Saltar para o conteúdo

“A B C do cavaquismo” *

28 Outubro, 2010
by

«Estamos hoje muito pior do que há cinco anos – aqueles que asseguram que Cavaco Silva nada podia fazer para evitar o presente trambolhão estão, sem o saberem, a decretar a inutilidade política da pessoa ou da função presidencial (talvez de ambas).
Se o Presidente da República é incapaz de impedir este trágico afocinhar do País no lodaçal da ineptidão governamental, para que perdemos tempo a eleger directa e universalmente um órgão tão pomposamente supérfluo?»

* Ontem, no Diário de Notícias

35 comentários leave one →
  1. ramiro marques's avatar
    28 Outubro, 2010 11:11

    Infelizmente tudo isto é verdade.

    Gostar

  2. mflbo1966's avatar
    28 Outubro, 2010 11:24

    O problema está na resignação nacional.

    Gostar

  3. Nuno Vaz's avatar
    Nuno Vaz permalink
    28 Outubro, 2010 11:52

    Subscrevo na integra.

    Gostar

  4. Sandro Nóbrega's avatar
    28 Outubro, 2010 11:57

    permitam-me direcionar para um texto que parece encaixar-se bem no tema: http://a_republica_cadaver.blogs.sapo.pt/333.html

    Gostar

  5. JS's avatar
    28 Outubro, 2010 12:02

    Na verdade um mestre de cerimónias. Mas a formulação da AR, os “representantes” do povo eleitor consegue ainda ser uma aberração maior. Esta Constituição/Lei Eleitoral não resistiu ao teste da vida real. A forma como o Poder tem sido -pôde ter sido- exercido, pelo poder político e judicial, é prova mais que evidente, disso. Uma concentração de poderes, sem controlo (desculpem o galicismo), sem fiscalização consequente. O resultante é este (pobre) nível de vida do cidadão comum.

    Gostar

  6. Nuno's avatar
    Nuno permalink
    28 Outubro, 2010 12:08


    A propósito de vida real, porque não proclamar a Monarquia?

    Gostar

  7. Arlindo da Costa's avatar
    Arlindo da Costa permalink
    28 Outubro, 2010 12:18

    Se quisermos ser honestos não podemos dissociar Cavaco Silva da actual crise e do mais que provável desastre nacional.
    Há causas próximas e causas remotas.
    As causas remotas prendem-se com a actividade politica de Cavaco já desde o final da década de 70 como Ministro das Finanças e como 1º Ministro.
    A sua influência no modelo económico que Portugal optou, após a entrada na CEE, foi um fiasco completo.
    Foi bom para quem enriqueceu à custa dos subsídios, privatizações pré-concertadas e especulação bolsista.
    Cavaco deixou o Governo em 1995 com um déficit à volta de 7%.
    As causas mais próximas, prendem-se com a história da boa e má moeda e principalmente como PR.
    Segundo os especialistas económicos deste blogue, Cavaco é o típico «caneisiano tuga».
    O que mais me impressiona, como é que a direita liberal económica e a direita dos valores, aposta em Cavaco.
    E ainda estranho mais como é que o PSD vive há mais de 25 anos refém dos humores de Cavaco e com uma reverência a este que roça o mais ridículo e primário.
    Mas todos nós sabemos que a Direita tuga é uma anedota pegada!
    Os maiorais do regime – que são basicamente os mesmos que emergiram ncom o 25 de Abril e que formam o bloco central de interesses – até já têm um «coelho» para tirarem da cartola.
    Em 2005 os mesmos maiorais tinham um «inginheiro», a tal «boa moeda» no entender de Cavaco.
    Business as usual.

    Gostar

  8. JMF's avatar
    28 Outubro, 2010 12:20

    A direita tem um problema, não há alternativa a Cavaco. Fiquem em casa para termos 2ª volta.

