Faltou fazer o trabalho de casa
Rangel quer suspensão do novo aeroporto, travessia do Tejo e outras obras “megalómanas”
Discursando em Abrantes perante algumas dezenas de apoiantes, Rangel afirmou “não compreender” que no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC) não haja um adiamento da novo aeroporto, da terceira travessia e, eventualmente, do TGV entre Lisboa e Madrid”, obras que apelidou de “megalómanas” e que, acrescentou, “só vêm aumentar os impostos dos portugueses, penalizando-os em necessidades básicas como a saúde e a educação”.
[…]
“Este PEC não tem ao longo de 30 páginas uma única medida que aponte para o crescimento, só para a estabilidade”, disse.
1. Rangel separa o adiamento do TGV e o adiamento da terceira travessia sobre o Tejo. Tem dúvidas se se pode adiar o TGV (em entrevista à RTP sugeriu que isso depende de um acordo com Espanha) mas não vê problema nenhum com o adiamento da terceira travessia sobre o Tejo. Ou seja, admite adiar a terceira travessia sobre o Tejo sem adiar o TGV. Falta saber como é que Rangel imagina que o TGV atravessa o Tejo.
2. Rangel diz que o PEC não tem ao longo de 30 páginas uma única medida que aponte para o crescimento. Pena o PEC não ter 30 páginas. Tem mais de 100 (pdf).
Rangel tem tanto respeito pelos seus eleitores que fala de medidas de investimento que envolvem milhares de milhões de euros sem saber como elas se articulam e comenta em detalhe o conteúdo de um PEC de que ouviu falar mas nunca viu ou leu.

JM, olhe que no inicio eram mesmo cerca de 30 páginas. Depois é que meteram para lá as ditas medidas para o crescimento e mais uma palha, para entreter a malta.
Penso que não tem razão em criticar o Rangel por causa disto.
anti-comuna
GostarGostar
oh miranda! já tinha lido isso ontém em qualquer lado e não foi na new yorker, do u know what i mean?
GostarGostar
GostarGostar
há quem confunda o memorando de entendimento com o contrato, mas isso é natural quando o sapateiro toca rabecão.
GostarGostar
Anti-Comuna,
As declarações de Rangel são posteriores à divulgação do PDF com 110 páginas.
GostarGostar
Como já alguém perguntou num blogue, se são megalómanas porque é que quer suspendê-las e não as quer cancelar. A falta de compreensão do peso das palavras ou mesmo a falta de sentido nos raciocínios é cada vez gritante. Se era habitual nos apresentadores de TV, agora está chegar a todos.
GostarGostar
o gajo nem as 30 leu, quanto mais 110, se forem a5 talvez consiga ler tudo numa tarde sem adormecer.
GostarGostar
Mas se Vc. analisar o documento recente verá que na realidade, aquilo é mesmo pouco mais que 30 páginas, que o resto é mesmo palha.
Eu não sei o documento que foi entregue na AR, mas o que foi mandado para a CE parece que foi mesmo um com pouco mais de 30 páginas. Mas não tenho a certeza, pois eu li apenas referências a esse documento nalguma imprensa internacional.
Mas olhe que acho que as críticas do Lucklucky têm mais razão de ser. Se são megalómanas, suspendem-se. Não se adiam.
anti-comuna
GostarGostar
pera lá que o gajo já toca concertos de chopin para rabecão.
GostarGostar
É pena, mas este Rangel é outro Sócrates, só que na oposição: só diz merda. Imagino o que serie se tivesse poder…
GostarGostar
Caro João Miranda,
Não quero aqui realçar o agrado que sinto em vê-lo a criticar Paulo Rangel; não pela perspectiva politiqueira que obviamente me é favorável.
Não, é que acho mesmo bem apanhado o seu estilo, ainda que o visado fosse (ou quando é) José Sócrates.
Parabens, continue assim seja lá o visado quem for que a gente continua a ler. Abraço.
GostarGostar
Foi aqui:
http://delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/1573138.html
GostarGostar
É natural que prefira obras kilómanas às megalómanas.
Ele também não é muito grande.
GostarGostar
João Miranda
Se olhar para o mapa da peninsula iberica pode perceber que o que não sentido e o TGV passar para a margem sul.
Madrid fica a norte de Coimbra e a norte da latitude da nascente do tejo pelo que não tem de passar o tejo.
