“Confiar na Justiça”
23 Fevereiro, 2009
«Mas Sócrates pode estar descansado. As nossas autoridades criminais não chegam a resultados efectivos sempre que o caso foge da normalidade(zinha) em que estão formatadas. Sobretudo se existem contornos políticos, tudo acaba nos arquivamentos por falta de meios ou em salvíficas prescrições», hoje, no Correio da Manhã.
29 comentários
leave one →

Sócrates é a versão Tuga de Berlusconi, fará tudo, mas tudo, para não sair. Aliás, se não fosse a existência da UE, teria a tentação de Chavez de se etermizar no poder.
Ou como dizia ontem Marcelo, Sócrates é um Chico – Esperto. Muitos Tugas (e não portugueses) revêem-se nele. Graças a Deus.
GostarGostar
A justiça está em polvorosa em Espanha. O ministro da justiça foi à caça com Garzon. Garzon deu-lhe uma crise de anisedade e foi internado e o ministro hoje demitiu-se.
GostarGostar
O Vaticano anunciou nova fornada de santos, entre eles o condestável Nuno Álvares Pereira, a quem atribui a cura do olho esquerdo de uma velhinha de Vila Franca de Xira, atingido por salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe.
O Vaticano que me perdoe, mas, então, e os milagres da multiplicação do solo edificável e dos milhões nas contas de autarcas e familiares que todos os dias se produzem por esse Portugal fora?
O das moradias, automóveis, casas de férias, barcos de recreio, do presidente, vice-presidente, vereadores e directores de serviços da Câmara de Braga que a ciência não pode explicar com base nos seus parcos rendimentos?
E o milagre da falta de “recursos humanos” para investigar tal milagre? E o da PJ ter, segundo o MP, atribuído prioridade a “outras investigações”? E o suavíssimo milagre da recusa do PS em criminalizar o enriquecimento ilícito? E os milagres das aparições, em cima de azinheiras, sobreiros e áreas protegidas, de PIN aprovados à pressa em vésperas de eleições? Irá o Vaticano canonizar, a seguir, a generalidade da classe política dirigente portuguesa?
http://jn.sapo.pt/Opiniao/default.aspx?opiniao=Manuel%20Ant%F3nio%20Pina
GostarGostar
Pior do que as prescrições, é a sua imagem já estar a ser “lavada”, até pelos mais improvável inimigos
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/02/o-aspirante-chico-esperto.html
GostarGostar
Certíssimo.
O único pauzinho na engrenagem só poderá vir dos ingleses, o que, convenhamos, cada vez mais se revela “wishful thinking”.
GostarGostar
Mas se Sócrates aceita a prescrição, a saber-se o que se sabe,então chegamos ao fim ! Não falem mais em Estado de Direito, em Magistrados, em Políticos, em Democracia.Será preciso dar corpo à indignação!
GostarGostar
Como é que se recusa uma prescrição?
Era muito nice. Então aí é que ninguém lhe tirava a maioria.
GostarGostar
A última oportunidade
A crise financeira e económica que nos assola, embora possa conduzir muitos e muitas portuguesas para uma situação social muito difícil e porventura dramática, trará consigo a última oportunidade da nação lusa de se renovar e cortar de uma vez por todas com os arquétipos e paradigmas adoptados desde da fundação.
Sempre ouvi dizer e defender que o trabalho no estado e para o estado era o mais seguro, oferecia a todos aqueles que almejassem tal desiderato, trabalho para a vida e progressão na carreira sem qualquer esforço ou muito pouco.
Nas escolas públicas, pelo menos por aquelas que tive o azar de frequentar, digo frequentar, porque pouco ou nada aprendi, não tive um professor que me tivesse marcado pela positiva. Nenhum, mesmo nenhum, teve a ousadia de ser critico à realidade da vida em sociedade, de fazer com que os alunos pensassem pela própria cabeça. Defenderam sempre a ignorância e o modelo existente. Estou absolutamente convencido que é aqui que reside o maior dos maiores males que o país encerra.
Se as premissas e os arquétipos estão errados; porque é que não são alterados e modificados por outros? A resposta só pode ser uma, há muitos grupos organizados e muitas pessoas individualmente consideradas a beneficiar das mordomias e privilégios oferecidos pela situação e fazem tudo, porque têm poder, no sentido que nada seja alterado. Porém, será sério, justo e eticamente correcto que a maioria dos portugueses vivam agoniados em dificuldades para que os demais passem por esta vida sem preocupações de maior. Parece-me bem que não.
