Português Técnico IV
18 Abril, 2010
funcionári@s da Assembleia; vári@s jornalistas; deputad@s – ortografia adoptada pelo deputado Miguel Vale de Almeida. Esta deve ser a causa que nos espera terminada a cruzada dos casamentos, das adopções, das novas famílias e dos símbolos religiosos nos espaços públicos .
36 comentários
leave one →

Minha cara Helena,
Haja cruzes!.
(isso é verdade?)
GostarGostar
eheheh
São loucos totalitários. Hão-de inventar cada vez mais causas anormais para dizerem que têm um mundo de injustiças a combater.
GostarGostar
pensei que estivesse preocupada com a tolerância de ponto, mas afinal a intolerância é outra. com um bocado de sorte chove cinza durante mais um mês e o bentley vêm a fátima de joelhos.
GostarGostar
Isto de se ter estilo, um dengoso jeito, alogum maneirismo, lá acaba a manisfestar-se, como a natureza.
GostarGostar
2.zazie disse
18 Abril, 2010 às 1:50 am
eheheh
Decididamente, está tudo doido!
C.
GostarGostar
Alguns dos comentários que lá se lêm,tal como o do piscoiso(#3) ajudam a explicar porque se chegou aqui,a este caos.
GostarGostar
Alguém viu por aí o CAA?
Já estou a ficar preocupado.
Desde que foi ameaçado pelo Mogais Sagmento não foi mais visto.
Será que lhe calçaram umas botas de cimento armado e o mandaram apanhar mexilhão no Tejo…ou está para aí metido num cabouco de algum prédio em construção?
GostarGostar
Fantástico pá!
Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI-20, os administradores não executivos – ou seja, sem funções de gestão – receberam 7427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os “campeões” deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que trabalham.
Proença de Carvalho é o responsável com mais cargos entre os administradores não executivos das companhias do PSI-20, e também o mais bem pago. O advogado é presidente do conselho de administração da Zon, é membro da comissão de remunerações do BES, vice-presidente da mesa da assembleia geral da CGD e presidente da mesa na Galp Energia. E estes são apenas os cargos em empresas cotadas, já que Proença de Carvalho desempenha funções semelhantes em mais de 30 empresas. Considerando apenas estas quatro empresas (já que só é possível saber a remuneração em empresas cotadas em bolsa), o advogado recebeu 252 mil euros. Tendo em conta que esteve presente em 16 reuniões, Proença de Carvalho recebeu, em média e em 2009, 15,8 mil euros por reunião.
O segundo mais bem pago por reunião é João Vieira Castro (na infografia, a ordem é pelo total de salário). O advogado recebeu, em 2009, 45 mil euros por apenas quatro reuniões, já que é presidente da mesa da assembleia geral do BPI, da Jerónimo Martins, da Sonaecom e da Sonae Indústria. Segue- -se António Nogueira Leite, que é administrador não executivo na Brisa, EDP Renováveis e Reditus, entre outros cargos. O economista recebeu 193 mil euros, estando presente em 36 encontros destas companhias. O que corresponde a mais de 5300 euros por reunião.
O ex-vice presidente do PSD José Pedro Aguiar-Branco é outro dos “campeões” dos cargos nas cotadas nacionais. O advogado é presidente da mesa da Semapa (que não divulga o salário do advogado), da Portucel e da Impresa, entre vários outros cargos. Por duas AG em 2009, Aguiar–Branco recebeu 8080 euros, ou seja, 4040 por reunião.
Administrador não executivo da Sonaecom, da Mota-Engil e do BPI, António Lobo Xavier auferiu 83 mil euros no ano passado (não está contemplado o salário na operadora de telecomunicações, já que não consta do relatório da empresa). Tendo estado presente em 22 encontros dos conselhos de administração destas empresas, o advogado ganhou, por reunião, mais de 3700 euros.
