Saltar para o conteúdo

F.F.!

8 Novembro, 2008

Um problema para a justiça: Fátima Felgueiras foi a tribunal acusada de 23 crimes. Foi condenada por 3.
Ou a acusação foi feita com ligeireza, com fracos fundamentos, ou tal ligeireza ocorreu do lado dos juízes, na apreciação da prova.

Outro problema para a justiça: os factos julgados foram conhecidos em 1999 e só foram julgados em 2008.

Ainda mais um problema para a justiça: O julgamento durou 20 meses, teve 120 sessões e 15 arguidos, tendo sido condenada uma só pessoa, a saber: 1) por se ter apropriado indevidamente do valor de 177,67 euros (cento e setenta e sete euros e sessenta e sete cêntimos), 2) por ter participado num processo de licenciamento de loteamento de um terreno de que era co-proprietária. Dois factos que lhe valeram uma condenação de 3 anos de prisão. Por ter dado boleia no carro oficial da CM a militantes do Partido Socialista a caminho de um congresso partidário realizado em Lisboa, foi condenada à perda de mandato autárquico.
Técnicamente, os crimes foram: peculato, abuso de poder e peculato de uso, respectivamente.

Para justificar tudo isto, o tribunal escreveu 718 páginas de tamanho A4 a dois espaçamentos.

Apenas em serviços de advogados da presidente da câmara e de vários vereadores acusados, parece já se ter ultrapassado os 600 mil euros. Pagos pelo erário público/contribuintes.

Felizes somos porque vai acabar por se fazer justiça, porque todos (acusação e defesa) vão recorrer, também eles, insatisfeitos com esta justiça.

80 comentários leave one →
  1. Wild's avatar
    9 Novembro, 2008 00:03

    Agora ela tem que devolver os 177.67 Euros. Chatice!

    Gostar

  2. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 00:08

    Se houvesse Estado de direito, como dizem todos os políticos, e nomedamente o Senhor PR e o Senhor PM, isto não poderia acontecer.

    Mais, os factos que o Gabriel cita, num Estado de Direito, deveriam dar como consequência, a demissão de tanto ineficienete: Presidente do STJ, PGR, Ministro da Justiça.

    Mas, nada passará. Para além dos 600 mil euros já gastos, fora todos os custos de operação envolvidos, e da fuga para o Brasil, que deveriam envergonhar o Poder Político e Judicial de Portugal.

    A III República já definhou, só sobrevive no manto da União Europeia! Faz lembrar as meretrizes, que se sustentam com base em proventos de financiadores.

    Gostar

  3. Piscoiso's avatar
    9 Novembro, 2008 00:17

    Se a perda de mandato é por ter dado boleia num carro da Câmara, acho que vamos ficar sem presidentes da Câmara por esse país fora.

    Gostar

  4. A. de Anonimo's avatar
    A. de Anonimo permalink
    9 Novembro, 2008 00:26

    Caros 1, 2 e 3,

    Quem for condenado(Fatima Felgueiras) não é obrigado a pagar as custas do processo?

    Adorei ver o Artur Marques a chorar..No próximo julgamento ainda acaba aos linguados com o Domingos Névoa

    Gostar

  5. Sofia Ventura's avatar
    9 Novembro, 2008 00:35

    «Apenas em serviços de advogados da presidente da câmara e de vários vereadores acusados, parece já se ter ultrapassado os 600 mil euros. Pagos pelo erário público/contribuintes.»

    Ora, cá está! Não me choca nada que alguém que exerça funções públicas tenha direito a uma defesa paga pelo Estado, mas então, parece-me óbvio, nos exactos termos do apoio judiciário (de que qualquer cidadão – desde que ateste insuficiência económica – pode beneficiar).
    Na prática: 1) o cidadão não escolhe o advogado – é a Ordem dos Advogados que o nomeia; 2) o defensor é pago (tarde e miseravelmente, diga-se) através do Instituto de Gestão Financeira da Justiça.
    Naturalmente, titulares de órgãos como a Fátinha poderiam sempre optar por escolher o seu advogado (como qualquer cidadão), mas então, no mínimo, o Estado deveria limitar-se a pagar, nos termos gerais e de acordo com os honorários fixados para o apoio judiciário, o excesso, paga o interessado.
    Ou seja, supondo que ao caso da FF se aplicava o regime do apoio judiciário ou, pelo menos, a tabela de honorários aplicável, não teria sido a Fátima (Presidente da Câmara) a autorizar o pagamento dos honorários ao advogado da Fátima (arguida) e, muito menos, teria alguma vez o Estado desembolsado € 600.000.
    Para terem uma ideia – não conhecendo o processo (que antecipo complexo) – o que é certo é que nunca soube de nenhum defensor oficioso que tivesse ganho €1000 com um processo.

    A minha dúvida é esta: se isto ainda é uma República, o que é que a Sra. FF é mais do que qualquer outro cidadão anónimo?

    Gostar

  6. Jorge's avatar
    9 Novembro, 2008 00:41

    Mas pode-se falar em justiça num processo que dura 9 anos? Isto é um pró-forma.