Por conseguinte, é na escola, com professores capazes e sem medo que a mudança tem de ser preconizada, a mudança de mentalidades é um imperativo. Um novo português tem de ser gerado, sob pena de o país não conseguir ultrapassar os desafios colocados pela globalização e pela competitividade. Um país que depende do estrangeiro mais do daquilo que estrangeiro depende de si, origina, é dito pelos economistas, mais endividamento externo. Os juros provocados pelo endividamento externo, têm de ser pagos e, são aqueles que pagam impostos, que estão mais onerados com tal encargo, para não falar das gerações vindouras. Isto é incomportável.
O novo português tem de repudiar terminantemente a cunha, o pequeno favorecimento pessoal e contrário à lei, o chico espertismo, a corrupção, a indolência e a ignorância, este caldo só promove a irresponsabilidade e a chegada dos medíocres ao poder. Com efeito, o novo homem terá de ser mais solidário, mais audaz, mais trabalhador, mais responsável e mais capaz. Este homem não dependerá tanto do estado e, criará mais riqueza para que possa ser distribuída de forma equitativa por todos os seus concidadãos.
A oportunidade em curso tem de ser agarrada com toda a energia, determinação e garra por todos aqueles que não querem um país neste atraso, cheio de suspeições sobre os titulares de órgãos públicos, em que os órgãos e instituições públicas estão total e absolutamente descredibilizadas.
Estou completamente farto!!!!
GostarGostar
Absolutamente de acordo, CAA.
Sócrates pode dormir descansado. Os portugueses conscientes, designadamente os que arriscámos qualquer coisa antes e depois de Abril de 74, é que não.
A democracia está a esfumar-se. O gajo só não ousa mais porque a Europa não deixa. Mas, pelo andar da carruagem, vai acabar por deixar – e atirar-nos pela borda fora.
Pobre país! – como previu o Nobre da Costa.
GostarGostar
Está a esquecer os ingleses.
GostarGostar
Vide 7
Isto é que é uma cavalgadura!
GostarGostar
Recusar no sentido de não aceitar que a prescrição se baseie no facto de ser ou não ser acto lícito, mas sim que se trata de suspeitas de corrupção.Esta não tem prescrição.Agora se ele se acobarda atrás do acto ser ou não lícito, estamos conversados…
GostarGostar
“A integridade física de Rui Mateus estaria alegadamente ameaçada, havendo fortes indícios de que terão sido feitos contactos com indivíduos ligados ao mundo do crime, para se encarregarem desta «operação» (…). As pressões eram muitas, a começar com as «recomendações de amigo» de Almeida Santos, que o Presidente da República enviara apressadamente de Marrocos e com quem reuniríamos regularmente a partir do dia 17 de Maio em sua casa. Por outro lado eu estava a ser «olhado» como um traidor à causa «soarista» (…).
Rui Mateus
A Procuradoria-Geral da República manteve sempre um silêncio sobre estas actividades criminosas.
“Portugal é um país diminuido pela indigência e obscurecido pela opacidade” . Tenente Proveta
GostarGostar
Luis Moreira,
O que eu não aceito é que “criminosos” à solta legislem no sentido de dar como prescritos crimes de corrupção ao fim de 5 ou 10 anos. A corrupção no Estado não pode estar sujeita a prazos destes nem a penas suspensas. Não são os crimes que estão em causa, são os resultados e as pessoas, que têm que ser eliminadas da náquina do Estado antes de repetirem, porque quem começa cedo não acaba nunca. A corrupção destrói o estado de direito. Destruiu, neste caso.
GostarGostar
Muita gente comenta e escreve que a situação em Portugal é insustentável(exceptuo o Paulo Rangel) passemos à acção: aceitam-se propostas ? Alguém se manifesta ? Só vejo a CGTP com capacidade e organização para mobilização, de resto só vejo críticos de sofá. Onde estão os movimentos para a alternância , ou melhor onde está a alternativa a este tipo de Praxis.
GostarGostar
Tens a certeza que ha mel, em vias disso o Socrates é safo.
Pergunto eu
GostarGostar
Esta sociedade portuguesa, alimentada e impulsionada pelo PS, é uma das mais corruptas da Europa !
Reafirmo: ESTÁ QUASE TUTO, E ESTÃO QUASE TODOS CONLUIADOS !
É O ESQUEMA, no seu esplendor: o favorzinho e o favor, o jeito-que-me dá e o jeitino, a cunha, o suborno, a corruptela e a corrupção !
O pequeno vigarista admira o médio vigarista, e estes admiram o grande vigarista.
