.blogspot.com/2008/04/nh-hot-ca-b-mi-ca-cronaldo.html?showComment=1208975520000
GostarGostar
Bem, já que discordamos, temos sempre a possibilidade de negociar uma opção de compra… :p
GostarGostar
Anti-comuna,
Ocupar tempo a falar na namorada do C Ronaldo? A tipa até tem um ar barato. Afinal você também vota!
GostarGostar
“verifico que esta subida vertiginosa começou com fuga dos capitais da área de negócios afectada pelo subprime para os combustíveis e comodities”
Verifique as cotações do ouro e do petróleo nos últimos meses: são curvas quase pereitamente simétricas: Petróleo sobe, ouro desce, petróleo desce, ouro sobe. Quase ao cêntimo.
GostarGostar
se o mercado está a funcionar bem e é assim, com aumentos dia a dia e racionamento, então por favor acabem já com este sofrimento porque não está a fazer nenhum favor à humanidade.
GostarGostar
O anti-comuna deixou o bagacinho e dedicou-se à contemplação?
GostarGostar
“Ocupar tempo a falar na namorada do C Ronaldo? A tipa até tem um ar barato. Afinal você também vota!”
Se o ar dela é barato ou caro, não discuto. Tomara a mim ter namoradas como ela. Com a minha idade…
“O anti-comuna deixou o bagacinho e dedicou-se à contemplação?”
Contemplo com bagacinho. Mas agora, estou bem disposto, vou beber um cognac Comte Joseph. É barato mas consola-me a alma. 😉
GostarGostar
Caro Anti-Comuna,
Relativamente ao post 44 tem razão. Os mercados de futuros também servem para gerir de uma forma mais efectiva a exposição de uma companhia determinado risco.
No entanto apenas me referi ao objectivo de todos os outros investidores que não estão nesse mercado para gerir riscos mas sim para tentar lucrar.
Já agora, alguém sabe se a TAP faz gestão de risco investindo em futuros e opções? Estou curioso…
GostarGostar
JM igual a si próprio.
Convencido que economia é uma ciência exacta como as áreas onde JM actual profissionalmente, lá se esforça por encontra uma explicação lógica.
Caro João tudo o que disse era verdade há 3, 6 ou 12 meses atrás. Como explica que só agora é que o preço entrou em fase hiperbólica ?
Explicação de Economista, coisa que você não é: O escesso de massa monetária a juros baixos do FED procuram activos para especular. Como o imobiliário ou as acções não apresentam grandes expectativas, há que entrar nas mercadorias. E porquê o petroleo ?
Let’s look the trailer: http://www.youtube.com/watch?v=o-zoPgv_nYg
Para a próxima pode ser que acerte…
GostarGostar
“No entanto apenas me referi ao objectivo de todos os outros investidores que não estão nesse mercado para gerir riscos mas sim para tentar lucrar.”
Eu sei parte do que pretende afirmar. Mas não podemos com ligeireza dizê-lo com toda a certeza com que se escreve.
Aliás, quem tem certezas não as publicita, negoceia. Entende onde quero chegar?
É evidente que o especulador compra um activo, não essencialmente pelo que ele vale, mas pelo que ele pode valer num dado espaço temporal. E concordo que a chegada ao mercado de determinado tipo de especuladores investidores artificia os preços. Mas a médio longo prazo, o mercado autocorrige-se.
Mas em vez de estarem preocupados com a especulação é melhor preocuparem-se com as manipulações. Essas é que são as prejudiciais ao bom funcionamento do mercado. Ou pelo menos, essa é a tese da generalidade dos operadores.
Eu tenho para mim que muito deste bruá é apenas mero paleio para bébé formir. Quem tem certezas testa-as no mercado.
E também que o preço das matérias-primas, como já mostrei aí algures atrás num gráfico, até nem está elevado em termos históricos. Se corrigirmos, naturalmente, pelos deflatores americanos.
O que as pessoas ainda não entenderam e, muito fruto do tipo de imprensa que agora faz escola, é que isto tudo faz parte do ciclo natural do desenvolvimento económico. E que estes ciclos das matérias-primas até são bastante importantes para elevar o nível de vida das pessoas. Porque, são estes ciclos que permitem elevar a produtividade, a qualidade e até a quantidade das matérias-primas.
Eu preocupo-me menos em meditar no porquê e ter certezas e mais testar hipóteses, no mercado. Essa é a minha filosofia. Tudo o resto…
GostarGostar
“O que as pessoas ainda não entenderam e, muito fruto do tipo de imprensa que agora faz escola, é que isto tudo faz parte do ciclo natural do desenvolvimento económico. E que estes ciclos das matérias-primas até são bastante importantes para elevar o nível de vida das pessoas.”
aleluia irmão
GostarGostar
isso será na proxima vida também?
