De comparação em comparação
9 Julho, 2008
acaba-se assim
“Sou refugiado político” – Vale e Azevedo
«Considero-me a primeira exilada de um país que se diz há 29 anos livre e democrático”,» – Fátima Felgueiras
56 comentários
leave one →
acaba-se assim
“Sou refugiado político” – Vale e Azevedo
«Considero-me a primeira exilada de um país que se diz há 29 anos livre e democrático”,» – Fátima Felgueiras
«Mário Soares compara Guantánamo a campos nazis» –
É o que se chama comparar alhos com bugalhos
Acaba-se assim. Tolinho
GostarGostar
Pena que das 3 personagens, apenas uma tenha dado com os costados na prisa… Principalmente o Soares!
GostarGostar
Quanto aos dois primeiros remetamos a culpa dos “desabafos” para o eatado a que a nossa justiça chegou. Para o segundo, dizer que quando um Estado tem que enfrentar inimigos que atiram aviões cheios de cidadãos inocentes contra milhares de outros que, pacificamente, estavam nos seus locais de trabalho, ou pára, ou toma medidas excepcionais. Os crimes da Alemanha nazi não foram uma reacção causa/efeito e não são comparáveis. Aliás, a amizade assolapada do nosso ex PR com o “democrata” presidente venezuelano deita por terra a imparcialidade destas afirmações.
GostarGostar
Personalidades bem metidas no mesmo saco
GostarGostar
ó anonimo 3 E 4! Tenham juízo.
E também depois de tudo o que se sabe sobre Guantanamo ainda se indignam por comparar a campos de concentraçao. Pode ser um pouco exagerado, mas fogo aquilo foi e é mau. Há piores prisoes em que também os presos deixam de ter direitos humanos. Mas xiça! Se é aquilo que acham que deve ser feito. E quais foram os resultados de tanta tortura, mortes e sofrimento? Nada.
GostarGostar
Tentar comparar o que dizem essas 3 pessoas e meter tudo no mesmo saco é de pessoas maléficas.
GostarGostar
Ontem, o Vale e Azevedo falou numa amnistia que teria apagado os crimes de burla e falsificação, por que foi condenado no processo Dantas da Cunha…
Mais uma vez, enganou as pessoas com uma pequena verdade: provavelmente, a lei de aministia aprovada depois dos factos praticados pelo mesmo, contempla, não uma amnistia ( própria), mas um perdão de pena, parcial que seja e que provavelmente lhe garantirá uma impunidade, em termos de regresso à prisa, numa circunstância: se pagar o que ficou a dever. Normalmente também, esses perdões andam associados a essas condições.
Mas ainda assim, o Vale falou na amnistia. É preciso ter lata.
GostarGostar
Três !!! declarações !!! para rirmos !!!…
…Antes de condenarmos a desfaçatez nos dois primeiros casos e a “tonteria” de Soares.
Pacato país, este !
GostarGostar
eu acho guantanamo,
no sec XXI
feito pela maior potencia democratica do mundo
bem mais grave que os campos nazis!!!!
e nem percebo a dúvida da exterma gravidade da sua existência, HOJE…
onde estão os valores ( não disse direitos…) humanos, minimos?
Também isso se perdeu na vertigem da imposição de padrões civilizacionais?
aos outros?
GostarGostar
O problema do recurso à tortura por parte dos EUA e da UE no combate ao terrorismo não estará tanto em Guantanamo mas sim no recurso aos jordanos, egípcios, tunisinos… para fazerem interrogatórios e manterem presos suspeitos de terrorismo.
O problema de Guantanamo prende-se sobretudo com o estatuto dos prisioneiros. O não saberem quando e se serão julgados. O não saberem quando e se serão libertados. O limbo em que estes presos se encontram e por si só uma questão grave de direitos humanos.
Quanto às condições de detenção em Guantanamo são sem dúvida melhores que em muitas prisões para presos de delito comum quer nos EUA, no Brasil, na Turquia, em Marrocos… Isto nada tem de novo: em Portugal todos ouvimos falar do Tarrafal enquanto aí estiveram presos políticos mas a preocupação acabou-se quando os detidos passaram ser presos de delito comum.