    Gostar

  9. A C da Silveira's avatar
    A C da Silveira permalink
    28 Outubro, 2010 12:31

    CAA virou monarquico? Só ele é que pode dizer. Mas este estado de coisas é o resultado de um sistema semi qualquer coisa, que não é carne nem peixe como o nosso.
    Com os poderes que o PR tem em Portugal, faz mais sentido ser eleito pelo Parlamento. Para que lhe serve ter 60 ou 70% dos votos, se não tem poderes para usar a legitimidade que uma votação dessas lhe daria?
    O que Jorge Sampaio fez ao dissolver um Parlamento que suportava o governo com uma maioria absoluta, foi um verdadeiro golpe de estado, porque exorbitou largamente dos poderes que a Constituição dá ao Presidente da Republica. Mas como quase ninguem gramava o Santana Lopes, e os poucos amigos que tinha quase todos lhe viraram as costas, toda a gente se calou. Mas não deixa de ser uma nodoa na historia da Democracia Portuguesa pós 25 de Abril de 74, agravada com os resultados que produziu: o consulado Socrates que deixa um país de mão estendida aos credores.

    Gostar

  10. Por outra's avatar
    Por outra permalink
    28 Outubro, 2010 13:24

    Para quê?, si
    lo puedes creer,
    and for what? Well,
    for nothing, of course.

    Gostar

  11. Carlos Dias's avatar
    Carlos Dias permalink
    28 Outubro, 2010 13:44

    Se há alguma coisa que esta crise tem de bom, é, como todas as crises, mostrar claramente todos os erros cometidos.
    Presidentes como o Sampaio cujas maiores lembranças foram de derrubar uma maioria eleita, condecorar por atacado um conjunto pop, criticar as politicas economicistas e anunciar essa frase intemporal: “HÁ VIDA PARA ALÉM DO DÉFICIT”, ou como Cavaco que embora cheio de razão teve menos influência no governo que a cartomante Maya ou qualquer treinador de futebol, só nos fazem pensar por que raio temos esse adesivo constitucional que só nos faz gastar tempo e dinheiro.
    Agora aparecem-nos na televisão candidatos à presidência médicos da aldeia, poetas playboys, funcionários de carreira, etc.
    Faz-nos pensar a todos por que raio é que somos obrigados a ouvir as banalidades que eles fariam ou diriam se lhes déssemos o emprego e pomo-nos todos a equacionar se fizemos algum mal ao mundo para ter-mos de os aturar (e pagar-lhes o salário).
    Claro que a quantidade de desempregados empregues na AR também não está bem (mas isso também interessa agora).

    Gostar

  12. Piscoiso's avatar
    28 Outubro, 2010 13:59

    Pois eu respeito o Presidente, porque respeito o povo que o elegeu.
    Sobre o Cavaco, nem para presidente da Junta teria o meu voto.

    Gostar

  13. Justiniano's avatar
    Justiniano permalink
    28 Outubro, 2010 14:02

    Ora, caro CAA, por uma vez, concordo consigo!!

    Gostar

  14. Fredo's avatar
    Fredo permalink
    28 Outubro, 2010 14:25

    Bom post. Só falta dizer que o senhor é belfo, baba-se a falar, e mastiga com a boca aberta.

    Gostar

  15. lucklucky's avatar
    lucklucky permalink
    28 Outubro, 2010 15:07

    “O que Jorge Sampaio fez ao dissolver um Parlamento que suportava o governo com uma maioria absoluta, foi um verdadeiro golpe de estado, porque exorbitou largamente dos poderes que a Constituição dá ao Presidente da Republica.”
    .
    > Precisamente, em Portugal viola-se alegremente a Constituição se dois pares quiserem: a esquerda (PS+PCP+BE) ou o centrão (PS+PSD).
    >Pior, depois do Golpe de Estado de Sampaio tivemos as Eleições Fraudulentas de 2009 em que o défice passou de 5% antes para 9% depois das eleições.
    É como alguém comprar algo por um preço, chega à loja e tem de o levar por outro sem poder recusar.
    .
    Esta última foi Cavaco que deixou passar deixando degradar ainda mais a cultura política.
    Diz que o Presidente é o garante das instituições. Este não é.

    Gostar

  16. anonimo's avatar
    28 Outubro, 2010 16:13

    Subscrevo.

