“Jogo de sombras” *
A tomada de posse do Governo parecia um jogo de sombras chinesas. Sócrates disse tudo aquilo que já tinha antes repisado – aparentemente desconhecia que existiram eleições e que ele foi o único primeiro-ministro nesta III República que perdeu uma maioria absoluta.
Sócrates não ofereceu qualquer solução governativa que se distinguisse daquelas que nos conduziram ao lindo estado em que nos encontramos.
Por seu lado, Cavaco Silva falou como se fosse ele o Chefe do Governo que estava a ser empossado, hierarquizando prioridades e apontando caminhos.
A estranheza do quadro era reforçada com o ar radioso de Ferreira Leite. Pensando melhor, a ainda líder do PSD estava a ser consequente com a sua obra – sem ela, aquela cerimónia nunca teria acontecido…

Ainda bem que também vê as coisas de um ponto de vista de teatro. Aquela cerimónia, além de ritual quadrianual, uma das high masses da República, é puro teatro.
Por outro lado o Socratismo é ideologicamente pobre. Nos seus momentos mais altos é uma versão blairizada e azapaterada do velho socialismo, que ficou ainda mais enterrado na gaveta. Nos momentos mais baixos fica reduzido à penúria intelectual e repetitiva do PM.
Não tem mas nada de novo a dizer, não vá o fiasco parecer mais evidente. Ficou claro à chantagem emopcional à direita e á esquerda. Se não colaborarem foi porque cuspiram na mão que o Imaculado estendeu, cheio de boas intenções.
Ah CAA v.que é arguto terá notado o ar comprometido – e não grave – de muitos ministros. Parecem envergonhados. Tem razão, por uma vez.
Ainda bem que há televisão para nos dar commedia dellarte sem censura. Para quem sabe interpretar os intérpretes…delicioso.
GostarGostar
Apontou as linhas de orientação…é facto, mas, aponta mal, como é habito, fala pela sebenta…está demondê.
O Cavaco aproveitou e, relançou a sua reeleição, que estava por muito baixo.
Só engana a paroquia, nada mais
GostarGostar
Xiçla para estes lamurientos. Ainda não chegou 4 anos de boatabaixismo e continuam na mesma merdice de lamúrias.
GostarGostar
Puto, nada disso! o que sócras disse foi: Quem manda aqui sou eu!, em Portugal quem manda não são os portugueses, mas sim os credores da dívida, que eu represento, e se não se portarem bem eu sei o que devo fazer para ganhar com maioria absoluta! Quem se mete com o (actual) PS, pága-as!
GostarGostar
O curioso é que estas peças de cerimoniais protocolares, onde os actores dizem quase sempre o mesmo, provocam críticas que igualmente dizem quase sempre o mesmo.
Todos têm de ganhar a vidinha.
GostarGostar
O que esperava o senhor. Depois do que disse e afirmou que Sócrates não seria mais 1º. Ministro de Portugal, agora vem falar que não ganhou com uma maioria absoluta, é de uma falta de vergonha para os comentários antes produzidos. O senhor que todos os dias não vê outra coisa que não seja Sócrates, – deve ter o retrato dele na lapela do casaco, tal a veneração – devia pedir desculpa a quem o lê e ouve, pelo engano. O senhor estava a contar com as benesses de Ferreira Leite, saiu-lhe ao contrário. Paciência. A vida tem destas coisas.
Agora alie-se a um qualquer candidato do PSD e espere pelas próximas eleições mas, aviso-o que Sócrates vai ganhar com uma maioria absoluta. Vocês vão ter de penar mais uns anos.
GostarGostar
Vocês vão ter de penar mais uns anos. Quer-se dizer, os portugueses.
GostarGostar
Não é sibilino quem quer, mas quem pode.
O seu último parágrafo, CAA, denuncia o propósito, mas sem êxito.
