Vi atentamente a parte final do seu bonito e comovente discurso no passado dia 30 de Novembro durante o congresso do PCP.
Foi bonito porque bem estruturado e cheio de imagens poéticas.
Foi comovente porque quis fazer-nos acreditar em amanhãs ridentes e gloriosos.
Quando começou a denunciar os ataques à liberdade de expressão pensei até com os meus botões que a Odete iria partir a louça toda e desatar a denunciá-la em países como Cuba e a Coreia do Norte, cujos partidos comunistas tanto aplausos conseguiram no congresso. Mas afinal limitou-se a atacar Sarkozi, as câmaras e a polícia nacional.
Quanto atacou de forma contundente o capitalismo e a exploração dos povos trabalhadores, pensei até que iria atacar o governo chinês por o admitir de forma tão escandalosa nos seus territórios, com horários e condições de trabalho esclavagistas, mas não! Não se referiu à China.
Quando se enfureceu contra o ataque aos sindicatos pensei então que agora é que era mas, em vez disso, pasme-se, criticou uma das tradições mais benfazejas do povo trabalhador. O DESCANSO SEMANAL!
Aquele descanso, que as religiões de vários povos obrigam para que os homens, por uma vez em cada semana, possam largar a enxada e a máquina e olhar o céu e a natureza, louvando-a na pessoa de qualquer divindade ou não.
Uma obrigação que deu sempre dores de cabeça ao patrão explorador que só o medo de ofender os deuses impedia de contrariar.
Uma obrigação que desesperava o ganancioso que não gostava de perder um dia que fosse para fazer crescer o celeiro, desprezando o riso e a alegria de brincar com o seu semelhante um dia por semana. Por isso foi muito bem castigado e à Lua foi parar para exemplo de exploradores e gananciosos.
Foi assim com espanto que vi a Odete, talvez por não acreditar em deuses (e nisso não a critico), vir protestar contra tal castigo dando assim razão ao mundo capitalista que tudo faz para acabar com descansos semanais.
Vi os Belmiros deste mundo regozijarem em pleno gozo com o seu discurso. Agora já podem, sem a crítica do PCP, impedir que os seus trabalhadores gozem um dia de descanso, já que os impediam de o gozar no seio das famílias com a malfadada abertura aos Domingos.
E foi assim que o seu discurso me foi comovendo mais e mais.
Pensando que já tinha ouvido tudo, eis que anuncia o dia glorioso de um “mundo sem donos” conseguido pela luta revolucionária do partido comunista. Pensei então que agora é que a Odete iria descascar forte e feio naquele momento horroroso da História, cujos genocídios e expansionismos imperialistas, torturas e censuras, que ainda hoje me causam calafrios e suores frios. Mas não. A Odete não criticou as teses do PCP que tentam branquear os feitos horríveis do Leninismo e do Estalinismo.
Foi comovente. As lágrimas correram-me pela face. A Odete continua uma militante ferrenha do PCP.
Xico
Que não parece que apesar da fatiota tendam jeronimus a reverências tipo lalai lamas, salazares ou bushistas, como o vosso primeiro, indestronável, no dizer de almeida santos, faz lembrar o grande hitler.
Outra muito boa colagem/cartoon do Wehavekaosinthegarden !
Quanto a patriaarcas partidários, há quem os tenha, quem os não tem, quem nunca os terá e, quem deseja tê-los. Também, quem já os teve e perdeu para sempre a esperança dum novo messias…
Àparte questões partidárias e políticas, este congresso do PC foi bem pensado e excelente como imposição duma imagem de vigor: local escolhido; bem comparticipado e hoje replecto; visualmente impositivo e apelativo; muito mediatizado, com a SIC em directos longuíssimos e outros órgãos de comunicação bastante “atentos”; demonstrada a consabida capacidade de trabalho, de militância e tudo o que dela se possa inferir; Etc, etc.
Não só por este congresso, os comunistas vão obter muitos mais votos (e deputados, e autarcas, e deputados europeus) do que se possa imaginar.
