titanic
A crise profunda em que Portugal vive e da qual parece não conseguir sair, legitima uma suspeita: que nos países onde a sociedade civil é fraca e excessivamente dependente do estado, não conseguindo (ou não querendo), por isso, impor restrições severas ao despesismo governamental, a contenção orçamental é dificilmente compatível com o sufrágio universal. De facto, a fobia pelos votos, seja dos partidos do governo seja dos que estão na oposição, leva-os a utilizar o aparelho do estado para satisfazerem, no imediato, os interesses de curto prazo dos eleitores. Retirar-lhes direitos e benesses está, assim, completamente fora de questão. É por essa razão, e só por essa razão, que o PS e o PSD continuam reféns do Estado Social, apesar deste se estar a afundar e, com ele, os país e os portugueses

Se não forem o PS ou o PSD a dar as más noticias, vai ser o FMI. Portanto quanto mais cedo, menos doloroso. Se for o governo portugues, este ou outro, a aplicar as medidas que se impõem, vai ser menos violento. O FMI como não está sujeito a eleições vai cortar a direito, e vai custar muito mais.
Não sei do que é que estão à espera.
GostarGostar
“O quinto império”
… nós somos púnicos, parecemo-nos com os mercenários de Amílcar e todos esses matreiros do mediterrâneo. Nós somos girinos… (49)
Em português, as palavras são um simples meio de simpatia, ou o seu contrário. As pessoas perdem assim horas em conversas inúteis, só com o fim de garantir a sua estima recíproca (95)
Uma das particularidades portuguesas: o gosto da pequena polícia, a que mantém relações sentimentais como povo. A sua arte de bisbilhotar, de procurar por trás, de inventar razões e causas, a um tempo teima de funcionário e regressão à inteligência infantil. Ou bem que os portugueses não fazem nada, ou bem que vão até ao último pormenor e, chegados aí, largam tudo como de costume (196)
Cada cinquenta anos, o país sonha ser a primeira sociedade liberal avançada do mundo. Cada cinquenta anos, o libertário volta à superfície. Procura-se então um banqueiro ou um professor de economia capaz de casar meio século de bordel com O Espírito das Leis (223)
Os portugueses nunca descobriram nada, senão a Índia no século XVI.
Sem endereços e todos com o mesmo nome, obedecendo a dois ou três pequenos princípios, entre os quais o de inventarem títulos… (302)
Dominique de Roux (1977, Paris)
GostarGostar
A analogia com o Titanic não é perfeita. Também nos estamos a afundar, mas já há muito tempo que não temos sequer uma orquestra para nos manter entretidos.
GostarGostar
Temos estado social há décadas e o afundamento é bastante recente. Não me parece que seja essa a causa do naufrágio. Que tal pedir responsabilidades a quem em Maio, num pico de desconfiança dos mercados, assinava alegremente contratos de TGV?
GostarGostar
Se o Titanic fosse um país…
não se afundava!
GostarGostar
Cá na paróquia não há parttidos – há quadrilhas…
GostarGostar
Um “t” excessivo, aí para cima…
GostarGostar
Inclui no grupo, portanto, Estados como o do Reino Unido, que gastam uma percentagem do GDP superior à nossa….
GostarGostar
“Temos estado social há décadas e o afundamento é bastante recente.”
Discordo. Estamos a afundar há décadas, precisamente graças ao crescimento progressivo do Estado Social e ao consequente esvaziamento da sociedade civil. Note que isto – até ao estoiro – não sucede de um dia para o outro. É um processo lento de empobrecimento, de criação de dependências progressivas, de aniquilação do tecido empresarial e das energias individuais. Por outras palavras, até se chegar a uma situação em que mais de 50% da população da cidade do Porto, a segunda maior do país e outrora a capital da burguesia e do comércio, vive de subsídios públicos (vd. ´dados estatísticos do INE relativos ao ano de 2007), é preciso tempo. Agora, não duvide que estes resultados e o espírito que se abateu sobre os portugueses são obra do Estado Social e da desresponsabilização geral a que ele conduz.
GostarGostar
“Inclui no grupo, portanto, Estados como o do Reino Unido, que gastam uma percentagem do GDP superior à nossa….”
Talvez. Estes últimos anos de socialismo não fizeram muito bem a esse país. Mas poderei pronunciar-me melhor se me adiantar dados mais precisos.
GostarGostar
Salvar a alma
Manter a calma
Nada é mais importante do que a alma
Graças a Deus
Que há muitos agnósticos
De forma que nos dias que correm
Não se torna possível hipotecar a alma
Nenhum banqueiro a aceita como garantia
O céu esta garantido a quem o tem por merecido
É um direito adquirido que não pode ser hipotecado ou vendido
GostarGostar
http://viasfacto.blogspot.com/b/post-preview?token=SndlIisBAAA.Oh3htBxhReeVZzx8xI7rdA.40oWSH8WGJN0HzDMLw7u6A&postId=8059806949761511780&type=POST
GostarGostar
Sorry. Este link talvez funcione melhor: http://viasfacto.blogspot.com/2010/09/sociedade-das-nacoes-debeis.html
GostarGostar
Já Salazar dizia o mesmo tenho de governar sem eleições durante 40 anos pois corporações necessitam de crescer e as familia do regime tem de enriquecer
GostarGostar
Vergonhosamente, o Governo Sócrates não hesita em ir ao bolso dos mais pobres dos pobres.