GostarGostar
Eu uma vez li um livro da Dom Quixote.
GostarGostar
Mr. Aires Bustorff,
Guantánamo é gravíssimo e condenável, mas não equiparável aos campos de extermínio nazis.
Conheço (e Soares também) os campos na Alemanha e na Polónia, e só por os vermos, ficamos paralisados ! Emocionadíssimos !!
GostarGostar
“Prender suspeitos de actividade terrorista sem provas, sem julgamento, sem tempo e trazendo-os à força dos seus países em aviões que fizeram escala em aeroportos europeus para uma base militar em Cuba, só tem comparação com os campos de concentração nazis da Segunda Guerra Mundial”. – Soares
Está mal comparado. Os prisioneiros nazis eram transportados de comboio em vagons de gado, enquanto para Guantanamo vão de avião.
GostarGostar
Não sei porquê mas naquela mesma ilha onde Guantanamo se situa, logo ali ao lado desta, faz mais de quarenta anos que existem destas prisões, onde há dezenas ninguem lhe põe a vista em cima e nunca o sor mario se preocupou.
Suspeito que o mesmo se passa nas cabeçinhas dos agora muito activos sobre Guantanamo, ou então, talvez estejam a querer direitos de autor sobre as formas de se aprisionar (sem “direitos”) aplicados durante quase setenta anos lá para os lados da sibéria, coisa também que nunca fizeram a “descobrida”.
“Mon ami mariô” nunca descobriu os campos de “reeducação” promovidos pela frelimo e mpla a quem ele entregou o poder sem olhar a meios.
Tanto na propria ilha como na sibéria assim como naquilo em que ele tem responsabilidades directas nunca descortinou nem uma milésima parte do que ele vê e fala de Guantanamo.
Antes pelo contrário……..
GostarGostar
Caro Ellcaseiimunitates:
PARABÉNS! DISSE UMA BELA COISA.
As pessoas esquecem selectivamente, como faz o senhor Mário Soares.
É uma visão colorida do mundo e por desgraça é tudo no mesmo local.
Muitos até nem podem falar. Veja-se lá que nem podem sair do seu país.
O seu país é uma prisão e nem tem a desculpa de alguma vez ter sido objecto de um grande ataque terrorista.
E pensar que Soares deixou escrever um artigo na constituição que dizia Portugal caminhava para um “Estado Socialista”, sócretino, talvez.
GostarGostar
“O problema de Guantanamo prende-se sobretudo com o estatuto dos prisioneiros. O não saberem quando e se serão julgados. O não saberem quando e se serão libertados. O limbo em que estes presos se encontram e por si só uma questão grave de direitos humanos.”
Mas toda a gente sabe que garantidamente serão um dia julgados ou libertados.
E quando libertados ou inocentados poderão processar o Estado Americano e eventualmente ser ressarcidos.
E sabemos isso porque sabemos da sua existência e porque não foram sumariamente executados no campo de batalha.
E sabemos isso porque os EUA são um país decente e que faz o que tem de fazer.
Não existe com certeza esta “questão grave de direitos humanos”, na Tchechenia, no Tibete, no Zimbabué, etc.
Considerar grave o que os Americanos fazem, e ignorar tudo o resto, é como não impedir e ignorar o vizinho do lado que bate na mulher e viola as fihas, e fazer queixa do Policia do R/C que bate no cão.
.
GostarGostar
“O problema do recurso à tortura por parte dos EUA e da UE no combate ao terrorismo não estará tanto em Guantanamo mas sim no recurso aos jordanos, egípcios, tunisinos… para fazerem interrogatórios e manterem presos suspeitos de terrorismo.”
E quem serão os verdadeiros responsáveis pelo facto dos EUA terem recorrido a essa “subempreitada” ?
.
GostarGostar
Ainda devo estar a dormir. Se calhar, não percebi algum twist escondido no post, mas onde é que está a inverosimilhança da afirmação do Mário Soares?
Guantánamo não é um campo de concentração?
GostarGostar
“Está mal comparado. Os prisioneiros nazis eram transportados de comboio em vagons de gado, enquanto para Guantanamo vão de avião.”