O PS encostado à direita onde o espaço para o PSD e CDS é curto, num país de tradição esquerdista, o PCP e o BE vão aproveitar o momento para a maior votação de sempre. Jerónimo fala grosso porque sabe que o momento não se repete. O cheiro do poder até o faz espumar…
Muitos desiludidos do PS irão arriscar um voto de descontentamento no PCP, arrastando o país para uma situação pior do que a actual. Votos de descontentamento não se entregam ao PCP ! Vota-se em branco ou não se vota.
CGTP fez com a avaliação dos professores o mesmo que tem feito em todas as negociações com este governo, a posição é sempre a do anúncio prévio da ausência de qualquer acordo, desta forma usam-se as negociações para ganhar notoriedade na comunicação e transforma-se os processos negociais em conflitos de rua. O objectivo é boicotar o governo e obter ganhos eleitorais para o governo, nunca o PCP permitiria qualquer sucesso governamental e muito menos em domínios em que considera que governa à margem da democracia.
Se a Fenprof tivesse negociado teria estado em melhores condições para melhorar quer o estatuto quer a avaliação dos professores. Mas Mário Nogueira não está preocupado com os professores, está a servir o seu partido e a servir-se da luta dos professores para subir no partido e na central sindical.
O resultado está à vista, Mário Nogueira é o novo herói do PCP !
Na, JCB, a CGTP não é aí chamada e a Fenprof não fez nada, além da ministra gorda e parva, que é que atazanou e amesquinhou os professores em puro gozo déspota e maluco, até à saturação e justa revolta. De modo que então foi tudo só uma questão de se dar a mão aos pobres.
É mesmo?! E então quem gosta de ser do contra, dessa natureza antípoda dos tachistas há-de ficar-se a vê-los só roubar os bancos? Na, seu Carlos, não se fica nada em branco, se não que se há-de votar mais a sério, em contra-corrente.
São cada vez menos, à sucapa lá afastaram os ortodoxos que devem ter algo que ver com a situação financeira da escumalha. Estão em pleno delírio, é giro de se ver.
Os cães ladram a caravana passa.
Tão cientes do mal que fizeram ao país até apelam ao voto em branco, porque tem medo que as migalhas que até aqui lhes vão chegando acabem e se não tiverem quem lhes vá arranjando um tachinho tudo está em causa. Da direita aos ditos socialistas socratistas que de socialistas não têm nada estão em PANICO.
JOJORATAZANA
Foi impressão minha ou a foice e o martelo andaram muito escondidos daquela decoração no Campo Pequeno?
O palanque do CC era impressionante, estilo PC chinês. O vermelho era arrebatador. A foice e o martelo é que me parece que se sumiram. Já não há orgulho na foice e no martelo? Bem sei que às eleições o encostam ao girassol desse partido extremamente enraizado no povo português, Os Verdes, que tão grande contributo têm dado à democracia portuguesa. Agora no evento maior dos comunistas que é o seu congresso, esconderem o seu símbolo da decoração daquele pavilhão não se entende. Não fora as bandeiras na sessão do encerramento e diria termos assistido neste fim-de-semana a um congresso dum partido sem símbolo.
Até a disposição das mentes brilhantes no espaço lembra bem a barbárie autoritária bolchevique: ou seja a burguesia comunista que sugou sangue, suor e lágrimas do trabalhador. Para quê? Apenas para construírem um enorme arsenal e deixaram o povo à míngua. Esse arrastando-se com fome e frio de armazém em armazém à procura do mínimo para comer e assim chegar ao dia seguinte.
Em Cuba igual. Uma cambada rapina o povo, trafica droga (fuzila os camaradas que se deixam apanhar por jornalistas) e vive de mordomias imensas. O povo esse faz fila para bocadinhos de pão que caem da mesa farta dos Castros, faz uma sopa magra e imagina um bocadinho de galinha cozida mas a burguesia dirigente diz-lhes que nada teriam para comer sem eles no poder. Hipócritas.
Palavra de honra que tem vezes que me envergonho de este país ter este partido, mas enfim, isto é do mais impoliticamente correcto, ou será politicamente incorrecto?, que pode haver e até já vejo foices atirarem-se a esta que se subscreve, Blonde.
De facto há muita gente doente neste blogue.A começar por aqueles que se multiplicam com nomes diferentes para mostrar o velho ódio.