GostarGostar
Desculpem o off-topic…
Informação a que o DN acedeu desapareceu da página da farmacêutica. Portugal não foi seleccionado para estudos sobre efeitos da vacina da gripe A por incapacidade de resposta.
A GlaxoSmithKline eliminou do seu site nacional todas as referências à vacina da gripe A que foi adoptada para Portugal. Se alguém quiser informar-se sobre a vacina Pandemrix directamente na página da Internet do gigante farmacêutico já não o poderá fazer. O mesmo acontece se desejar esclarecer se as substâncias polémicas – tiomersal e escaleno – estão na composição do produto, apesar de até esta segunda-feira ter sido possível, como fez o DN.
Esta situação verifica-se tanto no site gsk.pt como no gsk.com depois de “ter sido feita uma actualização” na terça-feira, segundo referiu um responsável da empresa. Entrar no site é fácil, mas quando se coloca a palavra pandemrix em apenas 0,02 segundos sabe-se que “não foram encontradas páginas” com o nome do medicamento e sugere: “Certifique-se que todas as palavras estão correctamente escritas.” Ou seja, é impossível aceder, como acontecia, à composição da vacina que as autoridades dos EUA recusaram por conter o adjuvante escaleno e o derivado do mercúrio, tiomersal, como o DN noticiou. Alegadamente, por danos ao sistema nervoso e toxicidade.
A GlaxoSmithKline divulgou no dia 23 que os testes da Pandemrix estão em curso em vários países europeus e que mais de 98% dos resultados obedecem aos critérios que permitiram o licenciamento. A mesma nota informa que decorrem em Espanha os testes pediátricos em 200 bebés, entre os 6 e os 36 meses, para conferir a sua tolerância. Portugal não está incluído no programa de teste da farmacêutica, que envolve 9000 pessoas, por incapacidade de resposta ao programa, dada a urgência de pôr a vacina no mercado.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1404318&seccao=Sul
GostarGostar
#5
Diz
“Todos têm de ganhar a vidinha.#
Não generalize, Coiso. O Blasfémias, infelizmente, não paga aos comentadores.
Ver as cerimónias do Poder como rituais de representação é ser capaz de começar a desmontá-las, de vê-las como farsa.
E v. que tem uma brigada de tias teatrais, sempre dipostas a entrar como seu coro grego de apoio ou censura, há de conceder que a mamã do Sócrates foi a peça mais significativa desta tomada de posse.
Que eu saiba, em toda a imprensa e quejandos, fui eu o único a reparar na senhora. E a mimoseá-la com certeiros epítetos (ahem, não sou modesto). E a daí tirar conclusões, de resto simpáticas e caridosas, para com o PM que tal górgona teve e tem como destino.
GostarGostar
O que parece estar a acontecer já não é um problema de Partidos: começa a ser uma questão de regime político.
Ao contrário do que se possa pensar, isto já nos aconteceu por duas vezes pelo menos: em 1910 não foi só a Monarquia que caiu, foi o liberalismo dos Partidos Regenerador e Progressista que se esgotou em mil batalhas estéreis; em 1926 a «Ditadura» do Partido «Democrático» transformou um País num lamaçal tal, que liquidou qualquer esperança democrática durante 48 anos!
Espera-se que a III.ª se tiver de terminar o faça com um pouco mais de dignidade do que em 5 de Outubro, ou em 28 de Maio.
GostarGostar
O curioso é que a alternativa salvadora do CAA é hoje protagonizada por gente como Passos Coelho, Duarte Lima, Nogueira Leite, Ângelo Correia e quejandos. Antes o autor deste post defendia o Menezes que ainda há dias disse que o PSD tinha de regressar ao centro-esquerda e afastar-se do “neoliberalismo”. Isto tudo dá vontade de rir.
GostarGostar
Prontes
Já temos governo
Comprem vaselina e mercurocromo
Se não gostarem, paciência
GostarGostar
Enquanto tiveres colunazinha piquinina na última folha do CM fico eu descansado…preocupado ficarei quando conseguires cozinhar o tacho que tão ardentemente procura e te tornes relevante para o evoluir deste país !!!