De avião, Piscoiso? Por onde? Aqui nãop temos nada disso. Inocentes! Inocentes! Somos inocentes!
GostarGostar
“O problema do recurso à tortura por parte dos EUA e da UE no combate ao terrorismo não estará tanto em Guantanamo”
Tenho para mim que as centenas que lá permanecem (sendo que apenas uma dezena saberá do que é que é acusado) tenderão a discordar.
“O não saberem quando e se serão julgados”
O que – não sei como – sustenta a sua afirmação inicial?
“Quanto às condições de detenção em Guantanamo são sem dúvida melhores que em muitas prisões para presos de delito comum quer nos EUA, no Brasil, na Turquia, em Marrocos…”
Isso não sei. Mas tenho sérias dúvidas. Indício: os relatos são de um vasto número de prisioneiros que “ouvem vozes” o que, não querendo fazer piada nenhuma, nos diz que aquilo tão bom que dá com eles em malucos. Isso também acontece nas prisões dos EUA, Brasil, Turquia , Marrocos… talvbez, mas diz-me muito pouco.
Já agora nessas prisões os defensores podem levar psiquiatras lá para dentro para avaliar o estado dos prisioneiros? Porque em guantánamo não podem.
“Ajuda” psiquiátrica só pelos médicos da base que, de acordo com relatórios (não me recordo se da Human Rights Watch), se limitam a perguntar aos prisioneiros todas as manhãs: come bem? dorme bem? pensa magoar-se? pensa magoar os outros? – isto depois de os meterem numa “ala psiquiátrica”, igual às outras, mas onde deixam de ter direito a escova de dentes.
GostarGostar
“Conheço (e Soares também) os campos na Alemanha e na Polónia, e só por os vermos, ficamos paralisados ! Emocionadíssimos !!”
O problema é esse: quem é que conhece Guantánamo? E não vale responder Nuno Rogeiro, fazer fretes não é recolher informação.
GostarGostar
“Mas toda a gente sabe que garantidamente serão um dia julgados ou libertados.
E quando libertados ou inocentados poderão processar o Estado Americano e eventualmente ser ressarcidos.”
Está a gozar, certo?
Não se quer propor trocar com um dos jovens detidos em guantanamo desde os 16 anos de idade, depois de terem sido denunciados por vizinhos (por exemplo), na sequência do anúncio de compensações pelas autoridades a quem bufasse “terroristas”?
GostarGostar
“Não existe com certeza esta “questão grave de direitos humanos”, na Tchechenia, no Tibete, no Zimbabué, etc.”
Ahhhh… se é essa a sua tibola. Tem razão. Mas espere, o que é que isso quer dizer? Que não há problemas de violação de direitos humanos nesses sítios? Que as violações não são relevantes? ou que desde que cumpra os mínimos terceiro mundistas os EUA são uns tipos porreiraços?
GostarGostar
E quem serão os verdadeiros responsáveis pelo facto dos EUA terem recorrido a essa “subempreitada” ?
.
Bush
Cheney
Rumsfeld…
GostarGostar
O meu comentário 13. era irónico.
Que as ditaduras utilizem tais prisões, obviamente condenáveis, faz parte do regime; agora que uma democracia, considerada exemplar o faça, é que é preocupante. Tão preocupante que começa a passar por admissível pela bovinidade.
GostarGostar
“Os crimes da Alemanha nazi não foram uma reacção causa/efeito e não são comparáveis.”
Não são comparáveis em escala. No mais – no princípio – são idênticos. São crimes praticados por nações desenvolvidas que tinham por obrigação saber mais e fazer melhor. São crimes sem qualquer justificação, movidos pelo ódio cego.
E não vale a pena branquear o comportamento americano com o argumento que entregaram a tortura em “subempreitada” a gente menos arreigada a princípios. Afinal, foi nos EUA que se autorizou a prática de actos de tortura contra pseudo terroristas.
GostarGostar
E ao contrário do que foi dito aqui o problema de Guantanamo não é o problema do estatuto político dos prisioneiros. Esse foi apenas o pretexto legal. Qualquer pessoa de bem percebe que sendo ou não sendo prisioneiros de guerra em sentido jurídico, é ilegítima e bábara a prática de tortura.