    Quais reformas da educação, qual défice, qual SNS. A urgente e flagrantemente (deliberadamente?) adiada reforma não acontece.

    Sem justiça não há estado democrático nem economia de mercado.

    Gostar

  7. portela menos 1's avatar
    portela menos 1 permalink
    9 Novembro, 2008 00:45

    será que o pessoal do PS, que criou esta FF, quando se vê ao espelho não sente vergonha na cara?

    será que o sistema judicial do país não tem vergonha de penalizar quem rouba 1kl de arroz num super e ditar sentenças destas para corruptos?

    este país é uma merda!

    Gostar

  8. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    9 Novembro, 2008 00:59

    Quando acabar o processo Casa Pia até cais de cu

    este país é uma merda!

    Não é nada
    Tu gostas é de sangue
    Cenas de faca e alguidar
    Nós somos um país de brandos costumes

    Gostar

  9. jose manuel santos ferreira's avatar
    jose manuel santos ferreira permalink
    9 Novembro, 2008 01:03

    Apenas em serviços de advogados da presidente da câmara e de vários vereadores acusados, parece já se ter ultrapassado os 600 mil euros. Pagos pelo erário público/contribuintes.»

    Mas o que é que você queria ??????

    Ver tourada, à sombra, e à borla ????

    Gostar

  10. Francesco's avatar
    Francesco permalink
    9 Novembro, 2008 01:14

    O que era justo era a Câmara só ser obrigada a pagar as custas e o advogado no caso do acusado ser absolvido. Caso contrário o reú teria que pagar do seu bolso.

    Gostar

  11. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Novembro, 2008 01:23

    O autor do post está enganado os problemas não são para a justiça, são para todos nós cidadãos que vivemos numa sociedade que permite que uns andem à chuva e não se molhem e outros passem a vida encharcados.

    Gostar

  12. hajapachorra's avatar
    9 Novembro, 2008 01:27

    Os gajos porreiros de 69 e 75 que mandam nas associações mal afamadas que poisam no mosteiro de S. Bento, os gajos porreiros que mandam na tsf, na rtp, na sic, no dn e jn, as gajas arrebitadas que mandam no público, no bloco, na 5 de outubro e nas universidades, essa tropa toda conseguiu em 30 anos 3 coisas: uma educação para ricos e outra para pobres, uma justiça para ricos e outra para pobres, e, cereja em cima da bosta, safar-se sempre muito bem no meio desta pouca vergonha.

    Gostar

  13. Sofia Ventura's avatar
    9 Novembro, 2008 01:35

    «país não tem vergonha de penalizar quem rouba 1kl de arroz num super»

    Atenção que isto não é uma hipérbole. Há magistrados do MP que levam casos exactamante assim a julgamento! Claro que quem rouba um Kg de arroz no super não tem dinheiro para pagar a advogados e, portanto, somos nós (o Estado/contribuintes) quem paga as custas do processo. Isto, para não falar do tempo que os tribunais perdem e que podiam estar a afectar a casos realmente importantes.
    E, veja-se bem, que o MP pode propor a suspensão provisória do processo: o arguido assume a culpa, são-lhe impostas determinadas condutas (por ex. reembolsar ou até compensar o ofendido) e passado x tempo, arquiva-se, sem que se perca mais tempo e dinheiro com bagatelas destas. Não há sequer um “deixar passar em branco”.

    Gostar

  14. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 01:35

    Justiça, Direitos, são hoje não são nada mais que palavras ocas…

    Começo a acreditar que houve mais justiça no reino de Saddam do que no meu querido país, e falo com conhecimento de causa…

    A discriminação, sexismo de certas instituições contra pais é mais aterrorizador do que enfrentar ameaças (e não só) de morte no Iraque…

    Aqui matam a nossa alma, o nosso amor, a nossa dignidade…

    “Direitos” dos Pais, justiça para os pais não há, é um vergonhoso escândalo…repito aqui os Pais são os Tavóras do mundo de hoje, o negro da era do apartheid, o judeus dos Nazis e da Santa Inquisição…
    Pais: Somos todos Tavóras, Negros, Judeus com muita honra….

    Gostar

  15. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 01:39

    O que me assusta é o silêncio absoluto dos bons, dos justos…

    Para quando o grito da Ipiranga…?

    Para quando Pais o grito da Ipiranga contra tamanha absurdidade, discriminação injustiça…?

    Quando?

    Gostar

  16. alice's avatar
    alice permalink
    9 Novembro, 2008 01:51

    E gerou-se emprego,
    resmas dele, entretanto,
    por compensar, tão caras
    a este regime, dispensas
    da função pública.

    Gostar

  17. olen's avatar
    olen permalink
    9 Novembro, 2008 01:53

    Quem é do P$…não leva!A quantidade de juizes e outros magistrados vendidos,comprados,intimidados,pressionados pelo poder Maçónico/Sociali$ta é muito elevada.A justiça foi deliberadamente desmantelada por esse poder para que a impunidade floresça.E com ela o crescimento em Portugal de todo o tipo de tráficos.É a maior actividade nacional.A unica que gera lucros fabulosos.E contamina todo o sistema politico e financeiro.Os recentes casos do BPN,BCP,BES e outros,investigados pela Operação Furacão,são a ponta do icebergue do verdadeiro chiqueiro em que Portugal está atolado.