GostarGostar
José Barros:
O problema está precisamente no que refere.
O João Franco não conseguiu ser alternativa ao Partido Regenerador, porque daí era proveniente de um ponto de vista político; o António Maria da Silva nunca poderia regenerar a «Ditadura afonsista», porque ele próprio representava os piores vícios da I. República; Marcello Caetano jamais podería recuperar um regime que se arrastava havia décadas e que foi feito à medida de Salazar.
Admito até que, em muitos limitados casos, possa haver excepcionais transições em alguns regímes politicos. Mandela na África do Sul, Suárez em Espanha ou até De Gaulle em França, na mudança para a actual V.ª República, foram capazes de o fazer nos seus Países. Haverá alguém que tenha a coragem de comparar: Passos Coelho; Duarte Lima; Nogueira Leite; Ângelo Correian ou Filipe Menezes aos três últimos estadistas que referi?
Eu NÃO!
GostarGostar
Sombras
Bem, mais ou menos a esta hora 15,30, não são bem sombras, é mais turvo
Mas, alguns, penso que sóbrios, votaram contra, e agora estão a chiar
Eu já estou num estado assim-assim
Mas,
Já não me lembro bem
O que é a democracia ???
GostarGostar
Ontem ouvi o betinho Passos Coelho na SICN.
Fiquei estarrecido com o desempenho da criatura.
É notório a sua falta de preparação técnica, politica e económica.
Nem para uma junta de freguesia.
Não gosto do “inginheiro” e não sou xuxa, mas se tivesse que escolher entre o Passos Coelho e o Sócrates, escolheria este último.
O CAA que se deixe de tretas quando anda a promover aquele triste nas televisões onde debate(?)!!!!!
GostarGostar
#17#
Que pena
Foi por pouco que não caìste do cavalo
E depois queres milagres
GostarGostar
Éhhhhh!!! Éhhhhh!!!
O D. Fuas de de Roupão e D.Fuas Roupinho
Boa Lau
GostarGostar
CAA
não seja patetinha.
Cavaco falou assim pq daqui a ano e meio vai dizer:
EU AVISEI O GOVERNO
NÃO ME DEU OUVIDOS
A SITUAÇÃO ECONÓMICA PIOROU…
MFL está a sorrir pq o Pinócrates viu-se aflito para formar Governo…
O aparelho/PS sedento de poder, corrupção e tráfico de influências iria exigir mais (como se viu com o assalto aos lugares de Sec de Estado…)
Pinócrates não tem capacidade para enfrentar a crise económica!!
Claro, isto É DEMAIS para a sua incapacidade de ler a situação política…ainda por cima doentiamente obcecado com MFL.
Se é tão mau “analista”, não tem futuro em futuros tachos
GostarGostar
paz no rectângulo transformado num cemitério monumental
GostarGostar
QUARENTA MIL IDOSOS PASSAM FOME EM PORTUGAL
Esta miséria deveria merecer resposta adequada!
NÃO!
A esquerda DESPREZA os pobres, desfavorecidos, carenciados, escorraçados da sociedade.
Para disfarçar, berra que os defende.
Nas arcadas do Terreiro do paço há sem abrigos a DORMIR(???)
O qu fazem os todo poderosos do governo?
DESDÉM!
são NOJENTOS!
OS “media” colaboram nesta vergonha nacional esquerdista!
A RTP vai fazer mais um PRÓS E CONTRAS sobre a “derrota” de MFL!
E OS IDOSOS CHEIOS DE FOME?
NÃO TÊM DIREITO A PRÓS E CONTRAS???
A esquerda política e mediática no seu melhor:
ESCUMALHA DA SOCIEDADE!
GostarGostar
Estás muito crítico com o focatres desde que não te deram o tacho que esperaste e continuas a chatear a Manela à espera q o tontinho do passos perdidos to dê. Vai trabalhar badocha.