GostarGostar
Comparem o número de pessoas que morreram nas torres gémeas com o número de pessoas que morreram no Iraque.
GostarGostar
“Ahhhh… se é essa a sua tibola. Tem razão. Mas espere, o que é que isso quer dizer? Que não há problemas de violação de direitos humanos nesses sítios?”
Isto é um problema de dislexia ou de iliteracia ?
.
GostarGostar
“…com um dos jovens detidos em guantanamo desde os 16 anos de idade, depois de terem sido denunciados por vizinhos (por exemplo), na sequência do anúncio de compensações pelas autoridades a quem bufasse “terroristas”?…”
Curioso como uma ilustre desconhecida em Portugal conhece com tanto pormenor a situação específica do “pobre e inocente jovem”.
É da família é ?
E porque é que eu hei-de acreditar que isso é verdade ?
.
GostarGostar
“Mentat Diz:
9 Julho, 2008 às 1:10 pm
“Ahhhh… se é essa a sua tibola. Tem razão. Mas espere, o que é que isso quer dizer? Que não há problemas de violação de direitos humanos nesses sítios?”
Isto é um problema de dislexia ou de iliteracia ?
.”
É um problema de compreensão selectiva.
GostarGostar
“Lololinhazinha Diz:
9 Julho, 2008 às 12:54 pm
Comparem o número de pessoas que morreram nas torres gémeas com o número de pessoas que morreram no Iraque.”
Quando?
Na guerra com o Irão?
Na invasão do Koweit ?
Na distituição da Monarquia?
.
GostarGostar
“É um problema de compreensão selectiva.”
Isso eu já tinha percebido.
.
GostarGostar
Mentat Diz:
9 Julho, 2008 às 1:15 pm
Não meu caro. É que a dislexia e iliteracia combatem-se… lendo.
Lançando a mão a um estranho:
http://www.salon.com/news/feature/2008/06/10/guantanamo_mental/
Se não souber inglês, não é vergonha nenhuma. Mas a minha generosidade não vai tão longe que lho vá traduzir.
GostarGostar
“Isso eu já tinha percebido.
.”
É um iluminado, pois.
Os meus parabéns.
GostarGostar
“Não são comparáveis em escala. No mais – no princípio – são idênticos.”
Não sabia que os Judeus na Alemanha Nazi estavam no negócio de assassinar inocentes, pensei que eram apenas banqueiros, cientistas, alfaiates, etc.
Qual foi o atentado terrorista que eles cometeram?
.
GostarGostar
“Ainda devo estar a dormir. Se calhar, não percebi algum twist escondido no post, mas onde é que está a inverosimilhança da afirmação do Mário Soares?
Guantánamo não é um campo de concentração?”
Há alturas em que me pergunto se algumas pessoas estão mesmo a pensar no que dizem ou se é apenas idiotia em larga escala. Esta é uma delas.
Guantanamo é um campo de Prisioneiros(combatentes) não é um campo de Concentração( normalmente aplicado a civis)
Se quer misturar tudo então todos os países têm campos concentração durante uma Guerra ou durante a Paz…Não temos prisões por cá para crimes comuns?
As questões importantes são:
1- Estão detidos legalmente.
2- Como estão a ser tratados.
Quanto á primeira Guantanamo é bem libertária já são vários casos de prisioneiros libertados que voltam ao combate e provocaram mortes de inocentes em atentados.
Quanto á tortura há referências ao sono, nada que não aconteça em interrogatórios fortes.
—————
Terceiro: Um combatente ilegal não deve ter os mesmos direitos ou mais (como o Supremo Tribunal dos EUA acabou de indicar)que um combatente legal que respeite a Convenção de Genebra. Isso é sabotar a Convenção de Genebra e recompensar quem a não respeita colocando em perigo os civis(uma das razões para a existència da Convenção) e as tropas. Um prisioneiro sob a Convenção de Genebra só é libertado mediante troca de prisioneiros ou no fim da Guerra ou quando o captor desejar durante o conflito.