Uma velha viúva mostrou-me hoje até onde este Governo está a descer na abjecção. De um mês para outro, passou a receber menos cerca de cinco euros de pensão de sobrevivência. Esta era antes de cerca de 135 euros (!) e ficou agora em 130 (!).
Quando é que os portugueses se revoltam a sério contra a ignominiosa situação que o sr. Sócrates criou no país?
GostarGostar
A vasta e preocupante (porque anestesiada, ignorante e inculta) maioria dos portugueses está-se marimbando para o Titanic que os ‘move’ entre os Açores e a fronteira com Espanha.
Praticamente o mesmo se passa na Diáspora.
GostarGostar
Rui Rocha, 17h00
Há mais do que uma “orquestra” ! Muitas !, basta ligar a RTP1, SIC e TVI… Quantos milhões estão dependentes SÓ de futebóis, telenovelas, concursos, cantorias, etc, etc ?
GostarGostar
Rui Rocha,
Se lhe juntar as muitas revistas do jet 3,5 devoradas semanalmente por indigentes…
GostarGostar
http://www.who.int/gho/database/WHS2010_Part2.xls folha 7
Despesa do governo / despesa privada em saúde em 2007
Portugal 7,06% PIB / 2,94% PIB
USA 7,14% PIB / 8,56% PIB
GostarGostar
provérbio popular
O ignorante é o que mais fala
GostarGostar
Hoje, os telejornais da RTP e RTPN abriram com o convite a Mourinho !…
Suspensão do TGV ? Avisos externos à dívida pública perigosa e incontrolada ? — há que relativizar…
GostarGostar
“Temos estado social há décadas e o afundamento é bastante recente.”
.
Começou com a crise das bolsas lá fora.
.
http://logicasentida.blogspot.com/
.
GostarGostar
Ou eu me engano muito, ou a imbecil ideia do GMadail
de que o RMadrid dispensa o Mourinho resulta apenas
de (mais) uma ressaca alcoólica do Presidente da Federação.
A VER VAMOS : . .
GostarGostar
Licas,
Não sou alcoólico nem drogado, mas permito-me suspeitar (pelos casos, tantos , de fretes feitos este governo para anestesiar “o maralhal”…) que houve uma laurentinada congeminação para, enquamnto se falar de Mourinho, não se fala na dívida pública, no momento grave da economia e das finanças, dos avisos externos… E, caíu a cereja no bolo: enquanto houver Mourinho-selecção, a suspensão do TGV passa a assunto de somenos importância…
GostarGostar
http://www.oecd.org/dataoecd/41/25/43636332.pdf Table B2.4
Despesa do governo / despesa privada em educação em 2006
Portugal 5,1% PIB / 0,4% PIB
USA 5,0% PIB / 2,4% PIB
GostarGostar
Questão de proposições (COM, NO)
A-propósito da Concessão para o Terminal de Contentores de Alcântara (MOTAENGIL) por 73 anos.
Dizia, há tempos, o Jorge Coelho:
__Quem se mete COM o ps, . . . leva.
Digo eu, agora:
__Quem se mete NO ps, . . . enche-se.
O Process-Crime está nas mãos do PGR (mau sinal . . . )
GostarGostar
Concessão não precedida de CONCURSO PÙBLICO,
à boa maneira da MÁFIA SOCRETINA . . .
GostarGostar
Posted 17 Setembro, 2010 at 20:22 | Permalink
Licas,
Não sou alcoólico nem drogado, mas permito-me suspeitar (pelos casos, tantos , de fretes
********
BEM , só rarmente sou adepto da teoria da conspiração, NO ENTANTO a sua
hípórese é de considerar (no political environment que nos colocaram cá . . . ).
GostarGostar
_____________hipótese__________ em que nos colocaram________
GostarGostar
Sobre a nossa informação. Não é estranho que:
Não tenham dito na SIC nem na RTP que os beligerantes de Alcains eram de etnia cigana? Estamos assim tão dependentes do politicamente correctos que já censuramos as nossas próprias verdades?
Que não tenham sublinhado que a anulação do concurso da III travessia sobre o Tejo se deve provavelmente a ele não ir ser vencido pela Mota Engil, mas por uma empresa espanhola, ao que depreendi por outros meios?
Toni, Sócrates tem de se manter no poder por tempo indeterminado por causa das sociedades anónimas e para enriquecer algumas famílias de características coelhónicas, portanto do regime. Neste ponto é assustadoramente igual ao Salazar.
GostarGostar
F. Colaço : * assustadoramente * muito bem dito !!!
Há tambem o *fenónemo* das Fundações (Mário Soares & Companhia ) . . .
GostarGostar
_______fenómeno__________
GostarGostar
MJRB,
Concorso consigo que existem muitas orquestras. O que se passa é que, por muito alto e afinadas que toquem, a mim não me alegram (e a si também não).
GostarGostar
Sem dúvida, meu caro Rui a.
GostarGostar