O Sócrates da semana
18 Junho, 2009
Alguém me pode explicar o que pensa o Sócrates desta semana do Sócrates da semana passada? E se as sondagens mostrarem que os portugueses não gostam do novo Sócrates o novo Sócrates vair ser substituído por um novíssimo Sócrates? E o novíssimo Sócrates vai considerar um erro o que disse o novo Sócrates e mais ou menos bem o que dizia o antigo Sócrates? E vamos de Sócrates novo em Sócrates mais novo até Setembro? Isto é de doidos.
45 comentários
leave one →

“Isto é de doidos.”
Pois é. O problema é que não é só isto. O “resto” também é de doidos.
Estamos mesmo no reino onde o que não pode ser já é.
GostarGostar
Ontem na entrevista de José Sócrates à SIC pudemos ver a diferença do tom e da forma como falou, entre esta entrevista e a que deu à RTP em Abril.
A diferença de tratamento que o PM teve para com Ana Lourenço, em comparação com Judite de Sousa foi abissal. Tratou a jornalista com delicadeza, simpatia e compreensão. Em Abril tinha chamado ignorante (entre outras coisas) a Judite de Sousa.
Como se esperava Sócrates tentou mudar de personalidade “parte-se-me o coração ao saber que o BPP mentiu aos clientes que lá tinham as poupanças de uma vida”. Só que o disfarce de homem humilde, suave e modesto caiu quando Sócrates falou do défice das contas públicas: “se perguntar qual foi o primeiro-ministro… ou melhor, esta pergunta seria muito imodesta, qual foi o período em que o défice foi menor…”
A propósito da crise económica e financeira, Sócrates volta a falar dos EUA, da Rússia e… da Irlanda (coitada da Irlanda que está sempre a ser massacrada por este Governo). Sócrates é o melhor líder da oposição na Irlanda. Mais uma vez lhe digo, com o mal dos outros posso eu bem.
Falando de assuntos que me é caro, o PM disse que melhoramos os resultados escolares. Pudera !! Nestas semanas de exames nacionais, ouve-se os alunos dizer que os exames são fáceis. Nunca, em tempo algum, se viu alunos dizer que as provas específicas, de aferição, etc. fossem fáceis. Porque de facto não o eram, não poderiam ser porque tinham de ser exigentes.
Para finalizar, Sócrates disse que “o problema do país é termos partidos e políticos que fazem uma coisa no governo e o contrário na oposição”. Pois é, tem toda a razão, mas será que lhe terei de relembrar o que disse aqui? pois… olhem para o que eu digo, não para o que eu faço.
GostarGostar
Irra, estão assim tão irritados com a nova cosmética do PM?
Pois fiquem sabendo que ele é bastante acessivel pessoalmente.
Aquele arzinho “manso” de ontem é um bocado exagerado, mas ele tambem não é como o vimos frente à Judite.
Nem pensem que ele aguenta a mansidão se lhe falarem da Manuela MG.
Aliás, estou convencido que eu próprio tambem não aguentava.
Nem nenhum dos comentadores deste blogue.
há coisas que tiram qualquer um do serio e potenciam a agressividade.
GostarGostar
Este tipo é uma espécie de Berlusconi versão aparolada. Mente, aldraba, vive num mundo irreal de coisas que não lhe pertencem e que usa como se fossem dele e cultiva o que lhe parece ser a essência da política: a aparência. Como esta ilude, lá vai iludindo quem quer ser iludido.
Esquece apenas um pormenor que não controla e nunca controlará: em política, o que parece, é. Neste caso, parece que anda a tentar ludibriar outra vez, mais uma vez, as pessoas em geral.
Até quando? Até ao momento em que as pessoas em geral se apercebam em número suficiente, da pantominice.
O Ferreira que diz a isto?
GostarGostar
Depois do animal feroz (2005) e do homem que faz história (2007/2008), a nova palavrimagem de Sócrates é humildade (2009). Que adjectivação lhe reservará 2010? Desmascarado?
GostarGostar
isto é de doidos , o pior é que vai mexer com as nossas carteira e o homem do leme continua a mastigar bolo rei!Será que o barco aguenta até outubro sem ir ao fundo! Mas que decadência deprimente e angustiante.
GostarGostar
Até os políticos são humanos.
E sempre tive o privilegio de os conhecer a todos pessoalmente e Sócrates é sem duvida uma pessoa Humana!
E como todos os humanos temos mudanças de humor, ele tem as tem, e talvez ás vezes perceba que fez mal e tente melhorar esse inconveniente. Como qualquer um de nós que tenha sentimento dentro dele.