Pedro
GostarGostar
Depois do PSD, o Bloco:
http://convencaoextraordinaria.blogspot.com/
GostarGostar
Manifestação do Ps SIMPATIZANTE E MILITANTES…
GostarGostar
Parece que alguns movimentos incluindo a FER querem nova convenção para decidir o candidato das presidenciais
http://www.rupturafer.org/spip.php?article325
GostarGostar
“Este PEC não tem ao longo de 30 páginas uma única medida que aponte para o crescimento, só para a estabilidade”, disse.
Nenhuma medida que aponte ao crescimento, mas dirigido todo, ao definhamento, ao empobrecimento e ao mais descarado ‘gastamento’, a imagem de marca do nosso querido chefe em líder, que também chamam socras-te, ou coisa assim, nem me lembra já bem, francamente.
GostarGostar
Nenhuma medida que aponte ao crescimento, se não que tudo é dirigido ao atraso, ao definhamento e mais descarado empobrecimento…
GostarGostar
Paulo Rangel, como qualquer aprendiz de cidadão já aprendeu que passa, mesmo ser ter feito o TPC.
GostarGostar
TGV só passa pela 3ª ponte se fosse parar no aeroporto, caso contrário pode ir pela margem norte
GostarGostar
Prezado, há um abaixo-assinado na net pedindo a liberdade dos presos políticos cubanos. Quem primeiro assina é a mãe de Tamoyo. O link é http://firmasjamaylibertad.com/ozt/index.php#top
Por favor divulgue em seu blog.
Para quem preza a liberdade de expressão.
GostarGostar
Continhas:
http://lishbuna.blogspot.com/2010/03/taxa-de-cambio-1-socrates-1-armando.html
GostarGostar
Este Horacio é o Horácio da Madeira?
O gajo não gosta mesmo de «cubanos»!
É pá: faz uma petição para LIBERTAR Portugal do Xuxuliasmo socrático!
A malta agradece…
GostarGostar
J. Miranda,
Rangel é um caso que me deixa a pensar; o de um “jovem” político com as mesmas falhas e vícios duma mentalidade portuguesa bem antiga. Em suma, um político típico português, com todos os seus defeitos; “fala-barato”, inculto, incompetente, grotesco, foleiro, … é só colocá-lo no contexto certo e ele mostrará cada um desses atributos.
Não admira que tenha dito as coisas a que se refere. Só não entendo é como ainda tem paciência para criticar todo este circo… deve ser falha minha. Se o PSD “profundo” se revê em Rangel, então espero que o partido acabe rápido, numa implosão de tricas e facadas nas costas, ou demitido por um Jorge Sampaio. Não volta aos posts do aquecimento global? Tenho saudades de encontrar as (raras) falácias nos seus textos, uma boa pausa de café essa. Cump.
GostarGostar
De acordo com o anti-comuna, a crítica do Lucklucky é a única pertinente: se as obras são faraónicas, há que, pura e simplesmente, não fazê-las.
Resta que a crítica não se dirige exclusivamente a Rangel, porque Passos Coelho também fala em adiamentos e não no aniquilamento para todo o sempre dos projectos. O mesmo também vale para Aguiar Branco, aliás. Ou seja, nenhum dos candidatos está a ser coerente no seu discurso relativamente às grandes obras, o que é suspeito e lhes retira credibilidade.
Quanto às do JM, a questão das trinta páginas é ridícula. Não só porque a versão inicial tinha, de facto, pouco mais que isso, mas porque o JM nem sequer admite que se trate de um lapso normal. É o mesmo que eu aproveitar qualquer gralha num post do JM para dizer que ele não sabe português e devia voltar à escola primária (ou talvez não, dado o estado em que a mesma está). Ou seja, o JM quer atribuir à menção das 30 págians um grande significado quando a questão nem sequer é menor, mas simplesmente insignificante.
A da travessia do Tejo também me parece aparentemente explicável. Pode a travessia ser construída depois de grande parte do TGV estar construído, isto é, uns anos mais tarde, adiando, pois, o encargo para depois do PEC? Se sim, não vejo qual a contradição no adiamento da primeira por uns anos, mas não da segunda (como explicou o candidato por razões de compromisso internacional com Espanha).
O que se pode criticar outra vez é a decisão de adiar e não de acabar com as obras se, de facto, elas são faraónicas, como têm dito Rangel, Passos Coelho e Aguiar Branco.
GostarGostar
««De acordo com o anti-comuna, a crítica do Lucklucky é a única pertinente»»
Portanto, adiar uma ponte que faz parte da linha de TGV mas não adiar o TGV faz sentido. E é esse o nível de preparação que se espera de um PM.