Se ninguém colocar cal sobre este ESQUEMA, para o queimar suficientemente, as gerações vindouras têm só três opções: adaptam-se e tentam O ESQUEMA; rejeitam-no e mandam o país à merda; ficam e porque honestos, sujeitam-se a serem massacrados.
GostarGostar
O Paulo Rangel vai para trocos e o Amorim vai para uma nota grande mas, falsificada
GostarGostar
Se V. Exas. conseguissem por um momento ver para além do vosso quintalinho e ter uma perspectiva de conjunto da coisa podia ser que percebessem como é pouco importante a questão. Esta discussão patética deveria ter tido lugar à séculos. Agora é tarde! Vem aí o grande vagalume e ou me engano muito ou essa moral de bidé vai por água abaixo e vou vê-los disponíveis para um “cada um por si e todos contra todos”.
GostarGostar
Também se pode resolver com um ou 2 pares de estalos
GostarGostar
Mr. Luís Melo,
Óptimo post !
GostarGostar
Infelizmente – e é com muita pena que o digo – o sistema de justiça não tem dado razões a ninguém para confiar na sua actuação. Em particular, a actuação do ministério público, mais do que não merecer confianças, gera suspeitas. Sinal disso mesmo é o próprio sindicato do MP manifestar grande desconforto com a forma como o caso (não) está a ser investigado.
GostarGostar
E porque não se investiga a fortuna do sujeito e o que declarou em IRS? O crime fiscal não prescreve e o ónus da prova é do sujeito, não do Estado! Como pagaram o que têm? Como aforraram ? São capazes de provar? No mínimo paraiam 42% de IRS e juros de anos.Enfin, já seria alguma coisa!Quem impede que esta investigação fiscal seja feita?
GostarGostar
Mr. Luís Moreira,
Quem impede ? Já está mais que impedida, quando ouvi do PGR algo como isto: se necessário, todas as pessoas serão ouvidas/investigadas.
(É como em certos clubes de futebol: a direcção dá público voto de confiança ao treinador e no dia ou semana seguinte fazem o contrário…).
GostarGostar
Sócrates pode estar descansado que a justiça não vai descobrir nada…
CAA: fala por experiência própria?
GostarGostar
«Sócrates terá sido inflexível – Cardoso não podia ser candidato do PS por causa dos problemas judiciais em que tem estado imerso. Critério que, curiosamente, não parece aplicar a si próprio»
Apraz-me perguntar: o CAA está de posse de elementos que lhe permitam afirmar que JS está envolvido no (mais que provável) ilícito criminal que envolve o caso Freeport?
É que, com estas afirmações, coloca-se a PGR em muito maus lençóis, e, ao que consta, Portugal ainda continua a ser um Estado de direito, ou não será assim?
GostarGostar
Democracia ??? é falso meus caros nada disso existe aqui neste pais de corruptos, o que existe meus caros é somente um conjunto de ladrões que tudo roubam do tesouro publico e depois manipulam a justiça e armam-se em vitimas alegando cabalas politicas. acabe-se com a podre republica deste laicos e republicanos, vigaristas e ciganos, isso tem sido aquilo que temos tido a quase 100 anos.
Faça-se um referendo aos cidadãos e questione-se se querem continuar a ter esta podre republica de gays e ladrões ou se preferem outra forma de estado, quem sabe uma monarquia parlamentar, pelo menos os paises que a têm todos estão melhores; que eu saiba só a França é a unica republica mais ou menos, todas as outras são desgraças; atenção não confundir republica com estados federais.
Já agora para aqueles que argumentam que os Reis gastam, muito…. eh eh eh eh que ignorancia pretensiosa, talvez com excepção da monarquia inglesa todas as outras monarquias Europeias têm orçamentos muito mais baixos do que os nossos Presidentes da Republica; e já agora para vossa curiosidade cada um deles que passa por lá não gosta dos cortinados do anterior e como tal manda substituir, só o senhor cavaco gastou mais de 600 000€ em novos cortinados.
Rasparam o fundo ao tacho e agora vêem raspar o fundo dos nossos tachos.
Deixo-vos com Guerra Junqueiro (1886)
‘ Somos um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio,
fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de
misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas somos
capazes de sacudir as moscas …’
GostarGostar
Aqui e hoje começa a grande luta, levantai-vos e lutai pelos mais que nãos seja pelos vossos filhos e netos de forma a que lhe possam dar algum futuro, porque aquilo que se adivinha é o pais entregue a OPUS GAY, organização podre e corrupta, porque se asim o não fizerem verão os vossos filhos e netos serem adoptados por maricas e fufas.
GostarGostar
As armas povo cobarde, sacudi as vossas almas entorpecidas e amedrontadas.
GostarGostar