    Gostar

  18. alice's avatar
    alice permalink
    9 Novembro, 2008 01:55

    Ou seja, questões de lana caprina, ou quase, dão numa guerra grande, medida ao gosto dos média da capital que temos. Que ainda há pouco se viu no “Eixo do Mal”, atiradíssimos ao Norte, a Felgueiras, como se lá não tivesse à farta lixo tóxico, material, roubalheira.

    Gostar

  19. Sofia Ventura's avatar
    9 Novembro, 2008 01:58

    «Os recentes casos do BPN,BCP,BES e outros,investigados pela Operação Furacão,são a ponta do icebergue do verdadeiro chiqueiro em que Portugal está atolado.»

    O problema é que, por cá, se discute a (ir)responsabilidade dos jornalistas americanos por terem silenciado que Palin não sabia que Africa é um continente, ao mesmo tempo que assobiam para o lado quando sabem o que se passa em muitos sectores por cá.
    De repente, há um concurso para ver quem é que sabia mais acerca do que se passava no BPN, mas até àquilo implodir (parece que com a excepção da Exame há uns anos) toda a gente fazia questão de não saber nada.
    Bela porcaria de jornalismo que por cá se faz!

    Gostar

  20. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 02:09

    Jornalismo? Aqui em Portugal?

    Okay….

    Ah Sofia, falta o brio, o sentido de “talent de bien faire”, de bem comum…

    Falta o sentido de Portugal e Portugueses acima de tudo, de justiça, equidade e responsabilidade…

    Dignidade… Honra e sentido de ter cumprido a missão….

    Prefiro fazer face sozinho aos Al Sadr’s, aos Saddam’s do que ser tratado assim pelos meus…

    Gostar

  21. alice's avatar
    alice permalink
    9 Novembro, 2008 02:16

    Bela porcaria de jornalismo por cá se faz!

    Belo jornalismo amestrado se faz por cá, diria eu, enquanto se permite aos badamecos a expressão livre de uns béu, béu, béu.

    Oh, como aqui, na blasfémia, depois que o liberalismo virou cartilha igual às outras, passageiras, sem esse toque divino que ditou os livros santos.

    Gostar

  22. alice's avatar
    alice permalink
    9 Novembro, 2008 02:23

    Os gajos porreiros de 69 e 75 que mandam nas associações (…)

    E melhor não vi que o desabafo a 12, hajapachorra, se não é assim.

    Gostar

  23. olen's avatar
    olen permalink
    9 Novembro, 2008 02:35

    O mesmo poder que destruiu a justiça contola a Comunicação Social.Por todas as formas possiveis

    Gostar

  24. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 04:22

    Gabriel Silva,

    assino por baixo.

    Já agora, se a FF estava acusada de prejudicar o Estado, faz sentido que seja o mesmo Estado a pagar as custas judiciais? É que quem foi acusado não foi a (presidência da) câmara, mas a cidadã Fátima Felgueiras que se terá alegadamente (antes de condenada, só se podia alegar) aproveitado do cargo que ocupava, ou desempenhado ilegalmente as funções para que foi eleita.

    Alguém que saiba Direito me explique, já que eu, como declarei noutro post, e repito aqui, não sou jurista e nunca aprendi Direito.

    Gostar

  25. Mula da comprativa's avatar
    Mula da comprativa permalink
    9 Novembro, 2008 10:00

    Esta do pagamento do Estado das despesas judiciais aos “chefes” foi uma borla dado pelo Guterres.
    E os outros julgamentos em curso?
    Eu costumo ler por aí que os colarinhos brancos e os canos serrados unidos vencerão…

    Gostar

  26. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 10:33

    protesto contra o modelo de avaliação
    120 mil professores chumbam ministra
    ===

    Ena, tanta gente e avisinha-se mais.

    Ja estou como outro dizia “Palermas, professores há muitos”

    Gostar

  27. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 10:36

    O Miranda? ainda acaba em Ministro das “Bocas de sapateira”

    Gostar

  28. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 10:41

    olen Diz:
    9 Novembro, 2008 às 1:53 am

    0====

    Isso é conversa para os “meninos de minha Rua”

    Vê-la se arranjas outra

    Gostar

  29. Piscoiso's avatar
    9 Novembro, 2008 10:58

    Ruptura total
    dos professores
    como o Governo

    É o título que encabeça a capa do Público de hoje.

    Se a ruptura é total, onde é que vão buscar o salário ?

    Gostar

  30. Piscoiso's avatar
    9 Novembro, 2008 11:00

    ops
    com o
    e não “como o”

    Gostar

  31. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 11:15

    OS drogados, manifestam-se contra o horario dos estabelecimentos nocturnos, no Bairro Alto, acham o fecho cedo, queriam mais tarde….Ora, eles deviam fazer a “manif”, junto á lapa, de preferencia, junto á casa do MStavares, ele que defende os “guardas nocturnos do alheio”

    Gostar

  32. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 11:21

    O Professorado/a devia,não fazer um avaliação, mas sim ,fazer um exame das suas capacidades e o se grau de conhecimento…há tantos Dr(s) com diploma falso, tirado na escola da “coxinha”.