Devem pensar que não lhe custou fazer todas as reformas que foi preciso fazer. Mas ninguém pensa que se as reformas n fossem feitas estaríamos numa situação muito pior…
e quanto aos professores… Acho muito bem a reformas todas que autorizou em relação ao ensino.
GostarGostar
O final, seja do que for, é quase sempre patético: dá vontade de rir e de chorar.
De rir, é o desesperado esforço de um governante incompetente para sobreviver à realidade que não aceita; de chorar, será o estado calamitoso do País que deixará como legado ao próximo gabinete governamental.
Entrevista lamentável. Derrota certa nas eleições.
GostarGostar
Sócrates é um indivíduo sem escrúpulos e perigoso.
É triste que, em Portugal, um indivíduo com essas características seja Primeiro-Ministro. Sintomático da falta de valores que há em Portugal.
GostarGostar
Anónimo 7:
Conhece alguma “Pessoa” que não seja “Humana”?
GostarGostar
O zézinho é um mitómano que só poderia ser primeiro ministro num país com alta percentagem de gente imbecilizada, dependente à partida, consciente de insuficiências. Um país onde grassa a impunidade e o crime compensa vezes demais, onde a preguiça se confunde com esperteza e a irresponsabilidade compensa. Há mais países assim, com os mesmos imbecis e idênticos mitómanos – o amigo chavez é exemplo acabado. Outras cores, outros credos, certa é a desgraça. O sofrimento também. Às vezes são corridos, mesmo depois das tais sondagens, da censura implícita, da ameaça velada, da mentira torpe e das manobras subtis. Veremos.
GostarGostar
7. «Devem pensar que não lhe custou fazer todas as reformas que foi preciso fazer. Mas ninguém pensa que se as reformas n fossem feitas estaríamos numa situação muito pior…» – neste momento não sabemos se o novo Sócrates concorda com AS reformas iniciadas pelo Sócrates pré-europeias.
GostarGostar
Óptimo post, Miss Helena Matos !
De facto, “O 6º Mais Elegante do Mundo” está numa fase camaleónica…
GostarGostar
Tenho a maior admiração pelo PM José Sócrates. Não há um assim executivo assim desde Sá Carneiro. José Sócrates é um homem lúcido, tem uma visão estratégica estruturada, conhece bem os dossiers, é empenhado e determinado. É um homem que deseja o poder mas não é corrupto. É um homem com carácter. Tem tido o coragem de abanar o sistema e sempre que pode faz reformas. Se perguntarmos aos portugueses se o país tem de mudar, a resposta é unânime. Mas só na casa do vizinho. Temos um país difícil, instalado e corporativo, os juízes não querem mudar, os professores não querem mudança nos estatutos, enfim e por aí fora. Eu não quero viver num país liderado por a Dra. Ferreira Leite, rígida a apertar de novo o cinto a dizer que o país está de tanga, que a culpa é do anterior governo, com ideias antigas e com rigidez monástica e com medo de arriscar percursos novos. Com equipas que integram nomes como Santana Lopes, Paulo Portas, Dias Loureiro, etc. Ainda se fosse a Dra helena matos….
GostarGostar
# 7
“E como todos os humanos temos mudanças de humor”
o seu comentário é também um exercício de humor? ou acredita no que escreveu? Só para perceber.
GostarGostar
Estas caixas de comentários são verdadeiros tubos de ensaio socilógiocos.
GostarGostar
# 11, ó ouriço isso das manobras subtis tem que ver com o casório?
GostarGostar
“Tratou a jornalista com delicadeza, simpatia e compreensão.”
Esta farsa de mudança é prova, não só da perigosidade da espécie com que lida Portugal, como da confiança que merece quando fala dos “casos”. À medida que a percepção do desastre histórico para que caminha o PS se for consolidando, a companha tenderá cada vez mais para uma coisa muito pouco comum e recomendável. Este homem está a tentar fazer crer que é um produto que nunca foi nem nunca será.
GostarGostar
“Tenho a maior admiração pelo PM José Sócrates. Não há um assim executivo assim desde Sá Carneiro. José Sócrates é um homem lúcido, tem uma visão estratégica estruturada, conhece bem os dossiers, é empenhado e determinado. É um homem que deseja o poder mas não é corrupto. É um homem com carácter. Tem tido o coragem de abanar o sistema e sempre que pode faz reformas”
Um delírio!
Este Executivo não fez uma única reforma de jeito e com sucesso garantido e com benefícios para o país.
Se lá estivesse o Santana com o Bagão Félix nas contas estaria tudo igual ao que está e bem melhor em alguns sectores, por exemplo a Educação.