    Gostar

  17. Essa agora's avatar
    28 Outubro, 2010 17:10

    No que se refere a Cavaco, caro CAA, V. é uma espécie de Mário Crespo. Só que este meteu na cabeça – e ninguém lhe tira isso de lá – que Cavaco teve a ver com a alegada perseguição de que terá sido vítima na RTP. Por isso, não só o ataca sempre que pode como procura levar os seus convidados televisivos a acompanhá-lo.
    E V.? Também tem motivo de queixa pessoal de Cavaco? Conte lá à gente…

    Gostar

  18. Analfabeto informáti's avatar
    Analfabeto informáti permalink
    28 Outubro, 2010 18:07

    Prezado amigo CAA, ontem vi parte do seu programa televisivo e deixe-me felicitá-lo pela escolha de interlocutores tipicamente portuguesa. Perto daqueles dois, brilha… huh… brilhantemente. O senhor Rangel ainda vai fazer de si uma estrela.
    Se mal pergunto… porquê tanta imparcialidade para Cavaco Silva? Ele não merece tanto de si.

    Gostar

  19. JP's avatar
    28 Outubro, 2010 18:15

    Lucklucky. Apoiado. Quando ouvi, há dias, o candidato “imcumbente” autoproclamar-se árbitro …. Obviamente uma noção muito pessoal do ser-se árbitro.
    Logicamente devia ter considerado nulos os resultados eleitorais e abrir novo processo eleitoral, com os novos valores (correctos!) do défice. Simples. Uma Eleição é cara, corrigija-se. Ou nem disso são capazes? Claro que a outra hipótese seria o primeiro ministro -ao ver a disparidade no défice- ele mesmo, muito honestamente, teria ido a Belém, entregar a sua demissão e solicitar novo acto eleitoral, em que todos os partidos concorressem, com programas actualizados, e em igualdade de circunstâncias. 🙂 (Agora que já parou de rir permita-me que acrescente). Em resumo. Ambos comportaram-se ao seu, pessoal, nível. Vamos ter mais 4 anos deste humor negro?

    Gostar

  20. regada mertório's avatar
    28 Outubro, 2010 18:47

    No primeiro mandato todos ou quase todos os presidentes estão de mãos dadas com o governo.

    No primeiro mandato todos ou quase todos os presidentes estão de mãos dadas com o governo.Alterem a constituição,dêem-lhe mais um ano e acabem com a reeleição.A corroborar esta minha sugestão está a atitude bem diferente do segundo mandato.

    acabem

    Gostar

  21. blitzkrieg's avatar
    blitzkrieg permalink
    28 Outubro, 2010 19:42

    Post dolorosamente verdadeiro… este Cavaco está atado às suas memórias políticas que deixou em 2 tomos.
    Nessas memórias açoitava o Soares por interferir na governação do País.
    Se Soares intervinha pelos motivos errados da baixa política, Cavaco teve e tem a obrigação de intervir para contrariar o afundanço do País. Cavaco, que foi Ministro das Finanças, Primeiro Ministro de Governos fortemente marcados pelo Ministério das Finanças, e Professor Universitário de Finanças Públicas, sabia e sabe perfeitamente a desgraça financeira em que Sócrates e o seu PS nos deixaram a todos.

    Cavaco é conivente com esta governação. Com esta crise. Com o monstro a que chamamos Função Pública e que teve parto no seu último governo e que desde então tem crescido para lá do imaginável.

    Gostar

  22. MJRB's avatar
    28 Outubro, 2010 20:22

    Cavaco Silva vai actuar de modo diferente e drasticamente, no segundo mandato.

    Gostar

  23. Guillaume Tell's avatar
    Guillaume Tell permalink
    28 Outubro, 2010 21:15

    Vai actuar de maneira diferente porque o PM será Pedro Passos Coelho…

    Gostar

  24. Arnaldo Madureira's avatar
    Arnaldo Madureira permalink
    28 Outubro, 2010 21:22

    blitzkrieg
    Só para termos a noção correcta do problema, quanto é que a função pública tem crescido?

    Gostar

  25. DESILUDIDO's avatar
    DESILUDIDO permalink
    28 Outubro, 2010 21:52

    Mas quem é CS ? UM algarvio que descobriu os segredos do totoloto , pelo que o pai queria que ele fosse contablista mas isto para ele não chegava… na casa onde estava hospedado encontrou a Maria com quem casou para não ir para o mato fazer a tropa!!! Na tropa de luxo acabou o curso e foi para professor mas os alunos correram com ele sabe-se lá porquê. Logo arranjou uma bolsa e foi para York com a mulher e veio doutor e logo foi para a Universidade mas o Reitor dizia que ele não percebia nada de economia e levantou-lhe um processo disciplinar por faltas injustificadas . Como também estava nos segredos do Banco de Portugal , Sá Carneiro enganou-se quando o convidou para o Governo e logo correu com ele . Conhecedor dos segredos da porca politica logo deu a volta ao PSD e chegou a PM . O pior PM do pós-25 de Abril . Só fez asneiras que estamos pagando a factura .Meu Deus como é que este homem chegou a PR ???
    .