Por fim estranha a comparação que o Dr. Mário Soares foi escolher, ele que é(foi) tão amigo de Terroristas Palestinianos que defendem o mesmo objectivo dos campos de concentração Nazis.
GostarGostar
“Guantanamo … não é um campo de Concentração( normalmente aplicado a civis)”
Dava-lhe um doce se encontrasse um militar entre os detidos de Guantanamo.
GostarGostar
“Esta é uma delas”
Esta, tem nome. O lucklucky é que não.
“Guantanamo é um campo de Prisioneiros(combatentes) não é um campo de Concentração( normalmente aplicado a civis)”
Sou superar o facto de não conseguir ler além do literal (Guantánamo não é um campo de concentração?) e, ainda, assim explicar-lhe que o que são “combatentes” e o que são “civis” é precisamente o que está mno cerne da questão. Não se é “combatente” (já que se tem direito a ser prisioneuro de guerra) porque os EUA dizem que sim e, por isso, é que, por norma, são os tribunais que avaliam as detenções e decretam prisões.
“As questões importantes são:
1- Estão detidos legalmente.
2- Como estão a ser tratados.
Quanto á primeira Guantanamo é bem libertária já são vários casos de prisioneiros libertados que voltam ao combate e provocaram mortes de inocentes em atentados.
Quanto á tortura há referências ao sono, nada que não aconteça em interrogatórios fortes.”
Isto – que alguém pense e acredite nisto – é simplesmente deprimente;
e isto: “Um combatente ilegal não deve ter os mesmos direitos ou mais (como o Supremo Tribunal dos EUA acabou de indicar)que um combatente legal que respeite a Convenção de Genebra. Isso é sabotar a Convenção de Genebra e recompensar quem a não respeita colocando em perigo os civis(uma das razões para a existència da Convenção) e as tropas.” está entre o aviltante e o ingénuo.
Então o luckyluke não quer “sabotar a convenção de genebra”?
Quando se chega a este nível, não há mais nada a dizer.
Dorma descansado.
GostarGostar
Percebe a diferença entre Militares com uniforme(o que evita a confusão com civis e assim protegendo-os) Combatentes sem uniforme e Civis ou não?
DUBAI (Reuters) – A Kuwaiti man released from the U.S. prison in Guantanamo Bay in 2005 has carried out a suicide bombing in Iraq, his cousin told Al Arabiya television on Thursday.
A friend of Abdullah Saleh al-Ajmi in Iraq informed his family that Abdullah carried out the attack in Mosul, his cousin Salem told the Dubai-based television channel.
“We were shocked by the painful news we received this afternoon … through a call from one of the friend’s of martyr Abdullah in Iraq,” said Salem al-Ajmi in a telephone interview aired by Arabiya.
He did not say when the suicide bombing happened.(…)
GostarGostar
“DUBAI (Reuters) – A Kuwaiti man released from the U.S. prison in Guantanamo Bay in 2005 has carried out a suicide bombing in Iraq, his cousin told Al Arabiya television on Thursday.”
Mas onde é que está a surpresa? Isso é que todas as pessoas com dois neuróneos tem andado este tempo todo a dizer. Os EUA, com guantánamo, estão a criar um covil de terroristas – e não é preciso ter lá estado, basta que se saiba o que por lá se passa.
Se um moderado é preso sem que quaisquer direitos lhe sejam garantidos, é torturado e por aí fora, se tem a sorte de sair de lá, vai fazer o quê? A apologia de Bush?
GostarGostar
Mas a Reuters é algum Tribunal ?
Qualquer civil que defende os seus bens, a sua família, a sua rua, a sua aldeia, a sua cidade, o seu país, quando invadido por estrangeiros, claro que é um combatente.
Se alguém lhe entrar pela porta de sua casa dentro, vc não se importa, mesmo que lhe espatifem tudo, desde que sejam amaricanos?
GostarGostar
“Qualquer civil que defende os seus bens, a sua família, a sua rua, a sua aldeia, a sua cidade, o seu país, quando invadido por estrangeiros, claro que é um combatente.”
Tem uniforme ou não tem uniforme, Piscoiso? Porque, parece, “that is the question”.