Tratai-vos senhores, tratai-vos.
Digam lá qual é o vosso ideal de país?
E não venham com essas tretas da URSS…O PCP não é PORTUGUÊS!
Será que o PSD também tem de levar todosos dias com a guerra no Iraque?
Vocês são doentes e este blog fala para as nuvens.
O vosso ódio não consegui destruir a força do PC e aqui estamos nós.
Esse é o vosso problema.
Cada vez mais vivo, cada vez mais actual.
Não foi o PCP que governou o país durante estesanos todos mas proventura o vosso medo é cada vez maior.
A miseria deste país faz-vos bem não é?
Podem manter os vossos topos de gama enquanto os trabalhadores passam fome.
Ao ler este blogue farto-me de rir.
Os comunista não têm culpa que os vossos antepassados tenham sido bufos e Pides.
Passem bem.
Metem-me nojo vocês.
p.s. podem censurar agora.
É essa a vossa especialidade.
Enfim, bolorento, ultrapassado, mas genuíno, nada que se pareça com os bem instalados sindicalistas dos ricos, i.é, BE. Uns acreditam em deus, outros no fim do capitalismo.Crenças. 25 de Novembro sempre comunismo nunca mais.
O nojo arraza qualquer indivíduo que se preze quando se lembra dos privilégios do camarada cunhal durante as suas estadias em moscovo e quando se avistou com o monstro Kim Il Sung em 1972.
Durão Barroso-Bush-base das lages-Guerra do Iraque-violação do direito internacional
Bomba de hiroshima e nagasaki-libertadores americanos, amigos da humanidade e da democracia~
Guerra do vietname-guerra pela democracia.
Apoio dos EUA à invasão de Timor-apoio à democracia
Tudo é apoio à democracia, excepto quando vem do PCP não é?
Ai os desdendentes dos PIDES que por aqui andam.
Ai o papá era bufo?
AHhahahahahaha!
Durão Barroso-Bush-base das lages-Guerra do Iraque-violação do direito internacional
Bomba de hiroshima e nagasaki-libertadores americanos, amigos da humanidade e da democracia~
Constancio e o BNP
e o BCP
e o BPP
e o escândalo de aumento de 11 E aos pensionistas mais pobres
e os 17 mil e tal desse sem pescoço
e mais aí outro banco, ó constancio, pra juntos desbaratarmos, a dividir pelo nacional-socialismo, entre ps e psd, ó ti governador?!
23.PCP disse
1 Dezembro, 2008 às 8:06 pm
De facto há muita gente doente neste
**********************************
JULGAVA EU QUE OS STALINISSÁURIOS TINHAM SIDO EXTINTOS EM 1989 COM A QUEDA DO MURO DE BERLIM . . .
AFINAL OS DOS CLIMAS MAIS QUENTES AINDA SIBREVIVEM . . .
A nossa crise só se resolve com a importação do FIDEL!Ele é que sabe!Ele é que é o SOL dos comunistas internacionalistas portugas…
GostarGostar
CARTA A ODETE SANTOS
Vi atentamente a parte final do seu bonito e comovente discurso no passado dia 30 de Novembro durante o congresso do PCP.
Foi bonito porque bem estruturado e cheio de imagens poéticas.
Foi comovente porque quis fazer-nos acreditar em amanhãs ridentes e gloriosos.
Quando começou a denunciar os ataques à liberdade de expressão pensei até com os meus botões que a Odete iria partir a louça toda e desatar a denunciá-la em países como Cuba e a Coreia do Norte, cujos partidos comunistas tanto aplausos conseguiram no congresso. Mas afinal limitou-se a atacar Sarkozi, as câmaras e a polícia nacional.
Quanto atacou de forma contundente o capitalismo e a exploração dos povos trabalhadores, pensei até que iria atacar o governo chinês por o admitir de forma tão escandalosa nos seus territórios, com horários e condições de trabalho esclavagistas, mas não! Não se referiu à China.
Quando se enfureceu contra o ataque aos sindicatos pensei então que agora é que era mas, em vez disso, pasme-se, criticou uma das tradições mais benfazejas do povo trabalhador. O DESCANSO SEMANAL!