A Educação é o pior que temos e a pretensa reforma deste Executivo limitou-se a castigar os professores em nome dos alunos que cada vez sabem menos, cada vez há menor exigência curricular e cada vez se formam mais inginheiros e dotores desse tipo que não sabe e nunca soube verdadeiramente o que é a Educação.
A Justiça continua na mesma, no essencial, tendo piorado nos resultados da investigação da criminalidade económica por causa das leis processuais que este Executivo engendrou para impedir a repetição de coisas que se passaram no processo Casa Pia que os afectou de modo traumático.
Na Administração Pública o Simplex da mulher de Vital Moreira é um desastre de meios e uma frustração completa. Está tudo na mesma ou pior que o que estava.
Na Saúde, para ver como estão as coisas, é entrar um dia qualquer na Urgência do S. João ou S.ª. Maria e ver como são atendidas as pessoas e quanto tempo lá estão à espera.
Nas Obras Públicas os gastos não param e não conseguiram acabar com as obras a mais e as derrapagens contínuas.
Este José S. é um embuste como pessoa e como governante.
GostarGostar
Mr. Alho:
Por favor não compare Francisco Sá Carneiro a José Sócrates!
Quando eu era miúdo, comparava-me ao Néné do Benfica e ao Nelson Piquet da Brabham. Como é óbvio, não fui capaz de ser parecido a um ou a outro: compreende-se bem; são coisas de criança!
GostarGostar
Os apaniguados deste embusteiro, querem o quê? Um cilício para se mortificarem ou uma escadaria iniciática para descerem cada vez mais fundo?
Santa paciência!
GostarGostar
Sá Carneiro era um teimoso, mas era culto, cultivado, inteligente e bem formado.
Este é nada de nada disso. É uma aparência de uma coisa asssim a modos de político de jotinhas em reciclagem para a política a tempo inteiro
GostarGostar
o Povo, onde me incluo, é estupido, é básico, é pouco educado, vive de novelas, vive em bairros pobres, vive de subsidios, vive horas em transportes publico, vive horas em filas de transito, torce os pés nos buracos dos passeio, espera nas urgencias. E uma infeliz realidade esta. Esta nova postura socrática vai funcionar, vai enganar, vai atrair. Dirá e velhota na porta da igreja: “coitadinho, ele é bom rapaz, uma jóia de moço, tem uns bonitos fatos, não lhe deviam ter feito mal”
GostarGostar
#13 – “De facto, “O 6º Mais Elegante do Mundo” está numa fase camaleónica…”
até parece que vota a favor por ser contra, estou a falar do mais deselegante nacional, encadernado a azul de 35 linhas, o rangelito.
GostarGostar
#23 – antes isso que voltar a ser enganado por uma velha medieval e camarilha que já se babam e afiam talheres só de pensarem que lhes pode calhar o tgv no orçamento.
GostarGostar
# 14 “Tenho a maior admiração pelo PM José Sócrates”.
Gostos não se discutem
Não há um assim executivo assim desde Sá Carneiro.
Foi o que lhe disseram nas novas oportunidades?
José Sócrates é um homem lúcido, tem uma visão estratégica estruturada, conhece bem os dossiers, é empenhado e determinado.
Sim, a ignorância é atrevida.
É um homem que deseja o poder mas não é corrupto.
Assunto por esclarecer, a cândida garante, o SFO pensa diferente.
É um homem com carácter. Tem tido o coragem de abanar o sistema e sempre que pode faz reformas.
Faz o quê? Não confundir coragem e determinação com acting out
Se perguntarmos aos portugueses se o país tem de mudar, a resposta é unânime. Mas só na casa do vizinho. Temos um país difícil, instalado e corporativo, os juízes não querem mudar, os professores não querem mudança nos estatutos, e por aí fora.
É difícil mudar as pessoas quando elas reparam que são sempre os mesmos, poucos e nababos a mudar para melhor.
Eu não quero viver num país liderado por a Dra. Ferreira Leite, rígida a apertar de novo o cinto a dizer que o país está de tanga, que a culpa é do anterior governo, com ideias antigas e com rigidez monástica e com medo de arriscar percursos novos.
Não quer, mas há mais pessoas a decidir esse género de coisas.
Com equipas que integram nomes como Santana Lopes, Paulo Portas, Dias Loureiro, etc.
Já lhe pediram para formar governo?
Ainda se fosse a Dra helena matos….
Aí estamos de acordo.
GostarGostar
# 25 os ratos fedem no interior das sarjetas.
GostarGostar
Isto só é de doidos para os ingénuos.