GostarGostar
Quem ri por último, ri melhor.
Daqui a um ano ele vai rir-se e questionar a palonçada dos portugueses:
-Eu não avisei que com o Zézito tudo isto ia ruir?
Agora esfolem-se, roubam. matam, passam fome ou vão para o raio que vos partam.
De facto a culpa desta merda toda é dos portugueses e dos idiotas dos gurus comentadores das televisões (CAA incluido) e que andam há anos a contar a história da carochinha e como não vêm um boi à sua frente, andam a perder tempo com merdas de protogonismos, candidatos, ministros e outras misérias.
Entretanto a miséria e a fome alastra nesta espécie de país.
Ainda importamos 90% do que comemos!
GostarGostar
já se sabe que o caa começa a malhar no sócrates e no cavaco para, depois, desancar na manuela. sobra sempre para ela… no olimpo do caa o passos coelho é que é. ainda estou para ver que grande espingarda é o homem. mas enfim…
GostarGostar
Segundo a RTP, Armando Vara pediu a um empresário que está preso preventivamente por corrupção, 10 mil euros por ter usado os seus bons oficios para o referido empresário ter vantagem em negócios com grandes empresas publicas. Por aqui se vê a estatura dos socialistas: um tipo que tem um lugar para o qual não se lhe conhecem habilitações, e que lhe deve render pelo menos 500 mil euros por ano, vende-se a um sucateiro por 10 mil euros! Já arranjei uma cadeira bem comoda, para esperar sentado pelo pedido de demissão do Vara, que está constituido arguido, por todos aqueles que acusaram gente de outros partidos, só poeque o nome deles vinha nos jornais. E o Penedos, que já disse que não se demite, e cujo filho é advogado do tal preso preventivo, disse à imprensa que o filho nunca lhe pediu nenhum favor pró patrão. Estes tipos ainda gozam com a maralha, porque pensam e bem que vivem num país de totós, e ainda havemos de ver a sic, o dn, o de, a rtpn, o i, e os outros todos ao serviço do PS, ou calados, ou a defende-los.
GostarGostar
Boa noite caros leitores e comentadores:
Este blogue acaba de ser comprado pelo Exmo Sr. Doutor CAA, e a partir deste momento vai só transmitir “folclore transmontano”*….
*donde o prof.dr.engº Passos Coelhone (essa sumidade; como está V.Exª???).
GostarGostar
” ar radioso de Ferreira Leite”
era por causa dos homens da luta. É que Cavaco estava a ler o discurso ao som do megafone ” Socrates, amigo a luta está contigo” Devia ser de escangalhar a rir
GostarGostar
CAA continua obcecado por MFL. Foi o PSD que perdeu, com MFL, Marques Mendes, Ribau Esteves ou com Menezes ou com Passos Coelho.
O problema é o PSD não é MFL… Mas CAA continua a confundir a unha com o fio do horizonte.
GostarGostar
Isso dos velhotes e dos pobres… é uma espécie de “genocídio”. É para ver se acabam com eles – fome, desconforto, dificuldade na assistência hospitalar, afastamento social, falta de trabalho, etc, etc.. – tudo parece planeado para uma “limpeza”, talvez algo lenta, mas segura. Depois, ficará somente uma espécie de gentes de elite – “tugariana” – composta e só pelos “pró e pós-betinhos”, seus bajuladores e toda uma “nova mocidade portuguesa”, esta sim, verdadeiramente nojenta e de dorso quebrado de tanta lambidela.
Este sistema até é “porreiro pá”… mas, só para aderentes! Especialmente, para aqueles desistentes “istas” que agora se auto intitulam de “atas”… Ora bem, lá dizia o “chefão” – só os burros é que não mudam!
Mas, afinal… parece que mesmo nada mudou nesta “União Nacional”, agora “demotravestida” e de mui folclórica coloração, muito mais sofisticada, subtil e aparentemente dividida, para nos fazer crer que vivemos em verdadeira e pura democracia, aonde a igualdade é padrão…
Afinal… g´anda burrice, ó Meu!