GostarGostar
Madrid fica a norte de Coimbra e a norte da latitude da nascente do tejo pelo que não tem de passar o tejo. – Pedro
Se assim for – não sei, porque do TGV só percebo que nos vai custar os olhos da cara -, ainda mais infeliz se torna o post. Para criticar candidatos por suposta ignorância e impreparação, convém que não se seja ignorante e impreparado.
GostarGostar
««A da travessia do Tejo também me parece aparentemente explicável. Pode a travessia ser construída depois de grande parte do TGV estar construído, isto é, uns anos mais tarde, »»
E, entretanto, a linha construída serve para quê?
««adiando, pois, o encargo para depois do PEC?»»
Depois do PEC já se pode gastar?
GostarGostar
««Se assim for – não sei, porque do TGV só percebo que nos vai custar os olhos da cara -, ainda mais infeliz se torna o post.»»
Mas então a proposta do Rangel é fazer o TGV pelo Entroncamento?
GostarGostar
Portanto, adiar uma ponte que faz parte da linha de TGV mas não adiar o TGV faz sentido. E é esse o nível de preparação que se espera de um PM. – JM
Leu o resto do meu comentário? E leu o comentário do comentador Pedro (nº 14)? Espero que tenha lido, porque é esse o nível de preparação que espero de quem tanto fala no nível de preparação dos outros…
GostarGostar
Não contrario nenhuma opinião,apenhas estranho que todos os líderes do PSD sejam alvo de tanta crítica.
Sá Carneiro(só parou com a sua morte),Cavaco,Fernando Nogueira,Durão,Santana,Filipe Meneses,MFL e agora todos os posíveis sucessores estão já a levar pancada diáriamente em todo o lado.
Do lado oposto,desde pedófilos a ladrões e impostores,aparecem vestidos de branco e com um aro por cima das cabeças.
Deve haver uma razão,quiçá esotérica.
Uns destroem o país e os outros é que são incompetentes…
À cautela,nem Rui Rio escapa à trituradora.
Vem isto a propósito de uma das grandes bandeiras de Sócrates.Mais uma vitória daquele que nasceu sem pecado original:
“A Nissan anunciou, esta quinta-feira, que o modelo Leaf, que terá baterias fabricadas em Portugal, vai ser fabricado em Sunderland, no Reino Unido.
A nova fábrica da Nissan vai começar a produzir em 2013 e terá uma capacidade anual inicial de 50 mil unidades. O investimento da empresa nipónica vai ascender a 468,2 milhões de euros.”
É tudo uma fantochada assente em mentiras descaradas.O facto da organização mafiosa do Largo do Rato dominar as TV’s e jornais leva a que nunca sejam questionados e incomodados.Têm carta branca para mentir e enganar.
GostarGostar
««E leu o comentário do comentador Pedro (nº 14)?»»
Li. TGV pelo Entrocamento? TGV feito mas sem ponte?
GostarGostar
Depois do PEC já se pode gastar? – JM
Não, mas não foi essa a crítica do JM. A crítica do JM foi a de que haveria uma contradição entre o adiamento de uma obra e não da outra. Eu respondi-lhe que, mesmo sendo as duas complementares, podia-se iniciar uma antes da outra. O JM responde-me que não há dinheiro para isso. Ora bem, pois não há, é por isso que eu defendo que nenhuma deve ser feita. Donde, a crítica do Lucklucky – a de que, se as obras são faraónicas, não devem ser feitas – é a única que faz sentido, sendo as do JM negligenciáveis.
GostarGostar
««Eu respondi-lhe que, mesmo sendo as duas complementares, podia-se iniciar uma antes da outra. »»
Não se pode. Não adianta fazer a linha e depois fazer a ponte. Seria inútil ter a linha pronta primeiro que a ponte.
««O JM responde-me que não há dinheiro para isso. »»
Não. Eu respondo-lhe que não há TGV sem ponte.
GostarGostar
««sendo as do JM negligenciáveis.»»
Portanto, é negligenciavel um candidato a PM vir dizer que quer adiar o troço do TGV Lisboa-MargemSul mas não o troço MargemSul-Madrid. O TGV já é estúpido, mas fazer o TGV ligar o Barreiro a Madrid parece-me ainda mais estúpido.
GostarGostar
#36
É só para lixar os espanhois que assim terão que apanhar transbordo quando vierem à praia… LOL
GostarGostar
Caro,
Qual a dúvida sobre o TGV?
A clara impreparação de Rangel ou o claro non-sense do TGV num país tão mal preparado e com tantas lacunas?
O TGV é um erro, claro, a meu ver. Trará vantagens obviamente, como um carro de luxo traz ao seu proprietário, mas um investimento que depois de derrapagens irá certamente para 10x daquilo que se investe em I&D, não é uma prioridade e só servirá para piorar os balanços económicos.