É EVIDENTE até para quem não anda nestas lides que o Sócrates tem novo aconselhamento a nível de PR. E você que é jornalista tem a obrigação de saber quem é a nova agência.
GostarGostar
“A diferença de tratamento que o PM teve para com Ana Lourenço, em comparação com Judite de Sousa foi abissal.”
A diferença está na entrevista.
Nesta entrevista a entrevistadora não passou 20 minutos a querer à força que o PM dissesse que havia problemas com o presidente da republica e a insistir.
Se não querem perceber…
GostarGostar
Confrade 23:
Os Portugueses são infelizmente pobres; mas felizmente, estúpidos é que não são!
A estratégia da “reciclagem” de Sócrates chega tarde de mais. Agora, nada há a fazer, senão aceitar a inevitável derrota eleitoral nas legislativas.
Manuela Ferreira Leite será, sem dúvida, Primeira-Ministra de Portugal em Outubro. Estava «escrito nas estrelas»…
GostarGostar
“A diferença está na entrevista. Nesta entrevista a entrevistadora não passou 20 minutos a querer à força que o PM dissesse que havia problemas com o presidente da republica e a insistir.”
E porque é que julga que a Ana Lourenço foi escolhida para o tempo de antena do PM?
GostarGostar
“É um homem com carácter. Tem tido o coragem de abanar o sistema e sempre que pode faz reformas.”
Era o que eu pensava também. Depois, naqueles casos específicos que me tocavam, vi que era só para inglês ver. O NRAU é uma fraude completa, o IVA ficou mais complicado (em de de simplex). Assim, imagino que seja assim com todas as outras medidas: só para fazer de conta que faz alguma coisa e impressionar o eleitorado. É por isso que os resultados na prática, sob o governo de Sócrates, têm sido completamente desastrosos.
Agora, entre os países europeus, os funcionários públicos portugueses receberam o 2º melhor aumento. Claro, o défice vai disparar. Não adianta dizer que é a crise exterior porque isto é puramente incompetência.
GostarGostar
Inegável é a obsessão por Sócrates no Blasfas.
A Benetton também fez uma campanha publicitária com temas negativos.
(Vamos lá ver se sem avatar o meu comentário dá à luz)
GostarGostar
# 26
” Ainda se fosse a Dra.Helena matos….
Aí estamos de acordo.”
Agradeço a sua pronta resposta, demonstra o seu sentido liberal ao aceitar uma opinião, desta forma vou tentar demonstrar de forma pragmática, directa e objectiva, uma situação para minimizar a questão de “conversa de café” e confronta-lo com a realidade.
Para dar à economia a maior liberdade possível, permitindo que a mão invisível do mercado funcione (onde ela funciona, e para os que nela ainda crêem) surgiu a ideia de “o tanto de estado necessário, o mínimo de Estado possível”. Isso difere, num ponto crucial, da monarquia, porque essa não leva em consideração o tanto de Estado necessário . (Stiglitz não acredita na existência de uma mão invisível, na maioria dos casos: (…) “a razão pela qual a mão invisível é invisível é por que ela não existe ou, quando existe, está paralítica”) Joseph E. Stiglitz, na introdução à sua Aula Magna, por ocasião do recebimento do Prêmio Nobel (Estocolmo, 8 de Dezembro de 2001).
Para que isso funcione, o Estado precisa criar um marco legal eficiente, o que é fundamental para qualquer tipo de negócio. E se faz necessário que os membros do Poder Judiciário e do Poder Legislativo sigam rigorosamente o marco legal. A corrupção corrói esse marco legal e traz prejuízos incalculáveis para o desenvolvimento económico de um país.
O Estado precisa assegurar a livre competição e a estabilidade monetária, através de instituições de controle e regulação. Somente assim o mercado será capaz de funcionar e criar preços relativos reais e eficientes.
A pessoa economicamente inactiva, seja por sua idade, seja por doença ou desemprego, precisa de segurança social. Isso deixa não só o cidadão, mas toda a sociedade, mais tranquilos e melhor equipados para produzir, na sua vocação.
Desta forma, penso ter diferenciado no seu estado mais natural o Liberalismo do Socialismo, ou seja pelo básico…
Espero que tenha compreendido essa diferença, pois o modelo que defende é baseado na especulação desmedida, e como se vê, os seus precursores, o modelo americano, o qual a sua economia não pode viver ou neste caso sobreviver, está á beira do falhanço e o maior receio, neste momento é a NACIONALIZAÇÃO, pois com tantas fraudes e falências anunciadas, só mesmo com a ” mão do estado”, é possível a necessária fluidez e liquidez para que o modelo liberal seja outra vez confiável e credibilizado.