    Proventura, mandava-se para o banho 20.000 banhistas, armados em Dr(s).

    Gostar

  33. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 11:30

    “100.000 professores na manifestaçáo”

    Calcula-se, 500.000 de minifestantes para as ferias do Natal.

    Fala-se, outros tantos para a ferias da Pascoa.

    Hum….depois chega Julho ate Setembro, grande greve – grandiosa

    Podem crer – é quando vive-se na zona aonde habito

    Gostar

  34. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Novembro, 2008 11:52

    “Quando acabar o processo Casa Pia até cais de cu”

    Para arguidos andarem pela FNAC no lançamento dos Magalhães como há dias foi afirmado, a sentença já deve estar pronta e ser mais do que conhecida.

    Gostar

  35. o psiquiatra de serviço's avatar
    9 Novembro, 2008 11:52

    Enquanto este for o país onde impera acima de todos o loby jurídico, onde a lei “a” é alterada pela lei “b”, por remissão da lei “c”, revista pelo decreto “d”, conforme disposto na portaria “e”, com as alterações introduzidas pela lei “f” e por aí fora até ao “z”, se não se recomeçar pela lei “aa”, revista pela lei”a1″, com as alterações introduzidas pela lei”a2″ até à exaustão do que for possível facturar ou, estrategicamente, até à prescrição, nunca passaremos de um estado fracassado, um país adiado e uma nação entorpecida. A LEI, pedra angular do estado de Direito, é o nosso cancro principal. E andam todos preocupados com o loby da construção civil ou da banca!

    Gostar

  36. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 12:06

    Quantos dias uteis, trabalham os professores. alguem me sabe dizes

    Gostar

  37. José Manuel Dias's avatar
    9 Novembro, 2008 12:26

    Em 34 anos de democracia tivemos 26 Minitros de Educação. MLR está perto de bater um record: permanência no cargo!

    Gostar

  38. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Novembro, 2008 12:27

    trabalham 5 dias úteis e também 2 dias inúteis ao fim de semana.

    olhe, e aqueles que fazem que trabalham 5 dias úteis não o incomodam?

    Gostar

  39. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Novembro, 2008 12:28

    o salazar também tinha um record parecido – 40 anos e tal. Para quem gosta de recordes, este é que devia ser um exemplo a seguir.

    Conversas da treta! Vão para a escola.

    Gostar

  40. Desconhecida's avatar
    Raskolnikov permalink
    9 Novembro, 2008 12:54

    Vergonhas da 3.ª República:

    Descolonização;

    Camarate;

    Melancia em Macau;

    Casa Pia;

    Apito Dourado;

    BCP;

    BPN;

    Felgueiras, etc.,etc.

    Asco imenso!

    Gostar

  41. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 12:56

    2 meses são de ferias grandes, mais as ferias natal e pascoas, mais 54 fins de semana, mais 14 feriados , mais greves 15 dias, mais pontes, faz as contas

    Gostar

  42. António de Almeida's avatar
    9 Novembro, 2008 13:01

    -O MP acusou com base num Código Penal entretanto alterado, pelo antigo a condenação resultaria em prisão efectiva, o novo já permite pena suspensa. As alterações que o governo efectuou vieram oferecer amplas possibilidades aos advogados nos processos “operação furacão”, apito dourado”, “casa pia” e todos os outros. Julgo que o país deveria erguer uma estátua ao Vale e Azevedo, não sendo apreciador do personagem, preocupa-me que um dia a natureza faça o seu trabalho, e que em Portugal não tenhamos um único condenado por crime de corrupção, espécie que podermos considerar em vias de extinção, sem exemplos para apontar ás futuras gerações.

    Gostar

  43. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Novembro, 2008 13:33

    #41

    Isso mais parecem contas à “novas oportunidades”.

    Gostar

  44. Desconhecida's avatar
    José permalink
    9 Novembro, 2008 13:37

    Abílio Curto foi condenado e cumpriu pena de prisão( pequena porque esteve logo, logo doente e os serviços prisionais e tribunais de execução de penas são um mistério), por causa de corrupção.

    Quando foi condenado com trãnsito em julgado ( noticiado no Expresso), disse: o dinheiro foi todo para o PS ( ipsis verbis). Vital Moreira, no causa nossa ( é procurar nos arquivos), disse que não. Ele lá saberia…mas a verdade é que o sectarismo cego tem destas coisas.

    Gostar

  45. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Novembro, 2008 13:42

    Bem, verificamos um grande consenso na ineficácia do nosso sistema judicial,todos nós somos capazes de enumerar listas de casos que o comprovam; agora vamos à acção, o que pode a sociedade civil fazer para melhorar a justiça.
    O que fazer para forçar a melhoria e celeridade do sistema.
    Se os professores se manifestam por causa do seu sistema de avaliações não deverão os cidadão manifestar-se por um sistema de justiça eficaz, ou apenas máquinas organizadas como a CGTP têm capacidade para mobilização para determinadas causas.