    Gostar

  26. Tolstoi's avatar
    Tolstoi permalink
    28 Outubro, 2010 22:02

    Desta vez tenho de concordar com CAA. Já aqui escrevi que Cavaco vai ganhar as eleições
    por comparativamente ser o menos mau. Pobre país que tem como principal candidato presidencial um homem que tem olhado tanto para o lado, tem ausência de coragem politica

    Gostar

  27. Essa agora's avatar
    29 Outubro, 2010 10:00

    Desiludido,
    Por mais que se minta, como no seu caso, é impossível mudar o passado e refazer a história.
    A idiotia não compensa, muito menos se aliada à má-fé e à falta de vergonha.
    Duvido de que V. possa vir alguma vez a emendar-se. Deve ser congénito.

    Gostar

  28. nuno granja's avatar
    nuno granja permalink
    29 Outubro, 2010 11:22

    CAA
    Apesar das diferenças de opinião que temos em matéria de futebol e gestão autarquica (R Rio…), tenhoq o felicitar por este excelente artigo e pela brilhante performace na televisão face ao Rangel/que tanto vende sabões como presidentes.

    Gostar

  29. Essa agora (II)'s avatar
    Essa agora (II) permalink
    29 Outubro, 2010 22:08

    Factos são factos … Onde está a mentira ? Onde está a má-fé ? Pelos vistos , com o devido respeito
    por todos , se constata (a falta de ) vergonha em reconhecer a verdade nua e crua …o que apenas se
    justifica com a obesidade senão cegueira mental na expressão do Prof. Andrew Aitek .
    Ainda mais desiludido …

    Gostar

  30. economista's avatar
    economista permalink
    30 Outubro, 2010 10:26

    AS FANTASIAS de uma PSEUDO DEMOCRACIA
    PRESSUPOSTOS :
    1. Compromissos comunitários para em 2011 o OGE2011 ter um deficit real de X % .
    2. Não está provado que o OGE2011 proposto pelo PS tenha a final um deficit real de X % .
    HIPOTESE :
    Recusa pelo PS das alterações ao OGE2011 propostas pelo PSD com o argumento de assim o alterado OGE2011(PS) não poder atingir o deficit real de X % .
    TeSe : O que está ERRADO ???
    O argumento do nosso malcriado merceeiro TS (t… s…)
    E se as alterações propostas promoverem um crescimento económico compensatório ?
    A equação do deficit não tem solução sem a variável do crescimento económico .
    Apenas a iliteracia economico-financeira dos portugueses e as suas incapacidades congenitas para a matematica , têm permitido a tragica derrocada deste naufragado Reino do Cavaquistão .
    N.B.Grosso modo ,
    DEFICIT = Despesas do Estado – Impostos > 0
    Deficit real =Despesas do Estado-Impostos cobrados= \
    \ (?) /
    Lei de Wagner = lei do crescimento irreversível das despesas do Estado
    Cuidado , por exemplo , o esperado aumento da taxa de Iva de 21 para 23 , se em cada 4 um não compra e se a elasticidade da procura o permitir e houver os naturais ajustamentos do mercado , este aumento de Iva apenas produz a mesma receita fiscal !!!