Aquele descanso, que as religiões de vários povos obrigam para que os homens, por uma vez em cada semana, possam largar a enxada e a máquina e olhar o céu e a natureza, louvando-a na pessoa de qualquer divindade ou não.
Uma obrigação que deu sempre dores de cabeça ao patrão explorador que só o medo de ofender os deuses impedia de contrariar.
Uma obrigação que desesperava o ganancioso que não gostava de perder um dia que fosse para fazer crescer o celeiro, desprezando o riso e a alegria de brincar com o seu semelhante um dia por semana. Por isso foi muito bem castigado e à Lua foi parar para exemplo de exploradores e gananciosos.
Foi assim com espanto que vi a Odete, talvez por não acreditar em deuses (e nisso não a critico), vir protestar contra tal castigo dando assim razão ao mundo capitalista que tudo faz para acabar com descansos semanais.
Vi os Belmiros deste mundo regozijarem em pleno gozo com o seu discurso. Agora já podem, sem a crítica do PCP, impedir que os seus trabalhadores gozem um dia de descanso, já que os impediam de o gozar no seio das famílias com a malfadada abertura aos Domingos.
E foi assim que o seu discurso me foi comovendo mais e mais.
Pensando que já tinha ouvido tudo, eis que anuncia o dia glorioso de um “mundo sem donos” conseguido pela luta revolucionária do partido comunista. Pensei então que agora é que a Odete iria descascar forte e feio naquele momento horroroso da História, cujos genocídios e expansionismos imperialistas, torturas e censuras, que ainda hoje me causam calafrios e suores frios. Mas não. A Odete não criticou as teses do PCP que tentam branquear os feitos horríveis do Leninismo e do Estalinismo.
Foi comovente. As lágrimas correram-me pela face. A Odete continua uma militante ferrenha do PCP.
Xico
GostarGostar
Falou o Gabriel, o primeiro deste bloco nacional socialista.
GostarGostar
Que não parece que apesar da fatiota tendam jeronimus a reverências tipo lalai lamas, salazares ou bushistas, como o vosso primeiro, indestronável, no dizer de almeida santos, faz lembrar o grande hitler.
GostarGostar
Os comunistas portugueses têm muita fé. Em vez de adorarem a Virgem Maria, têm sempre o Álvaro Cunhal.
GostarGostar
Outra muito boa colagem/cartoon do Wehavekaosinthegarden !
Quanto a patriaarcas partidários, há quem os tenha, quem os não tem, quem nunca os terá e, quem deseja tê-los. Também, quem já os teve e perdeu para sempre a esperança dum novo messias…
Àparte questões partidárias e políticas, este congresso do PC foi bem pensado e excelente como imposição duma imagem de vigor: local escolhido; bem comparticipado e hoje replecto; visualmente impositivo e apelativo; muito mediatizado, com a SIC em directos longuíssimos e outros órgãos de comunicação bastante “atentos”; demonstrada a consabida capacidade de trabalho, de militância e tudo o que dela se possa inferir; Etc, etc.
Não só por este congresso, os comunistas vão obter muitos mais votos (e deputados, e autarcas, e deputados europeus) do que se possa imaginar.
GostarGostar
O PS encostado à direita onde o espaço para o PSD e CDS é curto, num país de tradição esquerdista, o PCP e o BE vão aproveitar o momento para a maior votação de sempre. Jerónimo fala grosso porque sabe que o momento não se repete. O cheiro do poder até o faz espumar…
Muitos desiludidos do PS irão arriscar um voto de descontentamento no PCP, arrastando o país para uma situação pior do que a actual. Votos de descontentamento não se entregam ao PCP ! Vota-se em branco ou não se vota.
GostarGostar
CGTP fez com a avaliação dos professores o mesmo que tem feito em todas as negociações com este governo, a posição é sempre a do anúncio prévio da ausência de qualquer acordo, desta forma usam-se as negociações para ganhar notoriedade na comunicação e transforma-se os processos negociais em conflitos de rua. O objectivo é boicotar o governo e obter ganhos eleitorais para o governo, nunca o PCP permitiria qualquer sucesso governamental e muito menos em domínios em que considera que governa à margem da democracia.