    Gostar

  46. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 13:44

    o psiquiatra de serviço Diz:
    9 Novembro, 2008 às 11:52 am
    Enquanto este for o país onde impera acima de todos o loby jurídico, onde a lei “a” é alterada pela lei “b”, por remissão da lei “c”, revista pelo decreto “d”, conforme disposto na portaria “e”, com as alterações introduzidas pela lei “f” e por aí fora até ao “z”, se não se recomeçar pela lei “aa”, revista pela lei”a1″, com as alterações introduzidas pela lei”a2″ até à exaustão do que for possível facturar ou, estrategicamente, até à prescrição, nunca passaremos de um estado fracassado, um país adiado e uma nação entorpecida. A LEI, pedra angular do estado de Direito, é o nosso cancro principal. E andam todos preocupados com o loby da construção civil ou da banca!
    Meu caro, isto chama-se diarreia legislativa…
    A ultima vez que isto aconteceu, foi durante a decadência e fim do império Romano… era tanta a falta de qualidade e a diarreia legislativa que no fim do império Romano por ordens do imperador bizantino Justiniano I nasce o Corpus iuris civilis de Justiniano e o digesto (pôr em ordem…) (Codex enucleati iuris,)…

    Agora temos uma dupla diarreia legislativa, nacional e europeia…

    Eu ainda amo apaixonadamente Portugal e ainda acredito em Portugal, porque Portugal somos todos nós Portugueses… O estado somos NÓS, cada um de nós é uma parcela viva do Estado…

    Gostar

  47. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    9 Novembro, 2008 14:00

    …e que venha a tropa

    Gostar

  48. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 14:09

    Tolstoi Diz:
    9 Novembro, 2008 às 1:42 pm

    Tens razão, quando é que pais, avós, familiares se manifestarão contra tamanha absurdidade e injustiça…

    Para quando o grito da Ipiranga…

    Para quando o grito da Ipiranga, que diga que não somos um estado fracassado mas um Estado com projecto e futuro, não um país adiado mas presente e esclarecido, não uma nação entorpecida mas um farol e luz num mundo decadente, aonde a LEI e os nossos Direitos são que pedra angular de um estado de Direito são justos, precisos e com clara equidade…

    Gostar

  49. Desconhecida's avatar
    José permalink
    9 Novembro, 2008 14:23

    Melhorar o sistema de Justiça, só na vertente penal ( a cível, administrativa, constitucional e outras, também contam, mas prefiro a versão mais reduzida) é mais difícil do que melhorar a Educação.

    O sistema de Justiça depende de vários vectores decisivos: o legislador, ao serviço do poder político, sempre; as forças de segurança e judiciárias, ao serviço da descoberta dos crimes e organizadas segundo modelos do poder político; os magistrados e tribunais, supostamente independentes, mas profundamente relacionados e atados às leis, rotinas e formas de organização arcaicas.

    Mudar isso, é pior do que mudar os códigos.

    Gostar

  50. nem estranho não estranhar's avatar
    nem estranho não estranhar permalink
    9 Novembro, 2008 14:54

    Multiplique-se, agora, os 600 mil euros por 6 grandes processos e dá 3 milhões e 600 mil euros.

    Tudo à boleia de se apanhar 177 euros.

    Mas uma velhinha não fok a tribunal por 1 euro e tal?…

    Gostar

  51. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Novembro, 2008 14:59

    Mas SIM PODEMOS. Um movimento de cidadãos foi criado para que um contrato feito sem a participação dos órgãos que representam a cidade de Lisboa permitisse a alteração do perfil ribeirinho de Lisboa; um movimento de cidadãos sério apartidário, e sem o sui generis bastonário da Ordem dos Advogados, deve ser formado, para coordenar acções que denunciem e responsabilizem quem promete melhorar o sistema mas nada altera de substancial. Importante é a colaboração dos media que queiram fazer trabalho jornalístico de investigação.

    Gostar

  52. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 15:12

    Viva o Tolstoi…

    Mais o que falta aqui no nosso Portugal são os “watchdogs” como por exemplo o CRP Websites: http://www.OpenSecrets.org / http://www.CapitalEye.org

    Mais e total transparência… público e privado…

    Um verdadeiro “movimento de cidadãos sério apartidário”…

    Gostar

  53. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 15:20

    nem estranho não estranhar Diz:
    9 Novembro, 2008 às 2:54 pm

    E para não falar dos milhares de pais que são obrigados a tornarem-se pais de ”Guantánamo”… ”Guantánamo” existe aqui entre nós no dia a dia, totalmente institucionalizado…

    Uma ruína financeira, uma humilhação psicológica, um assassinato repugnante da figura de pai, uma discriminação sexista sem precedente pelos simples facto de amarem os seus queridos filhos…

    Quantos pais foram e são obrigados a aceitar esse humilhante e degradante “armistício”….

    Um humilhante e degradante “armistício” imposto pelo medo e a perspectiva de ruína financeira…

    Gostar

  54. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 15:30

    Pais, meus queridos filhos: Aqui em Portugal somos todos Tavóras, Negros, Judeus com honra…. (excluídos, odiados, Marginalizados… só porque amamos e queremos ser parte da vida dos nossos queridos e amados filhos… que é um Direito tão Natural e vital como o Direito à vida….)