Apesar de desempenhar apenas dois cargos como administrador não executivo, o vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Vítor Gonçalves, recebeu mais de 200 mil euros no ano passado. Membro do conselho geral de supervisão da EDP e presidente da comissão para as matérias financeiras da mesma empresa, o responsável é ainda administrador não executivo da Zon, tendo um rácio de quase 5700 euros por reunião. dn.pt, 16 Abril
Nota: não haverá por acaso qualquer ligação entre isto, o “défice”, e a situação de total descalabro do país? Se estes senhores são tão bons para ganharem tanto dinheiro só para assistirem a reuniões e manifestarem as suas opiniões, como pode o país destes senhores encontrar-se no estado em que se encontra? Qual é o real valor, a credibilidade e o reconhecimento internacional destes senhores tão bem pagos e que andam há tantos anos “por aí” na vida política e empresarial portuguesa? (estas “dúvidas” estendem-se aos administradores executivos que sempre farão um pouco mais que assistir a reuniões e mandar “palpites”… e por isso sempre ganharão um pouco mais…)
http://www.criticademusica.blogspot.com/search/label/Portul%C3%A2ndia
GostarGostar
Domingo, 8 de Fevereiro de 2009
Decisões de semestre novo
Miguel Vale de Almeida
Cara Universidade,
Acabaste. E nós “acabámos”. A partir de agora serás cada vez mais uma prestadora de serviços, funcionando segundo uma lógica mercantil, utilitarista, instrumental, gerida segundo critérios de produtividade típicos de uma empresa. Serás ainda menos democrática no funcionamento, mais fechada à inclusão dos alunos de camadas menos favorecidas, e ainda mais burocrática (substituindo a velha e horrível burocracia do estado por uma burocracia empresarial fetichizada – venha o diabo e escolha) . Definir-te-ás cada vez mais como algo que não é um serviço público, serás cada vez mais avessa ao pensamento crítico e à criatividade e, em última instância, acabarás odiando a própria ideia de ciência, substituída pela instrumentalidade técnica de curto alcance, imediatista, flutuando ao sabor da “demanda” empresarial, das encomendas governamentais e da demagogia da oferta imediata de saídas profissionais (que resultarão em pessoas desempregadas 5 anos depois, quando as skills hiper-especializadas morrerem no mercado com os respectivos produtos…). Não admira que quem se vá dar bem contigo seja um certo tipo de gestão e economia, e um certo tipo de sociologia. Acabaste. Agora és outra coisa, que te chamem outra coisa, porra, sei lá, direcção-geral das políticas públicas e dos potenciais secretários de estado de governos socialistas, ou Sociedade Anónima (ou anómica?). Acabaste. E acabaste com Bolonha e com o novo Regime Jurídico do Ensino Superior e com as Fundações e, na investigação, com o triunfo da audit culture científica. Acabarás certamente ainda mais com o novo Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior, propositadamente deixado para o fim neste processo de reinvenção total, este extreme makeover em que gulosamente te meteste. Acabaste, pronto. Ponto.
Eu cá por mim, sabes, vou continuar a dar o meu máximo e o meu melhor no trabalho com os alunos, nas aulas e nas orientações; vou fazer a minha pesquisa de forma ainda mais autónoma e o menos financiada possível; e é claro que vou continuar a meter-me em iniciativas – só que o mais autónomas possível, quanto mais fora dos teus muros melhor. Aí não vou perder entusiasmo, porque gosto da coisa, é como escrever, pintar, namorar, conviver. Mas lá dentro dos teus muros, agora de empresa, cumprirei os mínimos exigidos pela minha situação de assalariado. Acabou qualquer voluntarismo, espírito associativo, cooperativo, de serviço, de participação. Se é empresa que queres ser, comportar-me-ei como assalariado – e não tenho inclinação para a “cultura de empresa”, para o espírito de corpo, para “vestir a camisola” ou baboseiras tipo campo de férias para empregados. Ou para a treta palaciana e macholas da carreira e do poderzito. Acabou. Acabaste. “Acabámos”. Aqui se separam os nossos caminhos. Votos de grandes lucros e sucessos carreirísticos.
Com os melhores cumprimentos…
http://www.jugular.blogs.sapo.pt/702482.html
GostarGostar
Teixeira dos Santos mordeu numa criança de…ah,não.Essa foi um cão.Não é essa,é esta que interessa:
“”Os cerca de 80 CD que continham os registos áudio das conversas que envolvem o primeiro-ministro foram destruídos”, anunciou ontem ao final da manhã o juiz–presidente do Tribunal de Aveiro. Paulo Brandão revelou que a operação começou pouco antes das 09h00 e terminou por volta das 11h00, tendo sido presenciada pelo juiz do processo, António da Costa Gomes. À hora do anúncio, Paulo Brandão disse que faltava apenas destruir poucos elementos processuais referentes a certidões que estavam em Lisboa e que terão chegado mais tarde a Aveiro.