Se a Fenprof tivesse negociado teria estado em melhores condições para melhorar quer o estatuto quer a avaliação dos professores. Mas Mário Nogueira não está preocupado com os professores, está a servir o seu partido e a servir-se da luta dos professores para subir no partido e na central sindical.
O resultado está à vista, Mário Nogueira é o novo herói do PCP !
GostarGostar
Na, JCB, a CGTP não é aí chamada e a Fenprof não fez nada, além da ministra gorda e parva, que é que atazanou e amesquinhou os professores em puro gozo déspota e maluco, até à saturação e justa revolta. De modo que então foi tudo só uma questão de se dar a mão aos pobres.
GostarGostar
Tribunal de Monsanto com eles. A Odete a dividir a cela com o Mário Machado.
Mais nada…
GostarGostar
Vota-se em branco ou não se vota.
É mesmo?! E então quem gosta de ser do contra, dessa natureza antípoda dos tachistas há-de ficar-se a vê-los só roubar os bancos? Na, seu Carlos, não se fica nada em branco, se não que se há-de votar mais a sério, em contra-corrente.
GostarGostar
A gosto e
contra a corrente
GostarGostar
Para o PCP já dei o que tinha a dar. Levei com eles e fartei-me. Com eles sim a democracia está em perigo
GostarGostar
Ó Zé,
a propos,
e como vai teu pai
zinho, o Chico
de la Cuf,
anh?
GostarGostar
“A nossa participação no poder será quando o povo português quiser”. jeróimo. Ele espumava em direcção ao dia de são nunca.
GostarGostar
São cada vez menos, à sucapa lá afastaram os ortodoxos que devem ter algo que ver com a situação financeira da escumalha. Estão em pleno delírio, é giro de se ver.
GostarGostar
Os cães ladram a caravana passa.
Tão cientes do mal que fizeram ao país até apelam ao voto em branco, porque tem medo que as migalhas que até aqui lhes vão chegando acabem e se não tiverem quem lhes vá arranjando um tachinho tudo está em causa. Da direita aos ditos socialistas socratistas que de socialistas não têm nada estão em PANICO.
JOJORATAZANA
GostarGostar
Spartakus
Vai para a barraca já!
JOJO
GostarGostar
Foi impressão minha ou a foice e o martelo andaram muito escondidos daquela decoração no Campo Pequeno?
O palanque do CC era impressionante, estilo PC chinês. O vermelho era arrebatador. A foice e o martelo é que me parece que se sumiram. Já não há orgulho na foice e no martelo? Bem sei que às eleições o encostam ao girassol desse partido extremamente enraizado no povo português, Os Verdes, que tão grande contributo têm dado à democracia portuguesa. Agora no evento maior dos comunistas que é o seu congresso, esconderem o seu símbolo da decoração daquele pavilhão não se entende. Não fora as bandeiras na sessão do encerramento e diria termos assistido neste fim-de-semana a um congresso dum partido sem símbolo.
GostarGostar
Até a disposição das mentes brilhantes no espaço lembra bem a barbárie autoritária bolchevique: ou seja a burguesia comunista que sugou sangue, suor e lágrimas do trabalhador. Para quê? Apenas para construírem um enorme arsenal e deixaram o povo à míngua. Esse arrastando-se com fome e frio de armazém em armazém à procura do mínimo para comer e assim chegar ao dia seguinte.
Em Cuba igual. Uma cambada rapina o povo, trafica droga (fuzila os camaradas que se deixam apanhar por jornalistas) e vive de mordomias imensas. O povo esse faz fila para bocadinhos de pão que caem da mesa farta dos Castros, faz uma sopa magra e imagina um bocadinho de galinha cozida mas a burguesia dirigente diz-lhes que nada teriam para comer sem eles no poder. Hipócritas.
GostarGostar
Xico Diz:
1 Dezembro, 2008 às 3:22 pm
CARTA A ODETE SANTOS
Aqui?
Só o Daniel Oliveira é que vem ler o Blasfémias e esse já saiu de lá no tempo oportuno.