    É real a discriminação, o sexismo em Portugal a todos os níveis…

    Aqui há um “Guantánamo” para nós os pais…

    Aqui há um verdadeiro “Endlösung” dos pais… e do elo entre filhos e pais…

    Para quando o Grito da Ipiranga meus concidadãos…

    Gostar

  55. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 15:44

    Sofia Ventura Diz:
    9 Novembro, 2008 às 1:58 am

    Concordo e admiro os teus comentários…

    You are 7 stars… hats off…

    Gostar

  56. dazulpintado's avatar
    dazulpintado permalink
    9 Novembro, 2008 16:11

    Piscoiso Diz:
    9 Novembro, 2008 às 10:58 am
    “Ruptura total
    dos professores
    como o Governo

    É o título que encabeça a capa do Público de hoje.

    Se a ruptura é total, onde é que vão buscar o salário ?

    Não estará o Piscoiso a confundir PS com a verdadeira entidade patronal dos professores, o Estado?

    É uma tendência muito frequente!

    Gostar

  57. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 17:09

    Não foi o Guterres que afirmou, um dia, este país não ser nenhuma “república das bananas”…?! Como andava enganado este “senhor”.
    Claro que (tirando a Madeira, que ainda não é uma República…) isto não é mesmo de bananas não, é uma terreola de nabos… e algumas, bem nutridas e estrumadas, nabiças.

    Gostar

  58. Desconhecida's avatar
    9 Novembro, 2008 17:19

    Ontem, estando a ver, na TV, o episódeo final (repetição) do Ballet Rose, não sei porquê, senti que aquele filme não me era tão distante assim… porque seria?!…

    Gostar

  59. Desconhecida's avatar
    José permalink
    9 Novembro, 2008 17:51

    O Ballet Rose é a coisa mais irónica que pode haver. Com uma diferença: dantes havia vergonha e os envolvidos, não foram julgados, por intervenção do poder político ( a garantia administrativa que havia, para preservar a imagem do Estao). Mas foram afastados dos lugares de poder. Todos.

    Agora, não. Não foram julgados e ainda ganharam acesso a postos de poder executivo ou de influência política.

    Uma vergonha inominável.

    Gostar

  60. Desconhecida's avatar
    Tolstoi permalink
    9 Novembro, 2008 18:11

    Segundo o antigo escrito Chinês perante a perspectiva de um vendaval alguns escavam abrigos outros constroem moinhos. Não querendo estar no primeiro grupo como agir?
    Já sugeri algo. Mas tirando poucas excepções como o Luís Marques, só vejo carpideiras.

    Gostar

  61. Antónimo's avatar
    9 Novembro, 2008 19:26

    Iá, nós phodemos!

    Gostar

  62. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 19:38

    Thanks Tolstoi…

    Criticar é sempre mais simples do que propor e fazer….

    Sem nós como indivíduos livres, fortes e determinados não poderá haver governos livres e fortes…

    Temos de ser mais sociedade civil….

    Gostar

  63. indignado's avatar
    indignado permalink
    9 Novembro, 2008 22:38

    Meus caros; ……..ás armas , ás armas, pela patria lutar, contra os canhões marchar marchar..

    Gostar

  64. indignado's avatar
    indignado permalink
    9 Novembro, 2008 22:41

    Tá na hora de outra revolução, mas agora com armas e balas , nada de cravos.

    Objectivos:

    A) Alvos – Politicos, na realidade foram eles que tudo roubaram.

    Gostar

  65. Justiceiro's avatar
    Justiceiro permalink
    9 Novembro, 2008 23:01

    Isso mesmo indignado, vamos lutar pelos nossos direitos, já que a plolicia nada pode contra estes ladrões, vamos nós nos defender aos nossos filhose familias; lutem cobardes chegou o momento de tudo ou nada, ou lutamos agora pela liberdade, E UM PAIS LIMPO OU DIGNO OU CAIMOS NA ESCURIDÃO DE UMA DITADURA rosada com espinhos.

    Gostar

  66. anónimo's avatar
    anónimo permalink
    9 Novembro, 2008 23:02

    tou pronto pra luta chega de roubarem amis piliticos ladrões, vamos a eles

    Gostar

  67. fatima's avatar
    fatima permalink
    9 Novembro, 2008 23:05

    Tou farta deste chulos, eu como mulher tou pronta pra luta se for preciso; tenha coragem homens, parecem umas amélias, nunca vi povo tão medrosos, cambada de maricas, lutem, lutem