A obra deve ser por isso toda adiada, por tempo indeterminado.
GostarGostar
http://economico.sapo.pt/noticias/riqueza-em-portugal-ja-nao-chega-para-pagar-dividas-ao-estrangeiro_84604.html
Alguém quer saber disto?
Ná,não me parece.A bola e a novela são mais importantes.
Um TGV em cima disto é suicídio,mas ninguém liga.
GostarGostar
O JM não gosta do Rangel, já se percebeu, é condescendente com o Passos e ignora o Aguiar-Branco. Porquê? Ou dos outros candidatos ninguém lhe desperta interesse, é isso?
GostarGostar
.
O ‘canario para assinalar o metano na mina de carvão’:
.
-Grecia amenaza con incumplir el plan de ajuste si la UE no sale al rescate
http://www.elpais.com/articulo/economia/Grecia/amenaza/incumplir/plan/ajuste/UE/sale/rescate/elpepueco/20100319elpepieco_3/Tes
.
-Péssimas noticias para as apostas de Portugal. No final deste ano 2/3 da produção mundial de novas tecnologias, energias renovaveis e veiculos electricos estará na China:
.
China Drawing High-Tech Research From U.S.
http://finance.yahoo.com/careers-work/article/109107/china-drawing-high-tech-research-from-us%3B_ylt%3DAudt50lwJ7CtOZurIkgfMDK7YWsA%3B_ylu%3DX3oDMTE1Z2U5YzhxBHBvcwM2BHNlYwN0b3BTdG9yaWVzBHNsawNtb3JldXN0ZWNoY28-?sec=topStories&pos=4&asset=&ccode
.
GostarGostar
O TGV projectado passa pela margem sul. Dizer que se faz uma coisa (TGV) e se adia a outra (ponte) é incompreensível. Ou se faz outro projecto que não passe pela margem sul, ou… mas isso é outra coisa diferente da aprovada. É começar tudo de novo.
GostarGostar
João Miranda,
Já o seu Passos Coelho tem soluções para todos os males do país…
Tira-as da cartola, não é?
E que tal um pouco de sensatez? Olhe que lhe fazia bem.
GostarGostar
Alguém já ouviu o Rangel ou o outro bimbalhoco que também anda a concorrer ao tacho no PSD, a referirem-se à chulice que são as SCUDs do norte, com portagens a serem pagas por mim para os bimbos andarem à birla, e a exigirem o seu fim ? Não !
O Rangel e o outro bimbalhoco só falam das obras na Região de Lisboa e no Sul por uma questão de bimbalhice. Eles não são candidatos a 1º ministros de um país, são bimbalhocos a soldo da Associação Comercial do Porto, e representam aquilo que a maioria dos verdadeiros portugueses mais detestam : o Futebol Clube dos Porcos, o Porco da Costa, a bimbalhice, a parolice, os B’s pelos V’s, e essa merda toda.
E como é lógico não há a
GostarGostar
Alguém já ouviu o Rangel ou o outro bimbalhoco que também anda a concorrer ao tacho no PSD, a referirem-se à chulice que são as SCUDs do norte, com portagens a serem pagas por mim para os bimbos andarem à birla, e a exigirem o seu fim ? Não !
O Rangel e o outro bimbalhoco só falam das obras na Região de Lisboa e no Sul por uma questão de bimbalhice. Eles não são candidatos a 1º ministros de um país, são bimbalhocos a soldo da Associação Comercial do Porto, e representam aquilo que a maioria dos verdadeiros portugueses mais detestam : o Futebol Clube dos Porcos, o Porco da Costa, a bimbalhice, a parolice, os B’s pelos V’s, e essa merda toda.
E como seria de esperar não se vê aqui uma palavra sobre o magnifico jogo de classe e de raça que o Sport Lisboa e Benfica fez ontam em França. Os Blasfémios devem estar hoje com as panças bimbalhocas a deitar azia pelas bordas.
O gordo então nunca mais falou de futebol.
GostarGostar
O JOÂO MIRANDA PERDEU UMA OPORTUNIDADE DE ESTAR CALADO.
HÁ MUITOS OPINADORES A DEFENDER A ENTRADA EM LISBOA DO EVENTUAL TGV PELA PONTE 25 de ABRIL
JOÃO MIRANDA É UMA ESPECIE DE CAA QUE DEFENDE INCONSCIENTEMENTE PPC
GostarGostar
POR CAUSA DE TROCOS O JOÃO MIRANDA CRITICA RANGEL
POR CAUSA DE TROCOS DA ARGUMENTOS AO DESPESISMO ESTATISTA DO PS
É UMA VERGONHA, CARO JOÃO MIRANDA !