Sobre o pedido de avaliação feito quinta-feira pelo juiz de instrução de Aveiro ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Brandão esclareceu que se tratava apenas dos requerimentos da defesa de outros arguidos que contestam a destruição das escutas. Terá sido este o motivo que gerou um impasse e um manto de silêncio sobre a confirmação da data prevista (ontem) para a operação de trituração de discos e documentos.
Um dos requerimentos ao processo foi apresentado por Ricardo Sá Fernandes, defensor do arguido Paulo Penedos. “Nem quero acreditar que fosse cumprida a destruição sem sequer ter sido notificado nem recebido a resposta ao meu requerimento”, disse Ricardo Sá Fernandes ao CM. O advogado de Paulo Penedos admite recorrer do cumprimento da decisão do presidente do STJ, alegando a eventual nulidade do processo ‘Face Oculta’.
Por seu lado, o advogado de Armando Vara manifestou-se satisfeito pela destruição das escutas ter sido cumprida. “Só peca por tardia”, disse ao Correio da Manhã Tiago Rodrigues Bastos. “O meu cliente sempre entendeu que eram conversas privadas e as instâncias superiores declararam que não havia indícios de crime. Portanto, fez-se o que tinha de ser feito”, salientou ainda o advogado de Armando Vara.”
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=55338661-F189-4367-9254-3CA0FA6B775D&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&h=11
Onde se refere também a mobilização do grupo Lena para a compra da TVI para o PS.
Pode-se ficar com uma idéia da promiscuidade do polvo que abraça o poder em Portugal.
GostarGostar
Mais uma anedota.Se forem cardíacos não leiam.
“Constâncio pede prudência na regulação da banca”
CM
GostarGostar
Este só com camisa de forças:
“Uma reflexão e debate findo o processo Freeport e um pedido de desculpas de vários políticos ao secretário-geral do PS. É esta a posição do dirigente socialista Vitalino Canas perante o cenário de que José Sócrates terá sido ilibado do caso. “É bonito em política, perante erros graves, pedir desculpa”, declarou ao CM o membro do secretariado nacional do partido.”
CM
GostarGostar
Mais uma prova-se fosse necessária-da xenofobia, da intolerância, das mentalidades totalitárias da esquerda caviar, arcaica e cro magnon.
Vivem no mundo da selvajaria mental e física
sob a capa do “progressismo”
são a podridão da humanidade, e querem acabar com os seres humanos (a homossexualidade não é isso mesmo? ou o MVA consegue engravidar???).
usam e abusam da liberdade que a sociedade capitalista lhes dá.
MAS NÃO A ABANDONAM!
NÃO VÃO PARA CUBA…CHINA…IRÃO…VENEZUELA!
Temos que ter muita, muita pachorra para aturar ( E PAGAR) estes escroques.
GostarGostar
…e vai mais longe:
” O PS quer lançar a discussão política sobre as tentativas de aproveitamento de casos judiciais, após a conclusão do processo Freeport, disse hoje o dirigente socialista Vitalino Canas ”
SOL
GostarGostar
Ó #9
Mas o MVA não foi eleito pelo PS?
E isso não é crítica ao governo PS?
Então, como andam os neurónios do gajo?
Ou quem tem cú (porra, coisa impoluta…) tem medo, e ele não diz nada na AR, covarde invertebrado, nem se demite como protesto!!!
GostarGostar
Só há poucos dias, através de um amigo, descobri o Blasfémias, mas já fiquei fã.
Tenho uma grande admiração por si!
Penso que terá de se fazer alguma coisa pela língua portuguesa e, para isso, não podemos contar com os deputados, com os membros do Governo, com a maioria das pessoas que trabalham nos jornais e nas televisões.
Se eu quisesse ser selectiva ou purista, não veria nenhum dos canais de TV e não leria nenhum dos jornais ou revistas.
Recuso o Português Técnico, como recuso o Inglês Técnico e o Primeiro Ministro não sei de quem, porque meu não é, de certeza!