    Gostar

  68. Desconhecida's avatar
    António Sousa permalink
    9 Novembro, 2008 23:08

    UM ESTADO QUE NÃO RESPEITA A FAMÍLIA NÃO É UM ESTADO DE BEM!
    AS RELAÇÕES ENTRE PAIS E FILHOS É VIDA FAMILIAR, É FAMILIA!
    JUÍZES FEREM DE MORTE A RELAÇÃO ENTRE PAIS(HOMENS) DIVORCIADOS E FILHO(A)S, LOGO NÃO RESPEITAM A INSTITUIÇÃO FAMÍLIA!
    JUÍZES É PODER JUDICIAL! PODER JUDICIAL É ESTADO!
    LOGO O ESTADO NÃO RESPEITA A FAMÍLIA! LOGO O ESTADO PROVA QUE NÃO É UMA PESSOA DE BEM!
    MAS, AFINAL QUEM É O ESTADO?! O ESTADO SOMOS TODOS NÓS! LOGO O PODER JUDICIAL É NOSSO! LOGO NÃO PODEMOS DEIXAR O ESTADO NÃO RESPEITAR A FAMÍLIA! LOGO HÁ QUE PÔR EM CAUSA O PODER JUDICIAL NA SUA INTERVENÇÃO NA FAMÍLIA! LOGO HÁ QUE PROPÔR AO PODER LEGISLATIVO O FIM DA INTERFERÊNCIA DO PODER JUDICIAL NAS QUESTÕES DA FAMÍLIA! A FAMÍLIA NÃO PODE FICAR SUBORDINADA A QUALQUER PODER, SEJA ELE LEGISLATIVO, JUDICIAL OU EXECUTIVO! LOGO HÁ QUE LEGISLAR PARA RETIRAR PODER AOS TRIBUNAIS NAS QUESTÕES DE FAMÍLIA (RELAÇÕES PAISxFILHOS E PODER PATERNAL)!
    NÃO SE ESQUEÇAM O PODER PATERNAL HIERARQUICAMENTE É SUPERIOR AO PODER JUDICIAL! LOGO O PODER JUDICIAL NÃO TEM LEGITIMIDADE PARA O REGULAR POR IMPOSIÇÃO!
    AS FAMÍLIAS NÃO PODEM SER JULGADAS! AS FAMÍLIAS TÊM DE SER APOIADAS!
    PAIS, VAMOS PRESSIONAR O PODER LEGISLATIVO PARA RETIRAR DOS TRIBUNAIS AS QUESTÕES DE REGULAÇÃO DO PODER PATERNAL! E, PARA QUE SEJA CRIADO UM CORPO TÉCNICO DE ALTO GABARITO NÃO PARA IMPÔR QUALQUER REGULAÇÃO DO PODER PATERNAL, MAS PARA TRABALHAR EM CONJUNTO COM AS FAMÍLIAS DESAVINDAS NO SENTIDO DA CRIAÇÃO DE CONSENSOS PARA ESSA REGULAÇÃO, QUE TERÁ DE SER NEGOCIADA COM TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA, TENDO COMO BASE O VERDADEIRO INTERESSE MAIOR DAS CRIANÇAS QUE É NÃO PERDEREM NUNCA QUALQUER MEMBRO DA FAMÍLIA EM REGULAÇÕES IMPOSTAS! NÃO É SEGURAMENTE AQUILO QUE OS TRIBUNAIS VÊM FAZENDO QUE É AMPUTAR AS CRIANÇAS DO SEU RELACIONAMENTO COM UMA PARTE SUBSTANCIAL DA SUA FAMÍLIA ALARGADA DE SEMPRE, ANTES DAS DESAVENÇAS ENTRE PAI E MÃE A QUE AS CRIANÇAS SÃO ALHEIAS!
    NESTA MATÉRIA, O TENDENCIAL FIM DO FORTALECIMENTO DOS LAÇOS FAMILIARES FUNDAMENTAIS EM QUALQUER SOCIEDADE DESENVOLVIDA, O PODER JUDICIAL TEM GRANDES CULPAS NO CARTÓRIO E POR ISSO O MÍNIMO QUE SE IMPÕE É O FIM DA SUA INTERFERÊNCIA NESTAS MATÉRIAS!
    SÓ ASSIM OS PAIS CONSEGUIRÃO O GRITO DO IPIRANGA!
    TRABALHEMOS NESTE SENTIDO E CONTRIBUIREMOS PARA UMA SOCIEDADE MENOS ALIENADA E MAIS JUSTA!
    PELO FIM DA DISCRIMINAÇÃO SEXUAL DO PODER JUDICIAL NAS QUESTÕES DA FAMÍLIA!
    PELO FIM DE NOVOS NASCIMENTOS DIÁRIOS “PARIDOS EM TRIBUNAL” DE “FILHO(A)S ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS”!
    VIVA A BOA E DEFINITIVA RELAÇÃO SECULAR PAIS x FILHOS!

    Gostar

  69. suzy's avatar
    suzy permalink
    9 Novembro, 2008 23:08

    Estou contigo Fatima, parece que as mulheres deste pais serão as próximas a fazerem a mudança, os homens já veêm novelas a mais, cada vez mais somos nós que vestimos as calças em casa, cambada de badamecos, estes homens portugueses.

    Gostar

  70. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 23:14

    Suzy e Fatima…

    Aqui ainda há Homens…

    Gostar

  71. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 23:18

    Thanks Antonio Sousa, finalmente um pai que fala…

    Finalmente um “papa” avestruz que desenterra a cabeça…

    Gostar

  72. suzy's avatar
    suzy permalink
    9 Novembro, 2008 23:25

    Assim espero caro Luis, que quando chegar a hora da verdade você seja capaz de lá estar.