    Gostar

  31. EÇA AGORA III's avatar
    EÇA AGORA III permalink
    31 Outubro, 2010 12:20

    Segundo Arrow o multipartidarismo de Soares nunca funcionou (nem ele…) . Há já 35 anos que a Democracia plena e saudável não funciona porque não tem os pressupostos para tal. Até a extensa CR é um aborto (eu tapo os ouvidos) .Apenas um buraco para nele periodicamente meter um imundo papel … C.S. quer preste ou não , quer se goste ou não , quer sirva ou não , hoje seria eleito PR . Há já 35 anos que oiço os tugas dizerem que vão votar no mal menor . CS quando foi candidato , alegou “economista” para nos salvar(mau…pelos vistos, e tambem já o havia sido como PM-honesto ? mas à sua volta só teve desonestos!!!) . Agora , como PR , nos diz que é PR e não pode ser “economista” . Quer queiram ou não , CS lê mal a CR porque só olha para o seu umbigo . Dorme com Sócrates , com gays e tudo o mais que for necessario …Não quer passar pela vergonha de não ter 2º mandato …E a abstenção pode matá-lo , pelo que JMF não tem razão quando nos aconselha a ficarmos em casa para haver segunda volta . Assim , Alegre seria eleito à primeira !!! Seria BOM castigar CS com uma segunda volta , mas não é possível sem riscos “cavaquianos” . Ainda , parabens para Lucklucky…
    BOM NATAL 2010

    Gostar

  32. FAVAS CONTADAS...'s avatar
    FAVAS CONTADAS... permalink
    1 Novembro, 2010 13:05

    NÃO SÃO FAVAS CONTADAS…

    A Próxima ELEIÇÃO PRESIDENCIAL (23-01-2011)

    Na próxima eleição presidencial , C.S. passa à 2ª volta com M.A. e nela terá um empate tecnico com M.A. !!!
    C.S. não será reeleito na 2ª volta se a abstenção aumentar em seu desfavor tal como lhe aconteceu em 1996 onde não foi eleito …
    Se na 1ª volta o PCP desistir a favor de M.A. , há a possibilidade de C.S. não ser reeleito logo na 1ª volta mas o PCP certamente não quererá perder a oportunidade de poder continuar a palrar … mas lá no fundo até lhe interessa a reeleição de C.S. !!!
    Aliás , tudo começa por depender do nivel de abstenção na 1ª volta e também não sabemos como vão reagir aqueles que não gostaram de ver C.S. a dormir com Sócrates , gays , parteiras e outros objectos lunares da nossa esfera terrestre .
    Mas com C.S. ou com M.A. , o divino Sócrates continuará a sua louca caminhada até às suas legislativas para nelas ser reeleito .
    Os “tugas” são assim …
    BANDARRA