Estive mais de uma hora, em Benfica, sem energia eléctrica. Incomunicável! Até há pouco tempo!
Tiveram notícia disso? nas televisões? Foi um apagão na capital do PAÍS! O Mexia não devia ter vindo explicar-se?
GostarGostar
#13
Faz-me lembrar um conhecido intelectual da praça que se manifestava ruidosamente contra a colonização do Brasil pelos portugueses.Dizia o afamado cavalheiro que os indígenas viviam uma vida pura,ligada à natureza,cheia das felicidades idílicas e paradisíacas,patati,patata,etc.
Depois arengava sobre os males da civilização,zzzzzzzzzzzz!
No confronto das civilizações colocava todas as virtudes na coluna da esquerda e todos os vícios na da direita.
Após uma defesa tão estrepitosa da sua causa,perguntei-lhe porque não se decidia viver entre eles,pois é possuidor da liberdade que lhe confere a sua fortuna pessoal.Aí embasbacou e emudeceu.
São assim os vendedores de banha-da-cobra da falsa esquerda.Migrarem para os paraísos do comunismo e sucialismo não é com eles.Refugiam-se em países capitalistas e quando obtêm poder,causam a maior destruição,entre vagas de pilhagens e gamanço.
GostarGostar
A destruição das escutas é um marco Histórico!
É a mafia da corrupção a tomar conta do ESTADO!
É a vitória da intimidação, da perseguição contra os BOYS-MEXILHÃO!
É A DENEGAÇÃO DA JUSTIÇA.
É tb a vergonha dos “agentes da justiça”: PGR,STJ,DCIAP.
É o começo do fim do regime.
PODRE!
MAL-CHEIROSO!
Começou com o fax da Macau, com o livro do Rui Mateus: símbolo da intolerância, do caciquismo, dos tiques totalitários do clã Soares, da subserviência do regime a uma família, da ausência de justiça.
Continuou com o amiguismo, nepotismo, tráfico de influências do CASA PIA!
ACosta telefonou a Sampaio-PR para influenciar o PGR-Souto Moura e ilibar o PPedroso e Ferrinho.
E continua com a corrupção, vigarice, trafulhice do freeport e face oculta.
QUE O POVE SE REVOLTE CONTRA ESTES CRIMINOSOS.
GostarGostar
Não acredito!
Ó #13
o MVA está grávido?
está a “dar o seu melhor”? IH! IH! em quê?
GostarGostar
A verdadeira explicação para o ódio à ICAR, ao Vaticano, ao Papa (qualquer que ele seja…), para as campanhas xenófobas, ao estilo neo-nazi-iraniano, que de de vez em quando, tentam (mas não conseguem, CLARO!) atingir a Igreja Católica:
http://www.asianews.it/news-en/Sister-Rani-Maria,-martyr-of-the-faith:-the-conversion-of-her-assassin-18166.html
Ou como as crueis perseguições que os católicos sofrem em quase todo o Mundo (roubos, assaltos, sequestros, violações, torturas, assassinatos…) são vividas com FÉ, CORAGEM, e convertem os perseguidores-assassinos.
GostarGostar
Esse MVA é um cromozinho deprimente.
Um fascitoide arco-irís.
Anda armado em intelectual da treta.
Um triste é o que ele é.
GostarGostar
A Dª Helena considera, que de futuro se escreva assim:
Bailar de Ciúmes
Eu tiue űa gran idéia, cara mia.
Eu farey a dança de toda color.
Ssi tu quiseres mo coraçom.
Eu dou-te.
Ssi tu quiseres mo amor.
Eu dou-te.
Apenas ssi tu derreteres el coraçom delle.
Tu farias aquisto?
Non?
Tu non mereces isto.
Eles virom o relámpago?
Eu non sei.
Mas, nós desejamos…
Bonança pera nós
e űa bagatela de or tan ben!
Cquote2.png
GostarGostar
.
Sem prejuizo da relevancia do tema de HM surge prioritário o cancelasmento SÓ este sabado de 17.000 voos que envolvem SÓ 1 milhão e setecentos europeus ….
.
“BACK HOME” – Estados, UE como é ?
Operação de resgate ‘Back Home’ face ao embasbacamento dos Governos e UE.
.