ALIÀS, É RIDICULO !
GostarGostar
«Portanto, adiar uma ponte que faz parte da linha de TGV mas não adiar o TGV faz sentido. E é esse o nível de preparação que se espera de um PM.»
Esta limitação de raciocínio crítico REVELA QUE JM, CAA e PPC ANDARÃO DESESPERADOS….
GostarGostar
JM, a sua cotação caiu a pique com este post !
GostarGostar
“Resta que a crítica não se dirige exclusivamente a Rangel, porque Passos Coelho também fala em adiamentos e não no aniquilamento para todo o sempre dos projectos. O mesmo também vale para Aguiar Branco, aliás. ”
Este é um ponto fulcral nesta questão.
(e talvez uma das causas da derrota eleitoral em Setembro)
O PSD critica mas não consegue apresentar uma alternativa clara.Na maioria das vezes fica-se por uma simples mudança semântica.
GostarGostar
Portugal precisa de linhas ferroviárias de alta qualidade de forma a ter comboios a percorrerem as linhas com velocidades até 220 km/h. E o Alfa não faz isso? Faz mas só em alguns troços e com bitola e controlo não compatível com o resto da Europa. Com uma viagem a 160km/h fazia-se o percurso de Valença a Vila Real de Stº António (800 km) em 5 horas. Ou de Lisboa a Irun em 6 horas (tal como já hoje demora de Hendaye a Paris, 6 horas). Sabem V. Exªs que um comboio a 300km/h consome mais do dobro do que se for a 200km/h? Alguém já referiu este dado elementar?
GostarGostar
TGV – ESTAÇÃO DE LISBOA, NO PINHAL NOVO
Poder-se-ia construir o troço Badajoz até ao Pinhal Novo, aproveitando a estação ali existente, que possui 6 vias na sua plataforma, duas das quais estão sem utilização. Esta solução seria perfeitamente exequível e o investimento necessário estaria ao alcance do País, tendo em conta as ajudas dos fundos comunitários
VER ARTIGO DO PÚBLICO
http://209.85.229.132/search?q=cache:TmWcf_ETUqIJ:static.publico.clix.pt/carga_transportes/noticias.asp%3Fid%3D1411927+%22TGV+-+ESTA%C3%87%C3%83O+DE+LISBOA,+NO+PINHAL+NOVO%22&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt
GostarGostar
TGV – ESTAÇÃO DE LISBOA, NO PINHAL NOVO
Para obter mais informação sobre a Estação ferroviária do Pinhal Novo, tentar ver as fotos do seguinte site:
http://picasaweb.google.pt/rodrigues.rui1/PINHALNOVO?authkey=Gv1sRgCOut1cmOm8PY8QE#
Após a abertura da nova janela fazer clique em “apresentação de slides” (Slide Show) e para ver fotos no ecrã inteiro basta premir a tecla F11. A visualização das fotos demorará cerca de 1 minuto e meio.
GostarGostar
#44 e #45
E porque é que o pessoal do restante país há-de subsidiar fortissimamente as portagens das Pontes Vasco da Gama e 25 de Abril, para além do Metropolitano onde V. Senhoria e os lisboetas sentam a peida?
GostarGostar
Prof. Canetas disse
19 Março, 2010 às 8:13 pm
Ora essa!
Então agora é que se ia interromper uma tradição secular de um país inteiro a sustentar a capital do império?
GostarGostar
Como atravessa o TGV o Tejo? É simples: a nado!
Ahahahah.
Desculpem. Passei-me.
GostarGostar
MIRANDA ESTÁS A LESTE. PENSAS QUE A GOOGLAR DESCOBRES O MUNDO NÃO É?
PENSAS QUE O ANARCO CAPITALISMO É QUE É BOM NÃO É OLIGO?
POIS SE EU TYE DISSER QUE 90% DOS EMPRESÁRIOS PORTUGUESES SÃO MERDA ENGRAVATADA E QUE OS EMPRESÁRIOS E GESTORES ESTRANGEIROS QUANDO CÁ VÊM ACHA QUE ISTO É TERRA DE MIRANDAS NO PENSAMENTO E MIRANDAS NA ACÇÃO?
POBRE DE NÓS SE NÃO FOSSE O ESTADO (POR MUITO MAU QUE SEJA, AO PÉ DO PATRÃO E DO CAPATAZ AO SERVIÇO DO PATRÃO ATÉ PARECE BOM)
GostarGostar