    Gostar

  73. Luis Marques's avatar
    Luis Marques permalink
    9 Novembro, 2008 23:41

    Cara Suzy, Sempre estive nas “horas da verdade” aonde devia estar…

    Gostar

  74. Desconhecida's avatar
    10 Novembro, 2008 00:01

    É verdade Psiquitra de Serviço, a justiça é o ponto fraco de Portugal, tudo o resto não passa do resultado dessa doença.

    É verdade Luís, para quando o grito de Ipiranga? Nós os pais que amamos e lutamos pelos nossos filhos fomos alvo dessa “Solução Final” cuidadosamente planeada no tempo da outra Senhora sabe-se lá com o auxílio de quem (sic)…e orquestrada pelas Bandas de serviço, que teimosamente rejeitam tocar novas partituras. Mas nem sempre foi assim em Portugal. E em muitos países não é assim.

    E quando a “Solução Final” é ameaçada, recorre-se ao “Desentranhamento” da parte “podre” sem nunca se deixar o processo principal terminar, não vão os paizinhos apresentar-se no Tribunal Europeu de Direitos Humanos…

    Não é só uma ruína financeira, uma humilhação psicológica, um assassinato repugnante da figura de pai, uma discriminação sexista sem precedente pelos simples facto de amarem os seus queridos filhos…É A SOLUçÃO FINAL. É UM CRIME CONTRA OS DIREITOS DAS CRIANçAS E PORTANTO CONTRA A HUMANIDADE, O QUAL ESTÁ CONSAGRADO NO TRATADO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANçA

    PAIS UNAM-SE E LUTEMOS

    Gostar

  75. Sofia Ventura's avatar
    10 Novembro, 2008 12:02

    Fico chocada de ver que aquilo que pensei serem casos atípicos de pais divorciados (refiro-me às consequências, muito mais que “apenas” emocionais, da ausência de contacto com os filhos: os problemas profissionais, financeiros, relacionais, etc.) se repete quase que por sobreposição de papel vegetal.

    Parece-me óbvio que têm de se organizar – não é um pai sozinho e destroçado que vai conseguir alterar nada.
    Por exemplo: há tempos, uma advogada relatava (colateralmente à notícia) a vossa situação à Sofia Pinto Coelho (SIC) que ficou em transe com o que lhe diziam. É dar visibilidade a estas coisas. Falem com jornalistas. Exponham a incompetência e ignorância do que se passa, em matéria de família, nos Tribunais.
    Pode ser que assim os intervenientes ganhem vergonha, se instruam e decidam melhor.

    Gostar

  76. Desconhecida's avatar
    Tribunus permalink
    10 Novembro, 2008 16:46

    A rebaldaria, que se imagina entre Socrates, Felgueiras, juizes, procurador, resultou, neste crime, passado nos tribunais portugueses! pena suspensa porquê?

    Gostar

  77. Desconhecida's avatar
    Anónimo permalink
    11 Novembro, 2008 18:01

    Exma Sofia Ventura.

    Tem toda a razão. Os Pais Portugueses deviam se unir, e lutarem em conjunto pelos seus direitos e dos seus filhos.

    Mas, não fazem isso porque não querem.

    Gostar

  78. Tomas Brasil's avatar
    Tomas Brasil permalink
    12 Novembro, 2008 01:21

    ” se repete quase que por sobreposição de papel vegetal.
    Parece-me óbvio que têm de se organizar “

    Unica solucao mesmo. Como alguem disso os pais portugueses nao querem se unir.
    Como nao fazem isso nao conseguem, ehe. É gozado o portugues. Nao faz porque nao quer. Mesmo que perca o filho.
    Orgulho e preconceito portugues.

    Gostar

  79. António Sousa's avatar
    António Sousa permalink
    15 Novembro, 2008 20:41

    Caros Tomás Brasl, Fernando Ferreira, Luis Marques e outros …..
    Unamo-nos …..
    Vamos passar a noite de consoada com outros Pais numa manifestação grandiosa na frente das Instalações do CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA ou da ASSEMBLÉIA DA REPÚBLICA egixindo (não pedindo) o fim da intervenção dos Tribunais nas Regulações dos Poderes Paternais …..
    Comecemos desde já um grande movimento neste sentido, não basta apenas RETÓRICA!!! Só Pais sem medo e dinâmicos conseguirão inverter a pouca vergonha da sociedade animal sem homens que se está pretendendo criar …… Temos de dar a cara para acabar com este Estado de Coisas…..

    Gostar

  80. António Sousa's avatar
    António Sousa permalink
    15 Novembro, 2008 20:45

    E, mais que rápidamente devolvam aos Pais a quem roubaram os Filhos e aos Filhos a quem roubaram os Pais, os convívios naturais a que todos tÊm direito. NEM QUE PARA ISSO TENHAMOS QUE INVADIR A ASSEMBLÉIA DA REPÚBLICA ………..

    Gostar

Indigne-se aqui.