GostarGostar
O CAA não percebeu que o ar radioso de MFL deve-se ao novo ciclo “Alegria Democráctica” que se abriu com a tomada de posse do novo Governo .
GostarGostar
José Barros, chapeau pelo seu comentário (#12) que nos convida ao exercício, sempre proveitoso, de avivar a memória.
Para o autor do post, uma palavra: vergonha!
GostarGostar
Ou será que os bloquistas andaram para lá a distribuir aquelas coisas que fazem rir e o raio da velhinha não foi de modas e zás .
GostarGostar
#
“Espera-se que a III.ª se tiver de terminar o faça com um pouco mais de dignidade do que em 5 de Outubro, ou em 28 de Maio.”
# Seria bom, mas parece-me que não passa de um wishful thinking que eu também desejaria que se realizasse. Mas é imprevisível. O Curzio Malaparte por outro lado não tem a menor expectativa nem idealismo quanto a um “bom fim”. Uma mudança radical, tipo revolução, só se justifica pela violência com que foi imposta, disse ele que era bom analista e escritor.
Mas má coisa, terá mau fim. Fraca, fraco. Ruim besta, ruim . O estado de besta já foi atingido plenamente na História Portuguesa e particularmente neste governo. Quem tem sensibilidade à história e conhecimento sumário das nossas paixões políticas (sabe que as repetições, os ciclos samsáricos desta são relativamente previsíveis). Oscilamos entre o pólo ditatorial, (ou o governo autoritáriom este PM governa a esse modo e jeito, em versão soft) e o anarco-sentimental laxista e pretensamente libertário, e temos sempre a nostalgia paradoxal de um Centrão anémico que acaba molemente por comer os extremos.
Entretanto tudo pode acontecer. – uma transição brutal, com tripa pendurada na varanda do município. Uma revolução palaciana. Uma tomada de poder pela tropa (he! hipótese académica, salvo meia dúzia de comandos a tropa está amolecida e destreinada). Um referendo e ganha o Bloco. (Era piada). Outro referendo e ganha a monarquia, e começa a seguir a terceira guerra Civil entre portugueses. Os economistas, entrentanto não fazem revoluções, se bem que as provoquem. os engenheiros também não, se bem que a obra feita em estrada dê muito jeito para invasões e manobra rápida da Cavalaria militar.
Saudades da guerra civil? Já temos várias em pequena escala em curso. A guerra civil das estradas. A guerra civil do terceiro sexo, ou vegetariano, contra o espírito viril, contra a “areté” do espírito viril. A guerra civil contra os professores. A guerra civil da justiça. Etc. etc. Podia passar a noite aentretido a fazer o inventário de guerras civis, mas tenho que ir estudar para o teste de matemática. (A guerra civil que desde Euclides passando por Euler até Max Lipmann se fez contra os meus neurónios recalcitrantes. Neps. Não. A favor. Sou um polinómio versátil)
GostarGostar
a mensagem anterior era para o capitão Kolchak, portanto # 11
GostarGostar
Está escolhido o candidato para fazer frente a PPassos Coelho, e que possivelmente o vencerá: Marcello Rebelo de Sousa.
A partir de hoje (att. tv’s e rádios), começa a “grande marcha” para a liderança (*).
PPCoelho seria um volátil e fraco líder; MRSousa será um istriónico líder incapaz de o ser sem a comunicação social.
(*) O PSD não tem melhor ? MRS como PM ? — como quê ? Com essa responsabilidade ?
GostarGostar
O que verte daí é um molho antidemocrático.
O povo não sabe escolher quem eu escolheria.
E os pratos da ementa, têm todos um molho democrático.
GostarGostar
Curioso que o CAA continue a sua paranóia anti-Ferreira Leite. Agora que o fantástico modelo quarentão está “quase lá”, é melhor estar calado.