GostarGostar
“Se o preço do petróleo futuro sobe, os árabes têm um incentivo para adiar a extracção.”
Não necessariamente. Na verdade têm incentivo a vender imensos futuros, enquanto o preço está alto. Mas tenho dúvidas que se tenham lembrado disso.
O árabes têm que gerir o stock a 50 anos, não a 1 ano (supondo ser este um prazo normal para futuros). Só adiarão a produção se considerarem que o valor actualizado de um barril de petróleo, tendo em conta todo o período de vida dos stocks, é superior ao preço actual.
Os árabes maximizam receita no longo prazo (tendo em conta condicionantes políticas…probabilidade de “guerras preventivas”). E o longo prazo são várias décadas. O que os especuladores pensam para o próximo ano é pouco relevante.
Mas eu diria que na prática, não existe este nível de racionalidade. Os árabes gerem receita anual; i.e. procuram ter determinada receita anual +/- constante. Pelo que, quando o preço sobe, o incentivo para manter a produção é maior, e quando o preço baixa, o incentivo é para “furar” o Cartel.
Por outras palavras, encontrar racionalidades perfeitas e homogéneas nos actores económicos é um disparate. A evolução do preço pode ser pura euforia especulativa (“bolha”), como pura racionalidade, antecipando carências ainda maiores de petróleo no futuro, ou mesmo fruto de instabilidade (ou estabilidade) política temporária. Só daqui a uns anos saberemos.
Afinal, o que se passou durante as outras crises de petróleo? Porque motivo ao fim de 2/3 anos os preços baixaram abruptamente outra vez? Porque parece que continuamos a não aprender nada com as crises anteriores?
GostarGostar
“Porque, são estes ciclos que permitem elevar a produtividade, a qualidade e até a quantidade das matérias-primas.”
Afinal, é isto que está a acelerar a nova vaga de energia (que normalmente caracterizam a entrada num novo ciclo económico de longo prazo). Suponho que a partir de 2015 entremos num novo ciclo de 30 anos de prosperidade.
GostarGostar
http://cooleconomist.blogspot.com/2007/11/economic-benefits-of-speculation.html
Um artigo que relata uma das poucas coisas boas associadas À especulação!
GostarGostar
Formação de stocks num mercado neo-liberal:
Uma vez, num lugarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por €10 cada. Os aldeões, sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos.
O homem comprou centenas de macacos a €10 e então os aldeões diminuíram o seu esforço de caça.
Aí, o homem anunciou que pagaria €20 por cada macaco e os aldeões renovaram os seus esforços e foram novamente à caça. Logo os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para €25 e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça. O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por €50! Entretanto, como iria à cidade, deixaria o seu assistente cuidando da compra dos macacos.
Na ausência do homem, o assistente disse aos aldeões:
– Olhem todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender-vos por €35 e, quando o homem voltar da cidade, vocês podem vender-lhe por €50 cada.
Os aldeões, muito espertos…, pegaram nas suas economias e compraram todos os macacos do assistente.
Nunca mais viram nem o homem nem o seu assistente, somente macacos por todos os lados.
GostarGostar
Creio que está bem explicado.
Aliás, nem era preciso tenta explicação.
Mas há quem não tenha capacidade para entender.
Costumo dar o exemplo das Coreias como a diferença abissal entre economia de mercado(capitalismo) e economia planificada(socialismo): no fim da guerra as Coreias estavam destruídas -mais a do Sul que tinha sodo invadida.
Os EUA “impuseram” o sistema no Sul; sendo, à data, um país mais atrasado do que toda a Europa, o Sul hoje é um dos 10 países mais desenvolvidos do Mundo, com cerca de 90% de jovens com estudos Universitários.
E o Norte? Pobre, miserável, sem condições de vida, imenso campo de concentração.
Tudo culpa da especulação capitalista, claro.
GostarGostar
Caro JM,
“preço presente sobe até equilibrar o preço futuro”
Isso se o mercado estiver em “Cotango” porque se estiver em “Backwardation” o preço presente é superior ao preço do futuro…
Muitas vezes o mercado está em “Backwardation” e os investidores apostam na subida do preço do petróleo.
Como explicas essa tua teoria expressa nesse post posto isso??
GostarGostar
Peço desculpa…
No post anterior é favor trocar “Cotango” por “Backwardation”. Assim é que está correcto 🙂
GostarGostar
Para o João Miranda:
First they ignore you.
Then they laugh at you.
Then they fight you.
Then you win.
Gandhi
GostarGostar
Satiro, agora aplique esse seu pensamento aos países nordicos onde se vive melhor que nos eua.
GostarGostar
Eu vi com os meus olhos arregalados as fotografias que o anti-comuna pôs em 61 e considero, aqui de kandahar, que vamos enviar-lhe uma burka para acabar com o desaforo. Eu fiz mais de 200 filhos mas sempre repudiando mulheres em poses demoníacas.