    Gostar

  33. Bandarra's avatar
    Bandarra permalink
    16 Novembro, 2010 09:18

    Tenho umas perguntinhas a sugerir à nossa prestimosa comunicação social, que anda sempre com falta de assuntos e é muito distraída.
    A quem é que Cavaco e a filha compraram, em 2001, 254 mil acções da SLN, grupo detentor do BPN?
    O PR disse há tempos, em comunicado, que nunca tinha comprado nada ao BPN, mas «esqueceu-se» de mencionar a SLN, ou seja, o grupo que detinha o Banco.
    Como as acções da SLN não eram transaccionadas na bolsa, a quem é que Cavaco as comprou?
    À própria SLN?
    A algum accionista?
    Qual accionista? (Sobre este ponto, ver adiante.)
    Outra pergunta que não me sai da cachimónia:
    Como é que foi fixado o preço de 1 euro por acção?
    Atiraram moeda ao ar?
    Consultaram a bruxa?
    Recorreram a alguma firma especializada?
    Curiosamente, a transacção foi feita quando o BPN já cheirava a esturro, quando o Banco de Portugal já «andava em cima do BPN», ao ponto de Dias Loureiro (amigo dilecto de Cavaco e presidente do Congresso do PSD), ter ido, aliás desaconselhado por Oliveira e Costa, reclamar junto de António Marta, como este próprio afirmou e Oliveira e Costa confirmou.
    Outra pergunta:
    Cavaco pagou?
    E se pagou, fê-lo por transferência bancária, por cheque ou em cash? É importante saber se há rasto disso.
    Passaram dois anos.
    Em carta de 2003 à SLN, Cavaco alegadamente «ordenou» a venda das suas acções, no que foi imitado pela filha. Da venda resultaram 72 mil contos de mais valias para ambos. Presumo que essas mais valias foram atempadamente declaradas ao fisco e que os respectivos impostos foram pagos. Tomo isso como certo, nem seria de esperar outra coisa.
    Uma coisa me faz aqui comichão nas meninges. Cavaco não podia «ordenar» a venda das acções (como disse atrás, não transaccionáveis na bolsa), mas apenas dizer que lhe apetecia vendê-las, se calhasse aparecer algum comprador para elas. A liquidez dessas «poupanças» de Cavaco era, com efeito, praticamente nula. Mas não é que o comprador apareceu prontamente, milagrosamente, disposto a pagar 1 euro e 40 cêntimos de mais valia por cada acção detida pela família Cavaco, quando as acções nem cotação tinham no mercado.
    E quem foi o benemérito comprador, quem foi?
    Com muito gosto esclareço, foi uma empresa chamada SLN Valor, o maior accionista da SLN.
    Cito o Expresso online:
    «Cavaco Silva e a filha deram ordem de venda das suas acções, em cartas separadas endereçadas ao então presidente da administração da SLN, José Oliveira Costa. Este determinou que as 255.018 acções detidas por ambos fossem vendidas à SLN Valor, a maior accionista da SLN, na qual participam os maiores accionistas individuais desta empresa, entre os quais o próprio Oliveira Costa.»
    Ou seja, Oliveira e Costa praticamente ofereceu de mão beijada 72 mil contos de mais-valias à família Cavaco. E se foi Oliveira e Costa também a fixar o preço inicial de compra por Cavaco, então a coisa é perfeitamente clara.
    Que terá acontecido entre 2001 e 2003 para as acções de uma empresa que andava a ser importunada pelo Banco de Portugal terem «valorizado» 140 %?
    Falta, neste ponto, esclarecer várias coisas, a primeira das quais já vem de trás:
    1. a quem comprou Cavaco e a filha as acções?
    2. terá sido à própria SLN Valor, que depois as recomprou?
    3. porque decidiu Cavaco vendê-las? Não tendo elas cotação no mercado, Cavaco não podia a priori esperar realizar mais-valias.
    4. terá tido algum palpite, vindo do interior do universo SLN, só amigos e correligionários, para que vendesse, antes que a coisa fosse por água abaixo?
    5. terá sido cheiro a esturro no nariz de Cavaco? Isso é que era bom saber!
    6. porque quis a SLN Valor (re)comprar aquelas acções? Tinha poucas?
    7. como fixou a SLN valor o preço de compra, com uma taxa de lucro bruto para o vendedor de 140% em dois anos, a lembrar as taxas praticadas pela banqueira do povo D. Branca?
    E já agora, se Cavaco Silva é tão preocupado com a pobreza e a inclusão dos cidadãos mais desvalidos, por que não aufere apenas o ordenado de Presidente da República?!
    Será porque é mal pago e tem que acumular com as reformas de professor, do Banco de Portugal e de primeiro-ministro?!
    Se estivesse sinceramente preocupado com os pobres e a recuperação das finanças do Estado, não deveria e poderia dar o exemplo e renunciar às reformas enquanto estivesse no activo?! Antes do Governo do dito senhor era assim, só se auferiam as reformas depois de deixar completamente o activo e os descontos eram englobados e pagas numa única prestação!
    Que espera o professor para dar um exemplo de Catão como é o do seu apoiante Ramalho Eanes, o único que renunciou ao pagamento de muitos milhões que o Estado lhe devia?
    Afinal o dinheiro de todos e que é dos nossos impostos tem um valor muito diferente, consoante a moral dos governantes sérios e dos que se governam …
    Por hoje não tenho mais sugestões de perguntas à comunicação social.l

    Gostar

  34. Bandarra's avatar
    Bandarra permalink
    16 Novembro, 2010 15:56

    Rectificação ao Post anterior
    Segundo o artigo 10º CIRS , os Silvas declaram as mais valias mas não pagam imposto porque foram detidas por mais de um ano , a menos que exercesem a actividade de compra e venda pois neste caso já não estariam isentas .
    Vimos ali que Cavaco Silva tambem(!) comprou gato por lebre … só que os seus dilectos amigos
    e colegas (Oliveira e Costa , Dias Loureiro & Cª…) o avisaram e o safaram a tempo …
    O pior cego é aquele que não quer ver …

    Gostar

Trackbacks

  1. Arrebenta - The Braganza Mothers : Miguel Relvas, enquanto epígrafe da derradeira "bananização" da República Portuguesa

Indigne-se aqui.