GostarGostar
http://visaodemercado.blogspot.com/2009/10/um-cretino-e-um-cretino.html
GostarGostar
Ao contrário do que CAA possa pensar com a sua sugestão – que aceito e que julgo que se concretizará – da candidatura “natural” de J P Aguiar Branco ontra Pedro Passos Coelho, duvido que a liderança do PSD esteja resolvida para qualquer um destes “lados” com estes protagonistas…
Hoje em dia não bastará a um putativo presidente do PSD ter “aparelho”, ou ter “notoriedade” (como o caso de Marcelo), é preciso ter ideias e ter uma equipa à altura do desafio …
Podem saír vários nomes do interior do “saco de gatos” …
A decisão será dos militantes do PSD e não da comunicação social e dos “fazedores de opinião”
GostarGostar
“único primeiro-ministro nesta III República que perdeu uma maioria absoluta.”
E em 83 o Balsemão?
Poderia ter escrito: único primeiro-ministro nesta III República que sobreviveu a uma crise económica.
GostarGostar
Mr. CAA,
…E se daqui a 2 ou a 4 anos (ou muito antes), a estratégia de JSócrates resultar numa apetecida exoneração (Cavaco Silva pode exonerá-lo a pretexto de…), vitimizar-se e vencer as Legislativas com maioria relativa ?
O que escreverá Mr. CAA sobre o líder (PPC, por hipótese) quando JS tomar posse ?:
“A estranheza do quadro era reforçada com o ar radioso de (PPC). Pensando melhor, o ainda líder do PSD estava a ser consequente com a sua obra — sem ele, aquela cerimónia nunca teria acontecido…”
LFilipe Menezes teve a distinta lata de afirmar anteontem que se tivesse continuado líder, estaria a tomar posse…
GostarGostar
Caro Gonçalo Marques, 40
Será Marcello a avançar contra PPCoelho. Garanto-lhe.
Cristo descerá ao ringue….
(“É o ‘destino'”….)
GostarGostar
O alegado eng. José acaba de declarar que não conhece de lado nenhum o alegado dr. Armando.
Sobre a circunstância de ambos terem sido alunos (?) da falecida Universidade Independente, Sua Exª garantiu que tal imputação é caluniosa, integrando uma campanha negra contra figuras nacionais impolutas, como são os casos dele e do referido “dr.”.
O DN, o JN, o i (ihihihih!!!) e o DE de amanhã darão manchete a tal declaração, à qual a TSF já está a conferir prioridade (nos noticiários e na auscultação da “opinião pública”).
GostarGostar
CAA – Finalmente voltou às origens!
GostarGostar
37.Piscoiso disse
29 Outubro, 2009 às 7:39 pm
O que verte daí é um molho antidemocrático.
O povo não sabe escolher quem eu escolheria.
E os pratos da ementa, têm todos um molho democrático.
DEPOIS DE UM MÊS COM A MÁQUINA DA PROPAGANDA NA MÃO O POVO VOTARÁ EM QUEM LHE MANDAREM VOTAR…
GostarGostar
Em sentido opsto claro está… e com muita democracia!
GostarGostar
PARA QUANDO A INVESTIGAÇÃO DA PGR ÀS NEGOCIATAS DOS OLIVEIRINHAS COM RTP POR CAUSA DAS TRANSMISSÕES DE FUTEBOL?
QUE DEU A FORTUNA À CONTROLINVESTE?
QUE SERVE DE MOÇA DE RECADOS DO PS/XUXAS/SÓCRATES?
COM OS LACAIOS MARCELINO, BALDAIA,ETC……?
GostarGostar
Vai Bardamerda mais ela!
D. Martinho de Aguilar
GostarGostar
Quem anda fudido carago são os lagartos e as lagartixas carago.
hehehehe eles num teem do teinto teem que enfiiar bejacas está claro carago.
Aquilo para leõe nem gato hahaha
Biba o Puorto carago
GostarGostar