GostarGostar
Ficava muito bem uma citação do também exilado Ribau Esteves.
GostarGostar
“Mas onde é que está a surpresa? Isso é que todas as pessoas com dois neuróneos tem andado este tempo todo a dizer. Os EUA, com guantánamo, estão a criar um covil de terroristas – e não é preciso ter lá estado, basta que se saiba o que por lá se passa.
Se um moderado é preso sem que quaisquer direitos lhe sejam garantidos, é torturado e por aí fora, se tem a sorte de sair de lá, vai fazer o quê? A apologia de Bush?”
Os EUA são maus e vou me explodir no meio de Iraquianos. Quer continuar com esse argumento inteligente?
Se não percebe que é a ideologia que faz as pessoas fazerem tal coisa ainda nada entendeu.
“Qualquer civil que defende os seus bens, a sua família, a sua rua, a sua aldeia, a sua cidade, o seu país, quando invadido por estrangeiros, claro que é um combatente.”
E?
Não tenho problema com isso caso aplicado a todo o mundo. Ele estava no Iraque logo era um estrangeiro também.
GostarGostar
“Percebe a diferença entre Militares com uniforme(o que evita a confusão com civis e assim protegendo-os) Combatentes sem uniforme e Civis ou não?”
Então isto é uma questão de uniforme? Quem não tem fatinho pode ser torturado à vontade?
GostarGostar
“Se não percebe que é a ideologia que faz as pessoas fazerem tal coisa ainda nada entendeu.”
E qual é a ideologia que faz com os EUA façam estas coisas?
Isso é que é bem mais difícil de entender.
E qual é a ideologia que faz com que nós, europeus, nos deixemos cegar às barbaridades cometidas pelos EUA, em nome do ocidente?
Só se for a ideologia do medo…
GostarGostar
“Os EUA são maus e vou me explodir no meio de Iraquianos. Quer continuar com esse argumento inteligente?”
“Se não percebe que é a ideologia que faz as pessoas fazerem tal coisa ainda nada entendeu.”
Tanto argumento de autoridade para além que assina lucklucky.
GostarGostar
Nós ocidentais que nos arrogamos o direito de impôr aos outros os nossos próprios valores (em nome dessa arrogância é que alguém decidiu, por decreto, impôr uma democracia no país dos outros) não temos obrigação de praticar os valores que apregoamos? Ou os nossos valores só são válidos quando servem de pretexto para invadir países, mas deixam de ser válidos quando se trata de lidar com os prisioneiros?
GostarGostar
“Só se for a ideologia do medo…”
É a ideologia do petróleo Lololinhazinha. O medo é só um meio para atingir outro fim.
GostarGostar
O lucklucky sabe muito bem que as ideologias radicais encontram o mais fértil dos terrenos nas razões que lhes são oferecidas de bandeja pelos oponentes.
É evidente que a forma como os EUA se conduzem neste processo produz efeitos mais nefastos que aquelas fábricas de radicais que eles têm espalhadas pelo mundo árabe.
GostarGostar
“O lucklucky sabe muito bem que as ideologias radicais encontram o mais fértil dos terrenos nas razões que lhes são oferecidas de bandeja pelos oponentes.
É evidente que a forma como os EUA se conduzem neste processo produz efeitos mais nefastos que aquelas fábricas de radicais que eles têm espalhadas pelo mundo árabe.”
Evidentemente. Bush é o maior incompetente que a América jamais conheceu. Só os ceguetas como o lucky é que se recusam a ver.
GostarGostar
Sofia,
A ideologia do petróleo é o móbil de quem manda. Mas a ideologia do medo é o móbil daqueles que apoiam incondicionalmente.
O problema é sempre esse. Nós somos todos grandes defensores dos direitos humanos até ao dia em que nos sentimos ameaçados. A partir daí vende-se os direitos humanos pelo preço de um pouco de falsa segurança.
GostarGostar
“O lucklucky sabe muito bem que as ideologias radicais encontram o mais fértil dos terrenos nas razões que lhes são oferecidas de bandeja pelos oponentes.”