Nem os passageiros, nem a Aviação nem os Operadores são ou fizeram o ‘vulcão’ ou a ‘nuvem’. Ninguém tem sustentabilidade financeira para acudir aos ‘bail-outs’ para evitar a falência de Seguradoras e Companhias Aereas que a Natureza impôs. Nem para pagar os pesados prejuizos aos Cidadãos, Familias e Empresas que facilmente se adivinham. Atingiu-se o ponto rotura no espaço aéreo europeu. A Comunicação Social tem desempenhado muito bem a sua função.
.
Temos de nos antecipara a mais esterismos de fabricados ‘bail-outs’ e ‘ataques ao Euro’.
.
Os Governos, e especialmente a UE, têm de lançar ainda este fim de semana uma ‘rescue operation’ com recurso a transportes terrestres e a meios militares (marinha no Canal da Mancha e Mar do Norte) para todos os Cidadãos retidos nos Aeroportos regressarem a casa (BACK HOME OPERATION).
.
As Companhias de Aviação devem comparticipar com o reembolso do transporte aéreo não usado e contribuirem para esta operação. Fica-lhes mais barato e posteriormente também à União Europeia que a actual postura das ‘elites’ e ‘cientistas’ andarem embasbacadas a olhar para o vulcão. . É preciso agir já a bem da estabilidade monetária, economica e social da União Europeia no Mundo”.
.
Em
http://clix.expresso.pt/nuvem-de-cinzas-atinge-espaco-aereo-portugues=f577185
.
GostarGostar
.
#23, tem absoluta razão. Estão dezenas de milhares de Portugueses entalados nessa cena. As elites UE não estão a mostrar ao Mundo qualquer capacidade e eficácia politica. Valha-lhes Deus ou o Grande Arquitecto …. Em Portugal caladas que nem ratos …. Ainda falam em soluções para a Grecia etc etc etc. Um buraco de alto abaixo.
.
Parecem o ‘Cabaret da cocha’ em versão socratiana ‘Novas Oportunidades para Governança’.
.
GostarGostar
.
Pois é o ‘vulcao da Islandia’ que ainda há dias disse à Banca Internacional ‘os nossos contribuintes não pagam os vicios e taras dos Banqueiros’,
.
está a despachar o Euro a grande velocidade. Depois a culpa era da Grecia ….. O politburo de Bruxelas e do Banco Europeu ou andam a dormir na forma ou ‘fazem-se’ …. Pois são ‘ataques ao Euro’, ‘especuladores’. A culpa é dos outros como dizem em Portugal.
.
E eu defendo uma união dos Países Europeus !
.
GostarGostar
Este post só demonstra a sua ignorância em linguística.
Leia Saussure e não diga disparates.
GostarGostar
É no que dá a bichice assanhada.
GostarGostar
Português Técnico – “helenafmatos”???
GostarGostar
“Paneleirices, Inc.” (pardon my french).
GostarGostar
Não gosto mas reconheço que a alternativa é a existência de leis ortográficas.
GostarGostar
Quanto à eliminação do sexo na linguagem, estou em crer que depois de concretizada, veremos a remoção do sexo do próprio indivíduo, levando à triunfante vitória dos castrati.
GostarGostar
32 – a maioria já emprenha pelos ouvidos.
GostarGostar
Depois usam um preservativo em cada corno.
GostarGostar
mais um post idiot@ !
GostarGostar
Os posts da Helena são sempre certeiros, com temas relevantes, nada de conversas da treta.
Por isso, aparecem aí uns mentecaptos sem argumentos a insultar.
E como o Q.I. é diminuto, nem percebem como atitudes como a do Almeida, DEPUTADO DO PS, revelam.
Coitadinhos deles todos.
Estaremos cá para lhes derrotar a podridão cultural
GostarGostar
Se tudo puder ser (!), se tudo for normal e anormal, poderemos eliminar as diferenças naturais, talvez elinar a Natureza, só para que um maricas com poder tenha a ilusão de que é igualzinho a um não maricas com poder, mas “melhor” do que um pobre…
Para mim, é pouco importante a eventual discriminação contra os maricas enquanto houver discriminação contra o pobre.
P.s. Confesso que tenho NOJO de estar perto de um homem que faz sexo misturado com fezes.
GostarGostar