Posto isto, penso DEMONSTRAR toda uma situação que tende a piorar, já esgotada de soluções….
GostarGostar
Por exemplo, TRÊS ANOS DEPOIS da lei do NRAU ter sido aprovada, os departamentos de finanças ainda não têm programa informático para os pagamentos de IMI!… Além da lei estar tão mal concebida que apenas poucos proprietários decidiram aplicá-la, a burocracia ainda não a tem em consideração. São estas as reformas de Sócrates.
GostarGostar
O problema dos fundamentalistas que acham que o que é bom para o país é o botabaixismo é que acabam por não fugir deste esquema mental:
“dizer mal porque não gosto dos gajos”
“dizer mal porque não é o meu partido”
“dizer mal porque não admito que os outros façam melhor do que os meus”
“dizer mal porque a cobardia me impede de reconhecer as coisas que óbviamente eles fizeram bem, porque isso dá pontos ao adversário”~
…e claro, acabam por ganhar ódio a quem aparece assim nos blogues a despistar o seu veneno.
GostarGostar
Tina
Ao ponto que chegamos, acredito que essa lei não seja normal, mas o facto de a tentarem melhorar já é um bom principio…
Então e o corporativismo não interessa, são as reformas de Sócrates que estão a tentar mudar posições…Mas isso não interessa, tu queres é o teu subsidio…não é…
Vai mas é trabalhar…
GostarGostar
# 26 subcrevo muito do que refere, a evolução de #14 para #24 é de enaltecer. Vou-lhe dar um exemplo de alguém responsável da área socialista que admiro e se rege pelos mesmos princípios : Herique Neto. Com o zézinho e seus comparsas não vamos lá.
Não estou a dizer quem o poderá fazer, mas somos nós todos que temos de os encontrar com todos os erros implícitos na escolha, a menos que queiramos enviar as próximas gerações às malvas.
GostarGostar
Queria dizer de #14 para #34.
GostarGostar
# 33 Primo tu falas na “inegável é a obsessão por Sócrates no Blasfas. A Benetton também fez uma campanha publicitária com temas negativos”. A Benetton não é do agrado do zézinho, antes a bijan l.a.
A Bijan, em Beverly Hills, já preencheu páginas na Time, New York Times, USA Today, Wall Street Journal e mesmo na Playboy. Umas meias custam 50 dólares e um fato pode custar até 50 mil dólares na loja mais cara do mundo, segundo o próprio site da House of Bijan.
Bijan Pakzad, o estilista iraniano dono da House of Bijan D.R.
A loja encontra-se no número 420 de Rodeo Drive, em Beverly Hills. Só recebe um cliente de cada vez, com hora marcada, e conta com Vladimir Putin, Bill Clinton, Steven Spielberg, Larry King, Sir Elton John, Al Pacino, Robert de Niro e José Sócrates, “prime minister of Portugal”, na sua exclusiva lista de clientes.
Primo a lista qualquer dia vai ter que ser actualizada e tu em vez de andar a piratear software fazias bem em mudar de vida, isto é passar do maple para o sofá, até onde alcanças.
GostarGostar
Atão vomecês nã me dêxam dezer o qu’ê tenho pra dezer?
O mê comentário já tava publicadito e tiraram-no!!!
Atão nã querem lá ver a moenga!?
Vou dezere ôtra vez, mas já me tá a começar a faltar a pachorra.
Vamos lá ver s’é desta que fica, pra vomecês parecerem democratas, ora já se dêxa ver…
A dótôra lenita deve ter um fraquito pelo lopes.
Ó dótôra!!! Ele há por’i homes munto mais jêtosos, nã desfazendo cá no filho de mê pai.
GostarGostar
#38 – ãh… então a coisa vai lá com a tralha ressabiada do guterres, os patetas alegres. o poder em democracia ganha-se em eleições, por herança era na monarquia.
GostarGostar
Kolchak 30: “estupidos” é exagero, concordo. Mas estão fora desta realidade muitos dos portuguesa, realidade esta que se vive aqui no Blasfemias, por exemplo. Entre-se num autocarro de carreira suburbana de Lisboa e veja-se 90 pessoas que estão lá e que conseguem resistir à estupidez dos dias. Com facilidade vão receber este lobo Sócrates em pele de cordeiro. Nós aqui, que falamos e falamos, somos um caso à parte, uma minoria.
GostarGostar
#43 – os suburbanos da carris só são estúpidos quando votam ps.
GostarGostar
#44 não votaram
GostarGostar