As ideologias radicais inventam o que for preciso para tal, se quiser parar isso é melhor deixar de existir já que basta a roupa feminina que veste. Para entender basta ir ouvir um sermão de um clérico radical.
“Nós ocidentais que nos arrogamos o direito de impôr aos outros os nossos próprios valores (em nome dessa arrogância é que alguém decidiu, por decreto, impôr uma democracia no país dos outros)”
O Iraque de Saddam era uma ameaça. É claro que se podia destrui o regime e sair dali. Achava melhor?
“O lucklucky sabe muito bem que as ideologias radicais encontram o mais fértil dos terrenos nas razões que lhes são oferecidas de bandeja pelos oponentes.
É evidente que a forma como os EUA se conduzem neste processo produz efeitos mais nefastos que aquelas fábricas de radicais que eles têm espalhadas pelo mundo árabe.”
Pois por isso é que no Iraque e no mundo àrabe os EUA só tèm aumentado os aliados e os atentados de “Moderados” têm diminuido.
“Evidentemente. Bush é o maior incompetente que a América jamais conheceu. Só os ceguetas como o lucky é que se recusam a ver.”
Pois é só um lider apreciado na Ásia e em África. A Europa está cheia de gente que há décadas vive ás custas dos Americanos e nunca teve de sujar as mãos nem a mente para alguma coisa. Nem as próprias leis de segurança nos próprios países conhecem quando criticaram o Patriot Act.
http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1717934,00.html
Unpopular at home, Bush basks in African praise
http://www.reuters.com/article/politicsNews/idUSL17797120080217?feedType=RSS&feedName=politicsNews&rpc=22&sp=true
Bush carves out a legacy in Asia
By M K Bhadrakumar
http://www.atimes.com/atimes/South_Asia/JG08Df01.html
GostarGostar
1. O Dr. Mário Soares, no que respeita à actividade de ‘nation-building’, tem Angola e Moçambique no curriculum. Assim sendo, qual é o contributo que o pobre do homem tem a dar para o Iraque, Afeganistão e, não esqueçamos, o Paquistão: enviar para lá tropas Cubanas ?
Esperem, para o Irque não é necessário: afinal parece que o americanos ganharam a guerra à al-Quaeda e, notar bem, desta vez já não mandam os moços da jihad para Guantánamo – enviam-nos para as 72 virgens directamente. O pobre do ‘allah’ já deve estar com ruptura de stock…
2. O genial Dr. Soares afirma que o campo de prisioneiros de guantánamo = Bergen-Belsen ?
A sério ? Será que como corolário podemos afirmar que em Bergen-Belsen não morreu ninguém ?
O Dr. Soares que vá dizer isto para a França ou Austria …
GostarGostar
A reuters no Dubai deveria noticiar os “campos de concentração” de chineses que trabalham 12 ou mais horas por dia 6/7 dias por semana com temperaturas de 45 graus e se “recolhem” em “alojamentos” aos 10/12 em 15m2 onde os sanitários tranbordam de merda, com agua a sair das torneiras em fio, isto tudo por 90/100 dolares mensais.
Os “angariadores” chineses deste tipo de trabalho tem autorização especial do governo do povo, oficialmente investidos em tal tarefa.
Diz a propaganda destes angariadores que indianos e nepaleses são maus trabalhadores, são extremamente preguiçosos pois “só” querem trabalhar 6 dias 10h/dia por 150 dolares.
É a ideologia do petróleo..
A mesma ideologia que no Sudão permite o massacre de 500 mil e campos de refugiados de quase tres milhoes e que esbarra no CS com ameaça de veto caso alguem pretenda mudar a situação.
É a ideologia do petroleo….
A mesma ideologia que vende armamento missil ou a sua tecnologia a um clero que acha que está no seculo VII, que governa o Irão, e que sonha com o califado al-andaluz.
“Pitroil” mes amies….
Ou então á nomenklatura pidesca (kgb) que tomou conta do mesmo na antiga pátria que supostamente deveria ser o sol.
A mesma ideologia que no carvão exauriu o Zimbabue e Moçambique de carvão levando milhoes de toneladas com um suposto teor de carvão muitissimo mais baixo do que realmente tinha.
and so on……….
GostarGostar