GostarGostar
Palavra de honra que tem vezes que me envergonho de este país ter este partido, mas enfim, isto é do mais impoliticamente correcto, ou será politicamente incorrecto?, que pode haver e até já vejo foices atirarem-se a esta que se subscreve, Blonde.
GostarGostar
De facto há muita gente doente neste blogue.A começar por aqueles que se multiplicam com nomes diferentes para mostrar o velho ódio.
Tratai-vos senhores, tratai-vos.
Digam lá qual é o vosso ideal de país?
E não venham com essas tretas da URSS…O PCP não é PORTUGUÊS!
Será que o PSD também tem de levar todosos dias com a guerra no Iraque?
Vocês são doentes e este blog fala para as nuvens.
O vosso ódio não consegui destruir a força do PC e aqui estamos nós.
Esse é o vosso problema.
Cada vez mais vivo, cada vez mais actual.
Não foi o PCP que governou o país durante estesanos todos mas proventura o vosso medo é cada vez maior.
A miseria deste país faz-vos bem não é?
Podem manter os vossos topos de gama enquanto os trabalhadores passam fome.
Ao ler este blogue farto-me de rir.
Os comunista não têm culpa que os vossos antepassados tenham sido bufos e Pides.
Passem bem.
Metem-me nojo vocês.
p.s. podem censurar agora.
É essa a vossa especialidade.
GostarGostar
Não houve ainda nenhum sistema politico, além do nazismo, que fosse tão pidesco e bufeiro, como o comunista.
GostarGostar
XX Diz:
1 Dezembro, 2008 às 8:14 pm
Não houve ainda nenhum sistema politico, além do nazismo, que fosse tão pidesco e bufeiro, como o comunista.
——-
e o salazarista, acrecento eu
GostarGostar
Blasfémias como mais gosta: juntinho com os bolorentos !
GostarGostar
Exactamente portelita.
Cheira a bolor idelogias caquéticas e falidas. alem de pidescas e assassinas sejam elas supostamente de esquerda ou de direita.
GostarGostar
XX Diz:
1 Dezembro, 2008 às 9:10 pm
A única que conheci foi a de 1926-1974.
GostarGostar
Enfim, bolorento, ultrapassado, mas genuíno, nada que se pareça com os bem instalados sindicalistas dos ricos, i.é, BE. Uns acreditam em deus, outros no fim do capitalismo.Crenças. 25 de Novembro sempre comunismo nunca mais.
GostarGostar
O nojo arraza qualquer indivíduo que se preze quando se lembra dos privilégios do camarada cunhal durante as suas estadias em moscovo e quando se avistou com o monstro Kim Il Sung em 1972.
GostarGostar
Durão Barroso-Bush-base das lages-Guerra do Iraque-violação do direito internacional
Bomba de hiroshima e nagasaki-libertadores americanos, amigos da humanidade e da democracia~
Guerra do vietname-guerra pela democracia.
Apoio dos EUA à invasão de Timor-apoio à democracia
Tudo é apoio à democracia, excepto quando vem do PCP não é?
Ai os desdendentes dos PIDES que por aqui andam.
Ai o papá era bufo?
AHhahahahahaha!
GostarGostar
Durão Barroso-Bush-base das lages-Guerra do Iraque-violação do direito internacional
Bomba de hiroshima e nagasaki-libertadores americanos, amigos da humanidade e da democracia~
Constancio e o BNP
e o BCP
e o BPP
e o escândalo de aumento de 11 E aos pensionistas mais pobres
e os 17 mil e tal desse sem pescoço
e mais aí outro banco, ó constancio, pra juntos desbaratarmos, a dividir pelo nacional-socialismo, entre ps e psd, ó ti governador?!
GostarGostar
23.PCP disse
1 Dezembro, 2008 às 8:06 pm
De facto há muita gente doente neste
**********************************
JULGAVA EU QUE OS STALINISSÁURIOS TINHAM SIDO EXTINTOS EM 1989 COM A QUEDA DO MURO DE BERLIM . . .
AFINAL OS DOS CLIMAS MAIS QUENTES AINDA SIBREVIVEM . . .
GostarGostar
DIGO : SOBREVIVEM (MAS CÁ COM UMA AZIA . . .
GostarGostar