É por essas e por outra que vocês aí no ocidente vão acabar mal. Vou avisar os meus primos da arábia saudita para suspenderem a exportação do precioso líquido e avisar o queiroz que se não controla esses desaforos não voltam a ganhar a premier ligue.
GostarGostar
O JM está a instigar a nova invasão americana, agora à amiga Arábia Saudita (os outros vizinhos caem por efeito-dominó).
Os árabes são sempre os culpados. Xiça! Então Alá é o Deus mais poderoso, já que os protege tanto.
Tamanha teoria da conspiração só ao nível daquela que JM atriuía a quem viu ao contrário da versão conveniente o 9/11…
GostarGostar
>Não percebo uma coisa. Quando se compra um bem futuro não se está a contratar a compra desse bem ao preço contratado no presente?>
Nao.
Imagine que faltam 3 meses para a colheita de batatas e o RV vai a uma quinta e pergunta se lhe vendem uns kilos a 10, daqui a 3 meses. Imagine que lhe dizem que sim. Chega o dia e a batata esta a 8. Voce paga 10 e perde 2 euros. Se a batata esta a 12, voce compra a 10 e vai logo vender a 12. Ganhou dois euros.
Ai tem o mercado de futuros. Voce pensa que batata vai estar cara e acha que faz um bom negocio. O quinteiro acha que vai estar barata e acha tb que fez um bom negocio.
Na altura saber-se-a.
Para o quinteiro, o mercado de futuros e um seguro. Aconteca o que acontecer, tem um prec garantido
GostarGostar
.
Em Fevereiro de 2008 nos EUA a gasolina era a 0,538€/litro e o diesel a 0,591€/litro). Na Europa, Estónia e Latvia o litro estava abaixo de 1€.
.
Em Fevereiro a gasolina em Portugal (1,369€/litro) era mais cara que na Áustria, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Espanha, França, Irlanda, Eslovénia, Suécia, Lituânia, Eslováquia, Suécia, Lituânia, Eslováquia, Suíça, Polónia, Hungria e Rep Checa.
http://www.aaroadwatch.ie/eupetrolprices/default.asp
http://www.aaroadwatch.ie/eupetrolprices/default.asp
GostarGostar
Porquê a atitude passiva do Governo perante este problema do alto custo dos combustíveis? Bem, por uma razão muito simples – considerando que este não é um problema para o Governo, mas para a população. É que o Governo resolve, com isto, quse todos os seus problemas financeiros: Mais arrecadação no ISP, mais arrecadação de IVA nos produtos petrolíferos e nos outros que vão subir em consequência deste aumento, menos pagamento nas SCUT por redução do trânsito e, até, poupança nos carros do estado, dado que, qualquer dia, são os únicos que por aí circulam.
Outra consideração, indesmentível, é que qualquer circuito comercial deve ser aliviado dos agentes que constituem um peso morto e pernicioso para a fixação de preços justos. Veja-se o caso das pescas, onde se verifica que um quilo de peixe é vendido a um preço médio de 1,5 €, isto porque há toda uma teia improdutiva no circuito que se interpõe entre o produtor e o consumidor final. No petróleo passa-se um caso parecido. Em Espanha, Zapatero falou com as petrolíferas e chamou-as à atenção para as suas responsabilidades sociais: Em tempo de crise, a responsabilidade tem que ser assumida por todos os agentes intervenientes. Este é o verdadeiro papel de um governo.
GostarGostar
.
O Governo nem contas sabe sabe fazer quanto mais de equilibrio de finanças publicas (SUSTENTADAS claro porque o resto são tretas):
.
quanto “apoio social”, “subsidios de desemprego”, “aumentos de abono de familia”, “apoios a certos sectores” etc etc vai ter que gastar dos nossos Impostos para MAJESTATICA (ou estupida ou arrogantemente) continuar a dizer: NÃO BAIXAMOS IMPOSTOS.
.
Mas que parvoeira é esta ????
.
Entrou-se no reino da palermice. Isto de Capitalismo é ZERO. De “social-democracia” é ZERO. De Comunismo é CEM. De LIBERTAÇÃO DOS CIDADÂOS e LIBERALISMO é MENOS CEM.
GostarGostar
Acho que o facto das reservas americanas estarem a baixar não se prende com o factod a procura estar sensivelmente igual à oferta mas sim porque os americanos estão a apostar numa queda do preço do barril. Até porque segundo a global research são maioritáriamente os próprios americanos a especular. Assim os tansos dos outros países compram, gastam fortunas e quando lhes der na real gana os americanos param a brincadeira e compram a bom preço deixando os otários dos restantes países a arder… É só a minha opinião claro.
GostarGostar